Maria Ivone da Silva

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales(1989), graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Fundação Universidade Federal deMato Grosso doSul(1994), especialização em Pós Graduação (Lato sensu) pela faculdade de Educação Ciências e Letras Urubupungá(1992), especialização em Gestão em Recursos Humanos pela Faculdade de Educação de Costa Rica(2011), mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco(2007) e doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco(2018). Atualmente é Professora da Faculdade de Costa Rica, Coordenadora do Curso de Pedagogia /Professor da Faculdade de Educação de Costa Rica, Coordenadora/Professora da Faculdade de Educação de Costa Rica e Concurso da Secretaria Estadual de educação de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas:Currículo, Educação, Formação do Educador, Diversidade Cultural.

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2014 - 2018

Universidade Católica Dom Bosco
Título: A (não) presença da inter/multiculturalidade nos processos formativos de docentes de uma escola da rede estadual de ensino. de Mato Grosso do Sul.
Ruth Pavan. Palavras-chave: Currículo; Educação; Formação do Educador; Diversidade Cultural.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2006 - 2007

Universidade Católica Dom Bosco
Título: Discussão Racial e Afro-Rica: Uma Articulação Possível?, Ano de Obtenção: 2008
José Licínio Backes.Palavras-chave: interculturalidade; Racismo; Educação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação; Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Especialização em Gestão em Recursos Humanos

2010 - 2011

Faculdade de Educação de Costa Rica
Título: Importância da gestão de pessoas no ambiente organizacional
Orientador: Professora Ms. Nelize de Araujo Vargas

Especialização em Pós Graduação (Lato sensu)

1991 - 1992

Faculdade de Educação Ciências e Letras Urubupungá

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

1990 - 1994

Fundação Universidade Federal deMato Grosso doSul

Graduação em História

1987 - 1989

FACULDADE DE FILOSOFIA CIENCIAS E LETRAS DE JALES

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: hISTÓRIA DA EDUCAÇÃO/Especialidade: cultura brasileira.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Organização de eventos

CARRIJO, Mirian Aun Pincelli ; SILVA, M. I. ; BARBOSA, Mara Silvia Paes . XI Semana Pedagógica, Inclusão X Exclusão no Contexto Escolar. 2011. (Outro).

SILVA, M. I. . Consciência Negra. 2010. (Outro).

SILVA, M. I. ; CARVALHO, Ivonete Gomes Corrêa . Semana da Cultura Regional. 2006. (Outro).

HERRERA, C. R. R. B. ; BRAUN, H. O. C. ; BARBOSA, Mara Silvia Paes ; SILVA, M. I. ; OLIVEIRA, Ruth Gonçalves . VI Jornada Pedagógica: Desafios de Educar Na sociedade Moderna. 2006. (Outro).

Participação em eventos

7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 4º seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Inter/multiculturalidade crítica: possibilidades de fortalecimento das diferenças. 2017. (Seminário).

7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 4º seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2017. (Seminário).

7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 4º seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Diferenças: desafiando a lógica monocultural da escola. 2017. (Seminário).

7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 4º seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2017. (Oficina).

VII Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores - III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de Mato Grosso do Sul.O Ensino de Matemática e Língua Portuguesa no Curso Superior de Pedagogia em Costa Rica/MS. 2017. (Seminário).

VII Semana da Consciência Negra, IV Seminário Regional Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteiras Étnico-Racial:Por uma Pedagogia Decolonial e do VIII Seminário Racismo e Antirracismo.O Ensino de Matemática e Língua Portuguesa no Curso Superior de Pedagogia em Costa Rica/MS. 2017. (Seminário).

VII Semana da Consciência Negra, IV Seminário Regional Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteiras Étnico-Racial:Por uma Pedagogia Decolonial e do VIII Seminário Racismo e Antirracismo."Inter/Multiculturalismo e educação". 2017. (Seminário).

VII Semana da Consciência Negra, IV Seminário Regional Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteiras Étnico-Racial:Por uma Pedagogia Decolonial e do VIII Seminário Racismo e Antirracismo."Escola: Lugar de Debate e Conscientização. 2017. (Seminário).

VII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade/ II Seminário do Observatório da Educação Escolar Ind´gena (OBEDUC/UCDB).Coordenou o Grupo de Trabalho - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SABERES/CONHECIMENTOS TRADICIONAIS. 2017. (Seminário).

VII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade/ II Seminário do Observatório da Educação Escolar Ind´gena (OBEDUC/UCDB).Educação inter/multicultural - uma proposta ainda em construção. 2017. (Seminário).

VII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade/ II Seminário do Observatório da Educação Escolar Ind´gena (OBEDUC/UCDB). 2017. (Seminário).

VII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade/ II Seminário do Observatório da Educação Escolar Ind´gena (OBEDUC/UCDB).Professor, aluno, identidade e diferença. 2017. (Simpósio).

X Semana Acadêmica de Administração. 2017. (Seminário).

6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais/3º Seminário Internacional de Estudos culturais e Educação. 2015. (Seminário).

A Criança indígena no espaço escolar de Campo Grande/MS: "Identidade e diferença".. 2015. (Outra).

Defesa de Tese - A criança indígena no espaço escolar de Campo Grande/MS: identidade e diferença. 2015. (Outra).

Diálogos sobre pesquisa em educação: as experiências e os desafios nos caminos trilhados por uma pesquisadora. 2015. (Outra).

Exame geral de qualificação: A lei Nº 10.639/2003 e a formação continuada para a discussão das relações étnios raciais do 6º ao 9º ano em uma e escola pública estadual de Campo Grand - MS com alto IDEB.e. 2015. (Outra).

Mincurso Transgressões, hibridações, inscrições de alteridade em em produções de autoria indígena. 2015. (Outra).

Mincurso Transgressões, hibridações, inscrições de alteridade em em produções de autoria indígena. 2015. (Outra).

Políticas Públicas, Formação de Professores e Interculturalidade. 2015. (Seminário).

Políticas Públicas, Formação de Professores e Interculturalidade. 2015. (Seminário).

Políticas Públicas, Formação de Professores e Interculturalidadee I. 2015. (Seminário).

Seminário - Políticas Públicas, Formação de Professores e Interculturaladiliidade. 2015. (Seminário).

VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: Saberes Indígenas e a Contemporaneidade..Entrelaçndo culturas - discutindo máscaras e preconceitos na escola. 2015. (Seminário).

Defesa da Tese: "Cultura Digital e Redes Sociais: Incertesas e Ousadia na Formação de Professores".. 2014. (Exposição).

Defesa de tese: Percepções sobre a formação docente no diálogo com as culturas qque atravessam o curso de Pedagogia/UEMS/Ma/Maracajú".. 2014. (Exposição).

Encontro de Coordenadores e Professores dos Cursos de Bacharelado em Adminisatração do Estado de mato Grosso do Sul.. 2014. (Encontro).

Exame Geral de Qualificação da Tese "A criança Indígena no Espaço Escolar de Campo Grande/MS: identidade e diferença.. 2014. (Exposição).

Exame Geral de Qualificação de Tese:"Potencialidades e Tensões no Quefazer docente no currículo da Educação Ambiental". 2014. (Exposição).

VI Seminário Internacional: Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão.Relações Étnico-Raciais na Escola-A Ruptura com Práticas Discrimintórias por meio de um Projeto de Inovação. 2014. (Seminário).

XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.A Escola: Tensões Entre Currículo Diferenças e Desigualdades.. 2014. (Encontro).

EXAME GERAL DE QUALIFICAÇÃO DA E DISSERTAÇÃO. 2013. (Outra).

II Conferência Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. 2013. (Outra).

II Conferência Intermunicipal de Educação - COINE.Educação, /trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente. 2013. (Outra).

VIII Seminário Municipal de Educação. 2013. (Seminário).

VI Semana da Administração da Faculdade de Educação de Costa Rica - FECRA. 2013. (Encontro).

Fórum Nacional para estudantes de Administração. 2012. (Outra).

XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd Centro-Oeste. 2012. (Encontro).

14º Encontro Nacional de Professores de Administração (ENAP) : "Qualidade no Ensino: O Caminho para o Sucesso Profisssional". 2011. (Encontro).

Capacitação em Gestão Escolar da Rede Estadual de Ensino. 2011. (Outra).

I Workshop "Estratégias e dinâmicas para a formação do educador. 2011. (Oficina).

Sarau das Letras. 2011. (Seminário).

XVI CONAD - Congresso Nacional de Administração.. 2011. (Congresso).

5ª Conferência Estadual de Educação. 2010. (Outra).

9ª Jornada Pedagógica e 6ª Semana Cultural. 2010. (Seminário).

Curso de capacitação em elaboração de projetos culturais. 2010. (Oficina).

Curso de Memorização e Leitura Dinâmica. 2010. (Oficina).

Conferencia Intermunicipal de Educação - COIE.Justiça Social, Educação e Trabalho - Inclusão, Diversidade e igualdade. 2009. (Encontro).

Formação Continuada Programa Conhecimento em Foco Para Docentes do 6 ao 9 Ano do Ensino Fundamental e Medio. 2009. (Outra).

III Semana da Administração. 2009. (Congresso).

IV Encontro de Coordenadores do Curso de Administração. 2009. (Encontro).

Seminarios Regionais para os Coordenadores das Comissões Proprias de Avaliação - CPAs. 2009. (Seminário).

III Seminario Internacional Fronteiras Etnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão - As Identidades-Diferenças Em Contextos Pos-Coloniais.. 2008. (Seminário).

30ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Congresso).

4º Seminário Municipal de Educação De Costa Rica e 1ª Jornada de Educação da UFMS. 2007. (Seminário).

58º colóquio em Educação:A Escola Indígena como Fronteira?. 2007. (Outra).

59º Colóquio em Educação: Novas Abordagens na Pesquisa em educação em experiência de formação e prática docente. 2007. (Outra).

II Encontro de Coordenadores dos Cursos de Administração do Mato Grosso do Sul. 2007. (Encontro).

III Semana da Cultura Regional. 2007. (Seminário).

I Semana de Administração da Faculdade de Educação de Costa Rica. 2007. (Encontro).

Primeiro Seminário do 5º período do Cursao Normal Superior. 2007. (Seminário).

Você: Dono do Próprio Futuro. 2007. (Outra).

V Seminário de Pesquisa turma -2006.A Contribuição do Grupo Afro-Rica para a Discussão Racial na Escola. 2007. (Seminário).

A Participação da Mulher no Mercado de Trabalho. 2006. (Seminário).

A Pesquisa em Educação: Trajetória e Desafios Contemporâneos. 2006. (Outra).

Desafio Sebrae o jogo que transforma universitários em empreendedores. 2006. (Outra).

Educação, Ética e Democracia. 2006. (Encontro).

etnografia e Educação: Uma Mirada Crítica. 2006. (Outra).

Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental de 5ª. a 8ª. séries - História. 2006. (Outra).

Fronteiras Étnicos-Culturais e Fronteira da Exclusão - Práticas Educativas Num Contexto Intercultural.A Questão das Identidades Étnicas na Sala de Aula: A Cultura Negra e Indígena Subjugadas e Não - Ditas nas Escolas do Mato Grosso do Sul. 2006. (Seminário).

Meio Ambiente - Ética, Vida e Cidadania. 2006. (Outra).

Palestra: Pesquisa Educacional e História de Vida. 2006. (Outra).

Pesquisa Educacional e História de Vida. 2006. (Outra).

Pesquisa e Pós-Graduação em Educação: Desafios e Perspectivas. 2006. (Outra).

Trajetórias de Pesquisadores - A Experiência de Intelectuais Brasileiros Com a Pesquisa Educacional. 2006. (Outra).

3º Seminário Municipal de Educação de Costa Rica.Passos e Descompassos da Educação. 2005. (Seminário).

Educação Especial - Condutas Típicas/ Altas Habilidades. 2005. (Outra).

Motivação e Auto-Estima.Motivação e Auto-Estima. 2005. (Oficina).

O Desafio da Sociedade Atual.O Desafio da Sociedade Atual. 2005. (Encontro).

Seminário -- Interdisciplinaridade: Currículo e Disciplina.Interdisciplinaridade: Currículo e Disciplina. 2005. (Seminário).

Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2004. (Encontro).

Gestão Educacional: Qualidade, Competência e Ética.Gestão Educacional: Qualidade, Competência e Ética. 2004. (Seminário).

III Conferência Estadual dos/as Trabalhadores em Educação.III Conferência Estadual dos(as) Trabalhadores em Educação. 2004. (Outra).

Oficina para Trabalhar a Obra a casa dos animais.Oficina para Trabalhar a Obra a casa dos animais. 2004. (Oficina).

2º Encontro de Educadores do Pólo de São Gabriel do Oeste.Avaliação Escolar: Um Ato de Cidadania. 2003. (Encontro).

3º Semana Pedagógica, Certificação Docente: Valorização ou Opressão?.Certificação Docente: Valorização ou Opressão?. 2003. (Seminário).

I Seminário Temático Docência no Século XXI: Pedagogia da Autonomia.Docência no Século XXI: Pedagogia da Autonomia. 2003. (Seminário).

Seminário Temático: O Não Diretivismo.O não Diretivismo. 2003. (Seminário).

XXII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação. Os Caminhos da Educação No Século XXI. 2003. (Congresso).

2ª Semana Pedagógica Realizada pela Faculdade de Educação de Costa Rica.Sociedade - Escola, Diversidade Cultural. 2002. (Seminário).

Capacitação de Professores do Ensino Médio - Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.Capacitação de Professores do Ensino Médio. 2002. (Outra).

História, Memória e Identidade.VI Encontro de História de Mato Grosso do Sul. 2002. (Encontro).

I Seminário Municipal de Educação PCNs - PROFA.Formação Continuada novos Horizontes. 2002. (Seminário).

VI Encontro de História de Mato Grosso do Sul.Iniciação a História Oral. 2002. (Oficina).

1ª Semana Pedagógica realizada pela Faculdade de Educação de Costa Rica.Formação do Professor: Rumos e Desafios. 2001. (Seminário).

XIX Congresso dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosos do Sul. XIX Congresso dos Trbalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul. 1994. (Congresso).

XVIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul. XVIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul. 1993. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Laurindo Corrêa de Oliveira

SILVA, M. I.; OLIVEIRA, Evair Gomes; OLIVEIRA, Ruth Gonçalves. Evolução Histórica - Política e Econômica do Município de Costa Rica. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia do Ensino) - Faculdade de Costa Rica.

Aluno: Luiz Faustino Inácio

SILVA, M. I.; OLIVEIRA, Ruth Gonçalves; CARVALHO, Ivonete Gomes Corrêa. A diversidade Linguística: um estudo bibliográfico da história da educação do século XVII ao XX. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia do Ensino) - Faculdade de Costa Rica.

Aluno: Geiselene Kenned Martins Silva

SILVA, M. I.. Qualidade de Vida no Trabalho: Ênfase nas Organizações em Costa Rica - MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administracao) - Faculdade de Educação de Costa Rica.

Aluno: Thálita Ferreira Livério Leite

LOPES, Maria Romila Silva;SILVA, M. I.. Coaching como Ferramenta de Desenvolvimento da Liderança nas Organizações no Município de Costa Rica - MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administracao) - Faculdade de Educação de Costa Rica.

Aluno: Mirielle Berquó Skowronsky e Neiva Vanessa Lucena Berquó Que

OLIVEIRA, Ruth Gonçalves; GONCALVES, C.;SILVA, M. I.. A dislexia e o desafio em sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Costa Rica.

Aluno: Camila de Arruda Silva Paniago/ Thais Ferreira Livério Leite

LOPES, Maria Romila Silva;SILVA, M. I.. Estudo da inclusão com crianças surdas nas instituições educacionais de ensino fundamental.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Costa Rica.

Aluno: Nereide Soares Santos e Régia Aparecida Jacinta da Silva

OLIVEIRA, Ruth Gonçalves;SILVA, M. I.; MAIA, N. S.. A importância da leitura nas séries iniciais: o caso da escola Estadual Santos Dumont de Costa rica (MS). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Costa Rica.

Aluno: Tailaine Ribeiro Teodoro e Valéria Duarte Moreira

SILVA, M. I.; OLIVEIRA, G. A.; COSTA, C. G.. A trajetória do professor Paulo de Almeida Milreu em Costa Rica - MS (1980-1994). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Costa Rica.

Aluno: Cristiane Silva Vieira e Géssica Pinheiro da Silveira

SILVA, M. I.; LOPES, Maria Romila Silva; VARGAS, N. A.. A Relevância da música no processo de ensino aprendizagem sob a ótica da Pedagogia Waldorf em Chapadão do Céu.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Costa Rica.

Aluno: Joselaine Gonçalves Amorim e Suzete de Souza Nunes Paniago

SILVA, M. I.; HERRERA, C. R. R. B.; ANDRADE, Estela Mara de. A importância da família no contexto escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Costa Rica.

Aluno: Wilker Silva Costa

SILVA, M. I.; LISTON, R. C. F. S.; CAMPOS, L.. Gestão estratégica da informação: um estudo de sua contribuição na Total Corretora de Seguros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administracao) - Faculdade de Educação de Costa Rica.

Aluno: Raquel Romeiro Pires/ terimar da Silva Paes Antunes

HERRERA, C. R. R. B.; BARBOSA, Mara Silvia Paes;SILVA, M. I.. A influencia da construção do gênero e da sexualidade da criança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Costa Rica.

Aluno: Estefane Costa Cabral / Julia R

BARBOSA, Mara Silvia Paes;SILVA, M. I.; LISTON, R. C. F. S.. de Magalhães Borba.Depressão Infantil X Rendimento Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Costa Rica.

Aluno: Eva de jesus Silva e Helena Maria de Souza Dariva

VARGAS, Nelize de Araujo; BRAUN, H. O. C.;SILVA, M. I.. O desenvolvimento psico-social na primeira infância: Relações sociais entre as crianças nas creches. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade de Costa Rica.

Aluno: Neuza Fraga Nogueira

VARGAS, Nelize de Araujo; HERRERA, C. R. R. B.;SILVA, M. I.. As causas da agressividade na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade de Costa Rica.

Aluno: Anirce Marta Silva / Edna Maria Jacinto da Silva

SILVA, M. I.; VARGAS, Nelize de Araujo; CARRIJO, Mirian Aun Pincelli. Habilidades Psicomotora e o Desenvolvimento da Criança. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Costa Rica.

Aluno: Eunice de Oliveira Trelha e Terezinha Batista de Souza

SILVA, M. I.; OLIVEIRA, Ruth Gonçalves. Alfabetização de Jovens e Adultos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Costa Rica.

Aluno: Paulo Cézar Gabaron Vargas e Onilda Paulino Silva

SILVA, M. I.; CARRIJO, Mirian Aun Pincelli. A complexidade da alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Costa Rica.

Orientou

Fabrícia Nunes Leonel

Informática na Educação; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia do Ensino) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Fabiana Dias Castanho

A Importância da Leitura nas Séries Iniciais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia do Ensino) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Mauri Wierbicki

Chapadão do Céu - Go: Maravilhoso é o sonho que se torna realidade; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia do Ensino) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Alberto Carlos Castro Dias

A relação na Didática entre Leitura e Ensino de Ciências; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística e Metodologia de Ed) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Maria Garcia da Silva Menezes

Os Desafios da Didática na Modernidade; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia do Ensino) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Ademilson Barbosa da Silva e Leovanes Rojas Coutinho

Analise de Estratégias de Vendas: Comercio Varejista de uma Loja de Vestuário em Costa Rica/MS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administracao) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Pólia dos Santos Moreira

As Consequências do Bullyng no Processo Ensino e Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Jéssica Dayane Corrêa Inácio e Francielli Fucilini Machado

Terceirização de Serviços; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administracao) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Aliny Vaz da Silva e Bruna Santana Rocha

Diferenças Culturais na Esola: O Negro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Eliane Gonzales Fagundes

Biblioteca Pública Carlos Drumond de Andrade de Costa Rica - MS: a importância da leitura; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Adriana Francisca Alves e Jakeline Faustino de Souza

Gestão ambiental nas empresas: o setor sucroalcooleiro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administracao) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Aline Ribeiro de Souza e Jéssica Cristina Rodrigues Martins

O capital intelectual nas empresas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administracao) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Geovani /alves Santana / Michele Camila de paula

Processo de vendas, valorização dos clientes e tenências no setor de materiais de construção em Costa Rica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administracao) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Dilnéia Neves Santos / Elton Luis Gomes Barbosa

Estresse no trabalh0o diante das metas estabelecidas pelas organizações bancárias; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administracao) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Lucely Aparecida M

de Souza/ Gilmaci de Assis S; Nascimento; Arte e o processo ensino - aprendizagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Marlene Azeredo Paes e Niveni Krumenaur

Avaliação da aprendizagem: alguns pressupostos e fundamentos dos pprofessores do município de Chapadão do Céu; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Gislene Aparecida da Silva e Elaine Érica Pellet

O ensino de Geografia nas Quartas séries das Escolas Municipais de Costa Rica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Faculdade de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Manuelina Martins Silva Arantes Cabral / Mara Urbano da Silv

Educação municipal de Costa Rica: Construção e ideologia histórica; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Vitalina Aparecida dos Santos/Iracilda Nogeuira Garcia Paes

O ensino de história nas sèries iniciais do ensino fundamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Alcenir P Rosa Paniago / Neusa Antonia Stangherlin Haas

A Família, A Escola e o Desenvolvimento Moral da Criança; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Laurindo Correia de Oliveira

Estudo sobre o ensino no Brasil com ênfase na década de 50; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Majólica Dias de Sousa / Marta Nunes da Silva

O Lúdico na educação das Séries Iniciais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Costa Rica; Orientador: Maria Ivone da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, MARIA IVONE DA ; PAVAN, RUTH . As diferenças étnico-raciais no currículo da escola: análise intercultural crítica e decolonial. Revista Educar Mais , v. 4, p. 109-119, 2020.

  • SILVA, M. I. . Educação e Diversidade. Revista Visão Universitária , v. 25-26, p. 1-11, 2010.

  • SILVA, M. I. . A sala de aula e as diferenças culturais: um diálogo com professores da escola pública. Educação: Escola, Poder e Sociedade. 1ªed.CAMPO GRANDE, MS: VEZEVOZ, 2019, v. 1, p. 111-127.

  • SILVA, M. I. ; PAVAN, R. . As diferenças étnico-raciais trabalhadas no currículo da escola numa perspectiva intercultural crítica. In: José Licínio Backes; Ruth Pavan. (Org.). Relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social na educação básica. 1ªed.Campinas: Mercado das Letras, 2016, v. , p. 205-220.

  • SILVA, M. I. . Inter/multiculturalismo na formação inicial e possibilidades outras de ensinoaprendizagem. In: VIII Seminário Internacional Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da exclusão: Outros currículos e outras epistemologias são possíveis., 2018, Campo Grande. Anais do VIII Seminário Internacional Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da exclusão: Outros currículos e outras epistemologias são possíveis.. Campo Grande: Editora UCDB, 2018.

  • SILVA, MARIA IVONE DA . A (Não) Presença da Inter/multiculturalidade no Processo de Formação Continuada. In: XIV ENCONTRO REGIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE, 2018, CÁCERES, MT. ANAIS - ANPED - CO 2018, 2018. v. 01.

  • SILVA, M. I. . Desafiando a lógica monocultural da escola.. In: 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017, CANOAS. Anais do 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. cANOAS: PPGEDU, 2017.

  • SILVA, M. I. . Inter/multiculturalidade crítica: possibilidades de fortalecimento das diferenças. In: 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação., 2017, Canoas. Anais do 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.. Canoas: PPGEDU, 2017.

  • SILVA, M. I. ; Silva, Bruno Francisco . O ensino de matemática e língua portuguesa no curso superior de Pedagogia em Costa rica, MS: desafios na prática docente. In: do VII Encontro de Políticas Públicas e Práticas de Formação de Professores. III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de Mato Grosso do Sul, 2017, Campo Grande. Anais do VII Encontro de Políticas Públicas e Práticas de Formação de Professores. III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Editora Oeste, 2017.

  • SILVA, M. I. . Educação Inter/multicultural ? uma proposta ainda em construção. In: VII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade/II Seminário do observatório da Educação Escolar Indígena (OBEDUC/UCDB), 2017, Campo Grande. Anais do VII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade/II Seminário do observatório da Educação Escolar Indígena (OBEDUC/UCDB).. Campo Grande: Editora UCDB, 2017.

  • SILVA, M. I. . Inter/multiculturalismo e educação. In: VII Semana da Consciência negra, IV Seminário Regional Diálogos Interculturais, Currículos e Educação da Fronteira Étnico-Racial: Por uma Pedagogia Decolonial e do VIII Seminário Racismo e Antirracismo, 2017, Dourados. Anais da VII Semana da Consciência negra, IV Seminário Regional Diálogos Interculturais, Currículos e Educação da Fronteira Étnico-Racial: Por uma Pedagogia Decolonial e do VIII Seminário Racismo e Antirracismo. Dourados: Universidade Federal da Grande Dourados, 2017.

  • SILVA, M. I. . Professor, aluno, identidade e diferenças. In: VII Seminário Povos indígenas e Sustentabilidade/II Seminário do Observatório da Educação Escolar Indígena, 2017, Campo Grande. Anais do VII Seminário Povos indígenas e Sustentabilidade/II Seminário do Observatório da Educação Escolar Indígena. Campo Grande: Editora UCDB, 2017.

  • SILVA, M. I. . Relações étnico-raciais na escola: a ruptura com práticas discriminatórias por meio de um projeto de inovação. In: 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2016, Campo Grande. Anais do VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade/I Seminário do observatório da Educação Escolar Indígena (OBEDUC/UCDB).. Campo Grande: Editora UCDB, 2016.

  • SILVA, M. I. . Dialogando com a diferença na escola: o lugar invisível do preconceito e do racismo. In: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiaba, MT. Anais Eletrônico do XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Cuiabá, MT: Universidade Federal de Mato grosso, 2016. p. 10.545-10.555.

  • SILVA, M. I. . A escola, as diferenças e o currículo intercultural. In: 6º Seminário Brasileiro/ 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas, RS. Anais do 6º Seminário Brasileiro/ 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas, RS: Editora ULBRA, 2015.

  • SILVA, M. I. . Os Desafios da educação contemporânea. In: II Seminário Regional Diálogos interculturais, currículo e educação de fronteira étnico-racial, 2015, Dourados. Anais do II Seminário Regional Diálogos interculturais, currículo e educação de fronteira étnico-racial. Dourados: Editora da UFGD, 2015.

  • SILVA, M. I. . Entrelaçando culturas _ discutindo máscaras e preconceitos na escola. In: VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade/I Seminário do observatório da Educação Escolar Indígena (OBEDUC/UCDB)., 2015, Campo Grande. Anais eletrônicos - Bianual 2015. Campo Grande: Editora UCDB, 2015.

  • SILVA, M. I. . EDUCAÇÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIFERENÇAS: ELEMENTOS DO CONTEXTO BRASILEIRO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. I. ; PAVAN, R. . Formação Continuada e diferenças: um diálogo em construção.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, MARIA IVONE DA . Inter/multiculturalismo na formação inicial e possibilidades outras de ensino aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. I. ; TEDESCHI, S. L. ; GOMES, C. C. ; PAVAN, R. . a SALA DE AULA E AS DIFERENÇAS CULTURAIS: UM DIÁLOGO COM OS DOCENTES DA ESCOLA PÚBLICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. I. ; PAVAN, R. . Entrelaçando culturas - discutindo máscaras e preconceitos na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. I. . Relações étnico-raciais na escola: rupturas com práticas discriminatórias por meio de um projeto deinovação.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. I. ; DORNELES, C. M. ; ALVES, G. M. . A Escola: Tensões Entre o Currículo, Diferenãs e Desigualdades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. I. . A discussão racial na escola: um desafio para a educação intercultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. I. ; BACKES, José Licinio. . Formação de Educadores na perspectiva da interculturalidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. I. . A Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, C. M. N. ; SILVA, M. I. ; NASCIMENTO, A. C. . A Questão das Identidades Étnicas na Sala de Aula: A Cultura Negra e Indígena Subjugadas e Não-Ditas nas Escolas do Mato Grosso do Sul. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. I. . Cantigas e cirandas no cerrado. Costa Rica, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SILVA, M. I. . Cultura e Diversidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SILVA, M. I. . O professor e a ética docente. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SILVA, M. I. . Legislação Educacional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • SILVA, M. I. . Caminhos e Descaminhos da História Oral: Questões Teóricas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • SILVA, M. I. . Educar para a Diversidade Cultural. 2009. .

  • SANTOS, Vitalina Aparecida dos ; SILVA, M. I. . A Interdisciplinaridade Nas Ciências Humanas e Sociais. 2007. .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Costa Rica. , Rua Ambrosina Paes Coelho, centro, 79550000 - Costa Rica, MS - Brasil, Telefone: (014) 672471101, Ramal: 26

Experiência profissional

2010 - 2010

FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Horista

2015 - Atual

Faculdade de Educação de Costa Rica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia /Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - Atual

Faculdade de Educação de Costa Rica

Vínculo: contratual, Enquadramento Funcional: Coordenadora/Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Faculdade de Educação de Costa Rica

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Contratual, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Currículo e Sociedade, Fundamento do Ensino e Aprendizagem de História e Geografia, Sociologia da Educação

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Administracao, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 02/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Currículo e Sociedade, Fundamentos do Ensino e Aprendizagem de História e Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

  • 02/2016 - 12/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia da Educação, Currículo e Sociedade, Fundamentos do Ensino e Aprendizagem de História e Geografia

2008 - Atual

Faculdade de Costa Rica

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2008 - 2008

Faculdade de Costa Rica

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2007 - 2007

Faculdade de Costa Rica

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 20

2006 - 2006

Faculdade de Costa Rica

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2005 - 2005

Faculdade de Costa Rica

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2005

Faculdade de Costa Rica

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2004 - 2004

Faculdade de Costa Rica

Vínculo: contratual, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2003

Faculdade de Costa Rica

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Atividades

  • 07/2005

    Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FILOSOFIA

  • 07/2005

    Ensino, LETRAS, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CULTURA BRASILEIRA, FILOSOFIA DA EDUCAÇAO

  • 07/2005

    Ensino, Normal Superior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

  • 02/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, SEMINÁRIOS INTEGRADORES

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, LETRAS, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CULTURA BRASILEIRA, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

  • 07/2004 - 12/2004

    Ensino, Normal Superior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE GEOGRAFIA

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, SEMINÁRIOS INTEGRADORES, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

  • 07/2004 - 11/2004

    Ensino, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FILOSOFIA

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Normal Superior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

  • 02/2003 - 12/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia e Hist´roa da Educação II, Filosofia e História da Educação I

  • 02/2003 - 12/2003

    Ensino, Normal Superior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Educação II, Fundamentos da Educação I

1986 - Atual

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concurso