Anna Luiza Castro Gomes

Possui graduação em enfermagem (bacharelado) pela Escola de enfermagem Sant Emília de Rodat e licenciatura pela UFPB, especialização em Saúde Pública (2005) e em Saúde da Família (2006) pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), especialização em ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde (ENSP/EAD/FIOCRUZ) (2016); mestrado em Enfermagem pela UFPB (2007), e doutorado em Ciências pela ENSP/FIOCRUZ (2013) na linha de pesquisa em saúde mental. Atualmente, é professora Associado nível 2 do Departamento de Promoção da Saúde CCM/ UFPB; coordenadora do Grupo de Estudos em Saúde Mental e Diversidades e do Projeto de Extensão "Acolhimento à saúde mental de estudantes universitários"; coordenadora do Núcleo Universitário de Bem-estar do CCS/UFPB; membro do Comitê de Ética em Pesquisa do CCS/UFPB e desenvolve pesquisas na área da saúde coletiva com ênfase na saúde mental de mulheres e de estudantes universitários.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública

2009 - 2013

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: A Reforma Psiquiátrica no contexto do Movimento de Luta Antimanicomial de João Pessoa-PB
, Ano de obtenção: 2013. Paulo Duarte de Carvalho Amarante. Coorientador: Ana Tereza de Medeiros. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Saúde Mental; Desinstitucionalização; Movimento Nacional da Luta Antimanicomial; Direitos HUmanos; Diversidade cultural.

Mestrado em Pós graduação em Enfermagem na Atenção à Saúde

2006 - 2007

Universidade Federal da Paraíba
Título: Avaliação do desempenho das Equipes de Saúde da Família no controle da tuberculose no município de Bayeux: o vínculo e o processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde, Ano de Obtenção: 2007
Profª Drª Lenilde Duarte de Sá.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Tuberculose; Saúde da família; Vínculo.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Especialização em Especialização em Ativação de processos de mudanças na formação superior de

2015 - 2016

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: Reformulação da disciplina Saúde mental 2 da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba
Orientador: Alessandra Barbosa Pereira

Especialização em Especialização em Saúde da Família

2005 - 2006

Faculdades Integradas de Patos
Título: As políticas públicas para o controle da Tuberculose no Brasil: um resgate histórico
Orientador: Profª Ms.Khívia Kiss Barbosa de Souza

Especialização em Especialização em SAúde Pública

2003 - 2005

Faculdades Integradas de Patos
Título: Enfermagem:evolução das práticas em Saúde Pública
Orientador: Profª Ms. Khívia Kiss Barbosa de Souza

Graduação em Enfermagem (Licenciatura)

2008 - 2011

Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Enfermagem

1998 - 2002

Escola de Enfermagem Santa Emilia de Rodat
Título: Representação social do doente mental para concluintes do curso de enfermagem em JP-PB
Orientador: Maria Tavares de Souza

Formação complementar

2006 - 2006

Capacitação para parteiras tradicionais. (Carga horária: 36h). , Grupo Curumim, GC, Brasil.

2005 - 2005

Interpretaçãode Exames Laboratoriais. (Carga horária: 15h). , Associação Brasileira de Enfermagem - PB, ABEN - PB, Brasil.

2004 - 2004

Formação em SAúde Sexual e Reprodutiva. (Carga horária: 16h). , Bem Estar Familiar no Brasil, BEMFAM, Brasil.

2001 - 2001

Aperfeiçoamento em Controle de Infecção Hospitalar. (Carga horária: 40h). , Hospital de Guarnição de João Pessoa - PB, 1º GE, Brasil.

2001 - 2001

Curso Noções Básicas de Primeiros Socorros (40 hor. (Carga horária: 40h). , COnselho de Enfermagem, COREN - PB, Brasil.

2000 - 2000

Trauma: sistmatização do atendimento. (Carga horária: 40h). , Hospital de Guarnição de João Pessoa, HGU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde Mental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde da Mulher.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Direitos Humanos.

Organização de eventos

Anna Luiza C Gomes ; GOUVEIA, M. M. W. ; ANDRADE, E. S. G. . Seminário sobre Promoção de Bem-Estar no cotidiano universitário: perspectivas e possibilidades. 2021. (Outro).

GOMES, A. L. C. ; AMARANTE, P. D. C. . 6 Congresso Brasileiro de Saúde Mental. 2018. (Congresso).

GOMES, A. L. C. ; NAGASHIMA, A. M. S. ; CORREIA, L.C. ; ALMEIDA, O. M. ; FREITAS, W. M. F. . 1 Encontro sobre Saúde Mental das Mulheres: direitos e diversidades. 2018. (Outro).

GOMES, A. L. C. ; LEADEBAL, O. D. C. P. . 79 Semana Brasileira de Enfermagem: A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar. 2018. (Outro).

GOMES, A. L. C. ; Castro, M.M ; PAZ, A. C. A. . 3o SEMINÁRIO PARAIBANO DE SAÚDE MENTAL, AIDS E REDUÇÃO DE DANOS.. 2018. (Outro).

GOMES, A. L. C. . 19 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2017. (Outro).

GOMES, A. L. C. ; AMARANTE, P. D. C. ; SANTOS, T. A. . 2 Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental: Direito às Diversidades - cidades, territórios e cidadania. 2015. (Outro).

GOMES, A. L. C. ; Castro, M.M . II SEMANA MUNICIPAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL. 2012. (Outro).

GOMES, A. L. C. . Oficina sobre Matriciamento em Saúde Mental. 2011. (Outro).

SILVA, A. T. M. C. ; GOMES, A. L. C. ; Braga, J E F. ; OLIVEIRA, V. C. ; SOUZA, J. M. M . DIVERSIDADE, CULTURA E SAÚDE MENTAL: outras dmensões para a compreensão da loucura. 2010. (Outro).

Participação em eventos

1 Congresso do Cuidado em saúde mental da UFPB. Transtornos Mentais e seu agravamento na Pandemia. 2020. (Congresso).

Festival de Inverno de Cuité.SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. 2019. (Outra).

16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem.ABORDAGENS PEDAGÓGICAS E A REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. 2018. (Seminário).

16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem.FOMENTANDO COMPETÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS E COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM COMPONENTE CURRICULAR. 2018. (Seminário).

1 Encontro Nacional sobre o sensível nas graduações em saúde.Café com Prosa: uma estratégia para provocar transformações no processo de ensino-aprendizagem nas Graduações em saúde. 2018. (Encontro).

79 Semana Brasileira de Enfermagem: a centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidaidar.Enfermagem na Atenção Psicossocial Álcool e Droga. 2018. (Outra).

A luta antimanicomial em tempos de golpe.A história do Movimento Antimanicomial na Paraíba e sua conjuntura atual. 2018. (Outra).

Encontro em saúde mental.Desconfiguração da Política Nacional de saúde mental , álcool e outras drogas. 2018. (Encontro).

19 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Coordenadora da Subcomissão de recepção, Hospedagem e Transporte. 2017. (Seminário).

2 Seminário Paraibano sobre Saúde Mental, AIDS e Redução de Danos.Saúde Mental e Direitos Humanos. 2017. (Seminário).

Edital No 006/2015-DPI/PROPEG/UERN - Fluxo Contínuo para Institucionalização de Projetos - DPI/PROPEG/UERN.?Teoria Ambientalista de Florence Nightingale: evidências para humanização e cuidado integral em saúde?.. 2016. (Outra).

I Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da Paraíba: perspectivas e desafios para mudança de paradigmas.Avaliador da Comissão Científica. 2016. (Encontro).

Por que os humanos usam drogas?. 2016. (Outra).

Seminário Paraibano sobre Saúde Mental, AIDS e Redução de Danos.Saúde Mental, AIDS, RD ? aproximando práticas na construção do cuidado. 2016. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Avaliador de trabalhos científicos. 2016. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Saúde Mental: juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica. Mediadora da Mesa intitulada: "LIBERDADE & SUBORDINAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PESSOAS PARA O TRABALHO TERRITORIAL". 2016. (Congresso).

10 Congresso de HIV/AIDS e 3 Congresso de Hepatites Virais : novos horizonte, novas respostas. 2015. (Congresso).

VI Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental e I Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa e intervenção. 2015. (Simpósio).

II Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas: consolidando a política municipal sobre drogas.Delegada pela ABRASME. 2014. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de SAúde Mental. EXPERIÊNCIAS DE USUÁRIOS DE CAPS-AD COM O USO ABUSIVO DE DROGAS EM JOÃO PESSOA-PB. 2014. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de SAúde Mental. FORMAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE MENTAL: reflexão crítico-político/ético-teórica sobre as relações entre as políticas públicas e a saúde mental. 2014. (Congresso).

XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande. Avaliação de diversos trabalhos. 2014. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Redução de Danos.Saúde Mental hoje: loucura geral ou política do xadrez?. 2014. (Encontro).

XI Encontro Nacional de Redução de Danos.Implantação da Escola de Redutores de Danos no SUS. 2014. (Encontro).

Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental.A Reforma Psiquiátrica no contexto do MLA em João Pessoa-PB. 2013. (Outra).

III CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE MENTAL. CONCEPÇÕES DOS FAMILIARES SOBRE A INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA. 2012. (Congresso).

Semana Nacional Ciência , Cultura Saúde. 2012. (Outra).

III Semana de Enfermagem.A inclusão social do doente mental: contribuições para o cudiar humanizado. 2011. (Encontro).

V SEMINÁRIO REGIONAL DE SAÚDE CEM/FACENE/FAMENE.ORGANIZAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL. 2011. (Seminário).

V SEMINÁRIO REGIONAL DE SAÚDE CEM/FACENE/FAMENE.A SAÚDE MENTAL NA PARAÍBA: MARCOS E CONQUISTAS. 2011. (Seminário).

I ENCONTRO PARAIBANO DE SAÚDE MENTAL.CAUSAS QUE LEVAM AO USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM USUÁRIOS DO CAPS ad. 2010. (Encontro).

I Jornada Nordestina de Tuberculose. desafios do controle e assistência no SUS.Concepções sobre o DOTS em um município prioritário da Paraíba: a ótica das enfemeiras das equipes de saúde da família. 2008. (Encontro).

Oficina Pedagógica-Expansão da UFPB: desafios e perspectivas. 2008. (Oficina).

59 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Ações de Controle da Tuberculose nas unidades de saúde da família sob a ótica da equipe de enfermagem: situação em um município prioritário. 2007. (Congresso).

X Congresso Latinoamericano de medicina social / IV Congresso Brasileiro de ciências sociais e humanas em saúde. Abordagens pedagógicas na formação de recursos humanos em enfermagem para o SUS. 2007. (Congresso).

X Congresso Latinoamericano de medicina social / IV Congresso Brasileiro de ciências sociais e humanas em saúde (2007). A prática educativa em um programa de Pós-graduação Lato Sensu. 2007. (Congresso).

X Congresso Latinoamericano de medicina social / IV Congresso Brasileiro de ciências sociais e humanas em saúde (2007). Prática educativa e abordagens pedagógicas: aproximações e distanciamentos no processo de formação de enfermeiros. 2007. (Congresso).

X Congresso Latinoamericano de medicina social / IV Congresso Brasileiro de ciências sociais e humanas em saúde (2007). Doulas: presentes na humanização do parto.. 2007. (Congresso).

X Congresso Latinoamericano de medicina social / IV Congresso Brasileiro de ciências sociais e humanas em saúde (2007). A prática educativa em um programa de Pós-graduação Lato Sensu. 2007. (Congresso).

I ENCONTRO REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENFERMAGEM.ABORDAGEM PREVENTIVA DA DOENÇA DE ALZEHEIMER: MANUAL EDUCATIVO NA FASE AMNÉSICA. 2006. (Encontro).

III Congresso IMIP de Saúde da Mulher e da Criança. III Congresso IMIP de Saúde da Mulher e da Criança. 2005. (Congresso).

III Jornada Norte/ Nordeste de Controle de Infeção e Epidemiologia Hospitalar e do II Fórum Pernambucano de Infectologia e Controle de Infecção Hospitalar.III Jornada Norte/ Nordeste de Controle de Infeção e Epidemiologia Hospitalar e do II Fórum Pernambucano de Infectologia e Controle de Infecção Hospitalar. 2005. (Outra).

III Seminário paraibano de Prevenção e Manejo Clínico da transmissão do HIV e outras DST.III Seminário paraibano de Prevenção e Manejo Clínico da transmissão do HIV e outras DST. 2005. (Seminário).

56 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 56 CBEN. 2004. (Congresso).

Seminário de DST e Aids: atualização em prevenção, diagnóstico e tratamento.Seminário de DST e Aids: atualização em prevenção, diagnóstico e tratamento. 2003. (Seminário).

III Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Interior.III Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Interior. 2002. (Outra).

Jornada Norte/Nordeste de Controle de Infecção Hospitalar.Jornada Norte/Nordeste de Controle de Infecção Hospitalar. 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: ALANE RENALI RAMOS DE FREITAS

BRITO, A. R. R. T.;ALMEIDA, S. A.GOMES, A. L. C.; NOGUEIRA, J. A.. A PANDEMIA DE COVID- 19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE DOCENTES. 2022.

Aluno: PAULA FRASSINETTI OLIVEIRA CEZÁRIO

ALMEIDA, S. A.GOMES, A. L. C.; NOGUEIRA, J. A.. REPERCUSSÕES NA SAÚDE MENTAL DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Renata Dantas Jales

ALMEIDA, S. A.GOMES, A. L. C.; NOGUEIRA, J. A.. A AURICULOTERAPIA NO CONTROLE DA ANSIEDADE E DO ESTRESSE. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Fabiana Veloso de Lima

GOMES, A. L. C.Sá, L D.; LIMA, G. M. B.; SOUZA, F. B. A.. Saúde e doença de mulheres em situação de rua: um estudo à luz da história oral. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Marília Moura de Castro

GOMES, A. L. C.; AMORIM, A. K. M. A.; RIBEIRO, K. S. Q. S.. SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA EM COMUM. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Leandro Roque da Silva

GOMES, A. L. C.; MIRANDA, P. R. S.; CAVALCANTI, P. B.. Políticas sobre drogas no Brasil: a intersetorialidade como possibilidade de uma assistência integral em um serviço de saúde mental. 2015.

Aluno: Vanessa Andrade Martins Pinto

PINTO, V. A. M.;AMARANTE, P. D. C.; FAVORETO, C. A. O.;GOMES, A. L. C.; ENGSTROM, E. M.; FAUSTO, M. C. R.; FIGUEIREDO, A. E. B.. Os Sentidos Atribuídos pelos Profissionais da Estratégia Saúde da Família aos ?Casos? de Saúde Mental. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós- graduação em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: IVONEIDE LUCENA PEREIRA

ALMEIDA, S. A.GOMES, A. L. C.; NOGUEIRA, J. A.. ?A TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA SISTÊMICA: RESSIGNIFICANDO O SOFRIMENTO PSÍQUICO DURANTE O PROCESSO TRANSEXUALIZADOR?. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Renata Dantas Jales

ALMEIDA, S. A.GOMES, A. L. C.. ?A auriculoterapia no controle da Ansiedade e do estresse.?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Fabiana Veloso Lima

GOMES, A. L. C.Sá, L D.; LIMA, G. M. B.; MEDEIROS, S. M.. Saúde e doença de mulheres em situação de rua: um estudo à luz da história oral. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Rafaella Cassiano Gonçalves Araújo

ANNA LUIZA CASTRO GOMES. Atenção integral à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei na Paraíba. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Analine de Souza Bandeira Correia

VASCONCELOS, S. C.;GOMES, A. L. C.; PONTES, W. D.. Representações Sociais da contenção mecânica elaboradas por profissionais de um pronto atendimento em saúde mental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: ÉRIKA SIMONE GUEDES DE ANDRADE

GOMES, A. L. C.ALMEIDA, S. A.; SILVA, P. M. C.. PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E ESTRESSE ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA PARAÍBA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Cindy Campelo de Araújo

GOMES, A. L. C.; ALMEIDA, L.R; VASCONCELOS, S. C.. FATORES RELACIONADOS AOS TRANSTORNOS MENTAIS EM MULHERES.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Luiza Lima de Oliveira

ANNA LUIZA CASTRO GOMES; FREITAS, W. M. F.. Enfrentando a violência obstétrica por meio do grupo de gestantes: a experiência das mulheres. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Rubenilson Dos Santos Oliveira

ANNA LUIZA CASTRO GOMESALMEIDA, S. A.. FELICIDADE EM PESSOAS DE GÊNERO NÃO-BINÁRIO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Klivia Larissa Cardoso da Costa

COSTA, K. L. C.; ALMEIDA, O. M.; COUTINHO, A. L. C.; CORREIA, L.C.;GOMES, A. L. C.. ENTRE AS BRECHAS DA LEI: uma análise das internações compulsórias e involuntárias encaminhadas pelo Sistema de Justiça Paraibanoo no ano de 2018. 2020.

Aluno: Hayanne Kelly Araújo dos Santos

GOMES, A. L. C.; FREITAS, W. M. F.. SAÚDE MENTAL DE MULHERES NA VIVÊNCIA DO PRIMEIRO ANO DE PUERPÉRIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Cindy Ellem do Nascimento Borges

GOMES, A. L. C.; ALMEIDA, L.R. Tá na mão! Desenvolvimento de serious games sobre redução de danos para qualificação de profissionais e consulta de usuários da RAPS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Bárbara Oliveira Lima Macedo

GOMES, A. L. C.; MATA, C. C.. PROCESSO DE TRABALHO DO PERITO MÉDICO DO INSS EM CASOS DE TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Iura Aquino Araújo

ALMEIDA, S. A.; ALMEIDA, L.R;GOMES, A. L. C.. Fatores de Adoecimento Mental na equipe de enfermagem intensiva: uma revisão integrativa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: SUELLEN CAVALCATI DE CARVALHO SILVA

GOMES, A. L. C.; BRAGA, J. E. F.. AURICULOTERAPIA E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE A ANSIEDADE EM USUÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Rafaela Oliveira Rêgo Barros

VASCONCELOS, S. C.;GOMES, A. L. C.; PONTES, M. L. F.. Apego entre mãe e filho na unidade privisional: revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Isadora Silveira Xavier

GOMES, A. L. C.; VASCONCELOS, S. C.; PAZ, A. C. A.. Redução de Danos ou Abstinência: o que pensam os profissionais do CAPS-AD?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: OLIVIA MARIA DE ALMEIDA

GOMES, A. L. C.; MORAIS, H. B.; GOMES JUNIOR, N.. Loucura e cidadania: uma experiência de assessoria jurídica popular universitária em direitos humanos e saúde mental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Murilo Gomes Franco

GOMES, A. L. C.; MORAIS, H. B.; GOMES JUNIOR, N.. Desfazer o normal há de ser uma norma: evidências da intersecção entre a faculdade de direito e o manicômio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Gabriella Azevedo da silva

FREITAS., W. M. F.;GOMES, A. L. C.; SANTOS, L. S.. Parto Domiciliar Planejado: uma realidade em construção.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jose Madson Medeiros Souza

GOMES, A. L. C.; Costa, M M H da.; BARBOSA, K. K. S.. Controle Social e Saúde Mental: contribuições da organização social na construção e implementação de políticas públicas de saúde e m João Pessoa-PB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Rosilene Alves de Almeida

GOMES, A. L. C.; PEQUENO, G. A.. Relação entre o tratamento supervisionado e o tratamento auto-administrado para o controle da Tuberculose no município de João Pessoa: uma coorte retrospectiva (2007 -2009). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jackeline Abílio de Souza

SILVA, A. T. M. C.SILVA, C. C.GOMES, A. L. C.; ARAUJO, J. S. S.. A violência doméstica sob a ótica de mulheres que sofre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Camila de Sena Guerra

Costa, M M H da.;GOMES, A. L. C.; OLIVEIRA FILHA, M.. Levantamento epidemiológico do uso de psicofármacos por usuários do SUS no município de Timbaúba-PE.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Débora Ferraz Moura

Costa, M M H da.;GOMES, A. L. C.; QUEIROZ, A. C. F.. Perfil Epidemiológico dos usuários atendidos em um serviço de emergência em saúde mental do município de João Pessoa-PB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ivana Oliveira de Santana

Costa, M M H da.;GOMES, A. L. C.; Braga, J E F.. Ocorrência da Epilepsia entre usuários atendidos em CAPS no município de João Pessoa - PB. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Line Mércia Paulino de Santana

Sá, L D.GOMES, A. L. C.; Souza, K M de.. O desempenho dos Agentes Comunitários de Saúde no controle da tuberculose em município prioritário da Paraíba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Annelissa Andrade Virgínio de Oliveira

Sá, L D.GOMES, A. L. C.; QUEIROGA, R. P. F.. PERCEPÇÕES DE ENFERMEIRAS SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO CONTROLE DA TUBERCULOSE EM UM MUNICÍPIO PRIORITÁRIO DA PARAÍBA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ivana Morgado Costa

DANTAS, L.;GOMES, A. L. C.; Tavares, S V.. Planejamento Familiar: assitência na percepção dos usuários". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

JUSTINO FILHO, J.; SILVA, K. L.;SARAIVA, A. M.; CANIELLO, M. M.; OLIVEIRA, F. B.;GOMES, A. L. C.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2009. Universidade Federal de Campina Grande.

FREITAS., W. M. F.;GOMES, A. L. C.; VASCONCELOS, S. C.. Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica. 2017. Universidade Federal da Paraíba.

FORTE, F. D. S.; REICHERT, A. P. S.;GOMES, A. L. C.. Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Saúde da Família Turma 2014/2016. 2014. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, A. L. C.. Concurso Público para professor DE da ETS/UFPB. 2009. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, A. L. C.. Projeto Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Orientou

PAULA FRASSINETTI OLIVEIRA CEZÁRIO,

SAÚDE MENTAL DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba,; Coorientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Renata Dantas Jales

?A auriculoterapia no controle da Ansiedade e do estresse; ?; 2020; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba,; Coorientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Marília Moura de Castro

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA EM COMUM; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca,; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

IVONEIDE LUCENA PEREIRA

?A TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA SISTÊMICA: RESSIGNIFICANDO O SOFRIMENTO PSÍQUICO DURANTE O PROCESSO TRANSEXUALIZADOR?; 2020; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba,; Coorientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Sandra Maria Dias de Queiroz

Uma análise dos princípios pedagógicos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde à luz da Pedagogia histórico-crítica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em SF com Ênfase na Implant; de linhas de cui) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Marília de Moura de Castro

ESTATÉGIAS DE CUIDADO À SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM JOÃO PESSOA-PB; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO DO CUIDADO, CO) - Núcleo de Estudos em SAúde Coletiva / UFPB; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Luziane Juzi Carvalho de Alencar Silva

SAUDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo enquanto dimensão do cuidado; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO DO CUIDADO, CO) - Núcleo de Estudos em SAúde Coletiva / UFPB; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Maria de Fátima de Miranda Ramos

O PROCESSO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DO CONSULTÓRIO NA RUA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO DO CUIDADO, CO) - Núcleo de Estudos em SAúde Coletiva / UFPB; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Alessandra Cristina Vieira de Araújo

Avaliação da Atenção Básica em Saúde Mental: Passos Exploratórios e Introdutórios na Construção de uma Escala; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO DO CUIDADO, CO) - Núcleo de Estudos em SAúde Coletiva / UFPB; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Jairo Domingos de Morais

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DO APOIADOR MATRICIAL NAS USF?S NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO DO CUIDADO, CO) - Núcleo de Estudos em SAúde Coletiva / UFPB; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Renatha de Medeiros Chaves

ACOLHIMENTO: uma proposta de operacionalização para os serviços de saúde; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO DO CUIDADO, CO) - Núcleo de Estudos em SAúde Coletiva / UFPB; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Maria Adriana C

Nunes Jerônimo; IMPLANTAÇÃO DO ACOLHIMENTO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA: RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO DO CUIDADO, CO) - Núcleo de Estudos em SAúde Coletiva / UFPB; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Jackeline Sousa dos Santos

A CONTRIBUIÇÃO DO APOIO MATRICIAL NA PRÁTICA DE PLANEJAMENTO EM SAÚDE DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO DO CUIDADO, CO) - Núcleo de Estudos em SAúde Coletiva / UFPB; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Alessandra Miranda Moraes

A operacionalização do DOTS no muinicípio de Santa Rita sob a ótica das equipes de saúde da família; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - CENTRO UNIVERSITARIO-UNIFACISA; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

MÁRCIA LUIZA DIAS DA SILVA

AVALIAÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE GRADUANDOS E TÉCNICOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

SILVANIA LAURENTINO GRANGEIRO

Atuação do Enfermeiro na Área da Estética: Revisão Integrativa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

ÉRIKA SIMONE GUEDES DE ANDRADE

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E ESTRESSE ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA PARAÍBA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Cindy Campelo de Araújo

FATORES RELACIONADOS AOS TRANSTORNOS MENTAIS EM MULHERES; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Jardeliane Moama Dos Santos Domingos

PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM AO MEIO ACADÊMICO: DIFICULDADES E FATORES ASSOCIADOS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

LUARA GOMES DA SILVA

SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Hayanne Kelly Araújo dos Santos

SAÚDE MENTAL DE MULHERES NA VIVÊNCIA DO PRIMEIRO ANO DE PUERPÉRIO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Bárbara Oliveira Lima Macedo

PROCESSO DE TRABALHO DO PERITO MÉDICO DO INSS EM CASOS DE TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Cindy Ellem do Nascimento Borges

Tá na mão! Desenvolvimento de serious games sobre redução de danos para qualificação de profissionais e consulta de usuários da RAPS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

SUELLEN CAVALCATI DE CARVALHO SILVA

AURICULOTERAPIA E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE A ANSIEDADE EM USUÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Isadora Silveira Xavier

Redução de danos ou abstinência: o que pensam os profissionais do CAPS-AD?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Amanda Suelem Vitorino Sales

A REFORMA PSIQUIÁTRICA NA CONCEPÇÃO DOS TRABALHADORES DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE CAMPINA GRANDE-PARAÍBA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Edriene Ferreira da Silva

USUÁRIOS DO CAPS - AD E SUA RELAÇÃO COM AS DROGAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

MARIA FERNANDA ROCHA DA SILVA

RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E DESEMPENHO ACADÊMICO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Maria Laiene Alves de Lima

Motivos apresentados pelos familiares para internação de seus parentes em hospitais psiquiátricos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Lívia Menezes Borralho

Concepções dos enfermeiros sobre gestação em mulheres com epilepsia; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Jose Madson Medeiros Souza

Controle Social e Saúde Mental: contribuições da organização social na construção e implementação de políticas públicas de saúde e m João Pessoa-PB; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Rosilene Alves de Almeida

Relação entre o tratamento supervisionado e o tratamento auto-administrado para o controle da Tuberculose no município de João Pessoa: uma coorte retrospectiva (2007 -2009); ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Juliana Barbosa do Carmo

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: DESEMPENHO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO CONTROLE DA TUBERCULOSE EM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Veridiano Kleber Paiva de Freitas

EPILEPSIA NO CONTEXTO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: DESAFIOS E AVANÇOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Ana Hévila Marinho

O CUIDADO AO AUTISTA EM UMA INSTITUIÇÃO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Judson Gonzaga Batista de Oliveira

EXPERIÊNCIAS DE USUÁRIOS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE JOÃO PESSOA-PB; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Jardeliane Moama Dos Santos Domingos

PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM AO MEIO ACADÊMICO: DIFICULDADES E FATORES ASSOCIADOS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Gabriela Marques Paiva

Impactos das dificuldades estudantis na saúde mental de graduandos do CCS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Giulia Alfredo Moreira

Dificuldades estudantis na pós-graduação e repercussões na saúde mental; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Lucas Barreto

Monitoria da Disciplina Metodologia do Trabalho Científico; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Anna Luiza Castro Gomes;

Produções bibliográficas

  • RAMOS, WESLAINE THALITA SILVA ; MEDEIROS, FRANCINALVA DANTAS DE ; RAMOS, DÉBORAH DORNELLAS ; GOMES, ANNA LUIZA CASTRO ; NAGASHIMA, ALYNNE MENDONÇA SARAIVA . -Não é não!-: situações de assédio sexual vivenciadas por acadêmicas de Enfermagem. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e422111133210, 2022.

  • SILVA, FRANCISCA VILENA DA ; PEREIRA, IVONEIDE LUCENA ; CEZÁRIO, PAULA FRASSINETTI OLIVEIRA ; GOMES, ANNA LUÍZA CASTRO ; NOGUEIRA, JORDANA DE ALMEIDA ; ALMEIDA, LUANA RODRIGUES DE ; LEITE, SILVIA REGINA RODRIGUES ; COSTA FILHO, JOSÉ ANDRADE ; ALMEIDA, SANDRA APARECIDA DE . O cotidiano de pais e mães de pessoas transexuais em um Estado do Nordeste do Brasil. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e5410816824, 2021.

  • SÁ, L. D. ; GOMES, A. L. C. ; CARMO, J. B. ; SOUZA, K. M. J. ; PALHA, P. F. ; ALVES, R. S. ; ANDRADE, S. L. E. A. . Educação em saúde no controle da tuberculose: perspectiva de profissionais na Estratégia Saúde da Família.. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 15, p. 103-111, 2013.

  • SÁ, L. D. ; OLIVEIRA, A. A. V. ; COLLET, N. ; NOGUEIRA, J. A. ; GOMES, A. L. C. ; VILLA, Tereza Cristina Scatena . Cuidado ao doente de Tuberculose na Estratégia saúde da Família: percepções de enfermeiras. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 46, p. 356-363, 2012.

  • SILVA, A. T. M. C. ; AMARANTE, P. D. C. ; GOMES, A. L. C. ; BRAGA, J. E. F. ; Valença, A.M.G ; PADILHA, W. W. N. . A Propósito da Diversidade, Cultura e Saúde Mental: Novas Dimensões para a compreensão da loucura. Revista Brasileira Ciências da Saúde , v. 16, p. 435-438, 2012.

  • Sá, L D. ; GOMES, A. L. C. ; NOGUEIRA, J .A. ; VILLA, T.C.S. ; Souza, K M de. ; PALHA, P. F. . Intersectorality and bonding in tuberculosis control in family health. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 19, p. 387-395, 2011.

  • GOMES, A. L. C. ; SÁ, L. D. . As concepções de vínculo e a relação com o controle da Tuberculose. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 43, p. 365-372, 2009.

  • RODRIGUES, G. de O. ; SÁ, L. D. ; NOGUEIRA, J. A. ; DAMASCENA, L. C. L. ; GOMES, A. L. C. ; VILLA, Tereza Cristina Scatena . A expansão do tratamento supervisionado (TS) para o controle da tuberculose na Paraíba (1999/2005). Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 10, p. 355-357, 2008.

  • GOMES, A. L. C. ; AMARANTE, P. (Org.) ; OLIVEIRA, W. F. (Org.) ; PITTA, A. M. F. (Org.) . Patologização e Medicalização da Vida: Epistemologia e Política. 1. ed. São Paulo: Zagodoni, 2018. v. 1. 176p .

  • GOMES, A. L. C. ; Aurilene Cartaxo de Arruda . Cenário real: questões para concurso em enfermagem. 1. ed. João Pessoa: IDEIA, 2011. v. 1. 706p .

  • ANDRADE, E. S. G. ; GOMES, A. L. C. ; ALMEIDA, S. A. ; SILVA, P. M. C. . PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E ESTRESSE ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. In: Anna Luiza Castro Gomes, Anúbes Pereira de Castro, Waglânia Mendonça Faustino. (Org.). Saúde, diversidade e ciência. 1ed.João Pessoa: Ative, 2023, v. , p. 154-172.

  • ARAUJO, C. C. ; GOMES, A. L. C. ; ALMEIDA, L.R ; VASCONCELOS, S. C. . FATORES RELACIONADOS AOS TRANSTORNOS MENTAIS EM MULHERES. In: Anna Luiza Castro Gomes, Anúbes Pereira de Castro, Waglânia Mendonça Faustino. (Org.). Saúde, diversidade e ciência. 1ed.João Pessoa: Ative, 2023, v. , p. 109-121.

  • COSTA, A. D. ; CARNEIRO, A. L. B. ; SOARES, J. F. R. ; GOMES, A. L. C. ; ANDRADE, M. S. . FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA: o que a experiência de ansiedade em estudantes tem a nos dizer?. In: Michelly Santos de Andrade Flávia Luiza Costa do Rêgo Luciana Pimentel Melo Luciane Spinelli-Pessoa Giorvan Ânderson Alves. (Org.). FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA: o que a experiência de ansiedade em estudantes tem a nos dizer?. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB,, 2021, v. , p. 261-270.

  • CORREIA, L.C. ; ALMEIDA, O. M. ; FRANCO, M. G. ; GOMES, A. L. C. ; RIBEIRO, P. A. C. ; XAVIER, I. S. . CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: EDUCAÇÃO JURÍDICA POPULAR NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPS AD III DAVID CAPISTRANO DA COSTA FILHO. In: ROBSON ANTÃO DE MEDEIROS. (Org.). CRDH ? Promovendo a defesa dos direitos de grupos socialmente vulneráveis : experiências e avaliações em extensão. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2021, v. , p. 36-56.

  • GOMES, A. L. C. ; NAGASHIMA, A. M. S. . O Feminino Aprisionado, Patologizado e Medicalizado: Impactos na Saúde Mental das Mulheres. In: Paulo Amarante. Ana Maria Fernandes Pitta. Walter Ferreira de Oliveira. Et al.. (Org.). Patologização e Medicalização da Vida: Epistemologia e Política. 1ed.: , 2018, v. 1, p. 1-176.

  • GOMES, A. L. C. . Concepções dos atores do Movimento da Luta Antimanicomial em João Pessoa sobre a dimensão jurídico-política da Reforma Psiquiátrica.. In: Rachel Gouveia Passos; Ludmila Cerqueira Correia. (Org.). A dimensão jurídico-política da Reforma Psiquiátrica brasileira: limites e possibilidades. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2017, v. , p. 188-205.

  • GOMES, A. L. C. ; CORREIA, L.C. ; FRANCO, M. G. ; ALMEIDA, O. M. . Caminhos em direitos humanos e saúde mental: o encontro entre a Educação Jurídica Popular e a Educação Popular em Saúde.. In: Rachel Gouveia Passos; Ludmila Cerqueira Correia. (Org.). A dimensão jurídico-política da Reforma Psiquiátrica brasileira: limites e possibilidades. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2017, v. , p. 140-152.

  • GOMES, A. L. C. ; SILVA, A. T. M. C. ; AMARANTE, P. D. C. . A SAÚDE MENTAL E OS DIREITOS DOS NOVOS SUJEITOS. In: Maria Helena Barros de Oliveira; Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos; Maria Cristina Guilam; Gabriel Eduardo Schutz; Ana Tereza Medeiros Cavalcanti da Silva. (Org.). Direito e Saúde ? Cidadania e Ética na Construção de Sujeitos Sanitários. 1ed.Maceió: UFAL, 2011, v. , p. 96-103.

  • GOMES, A. L. C. ; Sá, L D. ; NOGUEIRA, J .A. ; VILLA, T.C.S. ; Souza, K M de. ; MORAES, A. M. . O vínculo e a relação com as ações de controle da tuberculose: concepções de profissionais das equipes de saúde da família. In: Tereza Cristina Sactena Villa; Antonio Ruffino Netto. (Org.). Tuberculose-Pesquisas Operacionais. 1ed.Ribeirão Preto: FUNPEC, 2009, v. , p. 132-137.

  • Sá, L D. ; NOGUEIRA, J .A. ; SILVEIRA, R. M. G. ; VILLA, T.C.S. ; GOMES, A. L. C. ; NOBREGA, R. G. ; RUFFINO-NETTO, A. . Humanização do cuidado no SUS e os direitos dos doentes de tuberculose.. In: Tereza Cristina Scatena Villa; Antonio Ruffino Netto. (Org.). TUBERCULOSE-Pesquisas Operacionais. 1ed.São Paulo: FUNPEC, 2009, v. 01, p. 217-224.

  • SARAIVA, A. M. ; GOMES, A. L. C. ; SOUZA, K. R. F. ; Sá, L D. ; FARIAS, L. D. ; OLIVEIRA FILHA, M. . Práticas Terapêuticas Não Alopáticas no Cuidado com a Saúde Mental. In: IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso da Associação Latino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Política de Saúde - Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva, 2007, Salvador. Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização, 2007.

  • ANNA LUIZA CASTRO GOMES . Fatores que interferem na saúde mental de mulheres durante o puerpério'. In: 7 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2020, ONLINE. ANAIS do 7 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2020.

  • ANNA LUIZA CASTRO GOMES ; ANDRADE, E. S. G. ; PAZ, A. C. A. ; SOARES, J.F.R ; ALMEIDA, S. A. ; GOMES, A. C. . Cuidado de saúde mental a estudantes universitários durante a pandemia por COVID-19. In: 7 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2020, online. ANAIS do 7 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2020.

  • PEREIRA, I. L. ; ALMEIDA, S. A. ; GOMES, A. L. C. ; ALMEIDA, L.R . Transexualidade: esse corpo não é meu. In: XIV ENCONTRO Internacional de pesquisadores em Saúde Mental e especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2018, Ribeirão preotp. Anais do Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental, Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. Campinas: Galoá, 2018.

  • GOMES, A. L. C. ; FERNANDES, M. C. V. ; LIMA, B. O. . GRUPOS TERAPÊUTICOS NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA INTERDISCIPLINAR. In: 19 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2017, João Pessoa. Anais do 19 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem,, 2017.

  • GOMES, A. L. C. ; SANTOS, R. C. ; BATISTA, T. N. L. ; MARTINS, D. F. G. ; GUEDES, A. T. A. . PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO PETGRADUA-SUS. In: 19 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2017, João Pessoa. Anais do 19 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2017.

  • GOMES, A. L. C. ; VASCONCELOS, S. C. . The singular therapeutic project as an interdisciplinary care strategy to the alcohol and/or other drugs user. In: 25th European Congress of Psychiatry, 2017, Florença. European Psychiatry. Paris: Elsevier, 2017. v. 41. p. 859-860.

  • ALMEIDA, S. A. ; NOGUEIRA, J. A. ; PEREIRA, I. L. ; ALMEIDA, L.R ; GOMES, A. L. C. . TRANSEXUALIDADE: ESSE CORPO NÃO É MEU!. In: XIV Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica,, 2016, Ribeirão Preto. Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica Vulnerabilidade e Saúde Mental: perspectivas para o cuidado, 2016.

  • GOMES, A. L. C. ; AMARANTE, P. D. C. ; BRAGA, J. E. F. ; SANTOS, T. A. ; SILVA, E. F. ; FERNANDES, M. C. V. . A Reforma Psiquiátrica na concepção de gestores da Rede de Atenção Psicossocial de João Pessoa-PB. In: 2 Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, 2015, João Pessoa. Anais do 2 Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, 2015. p. 226-226.

  • SILVA, E. F. ; GOMES, A. L. C. ; SANTOS, T. A. ; ALMEIDA, R. A. ; OLEGARIO, W. K. B. ; DANTAS, T. R. A. . Perfil dos usuários de Centros de Atenção Psicossocial álcool e drogas em municípios paraibanos. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2012. p. 1007-1007.

  • LIMA, M.L.A ; GOMES, A. L. C. ; LIMA, C.L.A ; SILVA, A. T. M. C. ; ALMEIDA, R. A. ; BARROS, S. ; ALMEIDA, L.R . CONCEPÇÕES DOS FAMILIARES SOBRE A INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2012. p. 448-449.

  • LIMA, L.B.G. ; GOMES, A. L. C. ; SOUZA, B. M. A. ; JUNQUEIRA, C.C.S. ; SILVA, A. T. M. C. . Desafios no cotidiano de Centros de Atenção Psicossocial infantis ? CAPS i. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. ANAIS DO III CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL ? ABRASME, 2012. p. 541-541.

  • GOMES, A. L. C. ; SANTOS, T. A. ; SOUZA, B. M. A. ; JUNQUEIRA, C.C.S. ; OLEGARIO, W. K. B. ; DANTAS, T. R. A. . Matriciamento em Saúde Mental no sertão paraibano. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. ANAIS DO III CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL ? ABRASME, 2012. p. 790-790.

  • SANTOS, T. A. ; GOMES, A. L. C. . O Papel dos Centros de Atenção Psicossocial na Construção de Sujeitos de Campina Grande/PB pelo Discurso de seus Profissionais. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2012. p. 894-894.

  • CHAVES-NETO, G. ; GOMES, A. L. C. ; MACHADO, A.N. ; TRAAJANO, F.M.P ; ARAUJO, M. P. ; FERREIRA-NETA, E. . Perfil dos usuários dos serviços de saúde mental em um município do sertão da Paraíba. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2012. p. 1009-1009.

  • OLEGARIO, W. K. B. ; GOMES, A. L. C. ; SILVA, E. F. ; SOUZA, B. M. A. ; DANTAS, T. R. A. . Processo de trabalho em Centros de Atenção Psicossocial Àlcool e Drogas no município de João Pessoa-PB. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2012. p. 1073-1074.

  • CARVALHO, J.C. ; MAGLIANO, M.L.Q.S. ; GOMES, A. L. C. . Acompanhamento Psicofarmacológico de Usuários com Ideação e Tentativas Múltiplas de Suicídio e de seus Familiares em um Centro de Atenção Psicossocial em João Pessoa-PB. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2012. p. 247-247.

  • SANTOS, S.R. ; GOMES, A. L. C. ; DANTAS, U.I.B ; RIBEIRO, M.L. . Análise descritiva da taxa de cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial da região Nordeste do Brasil. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2012. p. 276-276.

  • SALES, A. S. V. ; GOMES, A. L. C. ; SANTOS, T. A. ; ALMEIDA, R. A. ; ARAUJO, M. P. ; SILVA, A. T. M. C. . Articulação Entre As Equipes De Saúde Mental E As Equipes De Saúde Da Família Em Campina Grande ? PB. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2012. p. 304-304.

  • DANTAS, T. R. A. ; GOMES, A. L. C. ; SANTOS, T. A. ; ALMEIDA, R. A. ; ARAUJO, M. P. ; SILVA, A. T. M. C. . AVALIAÇÃO DE REDES DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL NA PARAÍBA. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2012. p. 378-378.

  • JUNQUEIRA, C.C.S. ; GOMES, A. L. C. ; ALMEIDA, L.R ; SILVA, A. T. M. C. ; SOUZA, B. M. A. ; BEZERRA, R.S. . Concepções de profissionais de serviços substitutivos sobre a Reforma Psiquiátrica no município de Patos ? PB. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2012. p. 446-446.

  • SOUZA, J. M. M. ; GOMES, A. L. C. ; SILVA, A. T. M. C. ; SANTOS, T. A. ; ALMEIDA, R. A. . Participação das Associações de Usuários dos serviços de Saúde Mental no Controle Social em João Pessoa-PB. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2012. p. 986-986.

  • SOUZA, B. M. A. ; GOMES, A. L. C. ; SILVA, A. T. M. C. ; JUNQUEIRA, C.C.S. ; BEZERRA, R.S. ; LIMA, L.B.G. . A arte como ferramenta de emancipação na saúde mental. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2012. p. 19-20.

  • GOMES, A. L. C. ; AMARANTE, P. D. C. ; SILVA, A. T. M. C. . A Refforma Psiquiátrica na perspectiva da diversidade ccultral. In: V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em SAúde, 2011, São Paulo. ANAIS DO V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em SAúde, 2011.

  • Sá, L D. ; GOMES, A. L. C. ; NOGUEIRA, J .A. ; VILLA, T.C.S. . O desempenho dos agentes comunitários de saúde (ACS) no controle da tuberculose no município prioritário da Paraíba.. In: III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE, 2008, SAlvador. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Impresso). Brasília: Jornal Brasileiro de epidemiologia, 2008. v. 4. p. 1-76.

  • Sá, L D. ; NOGUEIRA, J .A. ; GOMES, A. L. C. ; MARCOLINO, A. B. L. ; NÓBREGA, R. G da. . Problems associated with tuberculosis control in the metropolitan region of João Pessoa, Brazil.. In: 38th World Conference on Lung Health of the International Union Against Tuberculosis and Lung Disease (The Union), 2007, Cape Town. The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease. Cape Town: The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease, 2007. v. 11. p. 11-11.

  • Lima, F. V. ; Sá, L D. ; SOUZA, K. M. J. ; OLIVEIRA, A. A. V. ; ANDRADE, S. L. E. ; Anna Luiza C Gomes . Vulnerabilidade e adoecimento de mulheres em situação de rua. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , 2018.

  • GOMES, A. L. C. ; ANDRADE, E. S. G. . UM MINUTO DE MEDITAÇÃO DURANTE A GESTAÇÃO?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, A. L. C. . Sofrimento psíquico entre estudantes da universidade?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, A. L. C. ; FREITAS., W. M. F. ; SILVA, J. C. M. ; FERNANDES, M. C. V. ; VIEIRA, M. E. S. . A EXPERIÊNCIA DOS GRUPOS TERAPÊUTICOS NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, A. L. C. ; LIMA, E. M. ; SOUSA, A. B. C. A. ; LIMA, W. M. S. ; OLIVEIRA, A. M. C. . RESGATANDO OS VÍNCULOS FAMILIARES EM UM CAPS AD: EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, A. L. C. ; LIMA, B. O. ; FIRMINO, R. G. ; SILVA, A. A. ; FREITAS., W. M. F. . GINCANA MUSICAL REALIZADA NO CAPS-AD: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS., W. M. F. ; GOMES, A. L. C. . Roda de gestante bem-estar: encontros para o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos na gestação, parto e pós-parto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS., W. M. F. ; GOMES, A. L. C. . Educação permanente na atenção básica sobre a assistência obstétrica: um espaço de compartilhamento de saberes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. F. ; GOMES, A. L. C. ; BRAGA, J.E.F ; ROQUE, L. S . Experiências de usuários de CAPS-ad com o uso abusivo de drogas em João Pessoa-PB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Castro, M.M ; GOMES, A. L. C. ; ROQUE, L.S . Estratégias de cuidado em saúde mental na atenção básica do município de João Pessoa-PB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. L. C. . A vivência do acadêmico de enfermagem na monitoria de saúde mental II: um relato de experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, A. L. C. ; SANTOS, T. A. ; SOUZA, B. M. A. ; JUNQUEIRA, C.C.S. ; OLEGARIO, W. K. B. ; DANTAS, T. R. A. . Matriciamento em Saúde Mental no sertão paraibano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. L. C. ; SOUZA, J. M. M. ; SILVA, A. T. M. C. . Controle Social em Saúde Mental: direito garantido na intenção e efetivado na prática quando da elaboração das políticas públicas?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. L. C. . Substâncias Psicoativas em usuários do CAPS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, A. L. C. ; MARINHO, A. H. ; SILVA, A. T. M. C. ; BRAGA, J. E. F. ; SARAIVA, A. M. . Ações da equipe multiprofissional junto às pessoas com diagnóstico de autismo: experiências em uma instituição de cuidados especiais no município de João Pessoa-PB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. L. C. ; MENEZES, A. C. S. ; GALIZZA, C. J. R. B. ; SILVA, A. T. M. C. . STresse em equipes da Estratégia Saúde da Família (PSF) da cidade de João Pessoa-PB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. L. C. ; BATISTA, J. G. O. ; SILVA, A. T. M. C. ; Costa, M M H da. . O CAPS no caminho da desinstitucionalização: concepções dos usuários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. L. C. . Oficina SAúde Pública. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Sá, L D. ; NOGUEIRA, J .A. ; DANTAS, L. ; MARCOLINO, A. B. L. ; VILLA, T.C.S. ; GOMES, A. L. C. . Intersetorialidade, Vínculo e Controle da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde em um Município Prioritário da Paraíba-PB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Sá, L D. ; GOMES, A. L. C. ; VILLA, T.C.S. ; COLLET, N. . O Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde e o Controle da Tuberculose em Município da Região Metropolitana de João Pessoa-PB/Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, A. L. C. ; MORAES, A. M. ; Sá, L D. . O controle da tuberculose na atenção primária a sáude: desempenho das equipes em um município prioritário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. A. V. ; GOMES, A. L. C. ; Sá, L D. ; MARCOLINO, A. B. L. ; MORAES, A. M. . Ações de controle da tuberculose nas unidades de saúde da família sob a ótica da equipe de enefermagem: situação em um município prioritário da Paraíba. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. L. C. ; Tavares, Maria . Representação Social do Doente Mental para concluintes do curso de Enfermagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. L. C. . Enfemragem X Psiquiatria: ações e atribuições do enfermeiro em um Complexo Psiquiátrico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. L. C. ; Silva, Gerson Ribeir da ; Mary . Ensino Privado X Enfermagem: percepção de um grupo de graduandos de uma Instituição privada na Paraíba. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. L. C. ; Silva, Gerson Ribeir da . Eu e minha sexualidade: implicações na vida profissional e pessoal do enfermeiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, A. L. C. ; Ribeiro, Lucimeire da Costa ; Tavares, Maria . Por que planejar? Diversidade de concepções em um grupo de mulheres na cidade de João Pessoa ? PB. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, A. L. C. ; Silva, Gerson Ribeir da . Diagnósticos de enfermagem e mola hidatiforme: teoriaX prática. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, A. L. C. ; Silva, C. B. ; Ribeiro, Lucimeire da Costa . Aleitamento Materno: satisfação para mãe e filho. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

GOMES, A. L. C. ; OLIVEIRA, V. C. ; MEIRA, R. M. B. . Projeto Escola de Redutores de Danos para o SUS. 2010.

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    SAÚDE MENTAL DE GRADUANDOS EM SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19, Descrição: Projeto de iniciação cientifica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anna Luiza Castro Gomes - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    ?SAÚDE MENTAL DE MULHERES: análise das intervenções do projeto ?Miga sua louca! Chega, junta, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anna Luiza Castro Gomes - Coordenador / Erika Simone Guedes de Andrade - Integrante.

  • 2020 - 2021

    SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DA COVID19, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Anna Luiza Castro Gomes - Integrante / Jordana de Almeida Nogueira - Integrante / Sandra Aparecida de Almeida - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    Dificuldades estudantis na vida acadêmica e saúde mental, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Anna Luiza Castro Gomes - Coordenador / Erika Simone Guedes de Andrade - Integrante.

  • 2019 - 2021

    SAÚDE MENTAL DE GRADUANDOS EM SAÚDE, Descrição: Esta pesquisa objetiva elucidar condições de saúde mental de estudantes de graduação do CCS em relação às suas vivencias acadêmicas. Trata-se de pesquisa de campo cujo delineamento é um estudo exploratório-descritivo, de natureza quantitativa do tipo observacional e transversal. A população serão os graduandos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba e a amostragem será estratificada proporcional com uma estimativa de 332 participantes. A coleta dos dados será realizada através de três (3) instrumentos: um formulário sociodemográfico e acadêmico; o SQR-20, o inventário de LIPP e o QVA-r. Utilizará a análise estatística descritiva e inferencial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Anna Luiza Castro Gomes - Coordenador / Jaims Franklin Ribeiro Soares - Integrante / Jussara de Lourdes Ferreira Chaves - Integrante / Erika Simone Guedes de Andrade - Integrante.

  • 2018 - Atual

    SAÚDE MENTAL DAS MULHERES ATENDIDAS NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, Descrição: Esta pesquisa objetiva caracterizar o perfil sociocultural, econômico e clínico-epidemiológico de mulheres com diagnóstico de problema mental que são atendidas na Rede de Atenção Psicossocial de João Pessoa, Paraíba, bem como investigar a atenção à saúde mental das mulheres atendidas na Rede de Atenção Psicossocial de João Pessoa, Paraíba. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com uma etapa quantitativa e outra qualitativa. A coleta dos dados será realizada através de dois instrumentos: um formulário e um roteiro de entrevista previamente elaborado pela pesquisadora. Utilizará a análise estatística descritiva para os dados coletados através do formulário e a técnica de análise de conteúdo defendida por Bardin para interpretação dos depoimentos dados em entrevista. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anna Luiza Castro Gomes - Coordenador / Waglânia Medonça Faustino Freitas. - Integrante / Selene Cordeiro Vasconcelos - Integrante / Alynne Mendonça Saraiva Nagashima - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Caracterização da execução das medidas de segurança no estado da Paraíba, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anna Luiza Castro Gomes - Coordenador / Ludmila Cerqueira Correia - Integrante / Olívia Maria de Almeida - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Políticas e Estratégias na Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Anna Luiza Castro Gomes - Coordenador / Edriene Ferreira da Silva - Integrante / Marília Moura de Castro - Integrante / Isadora Silveira Xavier - Integrante / Mariana Camila Vieira Fernandes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - 2015

    Centro de Referência em Direitos Humanos da UFPB - Cidadania e Direitos Humanos: Educação Jurídica Popular no Centro de Atenção Psicossocial ? CAPS AD III David Capistrano da Costa Filho, Descrição: Projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão ?Loucura e Cidadania?, está vinculado ao Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (CRDH/UFPB) no eixo de atuação ?Saúde Mental e Direitos Humanos? e envolve extensionistas graduandos em Direito, Enfermagem, Medicina, Psicologia e Serviço Social da UFPB. Realizou, através da metodologia da educação jurídica popular,oficinas temáticas no campo da saúde mental e direitos humanos com as pessoas usuárias do CAPS AD III David Capistrano da Costa Filho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) . , Integrantes: Anna Luiza Castro Gomes - Coordenador / Ludmila Cerqueira Correia - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Avaliação do desempenho dos serviços de saúde mental da Paraíba, Descrição: Projeto que tem como objetivo investigar a relação entre os pressupostos teóricos - anunciados como política de saúde mental - e a prática profissional que a realiza, por meio dos processos de trabalho, nos serviços públicos destinados a esse fim. O estudo se justifica tendo em vista que o processo de descentralização das ações e serviços de saúde requer avaliações e análises para subsidiar gestores e técnicos na redefinição de diretrizes, estratégias e objetivos para a efetivação do atual sistema de saúde. A importância do estudo decorre da necessidade de se ampliar a compreensão sobre os avanços e os desafios que o movimento pela Reforma Sanitária e pela Reforma Psiquiátrica apresentam, depois de 20 anos de sua formulação como políticas de saúde, e pela oportunidade de se tentar impulsionar as conquistas nesse sentido, corrigindo possíveis falhas e produzindo novos conhecimentos que contribuam para sua consecução no estado da Paraíba. Os resultados desse estudo possibilitarão a difusão de novos conhecimentos produzidos na prática profissional, podendo contribuir também para a construção de novas possibilidades de atenção em saúde, tanto para as pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos, como para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade para o adoecimento de uma maneira geral, além de permitir à equipe de saúde/saúde mental um processo de trabalho articulado e com possibilidades de emancipação da opressão ideológica, característica do modelo de assistência tradicional contribuindo para a construção de um sistema local de saúde, mais acessível, integral e efetivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Anna Luiza Castro Gomes - Integrante / Maria do Monte Herculano da Costa - Integrante / João Euclides Fernandes Braga - Integrante / Ana Tereza Medeiros Cavalcanti da Silva - Coordenador / Valéria Cristina Oliveira - Integrante / José Madson Medeiros Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    A Reforma Psiquiátrica no contexto do Movimento de Luta Antimanicomial em JOão Pessoa-PB, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Anna Luiza Castro Gomes - Coordenador.

Prêmios

2015

Prêmio Elo Cidadão - 2014, Universidade Federal da Paraíba.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde - Campus I. , Cidade Universitária - Campus I, Castelo Branco, 58000000 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32167200, Ramal: 49

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. do Núcleo Universitário de Bem-Estar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coord. do Núcleo Universitário de Bem-Estar

2022 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Repres do DESC junto ao Estág Regional Interp, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do CEP/CCS, Carga horária: 1, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Docente do departamento de enfermagem em saúde coletiva do Centro de Ciências da Saúde ministrante dos seguintes componentes curriculares Saúde Mental Saúde Mental 01 Saúde Mental 02 Metodologia do Trabalho Científico Pesquisa aplicada à enfermagem Trabalho de Conclusão de Curso 01 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM SAÚDE E EMFERMAGEM Estágio Supervisionado na Atenção Básica

2017 - 2019

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Coordenação do curso de Graduação em Enf, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2022

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde - Campus I, Núcleo Universitário de Bem-estar.,Cargo ou função, Coordenação.

  • 08/2021

    Estágios , Centro de Ciências da Saúde - Campus I, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.,Estágio realizado, Estágio supervisionado na Atenção Básica.

  • 04/2019

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde - Campus I, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.,Atividade de extensão realizada, Atenção multiprofissional à saúde mental de estudantes universitários.

  • 04/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde - Campus I, Centro de Ciências da Saúde - Campus I.,Atividade realizada, Coordenação do Núcleo Universitário de Bem-estar.

  • 01/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde - Campus I, Departamanto de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria.,Linhas de pesquisa

  • 01/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde - Campus I.,Cargo ou função, Membro do Comitê de ética em Pesquisa do CCS.

  • 01/2011

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Mental 2

  • 11/2017 - 11/2019

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde - Campus I, Coordenação do Curso de Graduação em enfermagem.,Cargo ou função, Vice Coordenadora do curso.

  • 08/2016 - 11/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde - Campus I, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem.

  • 08/2016 - 01/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde - Campus I, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Encargos Docentes do DESC.

  • 03/2016 - 12/2018

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde - Campus I, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.,Atividade de extensão realizada, Grupos Terapêuticos na Atenção psicossocial em álcool e outras drogas.

  • 01/2015 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Representante da UFPB no Conselho Municipal sobre álcool e outras drogas de João Pessoa - PB.

  • 08/2013 - 11/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde - Campus I, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.,Cargo ou função, Representante do DESC no Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Enfermagem.

  • 12/2016 - 02/2017

    Ensino, Especialização em Enfermagem Obstétrica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA NA ARTICULAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO TRANSVERSAL

  • 12/2016 - 01/2017

    Ensino, Especialização em Enfermagem Obstétrica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa I, Metodologia da Pesquisa II

  • 03/2014 - 12/2016

    Ensino, Mestrado Profissional em Saúde da Família, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Acompanhamento I; Avaliação na Atenção Primária; Seminário de Acompanhamento II

  • 04/2009 - 04/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde - Campus I, Centro de Ciências da Saúde - Campus I.,Atividade realizada, Vice-líder do Grupo de Estudos em Saúde Mental (GESAM).

  • 01/2012 - 11/2012

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metologia do Trabalho Científicco

  • 08/2010 - 12/2011

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

  • 07/2008 - 12/2010

    Ensino, Graduação em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Psiquiátrica

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva

  • 03/2009 - 08/2009

    Ensino, Graduação em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Mental

2013 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora e Colaboradora do LAPES/ENSP/FIO, Carga horária: 12

Outras informações:
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz)

Atividades

  • 08/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Nacional de Saúde Pública, Coordenação de Pós-Graduação.,Linhas de pesquisa

2012 - 2013

Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa

Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Área Temática de Saúde Mental, Carga horária: 40

2010 - 2011

Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora da Escola de Redução de Danos SUS, Carga horária: 16

2006 - 2008

Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa

Vínculo: prestação de serviços, Enquadramento Funcional: enfermeira, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e como membro da Comissão de Padronização de Medicamentos do Complexo Hospitalar Professor Humberto Nóbrega - Portarias n 001/2006 e n 002 e/2006 respectivamente. Atuou como enfermeira do PSF na Unidade Bairro dos Novais III - DS I

2005 - 2005

Escola de Enfermagem São Vicente de Paula

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Supervisora do estágio em saúde coletiva e professora da disciplina de pediatria.

Atividades

  • 04/2005 - 08/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva e Pediatria

2015 - 2018

Associação Brasileira de Saúde Mental, Abrasme

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: 2ª Secretária da gestão 2015/2017, Carga horária: 2