Josael Jario Santos Lima

Sou Bacharel em Economia (UFS-1991), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Doutor em Ciências Sociais pela UFRN, (2018). Lecionei no Curso de Graduação em Ciências Econômicas, como Prof. Substituto, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN (2015 a 2016). Lecionei no Curso de Graduação em Ciências Econômicas, como Prof. Substituto, na Universidade Federal do Ceará - UFC (2010 a 2011), trabalhei como Consultor em Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental pelo Instituto Ambiental Viramundo de julho de 2007 a julho de 2024 e fui assessor da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Fortaleza de 01 janeiro 2009 a 31 de janeiro de 2014, e assessoro de ONGs e movimentos sociais desde 1988. Lecionei no Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri - URCA, Campus Pimenta (Crato) de 17/07/2017 a 16/07/2019 e como Professor Temporário, no Curso de Economia do Campus Iguatu de 15/08/2019 a 31/01/2022. Nos últimos anos venho dedicando-me aos estudos e pesquisas de questões ligadas à sociologia do trabalho, à economia solidária e a economia ecológica, além do desenvolvimento local sustentável, da antropologia do colonialismo, à antropologia histórica e ao etnoturismo, bem como sobre museus etnográficos. https://orcid.org/0000-0002-5560-5328

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2014 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Etnoturismo Comunitário na Lagoa Encantada. Etnogênese Jenipapo-Kanindé/Aquiraz-Ceará
, Ano de obtenção: 2018. Maria Lucia Bastos Alves. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Etnoturismo; Emergências Étnicas; Patrimônio Cultural; Turismo Comunitário; Demarcação; Etnodesenvolvimento. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Ecológica. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo Sustentável. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

2000 - 2003

Universidade Federal do Ceará
Título: Turismo Sustentável Alternativa de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. Uma Análise Interdisciplinar do PRODETUR/CE, Ano de Obtenção: 2003
Manuel Osório de Lima Viana.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.

Graduação em Ciências Econômicas

1985 - 1991

Universidade Federal de Sergipe
Título: A Evolução da Indústria Têxtil em Sergipe de 1960/1989
Orientador: Ricardo Oliveira Lacerda de Melo

Formação complementar

2005 - 2005

Curso de Formação de Multiplicadores em Agenda 21. (Carga horária: 24h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2002 - 2002

Ataualização para Professores de Matemática do Ens. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2000 - 2001

I Curso Avançado de Permacultura. (Carga horária: 72h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1993 - 1993

O Sistema Monetário Europeu e a União Européia. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Ecológica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana/Especialidade: Economia Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica/Especialidade: História Econômica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Ambiental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

Organização de eventos

Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; CAVIGNAC, J. A. . III Colóquio Franco-brasileiro Saberes, práticas e transmissões. 2015. (Outro).

CAVIGNAC, J. A. ; VIEIRA, J. G. ; SEGATA, J. ; PINHEIRO, C. M. G. ; Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Semana de Antropologia da UFRN. 2015. (Outro).

Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Comissão de Alimentação, Lazer e Atrações Culturais - 29ª RBA. 2014. .

Bezerra, C. A. B. ; Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; Araújo, R. C. ; Dias, A. O. M. ; Gondim, E. C. . I Conferência Municipal de Meio Ambiente de Fortaleza. 2005. (Outro).

Participação em eventos

IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL e do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E GOVERNANÇA.PERSPECTIVAS MULTIDIMENSIONAIS DE ANÁLISE DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO (PISF): REPERCUSSÕES SOCIOAMBIENTAIS E CULTURAIS DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS NA COMUNIDADE POÇO EM BREJO SANTO-CE. 2022. (Seminário).

IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL e do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E GOVERNANÇA.PERSPECTIVAS MULTIDIMENSIONAIS DE ANÁLISE DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO (PISF): REPERCUSSÕES SOCIOAMBIENTAIS E CULTURAIS DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS NA COMUNIDADE POÇO EM BREJO SANTO-CE. 2022. (Seminário).

IX Jornada Internacional de Políticas Públicas (Joinpp). A LEI Nº 16.820/2019, CONTRA OS AGROTÓXICOS NO ESTADO DO CEARÁ: conflitos e contradições entre governo e empresários do agronegócio. 2019. (Congresso).

30ª Reunião Brasileira de Antropologia. O Etnoturismo na Aldeia Lagoa Encantada, Etnia Jenipapo-Kanindé/Aquiraz-Ceará. Uma incursão etnográfica.. 2016. (Congresso).

Conferência Nacional de Política Indigenista. 2015. (Outra).

II Colóquio Internacional Sociedade, Direitos e Justiça Cognitiva..O Turismo Indígena e Comunitário desenvolvido pela Etnia Jenipapo-Kanindé, Na Aldeia Lagoa Encantada/Aquiraz-Ceará. Uma Experiência Autêntica e Significante.. 2015. (Simpósio).

III Colóquio Franco-brasileiro. ?Saberes, práticas e transmissões / Savoirs, pratiques et transmissions.O Turismo Comunitário Indígena na Aldeia Lagoa Encantada, Etnia Jenipapo-Kanindé. 2015. (Simpósio).

III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente.Neocolonialismo, território e territorialidade: o agronegócio e a luta dos camponeses pela terra no Vale do Jaguaribe, no Ceará, nos últimos 20 anos.. 2015. (Seminário).

V Reunião Equatorial de Antropologia e XIV Reunião dos Antropólogos do Norte e Nordeste ? V REA/XIV ABANNE. O turismo comunitário indígena na aldeia lagoa encantada, etnia Jenipapo-Kanindé/Aquiraz Ceará. Uma incursão etnográfica, multirreferencial e interdisciplinar.. 2015. (Congresso).

Colóquio Internacional sobre mercado de trabalho, trabalhador pobre, proteção social e enfrentamento da pobreza no Brasil e Canadá. Filosofia da Pobreza: uma análise do conceito na ciência econômica so).. 2012. (Congresso).

Seminário Energia Eólica, Injustiças e Conflitos Ambientais na Zona Costeira. 2012. (Seminário).

VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2012. (Congresso).

Seminário Gestão do Território e Turismo Comunitário.Impactos de políticas públicas de gestão sobre os territórios de comunidades tradicionais. 2009. (Seminário).

II Fórum Social Nordestino.Financiamento do Desenvolvimento do Turismo no Nordeste. 2007. (Outra).

VII Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente. 2007. (Congresso).

Seminário Internacional Agenda 21 Local e Desenvolvimento Sustentável na Cidades do Mercosul. 2006. (Seminário).

Encuentro Por Una Nueva Cultura Del Água en América Latina. 2005. (Encontro).

Conferência Sul Americana de Combate a Desertificação ? CCD+10. 2004. (Outra).

Fórum Social Nordestino.Turismo Comunitário e Luta pela Terra em Tatajuba. 2004. (Outra).

II Seminário de Comemoração do Dia do Geógrafo - "Da produção do conhecimento ao mercado de trabalho: o desafio do geógrafo".PRODETUR e grandes investimentos turísticos no litoral. 2004. (Seminário).

V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.A Construção da CIEA no Ceará. 2004. (Outra).

Seminário Internacional: Manguezais e Carcinicultura ? Nas Mãos dos Pescadores. 2003. (Seminário).

Seminário Nacional: Questões de Sustentabilidade do Desenvolvimento do Turismo. 2003. (Seminário).

Diálogo Sociedade Civil ? BID como mecanismo de participação das OSC no monitoramento dos seus projetos.As contribuições do Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará para a reflexão crítica e propositiva ao atual modelo de desenvolvimento aplicado no Estado do Ceará.. 2001. (Outra).

Seminário Agenda 21 "Pensando o Desenvolvimento Sustentável do Ceará". 2000. (Seminário).

1º Seminário Municipal de Educação em Valores Humanos. 1999. (Seminário).

FÓRUM INTERNACIONAL DE ONG?S - COMPROMISSOS PARA O FUTURO.Construção dos 36 Tratados signatário da Carta da Terra com os compromissos e ações da Sociedade Civil Mundial.. 1992. (Outra).

II Workshop Nacional de Educação para o Meio Ambiente.Educção Ambiental Popular na periferia de Aracaju-SE. 1992. (Outra).

Jornada Internacional de Educação Ambiental. 1992. (Outra).

Workshop sobre Desenvolvimento Organizacional. 1992. (Outra).

I Simpósio sobre a realidade ecológica da Serra de Itabaiana.Estado da Arte da Questão Ambiental em Sergipe. 1991. (Simpósio).

I Seminário Verde "Autonomia, Autogestão e Ecodesenvolvimento". 1990. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: FERNANDA IELPO DA CUNHA

DOMINGOS, L. T.; SILVA, G. C.; ABBONIZIO, A. C. O.; SOUSA, L. B.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. OS SABERES ANCESTRAIS E O CULTIVO DE SEMENTES CRIOULAS: Estudos no Quilombo Sítio Veiga, Quixadá-Ceará. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Josimar dos Santos

Prof. MSc. LIMA, J. J. S.; DOMINGOS, L. T.; SILVA, G. C.; ABBONIZIO, A. C. O.. FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA SERRA DO EVARISTO, BATURITÉ-CEARÁ. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Kamila Louzada Rangel

Prof. Dr. Jeovah Meireles; Prof. Dr. da Silva, Edson Vicente;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NOS EMPREENDIMENTOS EÓLICOS: O CASO DE ICAPUÍ/CE. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Martinho Olavo Gonçalves e Silva

MEIRELES, A. J. A.; SOBRAL, F. M.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. Avaliação de Equidade Ambiental na constituição de Unidades de Conservação análise do caso Parque das Carnaúbas no Município de Granja-CE. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Diana Mandes Cajado

MEIRELES, A. J. A.; CASIMIRO FILHO, F.; OLIVEIRA, A. A.; SOBRAL, F. M.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. ENCAIXANDO AS PEÇAS DE UM MOSAICO: MULTIFUNCIONALIDADE E ECONOMIA ECOLÓGICA PARA ESTUDOS SOBRE PESCA ARTESANAL. 2019. Tese (Doutorado em DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPI/ UFRN/ FUFSE/ UESC-BA)) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Diana Alexandra Tovar Bonilla

MEIRELES, A. J. A.; SILVA, E. V.; SOBRAL, F. M.; SANTOS, A. M. F.; SOUTO, V. M. M.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. GOVERNANÇA NA COMUNIDADE PESQUEIRA DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA (RESEX) PRAINHA DO CANTO VERDE: SUBSÍDIOS PARA INCENTIVOS SOCIOECONÔMICOS. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: FERNANDA IELPO DA CUNHA

Prof. MSc. LIMA, J. J. S.; DOMINGOS, L. T.; ABBONIZIO, A. C. O.; SILVA, G. C.. OS SABERES ANCESTRAIS E O CULTIVO DE SEMENTES CRIOULAS: Estudos no Quilombo Sítio Veiga, Quixadá-Ceará. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Manoel Jucá da Silva

Nascimento, C. M. T.; Prof. Dr. dos Santos, R. S.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. As relações sócio ambientais da Feira-Livre da Lagoa do Opaia. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão Ambioental) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Fred Duarte da Costa Silva

FEITOSA, A L C;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.; VIRACAO, F. J. S.. PARTICIPAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AGRÍCOLAS NA ECONOMIA: ESTUDO A PARTIR DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE-CE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Rosanna Byanka Filgueiras Honório

ALVES, C. L. B.; MEDEIROS, A. A.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. EMPREGO VERDE E PADRÕES DE QUALIDADE DO EMPREGO FORMAL DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI ? RM CARIRI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Lucas da Silva Marinho

OLIVEIRA, A. A.; PAULO, E. M.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. ECONOMIA E TRABALHO: um estudo sobre o jovem no mercado de trabalho formal brasileiro no período de 2008 a 2018. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Antônio José de Arimatéia de Lima

Dos Santos, F. J. A.; TEIXEIRA, F. J. S.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. AS CONTRADIÇÕES DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA NO BRASIL E O APROFUNDAMENTO DO CONFLITO DE CLASSES NAS DÉCADAS 2000 E 2010. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Francisca Lucilene da Silva

SOUZA, J. B.; SOUZA, F. L. M.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. Desafios e potencialidades da política nacional de resíduos sólidos para a sustentabilidade brasileira.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Francisca Lucilene da Silva

SOUZA, J. B.; SOUZA, F. L. M.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. Desafios e potencialidades da política nacional de resíduos sólidos para a sustentabilidade brasileira.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Alayanna Darlly Araujo Dos Santos

BENTO, J. A. N.;ALVES, C. L. B.Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. O desempenho do programa bolsa família para a redução da pobreza e distribuição de renda no bairro Muriti em Crato-CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Virginia Bonifácio Silva

ALVES, C. L. B.PINHEIRO, V. F.Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. Vulnerabilidade ocupacional: reflexos para a Região Metropolitana do Cariri. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Francisca Rosane Brasil Ferreira

Dos Santos, F. J. A.; BARROS, P. F.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. Educação superior no Ceará: um estudo sobre as políticas públicas voltadas para a educação na Era Lula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Arlete Morais dos Santos

SIQUEIRA, R. M.; LIMA, E. F.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. As ações governamentais do setor esportivo no município de Juazeiro do Norte-Ceará no período de 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Rosângela Maria Aderaldo de Oliveira

Prof. Aécio Alves de Oliveira (Orientador);Prof. MSc. LIMA, J. J. S.; Prof. Dr. Fábio Maia Sobral. Seca e Convivência: Uma avaliação das políticas públicas para o Semiárido Brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Cristiano Alencar Oliveira

Prof. Dr. Fábio Maia Sobral; Prof. Dr. Euripedys Ewbank Rocha;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. A RECICLAGEM COMO ALTERNATIVA PARA A ECONOMIA E O MEIO AMBIENTE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Levi de Oliveira Abrantes de Lacerda

Prof. Dr. Lemos, J. J. S.; Prof. Dr. Fábio Maia Sobral;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. A Pobreza no Brasil e os impactos dos programas assistencialistas do Governo Lula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: André Luiz Freire Valente

Prof. Dr. Lemos, J. J. S.; MSc. Botellho, D. C.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.. Projeto de Aquisição de Alimentos (PAA) como instrumento de Fortalecimento e Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Nordeste. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

SOUSA, A. L.;Prof. MSc. LIMA, J. J. S.; FERREIRA, A. V.. Seleção Pública de 2021 para Professor Temporário da FUNECE. 2021. Universidade Estadual do Ceará.

Orientou

Rosilene Ferreira de Oliveira Pinheiro

EFEITOS SOCIOECONÔMICOS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA SOBRE O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DO CRATO ENTRE OS ANOS DE 2009 E 2015; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Josael Jario Santos Lima;

ROSIMEIRE CELESTINO DA SILVA

RECURSOS FINANCEIROS PROVENIENTES DA RECICLAGEM DO LIXO COMO FUNDAMENTO PARA A PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE ? CEARÁ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Josael Jario Santos Lima;

Renato Martins de Sousa

OS EFEITOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo macroeconômico do Brasil para o período 1995/2000; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Josael Jario Santos Lima;

Produções bibliográficas

  • DA SILVA, PALOMA MARIA MELO ; ALVES, CHRISTIANE LUCI BEZERRA ; LIMA, JOSAEL JARIO SANTOS ; PINHEIRO, VALÉRIA FEITOSA . Uma análise multidimensional das repercussões socioambientais das ações do Projeto de Integração Do Rio São Francisco (PISF) na comunidade Poço em Brejo Santo-CE. DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO , v. 21, p. e13389, 2023.

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; LIMA, R. Q. . O parque nacional, o espaço para turistas e o lugar de nativos: conflitos entre distintos modos de vida em jericoacoara.. Diálogo Jurídico (Fortaleza. 2002) , v. 1, p. 87-104, 2015.

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . A importância da obra A integração do negro na sociedade de classes na luta pela igualdade racial no Brasil.. In: Homero de Oliveira Costa. (Org.). Intérpretes do Brasil. Alguns Olhares. 1ªed.João Pessoa: Editora CCTA, 2016, v. Único, p. 179-200.

  • Ademir Xavier Jr. ; Aldeonra Guedes ; Alexandre Fontes da Fonseca ; Proaf. Dra. Ângela Linhares ; Benedito Dagno Moreira ; Francisco Antonio Brabosa Vidal ; Gardner Arrais ; Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; Katia Penteado ; Marcos Antonio F. Milani Filho ; Miguel Mahfoud ; Sinuê Neckel Miguel ; Tiago Paz e Albuquerque ; Yuri Elias Gaspar . Diálogos e rítmos: em busca de uma ideia de sujeito: (na perspectiva espírita) no trabalho com juventudes. In: Jeferson Betarello e Jáder dos Reis Sampaio. (Org.). O Espiritismo visto pelas áreas de conhecimento atuais. 1ªed.São Paulo: Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo ? Eduardo Carvalho Monteiro, - CCDPE-ECM, 2011, v. 1, p. 107-123.

  • SOUTO, V. M. M. ; LIMA, J.J.S. ; DANTAS, A. C. L. . A LEI Nº 16.820/2019, CONTRA OS AGROTÓXICOS NO ESTADO DO CEARÁ: conflitos e contradições entre governo e empresários do agronegócio. In: IX Jornada Internacional de Políticas Públicas (Joinpp), 2019, São Luís. A LEI NO 16.820/2019 , CONTRA OS AGROTÓXICOS NO ESTADO DO CEARÁ: CONFLITOS E CONTRADIÇÕES ENTRE GOVERNO E EMPRESÁRIOS DO AGRONEGÓCIO.. São Luís: Universidade Federal do Maranhão- UFMA, 2019. v. 01. p. 60-72.

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Neocolonialismo, território e territorialidade: o agronegócio e a luta dos camponeses pela terra no Vale do Jaguaribe, no Ceará, nos últimos 20 anos. In: III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, 2015, São Carlos. http://www.seminarioruralidades.ufscar.br/wp-content/uploads/2014/11/gt4.pdf. São Carlos: Editora da UFSCar, 2015. p. 200-220.

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . As contribuições do Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará para a reflexão crítica e propositiva ao atual modelo de desenvolvimento aplicado no Estado do Ceará.. In: VII Seminário Integrador do PRODEMA e I Congresso Internacional sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente. Política, Desenvolvimento e Sustentabilidade, 2002, Fortaleza-Ce. As contribuições do Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará para a reflexão crítica e propositiva ao atual modelo de desenvolvimento aplicado no Estado do Ceará.. Fortaleza: EDUFC, 2002.

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Projetando e Construindo um Futuro Sustentável para Iparana/Caucaia (Ce): Uma aplicação da Metodologia de Planejamento do Desenvolvimento Local Sustentável. In: Seminário Internacional sobre Participação Social em Saúde, 2002, Fortaleza-Ce. Projetando e Construindo um Futuro Sustentável para Iparana/Caucaia (Ce): Uma aplicação da Metodologia de Planejamento do Desenvolvimento Local Sustentável.. Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará, 2002.

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; VIANA, M. O. L. . Turismo Sustentável de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. Uma Análise Transdisciplinar do PRODETUR-CE.. In: I Seminário Regional sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2001, Mossoró-RN. Turismo Sustentável de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. Uma Análise Transdisciplinar do PRODETUR-CE.. Natal - RN: Edições UERN, 2001.

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . As contradições sócio-ambientais e econômicas do modelo empresarial na construção de uma imagem turística do Ceará. Uma perspectiva sistêmica e histórico-crítica do PRODETUR/CE, a reorientação para a fundação de um modelo calcado em bases locais e comunitárias.. In: I Seminário Internacional de Turismo Sustentável, 2003, Fortaleza-Ce. As contradições sócio-ambientais e econômicas do modelo empresarial na construção de uma imagem turística do Ceará. Uma perspectiva sistêmica e histórico-crítica do PRODETUR/CE, a reorientação para a fundação de um modelo calcado em locais e comunitárias. Fortaleza: UECE, 2003.

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; VIANA, M. O. L. . : Ecoturismo: Alternativa de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. Uma Análise Crítica do PRODETUR-CE.. In: VI Seminário Integrador do PRODEMA, 2001, Aracaju-Se. : Ecoturismo: Alternativa de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. Uma Análise Crítica do PRODETUR-CE.. São Cristóvão - Se: Núcleo de Estudos do Semi-Árido - UFS, 2001.

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; VIANA, M. O. L. . Ecoturismo Sustentável de Desenvolvimento Local e Conservação Ambiental. Uma Análise Crítica do PRODETUR-CE.. In: V Seminário Integrador PRODEMA, 2000, Maceió - AL. Ecoturismo Sustentável de Desenvolvimento Local e Conservação Ambiental. Uma Análise Crítica do PRODETUR-CE. Maceió - AL: Edições UFAL, 2000.

  • ALVES, C. L. B. ; DA SILVA, P.M.M ; PINHEIRO, V. F. ; LIMA, J.J.S. . ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DAS REPERCUSSÕES SOCIOAMBIENTAIS DAS AÇÕES DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO (PISF), NA COMUNIDADE POÇO EM BREJO SANTO-CE. DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO , 2023.

  • ALVES, C. L. B. ; DA SILVA, P.M.M ; PINHEIRO, V. F. ; LIMA, J.J.S. . PERSPECTIVAS MULTIDIMENSIONAIS DE ANÁLISE DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO (PISF): REPERCUSSÕES SOCIOAMBIENTAIS E CULTURAIS DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS NA COMUNIDADE POÇO EM BREJO SANTO-CE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALVES, C. L. B. ; DA SILVA, P.M.M ; PINHEIRO, V. F. ; LIMA, J.J.S. . PERSPECTIVAS MULTIDIMENSIONAIS DE ANÁLISE DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO (PISF): REPERCUSSÕES SOCIOAMBIENTAIS E CULTURAIS DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS NA COMUNIDADE POÇO EM BREJO SANTO-CE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Lima, J. J. S. . Política Nacional do Meio Ambiente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Lima, J. J. S. . Questões Ecológicas Globais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . O Turismo Comunitário Indígena na Aldeia Lagoa Encantada, Etnia Jenipapo-Kanindé/Aquiraz-Ceará. Uma Incursão Etnográfica e Interdisciplinar.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . O Turismo Indígena e Comunitário desenvolvido pela Etnia Jenipapo-Kanindé, Na Aldeia Lagoa Encantada/Aquiraz-Ceará. Uma Experiência Autêntica e Significante.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Turismo sustentável, alternativa de desenvolvimento local e conservação ambiental. Uma análise interdisciplinar do PRODETUR - Ce. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Florestan Fernandes e Gilberto Freyre, cosmovisões confrontáveis na Interpretação da formação da sociedade brasileira e suas diferenças teórico-metodológicas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Proaf. Dra. Ângela Linhares ; Arraes, G. ; Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . DIÁLOGOS E RITMOS: EM BUSCA DE UMA IDÉIA DE SUJEITO (NA PERSPECTIVA ESPÍRITA) NO TRABALHO COM JUVENTUDES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Oficina sobre Ecossocialismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

Prof. Dr. Jeovah Meireles ; Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; Prof. Dr. da Silva, Edson Vicente ; Prof. Dr. Eustógio Dantas ; Prof. Dr. Thiers, P. R. L. ; Prof. MSc. Frota, H. B. ; Prof. MSc. Guimarães, R. ; Adv. Rocha, D. A. ; Arq. Santana, R. ; Bel. Albano, M. G. ; Bel. Batista, L. P. P ; Bel. de Paula, E. O. ; Bel. de Araujo, E. F. ; Bel. Gomes, A. O. ; Bel. Rabelo, D. ; Bel. Sousa, L. D. A. ; de Medeiros, L. M. ; Perm. Campos, P. E. R. . Plano de Manejo do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba (PNMDS) e da Área de Proteção Ambiental de Sabiaguaba (APA). 2010.

Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; Araújo, R. C. . Plano de desenvolvimento do Turismo Comunitário Tapeba. 2009.

Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; Araújo, R. C. . Inventário dos Atrativos Turísticos Tapeba. 2009.

Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Assessoria Metodológica do Seminário Gestão do Turismo Comunitário. 2009.

Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; Sousa, S. F. I. . Relatório da III Assembléia Geral da Tucum - 2009. 2009.

Meireles, M. F. ; Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; Goncalves, R. ; Araújo, R. C. ; Colaço, M. J. ; Juvêncio, F. J. M. . Relatório da II Conferência Estadual de Meio Ambiente (II CEMA). 2006.

Bezerra, C. A. B. ; Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Relatório da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Fortaleza. 2006.

MELO, J. A. T. ; Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; LOPES, J. ; SANTAELLA, R. ; QUEIROZ, R. ; BARREIRA, V. ; MENEZES, T. . Cartilha de Direitos Humanos e Cidadania. 2013. (Cartilha de Direitos Humanos).

Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Educação no Campo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; Prof. Dr. Jeovah Meireles ; Prof. Dr. Eustógio Dantas ; Prof. Dr. da Silva, Edson Vicente ; Prof. Dr. Thiers, P. R. L. ; Prof. MSc. Frota, H. B. ; Bel. Albano, M. G. ; Bel. Gomes, A. O. ; Bel. Sousa, L. D. A. ; Bel. de Araujo, E. F. ; Bel. de Paula, E. O. ; Bel. Batista, L. P. P ; Adv. Rocha, D. A. ; Bel. Rabelo, D. ; de Medeiros, L. M. ; Perm. Campos, P. E. R. ; Arq. Santana, R. . Plano de Manejo do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba (PNMDS) e da Área de Proteção Ambiental de Sabiaguaba (APA). 2010. (Relatório de pesquisa).

Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; Araújo, R. C. . Turismo Comunitário em Fortaleza. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Goncalves, R. ; Kátia Formiga ; Euzeliz Silva ; Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Curso de Capacitação e Qualifcação Profissional do Cred Jovem Solidário da PMF. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Gestão Estratégica Organizacional, Consultoria e Desenvolvimento Humano. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Prof. MSc. LIMA, J. J. S. . Agenda 21 e Habitação de Interesse Social. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prof. MSc. LIMA, J. J. S. ; BRITO, E. ; VERAS, G. ; ANGELO, V. ; ABREU, G. . Chamado. 1996. Registro Fonográfico.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2017

    Memórias da Escravidão no Seridó - RN, Descrição: A história das populações afro-descendentes no Rio Grande do Norte é bastante controvertida e pouco conhecida. A região do Seridó conta com uma população afro-descendente significativa que mantém uma tradição cultural secular, sobretudo através da festa de N. Sra. do Rosário, único registro memorial da existência de populações escravizadas e de um sistema de dominação que perdurou até o final do século XIX. Nas localidades onde há irmandades negras e nas fazendas de criar, encontramos monumentos, lugares, documentos históricos, narrativas e práticas rituais que dizem respeito à história de uma população que desenvolveu estratégias e solidariedades ativas, conseguindo uma autonomia econômica e a liberdade bem antes da Abolição. A proposta é registrar e discutir conjuntamente esses dados históricos, arqueológicos e culturais para delinear um quadro para a memória da escravidão no Seridó.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Josael Jario Santos Lima - Integrante / Julie Antoinette Cavignac - Coordenador / Leila Patricia de Lima Irineu - Integrante / Camila Maria Gomes Pinheiro - Integrante / Dennys Lucas Xavier - Integrante / Natália Firmino Amarante - Integrante / Glauber Vinicius de Araujo Chagas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - Atual

    Laboratório de estudos interdisciplinares em Meio Ambiente, Território, Trabalho e Sustentabilidade - MATTAS, Descrição: Grupo de pesquisas estudos interdisciplinares sobre Meio Ambiente, Território, Trabalho e Sustentabilidade, na Região do Cariri e no Estado do Ceará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Josael Jario Santos Lima - Integrante / CHRISTIANE LUCI BEZERRA ALVES - Integrante / VALÉRIA FEITOSA PINHEIRO - Coordenador / Rogério Moreira de Siqueira - Integrante / Adriana Correia Lima Franca - Integrante / Anderson da Silva Rodrigues - Integrante / Evanio Mascarenhas Paulo - Integrante / Maria Jeanne Gonzaga de Paiva - Integrante / Nagilane Parente Damasceno - Integrante.

  • 2009 - 2011

    A construção da experiência educativa no Instituto de Educação Espírita Solar dos Girassóis e seu diálogo com a Pedagogia Espírita: buscando os pontos de vista do educador e do educando, Descrição: Em meio aos dilemas da modernidade devemos pensar que a complexidade dos problemas sociais (MORIN; 2000) nos leva a pensar não apenas em uma atuação transdisciplinar, mas nos leva a tomar o sujeito da educação como um sujeito de múltiplas dimensões. E dentro dessa multimensionalidade dos sujeitos que se educam, temos que a dimensão afetivo-moral está informada pela dimensão espiritual, como propõe Pestalozzi (apud Incontri; 1997). Na pesquisa em curso tentamos compreender como se constrói a experiência educativa de sujeitos que dialogam com a dimensão espiritual, alimentada pelo pensamento espírita. O projeto de pesquisa envolve a experiência espiritual, entendida como inserida em uma cultura, dialogando com vários campos de saberes e formas de subjetividade. As práticas pedagógicas, em contextos de educação não-formais como o centro espírita, ao envolver a vivência teórico-prática de um corpo de conhecimento, exige que educadores e educandos (re)elaborem formas de reflexão consigo mesmo. Nossa tentativa é a de ver como acontece esta experiência, no contexto coletivo que envolve o entrelaçamento do projeto do estabelecimento com o projeto pedagógico visto como projeto de formação e, ainda na relação destes com os projetos pessoais de ensino e aprendizagem dos sujeitos. Estamos nos situando junto aos estudos sobre oportunidades formativas fora da escola, que articulam a diversidade dos projetos individuais junto a projetos coletivos, que têm como fundo a formação humana, que se dá por meio da reflexão nascida do cotidiano. (WARSCHAUER; 2001) Ademais, o que é histórica e culturalmente contingente são as formas com que lidamos com a dimensão espiritual. Utilizando um pensamento baseado em conexões, onde a relação é o centro, teórica e metodologicamente tentamos desocultar a idéia de inteligência espiritual (Gardner; 1999) em sua construção pessoal e coletiva, em um contexto concreto de educação na periferia de Fortaleza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Josael Jario Santos Lima - Integrante / Ângela Maria Bessa Linhares - Coordenador / Francisco Antonio Brabosa Vidal - Integrante / Gardner de Andrade Arrais - Integrante / Benedito Dagno Moreira - Integrante.

  • 2008 - 2011

    A construção da experiência educativa no Instituto de Educação Espírita Solar dos Girassóis e seu diálogo com a Pedagogia Espírita: buscando os pontos de vista do educador e do educando, Descrição: Em meio aos dilemas da modernidade devemos pensar que a complexidade dos problemas sociais (MORIN; 2000) nos leva a pensar não apenas em uma atuação transdisciplinar, mas nos leva a tomar o sujeito da educação como um sujeito de múltiplas dimensões. E dentro dessa multimensionalidade dos sujeitos que se educam, temos que a dimensão afetivo-moral está informada pela dimensão espiritual, como propõe Pestalozzi (apud Incontri; 1997). Na pesquisa em curso tentamos compreender como se constrói a experiência educativa de sujeitos que dialogam com a dimensão espiritual, alimentada pelo pensamento espírita. O projeto de pesquisa envolve a experiência espiritual, entendida como inserida em uma cultura, dialogando com vários campos de saberes e formas de subjetividade. As práticas pedagógicas, em contextos de educação não-formais como o centro espírita, ao envolver a vivência teórico-prática de um corpo de conhecimento, exige que educadores e educandos (re)elaborem formas de reflexão consigo mesmo. Nossa tentativa é a de ver como acontece esta experiência, no contexto coletivo que envolve o entrelaçamento do projeto do estabelecimento com o projeto pedagógico visto como projeto de formação e, ainda na relação destes com os projetos pessoais de ensino e aprendizagem dos sujeitos. Estamos nos situando junto aos estudos sobre oportunidades formativas fora da escola, que articulam a diversidade dos projetos individuais junto a projetos coletivos, que têm como fundo a formação humana, que se dá por meio da reflexão nascida do cotidiano. (WARSCHAUER; 2001) Ademais, o que é histórica e culturalmente contingente são as formas com que lidamos com a dimensão espiritual. Utilizando um pensamento baseado em conexões, onde a relação é o centro, teórica e metodologicamente tentamos desocultar a ideia de inteligência espiritual (Gardner; 1999) em sua construção pessoal e coletiva, em um contexto concreto de educação na periferia de Fortaleza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Josael Jario Santos Lima - Integrante / Ângela Maria Bessa Linhares - Coordenador / Gardner Arraes - Integrante / Aldenora Guedes - Integrante / Francisco Antonio Brabosa Vidal - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - Atual

    Geoecologia da Paisagem e Educação Ambiental Aplicada, Descrição: O grupo trabalha diretamente com comunidades das Regiões Nordeste e Norte do Brasil, atuando na analise e planejamento ambiental. Tem efetivado trabalhos relacionados ao estabelecimento de planos de manejo de diferentes unidades de conservação, bem como contribuído para elaboração de planos diretores municipais. Nesse sentido tem se pesquisado ambientes naturais, rurais e urbanos, estabelecendo seus limites, diferentes estágios de conservação, gradientes de ocupação, dando enfoques direcionados a sócio e biodiversidade das paisagens naturais e culturais. Tem se apresentado como produtos finais cartas temáticas que subsidiam as estratégias para o ecoplanejamento e o estabelecimento de estratégias de gestão geoecológica. Nas comunidades tem se desenvolvido programas de Educação Ambiental e Gestão Participativa, encaminhado-se assim no sentido de estabelecer ações conjuntas entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais, de forma a possibilitar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. Os resultados obtidos tem se consolidado na capacitação e formação profissional de graduandos e pós-graduandos na área de Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente. Quanto a Educação Ambiental há um comprometimento e envolvimento direto com comunidades rurais e da periferia da Fortaleza. Destaca-se que a partir das atividades desse grupo de pesquisa atualmente existe o Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental - LAGEPLAN, a Sala Verde Água Viva e Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre, todos eles atuando de forma permanente e com o devido apoio de agencias de desenvolvimento científico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (16) . , Integrantes: Josael Jario Santos Lima - Integrante / Antonio Jeovah de Andrade Meireles - Integrante / Edson Vicente da Silva - Coordenador / Adryane Gorayeb Nogueira Caetano - Integrante / Carlos Henrique Sopchaki - Integrante / Carlossandro Carvalho de Albuquerque - Integrante / Eder Mileno Silva De Paula - Integrante / Leonardo Silva Soares - Integrante / Lúcio Correia Miranda - Integrante / Rodrigo Guimarães de Carvalho - Integrante.

  • 2005 - Atual

    GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS ÉTNICAS, Descrição: grupo foi formado para agregar pesquisadores que já há algum tempo vêm estudando grupos étnicos.Reúne professores e estudantes de antropologia e história, da Universidade Federal do Ceará - UFC e da Universidade Estadual do Ceará - UECE, apresentando um caráter interinstitucional e interdisciplinar. Tem como objetivo a produção de conhecimento no campo teórico, historiográfico e etnológico acerca de grupos negros e indígenas e suas relações na sociedade brasileira contemporânea ou ao longo da formação do Brasil. Tal conhecimento atende a demandas do universo acadêmico, agentes sociais envolvidos no campo das relações interétnicas e demais interessados na temática. Pretende incentivar a formação de novos pesquisadores no âmbito das duas universidades, promovendo cursos de pequena duração e participando do debate acadêmico através de publicações, promoção de eventos e apresentações de trabalhos em congressos e outras atividades científicas. Como parte de suas atividades, e fruto de parceria realizada com a Association pour le Développement Economique Regional - ADER, o GEPE desenvolve, desde 2007, o Projeto de extensão "Observatório dos Direitos Indígenas", que deu origem ao sítio www.observatorioindígena.ufc.br.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Josael Jario Santos Lima - Integrante / Isabelle Braz Peixoto da Silva - Integrante / Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires - Coordenador / Alexandre Oliveira Gomes - Integrante / Ana Lúcia Farah de Tófoli - Integrante / Analúcia Sulina Bezerra - Integrante / Artur Alves de Vasconcelos - Integrante / Carlos Vinicius Frota de Albuquerque - Integrante / Carmen Lúcia Silva Lima - Integrante / Eloi dos Santos Magalhaes - Integrante / Ercilio Neves Brandao Langa - Integrante / Fernando Pimentel Canto - Integrante / Francisco Herbert Pimentel Monteiro - Integrante / Francisco Jose Pinheiro - Integrante / Gabriel Aguiar de Andrade - Integrante / Gerson Augusto de Oliveira Junior - Integrante / Gina Oliveira Dantas - Integrante / Joceny de Deus Pinheiro - Integrante / Juliana Monteiro Gondim - Integrante / Kleyton Rattes Gonçalves - Integrante / Ligio Jose de Oliveira Maia - Integrante / Maria Josiane Vieira - Integrante / Ronaldo de Queiroz Lima - Integrante / Rosileni Pelaes de Morais - Integrante / Ryanne Freire Monteiro Bahia - Integrante / Sérgio Góes Telles Brissa - Integrante / Thaynara Martins Freitas - Integrante / Vângela Maria Isidoro de Morais - Integrante / André Barbosa de Oliveira - Integrante / Daniele Cristine Gadelha Moreno - Integrante / Jéssica Emanuelli Pereira da Cunha - Integrante / Karolyne Duarte da Silva - Integrante / Rafael Viana Mendes - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Ambiental Viramundo. , Rua 5 (Cj Sítio do Córrego), Mondubim, 60752060 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 8532124268

Experiência profissional

2014 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado em Ciências Sociais, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Doutorado em Ciências Sociais, pela CAPES.

2014 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Estagiário Docente, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Fiz Estágio Docência na Disciplina Sociologia do Trabalho, no Curso de Ciências Sociais da UFRN, Semestre 2014.2.

Atividades

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia do Trabalho

2014 - 2014

Fundação Brasil Cidadão para a Educação, Cultura e Tecnologia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 8

Outras informações:
Trabalhei como Assistente Técnico do Programa Agenda 21 da Petrobras.

2010 - 2011

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Nível I - Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Atualmente leciono as disciplinas: Pensamento Econômico Clássico turma A (manhã) e B (noite), Introdução à Economia (noite), Economia e Sociedade (noite) e Formação Econômica Geral (noite). e Seminário de Teoria Econômica (Economia Ecológica) e lecionei e lecionarei no semestre 2011.2 a disciplina Pensamento Econômico Neoclássico turmas A e B (noite). Também lecionei no Curso de Extensão em Economia Ecológica (e a disciplina Seminário de Teoria Econômica) o Módulo Economia do Século XXI, em 2010.2, 2011.1 e 2011.2.

2009 - 2014

Câmara Municipal de Fortaleza

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvi função de assessor parlamentar em meio ambiente e desenvolvimento urbano na Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Fortaleza e no Gabinete do Vereador João Alfredo (PSOL), de 01 de janeiro de 2009 a 31 de janeiro de 2014.

2007 - 2008

Instituto Terra Social

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvo atividades técnicas na Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAM como Secretário Executivo do Fórum da Agenda 21 de Fortaleza.

2006 - 2007

Associação Cearense de Estudos e Pesquisas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvo atividades profissionais na Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAM, como Secretário Executivo do Fórum da Agenda 21 de Fortaleza.

2006 - Atual

Instituto Ambiental Viramundo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos de Desenv Sustentável, Carga horária: 20

Outras informações:
Desempenho atividades profissionais no Instituto Ambiental Viramundo como Coordenador de Projetos de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 21, Turismo Sustentável, Educação Ambiental e Economia Solidária criando alternativas de sustentáveis para comunidades na periferia de Fortaleza, na zona rural e comunidades litorâneas de julho de 2007 até o presente.

2005 - 2006

Instituto Brasileiro de Tecnologias Sociais

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Economista, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvi atividades profissionais focadas na Gestão e no Planejamento Ambientais na Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, na Coordenadoria de Políticas Ambientais, exercendo a função de Secretário Executivo do Fórum da Agenda 21 de Fortaleza.

2003 - 2005

Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Assessor Parlamentar, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvi atividades profissionais de Assessoria Ambiental à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-Árido - CMADS, vinculado diretamente à Presidência da Comissão.

1998 - 2003

Cooperativa de Recursos Humanos Ltda

Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Administração, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvi diversas atividades profissionais na Cooperativa de Recursos Humanos Ltda desde a elaboração e coordenação de projetos, ensino até a administração da entidade como diretorias, vice-presidência e presidência.

1997 - 1997

Escola de Ensino Fundamental Estado de Alagoas

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Desempenhei atividades na Escola como Professor Polivalente no Sistema de Telensino

1997 - 1997

Escola de Ensino Fundamental e Médio Gal. Eudoro Corrêa

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Desempenhei as funções de Professor Polivalente das 5ª às 8ª séries no Sistema de Telensino.

1997 - 1997

Escola de Ensino Fundamental Dom Manuel da Silva

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Desempenhei as atividades na Escola como Professor Polivalente no Sistema de Telensino.

1997 - 1997

Escola de Ensino Médio Justiniano de Serpa

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20

Outras informações:
Desempenhei as atividades como Professor de Matemática no turno da manhã em substituição a uma Professora que estava em Licença-Maternidade.

1995 - 1995

Colégio Capistrano de Abreu

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Economia, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Economia e Mercados, no Curso Intensivo de Contabilidade

1994 - 1994

Colégio Oliveira Paiva

Vínculo: Prestado de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Economia, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da disciplina Economia e Mercados, no Curso Técnico de Contabilidade.;

1993 - 1998

Instituto Gama de Pesquisas Comerciais de Mercado Ltda

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvi diversos trabalhos de pesquisas antropológicas, eleitorais, sociológicas, de mercado e econômicas na cidade de Fortaleza, em diversas cidade do interior do estado do Ceará e de outros estado do Brasil.

1988 - 1993

Movimento Popular Ecológico de Sergipe

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos de Desenv Sustentável, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvi inúmeras atividades profissionais no MOPEC como Coordenador de Projetos de Desenvolvimento Sustentável e de Educação Ambiental no estado de Sergipe.

2015 - 2016

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lecionei as seguintes disciplinas no Campus Avançado de Assú da UERN: Introdução às Ciências Sociais, Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Economia Internacional I, Economia Ecológica, Sociologia Geral e Desenvolvimento Socioeconômico.

2019 - 2022

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

Outras informações:
Lecionei as disciplinas Economia do Setor Público, Economia do Nordeste,Economia Solidária, Economia Brasileira III, Ciência Política e Introdução ás Ciências Sociais, além de orientações e participações em bancas de monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

2017 - 2019

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Lecionei as disciplinas Economia do Setor Público, Análise de Investimentos, Economia Monetária, Economia dos Recursos Naturais e Economia Solidária, além de orientar monografias.