Marcos Antonio Fermiano

Apresento o meu currículo com a finalidade de oferecer subsídios para o estabelecimento de um juízo de valor, pessoal e profissional, que deverá nortear qualquer processo de seleção e escolha. Tenho experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Educação, e na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Ciência da Informação. Possuo Mestrado em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia (2011), Especialização em Gestão do Conhecimento e da Informação, pela Universidade Federal da Bahia (2008), Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1999), Mestrado Profissional em Aplicações Militares na Defesa Institucional pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais(1989), Bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1979). O auto-aperfeiçoamento e a cooperação, em busca do bem estar individual e coletivo, devem ser um hábito. Tenho convicção plena de que, se honrado for com a vossa consulta, poderei, de alguma forma, contribuir para o engrandecimento da Organização.

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência da Informação

2009 - 2011

Universidade Federal da Bahia
Título: Estudo de Usuários da informação Ambiental como subsídio para a Transferência da Informação em prol do Desenvolvimento Sustentável da APA do Pratigi,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Lídia Maria Batista Brandão Toutain
Palavras-chave: Estudo de usuários.; Informação ambiental.; Transferência da informação; desenvolvimento sustentável.

Mestrado profissional em Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

1988 - 1989

Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, EsAO
Título: Aplicações da Artilharia e Serviço de Estado -Maior em Tempo de Paz, Ano de Obtenção:
Orientador: Edilson Alves da Cunha
Palavras-chave: administração; apoio; defesa; planejamento.Grande área: OutrosSetores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Logística de Transporte, Armazenagem e Comunicações.

Especialização em Gestão Conhecimento Info:Inteligência Empresarial

2007 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: Inteligência Competitiva:Redes de Inovação, Prospecção e Monitoramento Informacionais
Orientador: Lidia Maria Brandão Toutain

Especialização em Psicopedagogia

1998 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Interdisciplinaridade na Escola
Orientador: Marly Sauan Pelosi

Especialização em Curso de Técnida de Ensino

1992 - 1992

Centro de Estudos do Pessoal
Título: Medidas e Avaliação em Educação
Orientador: Domingos Campos Curado

Especialização em Oficial de Comunicações

1983 - 1983

Escola de Comunicações, EsCom
Título: O Apoio das Comunicações às Operações de Defesa Institucional
Orientador: Antonio José Monteiro Pessoa

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia

1996 - 2000

Universidade do Estado da Bahia

Graduação em Bacharelado em Ciências Militares

1975 - 1979

Academia Militar das Agulhas Negras
Título: A Artilharia na Defesa Móvel
Orientador: José Evandro Sombra

Curso técnico/profissionalizante em Manutenção Eletrônica do Material Oerlikon 35 mm

1985 - 1985

Escola de Artilharia de costa e Antiaérea, EsACosAAe

Formação complementar

1996 - 1996

Credenciamento Linguistico para Missão no Exterior. (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos do Pessoal, CEP, Brasil.

1995 - 1996

Extensão universitária em Telensino em Francês - Nível Básico II. (Carga horária: 1320h). , Centro de Estudos do Pessoal, CEP, Brasil.

1994 - 1995

Extensão universitária em Telensino em Francês - Nível Básico I. (Carga horária: 1320h). , Centro de Estudos do Pessoal, CEP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOPEDAGOGIA.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Outros / Área: Defesa.

Organização de eventos

SAURIN, R. F. ; FERMIANO, M. A. ; SALOMAO, R. . Concurso de Admissão ao Curso de Formação do Quadro Complementar de Oficiais. 2000. (Concurso).

Participação em eventos

IX CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação.A sociedade aberta e seus inimigos: uma análise epistemológica do historicismo de Hegel e Marx à luz do racionalismo crítico. 2009. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • FERMIANO, M. A. ; TOUTAIN, L. M. B. B. . A sociedade aberta e seus inimigos: uma análise epistemológica do historicismo de Hegel e Marx à luz do racionalismo crítico. In: IX CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação, 2009, Salvador. IX CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação. Salvador: EDUFBA, 2009.

Prêmios

1993

Medalha Militar de Prata, Exercito Brasileiro.

1983

Medalha Militar de Bronze, Exercito Brasileiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação. , Rua Basílio da Gama, s/n - Campus Universitário do Canela, Canela, 40110100 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32837762, Fax: (71) 32837748, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2014

Fundação Odebrecht

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pessoa Jurídica, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pessoa Jurídica prestadora de serviços à Associação Guardiã da APA do Pratigi (AGIR), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) vinculada à Fundação Odebrecht, esta responsável pela captação e aplicação orçamentária dos recursos arrecadados em prol do PDCIS (Programa de Desenvolvimento e Crescimento Intregrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia).

2001 - 2003

Escola de Administração do Exército, EsAEX

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

1993 - 2001

Escola de Administração do Exército, EsAEX

Vínculo: Oficial Superior do Exército, Enquadramento Funcional: Ch Div Ens da EsAEx(Coordenador Pedagógico), Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2002 - 11/2004

    Ensino, Curso de Formação- Quadro Complementar de Oficiais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão Escolar, Medidas e Avaliação em Educação, Estrutura e Funcionamento do Ensino

2005 - Atual

Conti Advogados Associados

Vínculo: Assessoria em Pessoal, Enquadramento Funcional: Ouvidor Militar, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2005

    Direção e administração, Conti Bahia, .,Cargo ou função, Ouvidor Militar.

2005 - 2005

Lsm Trust Consultores Associados

Vínculo: Gerenciamento de Risco, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2005 - 05/2005

    Serviços técnicos especializados , LSM Trust-UnIB/Braskem, .,Serviço realizado, Gerenciamento de Risco em Seurança Patrimonial.