Fabián Camilo Otálora Tapiero

Engenheiro ambiental pela Universidade Antonio Nario, estudante de último período de Mestrado em Engenharia de Bioprocessos, com experiência e interesse nas áreas de biotecnologia, supervisão e gerenciamento de resíduos sólidos e perigosos, abordagem, desenvolvimento e avaliação de bioprocessos. Tenho experiência de trabalho na administração de um laboratório de engenharia ambiental da Universidade Antonio Nario. Participei no desenvolvimento de projetos de pesquisa em biotecnologia, biorrefinarias, construção e operação de biorreatores, aplicção de técnicas físicas, químicas e biológicas para análise da qualidade da água, administração de recursos ambientais, planos de manejo de tratamento de resíduos, águas residuais e água potável, uso de resíduos para a produção de combustíveis ou produtos de valor agregado. Gerenciamento de equipamentos de análise em laboratórios de química e tecnologia ambiental (HPLC, espectrofotômetros, cromatografia em fase gasosa e íon) na Colômbia e no Brasil, domínio de português, nível avançado de inglês e habilidades de análise, iniciativa, autonomia, comprometimento e melhoria contínua. Minha última experiência foi como coordenador técnico de projeto de pesquisa para a produção de biogás e fertilizantes orgânicos em áreas rurais, com a implementação de um biodigestor acoplado a um fotobiorreator, recuperando águas residuais.

Informações coletadas do Lattes em 14/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Maestría en Ingeniería de Bioprocesos

2019 - Atual

Universidad Antonio Nariño
Orientador: Héctor Javier Luna Wandurraga;Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Bioengenharia. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia.

Graduação em Ingeniería Ambiental

2013 - 2019

Universidad Antonio Nariño
Título: Evaluación de la producción de Biogás en sistemas de dos etapas usando un reactor anaerobio de lecho fijo estructurado (ASTBR) y reactor metanogénico escalonado (RME) alimentado con licor de pentosas.
Orientador: Héctor Javier Luna Wandurraga

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2012

Liceo Cultural Lopez Osorio

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Habilidades científicas y tecnológicas en investigación. (Carga horária: 20h). , Programa interinstitucional para el fortalecimiento de la investigación, DELFÏN, México.

2020 - 2020

Crecimiento verde. (Carga horária: 90h). , Embajada Británica, EB, Colômbia.

2018 - 2018

Biorefinerías y la Revalorización Sustentable de Residuos Urbanos y Biomasa. (Carga horária: 24h). , Universidad Nacional de Colombia - Bogotá, UNAL/Bogotá, Colômbia.

2018 - 2018

OPERACION DE SISTEMAS DE POTABILIZACION DE AGUA. (Carga horária: 40h). , Servicio Nacional de Aprendizaje, SENA, Colômbia.

2018 - 2018

Supervisión y gestión de residuos peligrosos. (Carga horária: 40h). , Servicio Nacional de Aprendizaje, SENA, Colômbia.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Bioprocesos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia/Especialidade: Energia de Biomassa.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Industrial/Especialidade: Biocombustíveis.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico/Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Processos Simplificados de Tratamento de Águas.

Participação em eventos

Programa interinstitucional para el fortalecimiento de la investigación y el posgrado del pacífico - DELFÍN. Producción de bio hidrógeno y su aplicación social. 2020. (Congresso).

Outras produções

OTALORA-TAPIERO, F. C. . Monitor de la asignatura Balance de Materia y Energía. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2020

Universidad Antonio Nariño

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor técnico de projeto de pesquisa, Carga horária: 48

Outras informações:
? Responsável por resultados técnicos. ? Coleta e análise de amostras em laboratório. ? Desenvolvimento de tecnologia para biorreatores. ? Operação de biorreatores. ? relatórios de projeto. ? Projeto de sistemas de pré-tratamento. ? Acoplamento de sistemas de produção de metano. ? Desenho de estratégias pedagógicas para socialização de projetos. ? Projeto de uma unidade de negócios que permita a aplicabilidade da tecnologia nas comunidades rurais.