Isabela Vieira de Almeida Cardoso

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e especialização em Teoria e Técnica Psicanalítica pela UFMG (2010) e Mestrado em Psicanálise pela UFMG (2014). Atualmente é psicanalista em consultório particular e doutora em Psicanálise pela UFMG. Clínica com crianças, adolescentes e adultos. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Institucional, com ênfase em Psicanálise, atuando, principalmente, com temas que articulam psicanálise e arte. A apreensão de objetos artísticos a fim de compreender fenômenos culturais e clínicos é alvo de suas pesquisas e escritos. Interesse em lecionar em cursos de graduação e pós-graduação na área.

Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia

2017 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A dimensão estruturante da brincadeira: uma possibilidade de intervenção orientada pela ética da psicanálise no acolhimento de crianças institucionalizadas?
Angela Maria Rezende Vorcaro. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Mestrado em Programa de pós-graduação FAFICH

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A Trilogia Tebana: a constituição psíquica e a experiência trágica.,Ano de Obtenção: 2014
Oswaldo França.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: arte; tragédia grega; ética da psicanálise; complexo de édipo.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Teoria e Técnica Psicanalítica

2008 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O narrar cinematográfico autobiográfico e o recontar em análise:possíveis articulações.
Orientador: Fábio Belo

Graduação em psicologia

2002 - 2007

Universidade Federal de Minas Gerais

Formação complementar

2016 -

Violão. (Carga horária: 1h). , Vivace Escola de Música, VEM, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Adolescência e Psicanálise. (Carga horária: 60h). , Diretório de Pesquisa e Extensão UFMG, PSILACS, Brasil.

2012 - 2014

Canto popular. , Brasil com S Escola de choro e MPB, BMP, Brasil.

2013 - 2013

Processos e discursos Educacionais I. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Educação/ UFMG, FAE/UFMG, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Francês Intensivo. (Carga horária: 80h). , France Langue, FL, França.

2009 - 2010

Curso Profissionalizante de Teatro. (Carga horária: 720h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2009 - 2009

História, Linguagem e Crítica Cinematográfica. (Carga horária: 36h). , Escola Livre de Cinema, ELC, Brasil.

2007 - 2007

Experiências Teatrais. (Carga horária: 54h). , Galpão Cine Horto, GCH, Brasil.

2006 - 2006

Psicanálise e Contemporaneidade. (Carga horária: 30h). , Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hopsital Mater Dei, PPMD, Brasil.

2005 - 2006

Psicanálise e Hospital - Teoria e Prática. (Carga horária: 360h). , Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hopsital Mater Dei, PPMD, Brasil.

2005 - 2005

Formação em Psicanálise - Teória e Prática. (Carga horária: 60h). , Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hopsital Mater Dei, PPMD, Brasil.

2004 - 2005

Formação em psicanálise e hospital - módulo básico. (Carga horária: 60h). , Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hopsital Mater Dei, PPMD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise/Especialidade: Psicanálise e arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise/Especialidade: Psicanálise com crianças e adolescentes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise/Especialidade: Psicanálise e tratamento renal crônico.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise/Especialidade: Psicanálise Hospitalar.

Organização de eventos

CARDOSO, I.V.A ; GONÇALVES, Aline Moreira ; DINIZ, André Geraldo Ribeiro ; SILVA, Celso Renato ; OLIVEIRA, Flaviane ; CRUZ, J. P. D. ; LOPES, L. P. ; FONSECA, M. A. A. ; CORTEZ, M. ; RIBEIRO, S. R. ; CARVALHO, T. S. . I Seminário Interno da Pós-graduação em Psicologia da UFMG. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

9 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar/ Forúm Internacional Psicologia e Hosppital. Reflexões ético-estéticas a partir do filme Cisne Negro: o duplo na clínica e na arte.. 2013. (Congresso).

Hímeros - Colóquio de arte e Psicanálise.Um olhar especial ao nosso tempo: as lentes gregas podem iluminar nossa práxis via novos focos?. 2013. (Outra).

I Encontro Mineiro de Pós Graduandos.A experiência do I Seminário Interno de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. 2013. (Outra).

VII Jornada da Educação - O pedagogo em ação..A sexualidade na educação infantil: manifestações e intervenções.. 2013. (Outra).

X simpósio de Pós-graduação em Psicanálise - Psicanálise e Saúde.A tragédia, o trágico e a ética da psicanálise.. 2013. (Simpósio).

XVIII Jornada Aleph.Sujeito e contemporaneidade: Hamlet e o pia fantasma. 2013. (Outra).

1 encontro preparatório da sociedade de Psicanálise e Filosofia:.O pai como contingência fundamental. 2012. (Encontro).

Café cultural Adoniran Barbosa: o poeta da cidade. 2011. (Outra).

I Congresso Latino-Americano de Psicanalise na Universidade. Formas da função paterna: o celibato como solução. 2011. (Congresso).

III congresso Nacional de Psicanálise, direito e Literatura. O duplo: de Freud e Dostoievski a Aronofsky. 2011. (Congresso).

Jornada A clínica e o Real.Arte, cinema e ethos contemporâneo. 2011. (Outra).

VIII Forum Mineiro de Psicanalise.A demanda anal no caso clinico de um atendimento infantil: a encoprese como sintoma. 2011. (Outra).

IV encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise. 2010. (Encontro).

Maratona cinematografica. 2010. (Outra).

XV Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise MG. 2010. (Outra).

XXI Jornada do Centro Mineiro de Toxicomania. 2010. (Outra).

VII Fórum Mineiro de Psicanálise: psicanálise e cultura. Atualidade do insconsciente..A psicanálise nas clínicas de tratamento renal crônico: o possível diante de tantos impossíveis.. 2008. (Outra).

Jornada Acadêmica do Serviço de Psicologia Aplicada - SPA.Sobre o tornar-se mulher. 2006. (Outra).

VI Fórum Mineiro de Psicanálise - AÉtica da Psicanálise: do particular ao coletivo.A presença do Psicanalista no C.T.I. e a possibilidade de aposta no Sujeito. 2006. (Outra).

V Jornada Acadêmica de Psicologia e Psicanálise. A presença do Psicanalista no C.T.I. e a possibilidade de aposta no Sujeito. 2006. (Congresso).

Casos Clínicos de Freud - Estruturas Clínicas Tema: O Homem dos Lobos por ele mesmo - Comentário da entrevista a Karen Obholzer. 2005. (Seminário).

Casos Clínicos em Freud - Estruturas Clínicas Tema: O Caso Schereber - Introdução. 2005. (Seminário).

II Fórum Internacional Psicanálise e Hospital - Curso Pré-Fórum: Reprodução Assistida o Pai, as leis, a ciência e o bem dizer. 2005. (Outra).

II Fórum Internacional Psicanálise e Hospital - Novas versões do Pai...Os caminhos da vida: A constiuição do Sujeito. 2005. (Outra).

IV Jornada Centro/Sul do Círculo Brasileiro de Psicanálise, XXIII Jornada do Fórum de Psicanálise do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais e I Jornada de Psicanálise e Arte do Círculo Brasileiro de Psicanálise - Seção Rio de Janeiro: Psicanálise e Arte. 2005. (Outra).

Casos Clínico de Freud - Estruturas Clínicas Tema: O caso Hans em Freud e Lacan. 2004. (Seminário).

Casos Clínicos em Freud - Estruturas Clínicas Tema: A formação do sintoma fóbico e sua evolução no Caso Hans. 2004. (Seminário).

Casos Clínicos em Freud - Estruturas Clínicas Tema: Neurose de Angústia e Síndrome do Pânico. 2004. (Seminário).

18 encontro Nacional de Estudantes de Psicologia. 2003. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Paulo Raso

CARDOSO, I.V.A; LOUREIRO, L.. Fatores psicológicos e estruturantes de atletas não prifissionais: uma visão da psicanálise.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Newton Paiva.

Aluno: Natalia Morais

CARDOSO, I.V.A; LOUREIRO, L.. A repetição da relação amorosa das mulheres espancadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Newton Paiva.

Aluno: Adamilton Caldeira

CARDOSO, I.V.A; LOUREIRO, L.. Psicanálise e Gestão de pessoas: um casamento possível?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Newton Paiva.

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, I.V.A . Do olhar na perversão a um olhar para o perverso. Transfinitos , v. 14, p. 201-209, 2015.

  • CARDOSO, I.V.A . A explicitação do objeto a na brincadeira do Fort-Da: do inassimilável à representação de coisa. In: Markus Lasch; Nina Virginia de Araújo Leite; Flavia Trocoli.. (Org.). Da sublimação à invenção. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2020, v. 1, p. 115-130.

  • CARDOSO, I.V.A ; LOUREIRO, O. V. . Sobre o encontro amoroso: as medianeras entre o real e o simbólico. In: Nina Virgínia de Araujo Leite; Edmundo Narraci Gasparini; Paulo Sérgio de Souza Jr. (Org.). Psicanálise e Mal Estar na Universidade. 1ed.Campinas: Mecado Das Letras, 2013, v. , p. 9-322.

  • CARDOSO, I.V.A . Serva do Devaneio: porque uns chegam e outros vão embora?. Jornal Correio da Cidade, Conselheiro Lafaiete, 11 abr. 2015.

  • CARDOSO, I.V.A . Serva do Devaneio: ocultismos e curandices. Jornal Correio da Cidade, Conselheiro Lafaiete, 14 mar. 2015.

  • CARDOSO, I.V.A . Serva do Devaneio: letras devastadoras. Jornal Correio da Cidade, Conselheiro Lafaiete, 13 dez. 2014.

  • CARDOSO, I.V.A . Serva do Devaneio: o sonho de Marguerite. Jornal Correio da Cidade, 01 nov. 2014.

  • CARDOSO, I.V.A . Serva do Devaneio: no hospital. Jornal Correio da Cidade, Conselheiro Lafaiete, 04 out. 2014.

  • CARDOSO, I.V.A . Serva do Devaneio. Jornal Correio da Cidade, Conselheiro Lafaiete, 20 set. 2014.

  • CARDOSO, I.V.A . Serva do Devaneio: de onde vêem os bebês?. Jornal Correio da Cidade, Conselheiro Lafaiete, 28 fev. 2014.

  • CARDOSO, I.V.A . Eu te amo: a coragem de edificar a alma. Jornal correio da cidade, Conselheiro Lafaiete, 15 set. 2012.

  • CARDOSO, I.V.A . To rome with love: anjos ou demônios?. Jornal Correio da Cidade, Conselheiro Lafaiete, 21 jul. 2012.

  • CARDOSO, I.V.A . A dignidade do palhaço. Contraponto, Itabirito, 05 jul. 2012.

  • CARDOSO, I.V.A . A arte como próprio artista. Jornal correio da cidade, Conselheiro Lafaiete, 31 mar. 2012.

  • CARDOSO, I.V.A . Quando a bandura toca o sol de cada um. Jornal correio da cidade, Conselheiro Lafaiete, 04 fev. 2012.

  • CARDOSO, I.V.A . A experiencia de um espetaculo. Jornal correio da cidade, Conselheiro Lafaiete, 10 dez. 2011.

  • CARDOSO, I.V.A . A dignidade do palhaço. Jornal correio da cidade, Conselheiro Lafaiete, 05 nov. 2011.

  • CARDOSO, I.V.A . Psicanálise, dinheiro e cultura. Jornal Correio da Cidade, Conselheiro Lafaiete, 24 set. 2011.

  • CARDOSO, I.V.A ; SILVA, A. C. M. A. . Os segredos do silêncio. Jornal Correio a Cidade, Conselheiro Lafaiete, 26 ago. 2011.

  • SILVA, A. C. M. A. ; CARDOSO, I.V.A . Psiquiatria e Psicanáise na Cultura. Jornal Correio da Cidade, Conselheiro Lafaiete, 12 ago. 2011.

  • SILVA, A. C. M. A. ; CARDOSO, I.V.A . A arte como percussora das transformações sociais. Jornal Correio da Cidade, Conselheiro Lafaiete, 29 jul. 2011.

  • SILVA, A. C. M. A. ; CARDOSO, I.V.A . A derrota da subjetividade. Jornal Correio da Cidade, Conselheiro Lafaiete, 08 jul. 2011.

  • CARDOSO, I.V.A . O sublime no cinema. Jornal correio da cidade, Conselheiro Lafaiete.

  • CARDOSO, I.V.A . A tragédia, o trágico e a ética da psicanálise.. In: X Simpósio do Programa de Pós-graduação em Psicanálise - Psicanálise e Saúde, 2013, Rio de Janeiro. Anais do X Simpósio do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ Psicanálise e saúde: entre o Estado e o sujeito, 2013.

  • CARDOSO, I.V.A . A demanda anal de um atendimento infantil: a encoprese como sintoma. In: VIII Forum Mineiro de Psicanalise, 2011, Bom Despacho. Mal estar na Psicanalise, 2011.

  • CARDOSO, I.V.A . O duplo: de Freud e Dostoievski a Aronofsky. In: III Congresso Nacional de direito Literatura e Psicanálise, 2011, Belo Horizonte. Reponsabilidade e Resposta, 2011.

  • CARDOSO, I.V.A . Réquiem para um sonho: a satisfação imediata da pulsão. In: Conlapsa, 2011, Rio de Janeiro. A clinica do mal estar, 2011.

  • CARDOSO, I.V.A . A psicanálise nas clínicas de tratamento renal crônico: o possível diante de tantos impossíveis.. In: VII Fórum Mineiro de Psicanálise: psicanálise e cultura. Atualidade do insconsciente., 2008, Lavras. VII Fórum Mineiro de Psicanálise: psicanálise e cultura. Atualidade do insconsciente, 2008.

  • CARDOSO, I.V.A . A presença do Psicanalista no C.T.I. e a possibilidade de aposta no Sujeito. In: VI Fórum Mineiro de Psicanálise - AÉtica da Psicanálise: do particular ao coletivo, 2006, São João del Rei. VI Fórum Mineiro de Psicanálise - A ética da psicanálise: do particular ao coletivo. Belo Horizonte: CD Média Ltda, 2006.

  • CARDOSO, I.V.A ; BISPO, F. S. . Formas da função paterna: o celibato como solução. In: Conlapsa, 2011, Rio de Janeiro. A clinica do mal estar, 2011.

  • CARDOSO, I.V.A . A dolorosa dialética do objeto na experiência do Fort-Da. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, I.V.A . A explictaçõa do objeto na brincadeira do Fort-Da. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO, I.V.A ; PEDRON, D. ; SALES, C. . Performance e a Psicanálise: o brincar e a performance. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, I.V.A . Do olhar na perversão a um olhar para o perverso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, I.V.A ; SILVA, A. C. M. A. . Psicanálise e psiquiatria: um possível diálogo?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, I.V.A . Reflexões ético-estéticas a partir do filme Cisne Negro: o duplo na clínica e na arte.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, I.V.A . A tragédia, o trágico e a ética da psicanálise.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, I.V.A . A sexualidade na educação infantil: manifestações e intervenções.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, I.V.A . Sujeito e contemporaneidade: Hamlet e o pia fantasma. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOUREIRO, O. V. ; CARDOSO, I.V.A . Contruções sobre o vazio: as medianeiras entre o real e o simbólico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, I.V.A . O pai como contingência fundamental: constituição subjetica e contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, I.V.A . Interlocuções psicanálise e arte: direções clínicas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, I.V.A . Meia noite em Paris: as lentes de Allen lançadas sobre a divisão em psicanálise.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, I.V.A . O duplo: de Freud e Dostoievski a Aronofsky. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO, I.V.A ; BISPO, F. S. . Formas da função paterna: o celibato como solução. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, I.V.A . A demanda anal no caso de um atendimento infantil: a encoprese como sintoma. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, I.V.A . O dinheiro e as relações psíquicas na atualidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, I.V.A . A via única de satisfação da pulsão: a toxicomnia e sua relação com o consumo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, I.V.A . Toxicomania. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, I.V.A . A psicanálise nas clínicas de tratamento renal crônico: o possível diante de tantos impossíveis.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, I.V.A . Apresença do Psicanalista no C.T.I. e a possibilidade de aposta no Sujeito. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, I.V.A . A presença do Psicanalista no C.T.I. e a possibilidade de aposta no Sujeito. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, I.V.A . Sobre o tornar-se mulher. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, I.V.A . To rome with love: anjos ou demônios? 2012 (Artigo em mídia eletrônica).

  • CARDOSO, I.V.A . Os subtextos de tio Vânia. Belo Horizonte: Em Lourdes Comunicação LTDA, 2011 (Artigo em mídia eletrônica).

  • CARDOSO, I.V.A . Olhar e ser visto. Belo Horizonte: Em Lourdes Comunicação LTDA, 2011 (Artigo em mídia eletrônica).

  • CARDOSO, I.V.A . Os segredos do silêncio. Belo Horizonte: Em Lourdes Comunicação, 2011 (Artigo em mídia eletrônica).

  • CARDOSO, I.V.A . Recheio do Corpo. Belo Horizonte: Em Lourdes Comunicação, 2011 (Artigo em mídia eletrônica).

  • CARDOSO, I.V.A . Toxicomania e sua relação com o consumo. Belo Horizonte: Revista Estudos Lacanianos, 2011 (Artigo submetido).

  • CARDOSO, I.V.A . Sobre os Sentidos, por Woody Allen. Belo Horizonte: Em Lourdes Comunicação, 2011 (Artigo em mídia eletrônica).

Outras produções

CARDOSO, I.V.A . A ciência da psicanálise. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CARDOSO, I.V.A . Toxicomania: perspectivas históricas e clínicas.. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PINHEIRO, L. ; CARDOSO, I.V.A . Do fundo do baú. 2013. (Composição musical).

CARDOSO, I.V.A . Introdução à Psicologia - módulo III. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

CARDOSO, I.V.A . Introdução à Psicologia - módulo II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

CARDOSO, I.V.A . Curso de Capacitação de cuidadores de idosos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARDOSO, I.V.A . Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARDOSO, I.V.A . Atividade de Educação Permanete. 2008. .

CARDOSO, I.V.A ; MARZAGAO, F. B. ; DAZEVEDO, L. C. ; TAVARES, M. . Dois Pontos. 2014. Teatral.

ARTHUR, L. AVELLAR, M. C. RODRIGUES, B BELTRAO, D. GELMINI, M. CARDOSO, I.V.A FREITAS, G. GOMES, F. S. ALVES, V. BATISTA, A. Z. CALISTO, A. F. MACHADO, B. F. FLORES, C. SOUZA, C. P. AMARAL, E. M. S. TEIXEIRA, F. H. A. MARZAGAO, F. B. ARAUJO, G. A. LEAO, J. C. DAZEVEDO, L. C. AZEVEDO, P. M. REIS, P. H. O. MELO, P. S. L. MARTINS, R. C. A. CHAVES, R. S. R. , et al. MARTINS, R. L. MOSTERO, T. A. D. SOUZA, T. F. ; Zoo Story. 2010. Teatral.

ARTHUR, L. ; BELTRAO, D. ; RODRIGUES, B ; AVELLAR, M. C. ; FREITAS, G. ; ALVES, V. ; CALISTO, A. F. ; GABIROBA, A. S. F. ; MACHADO, B. F. ; AMARAL, E. M. S. ; TEIXEIRA, F. H. A. ; GOMES, F. S. ; CARDOSO, I.V.A ; LEAO, J. C. ; DAZEVEDO, L. C. ; TRINDADE, M. W. S. ; REIS, P. H. O. ; MELO, P. S. L. ; MARTINS, R. C. A. ; CHAVES, R. S. R. ; MARTINS, R. L. ; MOSTERO, T. A. D. ; SOUZA, T. F. . Romeu e Julieta. 2009. Teatral.

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Projeto Zirimel, Descrição: Uso do brincar apoiado em definições da arte contemporânea como espaço de subjetivação para crianças interditadas judicialmente do convívio familiar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabela Vieira de Almeida Cardoso - Coordenador / Angela Maria Resende Vorcaro - Integrante / Heloisa Resende Miranda - Integrante.

  • 2012 - 2014

    O Complexo de Édipo de Freud a Lacan: articulações a partir do trágico., Descrição: Restaurar o conceito do Complexo de Édipo a partir de uma leitura lacaniana do mesmo, a fim de lançar luz sobre os elementos trágicos da constituição subjetiva. Utilizar como objeto a Trilogia Tebana para se pensar a ética da psicanálise e a direção do tratamento, configurando assim, a metodologia que se serve das interlocuções reflexivas entre estética e ética.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Isabela Vieira de Almeida Cardoso - Coordenador / Oswaldo França Neto - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Prêmios

2012

Bolsa de estudo mestrado, CAPES.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Consultório, Psicanálise. , Rua Deputado Antonio Franco Ribeiro, 11 sala 307, Centro, 36400000 - Conselheiro Lafaiete, MG - Brasil, Telefone: (31) 30611510

Experiência profissional

2015 - Atual

Lar de Maria

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2013

Faculdade Redentor

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5

Outras informações:
Curso de Especialização em Psicopedagogia. Disciplinas: Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógicos I e II. Supervisão do estágio dos alunos com crianças apresentando problemas de aprendizado.

2013 - 2013

Unidade Básica de Saúde do Município de Catas Altas da Noruega

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 8

Outras informações:
Atendimento de pacientes encaminhados para a Psicologia. Acompanhamento de atividades escolares e visitas domiciliares.

2007 - 2007

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10

Outras informações:
Participação no planejamento da disciplina Psicanálise do Processo Criativo através de leitura e discussão dos textos ministrados em encontros semanais

Atividades

  • 02/2007 - 07/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa

2002 - 2003

Laboratorio de Análise do comportamento

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coleta de dados, Carga horária: 10

Outras informações:
Coleta de dados parapesquisa de mestrado. Aplicação de testes psicológicos em idosos.

2008 - Atual

Consultório Particular

Vínculo: profissional liberal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimento de crianças, adolescentes e adultos

2011 - 2011

Colégio Potência

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora de Psicologia do curso Técnico em Segurança do Trabalho e meio Ambiente

Atividades

  • 02/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Psicopatologia do Trabalho, Ética, Introdução à Psicologia

2009 - 2009

Clínica Casa Viva

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10

Outras informações:
Atendimento clínico de crainças, adolescentes e pais. Reuniões semanais para discussões de textos e casos clínicos. Elaboração de relatórios mensais da evolução dos atendimentos.

Atividades

  • 07/2009 - 12/2009

    Estágios , Setor de Psicanálise.,Estágio realizado, Atendimento clínico de crianças e adolescentes.

2008 - 2008

Clínica Santo Antônio de Doenças Renais S/C LTDA

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Psióloga responsável pelo setor de Psicologia, através de atendimentos de pacientes e familiares, diálogo interdisciplinar entre as equipes de sáude da instituição, cursos de atualização e treinamento de outros psicólogos e estagiários

Atividades

  • 03/2008 - 11/2008

    Direção e administração, Setor de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenadora do setor de Psicologia.

2005 - 2006

Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hospital Mater Dei

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Acompanhamento psicológico, Carga horária: 60

Outras informações:
Estágio com supervisão. Acompanhamento de familiares, funcionários e pacientes do Centro de Terapia Intensiva (C.T.I.) da instituição. Realização de reuniões semanais para discussão de casos, grupos de estudo e desenvolvimento de artigo de caso clínico.

Atividades

  • 08/2005 - 01/2006

    Estágios , Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hospital Mater Dei.,Estágio realizado, Acompanhamento psicológico de familiares e pacientes do C. T. I.