Gilson Morales

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (1979), especialização em Metodologia de Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina (1984), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo / École des Ponts et Chaussées de Paris (1993) e pós-doutorado em Engenharia Civil na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Construção Civil da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando nos seguintes temas: materiais reciclados, construção civil, concreto, argamassa. Pesquisas em ensino de engenharia, projeto pedagógico em nível de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil, Gestão de Resíduos (PGRCC). Atua em extensão na área de resíduos urbanos (RCC e resíduos classes C e D).

Informações coletadas do Lattes em 01/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Civil

1989 - 1993

Universidade de São Paulo
Título: Verificação e Avaliação da Reatividade Pozolânica da Cinza de Lodo de Esgoto da Cidade de Londrina.
Orientador: Francisco de Assis Souza Dantas
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Aglomerante; Pozolana; Reatividade pozolânica; Reciclagem; Concreto.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Construção Civil.

Mestrado em Engenharia Civil

1983 - 1988

Universidade de São Paulo
Título: Caracterização do Agregado Leve obtido a partir do Lodo de Esgoto da Cidade de Londrina.,Ano de Obtenção: 1989
Vahan Agopyan.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Agregado leve; Concreto leve; Reciclagem; Lodo de esgoto.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Construção Civil; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional.

Especialização em Metodologia do Ensino Superior

1982 - 1983

Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Engenharia Civil

1974 - 1979

Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutorado

2006

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Materiais e Componentes de Construção.

Organização de eventos

MORALES, G. . I Concurso RE-CICLE de Fotografias a respeito do lançamento de resíduos urbanos na cidade de Londrina ? novembro/2011. 2011. (Concurso).

MORALES, G. . I Concurso RE-CICLE de Corpos de Prova de Concreto com Adição de resíduos. 2011. (Concurso).

MORALES, G. ; MANGIERI, L. . Gestão de Resíduos da Construção - RCC. 2011. (Outro).

MORALES, G. . II Jornada RE-CICLE. 2011. (Outro).

MORALES, G. . Palestra com o prof. Ricardo Tendero Caballero da Universidad Politécnica de Madrid sobre desenvolvimento Sustentável. 2011. (Outro).

MORALES, G. . I Jornada RE-CICLE. 2010. (Outro).

ARON, ; MORALES, G. . III Fórum de Engenharia Civil da UEL. 2008. (Outro).

MORALES, G. ; Nomura, A. R. . Curso de steel framing. 2008. (Outro).

Participação em eventos

63ª Reunião Anual da SBPC.Lançamento de Resíduos Sólidos Urbanos: Abordagem do Perfil do Cidadão e das Práticas Usuais. 2011. (Encontro).

Cimento, Sustentabilidade e Tecnologia.Caracterização, Investigação e Aplicação do Cimento. 2011. (Outra).

I SECA.Gestão de RCC - Resíduos da Construção Civil. 2011. (Outra).

International Conference on Engineering Education - ICEE 2010. Method of re-design tools used in construction from the observation of their Characteristics and conditions of use. 2010. (Congresso).

International Conference on Engineering Education.Dinâmica de grupo para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita em engenharia civil. 2008. (Outra).

II Fórum de Debates da Engenharia Civil.Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil. 2007. (Outra).

International Conference on Engineering Education - ICEE 2007.Modelo para o ensino de engenharia para desenvolvimento de competências e habilidades. 2007. (Outra).

13ª RPU - Reunião de Pavimentação Urbana.Uso de concreto com agregados reciclados para infraestrutura de transporte.. 2006. (Encontro).

I Congresso Internacional de Design , Arte e Novas Tecnologias. Elementos Essenciais para a Análise da Produção de Estruturas de Concreto pelo Planeamento baseado em Casos integrando os Princípios do Eco-design.. 2006. (Congresso).

II Congresso Internacional na Recuperação, Manutenção e Restauração de Edificações.. Índices de geração de RCD provenientes de obras de construção, reforma e demolição na cidade de Londrina/PR.. 2006. (Congresso).

Seminário de Avaliação do PQI.Seminário de Avaliação do PQI. 2006. (Seminário).

Feira das Profissões.Curso de Engenharia Civil. 2005. (Outra).

I Fórum Interno de Relações Internacionais Universitárias.Relações Internacionais Universitárias. 2005. (Outra).

Palestra.Estratégia e Competitividade. 2005. (Outra).

Seminário regional sobre Reciclagem de Resíduos Urbanos.Seminário sobre Reciclagem de resíduos urbanos. 2005. (Seminário).

46º Congresso Brasileiro do Concreto. Estudo sobre a Utilização de ARC- Agregado Reciclado de Concreto na Produção de Concreto Estrutural. 2004. (Congresso).

56ª Reunião Anual da SBPC.Estudo sobre a Substituição de Agregados Naturais por Agregados reciclados de Concreto. 2004. (Outra).

9º International Symposium on Concrete Roads.Use of Recycled Aggregates in Whitetopping with Addition of Automotive Tires Scraps. 2004. (Simpósio).

Colégio Universitário.Engenharia Civil. 2004. (Outra).

Conference on the Use of Recycled Materials in Building and Structures.Use of Recycled Materials in Building and Structures. 2004. (Outra).

Projeto Profissão.A profissão de Engenheiro Civil e o Mercado de Trabalho. 2004. (Outra).

Semana Paranaense de Engenharia Civil 2004.Debate sobre Tendência e Perspectivas de Desenvolvimento do Ensino da Engenharia Civil. 2004. (Outra).

XI Fórum de Docentes e Discentes.XI Fórum de Docentes e Discentes. 2004. (Outra).

55ª Reunião Anual da SBPC.Estudo da Viabilidade Técnica da Utilização de Entulho de Obra para Reparo de Pavimento Asfáltico na cidade de Londrina/PR. 2003. (Outra).

Mesa Redonda "Interfaces entre as linhas de pesquisa do Mestrado-DCCi e o meio ambiente".Interfaces entre as linhas de pesquisa do Mestrado-DCCi e o meio ambiente. 2003. (Outra).

Mesa Redonda do Curso de Mestrado do DCCi/UEL..Interfaces entre as linhas de pesquisa do Mestrado-DCCi e o Meio Ambiente.. 2003. (Outra).

Orientação Vocacional para alunos da 3a. série do Ensino Médio..Engenharia Civil. 2003. (Outra).

Projeto Profissão.O Curso de Graduação em Engenharia Civil e o campo de atuação profissional.. 2003. (Outra).

X Fórum de Docentes e Discentes CREA/PR.O Ensino de Engenharia Civil.. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Miguel Batista de Oliveira

MORALES, G.; VANDERLEI, R. D.; FERRARI, V. J.. COMPÓSITO CIMENTÍCIO DE ALTA DUCTILIDADE REFORÇADO COM FIBRAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Marcos Yañes Palmieri

MORALES, G.; ZANI, A. C.; REIS, P. J.. Transferência de calor em argamassa com adição de fibra de alumínio. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Caroline Waldhelm

MORALES, G.; SANTOS, A. C. P.; MOURA, J. D. M.. Manifestações Patológicas em Unidades Habitacionais do Jardim Colúmbia em Londrina - PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: André Meneghel Rando Júnior

MORALES, G.; ANDRADE, L. B.; PETRUCCI, A.. INTERFERÊNCIA DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS NA EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOSINTERFERÊNCIA DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS NA EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOS. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Leonardo Guerra

MORALES, G.; STAMM JUNIOR, M. C.; PIALARISSI, S. H.. VIABILIDADE TÉCNICA DA ADIÇÃO DE FINOS DE BASALTO NA PASTA DE CIMENTO PORTLAND. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Jonathan de Souza Marques

Berenice M. T. Carbonari;MORALES, G.; ANGULO, S. C.. Estudo do Processo de Produção de Ladrilhos Hidráulicos visando a Incorporação de Resíduos Sólidos. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Julio Cesar Filla

FILLA, J. C.;MORALES, G.. Estudo da utilização de pó ultrafino de basalto como adição na preparação de um cimento mitigador da reação álcali-sílica. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Carlos Alberto Demarchi

MORALES, G.. Aplicabilidade de placas de fibra de bananeira: produção, caracterização e absorção sonora. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Carlos Alberto Demarchi

MORALES, G.; SOARES, P. F.; SAMPAIO, A. V. C. F.. ANÁLISE COMPARATIVA DOS COEFICIENTES DE ABSORÇÃO ACÚSTICA DE PAINÉIS CONFECCIONADOS COM FIBRA DE BANANEIRA COM PAINÉIS DE USO COMERCIAL. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Chirlei Maria Pozenato

MORALES, G.. Fatores determinantes na especificação de materiais de revestimento cerâmico visando a redução de perdas. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ronan Yuzo Takeda Violin

MORALES, G.; VANDERLEI, R. D.; ANGELIS NETO, G.. Diagnóstico da geração de RCD em etapas construtivas no Município de Maringá/PR. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: ALESSANDRO CAMPOS

MORALES, G.. Projeto de Habitação de Interesse Social segundo a Coordenação Modular e os princípios do Ecodesign. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Anderson Sopena Martins

MARTINS, A. S.;MORALES, G.. Avaliação de custos de manutenção de resorts.. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cezar Luiz Lang

MORALES, G.; ROCHA, J. C.; BIANCO, G.; REPETTE, W. L.. Avaliação do uso de areia britada de origem basáltica lavada e não lavada para utilização em concreto à base de cimento Portland.. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Macedo Patriota Faganello

MORALES, G.; JOHN, V. M.. Uso de agregados de basalto na produção de solo-cimento na região de Londrina / PR.. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ederaldo Luiz Beline

MORALES, G.; ANGELIS NETO, G.; NOBREGA, M. T.. Impactos Ambientais causados pela deposição de resíduos de construção e demolição no município de Maringá-PR.. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Luís Ricardo Lopes

MORALES, G.; PRUDENCIO JUNIOR, L. R.; CARBONARI, G.; Berenice M. T. Carbonari; SILVA, S. M. C. P.. Estudo da utilização de resíduos de construção e demolição para a produção de unidade habitacional de interesse social.. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Nilson Magagnin Filho

MORALES, G.; SICHIERI, E. P.; PABLOS, J. M.; DORNELLES, K. A.; SALES, A.. Resíduos da Construção Civil na Cidade de Londrina: Gerenciamento e Reciclagem. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos.

Aluno: Tatiana Vettori Ferreira

ARON,; SAMPAIO, A. V. C. F.; JOHN, V. M.; STAMM JUNIOR, M. C.;MORALES, G.; FILLA, J. C.. Desempenho térmico de argamassa expansiva com incorporação de alumínio reciclado. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Marcos Yañes Palmieri

MORALES, G.; VICENTE, O.; REIS, P. J.; ZANI, A. C.. Transferência de calor em argamassa com adição de fibra de alumínio. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Caroline Waldhelm

MORALES, G.; MARTINS, A. S.; SANTOS, A. C. P.; MOURA, J. D. M.. Manifestações Patológicas em Unidades Habitacionais do Jardim Colúmbia em Londrina - PR. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Jonathan de Souza Marques

Berenice M. T. Carbonari;MORALES, G.; ANGULO, S. C.. Estudo do Processo de Produção de Ladrilhos Hidráulicos visando a Incorporação de Resíduos Sólidos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: André Meneghel Rando Júnior

MORALES, G.; ARON,; ANDRADE, L. B.; BORGES, R. C.. INTERFERÊNCIA DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS NA EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOSINTERFERÊNCIA DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS NA EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOS. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Leonardo Guerra

MORALES, G.; STAMM JUNIOR, M. C.; MENDES, T. M.; PIALARISSI, S. H.. VIABILIDADE TÉCNICA DA ADIÇÃO DE FINOS DE BASALTO NA PASTA DE CIMENTO PORTLAND. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Julio Cesar Filla

MORALES, G.; QUARCIONI, V. A.; BRANCO, C. J. M. C.. Estudo da utilização de pó ultrafino de basalto como adição na preparação de um cimento mitigador da reação álcali-sílica. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Carlos Alberto Demarchi

MORALES, G.; SAMPAIO, A. V. C. F.; SOARES, P. F.. ANÁLISE COMPARATIVA DOS COEFICIENTES DE ABSORÇÃO DE PAINÉIS CONFECCIONADOS COM FIBRA DE BANANEIRA COM PAINÉIS DE USO COMERCIAL. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Chirlei Maria Pozenato

MORALES, G.; ANGELIS NETO, G.; LUZ, C. A.. Fatores determinantesna especificação de materiais de revestimento cerâmico visando a redução de perdas. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ronaldo José de Oliveira

MORALES, G.; Ercília H. Hirota; Eliane Simões Martins. Comparação entre Argamassa Produzida em Obra e Argamassa Industrializada, Fornecida em Silos. 2004 - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: ADRIEL DEMITO CARDOSO

MORALES, G.; Ercília H. Hirota; CODINHOTO, R.; Nelson Sanches Navas. A Evolução da Execução de Vedações Verticais em Alvenaria Tradicional para painéis de concreto. 2004 - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Osvaldo Antonio Pinto Tavares

MORALES, G.; Berenice M. T. Carbonari; Nelson Sanches Navas. Soluções Tecnológicas para Habitações de Caráter Popular. 2004 - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Marcelle Regina Marques Giordano

MORALES, G.; Ercília H. Hirota; Eliane Simões Martins; CODINHOTO, R.. A Padronização no Sistema CADD: Análise dos Escritórios de Projetos em Londrina-PR.. 2004 - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Cleber Souza Cugler

MORALES, G.; Berenice M. T. Carbonari; CODINHOTO, R.. Estudo da Adição de Raspas de Pneu a Entulho de Construção na Produção de Concreto para Reparos em Pavimentos Asfálticos. 2004 - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Atílio Codato de Mello

MORALES, G.; Berenice M. T. Carbonari; Ercília H. Hirota. A estrutura organizacional de uma empresa construtora de médio porte. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Qualidade na Construçã) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Marcílio Codato Junior

MORALES, G.; Berenice M. T. Carbonari; Eliane Simões Martins. Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de empreendimentos e empresas construtoras. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Qualidade na Construçã) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Gabriel Nasser Spagnuolo

MORALES, G.; Eliane Simões Martins; Francisco Ricardo Duarte. Mercado e expectativas quanto aos serviços prestados pelas construtoras de pequeno e médio porte na cidade de Londrina. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Qualidade na Construçã) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Júlio Ceasr Filla

MORALES, G.; Berenice M. T. Carbonari; Nelson Sanches Navas. Avaliação da suscetibilidade de postes de concreto moldados com agregados basálticos e cimento do tipo CP V ARI à reação álcali-sílica. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Qualidade na Construçã) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Mauricio Domingues de Matos

MORALES, G.; Berenice M. T. Carbonari; Nelson Sanches Navas. Patologias em pinturas na construção civil. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Qualidade na Construçã) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Álvaro Henrique Lopes da Cruz

MORALES, G.; Berenice M. T. Carbonari; Nelson Sanches Navas. Análise da ocorrência de fissuras em edificações. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Qualidade na Construçã) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Irene de Freitas Mendonça

MORALES, G.; Ercília H. Hirota; Berenice M. T. Carbonari. Manifestações patológicas em edificações: estudo de caso. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Qualidade na Construçã) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Henrique Silva Santos

SANTOS, H. S.;MORALES, G.. Estudo para definição de locais de implantação de plantas de reciclagem em Londrina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Rafael Borghesan

BORGHESAN, R.;MORALES, G.. Perfil profissional do Engenheiro Civil em relação à ecoconstrução. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Susan Luitz

MORALES, G.. Adequação de traços de concreto para a produção de pisos estampados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Heltton Katuta

MORALES, G.. Controle de desempenho da recuperação de pavimento asfáltico com concreto de cimento Portland com resíduos incorporados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Nader Gentil Iussef

MORALES, G.. Índices de geração de RCD provenientes de obras de construção, reforma e demolição na cidade de Londrina/PR.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.

MORALES, G.; Berenice M. T. Carbonari; LEITE, F. C. M.. Teste Seletivo Público para àrea/subárea de Materiais de Construção. 2005. Universidade Estadual de Londrina.

MORALES, G.; PETRUCCI, A.; STAMM JUNIOR, M. C.. Professor Assitente A e para Assistente B. 2004. Universidade Estadual de Londrina.

MORALES, G.. 23º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. 2009. Secretaria de Estado da ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

MORALES, G.. Promoção inter classe prof. Dr. Mário Cesar Stamm Jr. 2009. Universidade Estadual de Londrina.

MORALES, G.; GUARIENTE JUNIOR, G.; Nelson Sanches Navas. Comissão Examinadora de Seleção do curso de Especialização em Gestão da Qualidade na Construção Civil. 2004. Universidade Estadual de Londrina.

MORALES, G.; BRUSCHI, L. C.; PACHECO, J. Q.; RALISCH, R.; OTA, M. I. N.; PALMA, A. P. T. V.; Ana Maria Chiarotti de Almeida; PERIM, A. L.; FERREIRA, K. P.; PINHEIRO, J. W.. Comissão de Análise de Projetos Político-Pedagógicos. 2004. Universidade Estadual de Londrina.

MORALES, G.; SILVA, S. M. C. P.; Ercília H. Hirota; FERNANDES, F.; Berenice M. T. Carbonari. Comissão Examinadora de Seleção do Programa de Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento. 2004. Universidade Estadual de Londrina.

Orientou

Álisson Franco do Couto

Uso de cinza de eucalipto na produção de concreto de cimento Portland; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marcella Ribeiro da Costa

Estudo da cinza do bagaço de cana de açúcar em concreto; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Diógenes Magri da Silva

Biodeterioração de concreto de cimento Portland; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Amir Prudente Bittar

Caracterização do lixiviado de concretos produzidos com resíduos de aciaria elétrica; ; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

André Meneghel Rando Júnior

INTERFERÊNCIA DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS NA EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOSINTERFERÊNCIA DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS NA EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOS; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Tatiana Vettori Ferreira

Desempenho de argamassas de revestimento com incorporação de resíduos de pedreira e resíduo da indústria de alumínio; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marcos Yañes Palmieri

Desenvolvimento de placas pré moldadas em concreto com escória de aciaria para aplicação em sistema de aquecimento solar; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Caroline Waldhelm

Avaliação Pós-ocupação da habitações de interesse social; Início: 2012; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Leonardo Guerra

Desempenho de juntas de dilatação de pontes de concreto recuperadas com microconcreto incorporando resíduos; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

André Meneghel Rando Júnior

Interferência das condições ergonômicas de trabalho no rendimento da produção de paredes de alvenaria de blocos cerâmicos; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jonathan Marques

Utilização de residuos de construção à luz da norma de desempenho NBR15; 575/2008; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Julio Cesar Filla

Contribuição ao desenvolvimento de cimento inibidor eficiente da reação álcali-sílica a partir da utilização de materiais pulverulentos provenientes da moagem de basalto; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Carlos Alberto Demarchi

Uso de casca de bananeira para a obtenção de material para revestimento; Início: 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Pedro Henrique Machioni

CIMENTO PORTLAND COM ADIÇÃO DE CINZA DE LODO DE ESGOTO; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

José Guilherme de Souza Brito

Comparação de desempenho de alvenaria com junta vertical seca em relação a alvenaria convencional; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Átila Pedro Queiroz

Resíduos da Construção Civil; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Alex Bernardi Caminotto

Reciclagem de resíduos de gesso; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Lucas Cibinelo Gomes

Resíduos de pedreira basáltica; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Abdel Safa

Resíduos perigosos Classes C e D; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

David Morais Vidal

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO APARENTE NA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Cintia Priscila de Oliveira

DISPOSIÇÃO INADEQUADA E POTENCIAL DE RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DE GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Augusto Cesar Jorge de Aquino

DESEMPENHO MECÂNICO DE ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO PARA ALVENARIA ESTRUTURAL COM A INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DA PRODUÇÃO DE BRITA BASÁLTICA; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Richard Fernandes Rosa

Emprego de Metacaulim em Concreto de Cimento Portland; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Roger Pereira dos Santos

Desempenho de concreto com incorporação de escória de aciaria; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

RAFAEL CORREIA ZANUTTO

Pastas de cimento Portland com adição de filer basáltico; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Charles Daher Filho

Produção de placas para pavimentação em concreto drenante; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Bruno Dias Bastos Casoni

Adequação dos agregados miúdos obtidos na britagem de rocha basáltica; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Luis Henrique Viana Fiordomo

A gestão de resíduos de construção no canteiro de obras; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Raquel Takeda

Gestão de resíduos em obras civis à luz da legislação de preservação ambiental; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Uellinton Araújo Bortoli

Estudo da problemática da geração de resíduos de alvenaria na implantação de instalações elétricas; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

William Trinetto Costa

CONSTRUÇÃO DE CÂMARA DE ENVELHECIMENTO E CARBONATAÇÃO ACELERADA PARA CONCRETOS; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Andressa Mika Tanaka

Elaboração de Cartilha de Laboratório de Materiais de Construção; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Álisson Franco do Couto

Cinza de madeira de eucalipto como adição mineral em argamassas de cimento Portland; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Morales;

Marcella Ribeiro da Costa

Análise da reatividade pozolânica da cinza do bagaço da cana-de-açúcar; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Morales;

Amir Prudente Bittar

Resíduos da Construção Civil das Classes C e D: Gestão e Impactos Ambientais; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Morales;

Diógenes Magri da Silva

Efeito de biocidas frente ao comportamento bio-deteriorativo de fungos dobre argamassa de cimento Portland; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Morales;

Marcos Yañes Palmieri

TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM ARGAMASSA COM AREIA DE BASALTO E ADIÇÃO DE FIBRAS DE ALUMÍNIO; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Morales;

Tatiana Vettori Ferreira

Desempenho térmico de argamassa expansiva com incorporação de alumínio reciclado; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Morales;

Caroline Waldhelm

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM UNIDADES HABITACIONAIS DE BAIXO PADRÃO DO JARDIM COLÚMBIA EM LONDRINA-PR; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Morales;

Leonardo Guerra

Viabilidade técnica da adição de finos de basalto na pasta de cimento Portland; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Gilson Morales;

André Meneghel Rando Júnior

Interferência das condições ergonômicas na execução de paredes de alvenaria de blocos cerâmicos; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Morales;

Jonathan de Souza Marques

Estudo do processo de produção de ladrilhos hidráulicos visando a incorporação de resíduos sólidos; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Morales;

Chirlei Maria Pozenato

FERRAMENTA PARA IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DETERMINANTES NA ESPECIFICAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DE REVESTIMENTO CERÂMICO VISANDO À REDUÇÃO DE PERDAS; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Morales;

ALESSANDRO CAMPOS

O uso da Modulação para projetos de habitação de interesse social visando a sustentabilidade; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Morales;

Adriana Macedo Patriota Faganello

Estudo do resíduo de britagem do basalto para uso na construção civil; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Gilson Morales;

Luís Ricardo Lopes

Avaliação da interferência dos finos no desempenho de concretos com resíduos de construção e demolição; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Morales;

Adriana Patriota Faganello

Viabilidade da execução de brocas manuais utilizando RCD - resíduo de construção e demolição; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Saneamento e Edificações) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Gilson Morales;

Cleber Souza Cugler

Recuperação de pavimento asfáltico utilizando RCD - resíduo de construção; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Qualidade na Construçã) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Julio Cesar Filla

Avaliação da suscetibilidade de postes de concreto moldados com agregados basálticos e cimento tipo CP V ARI à reação álcali-sílica; ; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade na Construção Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Álvaro Henrique Lopes da Cruz

Análise da ocorrência de fissuras em edificações; ; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade na Construção Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Cleber Souza Cugler

Recuperação de pavimento asfáltico utilizando RCD - resíduo de construção; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade na Construção Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Átila Pedro Queiroz

Avaliação do desempenho mecânico de grautes com adições de fíler basáltico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Lucas Aidar

Avaliação do desempenho da pasta de revestimento com gesso de reciclagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Rafael Roberto Gonzalez

EFEITOS DE AGENTES ESPUMÍGENOS ALTERNATIVOS EM ARGAMASSAS DE CIMENTO PORTLAND; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Luan Brust Cenali

INTERFERÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE CURA NA RESISTÊNCIA MECÂNICA E MICROESTRUTURA DO CONCRETO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Abdel Hag Nasser Safa Ahmad

Efeito da carbonatação e o desempenho mecânico da argamassa de cimento Portland com adição de metacaulim e cal hidratada; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Danilo Dassayev Gozi

Interferência da adição de diferentes teores de finos de basalto na carbonatação do concreto de cimento Portland; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

William Trinetto Costa

ANÁLISE DOS EFEITOS DA ADIÇÃO DE FINOS DE BASALTO NA MITIGAÇÃO DO FENÔMENO DA CARBONATAÇÃO DO CONCRETO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Carolina Nakamoto

ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DE GESSO COMERCIAL COM GESSO RECICLADO PARA PRODUÇÃO DE PLACAS DE FORRO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Bárbara Consolin Avelino

Adequação dos Parâmetros do Método de Dosagem da ABCP às Características dos Agregados Basálticos da Região de Londrina; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Álisson Franco do Couto

APROVEITAMENTO DA CINZA DE MADEIRA DE EUCALIPTO DE FORNOS DE AVIÁRIOS COMO ADIÇÃO MINERAL EM CONCRETOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Cintia Priscila de Oliveira

DISPOSIÇÃO INADEQUADA E POTENCIAL DE RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DE GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

David Morais Vidal

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO APARENTE NA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Augusto Cesar Jorge de Aquino

DESEMPENHO MECÂNICO DE ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO PARA ALVENARIA ESTRUTURAL COM A INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DA PRODUÇÃO DE BRITA BASÁLTICA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Roger Pereira dos Santos

INFLUÊNCIA DO TEOR DE ESCÓRIA DE ACIARIA DE FORNO ELÉTRICO COMO AGREGADO GRAÚDO NO CONCRETO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Richard Fernandes Rosa

VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE METACAULIM EM CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

RAFAEL CORREIA ZANUTTO

Interferência da incorporação de resíduos basálticos na absorção de água e resistência mecânica do concreto; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Charles Daher Filho

Piso drenantes em concreto de cimento Portland moldado "in loco"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Bruno Dias Bastos Casoni

Desempenho mecânico do concreto produzido com agregado miúdo de basalto; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Vitor Carrocini Velosa

ESTUDO DA VARIABILIDADE DOS AGREGADOS GRAÚDOS DE RCC RECICLADO NA CIDADE DE LONDRINA VISANDO SUA APLICAÇÃO EM CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Rubens Maurilio Gatti Junior

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA AREIA OBTIDA COM A RECICLAGEM DE RCC NA PRODUÇÃO DE TIJOLOS AREIA-CIMENTO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Tatiana Cristina Pelisson Marques

ESTABELECIMENTO DE PROCEDIMENTOS PARA SEGREGAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO CANTEIRO DE OBRAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Marcos Feliciano de Oliveira

EFEITOS DA ADIÇÃO DE FINOS DE BASALTO NA PASTA DE CIMENTO PORTLAND; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Luis Henrique Viana Fiordomo

ADEQUAÇÃO DE UMA OBRA DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS ÀS ATUAIS EXIGÊNCIAS PARA O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO EM LONDRINA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Uellinton Araújo Bortoli

Estudo da problemática da geração de residuo de alvenaria na instalação de eletrodutos e caixas de passagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

RAQUEL SAYURI OMOTO TAKEDA

Avaliação da Utilização de Areia Artificial e Raspas de Pneu na Produção de Blocos de Concreto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Murillo Aramaki Bianco

Estudo da viabilidade do processamento de resíduos sólidos no canteiro de obra para a fabricação artefatos de cimento; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Fabrício T

Fagotti; Mapeamento de sítios de lançamento de resíduos de construção na cidade de Londrina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Victor Hugo Garcia de Souza

Mapeamento de sítios de lançamento de resíduos sólidos urbanos na cidade de Londrina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Henrique Silva Santos

Identificação de locais adequados para lançamento de RCD em Londrina; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Rafael Corrêa Borghesan

A Consciência de Profissionais da Construção Civil em relação a Lançamentos de RCD no Meio Ambiente; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Susan Luitz

Adequação de traços de argamassa para a produção de pisos estampados; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Heltton Katuta

Controle de desempenho da recuperação de pavimento asfáltico com concreto de cimento Portland com resíduos incorporados; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Ricardo Kitamura

Verificação do estado da arte da gestão de RCD - resíduos de construção e demolição no Brasil; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Ronald Nascimento Paleari

Utilização de materiais reciclados na solução da faixa de travessia para pedestres em frente ao Restaurante Universitário na UEL; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Nader Gentil Iussef

Gestão de execução de obras em concreto armado; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Thiago Melanda Mendes

ESTUDO DO APROVEITAMENTRO DE RESÍDUO BASÁLTICO ORIGINÁRIO DE PEDREIRAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária; Orientador: Gilson Morales;

Suely Yoneyama

Levantamento das Alternativas para Solucionar o Problema de Resíduos de Pneus; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Marcelo Montans Zamarian

Processo de Recuperação de Pavimento Rodoviário por Reciclagem a Frio com Adição de Espuma de Asfalto; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Waldecir Pagani Junior

Produção de Concreto Compactado a Rolo; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Sérgio Cirelli Angulo

Produção de Concreto de Agregados Reciclados; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Alaor Alberto Terra Filho

Produção de Argamassas com Agregado de Entulho Reciclado; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Antonio Carlos Manzano Ceciliato

Estudo da Viabilidade da Utilização de Entulho de Obra para Pavimentação em Concreto; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

William Cesar Martoni Benini

Caracterização do Mercado da Cal na Região da Grande Londrina; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Petronio Aparecido Chaves Antunes

Utilização do material pulverulento oriundo de lavagem dos finos de britagem do basalto em concreto; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilson Morales;

Leonardo Acarine Paes

Verificação do desempenho dos finos de britagem do basalto na produção de concreto; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, UEL; Orientador: Gilson Morales;

Camila Aparecida Estevam

Identificação das causas de geração de RCD- Resíduos de Construção e Demolição na execução de unidades habitacionais de interesse social; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária; Orientador: Gilson Morales;

Robertson Rodrigues

Caracterização da produção de finos de britagem pelas pedreiras da Região da Grande Londrina; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária; Orientador: Gilson Morales;

Thiago Melanda Mendes

(Thiago Melanda Mendes) Uso de ARC - agregado reciclado de concreto para a produção de concreto estrutural; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária; Orientador: Gilson Morales;

Leopoldo José Gimenes

História da Construção Civil em Londrina; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Fábio Melchiades Salvadego

História da Construção Civil na Cidade de Londrina; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Mateus Silveira Chierato

Memória da construção civil em Londrina; ; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Juliano Sakamoto

Resgate da História da Construção Civil no Centro Urbano de Londrina; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Valdecir Pinto

Inventário da Construção Civil em Londrina; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Sandro Sadao Nagata

Inventário da Construção Civil em Londrina; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Otávio henrique pinto tavares

Inventário da Construção Civil em Londrina; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Edmir Viecili Filho

Produção de Concreto utilizando Bagaço de cana de Acúcar; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Fábio Castro campana

Produção de Concreto utilizando Bagaço de Cana de Acúcar; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

MÁRCIO ROBERTO DA CUNHA

Produção de Concreto utilizando Bagaço de Cana de Acúcar; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Cleber Casado

Desempenho do Concreto nos Estados fresco e Endurecido utilizando Areia Artificial; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Luciano Souza fróes

Desempenho do Concreto nos estados fresco e Endurecido utilizando Areia Artificial; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Rodolfo Luiz Nogueira

Desempenho do Concreto nos Estados Fresco e Endurecido utilizando Areia Artificial; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Solange Beatriz Vier

Desempenho do Concreto nos Estados Fresco e Endurecido utilizando Areia Artificial; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Alessandra Cristina Faiolla

Interferência das Características Físicas do Agregado no Desempenho do Concreto; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Cleverson de Oliveira Chiarelli

Interferência das Características Físicas do Agregado no Desempenho do Concreto; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Marcelo Rodrigo Carreira

Interferência das Características Físicas do Agregado no Desempenho do Concreto; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Luiz Afonso Ribas Haikal Giglio

Otimização da Produção de Blocos de Concreto utilizando Agregados Convencionais e Agregados de Entulho de Obra Moído; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Alessandro Inácio Costa

Verificação da Interferência da Adição de Cinza de Bagaço de Cana na Resistência Mecânica do Concreto; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Sérgio Cireli Angulo

Racionalização e Sistematização da Coleta de Entulho de Obra; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Vanessa Regina Mangieri

Correção de Fissuras em Reboco pelo Método de Estucagem; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

André Cotrin Abdo

Produção de Concreto Celular in loco; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilson Morales;

Ivan Malaguido Araujo

Produção de Pré-moldados em Concreto Celular; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

João Luiz Féres

Concreto com Agregado Leve de Lodo de Esgoto; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Diretoria de Bem Estar da Comunidade Universitária; Orientador: Gilson Morales;

Francisco Cláudio Morato Leite

Produção de Agregado Leve de Lodo de Esgoto; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilson Morales;

Mary Cristina Yoshii

Estudo dos Traços de Argamassa usados na Região da Grande Londrina; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilson Morales;

Eurico Hiroiti Kengo

Estudo de Traços de Argamassa usados na Região da Grande Londrina; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilson Morales;

Leonardo gonçalves

Estudo dos Traços de Argamassa usados na região da Grande Londrina; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilson Morales;

FERNANDO HENRIQUE SILVA CRUZ

Estágio curricular em construção civil; ; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Danilo Cesar Marçal Mathias

Orientação de Estágio curricular em construção civil/engenharia hospitalar; ; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Gustavo Zanforlin

Estágio curricular em construção civil; ; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Thiago Melanda Mendes

Orientação de estágio curricular em construção civil; 2004; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Gilson Morales;

Produções bibliográficas

  • MENDES, T. M. ; MORALES, G. ; REIS, P. J. . Use of basaltic waste as red ceramic raw material. Ceramica , v. 62, p. 157-162, 2016.

  • RANDO JUNIOR, A. M. ; MORALES, G. . REDUÇÃO DO TEMPO DE EXECUÇÃO DE CORRENTE DE INTERVENÇÕES ERGONÔMICAS. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil , v. 12, p. 56-65, 2016.

  • MENDES, THIAGO MELANDA ; GUERRA, LEONARDO ; MORALES, GILSON . Basalt waste added to Portland cement. Acta Scientiarum. Technology (Impresso) , v. 38, p. 431-436, 2016.

  • MORALES, G. ; Campos, A. ; FAGANELLO, A. P. . A Ação do fogo sobre os componentes do concreto. Semina. Ciências Exatas e Tecnológicas (Online) , v. 32, p. 47-55, 2011.

  • MORALES, G. ; JUNGLES, A. E. ; KLEIN, S. E. S. ; GUARDA, J. . EI Scale - an environmental impact assessment scale related to construction materials used in the reinforced concrete. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso) , v. 53, p. 2010, 2010.

  • MORALES, G. ; FILLA, J. C. ; AUDIBERT, J. L. . Biodeterioração de concretos e argamassas. Techne : Revista de Tecnologia da Construção (São Paulo) , v. 157, p. 52-55, 2010.

  • MORALES, G. . Indicação de Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Engenharia Civil. Semina (Londrina) , Londrina, v. 19, n.4, 2002.

  • MORALES, G. . Aproveitamento de lodo de esgoto sanitário como matéria prima para a produção de material pozolânico. Semina (Londrina) , Londrina, 2001.

  • COUTO, A. F. ; MORALES, G. ; GOZI, D. D. . INTERFERÊNCIA DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE CIMENTO PORTLAND POR FÍLER BASÁLTICO NA CARBONATAÇÃO DE CONCRETOS. In: 3o Congresso Luso-Brasileiro Materiais de Construção Sustentáveis, 2018, Coimbra. Anais do 3o Congresso Luso-Brasileiro Materiais de Construção Sustentáveis. Coimbra, 2018.

  • MORALES, G. ; DEMARCHI, C. A. ; SILVA, D. M. . APLICABILIDADE DE PLACAS DE FIBRA DE BANANEIRA NA ABSORÇÃO SONORA E ISOLAMENTO ACÙSTICO1. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÎDO, 2016, São Paulo. Anais do XVI ENTAC. SP: ANTAC, 2016. v. 1.

  • MORALES, G. ; PALMIERI, M. Y. ; COSTA, W. T. . ARGAMASSA COM FIBRAS DE ALUMÍNIO RECICLADO DESTINADA AO AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA. In: 1º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis, 2014, Guimarães. Anais do CLBMCS. Guimarães, 2014. v. 3. p. 457.

  • MORALES, G. ; PALMIERI, M. Y. ; COSTA, W. T. . ARGAMASSAS SUSTENTÁVEIS DE ALTA CONDUTIVIDADE TÉRMICA PARA SISTEMAS DE AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA. In: ENTECA - Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura > ENTECA - 2013, 2013, Maringá. Anais do Enteca 2013. Maringá, 2013. v. único.

  • MORALES, G. ; FILLA, J. C. ; QUARCIONI, V. A. . Aplicação do pó reativo de basalto na mitigação da reação álcali-sílica. In: 54º Congresso Brasileiro do Concreto CBC 2012, 2012, Maceió. Anais do 54º CBC 2012. São Paulo: Art 2000 Gráfica Ltda., 2012.

  • MORALES, G. ; SBARDELOTTO, E. K. ; RIPOL, B. . Identificação dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU Lançados Na Rede Coletora de Águas Pluviais E Esgotos Na Cidade De Londrina - PR. In: 6° Congresso Nacional de Extensão Universitária e 15° Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012, Londrina. Anais do 6° Congresso Nacional de Extensão Universitária. Londrina, 2012.

  • MORALES, G. ; GUERRA, L. ; MARQUES, J. S. . The interference of the addition of waste tire rubber on the mechanical properties of Portland cement concrete. In: Congresso Brasileiro do Concreto - CBC 2011, 2011, Florianópolis. Anais do CBC 2011. São Paulo: Art 2000 Gráfica Ltda., 2011.

  • MORALES, G. ; MARQUES, J. S. ; GUERRA, L. . Viabilidade técnica da adição de resíduos de basalto ao micro concreto utilizado na recuperação de juntas de dilatação de pontes. In: 53º Congresso Brasileiro do Concreto - CBC 2011, 2011, Florianópolis. Anais do 53º CBC. São Paulo: Art 2000 Gráfica Ltda., 2011. v. único. p. 213.

  • MORALES, G. ; POZENAT, C. M. ; FILLA, J. C. . AVALIAÇÃO DA SUSCETIBILIDADE DE POSTES DE CONCRETO MOLDADOS COM AGREGADOS BASÁLTICOS E CIMENTO DE ALTA RESISTÊNCIA INICIAL À REAÇÃO ÁLCALI-SÍLICA. In: 53º Congresso Brasileiro do Concreto - CBC 2011, 2011, Florianópolis. Anais do 53º CBC. São Paulo: Arte Interativa, 2011. v. único. p. 169.

  • MORALES, G. ; MARQUES, J. S. ; GUERRA, L. . Viabilidade técnica do uso de concreto com raspas de pneus e resíduos de pedreira basáltica na recuperação de pavimentos rígidos e pontes. In: 17ª RPU ? Reunião de Pavimentação Urbana, 2011, Porto Alegre. Anais da 17ª RPU. Porto Alegre, 2011. v. único.

  • MORALES, G. ; VILANI, R. ; ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; ZAMAIA, V.A.P. ; SIMIONATO, L. R. . Benefícios ambientais da coleta dos resíduos da construção civil de pequenos geradores no município de Londrina. In: . II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2011, Londrina. Revista Eletrônica do IBEAS. Bauru: IBEAS, 2011. v. 2. p. I-004.

  • MORALES, G. ; ALEXANDRE, L. H. ; ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; GALVAO, R. B. ; PINTO, L.M.C.P. . Caracterização de pontos de lançamento clandestinos de resíduos da construção civil na cidade de Londrina. In: II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2011, Londrina. Revista Eletrônica do IBEAS. Bauru: IBEAS, 2011. v. 2. p. III-002.

  • MORALES, G. ; ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; LOPES, P. ; BORGES, L. P. P. ; ZAMAIA, V.A.P. . Técnicas de manejo e gestão adequadas de usinas de reciclagem de Resíduos da Construção Civil - RCC. In: II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2011, Londrina. Revista Eletrônica do IBEAS. Bauru: IBEAS, 2011. v. 2. p. III-03.

  • MORALES, G. ; ALEXANDRE, L. H. ; ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; BORGES, L. P. P. ; GALVAO, R. B. ; VILANI, R. . Lançamento de resíduos sólidos urbanos: abordagem do perfil do cidadão e das práticas usuais. In: 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2011, Goiânia. Anais da 62ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo, 2011.

  • MORALES, G. ; LOPES, P. ; SBARDELOTTO, E. K. ; SIMIONATO, L. R. ; RIPOL, B. . AVALIAÇÃO DOS RESÍDUOS URBANOS PRESENTES NAS REDES DE CAPTAÇÃO E TRATAMENTO DE ESGOTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA. In: 5º Congresso Nacional de Extensão Universitária, 2011, Londrina. Anais do 5° Congresso Nacional de Extensão Universitária. Londrina, 2011.

  • MORALES, G. ; LOPES, P. . AVALIAÇÃO DOS RESÍDUOS URBANOS PRESENTES NAS REDES DE CAPTAÇÃO E TRATAMENTO DE ESGOTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA. In: VI Encontro de Bolsistas do Programa de Apoio a Ações Afirmativas para Inclusão Social, 2011, Londrina. Anais do VI Encontro de Bolsistas UEL. Londrina, 2011.

  • MORALES, G. ; MORALES, Ú. A. ; MORALES, M. U. D. . Method of re-design tools used in construction from the observation of their characteristics and conditions of use. In: International Congress on Engineering Education - ICEE, 2010, Gliwice. Proceedings of ICEE 2010. Gliwice: ICEE, 2010. v. 1.

  • LOPES, L. R. ; MORALES, G. . Avaliação da interferência dos finos no desempenho de. In: Congresso Brasileiro do Concreto, 2008, Salvador. Anais do COBRACON 2008, 2008.

  • MORALES, G. ; MORALES, C. U. . Model for engineering education to development of competences and abilities. In: ICEE 2007 - Internatioal Conference on Engineering and Education, 2007, Coimbra. Anais do ICEE 2007. Coimbra: Ed ICEE, 2007. v. 1.

  • MORALES, G. ; MENDES, T. M. ; ANGULO, S. C. . Índices de geração de RCD provenientes de obras de construção, reforma e demolição na cidade de Londrina/PR.. In: II Congresso Internacional na Recuperação, Manutenção e Restauração de Edifícações., 2006, Rio de Janeiro. Anais do II CIRMRE. Rio de Janeiro, 2006. v. 1.

  • MORALES, G. ; GUARDA, J. ; GUZI, D. ; JUNGLES, A. E. ; KLEIN, S. E. S. ; OLIVEIRA, R. R. ; PELEPENKO, G. . Elementos Essenciais para a Análise da Produção de Estruturas de Concreto pelo Planeamento baseado em Casos integrando os Princípios do Eco-design.. In: I Congresso Internacional de Design , Arte e Novas Tecnologias, 2006, Lisboa. Anais do I CIDAE. Lisboa, 2006.

  • MORALES, G. ; MENDES, T. M. . Uso de concreto com agregados reciclados para infraestrutura de transporte.. In: 13ª Reunião de Pavimentação Urbana, 2006, Maceió. Anais da 13ª RPU. Maceió, 2006. v. 1.

  • MORALES, G. ; FAGANELLO, A. P. ; GIMENES, L. J. ; LOPES, L. R. ; MENDES, T. M. . Incorporação de Resíduos Sólidos ao Concreto. In: I Seminário do Meio Ambiente de Londrina e Região Metropolitana, 2005, Londrina. Anais do I Seminário do Meio Ambiente de Londrina. Londrina: SINDUSCON, 2005. v. 1.

  • MORALES, G. ; MENDES, T. M. ; CRUZ, F. H. S. . Estudo sobre a substituição de agregados naturais por agregados reciclados de concreto.. In: Reunião Anual da SBPC, 2004, Cuiabá. Anais da RASBPC, 2004.

  • MORALES, G. ; CUGLER, C. S. ; LOPES, L. R. ; COSTA, A. I. ; FAVARAO, T. A. ; MENDES, T. M. . Use of Recycled Aggregates in Whitetopping with Addition of Automotive Tires Scraps. In: 9º International Symposium on Concrete Roads, 2004, Istanbul. Proceedings of 9º International symposium on Concrete Roads, 2004. p. 53-53.

  • MORALES, G. . Study on ARC's Aggregate Utilization Recycled of Concrete. In: Conference on the Use of Recycled Materials in Building and Structures, 2004, Barcelona. Conference on the Use of Recycled Materials in Building and Structures, 2004.

  • MORALES, G. . Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Engenharia Civil. In: Ibero-American Summit on Engineering Education, 2003, São José dos campos. Proceedings of IASEE. São José dos Campos, 2003.

  • MORALES, G. ; CUGLER, C. S. ; MENDES, T. M. . Estudo da Viabilidade Técnica da utilização de Entulho de Obra para reparo de Pavimento Asfáltico na Cidade de Londrina. In: 55a. Reunião Anual da SBPC, 2003, Recife. Anais da %%a. Reunião da SBPC. Recife, 2003.

  • MORALES, G. ; CUGLER, C. S. ; MENDES, T. M. . Reparo de pavimentos rodoviários utilizando concreto com incorporação de resíduos sólidos urbanos. In: 12ª Reunião de Pavimentação Urbana, 2003, Aracajú. Anais da 12ª RPU. Aracajú: Editora da ABPv, 2003.

  • MORALES, G. ; SALVADEGO, F. M. ; CHIAROTI, M. S. ; GIMENES, L. J. . Memória da Construção Civil. In: XXI SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2003, Gramado. Bunner, 2003.

  • MORALES, G. ; Ana Maria Chiarotti de Almeida ; CHIAROTI, M. S. . Memória da Construção Civil na Cidade de Londrina. In: VII Semana de Extensão da UFF, 2002, Niterói. Anais da VII Semana de Extensão da UFF. Niterói, 2002. v. 1.

  • MORALES, G. ; CHIAROTI, M. S. ; Ana Maria Chiarotti de Almeida . Memória da Construção Civil na Cidade de Londrina. In: I Mostra Integrada de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL, 2002, Londrina. Anais da I Mostra Integrada de Projetos da UEL. Londrina, 2002.

  • MORALES, G. . Produção de Concreto de Cimento Portland utilizando Entulho de Obra Reciclado. In: VIII ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2000, Salvador. Anais do VIII ENTAC, 2000.

  • MORALES, G. ; Ana Maria Chiarotti de Almeida . Apropriação e Usos do Espaço Urbano: Cotidiano e Memória na Cidade de Londrina.. In: Seminário "Patrimônio Cultural e Política de Preservação no Paraná", 2000, Londrina. Anais do Seminário Patrimônio Cultural e Políticas de Preservação no Paraná. Londrina, 2000.

  • MORALES, G. . TCC-Trabalho de Conclusão de Curso: uma experiência em Engenharia Civil. In: COBENGE 99 - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 1999, Natal. Anais do COBENGE 99, 1999.

  • MORALES, G. ; ANGULO, S. C. ; CECILIATTO, A. C. M. . Verificação do desempenho do Entulho de Obra Reciclado para a Produção de Concreto de Cimento portland. In: V Congreso Iberoamericano de Patologia de las Construcciones - VII Congreso de Control de Calidad, 1999, Montevideo. Anais. Montevideo: Conpat, 1999. v. 1. p. 385-388.

  • MORALES, G. . Aspectos determinantes de Diretrizes Curriculares para o curso de Graduação em Engenharia Civil. In: COBENGE 98, 1998, São Paulo. Anais do COBENGE 98, 1998.

  • MORALES, G. ; ANGULO, S. C. ; CECILIATO, A. C. M. . Verification of the acting of the Recycled Building Material for the Production of Rigids Pavements in Concrete of Portland Cement. In: 8th International Symposium on Concrete Roads, 1998, Lisboa, 1998.

  • MORALES, G. . Utilization of Sewage Sludge as a Raw Material for Production of Pozzolanic Material. In: 10th International Congress in the Chemistry of Cement, 1997, Gotemburgo. Proceedings of the 10th International Congress on the Chemistry of Cement. Göteborg: Amarkai AB, 1997. v. 3. p. 123-127.

  • MORALES, G. ; BENINI, W. M. . Caracterização das diferentes marcas de Cales comercializadas na Região da Grande Londrina. In: IV CONPAT - Congresso Iberoamericano de Patologia das Construções, 1997, Porto Alegre. Anais do CON-PAT 97, 1997. v. 2. p. 531-538.

  • MORALES, G. ; BENINI, W. M. . Caracterização do Mercado da Cal na Região da Grande Londrina. In: II Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas, 1997, Salvador. Anais do II Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas. Salvador: Eduardo Prates de Oliveira, 1997. v. 1. p. 26-37.

  • MORALES, G. . Obtenção de Pozolanas a partir de Lodo de Esgoto Calcinado. In: 4º Congresso Brasileiro de Cimento, 1996, São Paulo. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Cimento. São Paulo: ABCP, 1996. v. 2. p. 375-384.

  • MORALES, G. . Correção de Fissuras em Argamassas através de Estucagem. In: Congresso Técnico-Científico de Engenharia Civil, 1996, Florianópolis. Anais do Congresso Técnico-Científico de Engenharia Civil. Florianópolis: Oliveira & Hochheim Editores, 1996. v. 4. p. 594-600.

  • MORALES, G. ; PALMIERI, M. Y. ; Berenice M. T. Carbonari . Argamassa com resíduos de britagem de basalto e fibras de alumínio reciclado destinada ao aquecimento solar de água. In: ENTAC 2014 - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2014, Maceió. ENTAC 2014. Porto Alegre: http://www.infohab.org.br/entac2014/artigos/ANAIS_ENTAC2014.pdf, 2014.

  • MORALES, G. ; MENDES, T. M. . Estudo sobre a utilização de ARC - agregado reciclado de concreto -na produção de concreto estrutural.. In: 46o. Congresso Brasileiro do Concreto, 2004, Florianópolis. Anais do 46 IBRACON, 2004.

  • MORALES, G. ; MENDES, T. M. . Interferência da absorção de água dos agregados reciclados de concreto em algumas propriedades do concreto.. In: ENTAC 04 - Encontro Nacional de tecnologoia do Ambiente Construído., 2004, São Paulo. Anais do ENTAC04, 2004.

  • MORALES, G. ; CUGLER, C. S. . Utilização de entulho de obra e raspas de pneu para reparo de pavimento asfáltico. In: 2º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, 2003, ITAJAÍ. ANAIS DO 2º SBEA. ITAJAÍ: EDITORA DA UNIVALE, 2003. v. 1. p. 369-369.

  • MORALES, G. ; MENDES, T. M. . Constituição do RCD - resíduo de construção e demolição de obras na cidade de Londrina. In: Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçú. Anais do EAIC, 2003.

  • MORALES, G. ; MENDES, T. M. . Interferência da absorção de agregados reciclados de concreto nas propriedades do concreto fresco.. In: VII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2003, Cruz Alta. Anais do VIII SIEPE, 2003.

  • MORALES, G. ; MENDES, T. M. . Interferência da absorção de agregados reciclados de concreto nas propriedades do concreto fresco.. In: II Fórum de Pesquisa da Universidade Paranaense - UNIPAR, 2003, Umuarama. Anais do II FPUP, 2003.

  • MORALES, G. ; MENDES, T. M. . Análise de algumas propriedades físicas de agregados graúdos reciclados de concreto.. In: II Fórum de Pesquisa da Universidade Paranaense - UNIPAR, 2003, Umuarama. Anais do II FPUP, 2003.

  • MORALES, G. ; MENDES, T. M. . Levantamento do volume e caracterização do RCD gerado em obras de reforma e demolição na cidade de Londrina.. In: II Fórum de Pesquisa da Universidade Paranaense - UNIPAR, 2003, Umuarama. Anais do II FPUP, 2003.

  • MORALES, G. ; MENDES, T. M. . Levantamento do volume e caracterização do RCD gerado em reformas e demolições na cidade de Londrina.. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica da UNIOESTE, 2003, Foz do Iguaçu. Anais do XII EAIC, 2003.

  • MORALES, G. ; ALVES, E. A. G. . Reformulação no Ensino da Matemática. In: V Simpósio de Iniciação Científica da USP, 1997, São Paulo. Anais. São Paulo: Oficina Editorial, 1997. v. 2. p. 63-63.

  • MORALES, G. ; COSTA, A. I. ; FUKUDA, C. K. ; UEDA, E. . Desempenho de Concretos com Incorporação de Cinza de Bagaço de Cana. In: V Simpósio de Iniciação Científica da USP, 1997, São Paulo. Anais. São Paulo: Oficina Editorial, 1997. v. 2. p. 63-63.

  • MORALES, G. ; A FILHO, A. ; ÁVILA, L. R. S. ; ANGULO, S. C. . Análise da Sistemática de Estocagem e Coleta do Entulho de Obras na Cidade de Londrina. In: V Simpósio de Iniciação Científica da USP, 1997, São Paulo. Anais. São Paulo: Oficina Editorial, 1997. v. 2. p. 64-64.

  • MORALES, G. ; JUNGLES, A. E. ; KLEIN, S. E. S. ; GUARDA, J. . "EI Scale ? an environmental impact assessment scale related to construction materials used in the reinforced concrete". Brazilian Archives of Biology and Technology , 2010.

  • MORALES, G. ; FAGANELLO, A. P. ; Campos, A. . A AÇÃO DO FOGO SOBRE OS COMPONENTES DO CONCRETO. Semina (Londrina) , 2010.

  • COUTO, A. F. ; MORALES, G. ; COSTA, M. R. . Caracterização da Cinza de Madeira de Eucalipto por difração de raios X para uso em compósitos cimentícios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, M. R. ; MORALES, GILSON ; COUTO, A. F. . Análise da reatividade pozolânica da cinza do bagaço da cana-de-açúcar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SBARDELOTTO, E. K. ; RIPOL, B. ; MORALES, G. . Identificação dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU Lançados Na Rede Coletora de Águas Pluviais E Esgotos Na Cidade De Londrina - PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FILLA, J. C. ; MORALES, G. ; QUARCIONI, V. A. . Aplicação do Pó Reativo de Basalto Na Mitigação da Reação Álcali-sílica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORALES, G. ; MARQUES, J. S. ; GUERRA, L. . Viabilidade técnica da adição de resíduos de basalto ao micro concreto utilizado na recuperação de juntas de dilatação de pontes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORALES, G. ; MARQUES, J. S. ; GUERRA, L. . VIABILIDADE TÉCNICA DO USO DE CONCRETO COM RASPAS DE PNEUS E RESÍDUO DE PEDREIRA BASÁLTICA NA RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTOS RÍGIDOS E PONTES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORALES, G. ; MARQUES, J. S. ; GUERRA, L. . The interference of the addition of waste tire rubber on the mechanical properties of Portland cement concrete. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIPOL, B. ; SBARDELOTTO, E. K. ; SIMIONATO, L. R. ; LOPES, P. ; MORALES, G. . Avaliação dos resíduos urbanos presentes nas redes de captação e tratamento de esgoto da região metropolitana de Londrina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; MORALES, G. ; ZAMAIA, V.A.P. ; VILANI, R. ; SIMIONATO, L. R. . Benefícios ambientais da coleta dos resíduos da construção civil de pequenos geradores no município de Londrina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; GALVAO, R. B. ; MORALES, G. ; PINTO, L.M.C.P. ; ALEXANDRE, L. H. . Caracterização de pontos de lançamento clandestinos de resíduos da construção civil na cidade de Londrina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; ZAMAIA, V.A.P. ; LOPES, P. ; MORALES, G. ; BORGES, L. P. P. . Técnicas de manejo e gestão adequadas de usinas de reciclagem de resíduos da construção civil ? RCC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; MORALES, G. ; GALVAO, R. B. ; VILANI, R. ; ALEXANDRE, L. H. ; BORGES, L. P. P. . Lançamento de resíduos sólidos urbanos: abordagem do perfil do cidadão e das práticas usuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORALES, G. ; VILANI, R. ; ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; ZAMAIA, V.A.P. ; FAGOTTI, F. T. . Benefícios ambientais da coleta dos resíduos de construção e demolição de pequenos geradores no município de Londrina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMAIA, V.A.P. ; ALEXANDRE, L. H. ; LOPES, P. ; BORGES, L. P. P. ; ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; MORALES, G. . Métodos de diminuição de resíduos sólidos clandestinos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALEXANDRE, L. H. ; VILANI, R. ; ZAMAIA, V.A.P. ; SIMIONATO, L. R. ; MORALES, G. . Caracterização dos focos de lançamento de resíduos da cidade de Londrina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, P. ; SIMIONATO, L. R. ; RIPOL, B. ; SBARDELOTTO, E. K. ; MORALES, G. . Avaliação dos Resíduos Urbanos Presentes Nas Redes De Captação E Tratamento De Esgoto Da Região Metropolitana De Londrina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALEXANDRE, L. H. ; BORGES, L. P. P. ; ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; ZAMAIA, V.A.P. ; VILANI, R. ; GALVAO, R. B. ; REUS, T. F. ; MORALES, G. . Lançamento de Resíduos Sólidos Urbanos: Abordagem do Perfil do Cidadão e das Práticas Usuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FILLA, J. C. ; MORALES, G. ; POZENAT, C. M. . Avaliação da susceptibilidade de postes de concreto moldados com agregados basálticos e cimento de alta resistência inicial à reação álcali-sílica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; GALVAO, R. B. ; MORALES, G. . Sondagem do perfil do lançador de resíduos sólidos urbanos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GALVAO, R. B. ; ASSUNÇÃO, V.G.Jr ; MORALES, G. . Práticas usuais da população urbana em relação ao lançamento de resíduos urbanos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORALES, G. ; Campos, A. . PROPOSTA DE BLOCOS DE CONCRETO UTILIZANDO RASPAS DE PNEUS INSERVÍVEIS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Campos, A. ; MORALES, G. . Produção de blocos de concreto utilizando resíduos sólidos urbanos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORALES, G. . O lançamento clandestino de resíduos sólidos urbanos no município de Londrina - uma proposta de conscientização popular. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORALES, G. . O Lançamento clandestino de resíduos sólidos urbanos no município de Londrina - uma proposta de conscientização popular. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORALES, G. ; Campos, A. . PRODUCTION OF CONCRETE BLOCKS WITH RUBBER AND FINES FROM CRUSHED OF BASALT. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORALES, G. . Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORALES, G. ; MORALES, C. U. ; MORALES, C. U. . Dynamic of groupe to development of verbal and written communication in civil engineering. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORALES, G. ; MORALES, C. U. . Model for engineering education to development of competences and abilities. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORALES, G. . Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORALES, G. ; JUNGLES, A. E. ; KLEIN, S. E. S. ; OLIVEIRA, R. R. ; PELEPENKO, G. ; GUARDA, J. ; GUZI, D. . I Congresso Internacional de Design , Arte e Novas Tecnologias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORALES, G. . Verificação da ocorrência e Avaliação da Reatividade Pozolânica da Cinza de Lodo de Esgoto da Cidade de Londrina. São Paulo: EPUSP, 1994 (Tese de Doutorado).

  • MORALES, G. . Caracterização do Agregado Leve obtido a partir do Lodo de esgoto da Cidade de Londrina. São Paulo: EDUSP, 1988 (Dissertação de Mestrado).

  • MORALES, G. . A Formação Humanística dos Alunos do Curso de graduação em Engenharia Civil 1982 (Monografia de Especialização).

Outras produções

MORALES, G. . Verificação da Viabilidade Técnica da Utilização de Entulho de Obra para a Produção de Concreto na Cidade de Londrina. 2001.

MORALES, G. ; GUERRA, L. ; RANDO JUNIOR, A. M. . Curso de Pedreiro. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORALES, G. . Coleção Foi Jesus que contou. 1992.

MENEZES, C. V. B. ; MORALES, G. ; SERRA, M. F. ; CERNEV, J. . Casas de Madeira, usos e abusos: permanências e alterações nos interstícios urbanos de Londrina. 2002 (Consultoria) .

MORALES, G. . 15º Curso Introdutório de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). 1999 (Curso Técnico de Curta Duração) .

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Concreto com incorporação de agregado siderúrgico (CAS) - Avaliação do Desempenho e da Sustentabilidade, Descrição: Caracterizar a escória siderúrgica e estudar o comportamento de concretos produzidos com este subproduto em substituição total e/ou parcial aos agregados naturais para aplicações estruturais que agreguem valor. Nesta caracterização e estudo serão tratados, tanto aspectos físicos, químico e mecânicos, como propriedades no estado fresco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gilson Morales - Integrante / Berenice Martins Toralles Carbonari - Coordenador / Antonio Aguado de Cea - Integrante / Paulo Bardella - Integrante / Avacir Casanova Andrello - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Concreto com Incorporação de Agregado Siderúrgico (CAS) ? Avaliação do desempenho e da sustentabilidade, Descrição: O projeto visa caracterizar a escória siderúrgica e avaliar o comportamento de concretos produzidos com a substituição ou a adição deste subproduto em relação aos agregados convencionais para aplicações estruturais. Serão estudados aspectos físicos, químico e mecânicos, avaliadas as propriedades do concreto no estado fresco, visando uma avaliação global com o intuito de propor aplicações estruturais a este subproduto, agregando-lhe valor, o que contribuiria para a redução do impacto ambiental decorrente de sua geração e deposição nos pátios de produção. Em paralelo, pretende-se avaliar aspectos de sustentabilidade do produto, bem como, dos elementos estruturais propostos, com auxílio da metodologia MIVES (Modelo integrado de valor para evaluaciones sostenible) para tomada de decisão em nível de análise de sustentabilidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gilson Morales - Integrante / Berenice Martins Toralles Carbonari - Coordenador / Antonio Aguado de Cea - Integrante / Paulo Bardella - Integrante / Avacir Casanova Andrello - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Prêmios

2019

Patrono dos formandos em Engenharia Civil na UEL 2019, Universidade Estadual de Londrina.

2013

Patrono dos formandos em Engenharia Civil 2012 - Turma 2000, Universidade Estadual de Londrina - UEL.

2012

Patrono dos formandos da Turma 1000 de Engenharia Civil 2011, UEL.

2011

Patrono dos formandos em Engenharia Civil Turma 2000 de 2010, UEL.

2009

Patrono dos formandos da 55ª turma de Engenharia Civil, UEL.

2008

Nome de turma da 54ª turma de Engenharia Civil, UEL.

2007

Paraninfo da Turma de Engenharia Civil de 2001, UEL.

2006

Paraninfo dos formandos em Engenharia Civil / UEL Turma 2000, Universidade Estadual de Londrina - UEL.

2005

Contribuição para a formação do elevado conceito da Universidade Estadual de Londrina, Governo do Paraná.

2005

Paraninfo dos graduandos em Engenharia Civil, UEL.

2005

Destaque da UEL - Londrina 70 anos, Folha de Londrina/ TV Tarobá e Rádio Paiquerê.

2004

Nome de Turma dos graduandos em Engenharia Civil, Universidade Estadual de Londrina.

2003

Nome de turma dos graduandos em Engenharia Civil/2004, UEL.

2002

Nome de Turma dos Graduandos em Engenharia Civil/2003, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.

1999

Patrono dos Graduandos em Engenharia Civil, UEL.

1998

Patrono dos Graduandos em Engenharia Civil, UEL.

1997

Patrono dos Graduandos em Engenharia Civil, UEL.

1996

Nome de Turma dos Graduandos em Engenharia Civil, UEL.

1995

Paraninfo dos Graduandos em Engenharia Civil, UEL.

1989

Nome de Turma dos Graduandos em Engenharia Civil, UEL.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil. , CTU/DCCi - Sala 3, Campus Universitário, 86051-990 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001, Telefone: (43) 3714455, Fax: (43) 3714082, URL da Homepage:

Experiência profissional

1984 - Atual

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividade em exercício.

Atividades

  • 05/2002

    Direção e administração, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Cargo ou função, Coordenador de Colegiado do Curso de Engenharia Civil.

  • 03/2002

    Direção e administração, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior Lato Sensu.

  • 03/2001

    Direção e administração, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Especialização Lato Sensu: Gestão da Qualidade na Construção Civil.

  • 05/1998

    Extensão universitária , Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Atividade de extensão realizada, Projeto IPAC - Inventário e Proteção do Acervo Cultural de Londrina.

  • 08/1997

    Ensino, Gestão da Qualidade na Construção Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Patologia da Construção, Workshop sobre Desempenho da Edificação

  • 04/1994

    Treinamentos ministrados , Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Treinamentos ministrados, Curso de Produção de Argamassas

  • 11/1993

    Treinamentos ministrados , Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Treinamentos ministrados, Curso de Treinamento de Mestres de Obra

  • 08/1993

    Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Serviço realizado, Consultoria sobre desempenho e patologias de concretos e argamassas.

  • 03/1993

    Direção e administração, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Cargo ou função, Coordenação da Sub-área de Materiais de Construção.

  • 12/1988

    Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Serviço realizado, Consultoria sobre concretos e argamassas.

  • 04/1985

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Urbanismo.,Atividade realizada, Coordenação da Semana de Materiais de Construção nas versões 2 a 7.

  • 02/1984

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Linhas de pesquisa

  • 02/1984

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais de Construção 1, 2 e 3, TCC-Trabalho de Conclusão de Curso, Tópicos Especiais da Tecnologia de Concreto, Tópicos Especiais da Tecnologia de Argamassas, Dosagem de Concreto, Materiais de Construção pra Arquitetura, Construções Rurais

  • 02/1984

    Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Serviço realizado, Caracterização de materiais para concretos e argamassas.

  • 03/1999 - 04/2002

    Direção e administração, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Cargo ou função, Coordenação de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.

  • 03/1999 - 03/2001

    Direção e administração, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior do curso de Engenharia Civil.

  • 03/1993 - 08/2000

    Direção e administração, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Cargo ou função, Coordenação do Laboratório de Materiais de Construção.

  • 03/1997 - 03/1999

    Direção e administração, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior do curso de Arquitetura e Urbanismo.

  • 03/1994 - 03/1996

    Direção e administração, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior do curso de Engenharia Civil.

  • 03/1990 - 12/1991

    Direção e administração, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil.,Cargo ou função, Membro de colegiado superiordo curso de Agronomia.

1995 - 1995

Centro de Estudos Superiores de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Convidado para ministrar disciplina, Carga horária: 4

Outras informações:
Convidado para ministrar a nível de especialização a disciplina "Ensino de Ciência e Tecnologia".

1983 - 1993

Centro de Estudos Superiores de Londrina

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

  • 09/1995 - 10/1995

    Ensino, Teoria e Ensino da Arquitetura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Prática do Ensino de Ciência e Tecnologia

  • 08/1983 - 03/1993

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais de Construção 1 e 2, Sistemas Estruturais 1 e 2

1981 - 1983

VIAPLAN TERRAPLENAGEM E PAVIMENTACAO LTDA

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

1979 - 1981

Mils Andaimes Tubulares S A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)Engenheiro, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/1979 - 04/1981

    Serviços técnicos especializados , Mils Andaimes Tubulares S A, .,Serviço realizado, Supervisão de projetos de escoramentos tubulares.