Ailton Pinheiro Junior

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Multimeios pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo -/PUC-SP (2009). Iniciou sua vida profissional como Designer e videomaker , em seguida deu continuidade a sua vida profissional como fotografo de curtas metragens na cidade de São Paulo no ano de 2006. Cineasta e Diretor Cineamtográfico, trabalhou em 2006 e 2007 como operador de áudio nos curtas O Fim, Domingos no Parque e A parte. Em 2008 trabalhou como fotógrafo dos curtas XII Marcha Noturna Pela Democracia Racial e Mãe Negra da Odun Produções. Em 2009 foi assistente de direção de Akins Kinte em Várzea: a Bola Rolada na Beira do Coração. Dirigiu os documentários: Os Espaços de Resistência Negra no Centro de São Paulo, apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura, Cinestésia Central ? filme sobre as salas de cinema no centro paulistano e Bikudos (onde relata a História do Instituto Cultural Steve Biko). O documentário foi realizado pela Ori Imagem e Som em co-produção com o Tela Preta - coletivo de cinema negro filme foi apoiado pelo Governo da Bahia. Foi roteirista e finalizador do média-metragem Mulheres de Axé (2011). Está trabalhando como diretor e roteirista do filme de ficção A Bailarina, adaptação de um conto do livro Sete Diásporas Íntimas de Lande Onawalê. Atualmente está captando recursos para os projetos Poezia Azeviche - documentário de longa metragem sobre os compositores de blocos afros e Tenba ? filme sobre o Teatro Negro na Bahia. Foi produtor executivo do filme Lápis de Cor de Larissa Andrade lançado em abril de 2014 no canal Futura. É diretor executivo da Ori Imagem e Som. Em sua vida Acadêmica realizou o trabalho A influência do Cinema Novo nos Cineastas Negros: O cinema de Zózimo Bulbul, desde então vem pesquisando cinema africano , cinema negro brasileiro e diásporico , cinema e diferença e cinema político. Seus interesses de pesquisa incidem sobre Relações Étnico-raciais e Educação; Intelectuais Negros e Cinema Africano e da Diáspora, Cinema e cinema e Político. Em novembro de 2013 até 2015 foi um dos coordenadores e idealizadores do FICINE (Fórum Itinerante de Cinema Negro). www.ficine.org.br, Tem experiência em realização e roteiro em audiovisual, tambem foi um dos idealizadores do Movimento de Cinema negro Tela preta, coletivo que trabalha com produções audio visuais negras no Estado da Bahia. https://vimeo.com/ailtonpinheiro

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Estudos Étnicos e Africanos

2016 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: De Borm Sarret(1963),Orientador: Diego Ferreira Marques
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Cinema africano; Negro; Cultura; diaspora; Irrupção; Cinema politico.

Aperfeiçoamento em Comunicacao e Critica Cultural

2013 - 2013

Universidade Federal da Bahia
Título: Cultura e Identidade. Ano de finalização: 2013

Graduação em Comunicação em Multimeios

2005 - 2009

Pontifícia Universidade Católica
Título: A influência do Cinema Novo nos Cineastas Negros: O cinema de Zózimo Bulbul
Orientador: Prof. Marcelo Prioste
Bolsista do(a): Pontíficia Universidade Católica, PUC, Brasil.

Formação complementar

2014 - 2014

Elaboração de Projetos Culturais.. (Carga horária: 10h). , Fundação Cultural Palmares, FCP, Brasil.

2013 - 2013

Roteiro para Cinema. (Carga horária: 40h). , Associação de Produtores e Cineastas parceria SECOM, APC / SECOM, Brasil.

2013 - 2013

Direção Para Cinema. (Carga horária: 40h). , Associação de Produtores e Cineastas parceria SECOM, APC / SECOM, Brasil.

2013 - 2013

Leis de Incentivo para o Audio Visual. (Carga horária: 16h). , Associação de Produtores e Cineastas parceria SECOM, APC / SECOM, Brasil.

2009 - 2011

MBA em Cinema Digital. (Carga Horária: 138h). , Reticom Filmes Escola de Cinema, RETICOM FILMES, Brasil. , Título: Cinema digital. , Orientador: Tiara Ju.

2009 - 2011

Produtor Cultural. (Carga horária: 620h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2009 - 2009

➢ Curso Documentário: Tudo que você precisa para f. (Carga horária: 86h). , Reticom Filmes Escola de Cinema, RETICOM FILMES, Brasil.

2008 - 2008

Design Gráfico Impresso. (Carga horária: 102h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2008 - 2008

Design Gráfico Impresso. (Carga horária: 102h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2006 - 2006

: Capacitação em Sotware Livre incluindo programa(. (Carga horária: 400h). , Stúdio Livre, S.LIVRE, Brasil.

2002 - 2002

Montagem, Manutenção e Configuração em Microcomput. (Carga horária: 48h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

2002 - 2002

Informática Básica (Pacote Office 2000). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Renião Anual da Assembleia dos governadores do BID CII 2012. Fomentando a participação e desenvolvimento juvenil por meio da cultura. 2012. (Congresso).

A procura da Batida Perfeita.A procura da Batida Perfeita. 2011. (Encontro).

Conferência Mundial de juventude Afrodescendente. Violencia, Acceso a Justicia y Juventude Afrodescendiente. Análisise da Situacão da Juventude Afrodescendente.. 2011. (Congresso).

Forum Internacional da Juventude Afrodescendente.A juventude Negra nas América e diápora.. 2011. (Seminário).

Seminário Manifestações da juventude : Ética e estética d Hip Hop.Seminário Manifestações da juventude : Ética e estética d Hip Hop. 2008. (Seminário).

Outras produções

PINHEIRO JUNIOR, A. . Curta Metragem: Candoblé Ecologia e Cinema, 2011/Doc./aprox.25'/Cor ?. 2011.

PINHEIRO JUNIOR, A. . Curta Metragem: Mbanza, 2011/Doc./aprox.30?/Cor. 2011.

PINHEIRO JUNIOR, A. . JOB Vídeo Clipe Banda Strike( clipe em HD) Filmado Com RED ONE. 2010.

PINHEIRO JUNIOR, A. . Média Metragem: Jardim Keralux, 2011/Doc./aprox.40'/Cor ?. 2010.

PINHEIRO JUNIOR, A. . Média Metragem: ?Várzea a Bola Rolada na Beira do Coração? ? (HDV/ full HD). 2010.

PINHEIRO JUNIOR, A. . ?Domingos no Parque? ?(MiniDV). 2008.

PINHEIRO JUNIOR, A. . XIII Marcha Noturna Pela Democracia Racial. 2008.

PINHEIRO JUNIOR, A. . Cinema Africano e Cinema Negro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PINHEIRO JUNIOR, A. . Reunião Anual da Assembleia de governadores do BID CII 2012. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PINHEIRO JUNIOR, A. . Cumbre Mundial de juventude Afrodescendente. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PINHEIRO JUNIOR, A. . AFRO XXI - Encontro Ibero Americano do Ano Internacional dos Afro descendentes. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Prêmios

2012

Jóvenes agentes de Cambio 2012 ( Mote video Uruguay) Reuniao Anual BID/CII, BID( Banco Intramericano de Desenvolvimento).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Movimento de cinema Negro Tela Preta

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - 2009

Odun Formação e Produção

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Design Gráfico e Editor de Vídeo, Tutor

Outras informações:
Executava trabalho de Desinger Gráfico, Edição de Vidêo, Fotografia para Cinema, Televisão, Comerciais, Vidêo Clipes, Tutor de EAD via Plataforma Modlle, e projetos de inclusão digital.

2013 - 2013

Santo Guerreiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtor, Carga horária: 8

Outras informações:
Produtor: Responsável por produção em geral de Filmes comerciais, publicitários e Enquadramento de Projetos na Ancine( Fundo setorial do Audio visual, CPB, )

2012 - 2012

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2016

Mandacaru Filmes

Vínculo: Produtor Executivo e Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de Projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
Ailton Pinheiro é o profissional que cuida da área de Conteúdo Audiovisual da Mandacaru Filmes e Produtor Executivo dos projetos cinematográficos da empresa Realiza essa consultoria desde o mês de setembro de 2015