Maristela Toma

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da História e Historiografia Brasileira

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

1999 - 2002

Universidade Estadual de Campinas
Título: Imagens do degredo: HIstória, legislação e imaginário (a pena de degredo nas Ordenações Filipinas),Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Paulo Celso Miceli
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Portugal; Ordenações Filipinas; degredo; Brasil.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna / Especialidade: História Ibérica.

Graduação em História

1990 - 1997

Universidade Estadual de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Transcrição de Documentos Manuscritos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2004 - 2004

Leitura e Escrita no Ensino de História. (Carga horária: 6h). , Associação Nacional de História, ANPUH, Brasil.

1999 - 1999

Fronteiras documentais entre Portugal e Brasil. (Carga horária: 8h). , Associação Nacional de História, ANPUH, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Teoria da História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Metodologia da História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo Social.A pena de degredo em Portugal. 2013. (Simpósio).

III Encontro de História Colonial.Degredo e cultura hurídica no Antigo Regime português. 2010. (Encontro).

XXV Encontro Nacional de História.Punição e Razão de Estado: o degredo no império colonial português. 2009. (Simpósio).

I Encontro Regional de Metodologia e Prática do ensino de História.O mapa do conhecimento: saberes e imaginário na cartografia da expanão marítima portuguesa. 2009. (Encontro).

XXIII Simpósio Nacional de História.A pena de degredo no Código Filipino. 2005. (Simpósio).

II Semana de História de Irati.História Cultural. 2005. (Oficina).

VI Jornada Setecentista.A pena de degredo e a construção do império colonial. 2005. (Encontro).

XVI Seminário de pesquisa e XI Semana de iniciação científica.Verdades, mentiras, monstros e maravilhas: um horizonte cultural. 2004. (Seminário).

XVI Seminário de pesquisa e X Semana de iniciação científica.Projeto de pesquisa em História. 2004. (Oficina).

XVII Encontro regional de História.O degredo no contexto do império português. 2004. (Encontro).

IX Encontro regional de História.O degredo no contexto do império português. 2004. (Encontro).

XV Seminário de pesquisa e X Semana de Iniciação científica.Por mares nunca dantes navegados: o degredo como objeto da História. 2003. (Seminário).

XII Semana de História.Viagens de descobrimentos: ciência e imaginário. 2003. (Oficina).

XII Semana de História.Fazendo História: reflexões sobre a produção do conhecimento histórico. 2003. (Oficina).

III Encontro de Pesquisa dos estudantes de História.Imagens do degredo : história e jurisprudência. 1999. (Encontro).

II Encontro de Pesquisa dos Estudantes da Unicamp.Desterrados do reino: a política do degredo em Portugal - séculos XVI e XVII. 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rômulo Nunes Macêdo

RIBEIRO, A. L. R.; LINS, M. S.;TOMA, M.. A influência do movimento underground na música brasileira nas décadas de 1980/1990. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Daniel Mauro Souza Lemos

DIAS, M. H.;TOMA, M.; LIMA, A. P. S.. Memórias sobre desafios socio-ambientais e técnicas agrícolas na antiga comarca de Ilhéus 1789-1808. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Alexandre Coelho Pinheiro

Ferreira, C. J.;TOMA, M.; PEREIRA FILHO, C. A.. O ano em que meus pais saíram de férias (2006): o cinema como fonte da História e exercício da memória. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Claudiney Silva dos Santos

RODRIGUES, R.R;TOMA, M.; LINS, M. da S.. Ex-combatentes da Segunda Guerra mundial: vigilantes do litoral na região cacaueira. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Jackson Novaes Santos

MACEDO, J.R.;TOMA, M.; RODRIGUES, R.R. A produçaõ memorialística grapiúna: uma análise historiográfica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: MARIA ROSA DO CARMO OLIVEIRA

TOMA, M.; LINS, M. da S.; SILVA, R de C C da. A questão de gênero entre as trabalhadoras e os trabalhadores rurais sem terra do assentamento Nova Ipiranga. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Marcos Santos Marinho

LINS, M. da S.;TOMA, M.. O partido comunista e o sindicato dos trabalhadores rurais de Ilhéus e Itabuna. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Aline O

PACHECO, I. M. J.;TOMA, M.. de Moraes; Helga P. Dias.O ensino de História: construção dos saberes para aprimoramento da consciência histórica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Raílton Gonçalves dos Santos

CÔGO, A.L.;TOMA, M.. Quanto custa a liberdade? Alforrias em Ilhéus (1810-1848). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Adriana Silva Santos

RODRIGUES, R.R;TOMA, M.. O escritor dos enjeitados: relações de trabalho e cotidiano das classes populares na pena de Lima Barreto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Edicréia Andrade dos Santos

TOMA, M.. Cidades e ferrovias: um estudo sobre a cidade de Irati. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Leila Cristina Barbosa Snackevicz

TOMA, M.. A configuração iedológica do "ser negro" no Brasil: a construção da imagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Simone Carla Recofka

TOMA, M.. De núcleo colonial a sede do distrito. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Juliana Levandoski

TOMA, M.. Eça de Queiroz e o crime do padre Amaro: a literatura retratando a instituição Igreja. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Josiane Levandoski

TOMA, M.. Marc Bloch e os reis taumaturgos: uma análise do fazer historiográfico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: José Jailton Camargo

TOMA, M.. História e Sociologia: um diálogo tenso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Lourenço Resende da Costa

TOMA, M.. Morte e agonia: o fim do paternalismo, a crise da Monarquia e a incerteza em Memórias póstumas de Brás Cubas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

TOMA, M.. Seleção pública para professor substituto. 2009. Universidade Estadual de Santa Cruz.

TOMA, M.; CORSO, João Carlos; SOCHODOLAK, Hélio. Banca Examinadora de Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2005. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Celso Miceli

MICELI, Paulo.. Imagens do Degredo: História, Legislação e Imaginário (A pena de degredo nas Ordenações Filipinas). 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Paulo Celso Miceli

MICELI, Paulo.. Caçadores de sonhos: monstros e maravilhas no imaginário das navegações portuguesas, século XV e XVI. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Leila Mezan Algranti

ALGRANTI, L. M.. Imagens do Degredo História, Legislação e Imaginário (a pena de degredo nas Ordenações Filipinas). 2002. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Leila Mezan Algranti

ALGRANTI, L. M.; MICELI, P. C.. Imagens do sagrado - história, legislação e imaginário. 2002. Outra participação, UNICAMP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alvaro Santos da Silva

Menocchio e seus rastros: iniciação ao estudo de Carlo Ginzburg; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

MARIA ROSA DO CARMO OLIVEIRA

A questão de gênero entre as trabalhadoras e os trabalhadores rurais sem terra do assentamento Nova Ipiranga; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Maristela Toma;

Gigliese Aparecida Mendes

Segregação urbana em Irati (1950-1960); 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maristela Toma;

Agnaldo Wanderson Santos Rabelo

Das cinzas à vida: arte e método na Feiticeira de Michelet; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Maristela Toma;

Marcelo Ribeiro Oliveira

?PROFISSÃO: ATOR NEGRO?: dramaturgia, denúncia e profissionalização na crítica de Plínio Marcos ao uso do blackface na telenovela ?A Cabana do Pai Tomás? (1969) ILHÉUS ? BAHIA 2012; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Maristela Toma;

Bruno Alessandro Gusmão Moreira

Imprensa, memória e vida privada: vivências do jornalista Lafayette de Borborema na cidade de Itabuna; (1921-1924); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Maristela Toma;

Belaine das Neves Nascimento

A história da ayahuasca e seus usos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Maristela Toma;

Amanda Rejane Silva de Almeida

HISTÓRIA E HUMOR NA BAHIA DA PRIMEIRA REPÚBLICA: O Papão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Maristela Toma;

Juliana Levandoski

Eça de Queiroz e o crime do padre Amaro: a literatura retratando a Igreja; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maristela Toma;

Josiane Levandoski

Marc Bloch e Os reis taumaturgos : uma análise do fazer historiográfico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maristela Toma;

José Jailton Camargo

História e Sociologia durante a segunda metade do século XIX; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maristela Toma;

Lourenço Resende da Costa

Morte e agonia: o fim do paternalismo, a crise da Monarquia e a incerteza no futuro em Memórias póstumas de Brás Cubas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maristela Toma;

Thasio Fernandes Sobral

Febvre reloaded: um estudo sobre O problema da incredulidade no século XVI - a religião de Rabelais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maristela Toma;

Agnaldo Wanderson Santos Rabelo

Das cinzas ás páginas: Arte e Método na Feiticeira de Michelet; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC; Orientador: Maristela Toma;

Agnaldo Wanderson Santos Rabelo

Discurso e método no silêncio da Feiticeira; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maristela Toma;

Bruno Alessandro Gusmão

Imprensa, memória e vida privada: vivências do jornalista Lafayette de Borborema na cidade de Itabuna; (1921-1924); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC; Orientador: Maristela Toma;

Bruno Alessandro Gusmão Moreira

Impressões do ilícito: representações do crime na imprensa de Itabuna; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC; Orientador: Maristela Toma;

Lourenço Resende da Costa

História e Literatura em Machado de Assis; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro; Orientador: Maristela Toma;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Celso Miceli

Imagens do Degredo: historia, legislação e imaginario (a pena de degredo nas Ordenações Filipinas); 2002; 207 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Celso Miceli;

Paulo Celso Miceli

Caçadores de sonhos: monstros e maravilhas no imaginário das navegações portuguesas, séculos XV e XVI; 1998; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Paulo Celso Miceli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TOMA, M. ; Nas tramas do relato: navegações portuguesas e o maravilhoso como substrato cultural. Revista Tempo, Espaço e Linguagem , v. 3, p. 21-43, 2013.

  • TOMA, M. ; A pena de degredo e a construção do império colonial português. Métis (UCS) , v. 5, p. 61-76, 2006.

  • TOMA, M. ; Punição, penitência e razão de Estado: dimensões sagradas da pena de degredo. Mneme (Caicó. Online) , v. 7, n.18, 2005.

  • TOMA, M. ; História, legislação e degredo em Portugal. Justiça & História , Porto Alegre, v. 10, n.5, p. 51-92, 2005.

  • TOMA, M. ; O mapa do conhecimento: saberes e imaginário na cartografia dos descobrimentos portugueses. Revista da II Semana de História , Guarapuava, p. 199-218, 2004.

  • TOMA, M. ; Conhecimento histórico na interface entre história e ética. Analecta (UNICENTRO) , Guarapuava, v. 4, n.1, p. 39-50, 2003.

  • TOMA, M. ; Mar tenebroso : universo e imaginário das grandes viagens oceânicas. Pós-História , Assis, v. 9, p. 127-153, 2001.

  • TOMA, M. ; Território de Satã : o mar no imaginário quinhentista português. História & Perspectivas , Uberlândia, v. 22, p. 11-25, 2000.

  • TOMA, M. ; Exclusão social, Estado e religião no império português. Textos de História , Brasília, v. 6, n.1 e 2, p. 239-261, 1999.

  • TOMA, M. ; Grandes navegações : avanço do conhecimento e reelaboração do maravilhoso. Margem (PUCSP) , São Paulo, v. 10, p. 73-85, 1999.

  • TOMA, M. ; Por mares nunca dantes navegados: o degredo como objeto da História. In: Osmar Ambrósio de Souza [et. al.]. (Org.). Universidade: ação e interção. Guarapuava: Unicentro, 2003, v. 2, p. 120-124.

  • TOMA, M. ; Entre monstros e maravilhas. História Viva Grandes Temas, Brasil / Portugal, , v. 14, p. 45 - 49, 17 set. 2006.

  • TOMA, M. ; A pena de degredo em Portugal. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. XXVII Simpósio Nacional de História - Anais eletrônicos, 2013.

  • TOMA, M. ; Punição e razão de Estado: o degredo no império colonial português. In: XXV Encontro Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História, 2009.

  • TOMA, M. ; A pena de degredo no Código Filipino. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Históris: história: guerra e paz. Londrina, 2005.

  • TOMA, M. ; A história prodigiosa de Martin Guerre: questões teóricas e metodológicas da história cultural. In: II Semana de História de Irati, 2005, Irati. Anais da II semana de história de Irati. Guarapuava: Unicentro, 2005. p. 131-142.

  • TOMA, M. ; O degredo no contexto do império português. In: XVII Encontro Regional de História - ANPUH SP, 2004, Campinas. Anais do XVII Encontro Regional de História: O lugar da História. Campinas, 2004.

  • TOMA, M. ; O degredo no contexto do império português. In: IX Encontro Regional de História - ANPUH PR, 2004, Ponta Grossa. Anais do IX Encontro Regional de História: Identidades e representações. Ponta Grossa, 2004.

  • TOMA, M. ; Reflexões sobre uma convivência: notas sobre o trabalho interdisciplinar. In: I Semana de História, 2004, Irati. Anais da I Semana de História: Interfaces e Perspectivas. Guarapuava, 2004.

  • TOMA, M. ; Degredo e cultura jurídica no Antigo Regime português. In: III Encontro Internacional de História Colnial, 2010, Recife. Caderno de Resumos, 2010.

  • TOMA, M. ; Punição e razão de Estado: o degredo no império colonial português. In: XXV Encontro Nacional de História, 2009, Fortaleza. História e Ética: simpósios temáticos e resumos, 2009.

  • TOMA, M. ; A pena de degredo e a construção do império colonial. In: VI Jornada Setecentista, 2005, Curitiba. Caderno de resumos, 2005.

  • TOMA, M. ; A pena de degredo no Código Filipino. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. Guerra e Paz: Programas e resumos, 2005. p. 353.

  • TOMA, M. ; Verdades, mentiras, monstros e maravilhas: um horizonte cultural. In: XVI Seminário de pesquisa e XI Semana de Iniciação científica, 2004, Guarapuava / Irati. Universidade: uma rede de conhecimentos. Guarapuava, 2004.

  • TOMA, M. ; O degredo no contexto do império português. In: XVII Encontro regional de História, 2004, Campinas. Livro de resumos XVII Encontro regional de História, 2004. p. 230-231.

  • TOMA, M. ; Viagens de descobrimento: ciência e imaginário. In: XII Semana de História, 2003, Guarapuava. Anais - XII Semana de História: historiografia brasileira contemporânea: caminhos e (des)caminhos. Guarapuava, 2003. p. 25-26.

  • TOMA, M. ; GANDRA, Edgar Àvila ; OLINTO, Beatriz Anselmo . Fazendo História: reflexões sobre a produção do conhecimento histórico. In: XII Semana de História, 2003, Guarapuava. Anais - XII Semana de História: historiografia brasileira contemporânea: caminhos e (des)caminhoss. Guarapuava, 2003. p. 22.

  • TOMA, M. ; Por mares nunca dantes navegados: o degredo como objeto da História. In: XV Seminário de pesquisa e X semana de iniciação científica, 2003, Guarapuava / Irati. Anais do XIII Seminário de Pesquisa e VIII Semana de Iniciação Científica da UNICENTRO. Guarapuava, 2003.

  • TOMA, M. ; A pena de degredo em Portugal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOMA, M. ; Degredo e cultura jurídica no antigo regime português. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOMA, M. ; Punição e razão de Estado: o degredo no império colonial português. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOMA, M. ; O mapa do conhecimento: saberes e imaginário na cartografia da expansão marítima portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TOMA, M. ; A pena de degredo no Código Filipino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOMA, M. ; A pena de degredo e a construção do império colonial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOMA, M. ; O degredo no contexto do império português. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOMA, M. ; O degredo no contexto do império português. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOMA, M. ; Verdades, mentiras, monstros e maravilhas: um horizonte cultural. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOMA, M. ; Por mares nunca dantes navegados: o degredo como objeto da História. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOMA, M. ; Imagens do degredo: História e Jurisprudência. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOMA, M. ; Desterrados do Reino: a política do degredo séculos XV e XVI. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TOMA, M. ; Projeto de Curso de Especialização em História do Brasil. 2000.

TOMA, M. ; Crônicas de viajantes da expansão marítima portuguesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TOMA, M. ; Os Annales e a produção do conhecimento histórico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TOMA, M. ; Oficina de Leitura. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TOMA, M. ; História Cultural. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TOMA, M. ; Projetos de pesquisa em História. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TOMA, M. ; Viagens de descobrimento: ciência e Imaginário. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TOMA, M. ; Fazendo História:reflexões sobre a produção do saber histórico. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TOMA, M. ; Anais - III Semana de Filosofia: ser, pensar, dizer. 2003. (Editoração/Anais).

TOMA, M. ; Imagens do degredo: historiografia, legislação e imaginário (a pena de degredo nas Ordenações Filipinas). 2002 (Dissertação) .

TOMA, M. ; Caçadores de sonhos : monstros e maravilhas no imaginário das navegações portuguesas - séculos XV e XVI. 1998 (Monografia) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Menocchio e seus rastros: iniciação ao estudo de Carlo Ginzburg, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maristela Toma - Coordenador / Alvaro Santos da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Febvre reloaded: um estudo sobre O problema da incredulidade no século XVI - a religião de Rabelais, Descrição: Orientação de projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maristela Toma - Coordenador / Thasio Fernandes Sobral - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2012 - 2013

    Das cinzas ás páginas: Arte e Método na Feiticeira de Michelet, Descrição: Orientação de Projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maristela Toma - Coordenador / Agnaldo Wanderson Santos Rabelo - Integrante., Financiador(es): UESC - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Discurso e método no silêncio da Feiticeira, Descrição: Orientação de Projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maristela Toma - Coordenador / Agnaldo Wanderson Santos Rabelo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    O passado recomposto: construção de memórias e experiência social do jornalista Lafayette de Borborema na cidade de Itabuna (1921-1924), Descrição: Orientação de Projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maristela Toma - Coordenador / Bruno alessandro Gusmão Moreira - Integrante., Financiador(es): UESC - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Impressão do ilícito: representações do crime no Jornal de Itabuna (1921-1923), Descrição: Orientação de Projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maristela Toma - Coordenador / Bruno alessandro Gusmão Moreira - Integrante., Financiador(es): UESC - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    o degredo e a política imperial: a capitania do Maranhão, século XVIII, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maristela Toma - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Remuneração.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Santa Cruz, DFCH. , Campus Soane Nazaré de Andrade, Km 16, Rodovia Ilhéus-Itabuna, Salobrinho, 45662-000 - Ilheus, BA - Brasil, Telefone: (73) 36805121, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2010

    Ensino, História do Brasil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, disciplina da Pós

  • 01/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Pós-Graduação em História do Brasil, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, disciplinas ministradas na graduação

2003 - 2007

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2006 - 12/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I, Introdução aos estudos históricos, Pesquisa em História

  • 03/2005 - 02/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CIPE - Comissão Interna de Pesquisa e Extensão, Departamento de História Irati.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Interna de Pesquisa - CIPE.

  • 02/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos estudos históricos, Teoria da História I, Teoria da História II

  • 03/2004 - 02/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CIPE - Comissão Interna de Pesquisa e Extensão, Departamento de História Irati.,Cargo ou função, Membro da Comissão Interna de Pesquisa - CIPE.

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Ibérica, História do Brasil I, Introdução aos estudos históricos, Teoria da História I, Teoria da História II

  • 03/2003 - 02/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CIPE - Comissão Interna de Pesquisa e Extensão, Departamento de História Irati.,Cargo ou função, Membro da Comissão Interna de Pesquisa - CIPE.

  • 02/2003 - 12/2003

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira, História Contemporânea I, História Contemporânea II, História da Educação Brasileira, Teoria da História I

2000 - 2001

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Profesor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2000 - 04/2001

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica, Política e Social do Brasil I, Teoria e metodologia da História II, Teoria e Metodologia da História I, Introdução aos Estudos Históricos

  • 02/2001 - 02/2001

    Ensino, História do Brasil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Intérpretes do Brasil (Colônia)