Alexandre Hitoshi Ito

Formação acadêmica em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM 2008-2012). Especialização em Engenharia de segurança contra Incêndio e Pânico (UEM 2014-2016) e Mestrado em Engenharia Urbana (UEM 2014-2016). Experiência em docência como professor auxiliar em saneamento, hidráulica e sistemas hidráulicas prediais na UEM de 2013 até o momento da ultima atualização.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Civil

2014 - 2016

Universidade Estadual de Maringá
Título: Smart Sensor: Uso de Sensores de Cloro com Transmissão em Redes sem Fio no Monitoramento do Cloro Livre em Sistema de Distribuição,Ano de Obtenção: 2016
Sandro Rogério Lautenschlager.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Smart City.

Especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico

2014 - 2016

Instituto de Tecnologia e Ciência Ambiental
Título: Planilha Eletrônica Para o Desenvolvimento de Projeto Para Prevenção de Incêndio
Orientador: Doralice Aparecida Fávaro Soares

Graduação em Engenharia Civil

2008 - 2012

Universidade Estadual de Maringá
Título: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO EM UM FLOCULADOR HIDRÁULICO
Orientador: Sandro Rogério Lautenschlager

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Centro de Ensino Nobel

Ensino Fundamental (1º grau)

1997 - 2005

colegio marista maringa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

CódigodeSegurança contra Incêndio ePânico-Hidrante. (Carga horária: 12h). , Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado doParaná, CREA-PR, Brasil.

2015 - 2015

Chemical Reaction Engineering with COMSOL. (Carga horária: 2h). , Comsol, COMSOL, Suécia.

2015 - 2015

CFD: Microfludics and Laminar Flow with COMSOL. (Carga horária: 2h). , Comsol, COMSOL, Suécia.

2015 - 2015

Intermediário de Brigada de Prevenção e Combate a. (Carga horária: 8h). , Centro de Treinamento Portal das Águas, CTPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Prevenção de Incêndio.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Sistemas Hidraulicos Prediais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Saneamento Básico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. USO DE UM MODELO MATEMÁTICO CALIBRADO PARA SIMULAR CENÁRIOS DE DEMANDA FUTURA EM UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DENTRO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO. 2015. (Congresso).

XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. CÁLCULO DO CONSUMO DE ÁGUA PER CAPITA E DISTRIBUIÇÃO DAS DEMANDAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. 2015. (Congresso).

(Re)Inventar a cidade em tempos de mudança. PROPOSTA DE READEQUAÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM EM UM TRECHO DA AVENIDA BRASIL, NA CIDADE DE MARINGÁ - PARANÁ - BRASIL.. 2014. (Congresso).

COMSO CONFERENCE 2014.Stabilization Time in Infiltration Test. 2014. (Outra).

21.o Encontro Anual de Iniciação Científica e 2.o Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação.SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO EM UM FLOCULADOR HIDRÁULICO. 2012. (Encontro).

21.o Encontro Anual de Iniciação Científica e 2.o Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação.21 EAIC e 2 EAITI. 2012. (Encontro).

COMSOL Conference. The Use of CFD to Simulate Turbulent Flows in Laboratory and Full Scale Flocculation Processes. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Matheus Bufalo Cervantes

CANOVA J.A.; LISOT, A.;ITO, A. H.. Controle de produção na execução de pavimentos rígido da duplicação da BR-163/364/MT - Serra de São Vicente - Cuibá - MT: Estudo de Caso. 2018.

Aluno: Andre Kazuhiro Shiotani

ITO, A. H.; BALDI, C.; PEINADO, H. S.. Gerenciamento de Projetos: Estudo preliminar de implantação de um usina de reciclagem de resíduo eletrônico na cidade de Umuarama, PR. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento de Projetos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Rosana Marcelli Rodrigues Grossi

LISOT, A.;ITO, A. H.; ARAGAO, F. V.. Análise Biométrica no Setor Administrativo de um posto de Perícia Criminal. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Priscila Caroline Zanatta

LISOT, A.; ARAGAO, F. V.;ITO, A. H.. Avaliação Biométrica e Antropológica em Posto de Trabalho de Projetista de móveis Planejados. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Beatriz Ramos Martihão

MORI L.MM.;MENDES M.C.M.ITO, A. H.. Avaliação do sistema de proteção contra incêndio de um condomínio residencial em Maringá - PR. 2018.

Aluno: Lucas Eduardo Cariolando

ITO, A. H.; HESPANHOL K.M.H; HOJO L.Y.C.P.. Análise de qualidade de água em filtros de bioareia de acrílico utilizando filtração lenta em fluxo contínuo e intermitente. 2018.

Aluno: Débora Ribeiro Bizolla

ITO, A. H.SOARES D.A.F.SOARES P.F.. Desenvolvimento de um software educacional para o dimensionamento de chuveiros automáticos. 2018.

Aluno: Daniel Lucas Alves

HESPANHOL K.M.H;ITO, A. H.; HOJO L.Y.C.P.. Análise quali-quantitativa da eficiência de filtros lentos domiciliares em operação contínua e intermitente. 2018.

Aluno: Jhonathan Yoshiaki Namba

LIMA, E. P.SOARES P.F.ITO, A. H.. Aplicação do software HEC-HMS e HEC-RAS para análise de viabilidade da canalização do córrego Mandacarú. 2018.

Aluno: Eduardo Gabriel Cerqueira Lopes Andrade

ITO, A. H.Okawa C.M.P; RODRIGUES E.J.. Projetar e instalar o sistema de fotovoltaico offset para acionar equipamento de monitoramento de qualidade da água. 2017.

Aluno: Lui Cesar Iwamoto

CANOVA J.A.;ITO, A. H.LIMA, E. P.. Comparação de processos executivos de acessórios hidráulicos para acabamento em edificações. 2017.

Aluno: Lucas Curioni Rdrigues

ITO, A. H.SOARES D.A.F.PEREIRA, P. P.. Determinação dos parâmetros de projeto de chuveiros automáticos com auxílio de planilha eletrônica. 2017.

Aluno: André Yukio Ikeno

ITO, A. H.; MORI L.MM.;LIMA, E. P.. Análise de viabilidade econômica na implantação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais em edifícios residenciais de múltiplos pavimentos. 2017.

Aluno: Bruna Forestieri Bolonhez

SOARES D.A.F.SOARES P.F.ITO, A. H.. Modelagem matemática de redes de drenagem urbana: Estudo de parte de rede da Universidade Estadual de Maringá - Campus Sede. 2017.

Aluno: Lillyan Prado Barbosa

PEREIRA, P. P.Okawa C.M.PITO, A. H.. Determinação do coeficiente de permeabilidade de pavimento intertravado de concreto e dimensionamento hidráulico das camadas de base e sub-base de acordo com a NBR 16416(2015). 2017.

Aluno: Allan Arai Martens

ITO, A. H.SOARES D.A.F.; HOJO L.Y.C.P.. Metodologia de avaliação das medidas de segurança contra incêndio e pânico em edificações de ensino. 2017.

Aluno: Pedro Henrique L

ITO, A. H.LIMA, E. P.; HOJO L.Y.C.P.. Bortoletto.Solução alternativa para drenagem urbana: Estudo de caso no Jardim Tóqui do município de Maringá, PR. 2017.

Aluno: Sérgio Augusto Jacob Doveines

ITO, A. H.; MORI L.MM.; Miotto J.L.. Estudo de viabilidade para implantação de um sistema de captação e tratamento de águas pluviais em uma pequena industria. 2017.

Aluno: Otávio César Eiri Marques

HOJO L.Y.C.P.; BENATTI C.T.;ITO, A. H.. Uso do Software BIWIN para modelagem da estação de tratamento de esgoto alvorada, Maringá - PR. 2017.

Aluno: William de Lucca

HOJO L.Y.C.P.; BENATTI C.T.;ITO, A. H.. Detalhamento da distribuição do tempo de residência em filtros lentos domiciliares. 2017.

Aluno: Renan Kendy Shimizu

ITO, A. H.SOARES D.A.F.PEREIRA, P. P.. Automação do processo de dimensionamento de chuveiro automático "Sprinkler". 2017.

Aluno: Douglas Yuki Kawakami

ITO, A. H.Okawa C.M.P; HOJO L.Y.C.P.. Automatização do dimensionamento de hidrantes via planilha eletrônica. 2016.

Aluno: Luiz Augusto Wronski Filho

SOARES D.A.F.ITO, A. H.; ENAMI R.M.. Plano de prevenção contra Incêndio e pânico de um bloco didático. 2016.

Aluno: Marcio Takashi Uyeno

Okawa C.M.P; SILVEIRA M.V.G.;ITO, A. H.. Aplicativo para REVIT: Desenvolvimento de um programa de cálculo de perda de carga em tubulações de água quente e água fria. 2016.

Aluno: Anderson Matheus Bernardino Gonçalves

Okawa C.M.P; HOJO L.Y.C.P.;ITO, A. H.. Diagnóstico da rede de drenagem urbana de uma sub-bacia do córrego Osório, Maringá - PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Welington da Silva Destefani

ITO, A. H.Okawa C.M.P; HOJO L.Y.C.P.. Análise da qualidade da água pluvial em sistemas de aproveitamento para so não potável em edificações residenciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Evandro Rodrigues da Silva

HOJO L.Y.C.P.; MORI L.MM.;ITO, A. H.. Análise da implantação da tecnologia BIM - Estudo de caso em uma empresa de pequeno porte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Robson Rodrigo de Siqueira

Okawa C.M.P; KAMINATA O.T.;ITO, A. H.. Determinação das Vazões para outorga de direito de uso das águas superficiais e para lançamento de efluentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: ra68661

SOARES D.A.F.ITO, A. H.; ENAMI R.M.. Desenvolvimento de projetos hidrosanitários e de prevenção de incêndio em uma cozinha industrial localizada na cidade de Maringá - PR. 2015.

Aluno: Carolina Garcia

Okawa C.M.PKAMINATA, O. T.ITO, A. H.. Avaliação da Drenagem Urbana no Entorno do Bosque do BOSQUE DOS PIONEIROS em Maringá - PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Monigleicia Alcalde Orioli

Okawa C.M.PITO, A. H.NADOLNY L.S.. Diagnóstico da Rede de Drenagem Urbana em um Trecho da Bacia do Córrego Osório na Cidade de Maringá - PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Lucas Miyasaki

NADOLNY L.S.Okawa C.M.PITO, A. H.. Análise do Plano e da Lei Orgânica da Cidade de Maringá - PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Luiz Felipe Sorroche

SOARES D.A.F.SOARES P.F.ITO, A. H.. Aproveitamento de Água de Chuva na Indústria: Estudo de Caso de uma empresa vidreira Maringpa/PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Diogo Augusto Rodrigues Rozada

ITO, A. H.Okawa C.M.PNADOLNY L.S.. Caracterização da Qualidade da Água do Afluente à Margem Esquerda do Ribeirão bandeirantes do Sul na Cidade de Maringá/PR. 2014.

Aluno: Heloíse Pinheiro Rotta

Okawa C.M.PITO, A. H.KAMINATA, O. T.. Impactos Ambientais de Drenagem em Portos: Porto de Paranaguá, Paraná, Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Felipe Venson de Souza

NADOLNY L.S.ITO, A. H.; ARREBOLA, D. L. C. C.. Análise das Ocorrências e Danos à População Devido aos Alagamentos no Município de Maringá - PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luisa Fernanda Ribeiro Reis

LAUTENSCHLANGER, S. R.; SOARES, P. F.;REIS, L. F. R.; MENESES, J. W. M.. Smart Sensor: Uso de Sensores de Cloro com Transmissão em Redes sem Fio no Monitoramento da Qualidade de Água em Sistema de Distribuição. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Estadual de Maringá.

Luisa Fernanda Ribeiro Reis

LAUTENSCHLANGER, S. R.; SOARES, P. F.;REIS, L. F. R.. Smart Sensor: Uso de Sensores de Cloro com Transmissão em Rede sem Fio no Monitoramento da Qualidade da Água em Sistema de Distribuição. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Urbana) - Universidade Estadual de Maringá.

Franciely Velozo Aragão

SOARES, D. A. F.; TEIXEIRA, V.;ARAGÃO, F. V.. Planilha Eletrônica para o desenvolvimento de projeto de prevenção de incêndio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Diogo Augusto Rodrigues Rozada

Caracterização Da Qualidade Da Água Do Afluente À Margem Esquerda Do Ribeirão Bandeirantes Do Sul Na Cidade De Maringá - PR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Alexandre Hitoshi Ito;

Marcello Binder Cadan

Gerenciamento De Resíduos Sólidos Urbanos Na Cidade De Indianópolis-PR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Alexandre Hitoshi Ito;

Iara Bertozzi Aita

QUALIDADE DA ÁGUA E REDE DE DRENAGEM URBANA: Caso na descarga no Parque do Ingá, Maringá - PR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Alexandre Hitoshi Ito;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sandro Rogério Lautenschlager

Smart Sensor: Uso de Sensores de Cloro com Transmissão em Redes sem Fio no Monitoramento da Qualidade de Água em Sistema de Distribuição; 2016; Dissertação (Mestrado em Enenharia Urbana) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Sandro Rogerio Lautenschlager;

Sandro Rogério Lautenschlager

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO EM UM FLOCULADOR HIDRÁULICO; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Sandro Rogerio Lautenschlager;

Sandro Rogério Lautenschlager

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO EM UM FLOCULADOR HIDRÁULICO; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Rogerio Lautenschlager;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ITO, A. H. ; PEREIRA, P. P. . Modelagem matemática para verificação da qualidade da água em sistema de distribuição de água potável. SYNERGISMUS SCYENTIFICA UTFPR , v. 12, p. 213-218, 2017.

  • PEREIRA, P. P. ; ITO, A. H. . Efeitos da urbanização e soluções sustentáveis para o sistema de drenagem. SYNERGISMUS SCYENTIFICA UTFPR , v. 12, p. 183-195, 2017.

  • ITO, A. H. ; CARVALHO, M. K. ; KAMINATA, O. T. ; JUNQUEIRA, R. F. ; LAUTENSCHLAGER, S. R. . MONITORAMENTO DE SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA VIA REDE SEM FIO ZIGBEE. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015.

  • PEREIRA, P. P. ; ITO, A. H. ; LIMA, E. P. ; SOARES P.F. ; LAUTENSCHLAGER, S. R. . CÁLCULO DO CONSUMO DE ÁGUA PER CAPITA E DISTRIBUIÇÃO DAS DEMANDAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília. XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015.

  • ITO, A. H. ; PEREIRA, P. P. ; PAREDES, E. A. ; SOARES P.F. ; LAUTENSCHLAGER, S. R. . USO DE UM MODELO MATEMÁTICO CALIBRADO PARA SIMULAR CENÁRIOS DE DEMANDA FUTURA EM UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DENTRO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília. XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015.

  • ITO, A. H. ; LAUTENSCHLAGER, S. R. ; REIS, J. H. C. ; BELINCANTA, A. . Stabilization time in Infiltration Test. In: Excerpt from the Proceedings of the 2014 COMSOL Conference in Curitiba, 2014, Curitiba. Stabilization time in Infiltration Test, 2014.

  • ROVERI, S. D. ; KURODA C.Y ; Okawa C.M.P ; SOARES D.A.F. ; JÚNIOR L.A.K. ; ITO, A. H. ; NADOLNY L.S. . APLICAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE BAIXO IMPACTO (LID) NO DIMENSIONAMENTO DE REDE DE DRENAGEM URBANA EM UM LOTEAMENTO. In: In: Pluris 2014 - 6º Congresso luso-brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável, 2014, Lisboa. (Re)Inventar a cidade em tempos de mudança, 2014.

  • ROVERI, S. D. ; KURODA C.Y ; Okawa C.M.P ; SOARES D.A.F. ; ITO, A. H. ; VALLE, R. A. ; JABUR, A. S. ; SOUZA, R. C. . INFLUÊNCIA DA DISPOSIÇÃO DE QUADRAS DE UM LOTEAMENTO SOBRE O DIMENSIONAMENTO DA REDE DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS. In: Pluris 2014 - 6º Congresso luso-brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável, 2014, Lisboa. (Re)Inventar a cidade em tempos de mudança, 2014.

  • ITO, A. H. ; KAMINATA, O. T. ; LAUTENSCHLAGER, S. R. . The Use of CFD to Simulate Turbulent Flows in Laboratory and Full Scale Flocculation Processes. In: Comsol Conference Boston 2012, 2012, Boston. Comsol Conference Boston 2012, 2012.

  • CARVALHO, M. K. ; ITO, A. H. ; LAUTENSCHLAGER, S. R. ; JUNQUEIRA, R. F. ; KAMINATA, O. T. . Monitoramento De Sistema De Distribuição De Água Via Rede Sem Fio Zigbee. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ITO, A. H. ; PEREIRA, P. P. ; LIMA, E. P. ; SOARES P.F. ; LAUTENSCHLAGER, S. R. . Uso De Um Modelo Matemático Calibrado Para Simular Cenários De Demanda Futura Em Uma Rede De Distribuição De Água Dentro De Um Campus Universitário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, P. P. ; ITO, A. H. ; LIMA, E. P. ; SOARES P.F. ; LAUTENSCHLAGER, S. R. ; PAREDES, E. A. . Cálculo Do Consumo De Água Per Capita E Distribuição Das Demandas Em Uma Instituição De Ensino Superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, P. P. ; ITO, A. H. ; SIMOES, F. A. ; PAREDES, E. A. ; LAUTENSCHLAGER, S. R. . Análise Dos Bairros Zona 2 E Zona 24 Da Cidade De Maringá Segundo Os Conceitos De Kevin Lynch E Gordon Cullen. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ITO, A. H. ; LAUTENSCHLAGER, S. R. ; REIS, J. H. C. ; BELINCANTA, A. . Stabilization time in Infiltration Test. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KURODA C.Y ; ITO, A. H. ; AMORIM L.F. ; YANO L.T. ; CASARIM R ; JÚNIOR L.A.K. ; SOARES P.F. ; SOARES D.A.F. . Proposta De Readequação Do Sistema De Drenagem Em Um Trecho Da Avenida Brasil, Na Cidade De Maringá - Paraná - Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROVERI, S. D. ; KURODA C.Y ; ITO, A. H. ; Okawa C.M.P ; SOARES D.A.F. . Influência Da Disposição De Quadras De Um Loteamento Sobre O Dimensionamento Da Rede De Drenagem De Águas Pluviais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ITO, A. H. ; KURODA C.Y ; ROVERI, S. D. ; Okawa C.M.P ; SOARES D.A.F. ; JÚNIOR L.A.K. . Aplicação De Desenvolvimento De Baixo Impacto (LID) No Dimensionamento De Rede De Drenagem Urbana Em Um Loteamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Material didático para a disciplina de Simulação em Engenharia, Descrição: O projeto de ensino possui como objetivo a elaboração de um material didático a ser utilizado na disciplina de Simulação em Engenharia Hidráulica (DEC 9620). O texto didático englobará o ensino do software HEC-RAS, em sua versão atual (5.0.3). O programa permite a modelagem hidráulica de canais e corpos hídricos, trazendo subsídios para seus dimensionamentos e análises de impacto ambiental. O projeto será realizado em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, recebendo a contribuição de diferentes profissionais da área da engenharia hidráulica. O material publicado servirá como base para o ensino e apresentação de softwares de engenharia hidráulica, visando a atualização dos futuros profissionais quanto as novas técnicas disponíveis. Esse poderá ser empregado nas demais disciplinas das áreas de hidráulica e saneamento dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Alexandre Hitoshi Ito - Integrante / Paulo Fernando Soares - Coordenador / Ed Pinheiro Lima - Integrante / Bruna Forestieri Bolonhez - Integrante / Daniel Cordeiro Ferreira - Integrante / Jhonathan Yoshiaki Namba - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Projeto de revitalização do Cine Teatro Plaza da cidade de Maringá/PR, Descrição: O Cine Teatro Plaza localizado na cidade de Maringá/PR foi inaugurado em 1972, sendo propriedade particular até 1990 quando foi comprado pela Prefeitura do Município de Maringá. Em 2009 o Corpo de Bombeiros interditou o Teatro por falta de alguns requisitos de segurança a incêndios e acessibilidade. O Teatro é muito ?querido? pela população de Maringá, existindo uma campanha nas redes sociais em prol da sua revitalização, reativação e tombamento com o seguinte slogan: ?O CINE TEATRO PLAZA É NOSSO?. Segundo o meio artístico, era o teatro com melhor acústica da cidade e bastante utilizado pela comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá, pela falta de auditórios grandes na UEM. Neste contexto se insere o projeto proposto que tem como objetivo desenvolver o projeto de revitalização do Cine Teatro segundo a perspectiva da Engenharia Civil, buscando devolver o local para a comunidade, atendendo aos quesitos básicos de um teatro e às novas Normas Técnicas aplicáveis a este tipo de ambiente. Com isto, os alunos participantes vivenciarão de maneira articulada toda a tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão. Uma vez que, durante o desenvolvimento dos projetos de readequação dos subsistemas do Teatro, os conteúdos necessários serão apresentados de maneira aplicada e a medida em que se desenvolvem as atividades (dimensão do ensino). Tendo como partida a pesquisa de soluções que sejam inovadoras e sustentáveis (dimensão da pesquisa tecnológica). Como resultado, pretende-se ?devolver? o Cine Teatro Plaza à comunidade, oportunizando uma melhor qualidade de vida a população local e regional, uma vez que este Equipamento Público pode ser um local de realização de apresentações culturais e de entretenimento (dimensão da extensão).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (19) . , Integrantes: Alexandre Hitoshi Ito - Coordenador / Jeselay Hemetério Cordeiro dos Reis - Integrante / Hugo Sefrian Peinado - Integrante / Aline Lisot - Integrante / Anamaria Malachini Miotto Farah - Integrante / Ana Luisa Silva Alves - Integrante / Daniel Gobatto Bertusso - Integrante / Evandro Junior Rodrigues - Integrante / Felipe Augusto Gomes Zanoni - Integrante / Gabriel Belther Santos - Integrante / Gabriel Souza da Silva - Integrante / Gabriel Zancan Tomadon - Integrante / Giovana Miti Aibara Paschoal - Integrante / Gustavo da Silva Gonçalves - Integrante / João Guilherme Osmarini Marques - Integrante / Luana Manchenho - Integrante / Lucas Ruiz de Souza - Integrante / Lucas Sadoski de Oliveira - Integrante / Marcelo Ambiel da Silva - Integrante / Marina Naomi Furukawa - Integrante / Mateus de Andrade Lopes - Integrante / Matheus Schoenberg - Integrante / Natalia Carolina Fransozio - Integrante / Paola Yumi Matsumoto - Integrante / Rafael do Nascimento Vasques - Integrante / Thiago Botion Neri - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Interpretação de ensaios de infiltração usando modelagem numérica, Descrição: O fluxo de água no solo varia de acordo com suas características microestruturais, tais como: distribuição granulometria, índice de vazios, porosidade, massa específica e composição mineralógica. Na análise de percolação, tradicionalmente, considera-se que o fluxo é laminar e obedece à lei de Darcy, em que todas as características do meio são representadas com uma única propriedade denominada de coeficiente de permeabilidade ou de condutividade hidráulica. O coeficiente de permeabilidade hidráulica pode ser obtido experimental usando ensaios de laboratório que apresentam uma série de dificuldades em função representatividade e da integridade das amostras. Uma alternativa para essa determinação consiste nos ensaios de campo realizados em cavas ou em poços (furos de sondagem). Esses ensaios apresentam uma série de vantagens executivas em relação aos ensaios de laboratório, mas se configuram em sistemas hidráulicos complexos cujas condições de contorno variam de caso para caso, o que dificulta muito a sua interpretação e introduz erros na determinação do coeficiente de permeabilidade do solo. Nesse sentido, este projeto tem por objetivo aplicar uma abordagem numérica aos resultados de ensaios de campo em furos de sondagem para determinação do coeficiente de permeabilidade em função das condições de contorno de cada furo, avaliando o tempo de estabilização da vazão e o método de ensaio. A validade da abordagem será feita usando como referência ensaios de infiltração a serem realizados no Campo Experimental de Fundações da UEM. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Alexandre Hitoshi Ito - Integrante / Sandro Rogério Lautenschlager - Integrante / Antonio Belincanta - Integrante / Ed Pinheiro Lima - Coordenador / Wilson Wesley Wutzow - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Metodologia de avaliação das medidas de segurança contra incêndios e pânico em edificações escolares, Descrição: Para que as edificações possam ser utilizadas, precisam oferecer segurança àqueles que a ocupam e transitam por elas. Assim, além de garantir solidez e conforto, a mesma deve também garantir segurança contra incêndios. Neste sentido, as normas que tratam deste assunto estão constantemente sendo atualizadas, buscando cada vez mais garantir a segurança tanto dos usuários quanto dos bens. Para melhorar as condições de segurança, o Corpo de bombeiros do Paraná, em 2011 publicou o novo Código de Prevenção de Incêndios e Pânico cuja ultima atualização aconteceu em março de 2015. Neste novo código, foram incluídas varias medidas de segurança que não constavam do código anterior e, a edificações que passarem por reformas com aumento de área ou alteração de ocupação, deverão ser adequadas ao novo código, porém, visando a segurança dos usuários, todas as edificações deveriam ter as medidas mínimas de segurança estabelecidas pelo código. Para o levantamento da situação dos edifícios, se faz necessário estabelecer uma metodologia que padronize e agilize o levantamento das medidas de segurança instaladas em cada um deles e, facilite a comparação com as medidas necessárias para atender o novo código e/ou melhorar as condições de segurança de cada edificação. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é elaborar uma metodologia para se fazer este levantamento de forma padronizada para as diversas edificações do campus sede da UEM. Como produto final, será produzida uma planilha constando a classificação de cada edifício, o que deve ser observado em cada situação e como estas medidas se encontram. Objetivo geral: Estabelecer uma metodologia adequada para a verificação das medidas de segurança contra incêndio e pânico nas edificações da Universidade Estadual de Maringá campus sede. Objetivos específicos: Dividir geograficamente o campus sede em setores Classificar as edificações dos setores quanto à ocupação, altura e carga de incêndio, conforme o CSCIP de 2015; Para cada grupo de edificações encontrado, elaborar uma ficha de verificação dos itens de segurança, conforme as exigências das respectivas NPTs.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Hitoshi Ito - Integrante / Paulo Fernando Soares - Integrante / Doralice Aparecida Favaro Soares - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Vazões de referência para outorga de direitos de uso: considerações iniciais para o caso do rio Pirapó, Descrição: Em 1997, com a promulgação da Lei Federal n 9433, que instituiu a política nacional de recursos hídricos, a gestão dos recursos hídricos no Brasil estipulou que um de seus instrumentos de gerenciamento é a outorga de direitos de uso do recurso hídrico. Assim, os objetivos dessa pesquisa são caracterizar a bacia hidrográfica do rio Pirapó, caracterizar o regime de fluxos e estudar o instrumento de outorga de direitos de uso de recursos hídricos para o estado do Paraná com relação ao cálculo de sua vazão de referência. Os métodos utilizados para alcançar os objetivos são: geoprocessamento e análise documental para caracterizar a bacia, software IHA para caracterizar o regime de fluxos e análise documental e métodos hidrológicos estatísticos para calcular a vazão de referência. Espera-se que essa pesquisa contribua no conhecimento da caracterização geral da bacia hidrográfica do rio Pirapó e auxilie a análise das solicitações de outorga submetidas ao órgão gestor de recursos hídricos do estado do Paraná. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Hitoshi Ito - Integrante / Larissa de Sousa Nadolny - Integrante / Mena Cristina Marcolino Mendes - Integrante / Cristiane Michiko Passos Okawa - Coordenador / Robson Rodrigo de Siqueira - Integrante / Fernanda Cavicchioli Zola - Integrante / André Gorjun Neto - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Análise crítica da gestão participativa dos setores poder público e sociedade civil no comitê de bacia hidrográfica do Piraponema (riosPirpó, Paranaponema 3 e 4), Descrição: Processo nº 8675/2012. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Hitoshi Ito - Integrante / Larissa de Sousa Nadolny - Integrante / Mena Cristina Marcolino Mendes - Integrante / Cristiane Michiko Passos Okawa - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Simulação Numérica do Escoamento em um Floculador Hidráulico, Descrição: Comparar resultados do modelo físico com o matemático e realizar modificações no modelo matemático com a finalidade de melhorar a distribuição de velocidade no floculador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alexandre Hitoshi Ito - Integrante / Sandro Rogério Lautenschlager - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    UEM - Portaria n° 296/2018-PRH

  • 2016 - 2018

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    UEM Portaria 539/2016 - PRH

  • 2015 - 2016

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Graduado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2015

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Graduado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2017

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 9620 - SIMULAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA , 2578 - LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA II , 2557 - MECÂNICA DOS FLUIDOS APLICADA A ENGENHARIA CIVIL, 2569 - LABORATORIO DE HIDRAULICA I

    • 02/2016 - 12/2016

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Hidráulica I - Escoamento Forçado, Laboratório de Hidráulica II - Escoamento Livre, Simulação Hidráulica, Sistemas Hidráulicos Prediais

    • 07/2015 - 02/2016

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidraulica II

    • 01/2015 - 06/2015

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Hidráulicos Prediais

    • 07/2014 - 12/2014

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Ciências do Meio Ambiente

    • 01/2014 - 06/2014

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Hidraulica I

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Ciências do Meio Ambiente para Engenharia CIvil