Augusto Fachín Terán
É bacharel em Ciências Biológicas, formado pelo Programa Acadêmico de Biologia da Universidade Nacional da Amazônia Peruana (UNAP) (1979), tem mestrado (1989) e doutorado (2000) em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência na área de Ecologia de quelônios Amazônicos e Ensino de Ciências. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia onde ministra as disciplinas de Fundamentos da Educação em Ciências, e Educação em Ciências em Espaços não formais. É professor da graduação na Escola Normal Superior da UEA desde 2001, onde trabalha na Licenciatura de Pedagogia nas disciplinas de Educação e Saúde, e Educação Ambiental. É líder do "Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços não Formais" - GEPECENF. Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências em Espaços não Formais, Alfabetização Ecológica, Alfabetização Cientifica e Educação Ambiental.
Informações coletadas do Lattes em 05/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biologia (Ecologia)
1996 - 2000
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: Ecologia de Podocnemis sextuberculata na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas-Brasil
Orientador: Richard Carl Vogt
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Alimentação estrutura populational movimento caça.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Mestrado em Biologia (Ecologia)
1986 - 1989
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: Alimentação de cinco espécies de quelônios em Costa Marques, Rôndonia-Brasil, Ano de Obtenção: 1993
Richard Carl Vogt.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Alimentação quelônios Podocnemis unifilis Chelus f.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciencias.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Organização de eventos
Fachín-Terán, A. . IV Ciclo de Conferência sobre o Ensino de Ciências na Amazônia. 2019. (Outro).
Fachín-Terán, A. ; MENEZES, S. B. . 1° Ciclo de Palestras sobre Ensino de Ciências na Amazônia. 2017. (Outro).
Fachín-Terán, A. ; BARBOSA, I. S. . Minicurso de Astronomia. 2015. (Outro).
Fachín-Terán, A. . Seminario de Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao e Ensino de Ciencias na Amazonia. 2013. (Outro).
Fachín-Terán, A. . 3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia. 2013. (Outro).
Fachín-Terán, A. . II Simposium de Educaçao em Ciencias na Amazonia. 2012. (Outro).
Fachín-Terán, A. . II Simposio de Educaçao em Ciencias na Amazonia. 2012. (Outro).
Fachín-Terán, A. ; GONCALVES, C. B. ; Noronha, Evelyn Lauria . I fórum de educaçao, divulgaçao e difusao em ciencias no amazonas. 2012. (Outro).
Fachín-Terán, A. ; SILVA, David X. . Dialogo com as comunidades: educaçao científica a partir de projeto de conservaçao de quelonios nas comunidades rurais de Aninga, Parananema e Macurany em Parintins-AM. 2012. (Outro).
Fachín-Terán, A. ; GONZAGA . I Simpósio de Educaçao em Ciencias na Amazonia. 2011. (Outro).
Participação em eventos
1ª edição do Projeto OCA VAI À ESCOLA.A seringueira e a preservação da Amazônia. 2020. (Oficina).
Curso de Formação de Professores para utilização da Plataforma AVAUEA - Módulo Básico. 2020. (Outra).
VII Simpósio LASERA. 2020. (Simpósio).
VII Simpósio LASERA.FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO AMAZÔNICA. 2020. (Simpósio).
VII Simpósio LASERA.APRENDIZAGEM SOBRE PLANTAS COM CRIANÇAS PEQUENAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS. 2020. (Simpósio).
VII Simpósio LASERA.A SERINGUEIRA (HEVEA BRASILIENSIS) COMO ELEMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2020. (Simpósio).
16 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.O uso de cartilhas didáticas envolvendo o tema da várzea e terra firme em escolas rurais amazônicas. 2019. (Simpósio).
8ª edição do Projeto OCA VAI À ESCOLA / 2019.A seringueira e a preservação da Amazônia. 2019. (Outra).
Brincando também se conserva: formação de multiplicadores por meio de jogos educacionais. 2019. (Oficina).
I Encontro do Projeto Minha Escola é animal. 2019. (Encontro).
I encontro nacional das acadêmias de letras, ciências e artes do Brasil. 2019. (Encontro).
II EREBIO - II SEMIBIO.Os Espaços (bio)diversos de ensinar. 2019. (Seminário).
IV Ciclo de Conferência sobre o Ensino de Ciências na Amazônia.Estratégias de ensino em disciplina do curso de mestrado educação em ciências na Amazônia: percepção de estudantes. 2019. (Outra).
IX SECAM-SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA.APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA. 2019. (Simpósio).
IX SECAM-SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA.ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: O TEMA DA EXPLORAÇÃO DA SERINGA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. 2019. (Simpósio).
IX SECAM-SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA.SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA POLUIÇÃO HIDRÍCA. 2019. (Simpósio).
IX SECAM-SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA.RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO MINDU. 2019. (Simpósio).
Projeto OCA VAI À ESCOLA / 2019.Oficina Poluição Hídrica. 2019. (Oficina).
Sarau na Floresta, Minha Escola é animal.O que fazemos pelo meio ambiente?. 2019. (Outra).
VI Simpósio Lasera Manaus.FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS USANDO O TEMA DOS VEGETAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. (Simpósio).
VI Simpósio Lasera Manaus. 2019. (Simpósio).
4 Seminário Anual do Projeto Mamirauá - Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação (BioREC).Educação ambiental em projetos socioambientais: reflexões e práticas com comunidades tradicionais de áreas protegidas. 2018. (Seminário).
A Arte da redação científica. 2018. (Outra).
A Escola dos meus Sonhos. 2018. (Outra).
I Encontro de Professores e Coordenadores de Centros de Línguas.A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR. 2018. (Encontro).
II SIMPÓSIO DE QUELÔNIOS DE ÁGUA DOCE ? SIQUEAD.O uso dos Quelônios em Pesquisas no Ensino de Ciências. 2018. (Simpósio).
Jornada Pedagógica ?A Escola dos meus Sonhos?. 2018. (Outra).
Projeto OCA VAI À ESCOLA.Palestra sobre a conservação dos Quelônios. 2018. (Outra).
Projeto OCA VAI À ESCOLA/2018.exposição sobre Quelônios. 2018. (Outra).
SEMANA PAULO FREIRE ?50 anos da Pedagogia do Oprimido?. 2018. (Outra).
Seminário de Projetos - Turma 2018. 2018. (Seminário).
VIII SECAM.Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática. 2018. (Simpósio).
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM.O Centro De Estudos Dos Quelônios Da Amazônia Como Ambiente Facilitador Para A Formação De Conceitos Científicos. 2018. (Simpósio).
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM.Corredor Ecológico Do Mindu Como Espaço Para Se Desenvolver Tendências Do Ensino De Ciências. 2018. (Simpósio).
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM. 2018. (Simpósio).
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM.Corredor Ecológico Urbano Do Mindu: Um Relato De Experiência Sobre Práticas De Educação Ambiental. 2018. (Simpósio).
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM.Aluno Surdo! O Que Fazer? O Desafio Do Ensino Da Língua Brasileira De Sinais Nas Escolas Públicas De Manaus/Am. 2018. (Simpósio).
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM.Os Impactos Das Práticas Em Espaços Não Formais Na Formação Docente Para O Ensino De Ciências. 2018. (Simpósio).
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM.Relato De Experiência Sobre O Ensino De Ciências No Corredor Ecológico Urbano Do Mindu, Manaus, Amazonas, Brasil. 2018. (Simpósio).
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM.Expêriencia Prática Sobre Ensino De Ciências No Corredor Ecológico Urbano Do Mindu. 2018. (Simpósio).
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM.Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática. 2018. (Simpósio).
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM.O Uso De Espaços Não Formais: Novos Caminhos De Sensibilização A Partir Do Tema Água. 2018. (Simpósio).
1° Ciclo de Palestras sobre Ensino de Ciências na Amazônia.Ensino de Ciências em Espaços Não Formais: O caso do Bosque da Ciência. 2017. (Outra).
14 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia.REEDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: MUDANDO COMPORTAMENTOS EM RELAÇÃO AO USO INDEVIDO DOS QUELÔNIOS AMAZÔNICOS. 2017. (Simpósio).
Ciclo de Palestras - CEQUA.EXPERIÊNCIA DE PRESERVAÇÃO DE PODOCNEMIS NA RDS DE MAMIRAUÁ. 2017. (Outra).
Diálogos em Educação Ambiental Comunitária. 2017. (Encontro).
Encontro de ensino de Ciências por Investigação -ENECI.AULA DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ESPAÇO NÃO FORMAL UTILIZANDO O TEMA DOS VEGETAIS, EM UMA ESCOLA DO CAMPO, PARINTINS-AM. 2017. (Encontro).
Encontro de ensino de Ciências por Investigação -ENECI.ÁGUA UM DIÁLOGO POSSÍVEL: UM ESTUDO COM CRIANÇAS RIBEIRINHAS NA COMUNIDADE DO PARANANEMA, PARINTINS-AMAZONAS. 2017. (Encontro).
III Ciclo de Conferências sobre Ensino de Ciências na Amazônia.Ensino de Ciências em Espaços Não Formais: O caso do Bosque da Ciência. 2017. (Outra).
I SIMPÓSIO DE QUELÔNIOS DE ÁGUA DOCE ? SIQUEAD.Ecologia de Podocnemis sextuberculata na Reserva Mamirauá. 2017. (Simpósio).
Seminário de Projetos ? Turma 2017. 2017. (Seminário).
VII Simpósio de Educação em Ciência na Amazônia.Membro da Comissão Científica. 2017. (Simpósio).
VII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.Bosque da Ciência: Ambiente Propício para Ensinar Ciências. 2017. (Simpósio).
VII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.A Ludicidade No Ensino De Ciências Utilizando O Tema Dos Quelônios Amazônicos Em Uma Escola Ribeirinha, Parintins-Am. 2017. (Simpósio).
VII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.A Metamorfose Da Borboleta: As Primeiras Noções De Conceitos Científicos Através Da Arte Na Educação Infantil. 2017. (Simpósio).
VII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.Atividades Experimentais Como Estratégia Para O Ensino De Ciências Em Uma Escola De Comunidade Ribeirinha, Parintins-Am. 2017. (Simpósio).
VII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.Parecerista de Trabalhos no VII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. 2017. (Simpósio).
VII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.O Bosque Da Ciência Mediando A Educação Científica Na Educação Infantil. 2017. (Simpósio).
VII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.A Horta Escolar Como Recurso Promotor Para Aproximação Das Crianças Da Educação Infantil Com O Meio Ambiente. 2017. (Simpósio).
VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM.Bosque da Ciência: Ambiente Propício para Ensinar Ciência. 2017. (Simpósio).
VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM.Ensino de Ciências: Cognição, divulgação e Criatividade. 2017. (Simpósio).
VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. 2017. (Simpósio).
VII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - SECAM.Ensino de Ciências: Cognição, divulgação e Criatividade. 2017. (Simpósio).
XI ENPEC.REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM. 2017. (Encontro).
XVI SEINPE ? Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação.APERCEPÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MANAUS, AMAZONAS. 2017. (Seminário).
XVI SEINPE ? Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação.O TEMA ÁGUA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS. 2017. (Seminário).
13 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia.A AÇÃO MEDIADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA COM O MAMÍFERO. 2016. (Simpósio).
13 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. 2016. (Simpósio).
IV SICASA e 1 ANPPAS AMAZÔNIA.Projeto nosso espaço verde: integrando a comunidade escolar aos espaços não formais da cidade de Manaus. 2016. (Seminário).
IV SICASA e 1 ANPPAS AMAZÔNIA.Corredor ecológico do Mindú: possibilidades de uso na educação ambiental. 2016. (Seminário).
IV SICASA e 1 ANPPAS AMAZÔNIA.O bosque da ciência como espaço não formal para a educação ambiental. 2016. (Seminário).
IV SICASA e 1 ANPPAS AMAZÔNIA. 2016. (Seminário).
IV SICASA e 1 ANPPAS AMAZÔNIA.A alfabetização ecológica com crianças da pré-escola. 2016. (Seminário).
12 Simpósio sobre conservaçao e manejo participativo na Amazonia.O processo de aprendizagem na Educaçao Infantil usando os quelonios da Amazonia. 2015. (Simpósio).
12 Simpósio sobre conservaçao e manejo participativo na Amazonia.Processos de Alfabetizaçao Científica em comunidades que participam no manejo participativo de quelonios. 2015. (Simpósio).
12 Simpósio sobre conservaçao e manejo participativo na Amazonia.PADRÕES DE CRESCIMENTO E MOVIMENTAÇÃO DE Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae) NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ. 2015. (Simpósio).
2a. amostra e Intercambio de Experiencias em Educaçao Ambiental na Amazonia.Educaçao Ambiental na educaçao infantil: o peixe boi da Amazonia como facilitador da aprendizagem. 2015. (Oficina).
2a. amostra e Intercambio de Experiencias em Educaçao Ambiental na Amazonia.Educaçao Ambiental na educaçao infantil através de processos de aprendizagem usando os quelonios amazonicos. 2015. (Oficina).
2a. amostra e Intercambio de Experiencias em Educaçao Ambiental na Amazonia.Relato de experiencia em educaçao ambiental a partir de uma prática no corredor ecológico do mindu. 2015. (Outra).
Projeto Novos Talentos.Educaçao cientifica para comunitários, professores e estudantes das escolas, a partir da conservaçao de quelonios. 2015. (Outra).
Projeto Novos Talentos.Educaçao científica: a conservaçao de quelonios amazonicos. 2015. (Outra).
VII Forum Internacional de Pedagogia.Alfabetizaçao cientifica no primeiro ano do ensino fundamental usando o tema da cadeia alimentar. 2015. (Outra).
VII Forum Internacional de Pedagogia.Alfabetizaçao ecológicas na educaçao infantil usando anfibios anuros em espaços educativos. 2015. (Outra).
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educaçao em Ciencias.Aprendizagem em espaços nao formais: didática, aprendizagem e epistemologia. 2015. (Simpósio).
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educaçao em Ciencias.O processo de aprendizagem das crianças da Pré-escola usando o Peixe-Boi-da-Amazonia (Trichechus inunguis). 2015. (Encontro).
10 anos dos Grupos de pesquisa do PPGEEC.10 anos do GEPECENF. 2014. (Outra).
III Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia.PÚBLICO ESCOLAR QUE VISIT AOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE ASEMANADO MEIO AMBIENTE. 2014. (Simpósio).
II Simpósio Latino-americano em Educação em Ciências ? LASERA.Educação em ciências na educação infantil em espaços não formais por meio da aprendizagem significativa. 2014. (Simpósio).
IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM CIENCIAS DA AMAZONIA E A SEMANA NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA.Alfabetização científica e educação infantil nos espaços educativos: as percepções dos educadores. 2014. (Encontro).
IV encontro nacional de ensino de ciencias da saúde e do ambiente. O CARAMUJO AFRICANO (ACHATINA FULICA), PERIGOS PARA A SAÚDE E O MEDIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA. 2014. (Congresso).
IV SINECT - Simposio Nacional de Ensino de Ciencia e Tecnologia.O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA DENGUE. 2014. (Simpósio).
3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia.Os espaços nao formais da cidade de Manaus e o Ensino de Ciencias. 2013. (Simpósio).
3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia.A utilização do PESC para a promoção de aprendizagem significativa em espaços educativos. 2013. (Simpósio).
3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia.Alfabetizaçao científica em espaços educativos: uma proposta para educaçao alimentar e nutricional. 2013. (Simpósio).
3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia.Analogias e metáforas por professores de ciências de escolas municipais de Manaus-AM, Brasil. 2013. (Simpósio).
3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia.A educaçao científica e os processos cognitivos: reflexoes sobre sua evoluçao até nossos dias. 2013. (Simpósio).
3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia.O ensino de ciencias nos espaços nao formais: uma proposta de análise da musica, jogos e brincadeiras na educaçao infantil. 2013. (Simpósio).
3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia.Ensino de ciencias no Ensino Fundamental em diferentes espaços educativos: o tema da conservaçao da fauna amazonica. 2013. (Simpósio).
3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia.As contribuiçoes da aula passeio nos processos cognitivos dos estudantes de Administraçao: visita ao Bosque da Ciencia. 2013. (Simpósio).
Conferencia da Associaçao Latinoamericana de Investigaçao em Educaçao em Ciencias. Possibilidades de ensino de Matemática e Química no Espaço Não Formal Bosque da Ciência. 2013. (Congresso).
III encontro internacional de ensino e pesquisa em ciencias na Amazonia.A importância dos espaços não formais no processo de ensino-aprendizagem em ciências naturais. 2013. (Encontro).
III encontro internacional de ensino e pesquisa em ciencias na Amazonia.Concepções de alunos de uma turma de mestrado sobre transposição didática. 2013. (Encontro).
III encontro internacional de ensino e pesquisa em ciencias na Amazonia.Aprender a fazer: práticas no corredor ecológico do Mindú. 2013. (Encontro).
I Simpósio PROIND educaçao e diversidades amazonicas: Pedagogia Intercultural , seus sujeitos e Processos educativos.O trabalho pedagogico nos espaços nao formais. 2013. (Simpósio).
Diálogo com as comunidades: educaçao científica a partir de projeto de conservaçao de quelonios nas comunidades rurais de Aninga, Parananema e Macurany em Parintins-AM.Conservaçao de quelonios amazonicos: experiencias de preservaçao. 2012. (Outra).
Encontros Ática e Scipione. 2012. (Encontro).
I colóquio em educaçao em ciencias: a criança, a ciencia e os espaços nao formais de educaçao. 2012. (Outra).
I fórum de educaçao, divulgaçao e difusao em ciencias no amazonas.Atividades de Divulgaçao Científica - SECAM. 2012. (Outra).
II colóquio em educaçao em ciencias: fundamentos teóricos para o ensino de ciencias em espaços nao formais. 2012. (Outra).
III colóquio em educaçao em ciencias: midias estratégicas de comunicaçao e divulgaçao científica. 2012. (Outra).
III semana de pedagogia.Pedagogia como práxis: os desafios da educaçao na amazonia. 2012. (Outra).
II SECAM.Alfabetizaçao ecologica: um novo olhar no contexto amazonico. 2012. (Simpósio).
II SECAM.Competencias e Habilidades Profissionais para a docencia no ensino de zoologia em licenciaturas de ciencias em Manaus, AM. 2012. (Simpósio).
II SECAM.A concepçao e construçao de analogias e metaforas por profissionais da educaçao basica municipal de Manaus-AM, Brasil. 2012. (Simpósio).
II SECAM.O uso de trilhas para o ensino de ciencias. 2012. (Simpósio).
II SECAM.Aprendizagem significativa em espaços educativos: o uso dos quelonios como instrumento facilitador. 2012. (Simpósio).
II SECAM.Espaços educativos nao formais como interface entre educaçao cientifica e letramento linguistico na educaçao infantil. 2012. (Simpósio).
II SECAM.O paradigma da matemática critica e a eco-pedagogia: convergencias e implicaçoes no ensino de ciencias e matemática. 2012. (Simpósio).
Reunião Regional SBPC. Educação e Ciência na Amazônia-2ª ed..Açoes educativas para uma alfabetizaçao ecológica usando o tema água em alunos do ensino fundamental. 2012. (Outra).
I SECAM.Contribuiçoes dos espaços nao formais para o ensino de ciencias. 2011. (Simpósio).
I Simpósio de Educaçao em Ciencias na Amazonia.Os Espaços nao formais como subsidios para a Educaçao em Ciencias. 2011. (Simpósio).
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2011. (Encontro).
Contribuiçao das ciencias básicas no desenvolvimento do baixo amazonas.O ensino de ciencias. 2010. (Seminário).
VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significatica.Aprendizagem significativa, modelos mentais e analogias no contexto construtivista: uma aproximaçao possivel para a educaçao em ciencias. 2010. (Encontro).
61 Reunião Anual da SBPC.A Prática de Monitoria com Ferramenta de Iniciação para Docência no Ensino Superior. 2009. (Encontro).
61 Reunião Anual da SBPC.Elementos da Floresta e o Ensino de Ciências na Amazônia: Proposta Metodológica para Ensinar Ciências na Zona Rural Amazônica. 2009. (Encontro).
61 Reunião Anual da SBPC.Jogos de Química: criar e aprender. 2009. (Encontro).
61 Reunião Anual da SBPC.A prática de monitoria como ferramenta de iniciação para a docência no ensino superior. 2009. (Encontro).
IV Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia.Meios e Recursos para o Ensino de Ciências: alternativas a partir dos elementos da floresta. 2009. (Seminário).
Pedagogia 2009 - Encuentro por la unidad de los educadores.Ensino-Aprendizagem em Química com o uso de Tecnologias. 2009. (Encontro).
Reunião Regional da SBPC.Prática de Ensino em Ciências Naturais I: relato de Experiência na Universidade Federal do Amazonas-UFAM. 2009. (Encontro).
Reunião Regional da SBPC.A Amazônia na Prática Educativa em Ciências. 2009. (Encontro).
Reunião Regional da SBPC em Tabatinga.Técnicas de Pesquisa, manejo e preservação de Quelônios. 2009. (Oficina).
Reunião Regional da SBPC em Tabatinga.Prevenção em DST. 2009. (Oficina).
III SECAM. 2008. (Simpósio).
III SECAM-Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia.Perspectivas para o Ensino de Ciências na Amazônia. 2008. (Seminário).
V Congresso INternacional Didáctica de las Ciencias- X Taller Internacionalp sobre la Enseanza de la Física. Relación entre afectividad y dificultades de aprendizaje en Matemática. 2008. (Congresso).
XIV Encontro Nacional de Didatica e Prática de Ensino.Elementos da Floresta: um recursos esquecido, mas necessário no Ensino de Ciências na Amazônia. 2008. (Encontro).
59 Reunião Anual da SBPC. 2007. (Encontro).
Semana de Biologia do Centro de Estudos Superiores de Tefé.Técnicas de Pesquisa, Manejo e Preservação de Quelônios. 2007. (Outra).
V Semana de Pesquisa da Escola Normal Superior-UEA.Hábitos de Higiene numa Escola Estadual de Manaus, Amazonas. 2007. (Outra).
IV Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia e Latinoamérica. Estructura poblacional y razón sexual de Podocnemis unifilis (Testudines: Podocnemidae) en el rio Guaporé, Rondônia, Brasil. 2004. (Congresso).
Reunião Regional da SBPC do Amazonas: Educação, Ciência e Tecnologia - Transformando o desenvolvimento da Amazônia. Ensino de ciências voltado para a realidade amazônicas: mitos e realidade. 2004. (Congresso).
Reunião Regional da SBPC do Amazonas: Educação, Ciência e Tecnologia - Transformando o desenvolvimento da Amazônia. Recriando metodologias e práticas para o ensino de ciências: diagnóstico sobre o ensino de ciências no ensino fundamental 1ª. a 4ª séries no município de Manaus. 2004. (Congresso).
Reunião Regional da SBPC no Amazonas. Educação, Ciência e Tecnologia: transformando o desenvolvimento da Amazônia. Amazônia: um laboratório vivo para o ensino de ciências naturais nas séries iniciais do ensino fundamental. 2004. (Congresso).
VI Congresso Latinoamericano de Herpetología. Preservación de tortugas de agua dulce con participación comunitaria en la Reserva de Desarrollo Sustentable Mamirauá, Amazonas, Brasil. 2003. (Congresso).
1 Simpósio da Sociedade Brasileira de Herpetologia. Alimentação de Podocnemis sextuberculata na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil. 2001. (Congresso).
Congreso Conservación de la Biodiversidad en los Andes y la Amazonía ? Reuniendo Científicos, ONGs y Comunidades Locales. La participación de las comunidades en la preservación de los quelonios acuáticos de la Amazonía: el caso de la Reserva de Desarrollo Sustentable Mamirauá, Amazonas, Brasil. 2001. (Congresso).
Reunião Especial da SBPC, 7. Situação da tartaruga-da-Amazônia Podocnemis expansa na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, amazonas, Brasil. 2001. (Congresso).
V Congreso Internacional de Fauna Silvestre em la Amazônia y Latinoamérica. Preservação de quelônios aquáticos com participação comunitária na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. 2001. (Congresso).
IV Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en Amazonía y Latinoamerica. Padrões de caça de quelônios na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil. 1999. (Congresso).
IV Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en Amazonía y Latinoamerica. Participação comunitária na preservação de praias para reprodução de quelônios na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil. 1999. (Congresso).
III Congresso Internacional sobre manejo de Fauna Silvestre na Amazônia.. Los quelonios como recurso alimenticio en la Reserva de Desarrollo Sustentable Mamirauá-Brasil. 1997. (Congresso).
II Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia. Alimentación de crias de taricaya Podocnemis unifilis (Reptilia: Testudinidae), en cautiverio, Iquitos, Perú. 1995. (Congresso).
II Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia. Monitoreo de aves en caos y cochas de Moena Cao ? río Amazonas, Iquitos, Perú. 1995. (Congresso).
II Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia. Perspectivas y consideraciones para el desarrollo de nuevos modelos de manejo de la herpetofauna en la Amazonía peruana.. 1995. (Congresso).
II Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia.. Reproducción de la taricaya Podocnemis unifilis (Reptilia: Testudinidae), en cautiverio, Iquitos, Perú. 1995. (Congresso).
VI Congresso Nacional de Botânica. Dietas en base a frutos para crias de Podocnemis unifilis (Reptilia: Testudinidae) en cautiverio. 1995. (Congresso).
VI Congresso Nacional de Botânica. Frutos usados en la alimentación de adultos de Podocnemis unifilis (Reptilia: Testudinidae) en cautiverio, Iquitos-Perú.. 1995. (Congresso).
VII Congresso Iberoamericano de Biodiversidade e Zoologia de Vertebrados. Consumo de tortugas de la Reserva Nacional Pacaya-Samiria, Loreto-Perú.. 1994. (Congresso).
II Congresso Latinoamericano de Herpetología. Hábitos alimenticios de tres chelidae de agua dulce en Costa Marques, Rondonia, Brasil. 1990. (Congresso).
The 38th Annual Meeting Herpetologist' League and The 33rd Annual Meeting of The Society for the Study of Amphibians and Reptiles. Food preferences of turtles from a blackwater river community in the river Guapore near Costa Marques, Rondonia, Brasil.. 1990. (Congresso).
7 Congresso Nacional de Biologia e II Simpósio Nacional de Educação em Ciencias Biológicas. Factores abióticos en la temporada de reproducción de Podocnemis unifilis (Chelonia: Pelomedusidae).. 1982. (Congresso).
Encontro de Fauna Silvestre.Contribución al conocimiento de la biologia y reproducción de las tortugas Podocnemis unifilis ?taricaya? y Podocnemis expansa ?charapa (Testudinidae:Pelomedusidae) en la cuenca del rio Samiria. 1982. (Encontro).
Encontro de Fauna Silvestre.Evaluación de Fauna Silvestre en la cuenca del rio samiria. 1982. (Encontro).
Encontro de Fauna Silvestre.Evaluación preliminar sobre el ?motelo? Geochelone denticulata (Testudinidae) (Linnaeus 1776) en la cuenca del rio Samiria.. 1982. (Encontro).
Participação em bancas
Fachín-Terán, A.; GONCALVES, C. B.; SALGADO, A. A. P.; AMORIM NETO, A. C.; BACURY, G. R.. Redes sociais como meio de divulgação científica nas aulas de matemática: o que apontam as pesquisas de mestrado. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SOUZA, J. C. R.; FERREIRA, R. G. S.; AGUIAR, J. V. S.; ARAUJO, C.S. Sensibilização Ambiental com crianças da Educação Infantil usando o Peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis). 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; FERREIRA, R. G. S.; SOUZA, J. C. R.; ALMEIDA, W. A.; ARAUJO, C.S. Formação de Conceito Científico utilizando o tema dos Quelônios. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; COSTA, Lucélida de Fátima Maia da; SOUZA, J. C. R.; AGUIAR, J. V. S.; SILVA, Simone Souza. Articulando saberes no ensino de ciências usando o tema dos quelônios em Escolas Riberenhas no Municipio de Parintins/Am. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; ANIC, C. C.; AGUIAR, J. V. S.; TOLENTINO NETO, L. C. B.. O circuito da ciência: possibilidades de alfabetização Científica aos alunos do Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências na Amazonia) - Universidade do Estado do Amapá.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; CABRAL, C. C. A.; AGUIAR, J. V. S.; PEIXOTO, M. A. N.. O Olhar da curiosidade: um dialogo entre os espaços não formais e alunos do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; IBANEZ, M. S. R.; AGUIAR, J. V. S.; ARAUJO, C.S. O sentimento de pertença nas crianças da educação infantil em relação a água em espaços educativos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; IBANEZ, M. S. R.; AGUIAR, J. V. S.; ARAUJO, C.S. Indicadores de Alfabetização Ecológica na Educação Infantil com o tema troca de nutrientes nutrientes do solo usando-se as formigas cortadoras. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SOUZA, J. C. R.; SIQUEIRA, T.D.A.; AGUIAR, J. V. S.; NICOT, Y. E.. A percepção Ambiental no âmbito do ensino de ciências na perspectiva de valoração da fauna amazônica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
ALMEIDA, A. C. P. C.; CONTENTE, A. C. P.;Fachín-Terán, A.. O ESPAÇO NÃO FORMAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: Um estudo de caso no Centro de Ciências e Planetário do Pará. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; TOLENTINO NETO, L. C. B.; COSTA, L.G; NICOT, Y. E.. O estudo da cadeia alimentar como facilitador da Alfabetização Científica em crianças do 1 ano do Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; ARAUJO, C.S; COSTA, L.G; NICOT, Y. E.. Alfabetização Ecológica usando os anfibios anuros em espaços educativos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; MAIA, D. P.; PEIXOTO, M. A. N.; CABRAL, C. C. A.. Plantas Alimentícias não convencionais (PANC) : a divulgação científica das espécies na cidade de Manaus. 2017. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
CABRAL NETO, J. S.; AZEVEDO, R.O.M;Fachín-Terán, A.. Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo: uma proposta para o ensino de circuitos eletricos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
Fachín-Terán, A.BARBOSA, I. S.; AGUIAR, J. V. S.;NAGEM, R. L.; SIQUEIRA, T.D.A.. A Neurociencia Cognitiva e as potencialidades de generos no desempenho do raciocínio Lógico-Matemático. 2016. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; SERPA FILHO, A.; AGUIAR, J. V. S.; ARAUJO, C.S. Aprendizagem significativa sobre a dengue em espaços educativos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.;NAGEM, R. L.; AGUIAR, J. V. S.; MADURO, E. S.. A Lagoa Azul como Espaço Educativo Não Formal para a Alfabetização Ecológica dos estudantes das séries Iniciais no Município de Parintins. 2016. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
BARBOSA, I. S.; AGUIAR, J. V. S.; SIQUEIRA, T.D.A.; ARAUJO, C.S;Fachín-Terán, A.. Neurociencia e os processos cognitivos: práticas pedagógicas e perspectivas da aprendizagem no ensino de ciencias nos anos finais. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.BARBOSA, I. S.; AGUIAR, J. V. S.; SIQUEIRA, T.D.A.; ARAUJO, C.S. Neuroeducaçao e práticas pedagógicas dos professores de escolas públicas das séries finais do Ensino Fundamental em Ensino de Ciencias. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; CERQUINHO, L. C.;BARBOSA, I. S.; AGUIAR, J. V. S.; SIQUEIRA, T.D.A.. O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; BERNHARD, R.; BATISTA, J. DA S.. Comportamento de desova e paternidade múltipla em ninhos de Podocnemis sextuberculata (Testudines: Podocnemididade) na Reserva Biologica do rio Trombetas, Pará, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em PPG BADPI) - Instituto de Pesquisas da Amazônia.
Fachín-Terán, A.; BASTOS, W. R.; MARSHALL, B. G.. Biomagnificaçao do mercúrio na cadeia de um quelonio de água doce (Chelus fimbriata) e seu perfil genotóxico em ambientes fluviais do médio rio negro, amazonas, Brasil.. 2015. Dissertação (Mestrado em PPG BADPI) - Instituto de Pesquisas da Amazônia.
Fachín-Terán, A.BARBOSA, I. S.; SILVA, C. C.; AGUIAR, J. V. S.; ARAUJO, C.S. Alfabetizacao Cientifica no Ensino Fundamental utilizando o Tema Educaçao Alimentar e Nutricional em Espaços Educativos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; AGUIAR, J. V. S.; LANNES, D. R. C.; COSTA, M. G.; ARAUJO, C.S. A escola seu entorno e os espaços nao formais: posibilidades de diálogos sobre meio ambiente. 2015. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.GONZAGA; AZEVEDO, R.O.M; AGUIAR, J. V. S.; SOUZA, A. C. R.. A tendencia professor pesquisador no processo de formaçao continuada Stricto Sensu-Mestrado Academico em Educaçao em Ciencias na Amazonia.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
BARBOSA, I. S.; SIQUEIRA, T.D.A.; AGUIAR, J. V. S.;Fachín-Terán, A.; VEIGA, J. B.. Temas transversais, oficinas pedagógicas e aprendizagem significativa: uma triangulaçao necessária no Ensino de Ciencias. 2015. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
RIZZATTI, I. M.;Fachín-Terán, A.; LIMA, R. C. P.. Feira Estadual de Ciências de Roraima-FECIRR: um processo de emancipação histórica, no período de 1985 a 2013. 2014.
Fachín-Terán, A.NAGEM, R. L.BARBOSA, I. S.; AGUIAR, J. V. S.; MADURO, E. S.. ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA CONSERVAÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA. 2014. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
NICOT, Y. E.; KALHIL, J. B.; GOMES, A. L. S.;Fachín-Terán, A.; OLIVEIRA, A. T.. A indisciplina escolar e o processo de ensino e aprendizagem em ciencias naturais: um estudo no Ensino Fundamental II. 2013. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Noronha, Evelyn Lauria; MUBARAC, R.S.; FREIRE, E. F.; SANTOS, A. M. C.;Fachín-Terán, A.. As vozes das crianças a sombra da Palmeira de Urucuri: Um diálogo Possível para Educaçao em Ciencias. 2013. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; LEMOS, E. S.; GONCALVES, C. B.;BARBOSA, I. S.; MADURO, E. S.. Aprendizagem significativa em espaços educativos: o uso dos quelônios como instrumento facilitador. 2013. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
CAVALHEIRO, J. S.; GONCALVES, C. B.; SENA, O.; ARAGAO NETO, M.;Fachín-Terán, A.. A divulgaçao cientifica no Amazonas: analise das materias de capa da revista Amazonas Faz Ciencia da FAPEAM. 2013. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; GONCALVES, C. B.; JACOBUCCI, D. F. C.; Noronha, Evelyn Lauria; MONTEIRO, Ierecê Barbosa. Alfabetização ecológica no ensino fundamental utilizando o "caramujo africano" (Achatina fulica). 2013. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
NICOT, Y. E.;BARBOSA, I. S.; CORRERA, C. M. C.;Fachín-Terán, A.; KALHIL, J. B.. Os processos cognitivos da aprendizagem matemática por meio de uma didática específica para estudantes surdos. 2013. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
CAVALHEIRO, J. S.; GONCALVES, C. B.; SENA, O.;Fachín-Terán, A.; ARAGAO NETO, M.. Divulgaçao Cientifica em 140 caracteres: o twitter institucional da FAPEAM. 2013. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
NICOT, Y. E.;Fachín-Terán, A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; Araújo, Rutenio Luiz Castro de; KALHIL, J. B.; ANGLADA, J.. Maildson Araujo Fonseca. 2013. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.GONZAGA; GONCALVES, C. B.; AGUIAR, J. V. S.; GUERREIRO, E. M. B. R.. A divulgaçao cientifica da produçao de professores em formaçao continuada do Mestrado em Educaçao em Ciencias-Pólo Parintins-AM.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; Chassot, Attico; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; Noronha, Evelyn Lauria;GONZAGA. A água como elemento motivador na alfabetizaçao ecológica dos alunos do 5 ano do ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa;GONZAGA; SIQUEIRA, T.D.A.; CORREIA, C. M. C.. O conflito em curso de formaçao inicial de professores de ciencias no CESP-UEA. 2012. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.GONZAGA; SIQUEIRA, T.D.A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa. ENSINO DE CIÊNCIAS E PEDAGOGIA DE PROJETOS: (RE) SIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.GONZAGA; Noronha, Evelyn Lauria; MONTEIRO, Ierecê Barbosa. O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
GONZAGAFachín-Terán, A.; Noronha, Evelyn Lauria; Campos, Manuel do Carmo Silva; Castro, Patricia Macedo de. Concepçoes de ciencia em narrativas de licenciados em Química no Amazonas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
MONTEIRO, Ierecê Barbosa;Fachín-Terán, A.GONZAGA; SIQUEIRA, T.D.A.; Araújo, Rutenio Luiz Castro de. Avaliaçao das Oficinas de Formaçao de Professores em Mudanças Climáticas no contexto das escolas públicas da rede estadual, no Amazonas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; Noronha, Evelyn Lauria; ARAUJO, C.S. Processo de Aprendizagem na Educaçao Infantil em um Espaço nao Formal. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; MUBARAC, R.S.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; SIQUEIRA, T.D.A.;GONZAGA. Educar pela pesquisa: uma proposta metodológica para a alfabetizaçao científica nos anos inicias do ensino fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.GONZAGA; Texeira, M.F.R.; LIZARDI, P.S.. A orientação sexual como tema transversal na prevenção da vulnerabilidade no Ensino de Ciências. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
GHEDIN; Lima, M. S. L.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa;Fachín-Terán, A.. O Estágio vinculado a Pesquisa na Formaçao Inicial de Professores de Ciencias. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
KALHIL, J. B.; BRINGEL, S. R. B.;GONZAGAFachín-Terán, A.. O Ensino de Ciencias e os Recursos Hidricos: uma proposta metodológica usando um espaço nao formal. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.GONZAGA; SIQUEIRA, T.D.A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; MUBARAC, R.S.. Prática Pedagógica dos Professores de Biologia: um estudo sobre o ensino da reproduçao humana em escolas da Zona Leste de Manaus. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SENICIATO, T.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; ARAUJO, C.S;GONZAGA. Pedagogia de Projetos e Ensinoi de Ciencias: (re) significando o processo de ensino-aprendizagem na abordagem de prevençao as drogas. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.GONZAGA; ARAUJO, C.S; SENICIATO, T.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa. A formaçao de conceitos cientificos no ensino fundamental mediada pelo ensino da leitura e escrita sob a perspectiva da teoria da aprendizagem significativa. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; ARAUJO, C.S;GONZAGA; SENICIATO, T.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa. Processo de Ensino-Aprendizagem em crianças do segundo período da educaçao infantil sobre as relaçoes entre o meio ambiente e as formas de vida num espaço nao-formal. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SERPA FILHO, A.;GONZAGA; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; ARAUJO, C.S. Diagnóstico e possibilidades para o Ensino de Zoologia: concepçoes a partir de profissionais do ensino básico e do ensino superior em Manaus-AM. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; Pantoja T.M.A.; Trujillo F.. Saber local, uso y manejo de las tortugas charapa Podocnemis expansa y Podocnemis unifilis (Testudines:Pelomedusidae) en el resguardo Curare-LOs Ingleses La Pedrera: Amazonas:Colombia. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudios Amazonicos) - Universidade Nacional de Colômbia.
Fachín-Terán, A.; CINTRA, R.. Movimentaçao e área de uso por subadultos de Podocnemis expansa na Reserva Biològica do rio Trombetas, Pará. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Fachín-Terán, A.; KALHIL, J. B.; ARAUJO, C.S; MONTEIRO, Ierecê Barbosa. A Promoção de saúde através de um trabalho interdisciplinar no ensino fundamental à distância: um exemplo Amazônico. 2009.
Fachín-Terán, A.GONZAGANAGEM, R. L.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa. O ensino das terminologias biológicas através da aprendizagem significativa. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; NICOT, Y. E.; CERQUINHO, L. C.. A formação dos conceitos científicos nos anos Iniciais do Ensino Fundamental:uma proposta para o Ensino de Ciências Naturais usando a Literatura Infantil Amazonense. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
NAGEM, R. L.Fachín-Terán, A.; COSTA, M. L.; MOURA, D.G.; SOBRINHO, J. C.. Modelos mentais e representações analógicas de alunos da educação de jovens e adultos - EJA - no ensino de ciências. 2009. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS.
SERÁFICO, M.;GONZAGA; MONTEIRO, Ierecê Barbosa;Fachín-Terán, A.. Percepçoes em histórias de professores sobre as Tendencias Investigativas no Ensino de Ciencias. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
GONZAGA; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; Rojo, Martin Rodriguez;Fachín-Terán, A.. Os Periódicos da CAPES como recursos para a Prática Pedagogica de Professores no Ensino de Ciencias. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SERPA FILHO, A.;GHEDIN. A Escola e os Espaços não-formais: possibilidades para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SERPA FILHO, A.;GHEDIN. Elementos da Floresta e Ensino de Ciências na Amazônia: proposta metodológica para Ensinar Ciências na área rural Amazônica. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
GORDO, M.; FREITAS, C. E. C.; PEREIRA, H.; BORGES, S. H.;Fachín-Terán, A.. Manejo Comunitario de Quelonios (Familia Podocnemididae - Podocnemis expansa, P. unifilis, P. sextuberculata) no médio rio Amazonas e Juruá. 2015. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
MARTINES, E. A. L. M.; ARAUJO, C.S; SIQUEIRA, T.D.A.; BATISTA, I. H.;Fachín-Terán, A.; KALHIL, J. B.;BARBOSA, I. S.. O currículo e formação de professores de ciências e biologia: a cultura como eixo articulador dos projetos pedagógicos. 2014. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.
BARBOSA, I. S.; OLIVEIRA, R. G.; Lima, M. S. L.;GONZAGA; MARTINES, E. A. L. M.;Fachín-Terán, A.; NICOT, Y. E.. Curriculo e formaçao de professores de ciencias e biologia: uma abordagem diferenciada considerando o curso de licenciatura em ciencias biologicas de duas regiones brasileiras diferentes onde se inserem os campus de Manaus-AM e de inconfidentes-MG do Instituto Federal de Educaçao, Ciencia e Tecnologia. 2013. Tese (Doutorado em Rede Amazonica de Educaçao em Ciencias e Matemáti) - Universidade Federal de Mato Grosso.
Fachín-Terán, A.; BERNHARD, R.; ROSAS, F. C. W.. Mecanismos Adaptativos da Migração. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior do INPA) - Instituto de Pesquisas da Amazônia.
GONZAGA; OLIVEIRA, R. G.; LIMA, M. S. L.; MARTINES, E. A. L. M.;BARBOSA, I. S.FORSBERG, M.C.S.Fachín-Terán, A.. Formaçao inicial de professores de ciencias: contribuiçoes do estágio com pesquisa para o desenvolvimento da Educaçao Científica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Rede Amazonica de Educaçao em Ciencias e Matemáti) - Universidade Federal de Mato Grosso.
Fachín-Terán, A.; SOUZA, J. C. R.; SILVA, C. C.; COSTA, M. O.; SEGURA, E.A.C. O ensino de ciências em espaços educativos: o uso do tema das árvores emergentes como instrumento facilitador na promoção da preservação do ecossistema amazônico. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SOUZA, J. C. R.; REIS, J. G.; ALMEIDA, W. A.; MATOS, M. A. S.. Os quelônios como recursos pedagógicos para o Ensino de Ciências em alunos como deficiência intelectual. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; GONCALVES, C. B.; ARAUJO, C.S; COSTA, Lucélida de Fátima Maia da; DUTRA, L. B.. A Divulgação Científica: áreas verdes como espaço dialógico para o desenvolvimento de uma consciência ecológica. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências na Amazonia) - Universidade do Estado do Amapá.
GONZAGAFachín-Terán, A.; PONCIANO, N. P.; AZEVEDO, R.O.M; ALMEIDA, W. A.. As contribuições pedagógicas no O Leilão: um estudo em Ierecê Barbosa. 2019.
Fachín-Terán, A.; SOUZA, J. C. R.; SIQUEIRA, T.D.A.; AGUIAR, J. V. S.; ARAUJO, C.S. Sensibilização Ambiental com crianças da Educação Infantil usando elementos da Fauna Amazônica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; COSTA, M. O.; SIQUEIRA, T.D.A.; AGUIAR, J. V. S.; NICOT, Y. E.. Formação de conceitos usando o tema dos quelônios. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
PIO, J. L. S.; MAGALHAES NETO, J. F.;Fachín-Terán, A.; CERQUINHO, L. C.; OLIVEIRA, I. M.. Ensino de Ecologia mediado por simulação computacional da cadeia alimentar. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.
Fachín-Terán, A.; SOUZA, J. C. R.; SEGURA, E.A.C; COSTA, M. O.; SILVA, C. C.. ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: O TEMA DA EXPLORAÇÃO DA SERINGA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; GONZAGA, A. M.; PONCIANO, N. P.; AZEVEDO, R.O.M; ALMEIDA, W. A.. As contribuições pedagógicas em o "leilão": um estudo em Eirecê Barbosa. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; CABRAL, C. C. A.; AGUIAR, J. V. S.;MAIA. O circuito da ciência: possibilidades de alfabetização científica para alunos de ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
SILVA, C. C.; AGUIAR, J. V. S.; CABRAL, C. C. A.;Fachín-Terán, A.; PEIXOTO, M. A. N.. A percepção sobre alfabetização ecológica de estudantes ribeirinhos usuários de transporte fluvial da comunidade do Sagrado Coração de Jesus no Paraná do Aduacá-Nhamunda-AM. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
ALMEIDA, A. C. P. C.; CONTENTE, A. C. P.;Fachín-Terán, A.. O ESPAÇO NÃO FORMAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: Um estudo de caso no Centro de Ciências e Planetário do Pará. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; PEIXOTO, M. A. N.; MAIA, D. P.; PAES, L. S.. Plantas alimentícias não convencionais (PANC): a divulgação científica das espécies na cidade de Manaus. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; PEIXOTO, M. A. N.;MAIA; PAES, L. S.. O olhar da curiosidade: um diálogo entre os Espaços Não Formais e os Anos Inicias. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; IBANEZ, M. S. R.; PEIXOTO, M. A. N.; ARAUJO, C.S. Indicadores de Alfabetizaçao Ecológica na Educaçao Infantil com o tema troca de nutrientes do solo, usando-se as formigas cortadoras. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SILVA, C. C.; IBANEZ, M. S. R.; PEIXOTO, M. A. N.; ARAUJO, C.S. O sentido de pertença nas crianças da educaçao infantil em relaçao a água em espaços educativos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
GONZAGA; AZEVEDO, R.O.M; SOUZA, A. C. R.; AGUIAR, J. V. S.;Fachín-Terán, A.. A tendencia professor pesquisador no processo de formaçao continuada Stricto Sensu-Mestrado Academico em Educaçao em Ciencias na Amazonia.. 2015.
Fachín-Terán, A.; AGUIAR, J. V. S.; LANNES, D. R. C.; COSTA, M. G.; ARAUJO, C.S. Abordagem CTS e a Alfabetizaçao Científica: Implicaçoes para as diretrizes do Programa Ciencia na Escola. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.BARBOSA, I. S.; SERPA FILHO, A.; AGUIAR, J. V. S.; ARAUJO, C.S. Aprendizagem significativa em espaços educativos: o estudo da dengue como instrumento facilitador. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.BARBOSA, I. S.NAGEM, R. L.; AGUIAR, J. V. S.; MADURO, E. S.. O peixe Boi da Amazonia (Trichechus inunguis) como instrumento facilitador da Alfabetizacao Ecológica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.BARBOSA, I. S.NAGEM, R. L.; AGUIAR, J. V. S.; MADURO, E. S.. A Lagoa Azul como Espaço Educativo Não Formal para a Alfabetização Ecológica dos estudantes das séries Iniciais no Município de Parintins. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
BARBOSA, I. S.; SIQUEIRA, T.D.A.; AGUIAR, J. V. S.; VEIGA, J. B.;Fachín-Terán, A.. A Neurociencia Cognitiva e as potencialidades de generos no desempenho do raciocínio Lógico-Matemático. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
CABRAL NETO, J. S.; AZEVEDO, R.M.;Fachín-Terán, A.; SOUZA, J. R.; MENDOCA, A. P.. Aprendizagem significativa e Alinhamento Construtivo: uma experiencia no aprendizado de circuitos eletricos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
Fachín-Terán, A.; AGUIAR, J. V. S.; LANNES, D. R. C.; COSTA, M. G.; ARAUJO, C.S. A escola seu entorno e os espaços nao-formais: possibilidades de diálogos sobre meio ambiente. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.BARBOSA, I. S.; TOLENTINO NETO, L. C. B.; AGUIAR, J. V. S.; NICOT, Y. E.. O tema da cadeia alimentar em espaços educativos como instrumento facilitador da Alfabetizaçao Científica no Ensino Fundamental I. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.BARBOSA, I. S.; TOLENTINO NETO, L. C. B.; AGUIAR, J. V. S.; NICOT, Y. E.. Alfabetizaçao ecológica na educaçao infantil usando anfíbios anuros em espaços educativos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
SOUZA, J. M.;Fachín-Terán, A.; RIZZATTI, I. M.. Analise da percepçao ambiental dos professores das escolas estaduais na sede do municipio de Rorainopolis - RR. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.
RIZZATTI, I. M.;Fachín-Terán, A.; SOUZA, J. M.. O ensino de grupos vegetais em diferentes espaços educativos para a promoçao da aprendizagem significativa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.
BARBOSA, I. S.; AGUIAR, J. V. S.; SIQUEIRA, T.D.A.;Fachín-Terán, A.; VEIGA, J. B.. As contribuiçoes da neurociencia para a aprednizagem neurosignificativa no ensino de ciencias atraves de mapas conceituais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
BARBOSA, I. S.NAGEM, R. L.Fachín-Terán, A.; AGUIAR, J. V. S.; ARAUJO, C.S. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental Utilizando O Tema: Educação Alimentar e Nutricional em Espaços Educativos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
BARBOSA, I. S.NAGEM, R. L.Fachín-Terán, A.; AGUIAR, J. V. S.; MADURO, E. S.. Ensino de Ciências no Ensino Fundamental em Diferentes Espaços Educativos Usando O Tema da Conservação da Fauna Amazônica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
BARBOSA, I. S.; CERQUINHO, L. C.;Fachín-Terán, A.; AGUIAR, J. V. S.; SIQUEIRA, T.D.A.. Alfabetização Científica por Meio da Música e Elementos Sonoros em Espaços Educativos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; GONCALVES, C. B.; JACOBUCCI, D. F. C.; Noronha, Evelyn Lauria; CASTRO, P. M.. Aprendizagem significativa em espaços educativos: o uso dos quelônios como instrumento facilitador. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; GONCALVES, C. B.; JACOBUCCI, D. F. C.; Noronha, Evelyn Lauria; Castro, Patricia Macedo de. O potencial pedagogico dos espaços nao formais da cidade de Manaus e sua relaçao com o ensino de ciencias. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
GONCALVES, C. B.;Fachín-Terán, A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; RAMOS, E.; LEVY, D. P. C.. Divulgaçao cientifica no ensino de ciencias: utilizando o radio escolar na abordagem da prevençao das doenças sexualmente transmissíveis. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Noronha, Evelyn Lauria; MUBARAC, R.S.; FREIRE, E. F.;Fachín-Terán, A.; JACOBUCCI, D. F. C.. As vozes das crianças a sombra da Palmeira de Urucuri: Um diálogo Possível para Educaçao em Ciencias. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SIQUEIRA, T.D.A.; ALENCA, R. N. B.. Sensibilização ambiental com crianças da educação infantil usando elementos da fauna amazônica. 2018. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SIQUEIRA, T.D.A.;Alencar, Raimundo Nonato Brilhante. Formação de conceito científico utilizando o tema dos quelônios. 2018. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; SOUZA, J. C. R.; ARAUJO, C.S. As concepções dos professores sobre experimentação no ensino de ciências numa escola pública de Manaus. 2018. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Noronha, Evelyn Lauria; Chassot, Attico; MONTEIRO, Ierecê Barbosa;Fachín-Terán, A.. Educaçao Cientifica a partir de atividades de conservaçao de quelonios amazonicos em comunidades ribeirenhas do baixo amazonas. 2012. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Chassot, Attico;Fachín-Terán, A.; Noronha, Evelyn Lauria; MONTEIRO, Ierecê Barbosa. Espaços educativos para Alfabetizaçao Científica: Uma experiencia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. 2012. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; Chassot, Attico; Noronha, Evelyn Lauria; MONTEIRO, Ierecê Barbosa. Programa de manejode quelonios pé de pincha: Articulando a Alfabetizaçao Científica em Comunidades Rurais do Baixo Amazonas. 2012. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
MALVASIO, A.; MENIN, M.;Fachín-Terán, A.. Movimentaçao e uso do ambiente por subadultos de Podocnemis expansa (Testudines: Podocnemididae) na Reserva Biológica do rio Trombetas, Pará. 2012. Instituto de Pesquisas da Amazônia.
Fachín-Terán, A.. Area de vida e movimentaçao de adultos de Peltochepalus dumeriliana (Testudines: Podocnemididae) na Reserva Biologica do Rio Trombetas, Pará. 2012. Instituto de Pesquisas da Amazônia.
Fachín-Terán, A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; CASTRO, R. L.; NICOT, Y. E.. Os elementos naturais como recurso pedagógico para o ensino de física no 9 ano do ensino fundamental na Gleba de Vila Amazonica, Parintins, Amazonas. 2012. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.. O Ensino de Ciencias Naturais: uma proposta intercultural nos anos iniciais multisseriados na Escola Municipal Aleixo Bruno na Comunidade Índigena Terra Preta. 2012. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa;GONZAGA. Mapeamento dos aspectos afetivos que influenciam a aprendizagem a partir do uso de ferramentas pedagógicas produzidas por egressos do mestrado profissional de ensino de ciencias na Amazonia. 2012. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; Chassot, Attico; Noronha, Evelyn Lauria. Programa de Manejo de Quelonios Amazonicos pe-de-pincha: articulando a educacao cientifica em comunidades rurais do Baixo Amazonas. 2011. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; Chassot, Attico; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; Noronha, Evelyn Lauria. Processo de educacao cientifica a partir de atividades de conservacao de quelonios amazonicos em comunidades ribeirenhas do Baixo Amazonas. 2011. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; Chassot, Attico; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; Noronha, Evelyn Lauria. Alfabetizaçao ecologica em espaços nao formais utilizando o Caramujo Africano. 2011. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; Chassot, Attico; Noronha, Evelyn Lauria; MONTEIRO, Ierecê Barbosa. O tema água como elemento motivador na alfabetizaçao ecológica dos alunos do ensino fundamental. 2011. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; Bobrowiec, Paulo Estefano Dineli; Leite, Rosseval Galdino. Estrutura Populacional de Podocnemis unifilis (Testudines, Podocnemididae) na Bacia do Rio Utama, Amazonos. 2011. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Fachín-Terán, A.; Chassot, Attico; Noronha, Evelyn Lauria. Alfabetizaçao Científica no Ensino Fundamental-uma experiencia a partir de espaços educativos. 2011. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
GONZAGA; TEXEIRA, A.F.;GHEDINFachín-Terán, A.. Aprendizagem através de projetos en rede no Ensino de Ciências. 2009. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
GONZAGAFachín-Terán, A.; CARVALHO, M.B.S.A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa. Percepções de Professores e Estudantes sobre as Tendências no Ensino de Ciências no Mestrado da Universidade do Estado do Amazonas. 2009. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; SANTOS, A.; NICOT, Y. E.. O Ensino de Ciências e a Conservação dos Recursos Hídricos: uma proposta metodológica usando um espaço não formal. 2009. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.GONZAGA; MONTEIRO, Ierecê Barbosa;FORSBERG, M.C.S.. Formação de Professores de Ensino de Ciências: o ensino da reprodução humana como instrumento inibidor da gravidez na adolescência. 2009. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; LIZARDI, P.S.; SERPA FILHO, A.; MONTEIRO, Ierecê Barbosa. Dificuldades no Ensino de Ciências Naturais no contexto escolar relacionado com o Ensino de Zoologia: possibilidades do uso de Analógias e Metáforas no processo de ensino-aprendizagem. 2009. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
MONTEIRO, Ierecê Barbosa; LIBIA, Angela;GONZAGAFachín-Terán, A.. O tema transversal alimentação saudável na formação inicial de Professores de Ciências. 2009. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
MONTEIRO, Ierecê Barbosa; DALCIN, A.;GONZAGAFachín-Terán, A.. Percepções de professores em formação inicial para o ensino de ciências sobre a dicotomia entre o saber específico da área de formação e o fazer pedagógico. 2009. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
MONTEIRO, Ierecê Barbosa; DALCIN, A.;GONZAGAFachín-Terán, A.. Educação cientifica e professor pesquisador: o estagio vinculado a pesquisa na formação de professores para os anos iniciais. 2009. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
GONZAGAFachín-Terán, A.; AZEVEDO, R.M.. A formação de professores de biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
GONZAGAFachín-Terán, A.; AZEVEDO, R.M.. A formação de professores de biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
CAVALCANTE;Fachín-Terán, A.GONZAGA; NICOT, Y. E.. Â relevância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade para abordar o tema transversal orientação sexual no Municipio de Itacoatiara-AM. 2008.
MONTEIRO, Ierecê Barbosa;Fachín-Terán, A.GONZAGA. Terminologias Biológicas: Analisando a Prática Docente e a Apresentação nos Livros Didáticos. 2008. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; HORTA, R. L. B.; NICOT, Y. E.. O Ensino de Biociências a distância através da web no Colégio Militar de Manaus. 2007. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
SANTOS, E. C.;Fachín-Terán, A.; SANTOS, A.. Pesquisa em Ensino de Ciências: Diretrizes para a Estruturação de Projetos no Contexto do Programa de Apoio à Iniciação Científica UEA/FAPEAM. 2007. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; VIEIRA, V. S.; SANTOS, E. C.. A Relevância dos espaços não Formais para o Ensino de Ciências nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2007. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; VIEIRA, V. S.; SANTOS, E. C.. Elementos da Floresta e Ensino de Ciências na Amazônia: um estudo em duas escolas, localizadas nas Rodovias Am 010 e Br 174 no Municipio de Manaus-Amazonas. 2007. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Fachín-Terán, A.; ZUANON, J. A. S.; AMADIO, S. A.. Comportamento reprodutivo de Podocnemis erythrocephala em cativeiro. 2006. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Fachín-Terán, A.; ZUANON, J. A. S.; LIMA, A. P.. Influência da temperatura de incubação na determinação sexual, tamanho e desempenho locomotor de filhotes recém eclodidos de Rhynemis rufipes (Spix, 1824). 2006. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Fachín-Terán, A.; CINTRA, R.; SOUZA, R. R.. Efeitos de fatores ambientais e biológicos na reprodução de Podocnemis erythrocephala em campinas do rio Aiunã, médio rio negro-AM. 2005. Instituto de Pesquisas da Amazônia.
Orientou
O ensino de ciências em espaços educativos: o uso do tema das árvores emergentes como instrumento facilitador na promoção da preservação do ecossistema amazônico; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Os quelônios como recursos pedagógicos para o Ensino de Ciências em alunos como deficiência intelectual; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);
O déficit de natureza das crianças pequenas: a influência dos ambientes de aprendizagem; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);
Sensibilização Ambiental em Espaços Educativos usando o tema da Poluição Hídrica; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);
Ensino de Ciências Naturais em Espaços Educativos: o tema da exploração da seringa numa perspectiva interdisciplinar; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);
Sensibilização Ambiental com crianças da Educação Infantil usando o Peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis); 2020; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Formação de Conceito Científico utilizando o tema dos Quelônios; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Augusto Fachín Terán;
ARTICULANDO SABERES NO ENSINO DE CIÊNCIAS USANDO O TEMA QUELÔNIOS EM ESCOLAS RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Augusto Fachín Terán;
O SENTIMENTO DE PERTENÇA NAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RELAÇÃO À ÁGUA NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS; 2018; Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O TEMA TROCA DE NUTRIENTES DO SOLO, USANDO-SE AS FORMIGAS CORTADORAS; 2018; Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Augusto Fachín Terán;
O ESTUDO DA CADEIA ALIMENTAR COMO FACILITADOR DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CRIANÇAS DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2017; Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Augusto Fachín Terán;
ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA USANDO ANFIBIOS ANUROS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS; 2017; Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS,; Orientador: Augusto Fachín Terán;
A Lagoa Azul como Espaço Educativo Não Formal para a Alfabetização Ecológica dos estudantes das séries Iniciais no Município de Parintins; 2016; Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Aprendizagem significativa sobre a dengue em Espaços Educativos; 2016; Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Alfabetizacao Cientifica no Ensino Fundamental utilizando o Tema Educaçao Alimentar e Nutricional em Espaços Educativos; 2015; Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS POR MEIO DA MÚSICA E ELEMENTOS SONOROS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS; 2015; Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA CONSERVAÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA; 2014; Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciencias na Amazonia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO ELEMENTOS NATURAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA GLEBA DE VILA AMAZÔNIA, PARINTINS; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS,; Coorientador: Augusto Fachín Terán;
Alfabetização ecológica no ensino fundamental utilizando o Caramujo Africano (Achatina fulica); 2013; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Aprendizagem significativa em espaços educativos: o uso dos quelônios como instrumento facilitador; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS,; Orientador: Augusto Fachín Terán;
O potencial pedagógico dos espaços não formais da cidade de Manaus; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS,; Orientador: Augusto Fachín Terán;
O tema água como elemento motivador na alfabetização ecológica dos alunos do ensino fundamental; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Educação cientifica a partir de atividades de conservação de quelônios amazônicos em comunidades ribeirinhas do baixo amazonas; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Espaços educativos para alfabetizaçao científica: uma experiencia com estudantes dos anos finais do ensino fundamental; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS,; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Programa de manejo de quelônios amazônicos ?pé-de-pincha? : Articulando a Alfabetizaçao Cientfica em Comunidades Rurais do Baixo Amazonas; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
ENSINO DE CIÊNCIAS E PEDAGOGIA DE PROJETOS: (RE) SIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Processo de Aprendizagem na Educaçao Infantil em um Espaço nao formal; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS,; Orientador: Augusto Fachín Terán;
A orientação sexual como tema transversal na prevenção de vulnerabilidade no Ensino de Ciências; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
O ENSINO DE CIÊNCIAS E A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA USANDO UM ESPAÇO NÃO FORMAL; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS,; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Diagnóstico e possibilidades para o Ensino de Zoologia: concepçoes a partirde professionais do ensino básico e do ensino superior em Manaus-AM; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Saber local, uso y manejo de las tortugas charapa Podocnemis expansa y Taricaya Podocnemis unifilis (Testudines:Podocnemididae) en el resguardo curare-los Ingleses la Pedrera: Amazonas: Colombia; 2010; Dissertação (Mestrado em Estudios Amazonicos) - Universidade Nacional de Colômbia,; Orientador: Augusto Fachín Terán;
A Promoção de Saúde a traves de um trabalho interdisciplinar no ensino fundamental a distancia; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS,; Orientador: Augusto Fachín Terán;
A formação dos conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta para o Ensino de Ciências Naturais usando a Literatura Infantil Amazonense; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS,; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Elementos da Floresta e Ensino de Ciências na Amazônia: proposta metodológica para ensinar ci^neicas na área rural Amazônica; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS,; Orientador: Augusto Fachín Terán;
A Escola e os Espaços não-formais: possibilidades para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Ama) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
CONTEÚDOS E METOLOGIAS USADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 2 CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA MUNICIPAL DA ZONA LESTE DA CIDADE MANAUS, AMAZONAS; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Normal Superior) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
CONHECIMENTO E PRÁTICA DE HÁBITOS HIGIÊNICOS DOS PROFESSORES E ESTUDANTES NO 1 E 2 CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS, AMAZONAS; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Normal Superior) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
O USO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS PELAS ESCOLAS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS; Orientador: Augusto Fachín Terán;
METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS PARA ALUNOS DO 1° AO 5° DO I E II CICLO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS; Orientador: Augusto Fachín Terán;
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE QUELÔNIOS AMAZÔNICOS E SEU USO EM CONTEÚDOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Normal Superior) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Métodos e modelos explicativos no ensino de ciências; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Normal Superior) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Conteúdos, métodos e avaliação no ensino de ciências; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Normal Superior) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Modelos explicativos e produção de textos para o ensino de ciências; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Normal Superior) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Recriando metodologias e práticas para o ensino de Ciências; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Normal Superior) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Recriando metodologias e práticas para o ensino de Ciências; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Normal Superior) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Recriando metodologias e práticas para o ensino de Ciências; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Normal Superior) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
História da Ciência como pratica em sala de aula; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Normal Superior) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Augusto Fachín Terán;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, LINDALVA SÂMELA JACAÚNA DE ; FONSECA, ANA PAULA MELO ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN . FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS USANDO O TEMA DOS VEGETAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA REAMEC , v. 8, p. 44-55, 2020.
-
OLIVEIRA, ERCILENE DO NASCIMENTO SILVA DE ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN ; SILVA, FABRÍCIA SOUZA DA ; MACHADO, AILTON CAVALCANTE . APLICAÃ?Ã?O DE UMA PROPOSTA PEDAGÃ?GICA NO BOSQUE DA CIÃ?NCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÃ?NIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL. REVISTA PRÁTICA DOCENTE , v. 5, p. 121-138, 2020.
-
SILVA, FABRÍCIA SOUZA DA ; OLIVEIRA, LINDALVA SÂMELA JACAÚNA DE ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN ; MACHADO, AÍLTON CAVALCANTE . PRÁTICAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA REAMEC , v. 8, p. 438-454, 2020.
-
BARNABE, M. C. B. ; BOTELHO, S. O. ; MEDEIROS, T. M. C. ; ONETI, C. F. ; Fachín-Terán, A. . CORREDOR ECOLÓGICO DO MINDU E SEU POTENCIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. 18, p. 1-16, 2020.
-
SOUZA, FABIANE CARBAJAL DE ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN ; RIVERA, ROSÂNGELA CARMELO DA SILVA ; BOTELHO, SANDRA DE OLIVEIRA . PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA REAMEC , v. 8, p. 477-496, 2020.
-
SOUZA, E. S. E. ; MACHADO, A. C. ; Fachín-Terán, A. ; OLIVEIRA, E. N. S. ; NOGUEIRA, J. R. . O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DE PARINTINS-AM. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 15, p. 565-576, 2020.
-
COSTA, ELIANE VEIGA CABRAL DA ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN ; OLIVEIRA, ERCILENE DO NASCIMENTO SILVA DE . APRENDIZADO DE MATEMÁTICA USANDO JOGOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. REVISTA REAMEC , v. 8, p. 77-97, 2020.
-
ANDRADE, ALEXANDRA NASCIMENTO DE ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN . ENSINO DE CIÊNCIAS, ENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NO LAGO DO SACADO, IPIXUNA, AM. REVISTA REAMEC , v. 8, p. 752-765, 2020.
-
MORHY, P. E. D. ; GONZAGA, A. T. ; ANDRADE, A. N. ; Fachín-Terán, A. ; SOUZA, S. A. ; MADEIROS, L. M. ; ALMEIDA, E. T. G. . RELAÇÃO CRIANÇA E AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL USANDO UM CIRCUITO SENSITIVO. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 96825-96841, 2020.
-
DE OLIVEIRA, CAROLINE BARRONCAS ; GONZAGA, Leila Teixeira ; GOMES, Eunice Carvalho ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN . ESPAÇOS EDUCATIVOS: OPORTUNIDADE DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA PROBLEMATIZADORA. REVISTA REAMEC , v. 7, p. 59, 2019.
-
Almeida, Danielle Portela de ; MACHADO, A. C. ; Fachín-Terán, A. ; OLIVEIRA, E. N. S. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES NO CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. XVIII, p. 1-12, 2019.
-
FONSECA, ANA PAULA MELO ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN ; FONSECA, MARLECE MELO . COMPREENSÕES SOBRE CIÊNCIA DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS AMAZÔNICAS. REVISTA REAMEC , v. 7, p. 312-323, 2019.
-
TERÁN, AUGUSTO FACHÍN . Estratégias de ensino em disciplina do curso de mestrado educação em ciências na Amazônia: percepção de estudantes. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática , v. 3, p. 66-91, 2019.
-
MORHY, P. E. D. ; Fachín-Terán, A. ; NEGRAO, F. C. . AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SEQUENCIAS DIDÁTICAS A PARTIR DO TEMA ÁGUA. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 14, p. 531-541, 2019.
-
SILVA, FABRÍCIA SOUZA DA ; SANTOS, SAMMYA DANIELLE FLORÊNCIO DOS ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN . O JARDIM ZOOLÓGICO DO CIGS: UM ESPAÇO ESTRATÉGICO PARA DESPERTAR A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. REVISTA REAMEC , v. 7, p. 280-292, 2019.
-
OLIVEIRA, E. N. S. ; Fachín-Terán, A. . PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO USANDO ELEMENTOS DA NATUREZA. REVISTA REAMEC , v. 7, p. 216-229, 2019.
-
CARVALHO, FRANCINETE BANDEIRA ; TERÁN, AUGUSTO FACHIN ; SILVA, MARIA FRANCISCA GOMES DA . O USO DO JARDIM ZOOLÓGICO DO CIGS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente , v. 4, p. 685-696, 2019.
-
Almeida, Danielle Portela de ; Fachín-Terán, A. . Experiência de ensino usando a teoria da aprendizagem significativa em espaços educativos.. Aprendizagem Significativa em Revista , v. 9, p. 48-64, 2019.
-
REIS, A. R. H. ; Fachín-Terán, A. ; FONSECA, A. P. M. ; SOUZA, S. A. . A história de exploração da ?seringa? (Hevea brasiliensis) e o ensino de ciências no museu do seringal Vila Paraíso. ENSINO & PESQUISA , v. 16, p. 229-241, 2018.
-
GOMES, Edilson Barroso ; BEZERRA, C. C. ; Fachín-Terán, A. . IMPACTO AMBIENTAL SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA NA LAGOA AZUL, PARINTINS/AM. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. XVI, p. 1-9, 2018.
-
MENEZES, S. B. ; Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. . ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA USANDO O TEMA DOS QUELÔNIOS AMAZÔNICOS. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática , v. 2, p. 92-105, 2018.
-
FONSECA, ANA PAULA MELO ; OLIVEIRA, LINDALVA SÂMELA JACAÚNA DE ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN ; NOBRE, GELCIMARA DE LIMA . A LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO O TEMA DOS QUELÔNIOS EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA, PARINTINS-AM, BRASIL. REVISTA REAMEC , v. 6, p. 190-200, 2018.
-
NOBRE, G. L. ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN . A METAMORFOSE DA BORBOLETA: NOÇÕES DO CONCEITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 13, p. 96-101, 2018.
-
SILVA, F. S. ; OLIVEIRA, L. S. J. ; Fachín-Terán, A. ; MACHADO, A. C. . CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO MINDU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. 17, p. 1-15, 2018.
-
MACHADO, A. C. ; Fachín-Terán, A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL I NAS ESCOLAS PÚBLICAS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. 17, p. 1-14, 2018.
-
SILVA, F. S. ; Fachín-Terán, A. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 13, p. 339-351, 2018.
-
CARVALHO, FRANCINETE BANDEIRA ; BELTRÃO, GLENDA GABRIELE BEZERRA ; FEIO, JOISIANE DA SILVA ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN . POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA, MANAUS, AM, BRASIL. REVISTA REAMEC , v. 6, p. 342-356, 2018.
-
SILVA, F. S. ; SANTOS, S. D. F. ; Fachín-Terán, A. ; OLIVEIRA, L. S. J. . O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO MUSEU DO SERINGAL VILA PARAÍSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. ARETÉ (MANAUS) , v. 11, p. 186-206, 2018.
-
ALENCA, R. N. B. ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização ecológica com crianças da pré-escola.. ARETÉ (MANAUS) , v. 10, p. 173-185, 2017.
-
ANDRADE, A. N. ; Fachín-Terán, A. ; ALMEIDA, E. T. G. ; OLIVEIRA, G. P. ; BATISTA, E. C. ; SANTIAGO JUNIOR, C. O. . EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS URBANAS NO CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO IGARAPÉ DO MINDÚ, MANAUS, AM. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. xv, p. 1-8, 2017.
-
FONSECA, A. P. M. ; Fachín-Terán, A. ; SILVA, David X. ; MORHY, P. E. D. . REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM. ARETÉ (MANAUS) , v. 10, p. 01-10, 2017.
-
NOBRE, G. L. ; Fachín-Terán, A. . A percepção ambiental em alunos de uma escola da rede pública de Manaus, amazonas. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. XVI, p. 1-8, 2017.
-
AGUIAR, P. L. ; MULULO, J. C. P. ; PEDROSO, L. S. ; GUIMARAES, K. Q. ; Fachín-Terán, A. . A Horta Escolar Como Recurso Promotor Para Aproximação Das Crianças Da Educação Infantil Com O Meio Ambiente. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. XVI, p. 1-7, 2017.
-
MENEZES, S. B. ; Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. . SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: MUDANDO COMPORTAMENTOS EM RELAÇÃO AOS QUELÔNIOS AMAZÔNICOS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. XVI, p. 1-6, 2017.
-
OLIVEIRA, G.N. ; MULULO, J. C. P. ; ARAUJO, A. P. F. ; SANTIAGO JUNIOR, C. O. ; BARBOSA, I. S. ; Fachín-Terán, A. . CASA DA CIÊNCIA: UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia , v. 8, p. 38-48, 2017.
-
COSTA, L. M. ; AGUIAR, P. L. ; CUNHA, R. G. ; Almeida, S.O. ; NAVEGANTES, P. M. B. ; SOUZA, S. A. ; REIS, A. S. ; AGUIAR, L. A. A. ; Fachín-Terán, A. . Indicadores de alfabetização ecológica na educação infantil usando a dramatização com teatro de fantoches. Educação Ambiental em Ação , v. 14, p. 00-00, 2016.
-
SILVA, C. C. ; Fachín-Terán, A. . O método na construção de uma trajetória investigativa na educação em ciências. Areté (Manaus) , v. 9, p. 269-281, 2016.
-
ANDRADE, A. N. ; MORHY, P. E. D. ; ALMEIDA, E. T. G. ; SOUZA, S. A. ; GONZAGA, A. T. ; AGUIAR, L. A. A. ; CUNHA, R. G. ; Fachín-Terán, A. . Conhecimento prévio das crianças sobre o recurso água. Educação Ambiental em Ação , v. 15, p. 1-9, 2016.
-
SANTIAGO JUNIOR, C. O. ; SOUZA, A. C. S. ; MULULO, J. C. P. ; OLIVEIRA, G. N. ; RODRIGUES, C. C. ; MELO, R. A. ; AGUIAR, P. L. ; MOTA, S. C. A. ; BARBOSA, I. S. ; Fachín-Terán, A. . As paródias como ferramenta de sensibilização do tema água na educação ambiental. Educação Ambiental em Ação , v. 15, p. 1-11, 2016.
-
OLIVEIRA, G.N. ; AZEVEDO, A. L. ; MADEIROS, L. M. ; MELO, R. A. ; RODRIGUES, C. C. ; SANTIAGO JUNIOR, C. O. ; MODAS, S. C. ; AMOEDO, F. K. F. ; SOUZA, J. A. P. E. ; Fachín-Terán, A. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE CIDADANIA FISCAL COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Ambiental em Ação , v. 58, p. 1-6, 2016.
-
AMOEDO, F. K. F. ; MELO, H. L. S. ; MODA, S. C. ; Fachín-Terán, A. ; SOUZA, J. C. R. . EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O DESAFIO DE ENSINAR CIENTIFICAMENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL INFANTIL. Areté (Manaus) , v. 9, p. 62-71, 2016.
-
AGUIAR, L. A. A. ; Fachín-Terán, A. ; ALENCA, R. N. B. . AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO BLOCO PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Areté (Manaus) , v. 9, p. 11-20, 2016.
-
NEGRAO, F. C. ; SARMENTO, J. F. ; GUEDES, V. J. N. ; Fachín-Terán, A. . LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS. Areté (Manaus) , v. 9, p. 21-31, 2016.
-
SOUZA, A. M. ; SANTOS, E. C. A. ; RAMOS, E. S. ; Fachín-Terán, A. ; COSTA, L.G ; COSTA, M. G. . ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A AMAZÔNIA. Areté (Manaus) , v. 9, p. 50-60, 2016.
-
MORHY, P. E. D. ; Fachín-Terán, A. ; SOUZA, S. A. ; NEGRAO, F. C. . USOS DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA PARA FINS EDUCATIVOS. Areté (Manaus) , v. 9, p. 108-115, 2016.
-
AIKAWA, M.S. ; Fachín-Terán, A. ; COSTA, L.G . A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, MANAUS, BRASIL.. Areté (Manaus) , v. 8, p. 1-10, 2015.
-
Silva, Glauciane Sousa da ; Shimada, M.S. ; Fachín-Terán, A. . PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CIRCUITO DA CIÊNCIA E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS. Areté (Manaus) , v. 8, p. 140-153, 2015.
-
BATISTA, D. L. S. ; VASCONCELLOS, R. L. S. ; Fachín-Terán, A. . A PRESENÇA DO LÚDICO NO EVENTO CIRCUITO DA CIÊNCIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL. Areté (Manaus) , v. 8, p. 165-174, 2015.
-
MOTA, E. R. ; Fachín-Terán, A. ; GONZAGA . O PROJETO CIRCUITO DA CIÊNCIA: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À QUESTÃO AMBIENTAL. Areté (Manaus) , v. 8, p. 175-181, 2015.
-
ARAUJO, G. M. ; Fachín-Terán, A. ; GUERTA, R. S. . Palestras de educação ambiental como instrumento de prevenção de acidentes em operações aeroportuárias. Educação Ambiental em Ação , v. 14, p. 00-00, 2015.
-
MULULO, J. C. P. ; Fachín-Terán, A. . Bosque da ciência do INPA: ambiente de sensibilização para as crianças-estudantes em relação ao cuidado com o meio ambiente.. Educação Ambiental em Ação , v. 14, p. 00-00, 2015.
-
ALMEIDA, E. R. S. ; Fachín-Terán, A. . A alfabetização científica na educação infantil: Possibilidades de integração. Latin American Journal of Science Education , v. 2, p. 12032-12032-7, 2015.
-
MOTA, D. M. ; JESUS, R. L. ; Fachín-Terán, A. ; BARBOSA, I. S. . Práticas para o ensino da química e matemática no espaço não formal Bosque da Ciência. Areté (Manaus) , v. 7, p. 193-203, 2014.
-
LEAL, G. K. S. ; COSTA, L. M. ; Fachín-Terán, A. . Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke: possibilidades pedagógicas para ensinar ciências na Amazônia. Areté (Manaus) , v. 7, p. 204-211, 2014.
-
SOUZA, D. ; BRANCO, A. K. A. C. ; Fachín-Terán, A. . O BOSQUE DA CIÊNCIA: AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Areté (Manaus) , v. 7, p. 198-206, 2014.
-
MOTA, D. M. ; JESUS, R. L. ; Fachín-Terán, A. . Possibilidades de ensino de Matemática e Química no espaço não formal Bosque da Ciência.. The Latin American Journal of Science Education , v. 1, p. 21-30, 2014.
-
TEXEIRA, Hebert Balieiro ; Fachín-Terán, A. ; Queiroz, Ricardo Moreira de ; QUEIROZ, Andrea Garcia de ; Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; ARAUJO, C. P. ; MACIEL, Hiléia Monteiro ; MULULO, J. C. P. . Relato de experiência com estudantes de Educação Infantil na Semana do Meio Ambiente. The Latin American Journal of Science Education , v. 1, p. 140-150, 2014.
-
GOMES, O. C. ; GOMES, S. R. ; Fachín-Terán, A. . A transposição didática em questão: diálogos no ensino de ciências em uma escola de Manaus/AM. Psicopedagogia On Line , v. 1, p. 1-13, 2014.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. . Alimentação de Podocnemis sextuberculata (Testudines: Podocnemididae) na Reserva Mamirauá, Amazonas, Brasil. Revista Colombiana de Ciencia Animal Recia , v. 6, p. 286-309, 2014.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em Tela , v. 7, p. 1-10, 2014.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . Condições de ensino em zoologia no nível fundamental: o caso das escolas municipais de Manaus-Am. Areté (Manaus) , v. 6, p. 1-18, 2013.
-
GHEDIN, L. M. ; MARQUES, Fábio Francisco de Freitas ; Fachín-Terán, A. ; GHEDIN, I. M. . A educação científica na educação infantil. Areté (Manaus) , v. 6, p. 42-52, 2013.
-
Almeida, Danielle Portela de ; Fachín-Terán, A. . O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia: relato de experiência. Areté (Manaus) , v. 6, p. 98-106, 2013.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . O planejamento do ensino de zoologia a partir das concepções dos profissionais da educação municipais em Manaus-Amazonas, Brasil. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea) , v. 8, p. 1-12, 2013.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . O USO DA EXPRESSÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Areté (Manaus) , v. 6, p. 1-15, 2013.
-
FIGUEROA, I. C. ; Fachín-Terán, A. ; DUQUE, S. . Hábitat, estructura poblacional y uso comunitario de las tortugas acuáticas Podocnemis unifilis y P. expansa (Testudines: Podocnemididae) en el Resguardo Curare ? los ingleses, la pedrera, Amazonas, Colombia. Mundo Amazonico , v. 4, p. 151-171, 2013.
-
Rocha Sônia Claúdia Barroso da ; Fachín-Terán, A. . CONTRIBUIÇÕES DE AULAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA. Ciência em Tela , v. 6, p. 1, 2013.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. ; SILVA, David Xavier da ; Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos . Alfabetização científica em comunidades amazônicas: diálogos que educam na amazônia. Areté (Manaus) , v. 5, p. 19-31, 2012.
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Ponte sobre o rio negro: um novo espaço educativo não formal em Manaus, AM, Brasil. Areté (Manaus) , v. 5, p. 108-116, 2012.
-
SILVA, David Xavier da ; Fachín-Terán, A. . Educação científica a partir de atividades de conservação de quelônios amazônicos em comunidades ribeirinhas do baixo amazonas. Areté (Manaus) , v. 5, p. 117-119, 2012.
-
GOMES, Eunice Carvalho ; Fachín-Terán, A. . Ensino de Ciências e Pedagogia de Projetos: (re) significando o processo de ensino-aprendizagem na abordagem de prevenção ao uso indevido de drogas.. Ciência em Tela , v. 5, p. 1-2, 2012.
-
GONZAGA, Leila Teixeira ; Fachín-Terán, A. . Processo de Aprendizagem na Educação Infantil uma Interação entre um Espaço Formal e Não Formal .. Ciência em Tela , v. 5, p. 1-2, 2012.
-
TEXEIRA, Hebert Balieiro ; Queiroz, Ricardo Moreira de ; Almeida, Danielle Portela de ; GHEDIN ; Fachín-Terán, A. . A inteligência naturalista e a educação em espaços não formais: um novo caminho para uma educação científica. Areté (Manaus) , v. 5, p. 55-66, 2012.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . Competências e habilidades profissionais para o ensino de zoologia na formação docente de ciências. Areté (Manaus) , v. 5, p. 67-83, 2012.
-
GALVÃO Maria do Livramento ; AIKAWA, M.S. ; Fachín-Terán, A. . Relatos sobre as práticas pedagógicas de ensino das ciências com crianças da educação infantil. Areté (Manaus) , v. 5, p. 137-146, 2012.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . Programa de manejo de quelônios amazônicos ?pé-de-pincha?: articulando a alfabetização científica em comunidades rurais do baixo amazonas. Areté (Manaus) , v. 5, p. 153-154, 2012.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Espaços educativos para a alfabetização científica: uma experiência com estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Areté (Manaus) , v. 5, p. 155-156, 2012.
-
FIGUEROA, I. C. ; Fachín-Terán, A. ; DUQUE, S. . Componentes alimenticios de Podocnemis unifilis y P. Expansa (Testudines: Podocnemididae) en el resguardo curare-los ingleses, amazonas, Colombia. Revista Colombiana de Ciencia Animal Recia , v. 4, p. 441-453, 2012.
-
SILVA, David X. ; Fachín-Terán, A. ; ROCHA, J. M. ; JACAUNA, C. L. F. S. . Representações simbólicas / ambientais de atividades de conservação de quelônios por estudantes de escola ribeirinhas no Baixo Amazonas. Educação Ambiental em Ação , v. 2, p. 1-1, 2012.
-
SILVA, David X. ; Fachín-Terán, A. . Science education from turtle conservation activities in Amazonian riverside communities of the lower Amazon. Areté (Manaus) , v. 5, p. 117-119, 2012.
-
MIGLIO, Marnice Araújo ; Fachín-Terán, A. . Concepções de professores sobre transposição didática em escola da rede publica de ensino da cidade de Manaus. Educação e Emancipação (UFMA) , v. 5, p. 183-198, 2012.
-
SOUZA, E.R.G ; Fachín-Terán, A. . O Ensino da Leitura e Escrita no Ensino Fundamental e sua Contribuição na Formação de Conceitos Científicos. Ciência em Tela , v. 5, p. 1-2, 2012.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; FORSBERG, M.C.S. ; Fachín-Terán, A. . ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA NO ENSINO DE ZOOLOGIA. Investigações em Ensino de Ciências (Online) , v. 15, p. 591-603, 2011.
-
Fachín-Terán, A. ; PIZA, A. A. P. . Kit mergulhe mais fundo: uma metodologia para o ensino-aprendizagem sobre os recursos hídricos em espaços não formais.. Ciência em Tela , v. 4, p. 00-00, 2011.
-
Farias, Rosa Suzana Batista ; Fachín-Terán, A. . Os sons da natureza motivando o ensino de ciências. SaBios (Faculdade Integrado de Campo Mourão. Online) , v. 6, p. 52-58, 2011.
-
SILVA, David X. ; Fachín-Terán, A. ; SANTOS, Carmem . Processo de Educação Científica a partir de atividades de Conservação de Quelônios Amazônicos em Comunidades Ribeirinhas do Baixo Amazonas. Areté (Manaus) , v. 4, p. 71-79, 2011.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; GHEDIN ; Fachín-Terán, A. . O significado da questão do conhecimento para a alfabetização científica. Areté (Manaus) , v. 4, p. 1-11, 2011.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . O projeto manejo de quelônios amazônicos ?pé-de-pincha? e sua contribuição na educação científica em duas comunidades ribeirinhas do assentamento agrícola ?vila amazônia?, parintins-am.. Areté (Manaus) , v. 4, p. 57-70, 2011.
-
Queiroz, Ricardo Moreira de ; TEXEIRA, Hebert Balieiro ; VELOSO, Ataiany dos Santos ; Fachín-Terán, A. ; QUEIROZ, Andrea Garcia de . A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências. Areté (Manaus) , v. 4, p. 13-23, 2011.
-
GUSMÃO ; Fachín-Terán, A. . Epistemologias do Ensino de Saúde em Ciências e da Promoção de Atitudes Saudáveis Através da Educação. Areté (Manaus) , v. 3, p. 124/9-134, 2010.
-
TAVARES ; Fachín-Terán, A. . Recursos Didáticos: uma articulação planejada no Ensino de Ciências. Areté (Manaus) , v. 3, p. 39/5-51, 2010.
-
NAGEM, R. L. ; MOREIRA, A.F. ; Fachín-Terán, A. ; SANTOS, Saulo Cezar Seiffert . O TABULEIRO DE XADREZ MUTILADO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO SOBRE A MATEMÁTICA E A CIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE RECONSTRUÇÃO DO MODELO POR ANALOGIA. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS) , v. 5, p. 167-177, 2010.
-
MENEZES ; KALHIL, J. B. ; Fachín-Terán, A. ; MENEZES, F. F. . A História da Física contada em vídeos de curta duração:TIC como organizador prévio no Ensino de Física na Amazônia. Revista Iberoamericana de Educación (Online) , v. 50, p. 1-11, 2009.
-
PIZA, A. A. P. ; Fachín-Terán, A. . O Homem Amazônico e sua Percepção sobre a Conservação dos Recursos Naturais. Areté (Manaus) , v. 2, p. 111-127, 2009.
-
MACEDO, A. S. ; TUFI, E.K.P. ; Fachín-Terán, A. . Análise da incidência de parasitos intestinais entre crianças do 7 e 8 anos das escolas Públicas de Manaus. Areté (Manaus) , v. 2, p. 7-15, 2009.
-
ABENSUR ; Fachín-Terán, A. . Transposição didática: Artigos cientificos sobre quelônios amazônicos e seu uso em conteúdos didáticos para o ensino de ciências.. Areté (Manaus) , v. 2, p. 61-65, 2009.
-
CUMARU ; Fachín-Terán, A. . Projeto de Aprendizagem: uma estratégia de construção coletiva aplicada no ensino de ciências. Areté (Manaus) , v. 2, p. 56-60, 2009.
-
MOURAO, A. D. ; Fachín-Terán, A. . Conteúdos e metodologias usadas no ensino de ciências no 2. Ciclo do ensino fundamental numa escola municipal de Manaus. Areté (Manaus) , v. 2, p. 23-30, 2009.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. ; THORBJARNARSON, J. B. . Seasonal movements of Podocnemis sextuberculata (Testudines: Podocnemididae) in the Mamiraua Sustainable Development Reserve, Amazonas, Brazil.. Chelonian Conservation and Biology , v. 5, p. 18-24, 2006.
-
Fachín-Terán, A. ; Von Mülhen . Período de Desova e Sucesso Reprodutivo do Tracajá Podocnemis unifilis TROSCHEL 1848 (Testudines: Podocnemididade) na Várzea da RDSM - Médio Solimões, Brasil. Uakari (Impresso) (Belém) , v. 2, p. 63-75, 2006.
-
Fachín-Terán, A. . Participação comunitária na preservação de praias para reprodução de quelônios na reserva de desenvolvimento sustentável mamirauá, amazonas, Brasil.. UAKARI, Belem do Para, v. 1, n.1, p. 9-18, 2005.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. . Estrutura populacional, tamanho e razão sexual Podocnemis unifilis (Testudines, Podocnemididae) no rio Guaporé (RO), norte do Brasil. Phyllomedusa (Belo Horizonte) , Piracicaba-SP, v. 3, n.1, p. 29-42, 2004.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. ; THORBJARNARSON, J. . Estrutura populacional, razão sexual e abundância de Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil.. Phyllomedusa (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 2, n.1, p. 43-63, 2003.
-
Fachín-Terán, A. ; Von Mülhen . Reproducción de la taricaya Podocnemis unifilis Troschel 1848 (Testudines: Podocnemididae) en la várzea del medio Solimões, Amazonas, Brasil.. Ecología Aplicada , Lima, Peru, v. 2, p. 125-132, 2003.
-
Fachín-Terán, A. . Situación actual de la cria de charapa (Podocnemis expansa) en cautiverio. Bulletin Bedim, Bélgica, v. 1, p. 15-15, 2000.
-
ACOSTA, A. ; Fachín-Terán, A. . Dietas y crecimiento de crias de taricaya Podocnemis unifilis (Chelonia:Pelomedusidae) en cautiverio, iquitos-Perú.. Folia Amazonica , Iquitos-Peru, v. 9, n.1-2, p. 243-250, 1998.
-
Fachín-Terán, A. ; CHUMBE, M. ; TALEIXO, G. . Consumo de tortugas de la Reserva Nacional Pacaya-Samiria, Perú.. Vida Silvestre Neotropical , Costa Rica, v. 5, n.2, p. 147-150, 1996.
-
Fachín-Terán, A. . Las tortugas mata-mata y motelo: su uso en medicina tradicional. Kanatari, Iquitos-Peru, v. 559, p. 8-8, 1995.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. ; GOMEZ, M. F. S. . Food habits of an assemblage of five species of turtles in the rio Guapore, Rondonia, Brazil.. Journal of Herpetology , Athens, Ohio, Estado Unidos, v. 29, n.4, p. 536-547, 1995.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. ; GOMEZ, F. S. . Alimentación de tres especies de tortugas Chelidae en Costa Marques, Rondonia-Brasil.. Boletín de Lima, Lima-Perú, v. 91-96, p. 409-416, 1994.
-
Fachín-Terán, A. . Depredación de la taricaya Podocnemis unifilis en la Reserva Nacional Pacaya-Samiria. Boletín de Lima, Lima-Peru, v. 91-96, p. 417-423, 1994.
-
Fachín-Terán, A. . Caracteristicas de Podocnemis unifilis (Reptilia:Testudines) en el rio Samiria, Loreto.. Boletín de Lima, Lima-Perú, v. 87, p. 69-74, 1993.
-
Fachín-Terán, A. . Desove y uso de playas para nidificación de taricaya (Podocnemis unifilis) en el rio Samiria, Loreto-Perú.. Boletin de Lima, Lima-Peru, v. 79, p. 65-75, 1992.
-
Fachín-Terán, A. ; ACOSTA, A. ; VILCHEZ, I. . Tortugas Podocnemis mantenidos en cautiverio en los alrededores de Iquitos, Loreto-Perú.. Boletín de Lima, Lima-Peru, v. 84, p. 79-88, 1992.
-
VOGT, R. C. ; REBELO, G. ; MOREIRA, G. ; Fachín-Terán, A. ; GASNIER, T. R. J. ; SILVEIRA, R. ; MANN, B. ; RAPOSO, C. P. ; ARMOND, P. ; MARQUES, A. S. ; SILVEIRA, I. L. M. ; R FILHO, W. ; CASTAO, O. V. ; CARRILLO, C. A. M. ; ESCALONA, T. ; GUADA, H. ; SUIREZ, F. R. . Podocnemis erythrocephalus (Tracaja Piranga). Herpetological Review , Oxford, Ohio, Estados Unidos, v. 22, n.1, p. 25-25, 1991.
-
Fachín-Terán, A. . Las tortugas de la Reserva Nacional Pacaya-Samiria, un recurso amenazado. Kanatari, Iquitos-Perú, n.351, p. 3-3, 1991.
-
GLANDER, K. ; TAPIA, J. ; Fachín-Terán, A. . The impact of cropping on wild populations of Saguinus mystax and Saguinus fuscicollis in Peru.. American Journal of Primatology , Estados Unidos, v. 7, p. 89-97, 1984.
-
MORHY, P. E. D. ; Fachín-Terán, A. . Despertando o sentimento de pertença nas crianças em relação à água. 1. ed. Curitiba/PR: Appris, 2019. v. 1. 129p .
-
Fachín-Terán, A. ; SANTOS, Saulo Cezar Seiffert . Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas. 1. ed. Manaus: UEA Edições, 2016. v. 1. 236p .
-
Fachín-Terán, A. ; Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos . Alfabetizaçao ecológica em espaços educativos utilizando o tema da água. 1. ed. Manaus: UEA Edições, 2015. v. 1. 172p .
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Os espaços educativos e a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. 1a.. ed. MANAUS: Editora e Gráfica MODERNA, 2015. 115p .
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; Fachín-Terán, A. . O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos. 1a.. ed. MANAUS: Editora e Gráfica MODERNA, 2015. 186p .
-
SILVA, David Xavier da ; Fachín-Terán, A. . Educação Científica Utilizando o Tema dos Quelônios Amazônicos. 1. ed. Anhangabaú - Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2015. 156p .
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; Fachín-Terán, A. . O Potencial Pedagógico dos Espaços Não Formais da Cidade de Manaus.. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2014. v. 1. 128p .
-
Fachín-Terán, A. ; SANTOS, Saulo Cezar Seiffert (Org.) . Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2014. 318p .
-
Rocha Sônia Claúdia Barroso da ; Fachín-Terán, A. . Guia de Visitas a Espaços Não Formais Amazônicos. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2014. 72p .
-
Fachín-Terán, A. ; SANTOS, Saulo Cezar Seiffert (Org.) . Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1. ed. Manaus: Uea Edições, 2013. v. 1. 272p .
-
PIZA, A. A. P. ; Fachín-Terán, A. . Ensino de Ciências em Espaços Educativos: Conservação dos Recursos Hídricos. 1. ed. Curitiba-Brasil: EDITORA CRV, 2013. 114p .
-
MONTEIRO, Ierecê Barbosa (Org.) ; Fachín-Terán, A. (Org.) ; GONZAGA (Org.) ; NASCIMENTO, Maria Rosemi A. de (Org.) ; SANTOS, Saulo Cezar Seiffert (Org.) . Avanços e desafios em processos de educação em ciências na Amazônia. Manaus: UEA Edições, 2011. 377p .
-
MONTEIRO, Ierecê Barbosa (Org.) ; Fachín-Terán, A. (Org.) ; GONZAGA (Org.) ; SANTOS, Saulo Cezar Seiffert (Org.) . Educação em Ciências na Amazônia: múltiplos olhares. Manaus: UEA Edições, 2011. 341p .
-
GONZAGA ; Fachín-Terán, A. ; MONTEIRO, Ierecê Barbosa ; SEGURA, E.A.C ; AZEVEDO, R.O.M . Temas para o observatorio da Educaçao na Amazonia. 1. ed. Curitiva,PR: CRV Ltda, 2011. 163p .
-
Alcântara Maria Inez Pereira de ; Fachín-Terán, A. . ELEMENTOS DA FLORESTA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ÁREA RURAL AMAZÔNICA. 1. ed. Manaus: UEA EDIÇÕES, 2010. 84p .
-
Rocha Sônia Claúdia Barroso da ; Fachín-Terán, A. . O uso de espaços não-formais como estratégia para o Ensino de Ciências. 1. ed. Manaus: UEA EDIÇÕES, 2010. 136p .
-
NICOT, Y. E. ; KALHIL, J. B. ; URQUIZA, W. F. ; Fachín-Terán, A. ; FERREIRA, L. C. . Manual de Práticas Experimentais de Física. 1. ed. Manaus: UEA Edições/BK editora, 2009. 133p .
-
ORTIZ, J. M. G. ; YERO, Y. B. ; Fachín-Terán, A. . Manual do Laboratório de Química - 3a. Série. 1. ed. Manaus: UEA Edições/BK Editora, 2009. 96p .
-
ORTIZ, J. M. G. ; ELEUTERIO, C. M. S. ; SOUZA, A. A. O. ; Fachín-Terán, A. . Manual de Práticas de Ensino de Química. 1. ed. Manaus: UEA Edições/ BK Editora, 2009. 86p .
-
FERREIRA, F. S. ; DUARTE, E. L. C. ; PRAZERES, L. O. ; MACEDO, A. S. ; Fachín-Terán, A. . Manual de Práticas de Ensino de Biologia. 1. ed. Manaus: UEA Edições/ BK Editora, 2009. 119p .
-
RIVERA, J. A. ; HORTA, R. L. B. ; SILVA, C. Z. S. B. E. ; Fachín-Terán, A. . Manual de Práticas do Laboratório de Matemática. 1. ed. Manaus: UEA Edições/ BK editora, 2009. 59p .
-
KALHIL, J. B. ; NICOT, Y. E. ; URQUIZA, W. F. ; FERREIRA, L. C. ; Fachín-Terán, A. . Orientações para o Trabalho no Laboratório Alternativo de Física. 1. ed. Manaus: UEA Edições/ BK editora, 2009. 59p .
-
LIRA, A.D.O. ; LIRA, V.D.O. ; MACEDO, A. S. ; Fachín-Terán, A. . Manual de Práticas de Ensino de Ciências. Manaus: UEA edições/ BK editora, 2009. 78p .
-
MACEDO, A. S. ; TUFI, E.K.P. ; LIRA, A.D.O. ; LIRA, V.D.O. ; Fachín-Terán, A. . Guia Prático de Ciências Naturais. Manaus: UEA edições/Bk editora, 2009. v. 1. 57p .
-
Fachín-Terán, A. . Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior-PROFIC 2004-2006. 1. ed. Manaus: BK editora, 2007. v. 1. 256p .
-
Fachín-Terán, A. . Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior - PROFIC 2006-2007. 1. ed. Manaus: BK Editora, 2007. v. 1. 270p .
-
AGUIAR, L. A. A. ; Fachín-Terán, A. . Sequência didática no processo de alfabetizar cientificamente crianças do 1o. Ano do ensino fundamental. In: CORTE, V.B.; ARAÚJO, M.P.M.; SANTOS C.R.. (Org.). Sequência didática para o ensino de ciências e biologia. 1ed.Curitiva: CRV, 2020, v. , p. 167-184.
-
SOUZA, S. A. ; MORHY, P. E. D. ; SILVA, F. S. ; Fachín-Terán, A. . DIVERSAS ABORDAGENS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Felipe da Costa Negrão; Priscila Eduarda Dessimoni Morhy. (Org.). Saberes e práticas no ensino de ciências e matemática. 1ed.Campo Grande ? MS: Editora Inovar, 2020, v. 1, p. 34-42.
-
CARVALHO, F. B. ; BELTRAO, G. G. B. ; FEIO, J. S. ; Fachín-Terán, A. . POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA, MANAUS, AM, BRASIL. In: Priscila Eduarda Dessimoni Morhy; Alexandra Nascimento de Andrade. (Org.). Práticas educativas no Bosque da Ciência, Manaus, AM. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 40-54.
-
MULULO, J. C. P. ; Fachín-Terán, A. . INDAGAÇÕES DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS PASSEIO NO BOSQUE DA CIÊNCIA, MANAUS, AM. In: Priscila Eduarda Dessimoni Morhy; Alexandra Nascimento de Andrade. (Org.). Práticas educativas no Bosque da Ciência, Manaus, AM. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 55-67.
-
LOPES, K. D. ; MELO, E. R. ; DUARTE, M. S. ; Fachín-Terán, A. . ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA (INPA). In: Priscila Eduarda Dessimoni Morhy; Alexandra Nascimento de Andrade. (Org.). Práticas educativas no Bosque da Ciência, Manaus, AM. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 34-39.
-
MENEZES, S. B. ; Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. . ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM O TEMA DOS QUELÔNIOS AMAZÔNICOS NO BOSQUE DA CIÊNCIA. In: Priscila Eduarda Dessimoni Morhy; Alexandra Nascimento de Andrade. (Org.). Práticas educativas no Bosque da Ciência, Manaus, AM. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 8-33.
-
ANDRADE, A. N. ; MORHY, P. E. D. ; ALMEIDA, E. T. G. ; SOUZA, S. A. ; GONZAGA, A. T. ; AGUIAR, L. A. A. ; CUNHA, R. G. ; Fachín-Terán, A. . CONHECIMENTO PRÉVIO DAS CRIANÇAS SOBRE O RECURSO ÁGUA. Paneiro do conhecimento com/para os curumins e cunhantãs. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 54-63.
-
AGUIAR, L. A. A. ; ALENCA, R. N. B. ; Fachín-Terán, A. . ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Alexandra Nascimento de Andrade. (Org.). Paneiro do conhecimento com/para os curumins e cunhantãs. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 86-96.
-
NEGRAO, F. C. ; MORHY, P. E. D. ; AMORIM NETO, A. C. ; Fachín-Terán, A. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA (INPA). Práticas Pedagogicas: Ciências em Espaços Educativos Não Formais. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 22-33.
-
ANDRADE, A. N. ; MORHY, P. E. D. ; ALMEIDA, E. T. G. ; GONZAGA, A. T. ; SOUZA, S. A. ; Fachín-Terán, A. . MUSEU AMAZÔNICO: UM ESPAÇO EDUCATIVO PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM CRIANÇAS. In: Alexandra Nascimento de Andrade; Priscila Eduarda Dessimoni Morhy. (Org.). Práticas Pedagogicas: Ciências em Espaços Educativos Não Formais. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 54-63.
-
ALENCA, R. N. B. ; Fachín-Terán, A. ; COSTA, Luciene Souza da . A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA COM CRIANÇAS DA PRÉ- ESCOLA. In: Alexandra Nascimento de Andrade. (Org.). Paneiro do conhecimento com/para os curumins e cunhantãs. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 7-22.
-
ANDRADE, A. N. ; Fachín-Terán, A. ; ALMEIDA, E. T. G. ; OLIVEIRA, G. P. ; BATISTA, E. C. ; SANTIAGO JUNIOR, C. O. . PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS URBANAS NO CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO IGARAPÉ DO MINDÚ, MANAUS, AM. In: Alexandra Nascimento de Andrade; Priscila Eduarda Dessimoni Morhy. (Org.). Práticas Pedagogicas: Ciências em Espaços Educativos Não Formais. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 34-43.
-
Aguiar, Patrícia Lisboa de ; Mululo, Jorgete Comel Palmieri ; Pedroso, Lindinalva de Sousa ; Guimarães, Kamila Queiróz ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN . A HORTA ESCOLAR COMO RECURSO PROMOTOR PARA APROXIMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O MEIO AMBIENTE. In: Karine Dalazoana. (Org.). Processos e Metodologias no Ensino de Ciências. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019, v. , p. 1-8.
-
NOBRE, GELCIMARA DE LIMA ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN . A METAMORFOSE DA BORBOLETA: NOCÕES DO CONCEITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Karine Dalazoana. (Org.). Processos e Metodologias no Ensino de Ciências. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019, v. , p. 9-16.
-
OLIVEIRA, LINDALVA SÂMELA JACAÚNA DE ; FONSECA, ANA PAULA MELO ; TERÁN, AUGUSTO FACHÍN . ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE COMUNIDADE RIBEIRINHA, PARINTINS-AM. In: Karine Dalazoana. (Org.). Processos e Metodologias no Ensino de Ciências. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019, v. , p. 17-25.
-
MORHY, P. E. D. ; Fachín-Terán, A. ; FONSECA, A. P. M. . O TEMA ÁGUA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS. In: Natália Lampert Batista; Tascieli Feltrin; Maurício Rizzatti.. (Org.). Formação, prática e pesquisa em educação 2. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019, v. 2, p. 191-199.
-
AGUIAR, P. L. ; MULULO, J. C. P. ; PEDROSO, L. S. ; GUIMARAES, K. Q. ; Fachín-Terán, A. . HORTA ESCOLAR: UM EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE. In: Editora Poisson Belo Horizonte - MG. (Org.). Educação no Século XXI - Volume 38. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 38, p. 46-52.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas.. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2016, v. 1, p. 13-42.
-
MARTINS, P. C. S. ; Silva, Glauciane Sousa da ; Shimada, M.S. ; Fachín-Terán, A. ; BARBOSA, I. S. . ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO LAR: uma experiência significativa no quintal.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas.. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2016, v. 1, p. 43-72.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO BAIXO AMAZONAS: experiências de agentes ambientais voluntários do programa de manejo comunitário de quelônios pé-de-pincha, Parintins- AM. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas.. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2016, v. 1, p. 73-95.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO ESTUDO DO ENSINO DE ZOOLOGIA COM DOCENTES ESCOLARES E UNIVERSITÁRIOS EM MANAUS-AM. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas.. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2016, v. 1, p. 97-127.
-
PIZA, A. A. P. ; Fachín-Terán, A. . ENSINANDO SOBRE A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas.. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2016, v. 1, p. 129-150.
-
PEIXOTO, M. A. N. ; Fachín-Terán, A. ; BARBOSA, I. S. . APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: didática, aprendizagem e epistemologia.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas.. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2016, v. 1, p. 151-163.
-
MULULO, J. C. P. ; Fachín-Terán, A. . INDAGAÇÕES DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS PASSEIO NO BOSQUE DA CIÊNCIA, MANAUS, AM.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas.. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2016, v. 1, p. 165-179.
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; Fachín-Terán, A. ; BARBOSA, I. S. . O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DA PRÉ- ESCOLA USANDO O ?PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA? (trichechus inunguis).. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas.. 1ed.Manaus: UEA Ediçoes, 2016, v. 1, p. 181-193.
-
GHEDIN, L. M. ; GHEDIN, I. M. ; Fachín-Terán, A. . ANÁLISE DAS PLACAS INFORMATIVAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DA CIDADE DE MANAUS, AMAZONAS, BRASIL.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2016, v. 1, p. 195-209.
-
Fachín-Terán, A. . Capitulo 23: Estudando os mosquitos.. In: Guilherme Malafaia. (Org.). Querido Cientista. 1ed.Brasília: Gráfica e Editora Movimento, 2016, v. , p. 54-55.
-
SANTOS, R. A. ; Fachín-Terán, A. ; NICOT, Y. E. . O paradigma da matemática critica e a ecopedagogia: convergências e implicações no ensino de ciências e matemática. In: Terezinha Valim Oliver GONÇALVES; Francisco Cristiano da Silva MACÊDO, Fábio Lustosa SOUZA. (Org.). Educação em Ciências e Matemática: Debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. 1ed.Porto Alegre: Penso, 2015, v. 1, p. 36-44.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . O uso da expressão Espaços Não Formais no Ensino de Ciências. In: Augusto Fachín Terán.; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 17-31.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Sequências didáticas nas aulas de ciências do ensino fundamental. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 33-41.
-
TEXEIRA, Hebert Balieiro ; Fachín-Terán, A. ; Almeida, Danielle Portela de ; GHEDIN ; Queiroz, Ricardo Moreira de . A inteligência naturalistica e a Educação em Espaços Não Formais. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 43-54.
-
GHEDIN, L. M. ; GHEDIN, I. M. ; Fachín-Terán, A. . Análise diagnóstica dos tipos de placas e seu uso na educação científica em espaços não formais da cidade de Manaus, AM.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 55-58.
-
QUEIROZ, Andrea Garcia de ; Fachín-Terán, A. ; Queiroz, Ricardo Moreira de . Alfabetização Ecológica e sua relevância na Amazônia. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 63-73.
-
QUEIROZ, Andrea Garcia de ; Fachín-Terán, A. ; Queiroz, Ricardo Moreira de . Alfabetização ecológica utilizando a espécie invasora. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 75-84.
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; SANTOS, Silvia Lima dos ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização Ecológica: um novo olhar no contexto Amazôico. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 85-92.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Aulas de ciências naturais em espaços educativos não formais. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 99-112.
-
Rocha Sônia Claúdia Barroso da ; Fachín-Terán, A. . Ensino de ciências num espaço não formal amazônico. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 113-127.
-
RAMOS, C. E. O. ; SILVA, E. F. G. ; Fachín-Terán, A. . O tema da biodiversidade e a educação em ciências. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 127-139.
-
RENDEIRO, M. F. B. ; SANTOS JUNIOR, M. A. ; Fachín-Terán, A. . O uso de trilhas para o ensino de ciências. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 141-152.
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; Fachín-Terán, A. . Educação não formal. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 153-157.
-
GONZAGA, Leila Teixeira ; Rocha Sônia Claúdia Barroso da ; Fachín-Terán, A. . Espaços educativos não formais como interface entre educação científica e letramento linguístico na educação infantil. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 159-171.
-
MOTA, D. M. ; JESUS, R. L. ; Fachín-Terán, A. . Possibilidades de ensino de matemática e química no espaço não formal: bosque da ciência. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 173-186.
-
BRANCO, A. K. A. C. ; SOUZA, D. ; Fachín-Terán, A. . O bosque da ciência: ambiente de aprendizagem para o ensino de ciências. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 187-195.
-
Rocha Sônia Claúdia Barroso da ; Fachín-Terán, A. . Guia de visitas a espaços não formais: estratégia para o ensino de ciências na amazônia. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 197-203.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Visita ao jardim botânico de Manaus Adolpho Ducke: uma experiência extraclasse com alunos do 7 ano do ensino fundamental. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 205-219.
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Ponte sobre o rio negro: um novo espaço educativo não formal em Manaus, AM, Brasil. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 221-228.
-
GALVÃO Maria do Livramento ; AIKAWA, M.S. ; Fachín-Terán, A. . Relatos sobre as práticas pedagógicas de ensino das ciências com crianças da educação infantil. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 229-238.
-
TEXEIRA, Hebert Balieiro ; Fachín-Terán, A. ; Queiroz, Ricardo Moreira de ; QUEIROZ, Andrea Garcia de ; Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; ARAUJO, C. P. ; MACIEL, Hiléia Monteiro ; MULULO, J. C. P. . Relato de experiência com estudantes de educação infantil na semana do meio ambiente. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 239-251.
-
SILVA, David Xavier da ; ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . Educação e Alfabetização Científica em Comunidades Amazônicas. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 253-260.
-
SILVA, David Xavier da ; Fachín-Terán, A. ; ROCHA, João Marinho da . Educação científica em projeto de conservação de quelônios na Amazônia. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 261-268.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. ; SILVA, David Xavier da . Alfabetização científica nas séries iniciais em comunidades do baixo amazonas, a partir da utilização de espaços não formais amazônicos. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 269-276.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. ; SILVA, David Xavier da ; JACAUNA, C. L. F. S. . Alfabetização científica em comunidades amazônicas: diálogos que educam na amazônia. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 277-288.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . Diálogo de saberes em espaços não formais: experiências de alfabetização cientifica em comunidades rurais do baixo amazonas, Brasil. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 289-298.
-
SILVA, David Xavier da ; Fachín-Terán, A. ; ROCHA, João Marinho da ; JACAUNA, C. L. F. S. . Representações simbólicas ambientais de atividades de conservação de quelônios por estudantes de escola ribeirinhas no baixo amazonas. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. , p. 299-310.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; GHEDIN ; Fachín-Terán, A. . O significado da questão do conhecimento para a alfabetização científica.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 30-40.
-
Fachín-Terán, A. . FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 13-29.
-
GONZAGA, Leila Teixeira ; Fachín-Terán, A. . Espaços não formais: contribuições para educação cientifica em educação infantil.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 41-52.
-
SILVA, Cirlande Cabral da ; Fachín-Terán, A. . A utilização dos espaços não formais como contribuição para a educação científica: uma prática pedagógica (que se faz) necessária.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 53-63.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . O projeto manejo de quelônios amazônicos ?pé-de-pincha? e sua contribuição na Educação Científica em duas comunidades ribeirinhas do assentamento agrícola ?Vila Amazônia?, Parintins-AM.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 64-78.
-
Almeida, Danielle Portela de ; Fachín-Terán, A. . Aprendizagem significativa e seu uso em espaços não formais.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 79-84.
-
GOMES, Eunice Carvalho ; GONZAGA, Leila Teixeira ; SOUZA, Ellis Regina Vasconcelos de ; Fachín-Terán, A. . Espaços não formais contribuições para aprendizagem significativa: uma articulação necessária ao processo de ensino-aprendizagem.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 85-91.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . A construção do perfil pedagógico como instrumento para orientação pedagógica no ensino de ciências.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 92-107.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO E METODOLOGIA PARA O USO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 108-129.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Educação formal, informal e não formal em ciências: contribuições dos diversos espaços educativos.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 130-138.
-
SANTOS, Silvia Lima dos ; Fachín-Terán, A. . Caráter educativo em espaços não formais.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 139-144.
-
Queiroz, Ricardo Moreira de ; TEXEIRA, Hebert Balieiro ; VELOSO, Ataiany dos Santos ; Fachín-Terán, A. ; QUEIROZ, Andrea Garcia de . A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 145-155.
-
Rocha Sônia Claúdia Barroso da ; Fachín-Terán, A. . Contribuições dos espaços não formais para o ensino de ciências.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 156-168.
-
ARAÚJO ; SILVA, Cirlande Cabral da ; Fachín-Terán, A. . A Floresta Amazônica: Um Espaço Não Formal em Potencial para o Ensino de Ciências.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 169-179.
-
Fachín-Terán, A. ; PIZA, A. A. P. . Kit mergulhe mais fundo: uma metodologia para o ensino-aprendizagem sobre os recursos hídricos em espaços não formais.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 180-186.
-
ARAÚJO ; SILVA, Cirlande Cabral da ; DIAS, O. R. ; Fachín-Terán, A. ; Gil, Antonio Xavier . Jardim Botânico de Manaus: uma possibilidade para a educação cientifica na Amazônia.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 187-198.
-
ARAÚJO ; SILVA, Cirlande Cabral da ; DIAS, O. R. ; Fachín-Terán, A. ; Gil, Antonio Xavier . Zoológico do CIGS: Um espaço não formal para a promoção do ensino de Zoologia no contexto da Amazônia.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 198-210.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Parque Municipal do Mindu: espaço de lazer, cultura e educação ambiental.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 211-219.
-
OLIVEIRA, L.H.S. ; OLIVEIRA, R.E.S. ; Fachín-Terán, A. . O Bosque da Ciência mediando o diálogo na prática educativa ambiental.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 220-224.
-
PIZA, A. A. P. ; Fachín-Terán, A. . O homem amazônico e sua percepção sobre conservação dos recursos naturais.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 225-238.
-
SANTOS, Silvia Lima dos ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização ecológica: o tema destruição da biodiversidade no livro didático de 6 ano do ensino fundamental.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 239-245.
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; Fachín-Terán, A. . Possibilidades de alfabetização ecológica usando o tema cadeia alimentar no 6° ano do ensino fundamental.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 246-250.
-
CARVALHO, Luis Alberto Mendes de ; CARVALHO, Mary Tânia dos Santos ; Fachín-Terán, A. . Ecologia e vida sustentável na concepção de membros do GRENV/PIN ? AM e crise de percepção em Capra: caminhos para a alfabetização ecológica.. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar Seiffert Santos. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 1, p. 251-262.
-
ALVES, Karla dos Santos Guterres ; Fachín-Terán, A. ; FORSBERG, M.C.S. . A transposição didática e a formação inicial de professores para o ensino de biologia. In: Ierecê Barbosa; Augusto Fachín Terán; Amarildo Menezes Gonzaga; Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org.). Educação em Ciências na Amazônia: múltiplos olhares. Manaus: UEA, Edições, 2011, v. , p. 11-24.
-
GALVÃO Maria do Livramento ; LIZARDI Patrícia ; Fachín-Terán, A. . Os processos cognitivos da criança, a formação de conceitos e ensino de ciências. In: Ierecê Barbosa; Augusto Fachín Terán; Amarildo Menezes Gonzaga; Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org.). Educação em Ciências na Amazônia: múltiplos olhares. Manaus: UEA Edições, 2011, v. , p. 139-150.
-
SOUZA, Ellis Regina Vasconcelos de ; Fachín-Terán, A. . Leitura e escrita: uma proposta metodológica para o processo de aprendizagem dos conceitos científicos. In: Ierecê Barbosa; Augusto Fachín Terán; Amarildo Menezes Gonzaga; Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org.). Educação em Ciências na Amazônia: múltiplos olhares. Manaus: UEA Edições, 2011, v. , p. 189-202.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . Aprendizagem significativa, modelos mentais e analogias no contexto construtivista: uma aproximação possível para o ensino de ciências. In: Ierecê Barbosa; Augusto Fachín Terán; Amarildo Menezes Gonzaga; Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org.). Educação em Ciências na Amazônia: múltiplos olhares. Manaus: UEA Edições, 2011, v. , p. 203-221.
-
GONZAGA, Leila Teixeira ; Fachín-Terán, A. . Espaços não formais: contribuições para educação cientifica em educação infantil. In: Ierecê Barbosa; Augusto Fachín Terán; Amarildo Menezes Gonzaga; Maria Rosemi A. de Nascimento; Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org.). Avanços e desafios em processos de educação em ciências na Amazônia. Manaus: UEA Edições, 2011, v. , p. 30-46.
-
PIZA, A. A. P. ; Fachín-Terán, A. . O uso de um espaço não formal para o ensino de ciências: proposta metodológica para a conservação dos recursos hídricos. In: Ierecê Barbosa; Augusto Fachín Terán; Amarildo Menezes Gonzaga; Maria Rosemi A. de Nascimento; Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org.). Avanços e desafios em processos de educação em ciências na Amazônia. Manaus: UEA Edições, 2011, v. , p. 183-199.
-
PIZA, A. A. P. ; Fachín-Terán, A. . O tema água nos livros didáticos de ciências e geografia do 6. Ano do ensino fundamental. In: Ierecê Barbosa; Augusto Fachín Terán; Amarildo Menezes Gonzaga; Maria Rosemi A. de Nascimento; Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org.). Avanços e desafios em processos de educação em ciências na Amazônia. Manaus: UEA Edições, 2011, v. , p. 200-212.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . Motivadores de educação em ciência: um olhar para Amazônia. In: Ierecê Barbosa; Augusto Fachín Terán; Amarildo Menezes Gonzaga; Maria Rosemi A. de Nascimento; Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org.). Avanços e desafios em processos de educação em ciências na Amazônia. Manaus: UEA Edições, 2011, v. , p. 213-224.
-
GOMES, Eunice Carvalho ; Fachín-Terán, A. . A pedagogia de projetos na prática do professor de ciências: realidade e perspectivas. In: Ierecê Barbosa; Augusto Fachín Terán; Amarildo Menezes Gonzaga; Maria Rosemi A. de Nascimento; Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org.). Avanços e desafios em processos de educação em ciências na Amazônia. Manaus: UEA Edições, 2011, v. , p. 359-376.
-
FIGUEROA, I. C. ; DUQUE, S. ; Fachín-Terán, A. . Saber local, uso y manejo de las tortugas charapa (Podocnemis expansa) y taricaya (P.unifilis), en el resguardo Curare-Borikada (La Pedrera, Amazonas, Colombia).. In: Ángel Moreno Fuentes; Ramón Mariaca Méndez; Raúl Valadez Azúa; Ma. Teresa Pulido Silva; Paulina Mejía Correa. (Org.). SISTEMAS BIOCOGNITIVOS TRADICONALES: Paradigmas en la Conservación Biológica y el Fortalecimiento Cultural. Mexico: , 2010, v. , p. 425-434.
-
Fachín-Terán, A. . Alimentação de cinco espécies de quelônios no rio Guaporé, Rondônia. In: Cintra, Renato. (Org.). História Natural, Ecologia e Conservação de algumas espécies de Plantas e Animais da Amazônia. Manaus: EDUA, 2004, v. , p. 225-228.
-
Fachín-Terán, A. . Uso dos quelônios na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil. In: Cintra, Renato. (Org.). História Natural, Ecologia e Conservação de algumas espécies de Plantas e Animais da Amazônia. Manaus: EDUA, 2004, v. , p. 301-306.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. ; THORBJARNARSON, J. B. . Patterns of Use and Hunting of Turtles in the Mamirauá Sustainable Development Reserve Amazonas, Brazil. In: Kirsten M Silvius; Richard E. Bodmer; Jose M.V. Fragoso. (Org.). People in Nature: Wildlife Conservation in South and Central America. Columbia: Columbia University Press, 2004, v. , p. 362-377.
-
Fachín-Terán, A. . Preservação de quelônios aquáticos com participação comunitária na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil. In: Claudia Campos-Rozo; Astrid Ulloa. (Org.). Fauna Socializada: tendencias en el manejo participativo de la fauna en América Latina. Bogota: Fundación Natura, 2003, v. , p. 145-176.
-
OLIVEIRA, ERCILENE DO NASCIMENTO SILVA DE ; SILVA, FABRÍCIA SOUZA DA ; MACHADO, AILTON CAVALCANTE ; Fachín-Terán, A. . APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA. In: IX SECAM, 2019, MANAUS. Anais do IX Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. MANAUS: UEA Edições, 2019. p. 389-393.
-
OLIVEIRA, ERCILENE DO NASCIMENTO SILVA DE ; Fachín-Terán, A. . ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: O TEMA DA EXPLORAÇÃO DA SERINGA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. In: IX Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2019, MANAUS. Anais do IX Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. MANAUS: UEA Edições, 2019. p. 404-405.
-
PEREIRA, A. M. P. ; OLIVEIRA, E. N. S. ; COSTA, E. V. C. ; SANTOS, S. D. F. ; Fachín-Terán, A. . REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CORREDOR ECOLÓGICO DO MINDU. In: IX Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2019, MANAUS. Anais do IX Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. MANAUS: UEA Edições, 2019. p. 394-397.
-
MACHADO, A. C. ; Fachín-Terán, A. . SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA POLUIÇÃO HIDRÍCA. In: IX Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2019, MANAUS. Anais do IX Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. MANAUS: UEA Edições, 2019. p. 399-400.
-
GONZAGA, A. T. ; SOUZA, A. C. L. ; BRITO, R. G. ; Fachín-Terán, A. . CORREDOR ECOLÓGICO DO MINDU COMO ESPAÇO PARA SE DESENVOLVER TENDÊNCIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2018, Manaus. ANAIS VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA edições, 2018. p. 273-283.
-
SILVA, F. S. ; OLIVEIRA, L. S. J. ; Fachín-Terán, A. ; MACHADO, A. C. . CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO MINDU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2018, Manaus. ANAIS VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2018. p. 581-592.
-
RIVERA, R. C. S. ; BOTELHO, S. O. ; MEDEIROS, T. M. C. ; Fachín-Terán, A. . EXPÊRIENCIA PRÁTICA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO MINDU. In: VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2018, Manaus. ANAIS VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2018. p. 766-774.
-
OLIVEIRA, L. S. J. ; SILVA, F. S. ; Fachín-Terán, A. . O CENTRO DE ESTUDOS DOS QUELÔNIOS DA AMAZÔNIA COMO AMBIENTE FACILITADOR PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS. In: VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2018, Manaus. ANAIS VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2018. p. 554-563.
-
MACHADO, A. C. ; VALE, D. R. S. ; VALE, J. S. ; Fachín-Terán, A. . ALUNO SURDO! O QUE FAZER? O DESAFIO DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. In: VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2018, Manaus. ANAIS VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2018. p. 150-160.
-
MORHY, P. E. D. ; OLIVEIRA, L. S. J. ; FONSECA, A. P. M. ; Fachín-Terán, A. . O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS: NOVOS CAMINHOS DE SENSIBILIZAÇÃO A PARTIR DO TEMA ÁGUA. In: VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2018, Manaus. ANAIS VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2018. p. 593-600.
-
AZEVEDO, R. S. ; BARNABE, M. C. B. ; COSTA, N. C. ; Fachín-Terán, A. . OS IMPACTOS DAS PRÁTICAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. In: VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2018, Manaus. ANAIS VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2018. p. 818-828.
-
FEIO, J. S. ; CARVALHO, F. B. ; BELTRAO, G. G. B. ; Fachín-Terán, A. . RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO MINDU, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL. In: VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2018, Manaus. ANAIS VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2018. p. 499-506.
-
REIS, A. R. H. ; Fachín-Terán, A. ; FONSECA, A. P. M. ; SOUZA, S. A. . A HISTÓRIA DE EXPLORAÇÃO DA ?SERINGA? (HEVEA BRASILIENSIS) E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO MUSEU DO SERINGAL VILA PARAÍSO. In: xvi SEINPE, 2017, Manaus. Anais XVI SEINPE, 2017. p. 0-0.
-
NOBRE, G. L. ; Fachín-Terán, A. . A PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MANAUS, AMAZONAS. In: XVI SEINPE, 2017, Manaus. ANAIS XVI SEINPE. p. 0-0.
-
MORHY, P. E. D. ; Fachín-Terán, A. ; FONSECA, A. P. M. . O TEMA ÁGUA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS. In: XVI SEINPE, 2017, Manaus. Anais XVI SEINPE, 2017. p. 0-0.
-
FONSECA, A. P. M. ; REIS, A. R. H. ; Fachín-Terán, A. . A INFRAESTRUTURA DO BOSQUE DA CIÊNCIA: possibilidades para o ensino de ciências. In: 14 ENNOEPe, 2017, Manaus. Anais 14 ENNOEPe, 2017. p. 0-0.
-
FONSECA, A. P. M. ; Fachín-Terán, A. ; SILVA, David X. ; MORHY, P. E. D. . Representações simbólicas nas aulas de ciências naturais em uma escola ribeirinha no município de Parintins-AM. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC, 2017. v. 1. p. 1-9.
-
AGUIAR, P. L. ; MULULO, J. C. P. ; PEDROSO, L. S. ; GUIMARAES, K. Q. ; Fachín-Terán, A. . A HORTA ESCOLAR COMO RECURSO PROMOTOR PARA APROXIMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O MEIO AMBIENTE. In: VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2017, Manaus. ANAIS VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2017. p. 220-228.
-
FONSECA, A. P. M. ; OLIVEIRA, L. S. J. ; NOBRE, G. L. ; Fachín-Terán, A. . A LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO O TEMA DOS QUELÔNIOS AMAZÔNICOS EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA, PARINTINS-AM. In: VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2017, Manaus. ANAIS VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA edições, 2017. p. 845-852.
-
NOBRE, G. L. ; Fachín-Terán, A. . A METAMORFOSE DA BORBOLETA: AS PRIMEIRAS NOÇÕES DE CONCEITOS CIENTÍFICOS ATRAVÉS DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2017, Manaus. ANAIS VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA edições, 2017. p. 581-587.
-
OLIVEIRA, L. S. J. ; FONSECA, A. P. M. ; Fachín-Terán, A. . ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE COMUNIDADE RIBEIRINHA, PARINTINS-AM. In: VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2017, Manaus. ANAIS VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA edições, 2017. p. 621-628.
-
LOPES, K. D. ; MELO, E. R. ; DUARTE, M. S. ; Fachín-Terán, A. . BOSQUE DA CIÊNCIA: AMBIENTE PROPÍCIO PARA ENSINAR CIÊNCIAS. In: VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2017, Manaus. ANAIS VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA edições, 2017. p. 944-949.
-
VICENTE, Q. F. ; OLIVEIRA, D. R. S. ; Fachín-Terán, A. ; COSTA, L.G ; KALHIL, J. B. . O BOSQUE DA CIÊNCIA MEDIANDO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2017, Manaus. ANAIS VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA edições, 2017. p. 893-905.
-
SOUZA, A. M. ; SANTOS, E. C. A. ; RAMOS, E. S. ; Fachín-Terán, A. ; COSTA, L.G ; COSTA, M. G. . ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A AMAZÔNIA. In: 6 SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2016, MANAUS. Livro de Resumos do 6 Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. MANAUS: UEA Edições, 2016. p. 00-00.
-
MORHY, P. E. D. ; Fachín-Terán, A. ; SOUZA, S. A. ; NEGRAO, F. C. . USOS DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA PARA FINS EDUCATIVOS. In: 6 SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2016, MANAUS. Livro de Resumos do 6 Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. MANAUS: UEA Edições, 2016. p. 00-00.
-
AGUIAR, L. A. A. ; Fachín-Terán, A. ; Alencar, Raimundo Nonato Brilhante . AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO BLOCO PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I.. In: 6 SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2016, MANAUS. Livro de Resumos do 6 Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. MANAUS: UEA Edições, 2016. p. 00-00.
-
NEGRAO, F. C. ; MORHY, P. E. D. ; AMORIM NETO, A. C. ; Fachín-Terán, A. . POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA (INPA).. In: 6 SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2016, MANAUS. Livro de Resumos do 6 Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. MANAUS: UEA Edições, 2016. p. 00-00.
-
ANDRADE, A. N. ; ALMEIDA, E. T. G. ; GONZAGA, A. T. ; SOUZA, S. A. ; MORHY, P. E. D. ; Fachín-Terán, A. . MUSEU AMAZÔNICO: UM ESPAÇO EDUCATIVO PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM CRIANÇAS.. In: 6 SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2016, MANAUS. Livro de Resumos do 6 Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. MANAUS: UEA Edições, 2016. p. 00-00.
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; Fachín-Terán, A. . ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA COM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA. In: IV Séminario Internacional de Ciencias do Ambiente e Sustentabilidade na Amazonia, 2016, MANAUS. Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia. Manaus: UFAM/ANPPAS, 2016. p. 00-00.
-
NEGRAO, F. C. ; MORHY, P. E. D. ; AMORIM NETO, A. C. ; Fachín-Terán, A. . ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA VISÃO DO ESTADO DA ARTE. In: 1 Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática, 2016, Belém do Pará. Anais do 1 Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática. Belém do Pará: GELIM-UFPA, 2016. p. 24-36.
-
AGUIAR, P. L. ; MULULO, J. C. P. ; PEDROSO, L. S. ; GUIMARAES, K. Q. ; Fachín-Terán, A. . Horta escolar: um educar para a sustentabilidade. In: Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal. Anais III CONEDU. Natal: III Congresso Nacional de Educação, 2016. p. 1-12.
-
AGUIAR, L. A. A. ; Fachín-Terán, A. ; CUNHA, R. G. . A promoção da alfabetização cientifica para crianças da educação infantil em espaços educativos.. In: V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2015, MANAUS. ANAIS DO V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. MANAUS: UEA Edições, 2015. p. 00-0.
-
Silva, Glauciane Sousa da ; MARTINS, P. C. S. ; Fachín-Terán, A. ; BARBOSA, I. S. ; SOUZA, J. C. R. . A utilização do espaço não formal de educação ?lagoa azul? como instrumento de alfabetização ecológica nas séries iniciais do ensino fundamental.. In: V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2015, MANAUS. ANAIS DO V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2015. p. 00-00.
-
SILVA, J. T. ; MARTINS, P. C. S. ; Silva, Glauciane Sousa da ; BARBOSA, I. S. ; Fachín-Terán, A. . As curiosidades dos estudantes no circuito da ciência: indícios de aprendizagem por descoberta.. In: V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2015, MANAUS. ANAIS DO V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. MANAUS: UEA Edições, 2015. p. 0-00.
-
SANTIAGO JUNIOR, C. O. ; SOUZA, A. C. S. ; MULULO, J. C. P. ; DANTAS, J. ; BARBOSA, I. S. ; Fachín-Terán, A. . As paródias como ferramenta de sensibilização do tema água na educação ambiental.. In: V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2015, MANAUS. ANAIS DO V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. MANAUS: UEA Edições, 2015. p. 00-00.
-
Shimada, M.S. ; MORHY, P. E. D. ; GONZAGA, A. T. ; LIMA, M. F. B. ; Fachín-Terán, A. . Conhecimentos sobre a dengue em estudantes do Instituo Benjamin Constant, CETAM. In: V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2015, MANAUS. ANAIS DO V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. MANAUS: UEA Edições, 2015. p. 00-00.
-
MELO, H. L. S. ; AMOEDO, F. K. F. ; MODA, S. C. ; SOUZA, J. C. R. ; Fachín-Terán, A. . Educação cientifica: o desafio de ensinar cientificamente no contexto educacional infantil.. In: V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2015, MANAUS. ANAIS DO V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. MANAUS: UEA Edições, 2015. p. 00-00.
-
ARAUJO, C. P. ; GOMES, Ruth Cristina Soares ; Fachín-Terán, A. . Espaços escolares e não escolares no processo ensino e aprendizagem utilizando a fauna amazônica. In: V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2015, MANAUS. ANAIS DO V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. MANAUS: UEA Edições, 2015. p. 00-00.
-
LEAO, N. M. M. ; CARMO, W. S. P. ; Fachín-Terán, A. ; KALHIL, J. B. . Estimulando o conhecimento em espaços educativos. In: V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2015, MANAUS. ANAIS DO V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. MANAUS: UEA Edições, 2015. p. 00-00.
-
MULULO, J. C. P. ; Fachín-Terán, A. . Indagações dos estudantes durante as aulas passeio no bosque da ciência, Manaus, AM.. In: V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2015, MANAUS. ANAIS DO V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. MANAUS: UEA Edições, 2015. p. 00-00.
-
COSTA, L. M. ; CUNHA, R. G. ; SOUZA, S. A. ; REIS, A. S. ; Fachín-Terán, A. . Indicadores de alfabetização ecológica na formação do sujeito ecológico.. In: V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2015, MANAUS. ANAIS DO V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. MANAUS: UEA Edições, 2015. p. 00-00.
-
CUNHA, R. G. ; Fachín-Terán, A. ; AGUIAR, L. A. A. . Interlocuções entre a alfabetização ecológica e a educação infantil.. In: V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2015, MANAUS. ANAIS DO V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. MANAUS: UEA Edições, 2015. p. 00-00.
-
MARTINS, P. C. S. ; GOMES, S. R. ; Silva, Glauciane Sousa da ; Fachín-Terán, A. ; BARBOSA, I. S. . O circuito da ciência: uma estratégia desafiadora para o ensino de ciências na região amazônica.. In: V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2015, MANAUS. ANAIS DO V SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. MANAUS: UEA Edições, 2015. p. 00-00.
-
Queiroz, Ricardo Moreira de ; Fachín-Terán, A. ; QUEIROZ, Andrea Garcia de . O CARAMUJO AFRICANO (ACHATINA FULICA), PERIGOS PARA A SAÚDE E O MEDIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014, Niterói/RJ. Anais IV ENECiências ? 2014, 2014. p. 00.
-
Fachín-Terán, A. ; Almeida, Danielle Portela de . Os espaços educativos de ensino na promoção da aprendizagem significativa utilizando o tema dos quelônios amazônicos. In: II Simpósio Latino-americano em Educação em Ciências ? LASERA, 2014, Manaus. Anais do II Simpósio Latino-americano em Educação em Ciências ? LASERA, 2014. p. 00-00.
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; Fachín-Terán, A. . O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos. In: II Simpósio Latino-americano em Educação em Ciências ? LASERA, 2014, Manaus. Anais do II Simpósio Latino-americano em Educação em Ciências ? LASERA, 2014. p. 00-00.
-
AIKAWA, M.S. ; Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; Fachín-Terán, A. . Educação em ciências na educação infantil em espaços não formais por meio da aprendizagem significativa. In: II Simpósio Latino-americano em Educação em Ciências ? LASERA., 2014, Manaus. Anais do II Simpósio Latino-americano em Educação em Ciências ? LASERA, 2014. p. 00-00.
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; Fachín-Terán, A. . Sensibilizando estudantes de educação infantil em espaços educativos usando o mamífero 'ariranha' (Pteronura brasiliensis). In: I Workshop Ocas do Conhecimento Ambiental: Socializando Saberes na Construção de Espaços Ambientais Sustentáveis., 2014, Manaus. Caderno Eletrônico de Anais I Workshop Ocas do Conhecimento Ambiental: Socializando Saberes na Construção de Espaços Ambientais Sustentáveis., 2014. p. 00-00.
-
SOUZA, D. ; Nogueira, F. M ; Fachín-Terán, A. . DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E COMUNICAÇÃO MEDIALÓGICA NO ZOOLÓGICO DO CIGS MANAUS, AM, BRASIL. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
AIKAWA, M.S. ; Fachín-Terán, A. ; COSTA, L.G . A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, MANAUS, BRASIL. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
BATISTA, D. L. S. ; VASCONCELLOS, R. L. S. ; Fachín-Terán, A. . A PRESENÇA DO LÚDICO NO EVENTO CIRCUITO DA CIÊNCIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
Silva, Glauciane Sousa da ; Shimada, M.S. ; Fachín-Terán, A. . PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CIRCUITO DA CIÊNCIA E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
MOTA, E. R. ; Fachín-Terán, A. ; GONZAGA . O PROJETO CIRCUITO DA CIÊNCIA: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À QUESTÃO AMBIENTAL. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
LEAL, G. K. S. ; SOUZA, E. S. ; Fachín-Terán, A. . BOSQUE DA CIÊNCIA: ESPAÇO NÃO FORMAL INSTITUCIONALIZADO COMO ELEMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM CIENTÍFICA ATRAVÉS DO LÚDICO. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
ARAUJO, C. P. ; GOMES, Ruth Cristina Soares ; Fachín-Terán, A. . O ENSINO DE CIÊNCIAS EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA CONSERVAÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
GOMES, O. C. ; MARTINS, P. C. S. ; SILVA, J. T. ; GOMES, S. R. ; Fachín-Terán, A. . POSSIBILIDADES DE ENSINAR CIENCIAS NO CORREDOR ECOLÓGICO DO MINDÚ, MANAUS - AM. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
GOMES, O. C. ; GOMES, S. R. ; Fachín-Terán, A. . A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM QUESTÃO: DIÁLOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE MANAUS/AM. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; AIKAWA, M.S. ; Fachín-Terán, A. . CIÊNCIAS FORA DA SALA DE REFERÊNCIA NA PRÉ-ESCOLA: USO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
CASTRO, V. L. ; Fachín-Terán, A. ; COSTA, L.G . ENSINO POR PESQUISA: APLICAÇÃO NA SALA DE AULA. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
Ferreira, M.K.S ; Fachín-Terán, A. . Publico escolar que visita os espaços não formais de Manaus durante a semana do meio ambiente. In: III Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2014, Belém do Pará. Anais do III Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Desenvolvimento de aulas de ciências naturais em espaços educativos não formais. In: Congresso de Educação da SEMED, 2014, Manaus. Anais do Congresso de Educação da SEMED, 2014. p. 00-00.
-
GHEDIN, L. M. ; GHEDIN, I. M. ; Fachín-Terán, A. . Análise das placas informativas em espaços não formais da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.. In: 4 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, 2014, Tabatinga. Anais do 4 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
Shimada, M.S. ; Fachín-Terán, A. . A relevância dos espaços não formais para o ensino de ciências. In: 4 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, 2014, Tabatinga. Anais do 4 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; TEXEIRA, Hebert Balieiro ; Fachín-Terán, A. . As inteligências naturalista e musical nas práticas pedagógicas na educação infantil. In: 4 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, 2014, Tabatinga. Anais do 4 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
TEXEIRA, Hebert Balieiro ; Almeida, Danielle Portela de ; Fachín-Terán, A. . Aprendizagem significativa em espaços educativos de ensino utilizando o tema dos quelônios amazônicos. In: 4 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, 2014, Tabatinga. Anais do 4 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
ROCHA, J. M. ; CARVALHO, Mary Tânia dos Santos ; Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos ; Fachín-Terán, A. . Patrimônio cultural e memória em estudo do meio: possibilidades para a promoção da cultura científica no baixo amazonas, Brasil.. In: 4 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, 2014, Tabatinga. Anais do 4 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
COSTA, L. M. ; Almeida, S.O. ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização científica e educação infantil nos espaços educativos: as percepções dos educadores. In: 4 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, 2014, Tabatinga. Anais do 4 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
Ferreira, M.K.S ; Fachín-Terán, A. . Espaços não formais de Manaus e a semana do meio ambiente.. In: VIII Fórum de Educação Ambiental, 2014, Belém do Pará. Anais do VIII Fórum de Educação Ambiental, 2014. p. 00-00.
-
MARTINS, P. C. S. ; Fachín-Terán, A. ; BARBOSA, I. S. . Vivencias Pedagógicas sobre o uso de organizadores prévios para a apredizagem significativa no ensino de ciencias no contexto amazonico. In: 5 encontro nacional de aprendizagem significativa, 2014, Belem. Anais do 5 encontro nacional de aprendizagem significativa. Belem, 2014. p. 1153-1162.
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; AIKAWA, M.S. ; Fachín-Terán, A. . O desenvolvimento da linguagem na pré-escola através do resgate das brincadeiras e contos populares. In: 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013, Tabatinga. Anais do 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013. p. 00-00.
-
QUEIROZ, Andrea Garcia de ; Queiroz, Ricardo Moreira de ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização ecológica e sua relevância na Amazônia. In: 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013, Tabatinga. Anais do 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013. p. 00-00.
-
ROCHA, J. M. ; Fachín-Terán, A. . Diálogo de saberes em espaços não formais: experiências de alfabetização cientifica em comunidades rurais do baixo amazonas, Brasil. In: 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013, Tabatinga. Anais do 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013. p. 00-00.
-
ARAUJO, C. P. ; RENDEIRO, M. F. B. ; Fachín-Terán, A. . Concepções de alunos de uma turma de mestrado sobre transposição didática. In: 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013, Tabatinga. Anais do 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013. p. 00-00.
-
ALMEIDA, E. R. S. ; Fachín-Terán, A. . A Alfabetização Científica na Educação Infantil: Possibilidades de Integração. In: Conferencia da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013, Manaus. Anais da Conferencia da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013. p. 00-00.
-
MOTA, D. M. ; JESUS, R. L. ; Fachín-Terán, A. . Possibilidades de ensino de Matemática e Química no Espaço Não Formal Bosque da Ciência. In: Conferencia da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013, Manaus. Anais da Conferencia da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013. p. 00-00.
-
BRANCO, A. K. A. C. ; SOUZA, D. ; Fachín-Terán, A. . O Bosque da Ciência: Ambiente de aprendizagem Para o Ensino de Ciências. In: Conferencia da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013, Manaus. Anais da Conferencia da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013. p. 00-00.
-
TEXEIRA, Hebert Balieiro ; Fachín-Terán, A. ; Queiroz, Ricardo Moreira de ; QUEIROZ, Andrea Garcia de ; Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; ARAUJO, C. P. ; MACIEL, Hiléia Monteiro ; MULULO, J. C. P. . Relato de experiência com estudantes de Educação Infantil na Semana do Meio Ambiente. In: Conferencia da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013, Manaus. Anais da Conferencia da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013. p. 00-00.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. ; NAGEM, R. L. . Analogias e metáforas por professores de ciências de escolas municipais de Manaus-AM, Brasil. In: 3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2013, Manaus. Anais do 3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2013. p. 00-00.
-
BEZERRA, A. S. ; LACERDA JUNIOR, J. C. ; Fachín-Terán, A. . A praça como espaço não formal para a alfabetização ecológica. In: 3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2013, Manaus. Anais do 3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2013. p. 00-00.
-
TEXEIRA, Hebert Balieiro ; Almeida, Danielle Portela de ; SILVA, T. G. ; Fachín-Terán, A. . A educação científica e os processos cognitivos: reflexões sobre sua evolução até nossos dias. In: 3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2013, Manaus. Anais do 3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2013. p. 00-00.
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; MARICAUA, J. S. ; Almeida, Danielle Portela de ; Fachín-Terán, A. . A utilização do PESC para a promoção de aprendizagem significativa em espaços educativos. In: 3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2013, Manaus. Anais do 3 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2013. p. 00-00.
-
QUEIROZ, Andrea Garcia de ; Queiroz, Ricardo Moreira de ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização ecológica utilizando a espécie invasora 'caramujo africano' (Achatina fulica) em Manaus, Amazonas, Brasil. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. p. 00-00.
-
ROCHA, J. M. ; Fachín-Terán, A. ; SILVA, David X. . Alfabetização científica nas séries iniciais em comunidades do baixo amazonas, a partir da utilização de espaços não formais amazônicos. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. p. 00-00.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Sequências didáticas nas aulas de ciências do ensino fundamental: possibilidade para a alfabetização científica. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. p. 00-00.
-
MACHADO, A. C. ; Fachín-Terán, A. . O trabalho pedagógico nos espaços não formais. In: 1 Simpósio PROIND Educação e Diversidades Amazônicas, 2013, Manaus. Anais do 1 Simpósio PROIND Educação e Diversidades Amazônicas, 2013. p. 00-00.
-
ARAUJO, C. P. ; QUEIROZ, Andrea Garcia de ; BRANCO, A. K. A. C. ; BEZERRA, A. S. ; SOUZA, D. ; Fachín-Terán, A. . A importância dos espaços não formais no processo de ensino-aprendizagem em ciências naturais. In: 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013, Tabatinga. Anais do 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013. p. 00-00.
-
QUEIROZ, Andrea Garcia de ; BRANCO, A. K. A. C. ; BEZERRA, A. S. ; ARAUJO, C. P. ; SOUZA, D. ; Fachín-Terán, A. . Aprender a fazer: práticas no corredor ecológico do Mindú. In: 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013, Tabatinga. Anais do 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013. p. 00-00.
-
SANTOS, R. A. ; Fachín-Terán, A. . O paradigma da matemática crítica e a eco-pedagogia: convergências e implicações no ensino de ciências e matemática.. In: II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2012, Manaus. Anais do II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. Manaus: UEA Ediçoes, 2012. p. 00-00.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . A concepção e construção de analogias e metáforas por profissionais da educação básica municipal de Manaus-AM, Brasil.. In: II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2012, Manaus. Anais do II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. Manaus: UEA Ediçoes, 2012. p. 00-00.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . Competências e habilidades profissionais para a docência no ensino de zoologia em licenciaturas de ciências em Manaus/AM. In: II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2012, Manaus. Anais do II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. Manaus: UEA Ediçoes, 2012. p. 00-00.
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; SANTOS, Silvia Lima dos ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização ecológica: um novo olhar no contexto amazônico. In: II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2012, Manaus. Anais do II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. Manaus: UEA Ediçoes, 2012. p. 00-00.
-
RENDEIRO, M. F. B. ; SANTOS JUNIOR, M. A. ; Fachín-Terán, A. . O uso de trilhas para o ensino de ciências. In: II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2012, Manaus. Anais do II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. Manaus: UEA Ediçoes, 2012. p. 00-00.
-
GONZAGA, Leila Teixeira ; Rocha Sônia Claúdia Barroso da ; Fachín-Terán, A. . Espaços educativos não formais como interface entre educação científica e letramento linguístico na educação infantil. In: II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2012, Manaus. Anais do II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. Manaus: UEA Ediçoes, 2012. p. 00-00.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . PARQUE MUNICIPAL DO MINDÚ: ESPAÇO DE LAZER, CULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: XII Reunião Bienal da Rede POP., 2011, Campinas, Sao Paulo. ANAIS XII Reunião Bienal da Rede POP.. Campinas: Rede POP, 2011. p. 00-00.
-
SILVA, Cirlande Cabral da ; Fachín-Terán, A. . A utilização dos espaços não formais como contribuição para a educação científica: uma prática pedagógica (que se faz) necessária. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus, AM: Universidade Federal do Amazonas, 2011. v. 00. p. 00-00.
-
SANTOS, Silvia Lima dos ; Fachín-Terán, A. . Caráter educativo em ambientes não-formais. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus: Universidade Federal do Amazonas -UFAM, 2011. v. 00. p. 00-00.
-
CARVALHO, Luis Alberto Mendes de ; CARVALHO, Mary Tânia dos Santos ; Fachín-Terán, A. . Ecologia e vida sustentável na concepção de membros do GRENV/PIN ? AM e crise de percepção em Capra: caminhos para a alfabetização ecológica. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus: Universidade Federal do Amazonas -UFAM, 2011. v. 00. p. 00-00.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Educação formal, informal e não formal em ciências: contribuições dos diversos espaços educativos. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus: Universidade Federal do Amazonas -UFAM, 2011. v. 00. p. 00-00.
-
Fachín-Terán, A. ; FONSECA, Maildson Araujo ; SILVA, Paulo Sérgio Ribeiro da . Escola e vida ? rotas que se cruzam. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus, AM: Universidade Federal do Amazonas -UFAM, 2011. v. 00. p. 00-00.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . Conhecimentos teóricos para a docência no ensino de zoologia em licenciaturas de ciências em Manaus/AM. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus, AM: Universidade Federal do Amazonas -UFAM, 2011. v. 00. p. 00-00.
-
MIGLIO, Marnice Araújo ; Fachín-Terán, A. . Concepções de professores sobre transposição didática em escolas da rede pública de ensino da cidade de Manaus. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus, AM: Universidade Federal do Amazonas -UFAM, 2011. v. 00. p. 00-00.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . Perfis e concepções relacionadas à disciplina de ciências naturais sobre o ensino de zoologia dos profissionais. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus, AM: Universidade Federal do Amazonas -UFAM, 2011. v. 00. p. 00-00.
-
FILHO, Agdo Régis Batista ; GOMES, Edilson Barroso ; Fachín-Terán, A. . Transposição didática no ensino de ciências na escola do campo. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus, AM: Universidade Federal do Amazonas -UFAM, 2011. v. 00. p. 00-00.
-
SILVA, Simone Souza ; Fachín-Terán, A. ; GONZAGA . A interface currículo-educação em ciências a partir de narrativas de professores em formação continuada na Amazônia. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus, AM: Universidade Federal do Amazonas -UFAM, 2011. v. 00. p. 00-00.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . A construção do perfil pedagógico como instrumento para orientação pedagógica. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
SANTOS, Silvia Lima dos ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização ecológica: o tema destruição da biodiversidade no livro didático de 6 ano do ensino fundamental. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
ARAÚJO ; SILVA, Cirlande Cabral da ; Fachín-Terán, A. ; Gil, Antonio Xavier . Jardim Botânico Adolfo Ducke: uma possibilidade para a educação cientifica na Amazônia. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
Almeida, Danielle Portela de ; Fachín-Terán, A. . Aprendizagem significativa e seu uso em espaços não formais. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
ARAÚJO ; SILVA, Cirlande Cabral da ; Fachín-Terán, A. ; Gil, Antonio Xavier . Zoológico do CIGS: Um espaço não-formal para a promoção do ensino de Zoologia no contexto da Amazônia. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
SILVA, David Xavier da ; Fachín-Terán, A. . Processos de educação científica a partir de atividades de conservação de quelônios amazônico em comunidades ribeirinhas do baixo amazonas. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; Fachín-Terán, A. . Possibilidades de alfabetização ecológica usando o tema cadeia alimentar no 6° ano do ensino fundamental.. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . Diagnóstico do ensino de Zoologia a partir da análise do complexo escola licenciatura em escolas municipais de Manaus, Amazonas. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
SILVA, Cirlande Cabral da ; Fachín-Terán, A. . A aprendizagem significativa como fundamento epistemológico para o ensino de ciências em espaços não formais na Amazônia. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
Gil, Antonio Xavier ; Fachín-Terán, A. ; ARAÚJO ; SILVA, Cirlande Cabral da . Proposta para formação de conceitos de física em espaço não formal do museu do índio de Manaus. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
Rocha Sônia Claúdia Barroso da ; Fachín-Terán, A. . Contribuições dos espaços não-formais para o ensino de ciências. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . Programa de manejo de quelônios amazônicos ?pé-de-pincha?: articulando a educação científica em comunidades rurais do Baixo Amazonas. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
Rocha Sônia Claúdia Barroso da ; Fachín-Terán, A. . Contribuiçoes dos espaços nao formais para o ensino de ciencias. In: I SECAM, 2011, Manaus. Revista do IEEE América Latina. Manaus: UEA editora, 2011. p. 00-00.
-
ARAÚJO ; SILVA, Cirlande Cabral da ; Fachín-Terán, A. . A FLORESTA AMAZÔNICA: UM ESPAÇO NÃO FORMAL EM POTENCIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. In: VIII ENPEC, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas: ASOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011. p. 00-00.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; GHEDIN ; Fachín-Terán, A. . O SIGNIFICADO DA QUESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. In: VIII ENPEC, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas: Asociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. p. 00-00.
-
Queiroz, Ricardo Moreira de ; TEXEIRA, Hebert Balieiro ; VELOSO, Ataiany dos Santos ; Fachín-Terán, A. ; QUEIROZ, Andrea Garcia de . A CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. In: VIII ENPEC, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas: Asociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. p. 00-00.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . O PROJETO MANEJO DE QUELÔNIOS AMAZÔNICOS ?PÉ-DE-PINCHA? E SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM DUAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO ASSENTAMENTO AGRÍCOLA ?VILA AMAZÔNIA?, PARINTINS-AM. In: VIII ENPEC, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas: Asociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. p. 00-00.
-
SILVA, Cirlande Cabral da ; Fachín-Terán, A. . O método na construção de uma trajetória investigativa na educação em ciências. In: VIII ENPEC, 2011, Campinas. Revista do IEEE América Latina, 2011. p. 00-00.
-
OLIVEIRA, L.H.S. ; OLIVEIRA, R.E.S. ; Fachín-Terán, A. . O BOSQUE DA CIÊNCIA MEDIANDO O DIÁLOGO NA PRÁTICA EDUCATIVA AMBIENTAL. In: I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2010, Fortaleza ? Ceará. Anais do I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2010. p. 417-423.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MODELOS MENTAIS E ANALOGIAS NO CONTEXTO CONSTRUTIVISTA: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: VI EIAS / 3 ENAS, 2010, Sao Paulo. Anais do VI EIAS / 3 ENAS. Sao Paulo: sn, 2010. p. 00-00.
-
MELO, Tatyanna de Melo ; GOMES, Eunice Carvalho ; Fachín-Terán, A. . As implicações da prática pedagógica na avaliação da aprendizagem: uma abordagem no ensino de Ciências. In: VIII CNNECIM, 2009, Boa Vista. ANAIS VIII CNNECIM - 2009. Boa Vista, 2009. p. 345-358.
-
AGUINAGA ; Fachín-Terán, A. . Oficinas Pedagógicas: uma abordagem para trabalhar resiliência com adolescentes grávidas no interior do Amazonas.. In: V Seminário Ibérico/I IberoAmericano CTS no Ensino das Ciências, 2008, Aveiro. Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências ? Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2008. p. 441-443.
-
MOURAO, A. D. ; Fachín-Terán, A. . Conteúdos e Metodologias usadas no Ensino de Ciências no 2 ciclo do Ensino Fundamental numa Escola Municipal da Zona Leste da cidade Manaus, Amazonas.. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 21-26.
-
CUMARU ; Fachín-Terán, A. . Projeto de aprendizagem: uma estratégia de construção coletiva aplicada no Ensino de Ciências. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 59-63.
-
ABENSUR ; Fachín-Terán, A. . Transposição Didática: Artigos Científicos Sobre Quelônios Amazônicos e seu uso em Conteúdos Didáticos para o Ensino de Ciências. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 64-68.
-
GUSMÃO ; Fachín-Terán, A. . A Promoção de Saúde Através de um Trabalho Interdisciplinar no Ensino de Ciências a distância do Colégio Militar de Manaus: Um Enfoque Amazônico. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 86-91.
-
Rocha Sônia Claúdia Barroso da ; Fachín-Terán, A. . Os espaços não-formais de Manaus e o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 92-98.
-
Alcântara Maria Inez Pereira de ; Fachín-Terán, A. . Elementos da floresta e o Ensino de Ciências na Amazônia. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 114-118.
-
AGUINAGA ; Fachín-Terán, A. . O tema transversal educação sexual em biologia desde a perspectiva CTS. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 201-205.
-
MENEZES, Ana Paula de Sá ; Fachín-Terán, A. . A Educação a Distância e o Ensino de Ciências no Contexto da Amazônia. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 227-239.
-
MAIA ; Fachín-Terán, A. . Terminologias e Conceitos no Ensino de Ciências. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 330-337.
-
GUSMÃO ; Fachín-Terán, A. . Epistemologia do Ensino de Saúde em Ciências e da Promoção de Atitudes Saudáveis Através da Educação. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 589-598.
-
AGUINAGA ; Fachín-Terán, A. . O Livro Didático em Biologia desde a Perspectiva CTS. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 611-620.
-
TAVARES ; CASTAO, O. V. ; Fachín-Terán, A. . Recursos Didáticos: Uma Articulação Planejada no Ensino de Ciências. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 621-633.
-
MONTEIRO ; Fachín-Terán, A. . Saúde e educação: um estudo do nível de informação sobre as DSTs e HIV dos professores em formação para atuar no campo. In: III SECAM, 2008, Manaus. III SECAM ? Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2008. p. 680-692.
-
Fachín-Terán, A. . Situação da tartaruga-da-amazônia Podocnemis expansa na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. In: Reunião Especial da SBPC, 7, 2001, Manaus. Reunião Especial da SBPC, 7, 2001.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. ; THORBJARNARSON, J. B. . Plano de manejo de quelônios com participação comunitária na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil. In: IV Congreso Internaciona sobre Manejo de Fauna Silvestre en Amazonía y Latinoamerica, 2000, Asunción. Manejo de Fauna Silvestre en Amazonia y Latinoamerica, 1999. p. 89-100.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. ; THORBJARNARSON, J. B. . Padrões de caça e uso de quelônios na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil. In: IV Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en Amazonia y Lationoamerica, 2000, Asunción. Manejo de Fauna Silvestre en Amazonía y Latinoamerica, 1999. p. 323-337.
-
SALAS, A. W. ; Fachín-Terán, A. . Perspectivas y consideraciones para el desarrollo de nuevos modelos de manejo de herpetofauna en la Amazonia Peruana. In: II Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonia, 1997, Iquitos. Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonia, 1995. p. 191-197.
-
Fachín-Terán, A. ; ACOSTA, A. ; VILCHEZ, I. ; TALEIXO, G. . Reproducción de la taricaya Podocnemis unifilis (Reptilia:Testudinidae), en cautiverio, Iquitos, Perú.. In: II Congreso sobre Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonía, 1997, Iquitos. Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonía, 1995. p. 207-209.
-
ACOSTA, A. ; Fachín-Terán, A. ; VILCHEZ, I. ; TALEIXO, G. . Alimentación de crias de taricaya Podocnemis unifilis (Reptilia:Testudinidae), en cautiverio, Iquitos, Perú.. In: II Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonía, 1997, Iquitos. Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonía, 1995. p. 211-214.
-
FONSECA, A. P. M. ; MACHADO, A. C. ; Fachín-Terán, A. ; FONSECA, MARLECE MELO ; MORHY, P. E. D. . O USO DE CARTILHAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO O TEMA DA VÁRZEA E TERRA FIRME EM ESCOLA RURAL AMAZÔNICA. In: 16°Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, 2019, Tefe. Anais do 16°Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. Tefe - Amazonas: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM., 2019. p. 25-26.
-
SOUZA, S. A. ; Fachín-Terán, A. . INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL USANDO O TEMA TROCA DE NUTRIENTES REALIZADA PELAS FORMIGAS CORTADORAS. In: 6 SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2016, MANAUS. Livro de Resumos do 6 Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. MANAUS: UEA Edições. p. 00-00.
-
MORHY, P. E. D. ; Fachín-Terán, A. . O SENTIMENTO DE PERTENÇA NAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RELAÇÃO À ÁGUA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS.. In: 6 SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2016, MANAUS. Livro de Resumos do 6 Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. MANAUS: UEA Edições, 2016. p. 00-00.
-
AGUIAR, L. A. A. ; CUNHA, R. G. ; AGUIAR, P. L. ; Fachín-Terán, A. . Relato de Experiência em educação ambiental a partir de uma prática no Corredor Ecológico do Mindú. In: 2ª Mostra e Intercâmbio de Experiências em Educação Ambiental na Amazônia, 2015, MANAUS. Anais da 2ª Mostra e Intercâmbio de Experiências em Educação Ambiental na Amazônia. MANAUS: Manaus: EDUA, 2015. p. 42-43.
-
MULULO, J. C. P. ; OLIVEIRA, G.N. ; AZEVEDO, A. L. ; Fachín-Terán, A. . Relato de Experiência em Educação Ambiental em Espaços Não Formais. In: 2ª Mostra e Intercâmbio de Experiências em Educação Ambiental na Amazônia, 2015, MANAUS. Anais da 2ª Mostra e Intercâmbio de Experiências em Educação Ambiental na Amazônia. MANAUS: Manaus: EDUA, 2015. p. 31-32.
-
COSTA, L. M. ; Fachín-Terán, A. . O PEIXE-BOI DA AMAZÔNIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
Silva, Glauciane Sousa da ; Fachín-Terán, A. . A 'LAGOA AZUL' COMO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: EDUCAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA DOS ESTUDANTES DAS SÉRIES INICIAIS NO MUNICÍPIO DE PARINTINS. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
Shimada, M.S. ; Fachín-Terán, A. . O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA DENGUE. In: 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 4 Simpósio em educação em ciências na Amazônia, 2014. p. 00-00.
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; SILVA, Cirlande Cabral da ; PASSOS, E. F. ; SANTOS, Silvia Lima dos ; Fachín-Terán, A. . Circuito da ciência: um espaço de divulgação e cultura científica. In: Conferencia da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013, Manaus. Anais da Conferencia da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013. p. 00-00.
-
Almeida, Danielle Portela de ; Fachín-Terán, A. . Aprendizagem significativa em espaços educativos utilizando o tema dos quelônios amazônicos. In: 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013, Tabatinga. Anais do 3° Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em ciências na Amazônia, 2013. p. 00-00.
-
GHEDIN, L. M. ; GHEDIN, I. M. ; Fachín-Terán, A. . Análise diagnóstica dos tipos de placas e seu uso na educação científica em espaços não formais da cidade de Manaus, AM. In: Encontro Internacional de Educação não formal e formação de professores, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Internacional de Educação não formal e formação de professores, 2012. p. 00-00.
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; Almeida, Danielle Portela de ; Fachín-Terán, A. . Caracterização de cinco espaços não formais para a educação em ciências, Manaus, AM, Brasil. In: Encontro Internacional de Educação não formal e formação de professores, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Internacional de Educação não formal e formação de professores, 2012. p. 00-00.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . Programa manejo de quelônios, comunidades locais e escolas: diálogos que auxiliam processos de educação científica em comunidades rurais do baixo amazonas. In: Reunião Anual da SBPC, 2012, Sao Luis do Maranhao. Anais da 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012. p. 00-00.
-
Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos ; Fachín-Terán, A. . Ações educativas para uma alfabetização ecológica usando o tema água em alunos do ensino fundamental. In: Reunião Regional SBPC. Educação e Ciência na Amazônia-2ª ed., 2012, Oriximina - Pará. Anais do Reunião Regional SBPC. Educação e Ciência na Amazônia-2ª ed., 2012. p. 00-00.
-
Almeida, Danielle Portela de ; Fachín-Terán, A. . Aprendizagem significativa em espaços educativos: o uso dos quelônios como instrumento facilitador. In: II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2012, Manaus. Anais do II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. Manaus: UEA Ediçoes, 2012. p. 00-00.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; MACIEL, Hiléia Monteiro ; Fachín-Terán, A. . Ponte sobre o rio negro: um novo espaço educativo não formal para o ensino de ciências na cidade de Manaus, AM.. In: II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2012, Manaus. Anais do II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. Manaus: UEA Ediçoes, 2012. p. 00-00.
-
OLIVEIRA, S. M. ; VOGT, R. C. ; Fachín-Terán, A. . O ENSINO CIENTÍFICO DA DIVERSIDADE DE ESPÉCIE DOS QUELÔNIOS DA AMAZÔNIA. In: VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2018, Manaus. ANAIS VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2018. p. 856-856.
-
FONSECA, I. M. ; AMOEDO, F. K. F. ; FONSECA, A. P. M. ; Fachín-Terán, A. . O ENSINO DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES CEGOS EM UMA ESCOLA PUBLICA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS - AM. In: VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2018, Manaus. ANAIS VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2018. p. 845-845.
-
BELTRAO, N. P. ; NASCIMENTO, A. J. ; SIQUEIRA, T. C. ; FONSECA, A. P. M. ; Fachín-Terán, A. . PROJETO CINEMINHA NA ESCOLA COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2018, Manaus. ANAIS VIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM. Manaus: UEA Edições, 2018. p. 865-865.
-
MORHY, P. E. D. ; OLIVEIRA, L. S. J. ; FONSECA, A. P. M. ; Fachín-Terán, A. . AULA DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ESPAÇO NÃO FORMAL UTILIZANDO O TEMA DOS VEGETAIS, EM UMA ESCOLA DO CAMPO, PARINTINS-AM. In: Encontro de Ensino de Ciências por Investigação ? EnECI 2017, 2017, São Paulo. Anais do Encontro de Ensino de Ciências por Investigação ? EnECI 2017, 2017. p. 0-0.
-
MORHY, P. E. D. ; FONSECA, A. P. M. ; OLIVEIRA, L. S. J. ; Fachín-Terán, A. . ÁGUA UM DIÁLOGO POSSÍVEL: UM ESTUDO COM CRIANÇAS RIBEIRINHAS NA COMUNIDADE DO PARANANEMA, PARINTINS-AMAZONAS. In: Encontro de Ensino de Ciências por Investigação ? EnECI 2017, 2017, São Paulo. Anais do Encontro de Ensino de Ciências por Investigação ? EnECI 2017, 2017. p. 0-0.
-
MENEZES, S. B. ; Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. . REEDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: MUDANDO COMPORTAMENTOS EM RELAÇÃO AO USO INDEVIDO DOS QUELÔNIOS AMAZÔNICOS. In: 14 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, 2017, Tefé-AM. Livro de resumos - 14 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. Tefé-AM: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM., 2017. p. 145-146.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . PROCESSOS DE ALFABETIZAÇAO CIENTÍFICA EM COMUNIDADES QUE PARTICIPAM NO MANEJO PARTICIPATIVO DE QUELÔNIOS, ASSENTAMENTO VILA AMAZÔNIA, PARINTINS, AM. In: 12 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, 2015, TEFÉ- AM. Livro de Resumos 12 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. TEFÉ, AM: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM, 2015. p. 43-43.
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; Fachín-Terán, A. ; COSTA, Luciene Souza da . O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL USANDO OS QUELÔNIOS DA AMAZÔNIA. In: 12 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, 2015, TEFÉ, AM. Livro de Resumos 12 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. TEFÉ, AM: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM., 2015. p. 123-123.
-
LENZ, A. J. ; BERNHARD, R. ; CAMILLO, C. S. ; ARAUJO, C. G. ; ARIAS, R. B. ; Fachín-Terán, A. ; OLIVEIRA, P. H. G. ; VOGT, R. C. . PADRÕES DE CRESCIMENTO E MOVIMENTAÇÃO DE Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae) NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ. In: 12 Simpósio sobre Conservaçao e Manejo Participativo na Amazonia, 2015, Tefé. Livro de Resumos 12 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. Tefé: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM., 2015. v. 1. p. 22-22.
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; Fachín-Terán, A. ; COSTA, Luciene Souza da . O processo de aprendizagem na Educaçao Infantil usando os quelonios da Amazonia. In: 12 Simpósio sobre Conservaçao e Manejo Participativo na Amazonia, 2015, Tefé. Livro de Resumos 12 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. Tefé: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM., 2015. v. 1. p. 43-43.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . Processos de Alfabetizaçao Científica em comunidades que participam no manejo participativo de quelonios, assentamento Vila Amazonica, Parintins, AM. In: 12 Simpósio sobre Conservaçao e Manejo Participativo na Amazonia, 2015, Tefé. Livro de Resumos 12 Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. Tefé: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM., 2015. v. 1. p. 43-43.
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; Fachín-Terán, A. . O bosque da ciência como elemento catalisador para o ensino de ciências. In: 36 Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, 2012, Belém. Anais do 36 Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, 2012. p. 00-00.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . PARQUE MUNICIPAL DO MINDU: ESPAÇO DE LAZER, CULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: XII Reunião Bienal da Rede POP., 2011, Campinas, Sao Paulo. Caderno de Resumos XII Reunião Bienal da Rede POP.. Campinas: XII Reunião Bienal da Rede POP., 2011. p. 128-129.
-
FIGUEIREDO, Ângela Maria Rodrigues de ; COSTA, Lucélida de Fátima Maia da ; Fachín-Terán, A. . Ensino de matemática: os elementos da floresta como possibilidade de aprendizagem significativa. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus, AM: Valer, 2011. v. 3. p. 158-158.
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . O projeto manejo de quelônios amazônicos ?pé-de-pincha? e sua contribuição na educação científica em duas comunidades ribeirinhas do assentamento agrícola ?Vila Amazônia?, Parintins-AM. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus, AM: Valer, 2011. v. 3. p. 226-226.
-
GOMES, Ruth Cristina Soares ; Fachín-Terán, A. . A relação ensino de ciências e educação em ciência. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus, AM: Valer, 2011. v. 3. p. 93-93.
-
SILVA, David Xavier da ; Fachín-Terán, A. . Processos de educação cientifica a partir de atividades de conservação de quelônios amazônicos em comunidades ribeirinhas do baixo amazonas.. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus, AM: Valer, 2011. v. 3. p. 258-258.
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; Fachín-Terán, A. . Reciclagem de papel: uma atividade para desenvolver o senso critico sobre o médio ambiente na escola. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus, AM. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste: Educação Cultura e Diversidades. Manaus, AM: Valer, 2011. v. 3. p. 269-269.
-
Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização ecológica para o ensino fundamental com o uso do tema Água em espaços não formais. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização científica no ensino fundamental usando o tema da fauna em espaços não formais. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
Queiroz, Ricardo Moreira de ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização ecológica utilizando uma espécie exótica em espaços não formais. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
FONSECA, Maildson Araujo ; Fachín-Terán, A. . Como os recursos de espaços não formais podem ser utilizados para ensinar física em uma escola do campo da Gleba de Vila Amazônia.. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Manaus. Educação cientifica e tecnológica no ensino de ciências na Amazônia, 2011. p. 00-00.
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . Possibilidades do uso de analogias e metáforas no processo de ensino-aprendizagem do ensino de Zoologia no 7 ano do Ensino Fundamental. In: VIII CNNECIM, 2009, Boa Vista. ANAIS VIII CNNECIM - 2009. Boa vista, 2009. p. 133-135.
-
SOUZA, Ellis Regina Vasconcelos de ; MACIEL, Walderleno de Aragão ; Fachín-Terán, A. . Saberes e práticas dos professores para o ensino de Ciências e a conservação dos recursos naturais na Amazônia. In: VIII CNNECIM, 2009, Boa Vista. ANAIS VIII CNNECIM - 2009. Boa Vista, 2009. p. 146-147.
-
MORAES, M. N. ; Fachín-Terán, A. ; SERPA FILHO, A. . PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ATO AMOROSO. In: 5a. Semana de Pesquisa da Escola Normal Superior, 2007, Manaus. Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior ? PROFIC 2006 ? 2007. Manaus: BK Editora, 2007. v. 2. p. 215-215.
-
Fachín-Terán, A. . APOIO À MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA PROJETO ARQUIMEDES - MANAUS. In: 5a. Semana de Pesquisa da Escola Normal Superior, 2007, Manaus. Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior ? PROFIC 2006 ? 2007. Manaus: BK Editora, 2007. v. II. p. 216-217.
-
Rocha Sônia Claúdia Barroso da ; Fachín-Terán, A. . A RELEVÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DA CIDADE DE MANAUS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 5a. Semana de Pesquisa da Escola Normal Superior, 2007, Manaus. Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior ? PROFIC 2006 ? 2007. Manaus: BK Editora, 2007. v. II. p. 219-219.
-
Alcântara Maria Inez Pereira de ; Fachín-Terán, A. . A UTILIZAÇÃO DOS ELEMENTOS DA FLORESTA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL, LOCALIZADAS NA RODOVIA AM-010 E BR-174 NO MUNICIPIO DE MANAUS, AMAZONAS.. In: 5a. Semana de Pesquisa da Escola Normal Superior, 2007, Manaus. Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior ? PROFIC 2006 ? 2007. Manaus: BK Editora, 2007. v. II. p. 218-218.
-
Fachín-Terán, A. ; MORAES, M. N. ; SERPA FILHO, A. . Alfabetização científica: um novo olhar sobre a utilização do ensino de ciências na aquisição da escrita e da leitura. In: Reunião Regional da SBPC/AM, 2005, Manaus. Reunião Regional da SBPC- Meu Ambiente Amazônico: educação para ciência, tecnologia e inovação, 2005. p. 46-46.
-
Fachín-Terán, A. ; SERPA FILHO, A. . Projeto: o ensino das ciências nas escolas públicas de educação básica e do ensino superior no Estado do Amazonas: diagnóstico, conteúdo, metodologias, tecnologias e suas aplicações. In: Reunião Regional da SBPC/AM, 2005, Manaus. Reunião Regionalda SBPC- Meu ambiente amazônico: educação para ciência, tecnologia e inovação, 2005. p. 54-54.
-
Fachín-Terán, A. ; FERNANDES, S. S. S. ; SERPA FILHO, A. ; GUIMARAES, O. . Um esboço sobre o ensino de ciências naturais nas series iniciais nas escolas estaduais de Manaus. In: Reunião Regional da SBPC/AM, 2005, Manaus. Reunião Regional da SBPC-Meu ambiente amazônico: educação para ciências, tecnologia e inovação, 2005. p. 55-55.
-
Fachín-Terán, A. . Preservación de tortugas de agua dulce con participación comunitaria en la Reserva de Desarrollo Sustentable Mamirauá, Amazonas, Brasil. In: VI Congresso Latinoamericano de Herpetología, 2003, Lima. Resúmenes do VI Congresso Latinoamericano de Herpetología, Peru, Lima. Lima: Museo de Historia Natural Javier Prado, 2003.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. ; THORBJARNARSON, J. B. . Alimentação de Podocnemis sextuberculata na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil. In: Primeiro Simpósio da Sociedade Brasileira de Herpetologia, 2001, São Paulo. Resumos do Primeiro Simpósio da Sociedade Brasileira de Herpetologia, 2001. p. 20-20.
-
Fachín-Terán, A. . Preservação de quelônios aquáticos com participação comunitária na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. In: V Congreso Internacional de Fauna Silvestre en la Amazônia y Latinoamerica, 2001, Cartagena de Indias. Libro de Resumenes, V Congreso Internacional de Fauna Silvestre en la Amazônia y Latinoamerica, 2001.
-
Fachín-Terán, A. . La participación de las comunidades en la preservación de los quelonios acuáticos de la Amazonia: el caso de la Reserva de Desarrollo Sustentable Mamirauá, Amazonas, Brasil. In: Conservación de la Biodiversidade en los Andes y la Amazonia - Reuniendo Científicos, ONGs y Comunidades Locales, 2001, Cusco. Resumenes del Congreso Conservación de la Biodiversidade en los Andes y la Amazonia - Reuniendo Científicos, ONGs y Comunidades Locales, 2001.
-
Fachín-Terán, A. . Participação comunitária na preservação de praias para reprodução de quelônios na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil.. In: IV Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en Amazonia y Latinoamerica, 1999, Asunción. Resumenes del IV Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en Amazonía y Latinoamerica, 1999. p. 103-103.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. ; THORBJARNARSON, J. B. . Padrões de caça de quelônios na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil. In: IV Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en Amazonia y Latinoamerica., 1999, Asunción. Resumenes del IV Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en Amazonía y Latinoamerica., 1999. p. 103-104.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. ; THORBJARNARSON, J. . Los quelonios como recurso alimentcio en la Reserva de Desarrollo Sustentable Mamirauá-Brasil.. In: III Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonia., 1997, Santa Curz de la Sierra. Resumenes del III Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonía, 1997. p. 126-126.
-
ACOSTA, A. ; Fachín-Terán, A. ; VILCHEZ, I. ; TALEIXO, G. . Alimentación de crias de taricaya Podocnemis unifilis (Reptilia:Testudinidae), en cautiverio, Iquitos, Perú.. In: II Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre, 1995, Iquitos. Resumenes del II Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonia., 1995. p. 7-7.
-
ACOSTA, A. ; VILCHEZ, I. ; Fachín-Terán, A. ; SOUZA, J. . Monitoreo de aves en caos y cochas de Moena Cao-rio Amazonas, Iquitos, Perú.. In: II Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonia, 1995, Iquitos. Resumenes del II Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonia, 1995. p. 7-7.
-
Fachín-Terán, A. ; ACOSTA, A. ; VILCHEZ, I. ; TALEIXO, G. . Reproducción de la taricaya Podocnemis unifilis (Reptilia:Testudinidae), en cautiverio, Iquitos, Perú. In: II Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonia, 1995, Iquitos. Resumenes del II Congreso Intwernacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonia., 1995. p. 18-18.
-
SALAS, A. ; Fachín-Terán, A. . Perspectivas y consideraciones para el desarrollo de nuevos modelos de manejo de la herpetofauna en la Amazonía Peruana.. In: II Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonia, 1995, Iquitos. Resumenes del II Congreso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonia, 1995. p. 37-37.
-
ACOSTA, A. ; Fachín-Terán, A. . Dietas en base a frutos para crias de Podocnemis unifilis (Reptilia: Testudinidae) en cautiverio, Iquitos-Perú.. In: VI Congreso Nacional de Botánica, 1995, Cusco. Resumenes del VI Congreso Nacional de Botánica, 1995. p. 201-202.
-
ACOSTA, A. ; Fachín-Terán, A. . Frutos usados en la alimentacion de adultos de Podocnemis unifilis (Reptilia:Testudinidae) en cautiverio, Iquitos-Perú.. In: VI Congreso Nacional de Botánica, 1995, Cusco. Resumenes del VI Congreso Nacional de Botánica, 1995. p. 211-212.
-
Fachín-Terán, A. ; CHUMBE, M. A. ; TALEIXO, G. . Consumo de tortugas de la Reserva Nacional Pacaya-Samiria, Loreto-Perú.. In: VII Congreso Iberoamericano de Biodiversidad y Zoologia de Vertebrados, 1994, Piura. Resumenes del VII Congreso Iberoamericano de Biodiversidad y Zoologia de Vertebrados., 1994. p. 124-124.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. ; GOMEZ, F. S. . Food preferences of turtles from a blackwater river community in the river Guapore near Costa Marques, Rondonia, Brasil. In: The 38th Annual Meeting Herpetologist'League and The 33rd Annual Meeting of The Society for the Study of Amphibians and Reptiles, 1990, New Orleans. Abstracts of The 38th Annual Meeting Herpetologis't League and The 33rd Annual Meeting of The Society fos the Study of Amphibians and Reptiles., 1990. p. 59-59.
-
Fachín-Terán, A. ; VOGT, R. C. ; GOMEZ, F. S. . Hábitos alimenticios de tres chelidae de agua dulce en Costa Marques, Rondonia, Brasil.. In: II Congreso Latinoamericano de Herpetologia, 1990, Merida. Resumenes del VII Congreso Iberoamericxano de Biodiversidad y Zoologia de Vertebrados, 1990.
-
PACHECO, V. ; Fachín-Terán, A. ; HERRERA, W. . Contribución al conocimiento de la biologia y reproducción de las tortugas Podocnemis unifilis y Podocnemis expansa (Testudinidae:Pelomedusidae) enla cuenca del rio Samiria.. In: Evaluación de la Investigación de la Fauna Silvestre entre 1979-1981 en la Reserva Nacional Pacaya-Samiria., 1982, Iquitos. Resumenes de los trabajos de evaluación e investigación de la fauna silvestre entre 1979-1981 en la Reserva Nacional Pacaya-Samiria., 1982. p. 6-7.
-
Fachín-Terán, A. ; HERRERA, W. . Evaluación preliminar sobre el moteloGeochelone denticulata (Testudinidae) (Linnaeus 1776) en la cuenca del rio Samiria.. In: Evaluación de la investigación de la fauna silvestre entre 1979-1981 en la Reserva Nacional Pacaya-Samiria., 1982, Iquitos. Resumenes de los trabajos de evaluación e investigación de la fauna silvestre entre 1979-1981 en la Reserva Nacional Pacaya-Samiria., 1982. p. 8-9.
-
PACHECO, V. ; PEZO, R. ; MOYA, L. ; VERDI, L. ; Fachín-Terán, A. ; HERRERA, W. . Evaluación de fauna silvestre en la cuenca del rio Samiria.. In: Evaluación e Investigación de la fauna silvestre entre 1979-1981 en la Reserva Nacional Pacaya-Samiria., 1982, Iquitos. Resumenes de los trabajos de evaluación e investigación de la fauna silvestre entre 1979-1981 en la Reserva Nacional Pacaya-Samiria., 1982. p. 10-12.
-
PEIXOTO, M. A. N. ; Fachín-Terán, A. ; BARBOSA, I. S. . Aprendizagem em espaços não formais: didática, aprendizagem e epistemologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; Fachín-Terán, A. ; BARBOSA, I. S. . O processo de aprendizagem das crianças da Pré-escola usando o 'peixe-boi-da-amazônia' (Trichechus inunguis).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CUNHA, R. G. ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização ecológica na educação infantil usando anfíbios anuros em espaços educativos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AGUIAR, L. A. A. ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização científica no primeiro ano do ensino fundamental usando o tema da cadeia alimentar.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Fachín-Terán, A. ; Almeida, Danielle Portela de . Os espaços educativos de ensino na promoção da aprendizagem significativa utilizando o tema dos quelônios amazônicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; Fachín-Terán, A. . O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AIKAWA, M.S. ; Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; Fachín-Terán, A. . Educação em ciências na educação infantil em espaços não formais por meio da aprendizagem significativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Ferreira, M.K.S ; Fachín-Terán, A. . Publico escolar que visita os espaços não formais de Manaus durante a semana do meio ambiente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CASCAIS Maria das Graças Alves ; Fachín-Terán, A. . Desenvolvimento de aulas de ciências naturais em espaços educativos não formais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Shimada, M.S. ; Fachín-Terán, A. . A relevância dos espaços não formais para o ensino de ciências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; TEXEIRA, Hebert Balieiro ; Fachín-Terán, A. . As inteligências naturalista e musical nas práticas pedagógicas na educação infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, João Marinho da ; CARVALHO, Mary Tânia dos Santos ; Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos ; Fachín-Terán, A. . Patrimônio cultural e memória em estudo do meio: possibilidades para a promoção da cultura científica no baixo amazonas, Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, L. M. ; Almeida, S.O. ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização científica e educação infantil nos espaços educativos: as percepções dos educadores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Ferreira, M.K.S ; Fachín-Terán, A. . Espaços não formais de Manaus e a semana do meio ambiente.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Fachín-Terán, A. . 10 anos dos Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao e Ensino de Ciencias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GHEDIN, L. M. ; GHEDIN, I. M. ; Fachín-Terán, A. . Análise das placas informativas em espaços não formais da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Almeida, Danielle Portela de ; Fachín-Terán, A. . Aprendizagem significativa em espaços educativos utilizando o tema dos quelônios amazônicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, João Marinho da ; Fachín-Terán, A. . Diálogo de saberes em espaços não formais: experiências de alfabetização cientifica em comunidades rurais do baixo amazonas, Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, Andrea Garcia de ; Queiroz, Ricardo Moreira de ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização ecológica e sua relevância na Amazônia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Alencar, Raimundo Nonato Brilhante ; AIKAWA, M.S. ; Fachín-Terán, A. . O desenvolvimento da linguagem na pré-escola através do resgate das brincadeiras e contos populares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Fachín-Terán, A. ; MACIEL, Hiléia Monteiro ; CASCAIS Maria das Graças Alves . Ponte sobre o rio negro: um novo espaço educativo nao formal para o ensino de ciencias na cidade Manaus AM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, L.H.S. ; OLIVEIRA, R.E.S. ; Fachín-Terán, A. . O Bosque da ciencia mediando o dialogo na pratica educativa ambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, Tatyanna de Melo ; GOMES, Eunice Carvalho ; Fachín-Terán, A. . As implicaçoes da prática pedagógica na avaliaçao da aprendizagem: uma abordagem no ensino de ciencias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Saulo Cezar Seiffert ; Fachín-Terán, A. . Diagnostico sobre o ensino de zoologia no contexto do ensino de ciencias naturais no 7 ano: possibilidades do uso de analogias e metaforas no processo de ensino aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOURAO, A. D. ; Fachín-Terán, A. . Hábitos de Higiene numa Escola Estadual de Manaus, Amazonas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Fachín-Terán, A. . A disciplina de Educação Ambiental no PRONERA-Manaus-AM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Fachín-Terán, A. . Apoio à melhoria do Ensino de Ciências e de Matemática-Projeto Arquimedes-Manaus-AM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Fachín-Terán, A. . A disciplina de Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Naturais no PRONERA-Rorainópolis-RR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAÚJO ; GUSMÃO ; Fachín-Terán, A. . JARDIM BOTÂNICO ADOLPHO DUCKE E JARDIM ZOOLÓGICO DO CIGS COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Fachín-Terán, A. . Espaços não-formais como recursopara o Ensino de Ciências. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Fachín-Terán, A. . Conservação dos Recursos Naturais e o Ensino de Ciências. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Fachín-Terán, A. . A DISCIPLINA CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS AMAZÔNICOS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACIEL, Hiléia Monteiro ; Fachín-Terán, A. . O potencial pedagógico dos espaços não formais da cidade de Manaus. Manaus: UEA Ediçoes, 2014 (Resumo de dissertaçao).
-
MORAES, M. N. ; Fachín-Terán, A. ; SERPA FILHO, A. . Alfabetização científica: utilizando o ensino de ciências e suas metodologias como ferramentas para a aquisição da escrita e da leitura nas séries iniciais.. Manaus: BK editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior-PROFIC 2004-2006).
-
MORAES, M. N. ; Freire Maria Eliete Almeida ; SERPA FILHO, A. ; Fachín-Terán, A. . Alfabetização científica: um novo olhar sobre a utilização do ensino de ciências na aquisição da escrita e da leitura.. Manaus: BK editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior-PROFIC 2004-2006).
-
FERNANDES, S. S. S. ; Fachín-Terán, A. ; SERPA FILHO, A. . Amazônia: um laboratório vivo para o ensino de ciências naturais nas séries iniciais do ensino fundamental.. Manaus: BK editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior-PROFIC 2004-2006).
-
Santos, Prisco Junior Souza ; Fachín-Terán, A. ; SERPA FILHO, A. . O ensino de ciências naturais nas primeiras séries do ensino fundamental da rede pública estadual de Manaus: propostas de metodologias e práticas.. Manaus: BK editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior-PROFIC 2004-2006).
-
Menezes Nilce Oliveira de ; Fachín-Terán, A. ; SERPA FILHO, A. . Conteúdos e metodologias usadas no ensino de ciências.. Manaus: BK editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior-PROFIC 2004-2006).
-
Souza,Greiciane dos Santos ; SERPA FILHO, A. ; Fachín-Terán, A. . Conceitos usados no ensino de ciências: modelos e métodos de avaliações. Manaus: BK editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior-PROFIC 2004-2006).
-
FERNANDES, S. S. S. ; Fachín-Terán, A. ; SERPA FILHO, A. . A importância dos métodos e modelos explicativos no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental.. Manaus: BK editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior-PROFIC 2004-2006).
-
Simões, Cintia de Souza ; Fachín-Terán, A. ; SERPA FILHO, A. . A infra-estrutura na escola e procedimentos para a escolha do livro de ciências. Manaus: BK editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior-PROFIC 2004-2006).
-
Menezes Nilce Oliveira de ; Fachín-Terán, A. ; SERPA FILHO, A. . O planejamento do professor para o ensino de ciências em relação à infra-estrutura da escola.. Manaus: BK editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior-PROFIC 2004-2006).
-
Pereira, Elielma Caetano ; Fachín-Terán, A. . Conhecimento e prática de hábitos higiênicos dos professores e estudantes no 1 e 2 ciclos do ensino fundamental. Manaus: BK editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior-PROFIC 2004-2006).
-
Pereira, Elielma Caetano ; Fachín-Terán, A. . As Atividades Lúdicas Como Estratégias Metodológicas no Ensino de Hábitos Higiênicos.. Manaus: BK Editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior ? PROFIC 2006 ? 2007).
-
Pereira, Elielma Caetano ; Fachín-Terán, A. . Os Jogos no Ensino de Hábitos Higiênicos em uma Escola Estadual em Manaus, Amazonas.. Manaus: BK Editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior ? PROFIC 2006 ? 2007).
-
MORAES, M. N. ; Fachín-Terán, A. ; SERPA FILHO, A. . Ensino de ciências voltado para a realidade amazônica ? uma visão do município de Manaus: mitos e realidade. Manaus: BK editora, 2007 (Resultados das Pesquisas de Iniciação Científica da Escola Normal Superior-PROFIC 2004-2006).
Outras produções
GOMES, Eunice Carvalho ; Fachín-Terán, A. . Proposta Metodológica: Ensino de Ciências e Pedagogia de Projetos: Abordagem para prevenção ao uso indevido de drogas. 2011.
PIZA, A. A. P. ; Fachín-Terán, A. . Manual de Utilização do Kit "Mergulhe mais fundo". 2010.
AGUINAGA ; Fachín-Terán, A. . Prevenindo a violência sexual e a Pedofilia na Internet com oficinas Pedagógicas. 2010.
Fachín-Terán, A. . Preservação de quelônios com participação comunitária na Reserva de Desenvolvimento Sustentavél Mamirauá. 2001.
SOINI, P. ; SICCHAR, L. ; GROCIO, G. ; Fachín-Terán, A. ; PEZO, R. ; CHUMBE, M. . Una evaluación de la fauna silvestre y su aprovechamiento de la Reserva Nacional Pacaya-Samiria, Perú.. 1996.
Fachín-Terán, A. ; BARBOSA, I. S. . Neurociencia, Aprendizagem e Estratégias Cognitivas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Fachín-Terán, A. . Grupo defende o uso de espaços não formais no ensino de Ciências. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Fachín-Terán, A. . Augusto Fachín Terán, pesquisador da UEA. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OLIVEIRA, E. N. S. ; Fachín-Terán, A. . BOSQUE DA CIÊNCIA. 2020; Tema: Parques de Manaus. (Site).
OLIVEIRA, E. N. S. ; Fachín-Terán, A. . CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DE MANAUS. 2020; Tema: Parques de Manaus. (Site).
OLIVEIRA, E. N. S. ; Fachín-Terán, A. . JARDIM BOTÂNICO DE MANAUS ADOLPHO DUCKE. 2020; Tema: Parques de Manaus. (Site).
OLIVEIRA, E. N. S. ; Fachín-Terán, A. . MUSEU DO SERINGAL VILA PARAÍSO. 2020; Tema: Parques de Manaus. (Site).
OLIVEIRA, E. N. S. ; Fachín-Terán, A. . PARQUE MUNICIPAL DO MINDU. 2020; Tema: Parques de Manaus. (Site).
OLIVEIRA, E. N. S. ; Fachín-Terán, A. . ZOOLÓGICO DO CIGS. 2020; Tema: Parques de Manaus. (Site).
OLIVEIRA, E. N. S. ; Fachín-Terán, A. . PARQUE ESTADUAL SUMAÚMA. 2020; Tema: Parques de Manaus. (Site).
Fachín-Terán, A. . Os espaços nao formais da cidade de Manaus e o Ensino de Ciencias. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Fachín-Terán, A. . O uso de espaços nao formais para o ensino. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Fachín-Terán, A. . Aprendizagem significativa e seu uso no ensino. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DUARTE, E. L. C. ; Fachín-Terán, A. . Microscopia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Poucket).
NICOT, Y. E. ; Fachín-Terán, A. . O laboratório de física em sala de aula: perspectivas de uma aprendizagem por investigação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Poucket).
HORTA, R. L. B. ; Fachín-Terán, A. . Uso de Softwares para o Ensino de Matemática. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Poucket).
MONTEIRO, A. T. ; Fachín-Terán, A. . Segurança no Laboratório de Ciências: química. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Poucket).
Fachín-Terán, A. ; Calisto Cavalcante ; Maria Corrêa da Silva ; Renato Borges . Metodologia do Trabalho Científico. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apóstila).
Fachín-Terán, A. ; Calisto Cavalcante ; Maria Corrêa da Silva ; Renato Borges . Pesquisa e prática pedagógica I. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apóstila).
Projetos de pesquisa
-
2010 - Atual
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: abordagens científicas, educacionais, comunicacionais e museológicas utilizadas na práxis educativa, Descrição: Este projeto faz parte da linha de pesquisa Educação em Ciências, Divulgação Científica e Espaços não Formais, cuja finalidade incide em explorar alternativas de ensinar e aprender ciências em espaços não formais, para efeito de estímulo do interesse e da motivação de professores e alunos que buscam a formação e a construção da cidadania nas Ciências. O projeto aqui apresentado tem por finalidade analisar as abordagens científicas, educacionais, comunicacionais e museológicas utilizadas na práxis educativa em espaços não formais, tendo a Biodiversidade como tema central, especificamente a da Amazônia. Para tal fim será feito um levantamento bibliográfico e elaborados os fundamentos teóricos da pesquisa. Seguidamente serão contatadas as escolas e os responsáveis pela administração dos espaços não formais com a finalidade socializar o projeto. A elaboração e aplicação dos itinerários metodológicos serão realizadas em base aos objetivos da pesquisa. Através deste projeto espera-se fornecer subsídios imprescindíveis para o desenvolvimento de ações no campo da educação não formal em ciências, contribuindo assim para alfabetização científica dos docentes e estudantes da rede publica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (15) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Augusto Fachín Terán - Coordenador / Adriana Araújo Pompeu Piza - Integrante / Leila Teixeira Gonzaga - Integrante / Eunice Carvalho Gomes - Integrante / Saulo Cezar Seiffert Santos - Integrante / Ellis Regina Vasconcelos de Souza - Integrante / Maria das Graças Alves Cascais - Integrante / João Marinho da Rocha - Integrante / David Xavier da Silva - Integrante / Hiléia Monteiro Maciel - Integrante / Carmen Lourdes Freitas dos Santos Jacaúna - Integrante / Ricardo Moreira de Queiroz - Integrante / Danielle Portela de Almeida - Integrante / Renata Gomes da CUNHA - Integrante / Lívia Amanda Andrade de AGUIAR - Integrante / Priscila Eduarda Dessimoni Morhy - Integrante / Silvia Alves de Souza - Integrante / Raimundo Nonato Brilhante de Alenca - Integrante / Glauciane Souza da Silva - Integrante / ANA PAULA MELO FONSECA - Integrante / GELCIMARA DE LIMA NOBRE - Integrante.
-
2006 - 2010
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO AMAZONAS: Analisando conteúdos e recriando metodologias e praticas para o Ensino de Ciências: Biologia, Descrição: O nosso objeto de pesquisa através deste projeto visa a melhoria do ensino de ciências. Para isto nossa proposta se baseia num trabalho interdisciplinar e nesta perspectiva nossa proposta pretende se somar aos esforços da Secretaria de Ciência e Tecnologias do Estado do Amazonas, que tem entre seus objetivos o desenvolvimento das ciências e sua popularização. Para cumprir este objetivo pretendemos desenvolver pesquisas em educação, a partir de análise, compreensão, proposição de alternativas educacionais criativas e transformadoras, tomando como referência o tratamento dado ao ensino das ciências, suas metodologias e tecnologias de ensino, assim como investigar as experiências significativas vivenciadas pelos atores sociais, em um determinado espaço e tempo educativo, assim como analisar a problemática do processo de ensino-aprendizagem das ciências nas escolas públicas de educação básica e do ensino superior no Estado do Amazonas. O resultado final desta pesquisa visa contribuir no processo de formação do homem amazônico a partir da inter-relação entre fundamentos teóricos, atores sociais e pesquisa; assim como fazer propostas concretas para o ensino e a prática da educação ambiental no contexto das ciências apropriadas a nossa realidade; e a continua educação/formação dos professores, para que estes possam conduzir seus alunos a uma alfabetização científica correta, popular e sem vícios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Augusto Fachín Terán - Coordenador., Financiador(es): UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - Remuneração., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 12
Histórico profissional
Endereço profissional
-
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, ESCOLA NORMAL SUPERIOR. , Avenida Darcy Vargas S/N, Chapada, 69050-020 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (092) 32320756, URL da Homepage:
Experiência profissional
2001 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
Linha de Pesquisa 2: Ensino de Ciências: EPISTEMOLOGIA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ESPAÇOS NÃO FORMAIS.
Disciplinas ministradas na Pós-Graduação
2019-2 Análises críticas de artigos de pesquisas em ensino de Ciências
2019-2 Desenvolvimento da Pesquisa II
2019-1 Desenvolvimento da Pesquisa I
2019-1 Fundamentos em ensino de Ciências
2018-1 Fundamentos em ensino de Ciências
2018-1 Desenvolvimento da Pesquisa I
2018-2 Desenvolvimento da Pesquisa II
2018-2 Espaços Não Formais
2017-1 Fundamentos em ensino de Ciências
2017-1 Desenvolvimento da Pesquisa I
2017-2 Desenvolvimento da Pesquisa II
2017-2 Espaços Não Formais
Disciplinas ministradas na Graduação - CURSO DE PEDAGOGIA
2019-2 Educação Ambiental
2019-1 Educação e Saúde (PEDAGOGIA)
2018-1 Educação e Saúde (PEDAGOGIA)
2018-2 Educação Ambiental
2017-2 Educação Ambiental
2012-2. Educação e Saúde (PEDAGOGIA)
2012-2. Educação Ambiental (PARFOR-BIOLOGIA)
2011-2. Fundamentos de Ecologia Geral e Ecologia Amazônica (PARFOR)
2009-2. Educação Ambiental (PEDAGOGIA)
2009-1. Fundamentos de Zoologia (LICENCIATURA DE BIOLOGIA)
2008-2. Fundamentos de Zoologia (LICENCIATURA DE BIOLOGIA)
2007-1. Educação Ambiental (PRONERA)
2007-1. Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Naturais (PRONERA).
2006-2. Ciências Naturais na Educação Infantil e Series Iniciais do Ensino Fundamental (PRONERA).
2004-2. Metodologia do Trabalho Cientifico (PRONERA)
2003. Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Naturais (NORMAL SUPERIOR)
2003. Metodologia do Trabalho Cientifico (NORMAL SUPERIOR)
2002. Metodologia do Trabalho Cientifico (NORMAL SUPERIOR)
2002. Educação Ambiental (NORMAL SUPERIOR)
2002-2. Pesquisa e Prática Pedagógica I. Interior (PROFORMAR)
2002-2. Metodologia do Trabalho Cientifico- Capital (PROFORMAR)
2002-1. Metodologia do Trabalho Cientifico- Interior (PROFORMAR)
2002-1. Metodologia do Trabalho Cientifico (PROFORMAR)
2001. Metodologi
2012 - 2017
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduaçao, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2010
Ensino, Mestrado Academico Educaçao em Ciencia na Amazonia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 2015-1 Fundamentos da Educação em Ciências (MESTRADO ACADÊMICO), 2015-2 Educação em Ciências em Espaços Não Formais (MESTRADO ACADÊMICO)., 2016-1 Fundamentos da Educação em Ciências (MESTRADO ACADÊMICO), 2016-2 Educação em Ciências em Espaços Não Formais (MESTRADO ACADÊMICO)., 2017-1 Fundamentos da Educação em Ciências (MESTRADO ACADÊMICO), 2017-2 Educação em Ciências em Espaços Não Formais (MESTRADO ACADÊMICO)., 2020/1 - Desenvolvimento da Pesquisa I.(MESTRADO ACADÊMICO)
-
06/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Escola Normal Superior.,Linhas de pesquisa
-
06/2001 - 12/2016
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2014-1. Educaçao e Saúde (PARFOR-PEDAGOGIA), 2014-1.Educaçao Ambiental (PEDAGOGIA), 2014-2. Ecologia (LICENCIATURA DE GEOGRAFIA), 2015-1. Educaçao Ambiental (PEDAGOGIA), 2016-1. Educação Ambiental (PEDAGOGIA), 2017-1. Educação Ambiental (PEDAGOGIA), 2020-1 - Educação e Saude (PEDAGOGIA)
2008 - 2008
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2004 - 2005
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2006
Ensino, Educaçao em Ciencias, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação em Ciências, Tópicos em Ensino de Biologia, Conservação de Recursos Naturais Amazônicos., Metodologia da Pesquisa Científica
-
01/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências Naturais., Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em Ciências Naturais II, Prática de Ensino em Ciências Naturais I
-
01/2004 - 12/2005
Ensino, Ciências Agrárias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Agrícola, Recursos Naturais Renováveis
1982 - 1999
Universidad Nacional de la Amazonia PeruanaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1980 - 02/1996
Ensino, Programa Academico de Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Animal, Ecologia Aplicada, Introdução à Pesquisa Científica, Manejo de Fauna Silvestre, Parques Nacionales, Zoología Geral
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Augusto Fachín Terán e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?