Lucas Cordeiro de Lima Oliveira

Bacharel em Educação Física pela Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN (2014);Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano (2013);Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins (2011);Graduado em Odontologia pelo Centro Universitário de Excelência - UNEX (2022), Licenciatura em Ciências Biológica pelo Centro Universitário ETEP (2024);Técnico em Segurança Pública pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (PMBA - 2015).Discente Especial do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva - pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2022);Especialista em Saúde e Qualidade de Vida pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira - FETREMIS (2015);Especialista em Personal Trainer e Treinamento Desportivo pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2015-2016);Especialista em Gestão Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2022); Pós-graduando em Saúde da Família pela Universidade da Região do Carirí (URCA );e Especialista em Saúde e Estética Avançada (UNEF 2024).Leciona no curso de Educação Física - UNEF na disciplina Atividade física para Criança e Adolescente; Fundamentos Histórico da Educação Física; Fundamentos da Recreação e Lazer.Lecionou como tutor do curso de Licenciatura em Educação Física do IFBA (Instituto Federal da Bahia) entre 2019 a 2022. Nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela UNOPAR Universidade do Norte do Paraná entre (2019 e 2020); atuou como professor e tutor do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Claretiano entre (2016 à 2020). Lecionou na educação primária e secundária nos colégio Potencial (2014 e 2015), Colégio Estadual João Durval Carneiro (2021). Possui experiência em espaços não convencionais (Academias; Clubes; Natação), na área da Educação Infantil, no Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação com ênfase nas disciplinas (Crescimento, Desenvolvimento e Habilidade Motora; Voleibol; Natação; Biomecânica; Anatomia; Anatomofisiologia; Fisiologia do Exercício; Treinamento Desportivo; Psicologia do Esporte; Jogos e Brincadeiras; Estágio Supervisionado).

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Especialização em Saúde da Família

2021 - Atual

Universidade Regional do Cariri
Título: ANÁLISE DO DESEMPENHO EM SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DA BAHIA NA PERSPECTIVAS DO PREVINE BRASIL
Orientador: Fátima Vasques

Especialização em Saúde e Estética Avançada

2022 - 2024

Unef
Título: Análise Digital e Preenchimento Facial Pós Tratamento Ortodontico em Perfis Convexo: Um relato de caso.
Orientador: Shantala Lua
Bolsista do(a): UNEF - Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, UNEF, Brasil.

Especialização em Saude Coletiva

2021 - 2022

Universidade Federal de Santa Maria
Título: SAÚDE BUCAL E PREVENÇÃO DA SÍFILIS CONGÊNITA: PERSPECTIVA DOS INDICADORES II E III DO PREVINE BRASIL NA REGIÃO SISALEIRA DA BAHIA
Orientador: Leonardo Bigolin Jantsch

Especialização em Personal Trainer e Treinamento Desportivo

2015 - 2017

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Estudos Sobre as Concepções de Treinadores de Atletas Amadores de Voleibol Acerca da Filosofia e Estilo de Treinamento.
Orientador: Ana Paula Rodrigues
Bolsista do(a): Faculdade Venda Nova do Imigrante, FAVENI / ALFA, Brasil.

Especialização em Saúde e Qualidade de Vida

2014 - 2015

Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira
Título: Interdisciplinaridade, o trabalho do Assistente Social e Educador Físico no atendimento de Hipertensos e Diabéticos em Unidade Básica de Saúde (UBS): Do ambulatório ao meio familiar.
Orientador: Denise Muniz

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

2023 - 2024

Centro Universitário ETET / IBRA
Orientador: em Centro Universitário ETET / IBRA ( Shanta)
com

Graduação em ODONTOLOGIA

2018 - 2022

FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências
Título: IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA COVID-19 NA PRÁTICA CLÍNICA ODONTOLÓGICA: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA
Orientador: Amanda Affonsêca Pedreira de Magalhães
Bolsista do(a): FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.

Graduação em Bacharelado em Educação Física

2012 - 2014

FAN - Faculdade Nobre de Feira de Santana
Título: ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE TÉCNICOS ACERCA DO TRABALHO DE INICIAÇÃO E RENDIMENTO NO VOLEIBOL ENTRE JOVENS DE 13 A 18 ANOS
Orientador: ROZANGELA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA

Graduação em Educação Física

2011 - 2013

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT
Título: A INSERÇÃO DOS JOGOS DE TABULEIRO COM A PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM PSÍQUICA E INTELECTUAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Orientador: Prof. Esp. Rodrigo de Almeida Araújo
Bolsista do(a): Bolsa social - Centro Universitário Claretiano, CEUCLAR, Brasil.

Graduação em Serviço Social

2007 - 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS
Título: Violência Doméstica Contra os Idosos
Orientador: Aline C. B. de S. da Silva

Curso técnico/profissionalizante em Curso de Formação de Soldados PMBA

2015 - 2016

Polícia Militar da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2005

Colégio da Polícia Militar CPM Diva Portela

Formação complementar

2020 - 2021

Extensão universitária em Saúde Pública. (Carga horária: 240h). , CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA, CESDA_PPROV, Brasil.

2020 - 2021

Extensão universitária em Nutrição Esportiva e Funcional. (Carga horária: 240h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Atendimento Pré-hospitalar. (Carga horária: 80h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Atendimento Pré-hospitalar. (Carga horária: 80h). , CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA, CESDA_PPROV, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 20h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Mudanças Acadêmicas - Uma nova visão sobre o modelo EAD. (Carga horária: 3h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Formação de Árbitro de Voleibol de Quadra. (Carga horária: 80h). , Federação Baiana de Voleibol, FBV, Brasil.

2015 - 2015

Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária - CNPPC. (Carga horária: 40h). , Polícia Militar da Bahia, PMBA, Brasil.

2009 - 2009

BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2009 - 2009

CAPACITAÇÃO DO BPC NA ESCOLA. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Tanquinho, PMT, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Programa Pró-Letramento. (Carga horária: 120h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2006 - 2006

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. (Carga horária: 40h). , ASSOCIAÇÃO FILANTRÓPICA DE PAIS E AMIGOS DOS DEFICIENTES AUDITIVOS, AFADA, Brasil.

2006 - 2006

LIBRAS. (Carga horária: 350h). , Associação Comunitária dos Amigos do Centro Universitário São João de Deus, ACACSJD, Brasil.

2006 - 2006

BRAILLE. (Carga horária: 200h). , Associação Comunitária dos Amigos do Centro Universitário São João de Deus, ACACSJD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social da Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Organização de eventos

OLIVEIRA, L. C. L. . X ENCIC - COMISSÃO DE APOIO. 2017. (Congresso).

OLIVEIRA, L. C. L. . IX ENCIC - MEDIADOR DE APRESENTAÇÃO DE PÔSTER. 2016. (Congresso).

OLIVEIRA, L. C. L. . RODA DE CONVERSA - MANIFESTAÇÃO DA CULTURA POPULAR - "CONHECER PARA VALORIZAR". 2014. (Exposição).

OLIVEIRA, L. C. L. ; LIMA, D. L. C. S. ; CORDEIRO, A. J. A. . JERP. 2013. .

OLIVEIRA, L. C. L. . CAMINHADA DA SAÚDE E BEM ESTAR. 2012. .

OLIVEIRA, L. C. L. . ANATOMIA E BIOMECÂNICA - MONITORIA. 2012. (Outro).

OLIVEIRA, L. C. L. ; LIMA, D. L. C. S. ; CORDEIRO, A. J. A. . JERP - ORGANIZAÇÃO. 2012. .

Participação em eventos

12º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. FATORES DE RISCO AO USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA - BAHIA. 2018. (Congresso).

X ENCIC.COMISSÃO DE APOIO. 2017. (Encontro).

IX ENCIC.MEDIADOR DE PÔSTER. 2016. (Encontro).

IX ENCIC - AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE HUMANA: FILOSOFIA E ESTILO DE TREINAMENTO DESPORTIVO.AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE HUMANA: FILOSOFIA E ESTILO DE TREINAMENTO DESPORTIVO. 2016. (Encontro).

Curso de Fisiologia do Exercício. 2014. (Encontro).

I FEIRA DE SAÚDE INFANTIL. INFÂNCIA E ATIVIDADE FÍSICA. 2014. (Feira).

PROJETO ALIMENTANDO-SE BEM. EMAGRECER COM SAÚDE. 2014. (Feira).

RODA DE CONVERSA - MANIFESTAÇÃO DA CULTURA POPULAR - " CONHECER PARA VALORIZAR". 2014. (Outra).

1º SIMPÓSIO DE LESÕES NO ESPORTE. 2013. (Simpósio).

5º ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCADORES. 2013. (Encontro).

III CORRIDA DA SAÚDE E BEM ESTAR E CAMINHADA DA DIVERSIDADE.ORIENTADOR DE CORRIDA E CAMINHADA. 2013. (Outra).

PALESTRA COM A JORNALISTA E FILÓLOGA YOANI SANCHÉZ. 2013. (Encontro).

VI ENCIC.Saúde e Bem-estar: Efeitos da nutrição esportiva.. 2013. (Encontro).

CAMINHADA DA SAÚDE E BEM ESTAR.ORIENTADOR DE CAMINHADA - ORGANIZADOR. 2012. (Outra).

V ENCIC.Educação: Abordagens e Desafios na Sociedade do Conhecimento. 2012. (Encontro).

V ENCIC - As intervenções do campo de atuação do licenciado em educação física. 2012. (Encontro).

VIII AÇÃO NOBRE. 2012. (Exposição).

VIII ENCONTRO DE PESQUISA DA FACULDADE NOBRE. 2012. (Encontro).

VIII ENCONTRO DE PESQUISA DA FACULDADE NOBRE.EXERCÍCIO FÍSICO NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO. 2012. (Encontro).

IV ENCIC - EDUCAÇÃO FÍSICA: DA FORMAÇÃO AOS CAMPOS DE INTERVENÇÃO - CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES". 2011. (Encontro).

IV ENCIC - Encontro Nacional de Iniciação Científica do CLARETIANO.Mandingueiros: A capoeira no contexto escolar.. 2011. (Encontro).

I WORKSHOP DE EDUCAÇÃO FÍSICA: MÉTODOS DE GINÁSTICA. 2011. (Exposição).

SEMINÁRIO DE PROMOÇÃO DA CULTURA DA PAZ E NÃO VIOLÊNCIA HOMOFOBIA. 2011. (Seminário).

V Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Tanquinho-Ba. 2011. (Outra).

MESÁRIO VOLUNTÁRIO.MESÁRIO. 2010. (Outra).

Saúde Mental e os Impactos da Reforma Psiquiátrica - Org. FAN. 2010. (Outra).

Associativismo e Cooperativismo.A importância da participação de mulheres em cooperativas e associações.. 2009. (Outra).

I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2009. (Outra).

I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Construindo Direitos para a Política e o Plano Decenal.. 2009. (Outra).

I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentemente de Candeal -Ba. 2009. (Outra).

I Seminário HIV/AIDS, Prevenção e Família - Família: Espaço sagrado para a valorização da vida.. 2009. (Seminário).

IV Conferência Municipal da Assistência Social - Tanquinho-Ba. 2009. (Outra).

IV Encontro do Serviço Social da UEFS.Discussão sobre os Benefícios da Previdência Social. 2009. (Oficina).

IV Encontro do Serviço Social da UEFS. 2009. (Encontro).

JORNADA PEDAGÓGICA DE CANDEAL. 2009. (Outra).

Jornada Pedagógica de Candeal 2009.Discussão oral sobre a formação de professores.. 2009. (Outra).

Oficina sobre a Lei Maria da Penha. 2009. (Oficina).

PROJETO CRESCENDO: REGULAÇÃO E CIDADANIA ATIVA. 2009. (Outra).

Apresentação da Metodologia do SELO-UNICEF. 2008. (Outra).

III Encontro do Serviço Social da UEFS.Discussão sobre a Atuação do Assistente Social nos Conselhos de Gestão.. 2008. (Oficina).

III Encontro do Serviço Social da UEFS. 2008. (Encontro).

II Seminário de Prevenção: Juventude, Sexualidade e AIDS. 2008. (Simpósio).

I SEMINÁRIO SOBRE O ESTATUTO DO IDOSO.ESTATUTO DO IDOSO - MESA REDONDA. 2008. (Seminário).

I Seminário Temático de Serviço Social - Serviço Social: Desafios e Reflexões.. 2008. (Seminário).

Palestra sobre Relações Étnicas Raciais nos Espaços Educativos. 2008. (Outra).

PESQUISA DE CAMPO.PESQUISA DE CAMPO NAS APS (Ichu). 2008. (Outra).

RELAÇÕES ÉTINICAS RACIAIS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. 2008. (Encontro).

IX Congresso Estadual das APAES e III Fórum de Autodefensores.. 2007. (Congresso).

GESTÃO DE CARREIRAS. 2005. (Outra).

Produções bibliográficas

  • BATISTA, C. P. S. ; NERY, G. S. ; CARVALHO, R. C. ; SOUZA, S. L. ; ROCHA, J. M. M. ; OLIVEIRA, L. C. L. ; CRUZ, M. L. S. ; BESSA, S. S. O. . FATORES DE RISCO AO USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA - BAHIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, L. C. L. . Educação Física e qualidade de vida: fatores essenciais para o desenvolvimento humano.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, L. C. L. . Educação Física e qualidade de vida: fatores essenciais para o desenvolvimento humano.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, L. C. L. . Avaliação da Performance Humana: Filosofia e Estilo de Treinamentos Desportivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, L. C. L. ; Ledo C. ; Ribeiro A. ; Campos A. . Farmacologia: Antialérgicos e Exercícios Físicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, L. C. L. ; LIMA, D. L. C. S. . Recreação: Mecanismo de Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. C. L. ; LIMA, D. L. C. S. . RECREAÇÃO: MECANISMO DA EDUCAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. C. L. ; LIMA, D. L. C. S. . Mandingueiros: A capoeira no contexto escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

OLIVEIRA, L. C. L. . Educação Física e Qualidade de Vida: Fatores essenciais para o desenvolvimento humano.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, L. C. L. . Os direitos à saúde: Uma discussão com os usuários.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2012

Homenageado da Turma de Serviço Social 2011.2, Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Colégio Positivo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

2014 - 2015

ACADEMIA EXERCISE FÍTNESS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 25

2008 - 2015

Prefeitura Municipal de Candeal - Ba

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Ass. ADM

2014 - 2015

Colegio Estadual Edivaldo Machado Boaventura

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor substituto.

2015 - Atual

Polícia Militar da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Agente, Carga horária: 40

2016 - 2020

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Recisão contratual proveniente da contingência de funcionários motivada pela Pandemia do COVID19.

2019 - 2021

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Tutor presencial do curso de Educação Física Bacharelado e Licenciatura.

2020 - 2022

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do curso de Licenciatura em Educação Física

2020 - 2021

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 5

Outras informações:
Professor da disciplina Educação Física para Crianças e Adolescentes

2022 - Atual

UNEF - Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2022 - Atual

OdontoMedic - Ba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cirurgião-dentista, Carga horária: 5