Sérgio da Silva Pereira
Pós Graduado em Gestão Escolar. Licenciado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa ; Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Pará (UEPA); Bacharel em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (Fael); Pós-graduando em Legislação Educacional, Coordenação Pedagógica, Supervisão e Orientação na Educação Infantil, Neuroeducação, Psicologia Social, Problemas e transtornos na Aprendizagem, Projetos Curriculares Pedagógicos, Psicomotricidade e Educação Profissional e Tecnológica. Membro Pesquisador do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (GELOPA). Professor e Proprietário de Empresas e Professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, Língua Inglesa e Redação.
Informações coletadas do Lattes em 09/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Projetos Curriculares Pedagógicos
2021 - Atual
Especialização em andamento em Supervisão e orientação na Educação Infantil
2021 - Atual
Especialização em andamento em Problemas e Transtornos na Aprendizagem
2021 - Atual
Especialização em andamento em Educação Profissional e Tecnologica
2021 - Atual
Especialização interrompida em 2022 em Coordenação Pedagógica
2021 - Atual
Facudade Educacional da Lapa
Ano de interrupção: 2022
Especialização interrompida em 2022 em Legislação Educacional
2021 - Atual
Facudade Educacional da Lapa
Ano de interrupção: 2022
Graduação em Letras - Língua Portuguesa
2007 - 2013
Universidade Federal do Oeste do Pará
Título: A Apresentação dos Tópicos de Morfologia nos Livros Didáticos
Orientador: Ediene Pena Ferreira
Formação complementar
2013 - 2013
Libras Básico. (Carga horária: 60h). , Amazônia Digital, AMAZÔNIA DIGITAL, Brasil.
2012 - 2012
Neologismos: Novos paradigmas Teóricos e Práticos. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
Constituição, Documetação e Análise de Corpus. (Carga horária: 320h). , Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2011 - 2011
Tipologia e Universais Linguíticos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2011
Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. (Carga horária: 640h). , Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2008 - 2010
Extensão universitária em Clube de Ciências. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento em Informática. (Carga horária: 165h). , Sistema de Ensino Amazon, AMAZON, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Arte na Escola. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Pré-Vestibular Valorizando a Diversidade. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Grupo de Teatro Onphalos. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Pré-vestibular Valorizando a Diversidade. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Organização de eventos
PENA-FERREIRA, E. ; SILVA PEREIRA, S. . II Encontro do Projeto de Pesquisa História Social e Linguística do Português do Oeste do Pará. 2013. (Outro).
PENA-FERREIRA, E. ; SILVA PEREIRA, S. . II Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio - PIBIC-EM. 2013. (Outro).
PENA-FERREIRA, E. ; SILVA PEREIRA, S. . I Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio - UFOPA/CNPq e I Seminário de Extensão. 2012. (Outro).
PENA-FERREIRA, E. ; SILVA PEREIRA, S. . III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino. 2012. (Congresso).
COLARES, M. L. I. S. ; LIMA, M. F. S. ; XIMENES-ROCHA, S. H. ; BRASILEIRO, T. S. A. ; SILVA PEREIRA, S. . IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte e IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará. 2012. (Outro).
PENA-FERREIRA, E. ; SILVA PEREIRA, S. . I Jornada Acadêmica da UFOPA - Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Outro).
PENA-FERREIRA, E. ; SILVA PEREIRA, S. . II Seminário de Extensão do Gelopa: Autonomia e Identidade no Estudo da Língua Portuguesa. 2011. (Outro).
PENA-FERREIRA, E. ; SILVA PEREIRA, S. . I Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e I Seminário de Iniciação Científica da UFOPA. 2011. (Outro).
PENA-FERREIRA, E. ; SILVA PEREIRA, S. . II Congresso de Língua Portuguesa - Educação linguística: Pesquisa, Ensino e Cidadania. 2010. (Congresso).
PIMENTEL, M. L. F. S. ; SILVA PEREIRA, S. . I Mostra de DVD's Midiateca Arte na Escola. 2009. (Outro).
PENA-FERREIRA, E. ; SILVA PEREIRA, S. . I Seminário de Extensão do Gelopa: contribuições funcionalistas para o ensino de língua portuguesa. 2009. (Outro).
Participação em eventos
Diálogo sobre os descritores de Língua Portuguesa e Matemática com base nas matrizes de referência do SAEB.Diálogo sobre os descritores de Língua Portuguesa e Matemática com base nas matrizes de referência do SAEB. 2019. (Seminário).
IV Semana do Meio Ambiente SEMMA/UFOPA. 2019. (Seminário).
Seminário de Pesquisa e Ensino em Letras - Graduação e Pós Graduação. 2019. (Seminário).
IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. DO PRESENTE AO PASSADO: O PROJETO HISTÓRIA SOCIAL E LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS DO OESTE PARAENSE. 2013. (Congresso).
I Encontro do Projeto "História Social e Linguística do Português do Oeste Paraense". 2012. (Encontro).
III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino. Os Usos do "já" na comunidade santarena: um estudo de casos. 2012. (Congresso).
II Seminário LELIT: Ler Literatura, aprender e viver. 2012. (Seminário).
I Jornada Acadêmica da UFOPA - Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão.(...) ela já tinha... já tinha dois já... tinha dois irmão já... que tava com mais de quinze anos... tinha um que já tinha uns... treze e o outro já oito... por aí...: OS USOS DO JÁ NO PORTUGUÊS SANTARENO. 2012. (Outra).
I Seminário de Iniciação Científica Ensino Médio - UFOPA/ CNPq e I Seminário de Extensão. 2012. (Seminário).
IV Seminário Regional de política e Administração da Educação da Região Norte e IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará. 2012. (Seminário).
Reunião Regional da SBPC - Educação e Ciência na Amazônia. 2012. (Outra).
VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará.Oralidade e Escrita nas séries iniciais: um estudo de casos na Escola Sofia Imbiriba. 2012. (Seminário).
III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. BLOGAR, TWITTAR, ORKUTAR...ESSAS COISAS PEGAM!. 2011. (Congresso).
I Seminário de Pesquisa e pós-graduação e I Seminário de Iniciação Científica da UFOPA.Os Usos do Marcador Discursivo "POIS É". 2011. (Seminário).
Feira Regional de Ciências.O Letramento Profissional: Experiências a partir do Projeto Institucional de Iniciação à Docência. 2010. (Outra).
I Congresso internacional de Dialetologia e Sociolinguistica. Uma Análise Funcional da Transitividade no Falar Santareno. 2010. (Congresso).
II Congresso de língua Portuguesa - Educação Linguística: Pesquisa, Ensino e Cidadania. Vamos Tuitar Blogando com os orkutados - Formação verbal de vocábulos estrangeiros. 2010. (Congresso).
I Seminário de Projetos Educacionais e a construção de uma nova cultura de uma nova cultura acadêmica na Amazônia. 2010. (Seminário).
VII Jornada de Iniciação e Pesquisa Cientifica e Tecnológica do IESPES.A Formação de Verbos a partir de Vocábulos Estrangeiros: um estudo de casos. 2010. (Outra).
12ª Jornada de Extensão da UFPA - Na Ilharga da Universidade.Clube de Ciências pólo Santarém: Um caminho a Iniciação Científica de Crianças e Adolescentes. 2009. (Outra).
II Congresso Internacional de Estudos Linguisticos e Literários na Amazônia. 2009. (Congresso).
III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2009. (Outra).
III Seminário de Albetização e Letramento.O Contexto social através dos Gêneros Textuais no processo de Alfabetização e Letramento nas séries iniciais e O Jornal como recuso didático na Alfabetização Infantil. 2009. (Seminário).
III Seminário de Gêneros Textuais:. 2009. (Seminário).
I Simpósio de Educação Infantil.A Leitura a partir de Histórias em Quadrinhos na Educação Infantil. 2009. (Simpósio).
Seminário Reforma Ortográfica:"O Português virou um só". 2009. (Seminário).
VI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do Iespes. "Pesquisa Científica: o caminho para novas oportunidades de integração do conhecimento".A Mulher Negra na Obra de Machado de Assis. 2009. (Outra).
X Encontro Municipal de Estudantes de Pedagogia - EMEPe. 2009. (Encontro).
11ª Jornada de Extensão da UFPA - "Tecnologias Sociais e Inclusão: caminhos para a extensão universitária".Midiateca Arte na Escola: uma Proposta para o ensino da arte. 2008. (Outra).
II Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Ciência e Inovação no Contexto Amazônico.Midiateca Arte na Escola. 2008. (Outra).
I Simpósio à Beleza Negra de Santarém. 2008. (Simpósio).
Mini Curso: Heranças Africanas. 2008. (Outra).
Oficina de Iniciação e Integração Teatral (OI!). 2008. (Oficina).
Reunião Regional da SBPC em Oriximiná.Midiateca Arte na Escola ? Pólo Santarém. 2008. (Outra).
I Seminário de Poesia Santarena. 2007. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
SILVA PEREIRA, S. ; PENA-FERREIRA, E. . Corpus de Textos Orais do Português Santareno: Primeiras Análises. In: II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2012, Belém. Diversidade linguística e políticas de ensino. São Luís: EDUFMA, 2012. v. 2. p. 2-2.
-
SILVA PEREIRA, S. ; SANTOS, M.D.S.dos . Oralidade e Escrita nas séries iniciais: um estudo de casos na Escola Sofia Imbiriba. In: VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará, 2012, Santarém. VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará. Santarém: ULBRA, 2012. v. 1. p. 57-62.
-
SILVA PEREIRA, S. ; PENA-FERREIRA, E. . A Verbalização da palavras Coisa. In: VI Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia e XI Salão de Pesquisa e Iniciação Científica do CEULS/ ULBRA, 2009, Santarém. VI Salão de Pesquisa e Iniciação Científica. Santarém: Centro Universitário Luterano de Santarém- CEULS/ULBRA, 2009. p. 485-488.
-
SILVA PEREIRA, S. ; COSTA . Os Usos do "já" na comunidade santarena: um estudo de casos. In: III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino, 2012, Santarém. Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino. Santarém: UFOPA, 2012.
-
LEAL ; SILVA PEREIRA, S. ; SANTOS, Zair H. . Triste Fim de Policarpo Quaresma: Um Sujeito Vanguardista Utópico. In: III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino, 2012, Santarém. Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino. Santarém: UFOPA, 2012.
-
RÊGO ; SILVA PEREIRA, S. ; SANTOS, Zair H. . Os Regionalismos na Obra Maria de Todos os Rios de Benedicto Monteiro. In: III Congresso de Língua Portuguesa: Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino, 2012, Santarém. Falares Amazônicos - Pesquisa e Ensino. Santarém: UFOPA, 2012.
-
SILVA PEREIRA, S. ; PENA-FERREIRA, E. . Corpus de Textos Orais do Português Santareno: Primeiras Análises. In: II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: Diversidade Linguística e Políticas de Ensino, 2012, Belém. II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: Diversidade Linguística e Políticas de Ensino. São Luís: EDUFMA, 2012. v. 1. p. 267-267.
-
SILVA PEREIRA, S. ; COSTA . (...) ela já tinha... já tinha dois já... tinha dois irmão já... que tava com mais de quinze anos... tinha um que já tinha uns... treze e o outro já oito... por aí...: OS USOS DO JÁ NO PORTUGUÊS SANTARENO. In: I Jornada Acadêmica da Ufopa - Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santarém. I Jornada Acadêmica da Ufopa - Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012. v. 1. p. 1-1.
-
SILVA PEREIRA, S. ; PENA-FERREIRA, E. . Blogar,Twittar, Orkutar ... Essas coisas pegam !. In: III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2011, Belém. III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Belém: Gráfica Boos, 2011. v. 3. p. 225-225.
-
PENA-FERREIRA, E. ; SILVA PEREIRA, S. . Os Usos do Marcador Discursivo. In: I Seminário de Pesquisa e pós-graduação e I Seminário de Iniciação Científica da UFOPA, 2011, Santarém. I Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e I Seminário de Iniciação Científica da UFOPA. Santarém, 2011. v. 1. p. 77-77.
-
SILVA PEREIRA, S. ; PENA-FERREIRA, E. . A Formação de Verbos a partir de Vocábulos Estrangeiros. In: VII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES, 2010, Santarém. A Pesquisa Interdisciplinar e a Integração de Saberes. Santarém: Gráfica Tiagão, 2010. v. 7. p. 16-16.
-
SILVA PEREIRA, S. ; FERREIRA, F. S. ; TEIXEIRA, P. C. ; MACAMBIRA, P. R. ; SANTOS, Zair H. . Projeto Institucional de Bolsa de Iniciaçãoà Docência (PIBID): o ensino de língua portuguesa no ensino médio apartir dos gêneros textuais. In: VII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES, 2010, Santarém. A Pesquisa Interdisciplinar e a Integração de Saberes. Santarém: Gráfica Tiagão, 2010. v. 7. p. 142-142.
-
SANTOS, M.D.S.dos ; BENTES, L. C. M. ; FERREIRA, F. S. ; SILVA PEREIRA, S. ; ABREU, W. L. S. . Os Desvios de Concordância Verbal na Escrita de Alunos da Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre a estrutura frasal. In: VII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e tecnológica do Iespes, 2010, Santarém. A Pesquisa Interdisciplinar e a Integração de Saberes. Santarém: Gráfica e Editora Tiagão, 2010. v. 7. p. 128-128.
-
FERREIRA, F. S. ; SILVA PEREIRA, S. ; PENA-FERREIRA, E. . Uma Análise Funcional da Transitividade no Falar Santareno. In: I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguistica, 2010, São Luis. I Congresso de Dialetologia e Sociolinguistica, Homenagem a Maria do Socorro Silva de Aragão. São luis, 2010. v. 1. p. 103-103.
-
SILVA PEREIRA, S. ; PIMENTEL, M. L. F. S. . A Interdisciplinaridade Via Midiateca Arte na Escola - Pólo Santarém. In: III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Sanatém. Valores Educacionais, Cultura, Ética e Desenvolvimento Humano na Amazônia, 2009.
-
SILVA PEREIRA, S. ; SANTOS, Ângela M. F dos ; PACHECO, T. J. D. . O Contexto Social através dos Gêneros Textuais no processo de Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais. In: III Seminário de Alfabetização e Letramento, 2009, Santarém. III Seminário de Alafabetização e Letramento, 2009.
-
SILVA PEREIRA, S. ; SANTOS, Zair H. . A Mulher Negra na Obra de Machado de Assis. In: VI Jornada de Iniciação Científica e Pesquisa Científica e tecnológica do Iespes, 2009, Santarém. Pesquisa Científica: o caminho para novas oportunidades de integração do conhecimento. Santarém: Gráfica e Editora Tiagão, 2009.
-
SILVA PEREIRA, S. ; PIMENTEL, M. L. F. S. . O Kit Art Br : um recurso didático no Ensino da Arte. In: III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Santarém. Valores Educacionais, Cultura, Ética e Desenvolvimento Humano na Amazônia, 2009.
-
PIMENTEL, M. L. F. S. ; SILVA PEREIRA, S. ; SILVA, L.M da ; PIMENTEL, A.P.R. . Midiateca Arte na Escola: uma proposta para o ensino de Arte. In: 11ª Jornada de Extensão, 2008, Belém. Tecnologias Sociais e Inclusão: caminhos para a extensão universitária, 2008.
-
SILVA PEREIRA, S. ; COSTA . Os Usos do "já" na comunidade santarena: um estudo de casos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA PEREIRA, S. ; COSTA . (...) ela já tinha... já tinha dois já... tinha dois irmão já... que tava com mais de quinze anos... tinha um que já tinha uns... treze e o outro já oito... por aí...: OS USOS DO JÁ NO PORTUGUÊS SANTARENO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA PEREIRA, S. ; PENA-FERREIRA, E. . Corpus de Textos Orais do Português Santareno: Primeiras Análises. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA PEREIRA, S. ; PENA-FERREIRA, E. . Vamos Tuitar Blogando com os Orkutados - Formação Verbal de Vocábulos Estrangeiros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA PEREIRA, S. ; MACAMBIRA, E. R ; SANTOS, Zair H. . E agora, professor? Que fazer? - experiências a partir do PIBID-CAPES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, F. S. ; SILVA PEREIRA, S. ; PENA-FERREIRA, E. . Uma Análise Funcional da Transitividade no Falar Santareno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA PEREIRA, S. ; PENA-FERREIRA, E. . Vamos Tuitar Blogando com os orkutados - Formação Verbal de Vocábulos Estrangeiros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA PEREIRA, S. ; MACAMBIRA, E. R ; SANTOS, Zair H. . E agora, professor? Que fazer? - Experiências a partir do PIBID-CAPES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA PEREIRA, S. ; MACAMBIRA, P. R. ; SANTOS, Zair H. . O letramento profissional: Experiências a partir do Projeto Institucional de Iniciação à Docência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA PEREIRA, S. ; SANTOS, M.D.S.dos . A Leitura a partir de Histórias em Quadrinhos na Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA PEREIRA, S. ; SANTOS, Zair H. . A Mulher Negra na Obra de Machado de Assis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA PEREIRA, S. ; SANTOS, M.D.S.dos ; PACHECO, T. J. D. . Os Gêneros Textuais no Processo de Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA PEREIRA, S. ; PIMENTEL, M. L. F. S. . A Interdisciplinaridade Via Midiateca Arte na Escola - Pólo Santarém. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA PEREIRA, S. ; PIMENTEL, M. L. F. S. . Kit Art Br: um recurso didático para o ensino da Arte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA PEREIRA, S. ; PACHECO, T. J. D. . A Alfabetização e o Letramento via Gêneros Textuais na Educação de Crianças, Jovens e Adultos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA PEREIRA, S. ; PACHECO, T. J. D. . Projeto de Extensão Sons , Cores, Formas e Contos da Periferia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA PEREIRA, S. ; SANTOS, Ângela M. F dos ; PACHECO, T. J. D. . O Contexto Social através dos Gêneros Textuais no processo de Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA PEREIRA, S. ; SANTOS, S. E. . Clube de Ciências pólo Santarém: Um caminho à Iniciação de Crianças e Adolescentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BENTES, E. F. ; SILVA PEREIRA, S. ; PIMENTEL, M. L. F. S. . Midiateca Arte na Escola Pólo Santarém - O Uso da Tecnologia Audiovisual no Ensino da Arte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACIEL, C. G. ; SILVA PEREIRA, S. ; PACHECO, T. J. D. . Onphalos e seu olhar semiótico sobre as aartes e suas faces integradoras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA PEREIRA, S. ; SANTOS, M.D.S.dos ; PACHECO, T. J. D. . O Gênero Jornal como recurso didático na Alfabetização Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA PEREIRA, S. ; COSTA, R.L. ; SOARES, A. V. . Valorizando a Diversidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIMENTEL, M. L. F. S. ; SILVA PEREIRA, S. ; SILVA, L.M da ; PIMENTEL, A.P.R. . Midiateca Arte na Escola: uma proposta para o ensino de arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA PEREIRA, S. ; PIMENTEL, A.P.R. ; PIMENTEL, M. L. F. S. . Midiateca Arte na Escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SILVA PEREIRA, S. . Oficina de Língua Portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA PEREIRA, S. . Oficina de Metodologia Científica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA PEREIRA, S. . Oficina de Língua Portuguesa - Produção Textual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA PEREIRA, S. . O Artista e Eu. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA PEREIRA, S. ; SANTO, S. P. E. . O Grau no continuum flexão/ derivação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA PEREIRA, S. ; PACHECO, T. J. D. . Oficina de Iniciação Teatral. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA PEREIRA, S. . A Mulher Negra na Obra de Machado de Assis. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA PEREIRA, S. ; PIMENTEL, M. L. F. S. . Oficina Língua, Cultura e Educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA PEREIRA, S. . Arte na Escola. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA PEREIRA, S. . III Encontro do Rádio pela Educação. ?A Escola que queremos: 10 anos educando na Amazônia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2011 - Atual
HISTÓRIA SOCIAL E LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS DO OESTE PARAENSE, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ediene Pena Ferreira em 08/03/2013., Descrição: O projeto ?História Social e Linguística do Português do Oeste Paraense? pretende desenvolver uma pesquisa que busca (re)contar a sócio-história de nossa língua na região oeste do estado do Pará. O oeste do Pará é constituído por 27 municípios, muitos deles nascidos sob a influência das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá, fora do eixo fluvial que direcionou a colonização histórica. Os municípios dessa região que se destacam pela posição e desenvolvimento econômico e social são: Santarém, Altamira, Oriximiná, Itaituba, Monte Alegre e Juruti. Essa região, também conhecida como região do Tapajós, nome do rio que banha a cidade de Santarém e herança dos índios tupaius, limita-se ao norte com o Suriname e a República da Guiana, a leste com o estado do Amapá e com outros municípios do Pará, ao sul com o estado do Mato Grosso, e a oeste, como os estados do Amazonas e Roraima. Dentre os objetivos do projeto destacam-se: constituir, para fins de documentação e análise, corpora escrito para a diacronia da região oeste do Pará, de modo a propiciar à comunidade acadêmica material fidedigno e bem editado para descrever e estudar a formação do português brasileiro no oeste do Pará; mapear a região oeste do Pará e selecionar municípios-polo, onde a pesquisa deve ser realizada, considerando o valor histórico, político e econômico do município; flagrar as mudanças gramaticais do português do oeste paraense; constituir um amplo e fiável material linguístico que possibilite estudos lexicais, fonéticos,morfológicos, sintáticos e pragmáticos do português do oeste paraense; fomentar a pesquisa linguística na Amazônia Paraense; fomentar estudos de descrição e análise de aspectos linguísticos do português nos falares rurais e urbanos do oeste paraense.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sérgio da Silva Pereira - Integrante / Luciene Marinho da Silva - Integrante / Ediene Pena Ferreira - Coordenador / Celiane Sousa Costa - Integrante / Tiago Aquino Silva de Santana - Integrante / Maria Sandy Nunes de Oliveira - Integrante / Adriano Lucas da Silva Carvalho - Integrante / Yasmin de Sousa Dias - Integrante / Wendel Cardoso de Sousa - Integrante / Jácson paulino de Souza Junior - Integrante / Nayara Araújo de Sousa - Integrante / Paola Frois Moreira - Integrante / Janderson Alexandre Oliveira dos Santos - Integrante / Danielly Siqueira Pereira - Integrante / Cássio Victor Dutra da Silva - Integrante / Matheus Santos da Silva - Integrante / Francis Felipe Gomes Nascimento - Integrante / Ândria Caroline Pinto Dias - Integrante / Josilene Santos de Souza - Integrante / Athila Rafael Rêgo Reis - Integrante / Monik Ellen Silva Marinho - Integrante / Carlos Ádan Gato do Rosário - Integrante / Celton Clever Silva Câncio - Integrante / Lucinaldo Silva da Conceição - Integrante / João Victor dos Santos Fernandes - Integrante / Josimara Seixas Santino - Integrante / Neldre Afonso Seixas da Fontoura - Integrante / Paula Caroline Oliveira de Jesus - Integrante / Soraia Carmo Xavier - Integrante / Taynah Martins Camarão - Integrante / José Augusto Almeida Pereira - Integrante / Jonathas Luis dos Santos Graças - Integrante / Ecivaldo Santos dos Anjos - Integrante / Rangel Deric Vieira Soares - Integrante / Thiago Castro da Silva farias - Integrante / Isabela Freitas Almeida - Integrante / Jéssica Alvarenga Vinente - Integrante / Vanderson dos Santos Amaral - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2012
CONSTITUIÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS ORAIS DO PORTUGUÊS SANTARENO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ediene Pena Ferreira em 08/03/2013., Descrição: O Projeto de Pesquisa Constituição, Documentação e Análise de Corpus de Textos Orais do Português Santareno (CTOPS), desenvolvido, inicialmente, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e, agora, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) baseia-se na Sociolinguística Variacionista. Os objetivos específicos são: Mapear o município de Santarém e selecionar, na área urbana, núcleos pólo, onde a pesquisa ser realizada; Coletar e registrar amostras de fala dos habitantes da zona urbana; documentar as amostras de fala coletadas; Transcrever grafematicamente as amostras de fala, segundo normas específicas para esse fim. Transcrever fonética e fonologicamente as amostras de fala, com rigoroso critério científico; Digitalizar o corpus; Constituir um amplo e fiável material linguístico que possibilite estudos lexicais, fonéticos, morfológicos, sintáticos e pragmáticos do português oral. O CTOPS vem suprir uma lacuna que há anos existe na região norte: a carência da documentação da fala de nossa região. Cumpre ressaltar que, além da importância linguística, o corpus apresenta uma importância histórica, não só por ser o primeiro corpus de textos orais de Santarém, mas, e principalmente, porque, no momento de desintegração das culturas locais e processos crescentes de padronização no qual vivemos, registrar a língua de um povo é registrar sua história.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Sérgio da Silva Pereira - Integrante / Luciene Marinho da Silva - Integrante / Suzana Pinto do Espirito Santo - Integrante / Ediene Pena Ferreira - Coordenador / Francinara da Silva Ferreira - Integrante / Tiago Aquino Silva de Santana - Integrante / Maria Sandy Nunes de Oliveira - Integrante / Marcela de Lima Gomes - Integrante / Danielle Caroline Batista da Costa - Integrante / Lidiane Castro da Silva - Integrante / Marinelma Cristo Batista - Integrante / Martina de Siqueira Corrêa - Integrante / Jéssica Kêmylla Amazonas Ferreira - Integrante / Juliane Marcelle da Silva Ferreira - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Oeste do Pará - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
Prêmios
2010
Pesquisa Científica e Tecnológica, Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Aprovados, Setor Privado. , Avenida Independência, Santa Terezinha, 68270000 - Oriximiná, PA - Brasil, Telefone: (093) 35241213
Experiência profissional
2010 - 2013
AMAZÔNIA DIGITALVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Português e Redação, Carga horária: 24
2010 - 2012
SISTEMA DE ENSINO AMAZONVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Português e Redação, Carga horária: 24
Outras informações:
Trabalha suas aulas seguindo uma sequência didática com o uso de gêneros nas aulas, facilitando o aprendizado dos alunos que passam a compreender com maior facilidade a disciplina relacionada ao vestibular.
2014 - Atual
Colégio AprovadosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Proprietário, Carga horária: 20
2019 - Atual
Facudade Educacional da LapaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Proprietário, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sérgio da Silva Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?