Rogério Alan Tancredo

Mestre em Estudos Literários na área da estética da recepção, do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), pela Universidade Federal do Pará (UFPA), título defendido com a dissertação A superação da tradição mimética em "A rainha dos cárceres da Grécia", de Osman Lins. (2021). Graduado em Letras, licenciatura em língua portuguesa, pela Universidade Federal do Pará (2016). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada atuando nos seguintes campos: literatura brasileira; literatura e cultura relativa à Amazônia; poética; modernidade, cultura e arte latino americana. Atualmente é professor da rede privada de ensino e professor da Fundação Cultural do Pará, onde ministra a oficina de escrita criativa.

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária

2018 - 2020

Universidade Federal do Pará
Título: A superação da Tradição Mimética em A Rainha dos Cárceres da Grécia de Osman Lins,Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Antônio Máximo von Sohsten Gomes Ferraz Ferraz
Coorientador: Luiz Heleno Montoril Del Castilo.

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2011 - 2016

Universidade Federal do Pará
Título: ANDARA: O Espaço Mito poético de Vicente Franz Cecim
Orientador: Luís Heleno Montoril Del Castilo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

EEFM DOUTOR FREITAS

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Participação em eventos

Capacitação em Verbal: Língua Portuguesa e Literatura, ENEM. 2018. (Oficina).

Capacitação em Verbal: Redação - ENEM. 2018. (Oficina).

Seminário de Pesquisa em Andamento (SEPA).O Narrador Contemporâneo em A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins. 2018. (Seminário).

Laboratório de Criação Literária. 2017. (Oficina).

Colóquio Max Martins 90. 2016. (Outra).

XXVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPA.Literatura da Amazônia: a poesia de Vicente Franz Cecim. 2016. (Seminário).

III Seminário Regional de Geo-Sociolinguística. 2011. (Seminário).

I Simpósio Arte e Pensamento: A poética de Osmas Lins. 2011. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • TANCREDO, R. A. . O dia que conheci Lucia Berlin. 1°. ed. Belo Horizonte: Caravana, 2021. v. 150. 105p .

  • TANCREDO, R. A. ; TANCREDO, R. A. . Relato de um paciente desconhecido. 1°. ed. São Paulo/Salvador: Editora Kazuá, 2019. v. 150. 109p .

  • TANCREDO, R. A. . Ramon Cardeal e a Missiva Perdida. Polichinelo, Balém-PA- Amazônia, p. 02 - 07, 15 abr. 2016.

  • TANCREDO, R. A. . A Literatura e o Mal na poesia de Paulo Plínio Abreu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TANCREDO, R. A. . O Barqueiro. Belém: Fundação Cultural do Estado do Pará, 2017 (Conto).

Outras produções

TANCREDO, R. A. . Oficina de Ficção e Narrativa. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TANCREDO, R. A. . Palestras da Biblioteca - O Texto Dissertativo Argumentativo. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TANCREDO, R. A. . Ciclo de Palestras para o Enem. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TANCREDO, R. A. . Leitura e Escrita Criativa; Interpretação e Produção de Textos Literários. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TANCREDO, R. A. ; TANCREDO, R. A. . Oficina de Escrita Criativa. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Literatura da Amazônia: a poesia de Vicente Franz Cecim. ((Literatura Comparada e Estudos Culturais II: perspectivas teóricas para ler literatura, arte, cultura, sociedades e processos globalizantes na Amazônia, Brasil e América Latina), Descrição: Este trabalho visa fazer uma breve análise sobre amodernidade através da obra do paraense Vicente Franz Cecim: Andara, a cidade imaginária que vem a ser seu projeto literário moderno, onde a Amazônia surge (re)significada sob a forma da criação poética. Nesse espaço singular - onde o plano mítico e a realidade fundem-se para dar origem à ficção - o autor engendra uma escrita híbrida, inovadora, que vem para quebrar e pôr em xeque os gêneros textuais e inovar a forma da narrativa. A partir da leitura de textos como A Asa e a serpente (1979), livro que dá início a sua obra, vamos apontar fatores decisivos na sua técnica de composição como a alegoria, a metáfora e a ressignificação do símbolo, da palavra num sentido mais amplo sem romper com uma tradição da palavra sacralizada, aproximando Cecim dos escritores de vanguarda da metade do séc. XX.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rogério Alan Tancredo - Coordenador / LUIS HELENO MONTORIL DEL CASTILO - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2012

Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Príncipe da Paz

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

2018 - Atual

E.M.E.F.Santa Luzia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Mediador de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

2020 - Atual

Colégio Aslan

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de literatura e língua portuguesa, Carga horária: 8

2021 - Atual

Colégio Impacto (PA)

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de literatura e língua portuguesa, Carga horária: 80