Vanessa Almeida da Silva

Tenho doutorado em Administração, na linha de Gestão Organizacional (2017) e mestrado, na linha de Estratégia e Competitividade (2011), ambos cursados no Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Sou graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Franciscano (2006), bem como tenho graduação no curso de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (2022), do Instituto Federal Farroupilha (FFar). Atuei como tutora na Educação à distância, em diversas disciplinas de pós graduação em Gestão Publica, pela UFSM, nos anos de 2010 e 2011. Tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia e Empreendedorismo. Atualmente, sou professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, lotada no Eixo de Gestão e Negócios, desde abril de 2017, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus São Vicente do Sul, Rio Grande do Sul. Atuo nos cursos Técnico Integrado em Administração, Curso de Tecnologia em Gestão Pública e Bacharelado em Administração. Sou atual Coordenadora do Curso Bacharelado em Administração (2023), além de coordenar e participar de projetos de extensão voltados à temática sustentabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 06/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração

2013 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria
Título: O comportamento de consumo e a consciência ambiental do consumidor no contexto beauty care
, Ano de obtenção: 2017. Flavia Luciane Scherer. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Administração

2009 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Fatores influenciadores no processo de internacionalização: um estudo em empresas gaúchas do setor de máquinas e equipamentos
, Ano de Obtenção: 2011.Flavia Luciane Scherer.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: negócios internacionais; Teoria Institucional; Empreendedorismo internacional; pequenas empresas.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional

2018 - 2022

Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha

Graduação em Administração

2002 - 2006

Universidade Franciscana
Título: Estratégias de Gestão em uma Indústria de Confecções
Orientador: Júlio Cezar Mairesse Siluk

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Gestão EAD: capacitação docente para o Curso. (Carga horária: 20h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2013 - 2014

Extensão universitária em Gestão Pedagógica de Disciplinas no Moodle. (Carga horária: 40h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Capacitação de Agentes de Orientação Empresarial. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso de Capacitação de Tutores da UAB-UFSM. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Seminário de Redação Acadêmica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Carreiras Publicas. (Carga horária: 378h). , Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes, LFG, Brasil.

2002 - 2002

Informática. (Carga horária: 120h). , CS Computadores, CS, Brasil.

2002 - 2002

Aprender a Empreender. (Carga horária: 24h). , Sistema Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do consumidor.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estrategia e Competitividade.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.

Organização de eventos

SILVA, V. A. ; MANGANELI, M. T. M. ; MANSILHA, R. B. ; NUNES, S. H. F. ; GUBERT, J. E. ; LIMA, A. J. P. ; GENARI, D. ; SCHUH, A. B. . Semana Acadêmica do Curso de Administração. 2016. (Outro).

SILVA, V. A. . 2 Forum Internacional Ecoinovar. 2013. (Outro).

SILVA, V. A. . 3 Forum Internacional Ecoinovar. 2013. (Outro).

SILVA, V. A. . III Encontro Gaúcho de Estudos Organizacionais. 2006. (Congresso).

SILVA, V. A. . II Encontro Gaúcho de Estudos Organizacionais. 2004. (Congresso).

SILVA, V. A. . Encontro Gaúcho de Estudos Organizacionais. 2003. (Congresso).

Participação em eventos

5 Forum Internacional Ecoinovar e 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação. AÇÕES ESTRATÉGICAS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE À LUZ DA SUSTENTABILIDADE. 2016. (Congresso).

5 Forum Internacional Ecoinovar e 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação. PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS: UMA PROPOSTA DE UM NOVO SERVIÇO PARA UMA EMPRESA DO SETOR DE CONSULTORIA NA CIDADE DE SANTA MARIA/RS. 2016. (Congresso).

4 Forum Internacional Ecoinovar. 2015. (Encontro).

1 Seminário de Internacionalização. 2014. (Seminário).

XXV ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. 2014. (Encontro).

1 Fórum Internacional Ecoinovar.Estratégias e práticas ambientas na coleta de resíduos especiais. 2012. (Outra).

9 Fórum de Estudos Organizacionais.Inuências da Geração Z no consumo. 2012. (Outra).

XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Análise ambiental: um estudo em uma empresa da construção civil de Santa Maria-RS. 2012. (Simpósio).

XXXVI EnANPAD.Influência dos fatores institucionais no processo de internacionalização: um estudo em empresas gaúchas do setor de máquinas e equipamentos. 2012. (Encontro).

2 Congresso Internacional de Inovação. 2009. (Congresso).

XII SEMEAD - Seminário em Administração.Performance Exportadora: Uma Análise da Produção Científica Brasileira. 2009. (Seminário).

XII SEMEAD - Seminário em Administração.ANÁLISE DA DINÂMICA COMPETITIVA NO ENSINO DE IDIOMAS: UM ESTUDO MULTICASOS EM SANTA MARIA-RS. 2009. (Seminário).

Extensão Multidisciplinar para Carreiras Públicas - Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes, LFG. 2008. (Outra).

Curso de curta duração em Análise e Planejamento Financeiro. 2006. (Outra).

Curso de curta duração em D-OLHO na Qualidade: 5s para os Pequenos Negócios. 2006. (Outra).

Curso de curta duração em D-OLHO na Qualidade: 5s para os Pequenos Negócios. 2006. (Outra).

Curso de inglês - Centro Cultural e Linguístico Challenger Brasil. 2006. (Outra).

III EGEO- Encontro Gaúcho de Estudos Organizacionais e I SICCAD-Salão de Iniciação Científica do Curso de Administração. 2006. (Encontro).

X Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2 Salão de Iniciação Científica.Benefícios do Balanced Scorecard para pequenas e médias empresas. 2006. (Simpósio).

X Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2 Salão de Iniciação Científica.Otimização dos Processos Logísticos por meio de uma redefinição do planejamento e controle da produção. 2006. (Simpósio).

Curso de curta duração em Iniciando um Pequeno Grande Negócio.. 2005. (Outra).

I Congresso Mundial de Administração. I Congresso Mundial de Administração. 2004. (Congresso).

II CIDEAD - Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul.II CIDEAD - Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul. 2004. (Outra).

II EGEO - Encontro Gaúcho de Estudos Organizacionais. 2004. (Congresso).

1 CIDEAD - Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul.1° CIDEAD - Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul. 2003. (Outra).

Encontro Gaúcho de Estudos Organizacionais. 2003. (Encontro).

XVI Fórum da Liberdade.XVI FÓRUM DA LIBERDADE. 2003. (Outra).

Curso Aprender a Empreender. 2002. (Outra).

IV Jornada Acadêmica de Administração e Contabilidade.IV JORNADA ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. 2002. (Seminário).

XII Encontro Estadual de Jovens Empresários.XII Encontro Estadual de Jovens Empresários. 2002. (Encontro).

Curso de inglês - Wizard Idiomas. 1999. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Cristiano Silveira dos Santos

SCHERER, F. L.; BICHUETI, R. S.;SILVA, V. A.. Dimensões do empreendedorismo internacional na internacionalização de startups. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: ANIELI EBLING BULÉ

LOBLER, M. L.; PEREIRA, B. A. D.; DAL-SOTO, F.; GOIS, P. H.;SILVA, V. A. da. "ANÁLISE DOS TRAÇOS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUALISTAS E COLETIVISTAS NO CONTEXTO DAS REDES INTERORGANIZACIONAIS. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Administração - Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fernando Gazzoni

SCHERER, F. L.; MOURA, G. L.;HAHN, I. S.; GLASENAPP, S.;SILVA, V. A. da. O AVANÇO DA INTERNACIONALIZAÇÃO ABRANGENTE SOB DIFERENTES PONTOS DE ANÁLISE: UM ESTUDO COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Administração - Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: ALINE EGGRES DE CASTRO

TREVISAN, M.; KNEIPP, J. M.; BRANDLI, L. L.;SILVA, V. A. da; ESTIVALETE, V. F. B.. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE IDENTIFICAÇÃO PESSOAL COM AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Administração - Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carlos Rafael Röhrig da Costa

BICHUETI, R. S.;GOMES, C. M.; KNEIPP, J. M.; ZAMBERLAN, J. F.;SILVA, V. A. da. MUDANÇAS CLIMÁTICAS E RESILIÊNCIA URBANA: MENSURAÇÃO DE IMPACTOS CLIMÁTICOS E ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS EM AMBIENTES URBANOS. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Administração - Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Natália Pavanelo Piveta

SCHERER, F. L.; OLIVEIRA, M. O. R.;SILVA, V. A.. Comportamento do consumidor: identificando as barreiras ao consumo verde dos jovens universitários brasileiros. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Diéssica de Oliveira Dias

KNEIPP, J. M.; BICHUETI, R. S.;SILVA, V. A.. CAPACIDADES DINÂMICAS COMO IMPULSORAS DA INOVAÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS NOVOS ENTRANTES DO SETOR LOGÍSTICO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fernanda Rocha Bortoluzzi

GASSEN, T. B.RISS, L. A.SILVA, V. A.. Gestão de Pessoas e Organizações Intensivas em Conhecimento: uma revisão integrativa da literatura. 2015.

Aluno: Andressa Siqueira Vieira

RISS, L. A.GASSEN, T. B.SILVA, V. A.. Mapeamento da produção cientifica sobre a aprendizagem e mudança organizacional: uma análise de âmbito internacional. 2015.

Aluno: Aline Bilibio

ZAMBERLAN, L.SILVA, V. A.MARTINS, A. C. C.. A percepção dos clientes com relação aos canais de vendas da JBS Distribuidora de produtos naturais: um estudo comparativo entre venda pessoal e telemarketing. 2015.

Aluno: Leandro da Silveira Roepke

ESQUIA, J. P. V.;SILVA, V. A.ABBADE, E. B.. economia, eficiência e transparencia nos portais G2B. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Universidade Franciscana.

Aluno: Charlene Coser Dalcol

SILUK, J. C. M.SILVA, V. A.BECKER, D. V.. Proposta de diagnóstico da competitividade em instituições de ensino superior através de redes sociais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Universidade Franciscana.

Aluno: Paola da Silva José

NORO, G. B.FREITAS, M. M. M.SILVA, V. A.. O Marketing de relacionamento: um estudo de caso na perspectiva de programas sociais da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados da Região Centro do RGS - SICREDI REGIÃO CENTRO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Universidade Franciscana.

Aluno: Cristina Eickhoff de Oliveira

MARTINS, A. C. C.FREITAS, M. M. M.SILVA, V. A.. A comunicação interna e as ações de endomarketing da superintendência centro gaúcho da Caixa Econômica Federal. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Universidade Franciscana.

Aluno: Rita Lisete Theisen Konzen

ZAMBERLAN, L.FREITAS, M. M. M.SILVA, V. A.. A qualidade dos serviços prestados por agentes terceirizados: uma avaliação da percepção dos usuários de correspondentes bancários e agências da Caixa Econômica Federal em Santa Maria. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Universidade Franciscana.

Aluno: Luciana Falcão Padilha

COSTA, V. M. F.SILVA, V. A.LENGLER, L.. O significado do trabalho e o comprometimento organizacional. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Universidade Franciscana.

Aluno: Tatiane Rozalino

DUTRA, M. D. S.SILVA, V. A.ABBADE, E. B.. Marketing Digital e o Comportamento do Consumidor Plus Size. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Araiani Moreira da Silva

ABBADE, E. B.SILVA, V. A.DENARDIN, E. S.. Adoção e percepção de ferramentas promocionais digitais no setor fast-food por parte dos estudantes universitários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Cristiano Zapata da Silva

ROVEDA, T. S.SILVA, V. A.BECKER, D. V.. A relação entre as características das gerações e o estilo empreendedor: um estudo em incubadoras tecnológicas de Santa Maria. 2016.

Aluno: Mariana Dalcin Ferreira

RISS, L. A.GASSEN, T. B.SILVA, V. A.. Marketing no agronegócio: um estudo sobre os fatores que influenciam a decisão de compra de produtores rurais. 2016.

Aluno: Laís Saccol Bagolin

SILVA, V. A.; MOREIRA, L. C. D. P.;CARPES, A. M.. Consumidor infantil e o comportamento com a moda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Giovane do Nascimento Soares

SILVA, V. A.ABBADE, E. B.SANTOS, M. B.. Influência dos preços na decisão de compra e consumo de jogos de video game. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Tatiane Falcão Alawi

SILVA, V. A.; MOREIRA, L. C. D. P.;CARPES, A. M.. Fatores e atributos que influenciam os consumidores no processo de escolha de restaurantes em São Borja/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Consuelo Dias de Oliveira

TRISTAO, P. A.;SILVA, V. A.CARPES, A. M.. Os impactos da abertura de canal e-commerce na venda direta: a percepção de representantes das empresas Avon, Eudora e Natura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Natália Heinze Pohl

ABBADE, E. B.; KEMMERICH, G. C.;SILVA, V. A.. O perfil dos consumidores de produtos orgânicos da cidade de Santa Maria-RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Fernando Augusto Gonçalves Righi

ABBADE, E. B.; KEMMERICH, G. C.;SILVA, V. A.. Satisfação do consumidor: um estudo de caso realizado nos Supermercados Righi da região fronteira oeste-RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Thaíse Baril Brenner

DENARDIN, E. S.RISS, L. A.SILVA, V. A.. Análise do processo de desenvolvimento de competências dos colaboradores da empresa Supermercado Arrozão Ltda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Dalvana Portella Tastch

DUTRA, M. D. S.SILVA, V. A.ROVEDA, T. S.. Satisfação do Consumidor: Um estudo de caso realizado em uma corretora de seguros de Santa Maria-RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Fernanda Holzschuh

DUTRA, M. D. S.SILVA, V. A.ROVEDA, T. S.. Comportamento do Consumidor apliacado a uma loja de variedades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Jean Michel Santos Parode

DUTRA, M. D. S.SILVA, V. A.ROVEDA, T. S.. Análise do aumento de consumo de cervejas no Estado do Rio Grande do Sul: O caso de cervejas Premium. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Vanessa Dellaméa Weber

DUTRA, M. D. S.SILVA, V. A.ROVEDA, T. S.. Comportamento de consumidores de uma revenda de automóveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Jacson Pauletto

SILVA, V. A.ABBADE, E. B.ROVEDA, T. S.. Satisfação dos consumidores da empresa Infotech em relação aos serviços prestados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Rodrigo Barcellos de Andrade

GASSEN, T. B.SILVA, V. A.DUTRA, M. D. S.. Marketing na empresa Vest Branco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Helenise Silva Ambrós

ROVEDA, T. S.SILVA, V. A.GASSEN, T. B.. Análise da área de Marketing de uma empresa do setor de vestuário. 2015.

Aluno: Natasha de Araujo Cezar

RISS, L. A.BOLZAN, A. G.SILVA, V. A.. Mapeamento de processos na área financeira da Veísa Veículos, uma concessionária Mercedes-Benz em Santa Maria-RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Fernanda Quatrin

GASSEN, T. B.SILVA, V. A.ROVEDA, T. S.. Treinamento e Dosenvolvimento na Bradesco Seguros na cidade de Santa Maria/RS. 2015.

Aluno: JÉSSICA BIANCHIN DE LIMA

GASSEN, T. B.SILVA, V. A.DUTRA, M. D. S.. O Marketing e os 4 Ps analisados na empresa Mercado Medianeira Comin e Cia Ltda - Redefor Mercados. 2015.

Aluno: Érika Iguchi Luft

DENARDIN, E. S.SILVA, V. A.BOLZAN, A. G.. Planejamento e Gestão de Pessoas na Empresa Clinica Viver. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: William Lima Mrenco

MARTINS, A. C. C.ABBADE, E. B.SILVA, V. A.. Roteiro de um Plano de Marketing para o Itaimbe Palace Hotel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Sandra Regina Dal´Ongaro

DENARDIN, E. S.BOLZAN, A. G.SILVA, V. A.. Relatório de Estágio Supervisionado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Taís Drehmer Stein

RISS, L. A.BOLZAN, A. G.SILVA, V. A.. A intenção de uso do mobile commerce por consumidores. 2014.

Aluno: Tábata Peres Silva

BOLZAN, A. G.RISS, L. A.SILVA, V. A.. O endomarketing como diferencial na qualidade interna. 2014.

Aluno: Sandra Leonara Obregon

SILVA, V. A.FROZZA, M. S.SCHIMITH, C. D.. Diagnortico da gestão da inovação em uma empresa do setor de tecnologia. 2014.

Aluno: Juliano da Silva Reis

SILVA, V. A.GASSEN, T. B.BOLZAN, A. G.. Geração Y e competências para a empregabilidade: a visão dos acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais da Unifra. 2014.

Aluno: Marcos Augusto Nogueira Ruppelt

FROZZA, M. S.SILVA, V. A.LOPES, T. A. M.. Bitcoin: a modeda digital e revolucionária do século XXI. 2014.

Aluno: Angélica Cristina Gross

ROVEDA, T. S.SILVA, V. A.DUTRA, M. D. S.. A percepção dos cooperados da Cresol/ São Pedro do Sul sobre a Cooperativa. 2014.

Aluno: Augusto Barros de Castro

SCHIMITH, C. D.SILVA, V. A.BIANCHI, R.C.. Proposta de um modelo de planejamento estratégico para uma pequena propriedade rural. 2014.

Aluno: Luis Eduardo Mantey Muller

RISS, L. A.MARTINS, A. C. C.SILVA, V. A.. A gestão do relacionamento com o cliente em uma empresa concessionária de máquinas agrícolas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Cláudia Bolzan

BOLZAN, A. G.MARTINS, A. C. C.SILVA, V. A.. Estágio realizado na area de Recursos Humanos na Associação Amparo Providência Lar das Vovozinhas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Cássia Tavares Streb

MARTINS, A. C. C.GASSEN, T. B.SILVA, V. A.. Proposta de estrutura para a área de Gestão de Pessoas de uma empresa de Segurança Patrimonial da cidade de Santa Maria-RS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Bruno Militz

NORA, L. D. D.TELLES, B. S.SILVA, V. A.. Diagnóstico da Gestão Ambiental na Cotrel HB Concretos e Sinalizações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: ALESSANDRA STEFANELLO

LENGLER, L.SILVA, V. A.BOLZAN, A. G.. Análise do Clima Organizacional de uma Eletrotécnica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Miguel Dias Machado

MARTINS, A. C. C.SILVA, V. A.LENGLER, L.. Marketing Esportivo: o impacto do envolvimento emocional com o futebol no processo de decisão de compra do consumidor. 2014.

Aluno: Edvir Schio

DENARDIN, E. S.GASSEN, T. B.SILVA, V. A.. Desenvolvimento de competências na empresa Dali Alimentos Ltda. 2014.

Aluno: WILLIAM LIMA MARENCO

LENGLER, L.RISS, L. A.SILVA, V. A.. Visão dos colaboradores do grupo JMT em relação aos seus líderes segundo as gerações. 2014.

Aluno: Roberson Gonçalves da Silva

SCHIMITH, C. D.BOLIGON, J. A. R.SILVA, V. A.. Análise da política de crédito da concessionária autorizada do grupo General Motors do Brasil. 2014.

Aluno: Thiago Reis

GASSEN, T. B.SILVA, V. A.TELLES, B. S.. Análise das técnicas de OSM na área operacional em uma agência do Banco Itaú na cidade de Santa Maria RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: RENATA MULLER DE QUADROS

MARTINS, A. C. C.SILVA, V. A.ABBADE, E. B.. Marketing Digital: um estudo na Eny Comércio de Calçados Ltda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: ANGELICA SOUZA E SILVA

LENGLER, L.SILVA, V. A.ABBADE, E. B.. O planejamento estratégico em um órgão público: estudo de caso na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. 2013.

Aluno: Florencia Lucho Tito

NORA, L. D. D.SILVA, V. A.BIANCHI, R.C.. As práticas administrativas em uma empresa prestadora de serviços em incubação. 2013.

Aluno: Alvaro Souto Ataide Machado

SILVA, V. A.NORA, L. D. D.BIANCHI, R.C.. Análise da área de Logística da FIDA: um enfoque na logística reversa. 2013.

Aluno: Claudia Fernandes da Silva

SILVA, V. A.BOLZAN, A. G.LENGLER, L.. Satisfação dos clientes de um Laboratório de Análises Clínicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: RENATA MULLER DE QUADROS

MARTINS, A. C. C.SILVA, V. A.ABBADE, E. B.. Impacto dos sites de compras coletivas nas empresas anunciantes:um estudo em Santa Maria-RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Caroline Becker Nunes

SILVA, V. A.RISS, L. A.ABBADE, E. B.. Avaliação do processo de implementação do Programa 5S na Cotrel Terraplenagem e Pavimentações Ltda. 2013.

Aluno: Bernardo Bortoluzzi Dornelles

SILVA, V. A.RISS, L. A.ABBADE, E. B.. Análise da produtividade do gado de corte em diferentes períodos climáticos do Rio Grande do Sul. 2013.

Aluno: Elisiane Cristina Soares

SILVA, V. A.RISS, L. A.ABBADE, E. B.. Os processos Operacionais em uma empresa de serviços em Santa Maria. 2013.

Aluno: Suzielle Dalla Corte Réquia

ABBADE, E. B.GASSEN, T. B.SILVA, V. A.. Alinhamento entre a percepção da qualidade e a avaliação da marca Hyundai (maquinas). 2013.

Aluno: Sandra Regina Dal´Ongaro

DENARDIN, E. S.SILVA, V. A.ABBADE, E. B.. A comunicação interna voltada para a sustentabilidade: um estudo de caso na empresa Natura. 2013.

Aluno: Cássia Tavares Streb

DENARDIN, E. S.MURINI, L. T.SILVA, V. A.. Profissional Verde: o diferencial competitivo do Século XXI. 2013.

Aluno: Cláudia Bolzan

DENARDIN, E. S.MURINI, L. T.SILVA, V. A.. A qualidade de vida no trabalho dos professores do curso de Administração do Centro Universitário Franciscano. 2013.

Aluno: Sabrina Fontana da Silva

ABBADE, E. B.GASSEN, T. B.SILVA, V. A.. Logística reversa no agronegócio: um estudo sobre o retorno das embalagens de agrotóxicos. 2013.

Aluno: Diego Calegari Dias

MARTINS, A. C. C.SILVA, V. A.LENGLER, L.. Marketing de relacionamento como ferramenta de fidelização de clientes da empresa de confecções Rala Linda. 2013.

Aluno: Igor Dornelles de Dorneles

SILVA, V. A.BIANCHI, R.C.CAVALHEIRO, E. A.. Análise dos estoques através do sistema ABC: um estudo no Supermercado Maciel de São Francisco de Assis - RS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Etiane Binotto

SILVA, V. A.BIANCHI, R.C.CAVALHEIRO, E. A.. Classificação ABC em uma Concessionária de Veículos de Santa Maria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Guilherme Berleze Montipó

SILVA, V. A.DENARDIN, E. S.CAVALHEIRO, E. A.. Análise das práticas de negociação em empresas do setor metal-mecânico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Karin Fernanda Halberstadt

SILVA, V. A.FROZZA, M. S.BIANCHI, R.C.. Logística reversa e sustentabilidade: destinação sustentável dos resíduos de uma agroindústria arrozeira. 2012.

Aluno: Gilson Ataliba Ramos Segatto

SILVA, V. A.GASSEN, T. B.FROZZA, M. S.. Agregando valor através de práticas sustentáveis na construção civil. 2012.

Aluno: Giane Araújo Tonial

BOLZAN, A. G.SILVA, V. A.LENGLER, L.. A visão dos colaboradores de uma loja calçadista quanto às ações para a Gestão Ambiental. 2012.

Aluno: Mayara Konze da Mota

DENARDIN, E. S.SILVA, V. A.LENGLER, L.. O desenvolvimento sustentável: estudo de caso na empresa UNIMED Santa Maria. 2012.

Aluno: Mariana de Freitas Santos

LENGLER, L.SILVA, V. A.NORO, G. B.. O Marketing nos escritórios de advocacia de Santa Maria (RS). 2012.

Aluno: Thiago Reis dos Santos

BOLZAN, A. G.SILVA, V. A.NORO, G. B.. Estratégias de Marketing para uma empresa prestadora de serviços. 2012.

Aluno: Thessa Berleze Guerra

GASSEN, T. B.MURINI, L. T.SILVA, V. A.. O comportamento do consumidor frente à oferta de produtos verdes. 2012.

Aluno: Ana Paula do Amaral Adamy

LENGLER, L.BOLZAN, A. G.SILVA, V. A.. O processo de inovação em agências de publicidade e propaganda da cidade de Santa Maria - RS. 2012.

Aluno: Fernanda Severo Bier

GASSEN, T. B.FREITAS, M. M. M.SILVA, V. A.. A satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados em uma Imobiliária de Santa Maria - RS. 2012.

Aluno: Eduardo Rosa Callegaro

LENGLER, L.FREITAS, M. M. M.SILVA, V. A.. A evolução das relações comerciais proporcionadas pelo comércio eletrônico em 3 empresas de Santa Maria. 2012.

Aluno: Thamires Polette Pivetta

CAVALHEIRO, E. A.SILVA, V. A.BIANCHI, R.C.. O transporte rodoviário no Brasil sob a percepção dos caminhoneiros que tem suas rotas passando pela cidade de Santa Maria. 2012.

Aluno: Ivana de Almeida Bisogno

SILVA, V. A.BOLZAN, A. G.DENARDIN, E. S.. A importância da Geração Y nas empresas filiadas à AJESM da cidade de Santa Maria - RS. 2012.

Aluno: Fernanda Volpato Chiapinoto

BOLIGON, J. A. R.SILVA, V. A.BIANCHI, R.C.. O processo de implementação da ISO 9001 na indústria metal-mecânica em Santa Maria - RS. 2012.

Aluno: Leonardo Chemale Vieira

BOLIGON, J. A. R.NORA, L. D. D.SILVA, V. A.. Logística integrada: um estudo de caso na empresa Natura Massas Caseiras. 2012.

Aluno: Kelli Cristiane Buzzetto

BOLIGON, J. A. R.SILVA, V. A.BIANCHI, R.C.. Um estudo na cadeia de suprimentos da indústria moageira de trigo. 2012.

Aluno: Leide Paula Cezar do Nascimento

SILVA, V. A.BOLZAN, A. G.DENARDIN, E. S.. Contribuição da liderança no ambiente organizacional da empresa Hipercard - Regional Interior do Rio Grande do Sul. 2012.

Aluno: Ivana de Almeida Bisogno

NORO, G. B.SILVA, V. A.MURINI, L. T.. A formalização da area de Gestão de Pessoas da empresa Coprobel de Santa Maria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Felipe Dias Fontana

LENGLER, L.SILVA, V. A.DENARDIN, E. S.. Satisfação dos funcionarios da empresa Sul Ferramentas. 2012.

Aluno: Marjorie de Oliveira Schwartz

SILVA, V. A.LENGLER, L.BECKER, D. V.. Fluxo de serviços: um mapeamento do trabalho realizado na empresa Superauto Ltda. 2012.

Aluno: Ronald Caneda

SILVA, V. A.NORO, G. B.FREITAS, M. M. M.. A satisfação dos clientes na empresa Comateq Ltda. 2012.

Aluno: Leonardo Chemale Vieira

NORO, G. B.LENGLER, L.SILVA, V. A.. O planejamento estratégico para a Natura Massas Caseiras de São Sepé. 2012.

Aluno: Thiago Seabra Tagliari

BOLZAN, A. G.SILVA, V. A.MARTINS, A. C. C.. Empresas familiares: abordagem de dificuldades de gestão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Diego Lorenzo Fraga Netto

BOLZAN, A. G.SILVA, V. A.MARTINS, A. C. C.. Merchandsing: o diferencial de uma organização no ponto de venda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Heider Ronaldo da Silva Rodrigues

MARTINS, A. C. C.SILVA, V. A.LENGLER, L.. Licitações e empresas privadas: um estudo realizado com empresas de reforma e manutenção predial de Santa Maria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Samoel Santos dos Santos

SILVA, V. A.GASSEN, T. B.BOLIGON, J. A. R.. Previsão de demanda: um estudo de caso na empresa Sermoto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Vinicius Balconi Scaramussa

DENARDIN, E. S.NORA, L. D. D.SILVA, V. A.. Marketing de relacionamento na formação de um diferencial competitivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: MICHELLE DA SILVA ROSA

BECKER, D. V.MARTINS, A. C. C.SILVA, V. A.. Satisfação do consumidor: um estudo de caso no TRR Comércio de Combustíveis Santa Lúcia Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Marta Oliveira Francisquinho

NORO, G. B.DENARDIN, E. S.SILVA, V. A.. Propostas para identificar e prevenir o estresse dos colaboradores: um estudo realizado na empresa MC Donalds. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Thais Docki da Silva

DENARDIN, E. S.BOLZAN, A. G.SILVA, V. A.. Relacionamento do cliente com o e-commerce da empresa Belga Química. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Joceimar Antonio Souza da Luz

NORA, L. D. D.DENARDIN, E. S.SILVA, V. A.. Gestão de Recursos Humanos na empresa Ferragem Rio Branco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Vinicius Balconi Scaramussa

NORA, L. D. D.BOLZAN, A. G.SILVA, V. A.. Gestão de recursos humanos no setor metal mecânico: um estudo de caso na empresa Incomesma. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Bárbara L

LENGLER, L.SILVA, V. A.BIANCHI, R.C.. Keitel.Análise do gerenciamento da rotina na empresa América Latina Logística - ALL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Danielle Minuzzi

DENARDIN, E. S.BECKER, D. V.SILVA, V. A.. Delegação de tarefas na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Daniel Manica

MARTINS, A. C. C.NORO, G. B.SILVA, V. A.. Atributos de escolha em uma empresa financeira da cidade de Santa Maria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Fernanda Rossato

MURINI, L. T.SILVA, V. A.GASSEN, T. B.. Gestão por competências: um estudo de caso na Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto Ltda em Faxinal do Soturno/RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Jeferson Thomaz Silva Falcão

BECKER, D. V.DENARDIN, E. S.SILVA, V. A.. Cargos e salários na empresa Nacional Gás SM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Lauro Cardoso

BIANCHI, R.C.SILVA, V. A.BOLIGON, J. A. R.. Descrição da cadeia de suprimentos do Apiário Padre Assis, Santiago-RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Marília Aquino de Mello

NORA, L. D. D.SILVA, V. A.BOLIGON, J. A. R.. Análise de informações financeiras na empresa Musiartes e Sunsmile do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Nareo Lucas de David

BECKER, D. V.DENARDIN, E. S.SILVA, V. A.. Pesquisa de clima organizacional em uma empresa de comércio de veículos em Santa Maria-RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: João Vianei Rodrigues

MURINI, L. T.FREITAS, M. M. M.SILVA, V. A.. O marketing de relacionamento do Auto Posto Santa Maria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Thais Dezorzi Bohrer

MARTINS, A. C. C.NORO, G. B.SILVA, V. A.. A importância da descrição de cargos e salários para um eficiente quadro de funcionários dentro da empresa Absinto Hall. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: TATIANE LOPES DUARTE

LENGLER, L.SILVA, V. A.BECKER, D. V.. Análise SWOT: um estudo de caso em uma organização social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Elisiane Pagno

SILVA, V. A.NORO, G. B.BECKER, D. V.. Planejamento estratégico: um estudo de caso na empresa Sul Cava Construções e Comércio Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, V. A.BOLIGON, J. A. R.MURINI, L. T.. Aplicação do método do ponto de pedido estudo de caso: Sicredi - Superintendência de Santa Maria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Ricardo Petri da Silva

SILVA, V. A.BOLIGON, J. A. R.BIANCHI, R.C.. Análise de clima organizacional: um estudo de caso na Super Tratores Máquinas Afrícolas Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Vinícius Maciel Vaz

SILVA, V. A.BOLIGON, J. A. R.MURINI, L. T.. Análise da gestão de estoques: um estudo de caso na empresa LCA Alimentos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Ângelo Tissot Desordi

SILVA, V. A.NORO, G. B.MURINI, L. T.. Satisfação no ambiente de trabalho: estudo de caso na empresa Dismaria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Diogo Rosa Tambara

SILVA, V. A.BECKER, D. V.MURINI, L. T.. Análise de clima organizacional: um estudo de caso na empresa P&S Comércio de cama, mesa e banho Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Kênia Bavaresco Noronha

SILVA, V. A.MURINI, L. T.LENGLER, L.. Descrição do estágio realizado na empresa Cruz Alta Logística com ênfase em Marketing. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Marcos da Silva e Costa

SILVA, V. A.BECKER, D. V.MURINI, L. T.. Análise do treinamento e desenvolvimento de pessoal: um estudo de caso no Centro Universitário Franciscano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Matheus Guimarães de Lima

SILVA, V. A.MARTINS, A. C. C.LENGLER, L.. Os custos sob a ótica da logística na empresa BCD Casa & Construção Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Rafael Flores Aguiar

SILVA, V. A.MARTINS, A. C. C.LENGLER, L.. CVI Refrigerantes: estudo de caso sobre análise de frotas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: ROGÉRIO OLINTO PILLAT

SILVA, V. A.GASSEN, T. B.LENGLER, L.. Plano de marketing da empresa Pillat Turismo Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Ricardo de Castro Aguiar

SILVA, V. A.NORO, G. B.BOLIGON, J. A. R.. Identificando o público-alvo: um estudom na empresa Frontec de Santa Maria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Aline Amarilho da Silva

NORO, G. B.NORA, L. D. D.SILVA, V. A.. Gestão de projetos sustentáveis: o caso da América Latina Logística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Graziele Dutra Köhler

NORO, G. B.SILVA, V. A.BIANCHI, R.C.. A ecoeficiência como fator determinante à gestão sustentável: o caso da Santamate de Santa Maria/RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Maria Sônia Pimenta de Mendonça Neta

NORO, G. B.NORA, L. D. D.SILVA, V. A.. O gerenciamento de competências no setor de Santa Maria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Rafael Socal Giuliani

LENGLER, L.SILVA, V. A.MARTINS, A. C. C.. Percepção do e-commerce nas empresas de Santa Maria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Marcos da Silva e Costa

LENGLER, L.SILVA, V. A.MARTINS, A. C. C.. Satisfação dos usuários frente aos serviços de atendimento prestados pela rede pública de saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Andressa Pisoni

SILVA, V. A.FREITAS, M. M. M.SCHMIDT, D. P.. Indicadores de desempenho: um estudo sobre as estratégias na empresa John Deere Verdes Vales. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Ana Paula Montagner

MARTINS, A. C. C.BOLZAN, A. G.SILVA, V. A.. A importância do marketing de relacionamento para a empresa Assert Contabilidade S/S Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana.

Aluno: Felipe Dias Fontana

MARTINS, A. C. C.BOLZAN, A. G.SILVA, V. A.. Gestão de estoques na empresa Sul Ferramentas Ltda. 2011 - Universidade Franciscana.

Aluno: Ana Rita Schneider Dias

GASSEN, T. B.SILVA, V. A.BIANCHI, R.C.. Gestão do conhecimento: um estudo de caso em uma cooperativa de crédito. 2011.

Aluno: Rodrigo Holderbaum Flores

MURINI, L. T.GASSEN, T. B.SILVA, V. A.. Comportamento do consumidor usuário de e-commerce da empresa Gustavo Fotos. 2011.

Aluno: Juliana Stofella Zattar Coelho

MURINI, L. T.GASSEN, T. B.SILVA, V. A.. Pares eletrônica: a utilização do e-commerce como estratégia de marketing. 2011.

BIANCHI, R.C.NORA, L. D. D.SILVA, V. A.. Membro da Comissão de seleção de docente do Curso de Administração. 2016. Universidade Franciscana.

SILVA, V. A.. Representante do Corpo Discente da Comissão de Carreira da Administração - UNIFRA. 2003. Universidade Franciscana.

Orientou

Giovane do Nascimento Soares

A influência dos preços na decisão de compra e consumo de jogos de video game; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Laís Saccol Bagolin

Consumidor infantil e o comportamento com a moda; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Tatiane Falcão Alawi

Os fatores e atributos que influenciam os consumidores no processo de escolha de restaurantes em São Borja/RS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Jacson Pauletto

Satisfação dos consumidores da empresa Infotech em relação aos serviços prestados; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Guadalupi Saldanha Torrmes

Análise das estratégias de comunicação empresariais: estudo a partir da ferramenta storytelling; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Pamela Brum Reghelin

Vantagens do marketing digital para empresas: um estudo em Santa Maria-RS; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Paulo Bento Vissotto

Análise da percepção de diferentes métodos de prospecção de clientes em uma empresa de tecnologia; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Lucas Medeiros do Nascimento

A percepção dos consumidores em relação às estratégias de marketing desenvolvidas pela empresa Nação Verde Santa Maria; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Eric Kauffmann de Souza

Educação à distância: utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) pelos docentes do Centro Universitário Franciscano; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Juliano da Silva Reis

Geração Y e competências para a empregabilidade: a visão dos acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais da Unifra; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Sandra Leonara Obregon

Diagnortico da gestão da inovação em uma empresa do setor de tecnologia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Claudia Fernandes da Silva

SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS ATRAVÉS DO MÉTODO JANELA DO CLIENTE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Fernando Ferreira Sobrinho

Modelo de Excelência da Gestão e sua aplicação na Cotrel Terraplenagem e Pavimentações Ltda; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Caroline Becker Nunes

Avaliação do processo de implementação do Programa 5S na Cotrel Terraplenagem e Pavimentações Ltda; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Elisiane Cristina Soares

Os processos Operacionais em uma empresa de serviços em Santa Maria; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Bernardo Bortoluzzi Dornelles

Análise da produtividade do gado de corte em diferentes períodos climáticos do Rio Grande do Sul; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Leide Paula Cezar do Nascimento

Contribuição da liderança no ambiente organizacional da empresa Hipercard ? regional interior do Rio Grande do Sul; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Ivana de Almeida Bisogno

A importância da Geração Y nas empresas filiadas à AJESM da cidade de Santa Maria - RS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Igor Dornelles de Dorneles

Análise dos estoques através do sistema ABC: um estudo no Supermercado Maciel de São Francisco de Assis - RS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Gilson Ataliba Ramos Segatto

Agregando valor através de práticas sustentáveis na construção civil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Karin Fernanda Halberstadt

Logística reversa e sustentabilidade: destinação sustentável dos resíduos de uma agroindústria arrozeira; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Guilherme Berleze Montipó

Análise das práticas de negociação em empresas do setor metal-mecânico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Etiane Binotto

Classificação ABC em uma Concessionária de Veículos de Santa Maria; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Giulliano Agne Machado

A percepção dos clientes quanto aos serviços imobiliários; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Samoel Santos dos Santos

Previsão de demanda: um estudo de caso na empresa Sermoto; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Andressa Pisoni

Indicadores de desempenho: um estudo sobre estratégia na empresa John Deere Verdes Vales; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Andre dos Santos Beck

Zap Cupim: análise e sugestões na area de Marketing; 2015; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Anelize Marin

Ações Estratégicas da Empresa AES Sul - Sede Santa Maria: uma análise à luz da sustentabilidade e inovação; 2015; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Rosineia Giehl

Gestão de Pessoas e Retenção de talentos na empresa Carhouse Veículos Ltda; 2015; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Franciele Nunes Marques

Estruturação dos Processos Administrativos das funções financeiras e de marketing de uma empresa do ramo de beleza; 2015; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Carolina Silveira Ribeiro

FOCANDO NO MARKETING: UMA ANÁLISE NA EMPRESA RIZZATTI GESTÃO DE CONFIANÇA; 2013; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Guilherme Berleze Montipó

FINANÇAS NA S; R; ENGENHARIA INDUSTRIAL LTDA; 2013; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Alvaro Souto Ataide Machado

Análise da area de logistica da empresa Fida: um enfoque na logistica reversa; 2013; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Leonardo Freitas Ferreira

Relatório de Estágio Supervisionado; 2013; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

CAROLINE BECKER

Relatório de Estágio Supervisionado; 2013; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Lucas Venicius Chielle

Análise do perfil de compra dos clientes da empresa dali Alimentos e suas respectivas participações na carteira de clientes, definindo seus valores para a empresa; 2013; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Ana Paula Hoffmeister da Silva

Avaliação dos benefícios da implantação de ferramentas de marketing digital em uma empresa de pequeno porte; 2013; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Ricardo Petri da Silva

Análise de cilma organizacional: um estudo de caso na Super Tratores Máquinas Agrícolas Ltda; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Elisane Pagno

Planejamento Estratégico: um estudo de caso na empresa Sul Cava Construções e Comércio Ltda; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Aplicação do método do ponto de pedido estudo de caso: SICREDI - Superintendência de Santa Maria; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Vinícius Maciel Vaz

Análise da gestão de estoques: um estudo de caso na empresa LCA Alimentos; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Matheus Guimarães de Lima

Os custos sob a ótica da logística na empresa BCD Casa & Construção Ltda; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Kênia Bavaresco Noronha

Descrição do estágio realizado na empresa Cruz Alta Logística com ênfase em marketing; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Angelo Tissot Desordi

Satisfação no ambiente de trabalho: estudo de caso na empresa Dismaria; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Diogo Rosa Tambara

Análise de clima organizacional: um estudo de caso na empresa P&S Comércio de cama, mesa e banho Ltda; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Marcos da Silva e Costa

Análise do treinamento e desenvolvimento de pessoal: um estudo no Centro Universitário Franciscano; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Rafael Flores Aguiar

CVI Refrigerantes: estudo de caso sobre análise de frotas; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

ROGÉRIO OLINTO PILLAT

Plano de marketing da empresa Pillat Turismo Ltda; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Ricardo de Castro Aguiar

Identificando o público-alvo: um estudo na empresa Frontec de Santa Maria; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Franciscana; Orientador: Vanessa Almeida da Silva;

Produções bibliográficas

  • PIVETTA, N. P. ; SCHERER, F. L. ; SILVA, V. A. da ; HAHN, I. S. . BARREIRAS AO CONSUMO VERDE: UMA ANÁLISE DE CONSUMIDORES BRASILEIROS. Revista de Administração Faces Journal , v. 20, p. 29-48, 2021.

  • SILVA, V. A. ; SILVA, V. A. ; PIVETTA, N. P. . Práticas Empresariais e o Efeito Greenwash: Uma Análise no Contexto Beauty Care. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING , v. 17, p. 502-519, 2018.

  • NASCIMENTO, L. M. ; SILVA, V. A. ; PIVETTA, N. P. ; SCHERER, F. L. . A Percepção dos Consumidores em Relação Às Estratégias De Marketing Desenvolvidas por uma Empresa de Produtos Naturais e Orgânicos. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING , v. 16, p. 168-179, 2017.

  • PIVETTA, N. P. ; SILVA, V. A. ; FIALHO, C. B. ; SILVA, V. A. ; OLIVEIRA, M. C. S. F. . Programa de Capacitação da Força de Vendas: proposta de um novo serviço para uma empresa do setor de consultoria na cidade de Santa Maria ? RS. REVISTA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA (FACCAMP) , v. 11, p. 86, 2017.

  • TORMES, G. S. ; SILVA, V. A. ; PIVETTA, N. P. ; SCHERER, F. L. . The storytelling tool in marketing context: an analysis from the corporate communication strategy. Capital Científico , v. 14, p. 08-23, 2016.

  • BORGES, D. E. ; SANTOS, M. B. ; SILVA, V. A. ; OLIVEIRA, M. C. S. F. ; SCHERER, F. L. ; PIVETA, M. . Fatores Influenciadores do processo de Internacionalização: o caso de um complexo alimentício brasileiro. Pretexto (Belo Horizonte. Online) , v. 17, p. 11-27, 2016.

  • SILVA, V. A. ; SILVA, V. A. ; PIVETTA, N. P. . Influence of Institutional Factors on the Internationalization Process of the Brazilian Industry. Espacios (Caracas) , v. 37, p. 27-28, 2016.

  • HALBERSTADT, K. F. ; SILVA, V. A. ; SANTOS, M. B. ; SCHERER, F. L. ; CARPES, A. M. ; OLIVEIRA, M. C. S. F. . Práticas sustentáveis na destinação dos resíduos resultantes da cadeia produtiva do arroz. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental , v. 19, p. 298-312, 2015.

  • SILVA, V. A. ; BALSAN, L. A. G. ; BEURON, T. ; FALLER, L. P. ; MADRUGA, L. R. R. . AÇÕES E ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS EM UMA EMPRESA DE COLETA DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE. RAHIS. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde , v. 12, p. 22-39, 2015.

  • MARIN, A. ; SILVA, V. A. ; BECKER, D. V. . Estratégias sustentáveis para a gestão socioambiental: o caso de uma distribuidora de energia elétrica. Disciplinarum Scientia Ciências Sociais Aplicadas , v. 11, p. 1-18, 2015.

  • MONTIPO, G. B. ; DRUZIAN, G. L. ; SILVA, V. A. . Práticas de negociação em empresas do setor metal mecânico. Disciplinarum Scientia Ciências Sociais Aplicadas , v. 11, p. 41-54, 2015.

  • REGHELIN, P. B. ; MANGANELLI, N. S. ; SILVA, V. A. . Vantagens do marketing digital para empresas: um estudo em Santa Maria-RS. Disciplinarum Scientia Ciências Sociais Aplicadas , v. 11, p. 69-85, 2015.

  • PAULETTO, J. ; DENARDIN, M. G. ; SILVA, V. A. . Satisfação dos consumidores da empresa Infotech em relação aos serviços prestados. Disciplinarum Scientia Ciênciais Sociais Aplicadas , v. 11, p. 87-104, 2015.

  • SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. ; BORGES, D. E. ; CARPES, A. M. . ANÁLISE DOS FATORES INSTITUCIONAIS INERENTES AO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS GAÚCHAS DO SETOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. Revista Administração em Diálogo - RAD , v. 16, p. 167/13632-188, 2014.

  • NORO, G. B. ; BISOGNO, I. A. ; BISOGNO, M. M. ; SILVA, V. A. . A GESTÃO DA GERAÇÃO Y NAS EMPRESAS FILIADAS À AJESM DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS. Revista Gestão e Desenvolvimento , v. v.1, p. 1-28, 2014.

  • SILVA, V. A. ; CRESPAM, C. C. ; SCHERER, F. L. . Performance exportadora: uma análise da produção científica brasileira. Internext (São Paulo) , v. 8, p. 22-39, 2013.

  • SILVA, V. A. ; SANTOS, M. B. ; SCHERER, F. L. . GESTÃO AMBIENTAL NA COLETA DE RESÍDUOS ESPECIAIS. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental , v. 17, p. 3425-3437, 2013.

  • VELTER, A. N. ; CASTRO, A. E. ; SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. ; GROHMANN, M. Z. . Análise da Dinâmica Competitiva no Ensino de Idiomas: um Estudo Multicasos.. Revista da Micro e Pequena Empresa (FACCAMP) , v. 5, p. 129-146, 2011.

  • SILVA, V. A. ; COSTA, V. C. ; CASTRO, A. E. ; GOMES, C. M. . LEGITIMIDADE INSTITUCIONAL DAS ESTRATÉGIAS EM GESTÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE. Ciências Sociais em Perspectiva (Impresso) , v. 9, p. 81-90, 2010.

  • MARQUEZAN, L. H. (Org.) ; FROZZA, M. S. (Org.) ; SILVA, V. A. (Org.) . Ensaios sobre Gestão. 1. ed. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2016. v. 300. 312p .

  • Pivetta, Natália Pavanelo ; Scherer, Flavia Luciane ; SILVA, Vanessa Almeida da ; Hahn, Ivanete Schneider ; Trindade, Nathália Rigui . ADAPTAÇÃO DE UMA ESCALA DE MENSURAÇÃO SOBRE BARREIRAS AO CONSUMO VERDE: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO BRASILEIRO. ADMINISTRAÇÃO: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - VOLUME VI. 1ed.Pirancanjuba: Editora Conhecimento Livre, 2021, v. VI, p. 164-190.

  • SILVA, Vanessa Almeida da ; Scherer, Flavia Luciane ; Pivetta, Natália Pavanelo . O COMPORTAMENTO PLANEJADO E A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DO CONSUMIDOR NO CONTEXTO BEAUTY CARE. ADMINISTRAÇÃO: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - VOLUME VI. 1ed.Pirancanjuba: Editora Conhecimento Livre, 2021, v. VI, p. 190-221.

  • Santos, Alicy Ferreira Lopes Dos ; SILVA, Vanessa Almeida da ; Nascimento, Michele Gonçalves Do ; Caporal, Gibsy Lisiê Soares ; Silva, Vinícius Radetzke da . DESEMPENHO ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO DA TRAJETÓRIA PERCORRIDA POR JOVENS EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. In: Carlos Eduardo de Oliveira Gontijo. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão: uma abordagem pluralista. 1ªed.: Editora Conhecimento Livre, 2020, v. VI, p. 191-208.

  • Brum, Sara Carvalho ; SILVA, Vanessa Almeida da ; Silva, Vinícius Radetzke da . FEIRA ESTADUAL DA BATATA DOCE (FECOBAT): UM ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DO PÚBLICO DA 30ª EDIÇÃO DO EVENTO. In: Frederico Celestino Barbosa. (Org.). Gestão Empresarial: produtividade e competitividade. 1ªed.: Editora Conhecimento Livre, 2020, v. , p. 152-174.

  • LIED, L. K. ; BIANCHI, R.C. ; SILVA, V. A. . Avaliação da qualidade dos serviços prestados pela empresa ?Beta? utilizando a Escala Servqual. In: Editora Poisson. (Org.). Gestão da Produção em Foco - Volume 34. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 34, p. 40-50.

  • SILVA, C. F. ; SILVA, V. A. . Satisfação dos clientes de um laboratório de análises clínicas. In: José Eduardo Ferreira Lopes. (Org.). Tópicos de Marketing. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2017, v. 1, p. 7-25.

  • MEDEIROS, F. S. B. ; MACHADO, G. A. ; SILVA, V. A. ; CEREZER, B. F. ; WEISE, A. D. . Percepção dos clientes: uma análise dos serviços prestados por uma imobiliária de Santa Maria/RS. In: José Eduardo Ferreira Lopes. (Org.). Tópicos de Marketing. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2017, v. 1, p. 26-37.

  • REIS, J. S. ; SILVA, V. A. . Geração Y e as competências para a empregabilidade no contexto dos universitários. In: Luiz Henrique Figueira Marquezan; Mateus Sangoi Frozza; Vanessa Almeida da Silva. (Org.). Ensaios sobre Gestão. 1ed.Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2016, v. 1, p. 36-57.

  • OBREGON, S. L. ; SILVA, V. A. ; BIANCHI, R.C. . Diagnóstico da Gestão da Inovação em uma empresa do setor de tecnologia. In: Luiz Henrique Figueira Marquezan; Mateus Sangoi Frozza; Vanessa Almeida da Silva. (Org.). Ensaios sobre Gestão. 1ed.Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2016, v. 1, p. 287-312.

  • SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. ; CAMPOS, D. ; MIKHAILOV, A. . Análise de resiliência de empreendedores do Processo de internacionalização de empresas. In: Carolina Rodrigues; Eduardo Guillén Solórzano; Manuel Martínez Carballo; Maria do Rosário Almeida; Mário Carrilho Negas; Pedro Figueroa Dorrego. (Org.).. (Org.). Actas da 6ª Conferência Ibérica de Emprendedorismo.. 6ed.Corua: Empreend y Universidad da Corua, 2016, v. , p. 158-165.

  • SANTOS, M. B. ; CARPES, A. M. ; SCHERER, F. L. ; SILVA, V. A. ; BRANDI, R. B. ; PIRES, A. M. . Panorama mundial das publicações sobre gestão pública e transparência pública: um estudo na web of science. In: Judite Sanson de Bem. (Org.). Papel dos parques tecnológicos no desenvolvimento regional. 2ªed.Caxias do Sul: Educs, 2013, v. , p. 1-442.

  • SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. ; PIVETTA, N. P. . Levantamento Sobre Práticas Empresariais Orientadas A Ecoinovação: Uma Análise Do Contexto Beauty Care. In: III Fórum Internacional Conecta, 2017, Santa Maria. III Fórum Internacional Conecta, 2017.

  • LIED, L. K. ; BIANCHI, R.C. ; SILVA, V. A. . Avaliação da qualidade dos serviços prestados pela empresa ?Beta? utilizando a escala SERVQUAL. In: III Fórum Internacional Conecta, 2017, Santa Maria. III Fórum Internacional Conecta, 2017.

  • PIVETTA, N. P. ; FIALHO, C. B. ; OLIVEIRA, M. C. S. F. ; SILVA, V. A. . PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS: UMA PROPOSTA DE UM NOVO SERVIÇO PARA UMA EMPRESA DO SETOR DE CONSULTORIA NA CIDADE DE SANTA MARIA ? RS. In: 5 Fórum Internacional Ecoinovar e na 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação (CISI), 2016, Santa Maria. 5 Fórum Internacional Ecoinovar e na 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação (CISI), 2016.

  • MARIN, A. ; SILVA, V. A. ; BECKER, D. V. ; PIVETTA, N. P. . AÇÕES ESTRATÉGICAS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE À LUZ DA SUSTENTABILIDADE. In: 5 Fórum Internacional Ecoinovar e na 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação (CISI), 2016. 5 Fórum Internacional Ecoinovar, 2016.

  • COPETTI, C. L. S. ; SILVA, V. A. . PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA EMPRESA TOOGETHER. In: XX SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE: Educar pessoas para transformar o mundo, 2016, Santa Maria. XX SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE: Educar pessoas para transformar o mundo, 2016.

  • COPETTI, C. L. S. ; SILVA, V. A. . A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NA EMPRESA TOOGETHER. In: XX SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE: Educar pessoas para transformar o mundo, 2016, Santa Maria. XX SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE: Educar pessoas para transformar o mundo, 2016.

  • MIKHAILOV, A. ; SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. ; CAMPOS, D. . Empreendedores do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil: Processo de internacionalização de empresas. In: 6th Iberian Conference on Entrepreneurship, 2016, Corua. 6th Iberian Conference on Entrepreneurship, 2016.

  • SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. ; PIVETTA, N. P. . Proposição de um modelo teórico sobre o comportamento de consumo de produtos Beauty Care orientados para a ecoinovação. In: II Fórum Internacional Conecta PPGA, 2016, Santa Maria. II Fórum Internacional Conecta PPGA, 2016.

  • TORMES, G. S. ; SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. ; PIVETTA, N. P. . Storytelling no contexto empresarial: analisando a estratégia de comunicação. In: II Fórum Internacional Conecta PPGA, 2016, Santa Maria. II Fórum Internacional Conecta PPGA, 2016.

  • BORGES, D. E. ; SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. ; OLIVEIRA, M. C. S. F. ; CARPES, A. M. . ATUAÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: A DECISÃO DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. In: 4 Forum Internacional Ecoinovar, 2015, Santa Maria. 4 Forum Internacional Ecoinovar, 2015.

  • MONTIPO, G. B. ; SILVA, V. A. ; DRUZIAN, G. L. . PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO EM EMPRESAS DO SETOR METAL MECÂNICO. In: XIX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2015, santa maria. XIX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2015.

  • BECK, A. ; RISS, L. A. ; SILVA, V. A. . COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DO SERVIÇO DE DESCUPINIZAÇÃO EM SANTA MARIA. In: XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, santa maria. XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

  • BECK, A. ; ROVEDA, T. S. ; SILVA, V. A. . A INFLUÊNCIA DAS REDES DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL DO GESTOR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO. In: XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, santa maria. XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

  • CARPES, A. M. ; SANTOS, M. B. ; PIVETA, M. ; OLIVEIRA, M. C. S. F. ; GAZZONI, F. ; SILVA, V. A. . Dinâmica Competitiva na internacionalização de empresas de construção pesada. In: 4 Forum Internacional Ecoinovar, 2015, Santa Maria. 4 Forum Internacional Ecoinovar, 2015.

  • HALBERSTADT, K. F. ; SILVA, V. A. ; SANTOS, M. B. ; CARPES, A. M. ; SCHERER, F. L. . Práticas Sustentáveis na Destinação dos Resíduos Resultantes da Cadeia Produtiva de Arroz. In: 3 Forum Internacional Ecoinovar, 2014, Santa Maria. 3 Forum Internacional Ecoinovar, 2014.

  • CARPES, A. M. ; SCHERER, F. L. ; SANTOS, M. B. ; CARVALHO, M. B. ; SILVA, V. A. . O Estudo da Inovação nas Pesquisas Científicas e os Tópicos Relacionados: O que esta sendo publicado no mundo?. In: 3 Forum Internacional Ecoinovar, 2014, Santa Maria. 3 Forum Internacional Ecoinovar, 2014.

  • SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. ; BORGES, D. E. ; SANTOS, M. B. ; DORNELES, L. F. . ANÁLISE DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS. In: 2 Forum Internacional Ecoinovar, 2013, Santa Maria. 2 Forum Internacional Ecoinovar, 2013.

  • SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. . PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS E CARACTERÍSTICAS RESILIENTES DE EMPREENDEDORES GAUCHOS. In: 2 Forum Internacional Ecoinovar, 2013, Santa Maria. 2 Forum Internacional Ecoinovar., 2013.

  • SILVA, V. A. ; SEGATTO, G. A. R. ; SCHERER, F. L. . ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL. In: XVI Semead - Seminários em Administração, 2013, São Paulo. XVI Semead - Seminários em Administração, 2013.

  • SILVA, V. A. ; SEGATTO, G. A. R. . Agregando valor através de práticas sustentáveis na construção civil. In: 1 Fórum Internacional Ecoinovar, 2012, Santa Maria. 1 Fórum Internacional Ecoinovar. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012. v. 1.

  • SILVA, V. A. ; HALBERSTADT, K. F. . Destinação sustentável dos resíduos da cadeia produtiva da agroindústria. In: 1 Fórum Internacional Ecoinovar, 2012, Santa Maria. 1 Fórum Internacional Ecoinovar. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012. v. 1.

  • SILVA, V. A. ; IOP, R. R. . Estratégias e práticas ambientas na coleta de resíduos especiais. In: 1 Fórum Internacional Ecoinovar, 2012, Santa Maria. 1 Fórum Internacional Ecoinovar. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012. v. 1.

  • SILVA, V. A. ; IOP, R. R. . Influência dos fatores institucionais no processo de internacionalização: um estudo em empresas gaúchas do setor de máquinas e equipamentos. In: XXXVI EnANPAD, 2012, Rio de Janeiro. XXXVI EnANPAD, 2012.

  • PAGNO, E. ; SILVA, V. A. ; MEDEIROS, F. S. B. ; MENINE, J. V. . Planejamento estratégico: um estudo realizado em uma empresa da área de construção civil. In: XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria. XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012.

  • PAGNO, E. ; SILVA, V. A. ; MEDEIROS, F. S. B. ; MENINE, J. V. . Análise ambiental: um estudo em uma empresa da construção civil de Santa Maria-RS. In: XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria. XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012.

  • CASTRO, A. E. ; SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. ; GOMES, C. M. . Gestão Empresarial Sustentável: Uma Forma de Legitimação Institucional. In: XIII SEMEAD ? Seminários em Administração, 2010, São Paulo. Anais do XIII SEMEAD ? Seminários em Administração, 2010.

  • SILVA, V. A. ; IOP, R. R. ; SCHERER, F. L. . Legitimidade Institucional Das Estratégias Em Gestão Ambiental: Estudo De Caso Em Uma Organização De Coleta De Resíduos Especiais. In: XII ENGEMA ? Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2010, São Paulo. Anais XII ENGEMA ? Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2010.

  • CASTRO, A. E. ; VELTER, A. N. ; SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. ; GROHMANN, M. Z. . ANÁLISE DA DINÂMICA COMPETITIVA NO ENSINO DE IDIOMAS: UM ESTUDO MULTICASOS EM SANTA MARIA - RS. In: XII SEMEAD ? Seminários em Administração FEA/USP ., 2009, São Paulo. Anais do XII SEMEAD ? Seminários em Administração FEA/USP ., 2009.

  • CRESPAM, C. C. ; SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. . PERFORMANCE EXPORTADORA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. In: XII SEMEAD ? Seminários em Administração FEA/USP ., 2009, São Paulo. Anais do XII SEMEAD ? Seminários em Administração FEA/USP ., 2009.

  • GOMES, C. M. ; SILVA, V. A. ; COSTA, V. C. ; CASTRO, A. E. . Legitimidade Institucional de Políticas, Estratégias e Práticas da Gestão Ambiental: um Estudo de Caso na Casa da Aids da Fundação Zerbini. In: XI ENGEMA, 2009, Fortaleza. XI Encontro Nacional e I Encontro Internacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2009.

  • FERREIRA, M. D. ; RISS, L. A. ; SILVA, V. A. . ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS: A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS PARA TRANSMITIR VALORES AOS CONSUMIDORES. In: 4 Forum Internacional Ecoinovar, 2015, Santa Maria. 4 Forum Internacional Ecoinovar, 2015.

  • DOTTO, F. B. D. ; SILVA, V. A. . A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DAS FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER EM UMA EMPRESA DE MANUFATURA. In: XIX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2015, Santa Maria. XIX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2015.

  • AIRES, F. L. ; GELOCH, R. B. ; SILVA, V. A. . AVALIAÇÃO DO PERFIL E DAS PERSPECTIVAS DE UM EMPREENDEDOR DO RAMO DE INSETICIDA. In: XVIII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Ciência e interação pela vida, 2014, Santa Maria. XVIII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Ciência e interação pela vida, 2014.

  • OBREGON, S. L. ; SILVA, V. A. . PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO MODELO OCTÓGNO DA INOVAÇÃO NO SETOR DE TECNOLOGIA. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2014, Santa Maria. 29ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2014.

  • SANTOS, M. B. ; SCHERER, F. L. ; BRANDI, R. B. ; CARPES, A. M. ; HAHN, I. S. ; SILVA, V. A. . MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE GESTÃO PÚBLICA E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: UM ESTUDO NA WEB OF SCIENCE. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (JAI), 2014, Santa Maria. 29ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (JAI), 2014.

  • SANTOS, M. B. ; SCHERER, F. L. ; SILVA, V. A. ; BORGES, D. E. . A INFLUÊNCIA DA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS GAÚCHAS DO SETOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. In: 4 Salão da Pós Graduação, 2013, Santa Maria. 4 Salão da Pós Graduação, 2013.

  • SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. ; SANTOS, M. B. . CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS E A SUA INFLUÊNCIA FRENTE À INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2013, Santa Maria. 28ª JAI, 2013.

  • SANTOS, M. B. ; SCHERER, F. L. ; CARPES, A. M. ; SILVA, V. A. ; BORGES, D. E. ; OLIVEIRA, M. C. S. F. . Panorama das multinacionais no contexto da sustentabilidade: um estudo na Web of Science. In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2013, Santa Maria. 28ª JAI, 2013.

  • BORGES, D. E. ; SCHERER, F. L. ; CARPES, A. M. ; SANTOS, M. B. ; SILVA, V. A. ; CARDOSO, M. N. . Características e habilidades dos empreendedores institucionais: o caso dos empreendedores do setor hoteleiro das cidades sede da Copa do Mundo 2014. In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2013, Santa Maria. 28ª JAI, 2013.

  • DORNELES, L. F. ; SCHERER, F. L. ; SANTOS, M. B. ; CARPES, A. M. ; SILVA, V. A. ; BORGES, D. E. . O processo de institucionalização de praticas sustentaveis no setor moveleiro e a sua influencia na estrategia de internacionalização. In: 28ª Jornada Academica Integrada, 2013, Santa Maria. 28ª Jornada Academica Integrada, 2013.

  • SOMAVILLA, V. ; LUCIA, D. S. ; PILLON, V. F. ; SILVA, V. A. . Influências da Geração Z no consumo. In: 9 Fórum de Estudos Organizacionais, 2012, Santa Maria. 9 Fórum de Estudos Organizacionais, 2012.

  • PAGNO, E. ; SILVA, V. A. ; MEDEIROS, F. S. B. ; MENINE, J. V. . Planejamento Estratégico: Um estudo realizado em uma empresa da area de Contrução Cilvil - RS. In: XVI SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria. XVI SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012.

  • PAGNO, E. ; SILVA, V. A. ; MEDEIROS, F. S. B. ; MENINE, J. V. . Análise Ambiental: Um estudo de caso em uma empresa de Construção Civil de Santa Maria - RS. In: XVI SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria. XVI SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012.

  • AMADORI, K. M. ; MURINI, L. T. ; BARBOZA, A. T. ; SILVA, V. A. . Ginástica Laboral e Controle Financeiro pessoal como técnicas motivacionais no ambiente de trabalho. In: XVI SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria. XVI SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012.

  • SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. . Modelo Teórico A Partir De Fatores Determinantes Para O Processo De Internacionalização De Empresas. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010.

  • SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. . Fatores Influenciadores no Processo de Internacionalização: Um Estudo nas Pequenas Empresas do Setor de Máquinas e Equipamentos Mecânicos do Rio Grande do Sul. In: V Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Administração (SIPAd), 2010, Porto Alegre. Anais V Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Administração (SIPAd), 2010.

  • BIANCHI, R.C. ; SILVA, V. A. . Otimização dos processos logísticos por meio de uma redefinição do planejamento e controle da produção.. In: X Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2 Salão de Iniciação Científica, 2006, Santa Maria. Anais do X Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2 Salão de Iniciação Científica, 2006.

  • SILVA, V. A. . Benefícios do Balanced Scorecard para pequenas e médias empresas. In: X Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2 Salão de Iniciação Científica, 2006, Santa Maria. Anais do X Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2 Salão de Iniciação Científica, 2006.

  • SILVA, V. A. ; IOP, R. R. . Estratégias e práticas ambientas na coleta de resíduos especiais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, V. A. ; SEGATTO, G. A. R. . Agregando valor através de práticas sustentáveis na construção civil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, V. A. ; IOP, R. R. . Influência dos fatores institucionais no processo de internacionalização: um estudo em empresas gaúchas do setor de máquinas e equipamentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, V. A. ; HALBERSTADT, K. F. . Destinação sustentável dos resíduos da cadeia produtiva da agroindústria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CRESPAM, C. C. ; SILVA, V. A. ; SCHERER, F. L. . Performance Exportadora: Uma Análise da Produção Científica Brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, V. A. . Benefícios do Balanced Scorecard para pequenas e médias empresas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, V. A. ; BIANCHI, R.C. . Otimização dos Processos Logísticos por meio de uma redefinição do planejamento e controle da produção. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

SILVA, V. A. . Avaliadora de trabalhos do VIII SINGESCOOP - Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas e do 1 Fórum de Cooperativismo do SINGESCOOP. 2018.

SILVA, V. A. . Avaliadora do artigo ID#3764 Revista Brasileira de Marketing ? ReMark. 2017.

SILVA, V. A. . Avaliadora de artigos Revista Administração em Diálogo - RAD. 2017.

SILVA, V. A. . Avaliadora de artigos Revista Brasileira de Iniciação Científica. 2017.

SILVA, V. A. . Avaliadora do artigo n. 28920 na Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. 2017.

SILVA, V. A. . Avaliadora de artigos científicos 5 Fórum Internacional Ecoinovar e da 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação (CISI). 2016.

SILVA, V. A. . Avaliadora de artigos científicos II Fórum Internacional Conecta PPGA. 2016.

SILVA, V. A. . Avaliadora de pôsteres 5 Fórum Internacional Ecoinovar e na 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação (CISI). 2016.

SILVA, V. A. . Avaliadora de artigos científicos - 4 Forum Internacional Ecoinovar. 2015.

SILVA, V. A. . Avaliadora de artigos científicos - XIX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. 2015.

SILVA, V. A. . Avaliadora de pôsteres 4 Fórum Internacional Ecoinovar. 2015.

SILVA, V. A. . Avaliadora de artigos científicos - 3 Fórum Internacional Ecoinovar. 2014.

SILVA, V. A. . Avaliadora de artigos científicos - 2 Fórum Internacional Ecoinovar. 2013.

SILVA, V. A. . Moderadora na apresentação de trabalhos - IX Singescoop ? Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas e o 2 Fórum de Cooperativismo,. 2019. (Moderadora na apresentação de trabalhos - IX Singescoop ? Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativa).

SILVA, V. A. . Moderadora na apresentação de trabalhos - 8 Fórum Internacional Ecoinovar. 2019. (Moderadora na apresentação de trabalhos).

SILVA, V. A. . MBA em Marketing - disciplina: Gestão de Preços. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, V. A. . Moderadora na apresentação de trabalhos - 5 Fórum Internacional Ecoinovar e na 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação (CISI). 2016. (Moderadora na apresentação de trabalhos).

RISS, L. A. ; SILVA, V. A. ; CORREA, J. S. . Modulo I - Fundamentos de Gestão de Pessoas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional).

FROZZA, M. S. ; SILVA, V. A. ; MARQUEZAN, L. H. . Ensaios sobre Gestão. 2015. (Editoração/Livro).

SILVA, V. A. . Moderadora na apresentação de trabalhos - 4 Forum Internacional Ecoinovar. 2015. (Moderadora na apresentação de trabalhos).

SILVA, V. A. . Moderadora na apresentação de trabalhos - 3 Forum Internacional Ecoinovar. 2014. (Moderadora na apresentação de trabalhos).

SILVA, V. A. . Moderadora na apresentação de trabalhos - 2 Forum Internacional Ecoinovar. 2013. (Moderadora na apresentação de trabalhos).

SILVA, V. A. ; BIANCHI, R.C. . Otimização de Processos Logísticos. 2006. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    A RELAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES MOTIVACIONAIS NO DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ANÁLISE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO, Descrição: Este estudo apresenta o propósito de analisar as orientações motivacionais em relação ao desempenho no âmbito escolar em um Curso Técnico Integrado em Administração de uma Instituição Federal. Professores e educadores têm manifestado sua preocupação quanto à motivação dos alunos. Nesse sentido, busca-se verificar as orientações motivacionais, tais como, intrínsecas e a extrínsecas e como afetam o contexto escolar, exercendo influência na aprendizagem e no desempenho escolar dos alunos. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa será descritiva, de cunho quantitativo e estudo de caso em uma Instituição de Rede Federal. Os dados serão coletados no segundo semestre de 2018, aplicados a uma população de 168 alunos. A partir dos resultados espera-se desenvolver estratégias para sanar deficiências identificadas no curso, bem como fortalecer os estudos relativos à Gestão de Pessoas. As pesquisas bibliográficas efetuadas demonstraram a emergência de estudos empíricos no Brasil focando as temáticas do estudo. Assim, almeja-se contribuir com o avanço teórico a partir de publicações da pesquisa e de artigos relacionados à área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vanessa Almeida da Silva - Coordenador / VINICIUS RADETZKE DA SILVA - Integrante / MICHELE GONCALVES DO NASCIMENTO - Integrante / ALICY FERREIRA LOPES DOS SANTOS - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    ANÁLISE DA SATISFAÇÃO NA FEIRA ESTADUAL DE COMÉRCIO DA BATATA DOCE (FECOBAT): UMA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES E DOS EXPOSITORES, Descrição: A satisfação do consumidor provém da adequação do que é oferecido pela empresa, evento ou feira ao que os consumidores necessitam ou desejam. Dentre os eventos empresariais as feiras se destacam por proporcionar a seus expositores o lançamento de novos materiais tecnológicos, bem como expor seus produtos aos visitantes podendo ir muito além das vendas, pois através delas podem ser obtidas informações sobre as empresas expositoras e seus produtos, preços, qualidades, vantagens e desvantagens. Deste modo, essa pesquisa tem como objetivo identificar os fatores que afetam a satisfação tanto dos consumidores quanto dos expositores, na Feira Estadual de Comércio da Batata Doce (FECOBAT). A pesquisa se baseia em dados primários e tem caráter descritivo e quantitativo. Para coleta de dados a pesquisa de satisfação com visitantes buscará levantar os atributos relevantes da Feira, considerando os fatores de hospitalidade e lazer. Em relação aos expositores, a satisfação será mensurada através de dados objetivos (vendas, produtividade, qualidade, custos e tempo) e dados subjetivos (satisfação com o trabalho, satisfação com o cliente). A partir dos resultados espera-se contribuir com respostas estratégicas para melhoria e aprimoramento da FECOBAT, auxiliando no desenvolvimento do turismo e lazer para a região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vanessa Almeida da Silva - Coordenador / VINICIUS RADETZKE DA SILVA - Integrante / MICHELE GONCALVES DO NASCIMENTO - Integrante / CAMILA SILVEIRA STANGHERLIN - Integrante / FABIO PENTEADO CARVALHO - Integrante / JÉSSICA MANGANELI FUNCK - Integrante / FERNANDO CARLAN DA SILVEIRA - Integrante / SARA CARVALHO BRUM - Integrante / ANA CAROLINA COZZA JOSENDE DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    O PAPEL DOS INFLUENCIADORES DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACELERADA NA PERFORMANCE DE EMPRESAS BORN GLOBALS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flavia Luciane Scherer em 17/07/2017., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Vanessa Almeida da Silva - Integrante / Flavia Luciane Scherer - Coordenador / Aletéia de Moura Carpes - Integrante / MARINDIA BRACHACK DOS SANTOS - Integrante / MARIA CAROLINA SERPA FAGUNDES DE OLIVEIRA - Integrante / Maíra Piveta - Integrante / GABRIELA ALMEIDA DE SOUZA - Integrante / ANDREIA BACH RIZZATTI - Integrante / BRUNO LEITES CORREA - Integrante / SHAIANE CAROLINE KOCHHANN - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    BEAUTYCARE: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMO DE PRODUTOS VOLTADOS PARA A ECOINOVAÇÃO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flavia Luciane Scherer em 17/07/2017., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanessa Almeida da Silva - Integrante / Flavia Luciane Scherer - Coordenador / Aletéia de Moura Carpes - Integrante / MARINDIA BRACHACK DOS SANTOS - Integrante / MARIA CAROLINA SERPA FAGUNDES DE OLIVEIRA - Integrante / Maíra Piveta - Integrante / Natalia Pavanelo Pivetta - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    RESPOSTAS ESTRATÉGICAS ÀS PRESSÕES INSTITUCIONAIS PARA A SUSTENTABILIDADE E A SUA RELAÇÃO COM O GRAU DE INTERNACIONALIZAÇÃO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flavia Luciane Scherer em 17/07/2017., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Vanessa Almeida da Silva - Integrante / Flavia Luciane Scherer - Coordenador / Aletéia de Moura Carpes - Integrante / MARINDIA BRACHACK DOS SANTOS - Integrante / IVANETE SCHNEIDER HAHN - Integrante / Maíra Piveta - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    O COMPORTAMENTO DE USUÁRIOS DE MÍDIAS SOCIAIS EXPLICADO POR MEIO DA NEUROCIÊNCIA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flavia Luciane Scherer em 17/07/2017., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Vanessa Almeida da Silva - Integrante / Flavia Luciane Scherer - Coordenador / Aletéia de Moura Carpes - Integrante / MARINDIA BRACHACK DOS SANTOS - Integrante / IVANETE SCHNEIDER HAHN - Integrante / GABRIELA ALMEIDA DE SOUZA - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.

  • 2013 - 2015

    O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO SETOR MOVELEIRO E A SUA INFLUÊNCIA NA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flavia Luciane Scherer em 17/07/2017., Descrição: Considera-se que a forma pela qual as práticas sustentáveis são institucionalizadas pelas organizações pode interferir no processo de internacionalização, pois se observa que muitas vezes enquanto no território nacional a gestão sustentável dos processos e produtos é vista como diferencial competitivo, no ambiente internacional trata-se de uma exigência, podendo impactar nas negociações internacionais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vanessa Almeida da Silva - Integrante / Flavia Luciane Scherer - Coordenador / MARINDIA BRACHACK DOS SANTOS - Integrante / Rafael Barili Brandi - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.

  • 2013 - 2013

    Indicadores de desempenho na gestão de projetos, Descrição: Projeto de pesquisa - PROBIC vinculado a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano - Unifra. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vanessa Almeida da Silva - Coordenador / Juliana Andreia Rüdell Boligon - Integrante / Jessica Della Pace - Integrante / Sabrina Fontana da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Franciscana - Bolsa.

  • 2011 - 2011

    ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM ES-TUDO EM EMPRESAS DO SETOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MECÂNICOS DO RIO GRANDE DO SUL, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flavia Luciane Scherer em 22/12/2016., Descrição: Projeto de Dissertação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vanessa Almeida da Silva - Integrante / Flavia Luciane Scherer - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.

  • 2006 - 2006

    PROBIC - Projeto de Iniciação Científica, Descrição: O projeto teve como fundamento o aprofundamento dos conhecimentos nas Áreas de Produção, Planejamento e Controle da Produção e Logística.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vanessa Almeida da Silva - Integrante / Renata Coradini Bianchi - Coordenador., Financiador(es): Universidade Franciscana - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2014

Professora homenageada da 20ª turma de Administração de empresas - Fevereiro/2014, Centro Universitário Franciscano.

2013

Professora homenageada da 19ª turma de Administração de empresas - Agosto/2013, Centro Universitário Franciscano.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. , Rua 20 de Setembro, 2616, Prédio A, sala 15, Zona Rural, 97420000 - São Vicente do Sul, RS - Brasil, Telefone: (055) 32574100, Ramal: 4136, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Básico, Téc. e Tecnol., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2023

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, JOGOS EMPRESARIAIS, MARKETING II, PRÁTICA ORGANIZACIONAL II, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

  • 06/2023

    Direção e administração, Campus São Vicente do Sul.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso Bacharelado em Administração.

  • 04/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus São Vicente do Sul.,Linhas de pesquisa

  • 04/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus São Vicente do Sul.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior de Bacharelado em Administração - Portaria n 071/2018.

  • 04/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus São Vicente do Sul.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Estruturante do Curso Bacharelado em Administração - Portaria n 074/2018.

  • 02/2023 - 07/2023

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MARKETING NO SETOR PÚBLICO, MARKETING I, CONSUMO CONSCIENTE E ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I, FUNDAMENTOS DE MARKETING E VENDAS

  • 02/2023 - 07/2023

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MARKETING NO SETOR PÚBLICO, MARKETING I, CONSUMO CONSCIENTE E ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I, FUNDAMENTOS DE MARKETING E VENDAS

  • 02/2023 - 07/2023

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CONSUMO CONSCIENTE E ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE, MARKETING I, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

  • 02/2023 - 07/2023

    Ensino,,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS DE MARKETING E VENDAS

  • 02/2023 - 07/2023

    Ensino, Gestão Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MARKETING NO SETOR PÚBLICO

  • 04/2022 - 12/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus São Vicente do Sul.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Criação do Curso Técnico em Administração Subsequente - EAD / Campus SVS:.

  • 02/2020 - 07/2020

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Estratégica, Organização, Sistemas e Métodos, Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I)

  • 02/2020 - 07/2020

    Ensino, Gestão Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing no Setor Público

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Consumo consciente e estratégias de Marketing Verde, Metodologia Científica, Prática Organizacional II

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Administração, Empreendedorismo e Marketing (CURSO TECNICO EM ALIMENTOS SUBSEQUENTE)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Gestão Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento estratégico na Gestão Pública

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pratica Organizacional II

  • 02/2018 - 12/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Marketing e Vendas (CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO)

  • 10/2017 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Planejamento, Organização e Execução da 2ª Edição do Concurso Fotográfico Olhares do Instituto Federal Farroupilha. Portaria n 1228/2017..

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing I

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Gestão Publica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletiva III - Organização, Sistemas e Métodos, Marketing no Setor Público

  • 10/2017 - 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Arte e Cultura - composição Reitoria do IFFar. Portaria n 1316/2017.

  • 11/2017 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Farroupilha Campus Frederico Westphalen.,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho para revisão e reformulação do Currículo de Referência do Curso Bacharelado em Administração. Portaria n 1214/2017.

  • 11/2017 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Farroupilha Campus Frederico Westphalen.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Projeto de Criação do Curso Técnico em Comércio - Subsequente, Modalidade a distância. Portaria n 144/2017..

  • 11/2017 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Farroupilha Campus Frederico Westphalen.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Projeto de Criação do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Portaria n 145/2017.

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing II, Prática Profissional I

  • 08/2017 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Farroupilha Campus Frederico Westphalen.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior de Administração - Portaria n 086/2017.

  • 06/2017 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Farroupilha Campus Frederico Westphalen.,Cargo ou função, Membro da Comissão para Recebimento e Avaliação das Atividades Complementares de Curso (ACCs) do Curso Superior de Bacharelado em Administração - Portaria n 059/2017.

  • 06/2017 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Farroupilha Campus Frederico Westphalen.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora da II Semana de Integração Campus-Comunidade - SICC - Portaria n 051/2017.

  • 04/2017 - 07/2017

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing I

2011 - 2017

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor turno integral, Carga horária: 40

2006 - 2006

Universidade Franciscana

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4

Outras informações:
PROBIC - Projeto de Iniciação Científica do Centro Universitário Franciscano

Atividades

  • 02/2017 - 03/2017

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing I, Empreendedorismo e Inovação - diurno, Empreendedorismo e Inovação - noturno, Prática II, Trabalho Final de Graduação I e II, Estágio Supervisionado

  • 12/2016 - 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Administração.,Cargo ou função, Representante do Colegiado do Curso de Graduação em Administração.

  • 04/2016 - 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (CSTGRH).,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - Portaria n 26/2016.

  • 11/2014 - 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Administração.,Linhas de pesquisa

  • 11/2016 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Administração.,Cargo ou função, Membro da comissão de seleção de docentes para o curso de Administração. Portaria n 105/2016.

  • 08/2016 - 12/2016

    Direção e administração, Curso de Administração.,Cargo ou função, Coordenadora de Trabalho Final de Graduação.

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado - orientações, Fundamentos do marketing de relacionamento - optativa, Marketing I - diurno, Marketing I - noturno, Trabalho Final de Graduação I, Trabalho Final de Graduação II

  • 10/2016 - 11/2016

    Ensino, MBA em Marketing, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Preço

  • 01/2016 - 07/2016

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho Final de Graduação I, Estágio Supervisionado - orientações, Marketing Internacional - optativa, Marketing II, Marketing I

  • 01/2014 - 07/2016

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modúlo I - Tecnologo em Gestão de Recursos Humanos EAD

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento do Consumidor, Estágio Supervisionado, Marketing I - diurno, Marketing I - noturno, Trabalho Final de Graduação

  • 01/2015 - 12/2015

    Serviços técnicos especializados , Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (CSTGRH).,Serviço realizado, Elaboração de materiais didáticos e instrucionais do Módulo I - Fundamentos de Gestão de Pessoas, na modalidade educação à distância.

  • 12/2014 - 06/2015

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Marketing II, Marketing Internacional, Projeto de Negócios e Formação de Empresas, Trabalho Final de Graduação I e II

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing Internacional, Projeto de Negócios e Formação de empresas, Estágio Supervisionado, Trabalho Final de Graduação II

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Gestão de Empresas Familiares, Projeto de Negócios e Formação de empresas, Trabalho Final de Graduação

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Empresas Familiares, Teoria das Organizações II, Trabalho Final de Graduação II, Estágio Supervisionado

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Administração

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Empresas Familiares, Projeto de Negócios e Formação de Empresas

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Administração

  • 07/2012 - 12/2012

    Direção e administração, Curso de Administração.,Cargo ou função, Coordenadora de Trabalho Final de Graduação.

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio obrigatório, Projeto de Negócios e Formação de Empresas, Trabalho Final de Graduação I e II

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Administração

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio curricular - orientações, Projeto Coletivo de Extensão - diurno e noturno, Projeto de Negócios e Formação de Empresas, Trabalho Final de Graduação I e II - orientações

  • 08/2011 - 07/2012

    Extensão universitária , Curso de Administração.,Atividade de extensão realizada, Orientadora Laboratório de práticas administrativas - Inside Jr..

  • 03/2011 - 07/2012

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Básica

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio II - orientações, Marketing I, Projeto de Negócios e Formação de Empresas, Trabalho Final de Graduação I - orientações, Trabalho Final de Graduação II - orientações

  • 03/2011 - 06/2011

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio I, Estágio II, Projeto Coletivo de Extensão, Trabalho Final de Graduação I, Trabalho Final de Graduação II

2011 - 2011

Faculdade Integrada de Santa Maria

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9

Atividades

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organizações, Sistemas e Métodos, Projeto de Estágio, Teoria Geral de Administração I, Teoria Geral de Administração II

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organizações, Sistemas e Métodos, Teoria Geral da Administração

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsa CAPES de mestrado PPGA/UFSM.

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista Educação à Distância, Enquadramento Funcional: Tutoria à distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora à distância do Curso de Gestão Pública, na disciplina de Gestão Logística. Tutora à distãncia do Curso de Gestão Pública Municipal, na disciplinas de Redes Públicas de Cooperação Local.

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista Educação à Distância, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora à distância do Curso de Gestão Pública e Gestão Pública Municipal, na disciplina de Planejamento Estratégico Governamental.

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Estágio de docência, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4

Outras informações:
A disciplina da graduação, objeto do estágio, é Marketing A, que faz parte da grade curricular do curso de Administração da UFSM. O objetivo do estágio de docência é de elaborar, executar e avaliar uma proposta de estágio de docência em curso de graduação, a partir do projeto pedagógico do curso e do plano de ensino da disciplina, objeto de estágio; bem como, compreender e atuar no processo de ensino e aprendizagem que se dá em curso de graduação.

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista Projeto de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Negócio a Negócio, do SEBRAE e vinculado ao Departamento de Administração da UFSM. Desenvolvimento de pesquisa de campo, no qual se faz abordagem pessoal, através de um diagnóstico situacional de micro e pequenas empresas da região Central do estado do Rio Grande do Sul e após é criado um Plano de Ação, bem, como uma terceira etapa de avaliação técnica do projeto nas empresas abordadas.

Atividades

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.,Linhas de pesquisa

  • 03/2010

    Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Participação em grupo de pesquisa.

  • 04/2010 - 05/2011

    Treinamentos ministrados , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Treinamentos ministrados, Plataforma Moodle - Educação à Distância.

  • 05/2010 - 12/2010

    Treinamentos ministrados , SEBRAE.,Treinamentos ministrados, Capacitação Agente de Orientação Empresarial.

2006 - 2008

CRM Comércio de Peças e Acessórios para Veículos Ltda

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativa, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2006

Ruviaro Industria e Comércio de Confecções Ltda.

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Auxiliava nas atividades de controle de estoques, emissão de notas fiscais, levantamento do inventário físico de estoques, controle e cadastro de clientes, duplicatas, notas fiscais e relatórios.

2004 - 2004

Avenida Tenis Clube

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Auxiliava em atividades de implementação de projetos na área de marketing e eventos.