Antônio Ruzza
Possui graduação em Filosofia pela USJT (2005), e pós-graduação em "Formação de docentes para o ensino superior" pela Unifai (2006). É Mestre em Filosofia, linha de pesquisa "Epistemologia da Política e do Direito", pela USJT (2007). É Doutor em Filosofia, linha de pesquisa "Questões temáticas da Filosofia das Ciências Humanas" pela PUC (2018). Atua como professor na área de Filosofia na Unifai. Ministrou curso de "Gestão de Conhecimento" na FUNDAP. Participou do grupo de pesquisa "Teoria política moderna" na USP. Organizou grupos de estudo em "Filosofia e Religião durante o Iluminismo Francês" na Unifai (2008), em "Filosofia Política Medieval" na Unifai (2011), em "Filosofia Política Contemporânea" na UniÍtalo (2012), em "Liberalismo e Religião" na Unifai (2013), em "Ética e Política Contemporânea" na Unifai (2016). Possui também graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Politecnico de Torino (Italia). Publicou 4 livros e 2 Capítulo de livros na área da Filosofia.
Informações coletadas do Lattes em 24/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Filosofia
2015 - 2018
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A crítica de MacIntyre à Modernidade: Liberalismo, Individualismo e teorias da Justiça
, Ano de obtenção: 2018. Marcelo Perine. Bolsista do(a): Unifai, UNIFAI, Brasil. Palavras-chave: Comunitarismo; Liberalismo; Virtudes; Tradição; Justiça.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Filosofia
2006 - 2007
Universidade Sao Judas Tadeu
Título: Rousseau e a moralidade republicana no Contrato Social, Ano de Obtenção: 2007
Eunice Ostrensky.Palavras-chave: Contrato Social; Estado natural; Vontade Geral.
Especialização em Formação de Docentes para Ensino Superior
2005 - 2006
Centro Universitário Assunção
Título: A função do trabalho no processo educativo em Marx
Orientador: Claus Metzger
Graduação em Engenharia Eletrônica
1968 - 1973
Politecnico Di Torino
Título: Sistema Telefonico in cavo sottomarino per 1000 canali
Orientador: Luigi Bonavoglia
Formação complementar
2015 - 2015
Google e o uso de tecnologias na educação. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO, Brasil.
2008 - 2008
Formação de professores para Ensino a Distância. (Carga horária: 150h). , Unifai, UNIFAI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Organização de eventos
RUZZA, A. ; BOECHAT, N. . VI Sebo Cultural. 2013. (Festival).
RUZZA, A. ; BOECHAT, N. . Semana da Filosofia do Unifai. 2011. (Outro).
Participação em eventos
Introdução ao Pensamento de Nietzsche Minicurso de André Alves. 2023. (Outra).
Café Filosófico UNIFAI.O que é Política hoje. 2022. (Encontro).
Live pelo Youtube da Editora Fibras.Lançamento Livro: Dois Ensaios - Populismo - Antissemitismo. 2022. (Encontro).
O Brasil faz 200 anos. 2022. (Encontro).
Conversações filosóficas IFAM.MacIntyre e o resgate das virtudes aristotélicas. 2021. (Seminário).
II Semana Integrada Unifai.A Universidade e a desvalorização das ciências humanas no contexto atual. 2021. (Simpósio).
Live particular de Júlio César.Guerra cultural e retórica do ódio. 2021. (Encontro).
Café filosófico Unifai.As pseudociências: o uso negativo da pesquisa filosófico-científica. 2019. (Seminário).
XI Semana de Filosofia Unifai.A reflexão de Benjamin sobre o cinema como arte. 2019. (Simpósio).
I Simpósio de Filosofia Moral. 2017. (Simpósio).
IX Encontro de pesquisadores de AHFC. 2017. (Encontro).
O mundo depois do Holocausto. 2017. (Encontro).
Café filosófico da Unifai na livraria Martins Fontes.MacIntyre e a a crítica à moral de Kant e Sartre. 2016. (Oficina).
Filosofia e Ciência: para uma nova história da filosofia do século XIX. 2016. (Encontro).
VII Encontro de pesquisadores sobre a Abordagem Hermenêutico-fenomenológica. 2015. (Encontro).
500 anos de O Príncipe. 2013. (Seminário).
Semana da Educação na UniÍtalo.Uma relação entre cultura e civilização, na visão de marcuse. 2013. (Simpósio).
Atividade no Curso de Mestrado em Filosofia da USJT.Rousseau e a concepção republicana da liberdade. 2012. (Oficina).
Café filosófico Unifai na livraria Cultura.O pensamento político norte-americano no século XX. 2012. (Oficina).
IV Sebo Cultural da Unifai.Rousseau: 300 anos. 2012. (Outra).
O mal-estar na cultura: o medo (Sinpro). 2012. (Encontro).
VII Colóquio internacional Michel Foucault - PUC. 2011. (Simpósio).
Semana da Filosofia na Unifai.A solução do problema do absurdo em Albert Camus. 2010. (Simpósio).
Seminário Formação de professores e problemáticas transversais. 2010. (Seminário).
I Encontro de pesquisadores da abordagem hermenêutico-fenomenológica (GEAHF). 2009. (Encontro).
Colóquio sobre a Injustiça na PUC-SP. 2008. (Congresso).
Identidade brasileira - Olhares Cruzados - Na Unifai.Uma abordagem filosófica da ação afirmativa no Brasil. 2008. (Simpósio).
Jornada de Informação Profissional no Anglo.Formação e características da carreira em Filosofia. 2008. (Encontro).
Palestra para a Faculdade Associada Brasil.A concepção da moralidade em Rousseau. 2008. (Encontro).
Semana Acadêmica da Faculdade Associada Brasil.A teoria do conhecimento. 2008. (Encontro).
Meio ambiente e desenvolvimento social - Na Unifai.Imparcialidade e neutralidade da ciencia. 2007. (Simpósio).
Estado, Igreja e cultura: percursos e novas abordagens - na Unifai.Rousseau e a conquista da moralidade. 2006. (Simpósio).
Política, direito e moral na filosofia moderna - na USJT.Rousseau e o totaliatrismo. 2006. (Simpósio).
Ação, crenca e conhecimento - na USJT. 2005. (Congresso).
O que é produção científica? - na USJT. 2005. (Simpósio).
Participação em bancas
RUZZA, A.; CARNEIRO, M. S.. Morte de Deus na filosofia de NNietzsche. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo.
RUZZA, A.; CAMARA, R.. A construção do Ser - Pessoa Humana em Edith Stein. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
RUZZA, A.; CAMARA, R.. Ética: a crítica de Max Scheler sobre a ética do dever de Kant. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
RUZZA, A.; SIQUEIRA, J.. A banalidade do mal em Hannah Arendt. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
RUZZA, A.; SIQUEIRA, J.. A vida frugal como forma de ataraxia em Epicuro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
RUZZA, A.; PEREIRA, N.. O Materialismo histórico - dialético como crítica ao Idealismo hegeliano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
SIGNORINI, I.;RUZZA, A.. A disputa entre a memória e o esquecimento a partir do pensamento nietzscheano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
TUROZI, E.;RUZZA, A.. A Pedagogia da dialética platônica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
RUZZA, A.; SIGNORINI, I.. A subjetividade metafísica em Descartes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
SIQUEIRA, J.;RUZZA, A.. História da loucura e as instituições de controle em Michel Foucault. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção.
SIQUEIRA, J.;RUZZA, A.. Filosofia e Literatura: angústia e desamparo sartriano em sua análise do romance Memórias do Subsolo de Dostoiévski. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção.
RUZZA, A.; SIQUEIRA, J.. Silêncio e Isolamento: o caminho dos sábios segundo Plotino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção.
RUZZA, A.; SIQUEIRA, J.. A crítica de Edmund Gettier à definição clássica de conhecimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção.
RUZZA, A.; SIQUEIRA, J.. Epistemologia das virtudes nas Crônicas de Nárnia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção.
RUZZA, A.; SIQUEIRA, J.. A liberdade moral no pensamento de Immanuel Kant. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção.
RUZZA, A.. Conhecer a Deus para ser feliz: a Graça de Deus como fundamento da felicidade no pensamento de S. Agostinho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
RUZZA, A.. A relação da prudência em Tomás de Aquino com os provérbios árabes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
RUZZA, A.. O Livre-Arbítrio e a ação moral na obra de S. Agostinho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
RUZZA, A.. A dicotomia entre tempo físico-psicológico com o Transcendente em S. Agostinho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
RUZZA, A.. As características do Belo na perspectiva de S. Tomás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
RUZZA, A.. Justiça como equidade: a importância da igualdade de oportunidades para os jovens da periferia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
RUZZA, A.. Conhecer-te a Ti mesmo de Espinosa em sua Ciência dos Afetos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
RUZZA, A.. Considerações e críticas no campo da Educação em Nietzsche. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Unifai.
José Ferraz Neto;RUZZA, A.. O que é essencialmente a Educação: entre o passado e o futuro, de Hannah Arendt. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Univ. Italo Brasileiro.
RUZZA, A.; José Ferraz Neto. Performatividade de gênero em Judith Butler. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.; José Ferraz Neto. Comte-Sponville e o diálogo sobre o amor entre Platão e Espinosa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.. Aspectos da Filosofia Política de Thomas More: a ilha da Utopia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção.
RUZZA, A.. Análise do pensamento utópico de More em um paralelo com o Socialismo Científico de Marx e Engels. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção.
RUZZA, A.. A má-fé na Ontologia fenomenológica de Jean-Paul Sartre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção.
RUZZA, A.. A consciência da angústia na existência humana segundo Jean-Paul Sartre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção.
RUZZA, A.; José Ferraz Neto. O conceito de liberdade em Sêneca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.. A influência da filosofia oriental em Schopenhauer. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.; José Ferraz Neto. Um paralelo entre o texto "O narrador" de Benjamin e o narrador de cordel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.. A dialética do senhor e do escravo e a Fenomenologia do Espírito de Hegel. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.. Atualização da Alegoria da caverna na obra Matrix. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.; Erlan Andrade. Ética da alteridade. Reflexões a partir do filósofo Lévinas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.; Erlan Andrade. A verdade em Mário Ferreia dos Santos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.. Uma abordagem do existencialismo sartriano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.. Filosofia cristã-medieval: a doutrina da teologia trinitária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.. A filosofia de Rubem Alves. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.. Literatura e imaginário: contextualizando Manoel de Barros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
RUZZA, A.. As mudanças atuais no mundo do trabalho: uma análise filosófica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
Orientou
A crítica ao Ceticismo radical a partir do jogo de linguagem presente no pensamento wittgensteiniano; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
O homen no estado natural e no estado social de igualdade segundo Rousseau; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
A natureza humana em Mounier: uma junção com o ser social; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
O uso da religião como instrumento de manutenção do poder segundo Maquiavel; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
A origem das desigualdades no estado social segundo Rousseau; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
A origem das desigualdades entre os homens segundo Rousseau; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
Definição do conceito de virtù em Maquiavel; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
A propriedade: um direito defendido no estado civil segundo Locke; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
A teoria governamental de Rousseau; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
O pensamento cartesiano na filosofia transcendental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
A importância da linguagem para a construção do conhecimento; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
A proposição em Wittgenstein; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
As novas formas de poder em Foucault; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
Kant e a abrangente crítica à razão pura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
O Iluminismo contra o domínio do pensamento religioso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
A religião no pensamento de Maquiavel; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
O homem como ser de relações: o influenciador de horizontes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
Deus como trindade e as implicações na vida humana segundo Agostinho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
Análise das relações nas empresas sob a perspectiva de Maquiavel; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
A relação entre o filósofo e o Estado ideal platônico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
Noção de Ciência em Descartes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
Como a mente, corpo e linguagem interagem para criar uma percepção do mundo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
A transvaloração dos valores em Nietzsche; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
Uma análise política da obra o Príncipe de Maquiavel; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
A importância da "Dike" na constituição da "Politeia" platônica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
do Prado; Alguns aspectos sobre a doutrina das ideias em Locke; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
Galileu contra o príncípio da autoridade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
A crítica kantiana á Metafísica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
Educação e sociedade de controle; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
A ideologia política na obra de J; Amado; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
Sociedade e educação em Platão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
A construção do novo Estado em Maquiavel; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
O estado de natureza na filosofia política moderna; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Antonio Ruzza;
; O pensamento filosófico acerca dos animais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
A questão da revolta metafísica na visão de Albert Camus; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
Genaro; O deleite do espírito frente ao Belo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
O dualismo corpo / alma: uma comparação entre Platão e Agostinho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
A dialética de Hegel e Marx; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
O conceito de humanidade em Hannah Arendt; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
O merecimento como elemento da justiça; 2019; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Unifai; Orientador: Antonio Ruzza;
Produções bibliográficas
-
RUZZA, A. . Hagger - a história secreta do ocidente. Lumen , v. 9, p. 1-15, 2025.
-
RUZZA, A. . Dois Ensaios. Populismo. Antissemitismo. 1. ed. Jundiai SP: fIBRA, 2021. v. 1. 213p .
-
RUZZA, A. . A crítica de MacIntyre à Modernidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 342p .
-
RUZZA, A. . Em nome das Luzes. Um desafio à Religião. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2012. v. 01. 324p .
-
RUZZA, A. . Rousseau e a moralidade republicana no Contrato Social. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2010. v. 1. 178p .
-
RUZZA, A. ; SIGNORINI, I. ; SIQUEIRA, J. ; Rodrigues, Thiago ; VILELA, R. P. . A Invasão da Ucrânia pela Rússia: uma abordagem filosófica. In: Jean Rodrigues Siqueira; Thiago Rodrigues. (Org.). Interfaces: Filosofia, Política e Teologia. 1ed.Jundiai: Fibra / Edições Brasil, 2023, v. 1, p. 147-167.
-
VILLAS BOAS, A. ; OTTAVIANI, E. ; PEREIRA, N. ; BOECHAT, N. ; RUZZA, A. . A solução de Albert Camus para o problema do absurdo. In: Alex Villas Boas; Edélcio Ottaviani; Neide Boechat. (Org.). Deus entre a filosofia e a teologia contemporânea. 1ed.Curitiba: Appris, 2014, v. 1, p. 1-221.
-
RUZZA, A. . O que é Política hoje. Revista Lumen, São Paulo, p. 06 - 12, 01 dez. 2022.
-
RUZZA, A. . As teses equivocadas de Agamben, Cacciari e Vattimo sobre a pandemia. Lumen - Unifai, São Paulo, p. 25 - 45, 02 maio 2022.
-
RUZZA, A. . O conceito de ressentimento a partir de Nietzsche. Lumen - Unifai, São Paulo, p. 1 - 15, 08 jun. 2020.
-
RUZZA, A. . Os nazistas eram de esquerda?. Lumen - Unifai, São Paulo, p. 1 - 16, 03 dez. 2019.
-
RUZZA, A. . Liberdade e natureza humana em Maquiavel. Lumen - Unifai, São Paulo, p. 1 - 18, 04 dez. 2017.
-
RUZZA, A. . Dadaísmo e Surrealismo: uma experiência no cinema. Revista Lumen, São Paulo, p. 104 - 119, 01 nov. 2016.
-
RUZZA, A. . A Felicidade para Aristóteles. Revista Eletrônica da UniItalo - S. Paulo, São Paulo, , v. 6, p. 101 - 118, 04 abr. 2016.
-
RUZZA, A. . Algumas teorias sobre a Justiça Distributiva. Revista Eletrônica da UniItalo, São Paulo, p. 277 - 302, 30 jul. 2014.
-
RUZZA, ; RUZZA, A. . Uma avaliação filosófica do comércio no século XVIII. Revista Eletrônica da UniItalo, São Paulo, , v. 1, p. 189 - 209, 01 jul. 2011.
-
RUZZA, A. . Rousseau e a crítica à representação política. Integração (USJT), São Paulo, p. 187 - 196, 01 jul. 2008.
-
RUZZA, A. . Ricoeur e a metáfora viva. Lumen (São Paulo), São Paulo, p. 31 - 47, 01 maio 2007.
-
RUZZA, A. . A avaliação de Marx sobre as revoluções inglesa e francesa. Revista Unipaulistana, São Paulo, p. 20 - 25, 01 dez. 2006.
-
RUZZA, A. . Rousseau e a conquista da moralidade. Psicopedagogia On Line, p. 1 - 10, 07 jun. 2006.
-
RUZZA, A. . A função do trabalho no processo educativo em Marx. Psicopedagogia On Line, Internet, p. 1 - 25, 07 jun. 2006.
-
RUZZA, A. . Imparcialidade e neutralidade da ciência. In: Meio ambiente e desenvolvimento social - Na Unifai, 2007, São Paulo. Lumen (São Paulo). São Paulo: Unifai, 2007. v. 1. p. 15-26.
-
RUZZA, A. . Hagger - A História Secreta do Ocidente. Revista Lumen , 2024.
-
RUZZA, A. . MacIntyre e a crítica à moral de Kant e Sartre. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RUZZA, A. . O pensamento Político norte-americano no século XX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SIQUEIRA, J. ; RUZZA, A. . Artigo: O drama da apoteose imperial romana - Revista Instauratio Magna da UFABC. 2023.
RUZZA, A. . Artigo sobre Hobbes - Revista Instauratio Magna da UFABC. 2022.
SIQUEIRA, J. ; RUZZA, A. . Artigo sobre Kant - Revista Instauratio Magna da UFABC. 2021.
RUZZA, A. . As teses equivocadas de Agamben, Cacciari e Vattimo sobre a pandemia. Como filósofos de esquerda pensaram a pandemia.. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RUZZA, A. . Ética e Política: o Populismo do século XXI. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RUZZA, A. . Ética e Política: O Populismo no século XXI. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2021
Ética e Política Contemporânea, Descrição: Estudo das correntes éticas e políticas contemporâneas a partir das influências opostas de Aristóteles e Kant. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Antonio Ruzza - Coordenador.
-
2013 - 2015
Liberalismo e Religião, Descrição: O projeto trata da relação entre liberalismo e religião após a Revolução Francesa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Ruzza - Coordenador.
-
2012 - 2014
Filosofia Política Contemporânea, Descrição: Teoria da Justiça e da Comunidade na filosofia dos EUA do século XX. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Antonio Ruzza - Coordenador.
-
2011 - 2012
Filosofia Política Medieval, Descrição: A CRÍTICA FILOSÓFICA AO PODER TEMPORAL DA IGREJA NO FINAL DA IDADE MÉDIA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Antonio Ruzza - Coordenador.
-
2008 - 2010
Filosofia e Religião durante o Iluminismo Francês, Descrição: A pesquisa trata do pensamento materialista, ateísta e deísta na França do século das Luzes. Pesquisa a crítica ao papel moral e político da religião e das suas instituições.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Antonio Ruzza - Coordenador.
-
2008 - 2010
Teoria Política Moderna, Descrição: Grupo de estudo sob a orientação da Prof. Doutora Eunice Ostrensky da USP. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Antonio Ruzza - Coordenador.
Prêmios
2012
Destaque produção científica UniItalo, CEPESq UniItalo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Unifai, Unifai. , Rua Afonso Celso 711, Vila Mariana, 04119-060 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 50870199
Experiência profissional
2010 - 2017
Centro Universitário Ítalo BrasileiroVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor de Filosofia no curso de Filosofia
Professor de Sociologia no curso de Serviço Social
2008 - 2010
Universidade de São PauloVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2
2006 - 2010
UnipaulistanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre I, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Filosofia nos cursos de Psicologia, Pedagogia, Administração e Sistemas de Informação.
2006 - 2009
Fundação do Desenvolvimento AdministrativoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente credenciado de, Carga horária: 4
2006 - Atual
Centro Universitário AssunçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre I, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Filosofia e Pesquisador
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antônio Ruzza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?