Vanessa Kerolin Araujo Meireles

Doutoranda e Mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade; Pós Graduada em Perícia Auditoria e Gestão Ambiental; Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas; Técnica em Gestão Ambiental Urbana e Industrial; Experiência em serviços de Gestão Ambiental Empresarial com ênfase Gestão de Resíduos, Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental e Sistema de Gestão Integrado.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências e Engenharia do Ambiente

2018 - Atual

Universidade de Aveiro
Título: POLO INDUSTRIAL DE MANAUS - PIM: ALTERNATIVAS PARA UM NOVO SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS,
Orientador: em ( )
com João Nildo Vianna. Coorientador: Luís António da Cruz Tarelho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gestão de Resíduos; Sustentabilidade; meio ambiente.Grande área: OutrosSetores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.

Doutorado em andamento em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

2017 - Atual

Universidade Federal do Amazonas
Título: POLO INDUSTRIAL DE MANAUS - PIM: ALTERNATIVAS PARA UM NOVO SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS,
João Nildo de Souza Vianna. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: RESÍDUOS SÓLIDOS E MEIO AMBIENTE; PRODUÇÃO MAIS LIMPA; Sustentabilidade; ECONOMIA AMBIENTAL.Grande área: OutrosGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS. Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais; Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos.

Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

2014 - 2016

Universidade Federal do Amazonas
Título: GESTÃO E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS PRODUZIDOS PELO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS: TECNOLOGIAS E SUSTENTABILIDADE,Ano de Obtenção: 2016
João Tito Borges.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Resíduos sólidos; Sustentabilidade; RESÍDUOS, MEIO AMBIETE.Grande área: EngenhariasGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS. Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais; Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos.

Especialização em Pericia Auditoria e Gestão Ambiental

2010 - 2012

Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Título: Licenciamento Ambiental na Cidade de Manaus

Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental Urbana

2007 - 2008

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Título: Relatório de Estágio Petrobras. Ano de finalização: 2008

Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental Idustrial

2006 - 2008

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Título: Relatório de Estágio Samsung SDI. Ano de finalização: 2008

Graduação em geografia

2007 - 2011

Universidade do Estado do Amazonas
Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE INDUSTRIAL: UM ESTUDO DE CASO NA REFINARIA ISAAC SABBÁ
Orientador: Elizabeth da Conceição Santos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

QUALIFICAÇÃO EM SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: GESTÃO AMBIENTAL.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: AUDITORIA SGI.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO - MDL.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS IMPACTADAS E DEGRADADAS.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: FISCALIZAÇÃO DE OBRAS E CONTRATOS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MEIRELES, V. K. A. . VI Conferência Internacional de Pesquisas e Estudos sobre Economia Social e Solidária. 2017. (Congresso).

MEIRELES, V. K. A. . I Seminário do Programa Nossa África. Diálogos africanos: novos objetos, pesquisas e ensino.. 2017. (Congresso).

MEIRELES, V. K. A. . IV SICASA e 1º ANPPAS AMAZÔNIA. 2016. (Congresso).

MEIRELES, V. K. A. . III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Conferência Internacional de Pesquisas e Estudos sobre Economia Social e Solidária. AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS INDUSTRIAIS DE MANAUS-AM. 2017. (Congresso).

XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa. A INSUSTENTABILIDADE DA CADEIA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS PLÁSTICOS INDUSTRIAIS NO AMAZONAS. 2017. (Congresso).

XVII ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS AMBIENTAIS EM PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA.GERAÇAÕ DE ENERGIA TÉRMICA A PARTIR DA QUEIMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS - UMA ANÁLISE DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS. 2015. (Seminário).

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA.UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PROPOSIÇÕES DA IV CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. 2014. (Seminário).

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO. 2010. (Congresso).

X SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNESP/ RIOCLARO. 2010. (Seminário).

ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE CLIMA, FLORESTAS E ENERGIAS ALTERNATIVAS. 2009. (Encontro).

JORNADA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - INTERFACES DO URBANO NA AMAZÔNIA NO SECULO xxi. 2009. (Simpósio).

ATUALIZAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DA NATUREZA PARA EDUCADORES - AM. 2007. (Congresso).

III SEMANA DE MEIO AMBIENTE E QUÍMICA DO CEFET-AM.INDUSTRIA DE PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE. 2007. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: LEIDA DE JESUS DOS SANTOS

MAIA, J. L. Z.; BORGES, J. T.;MEIRELES, V. K. A.. RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE ISOPOR® GERADOS NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS (PIM): ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Karime Rita de Souza Bentes

BENTES, K. R. S.. Gestão e Tratamento dos resíduos plásticos produzidos pelo polo industrial de Manaus: Tecnologia e sustentabilidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Elizabeth da Conceição Santos

SANTOS, Elizabeth da Conceição; Silva, José Roselito; Cursino, Alcirene da Silva. A importância da Educação Ambiental no Ambiente Industrial: um Estudo de Caso na Refinaria Isaac Sabbá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas.

João Bosco Ladislau de Andrade

BORGES, J. T.;ANDRADE, J. B. L.; CAVALCANTE, K. V.; BENTES, K. R. S.. Gestão e Tratamento dos Resíduos Plásticos Produzidos pelo Polo Industrial de Manaus: tecnologias e sustentabilidade.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

João Bosco Ladislau de Andrade

ANDRADE, J. B. L.; LOPES, M. A. S. B. D. N.; Marques da Silva, Neliton. Resíduos Sólidos do Polo Industrial de Manaus: alternativas para um novo sistema de gestão. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

João Anderson Fulan

BORGES, J. T.; VIANA, J. N.; CAVALCANTE, K. V.; FREITAS, C. E. C.; RIVAS, A. A. F.;FULAN, J. A.. Gestão e Tratamento dos Resíduos Plásticos Produzidos pelo Polo Industrial de Manaus: Tecnologias e Sustentabilidade (Portaria n.o 026/2015 publicada UFAM em 17/04/2015). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

João Nildo de Souza Vianna

VIANNA, J. N. S.. RESÍDUOS SÓLIDOS DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS: ALTERNATIVAS PARA UM NOVO SISTEMA DE GESTÃO. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

João Tito Borges

Freitas, C. E. C;TITO BORGES, J.; VIANNA, J. N. S.; CAVALCANTI, K. V.. GESTÃO E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS PRODUZIDOS NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS: TECNOLOGIAS E SUSTENTABILIDADE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

João Tito Borges

Freitas, C. E. C; CAVALCANTI, K. V.; VIANNA, J. N. S.;TITO BORGES, J.. GESTÀO E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS PRODUZIDOS NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS: TECNOLOGIAS E SUSTENTABILIDADE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Katia Viana Cavalcante

CAVALCANTE, K. V.; ANDRADE, J. B. L.; BENTES, K. R. S.. Gestão e Tratamento dos Resíduos Plasticos produzido pelo Polo Insdustrial de Manaus: Tecnologias e Sustentabilidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Katia Viana Cavalcante

CAVALCANTE, K. V.; FREITAS, C. E. C.; NILDO, J.. Gestão e tratamento dos resíduos plasticos produzidos pelo Polo Industrial de Manaus:Tecnologias e sustentabilidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Neliton Marques da Silva

VIANANA, J. N.; Ladislau; LOPES, M. A. S. B. D. N.;SILVA, N. M.. RESÍDUOS SÓLIDOS DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS: ALTERNATIVAS PARA UM NOVO SISTEMA DE GESTÃO. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elizabeth da Conceição Santos

A importância da Educação Ambiental no ambiente industrial: um Estudo de Caso na Refinaria Isaac Sabbá; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Elizabeth da Conceição Santos;

João Nildo de Souza Vianna

GESTÃO, TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS: ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA O POLO INDUSTRIAL DE MANAUS; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

João Tito Borges

GESTÃO E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS PRODUZIDOS PELO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS: TECNOLOGIAS E SUSTENTABILIDADE; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Tito Borges;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOIS, A. F. R. ; SANTIAGO, E. C. A. ; MEIRELES, V. K. A. . DISPONIBILIDADE DE ÁGUA TRATADA EM MUNICIPIO DE BOCA DO ACRE/AMAZONAS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. 67, p. 1, 2019.

  • SILVA, A. M. ; MEIRELES, V. K. A. ; QUEIROZ, S. P. L. . A SUSTENTABILIDADE: POR JOSÉ ELI DA VEIGA. DELOS: DESARROLLO LOCAL SOSTENIBLE , v. 9, p. 1, 2016.

  • MEIRELES, V. K. A. ; SILVA, A. M. . APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA INDÚSTRIA. DELOS: DESARROLLO LOCAL SOSTENIBLE , v. 9, p. 1-1, 2016.

  • BORGES, K. V. O. ; MEIRELES, V. K. A. . A CERÂMICA DO MOCAMBO DO ARARI PARINTINS - AM E O PERTENCIMENTO DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL. In: XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa, 2018, Fortaleza. DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE FRENTE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017. v. 2. p. 15-23.

  • MEIRELES, V. K. A. ; BORGES, K. V. O. . A INSUSTENTABILIDADE DA CADEIA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS PLÁSTICOS INDUSTRIAIS NO AMAZONAS. In: XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa, 2018, Fortaleza. DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE FRENTE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017. v. 1. p. 28-39.

  • MEIRELES, V. K. A. ; SILVA, A. M. . Análise do mercado de reciclagem dos resíduos plásticos na realidade do Polo Industrial de Manaus. In: IV Seminário Internacional de Ciências do Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. 1º Encontro Amazônico sa Assossiação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2016, Manaus. IV SICASA E 1º ANPPAS AMAZÔNIA - AMAZÔNIA 2030. Manaus, 2016.

  • MEIRELES, V. K. A. ; SILVA, A. M. . A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TEMAS PRIORITÁRIOS A SEREM TRABALHADOS PELOS EDUCADORES DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: IV Seminário Internacional de Ciências do Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. 1º Encontro Amazônico sa Assossiação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2016, Manaus. IV SICASA E 1º ANPPAS AMAZÔNIA - AMAZÔNIA 2030. Manaus, 2016.

  • MEIRELES, V. K. A. ; SILVA, A. M. ; OSOEGAWA, D. K. ; MORAES, F. M. . UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PROPOSIÇÕES DA IV CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. In: III Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. XVI Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa, 2014, Manaus. ANAIS DO III SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA & XVI ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS AMBIENTAIS DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Manaus, 2014. v. 3. p. 540-540.

  • MEIRELES, V. K. A. . GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DA QUEIMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS ? UMA ANALISE DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRELES, V. K. A. ; MORAES, F. M. ; OSOEGAWA, D. K. ; SILVA, A. M. . UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PROPOSIÇÕES DA IV CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - POLÍTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEIRELES, V. K. A. ; SILVA, A. M. ; QUEIROZ, S. P. L. . A SUSTENTABILIDADE: POR JOSÉ ELI DA VEIGA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MEIRELES, V. K. A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA APLICAÇÃO NO AMBIENTE INDUSTRIAL - ESTUDO DE CASO DA REFINARIA DE PETRÓLEO DO AMAZONAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, V. K. A. . A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE INDUSTRIAL: UM ESTUDO DE CASO NA REFINARIA ISAAC SABBÁ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRELES, V. K. A. ; DIRANE, A. C. M. . PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PROF° RUTH GONÇALVES PRESTES ? MANAUS (AM). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MEIRELES, V. K. A. . Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 2015.

MEIRELES, V. K. A. . Gestão de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade. 2015.

MEIRELES, V. K. A. ; ALVARENGA, K. . Plano de Gerenciamento de Resíduos. 2013.

MEIRELES, V. K. A. . Inventário Florestal. 2013.

MEIRELES, V. K. A. . Manejo de Fauna. 2013.

MEIRELES, V. K. A. . MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA. 2013.

MEIRELES, V. K. A. ; JERONIMO, C. E. M. ; CARVALHO, A. C. F. ; LIMA, A. L. ; COSTA, M. R. P. ; MARIANO, T. R. B. ; NASCIMENTO, M. S. . Responsabilidade Ambiental: um estudo de caso sobre o novo modelo de gestão adotado na Central de Tratamento de Resíduos da REMAN. 2011.

MEIRELES, V. K. A. . Plano Diretor de Educação Ambiental - REMAN. 2010.

MEIRELES, V. K. A. ; JERONIMO, C. E. M. ; CARVALHO, A. C. F. ; LIMA, A. L. ; NASCIMENTO, M. S. . Estudo de Caso: REMAN Uma Refinaria Verde. 2010.

MEIRELES, V. K. A. . Plano Diretor de Resíduos Sólidos da REMAN. 2009.

MEIRELES, V. K. A. . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SOLIDOS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRELES, V. K. A. . LEGISLAÇÃO AMBINTAL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRELES, V. K. A. . pLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDOS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRELES, V. K. A. . RESÍDUOS SÓLIDOS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRELES, V. K. A. . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRELES, V. K. A. . RESÍDUOS SÓLIDOS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRELES, V. K. A. . Manejo de Animais Silvestres. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRELES, V. K. A. . Leitura e Interpretação de ISO 9.001 e ISO 14.001. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, K. V. O. ; MEIRELES, V. K. A. . AMAZONE-SE. 2014 (Curadoria).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Análise integrada dos desafios da Agenda 2030 ? AINDA 2030, Descrição: Este projeto tem por objetivo identificar e analisar os desafios, oportunidades, dificuldades e contribuições, para implementação das metas que estruturam os 17 Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Embora haja uma predominância das questões vinculadas ao setor energético por ser o viabilizador básico das ações, procura-se sempre uma análise integrada dos desafios. Seis sub-projetos estruturam este projeto: 1- Segurança Energética em pequenos Estados insulares: (contribui para os Objetivos 7 e 8) a) integração fontes renováveis para geração de eletricidade no Arquipélago de Cabo Verde; b) desafios para produção de biodiesel para mobilidade em Cabo Verde; c) uso integrado de energia-água-alimento. 2 - Descarbonização da Economia: (contribui para os Objetivos 8, 12 e 13) a) Novos Modelos de Negócio para uma Economia de Baixo Carbono; b) Estudos prospectivos para economias de baixo carbono- Construção de Cenários para o Brasil pós-carbono; c) Viabilidade de geração residencial de eletricidade por meio de células fotovoltaicas no semi-árido brasileiro: estudo de caso em Juazeiro do Norte; d) Otimização das tecnologias de veículos elétricos; e) Estímulo ao consumo consciente e utilização das práticas de produção responsáveis como diferenciais estratégicos; f) Economia circular. 3 ? Megaprojetos (contribui para os Objetivos 13 e 15) a) Impactos das mudanças climáticas na geração de hidroeletricidade: -estudo de caso da UHE de Belo Monte; -estudo de caso de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) b) Impactos de Implantação de Megaprojetos do setor energético; 4 ? Gestão de resíduos sólidos: (contribui para os Objetivos 11, 13 e 14) a) Alternativas Sustentáveis para Gestão de Resíduos Sólidos. 5 ? Biocombustíveis: (contribui para o Objetivo 13) a) Avaliação da sustentabilidade da cadeia produtiva biodiesel na América do Sul. b) Aderência da produção e uso dos biocombustíveis aos Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 6 ? Disseminação do conhecimento: (contribui para o Objetivo 17) Participação, organização e colaboração na realização de workshops, encontros, conferências nacionais e internacionais sobre sustentabilidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (13) . , Integrantes: Vanessa Kerolin Araujo Meireles - Coordenador / joão Nildo Vianna - Integrante / Rudi Henri Van Els - Integrante / Maria Amélia Paula Dias - Integrante / Alfiado Victorino - Integrante / Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti - Integrante / ANTONIO SÉRGIO HADDAD - Integrante / Diana Carolina Castro Mur - Integrante / CARMENZA CASTIBLANCO ROZO - Integrante / GEORGIA MOUTELLA JORDÃO - Integrante / Gabriel Leuzinger Coutinho - Integrante / Daniel Andrés Rodrigues - Integrante / Antônio Batista - Integrante / Terezinha Fax - Integrante / Mauricio Luis Sens - Integrante / Felipe Guimarães Miranda - Integrante / Cristiano Viana Cavalcanti Castellão Tavares - Integrante / Manuel Robalo Évora - Integrante / Gilmar dos Santos Marques - Integrante / Paula Emília Oliveira Pimentel - Integrante / João Rodrigo Leitão Dos Reis - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade de Brasília

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2013 - 2014

    WM consultoria

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora em Gestão Ambiental, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Consultora Empresarial em Serviços de Gestão Ambiental

  • 2013 - 2014

    Gerenciamento de Resíduos Industriais

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica mbiental, Carga horária: 44

  • 2012 - 2013

    AUTCOM ENGENHARIA LTDA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GESTORA DE SGI, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Gestão do Sistema de Gestão Integrado da empresa, gestão de obras internas na Petrobras, Amazonas Energia, obras para Secretaria de Infraestrutura do Estado do Amazonas, licenciamento ambiental e gestão de contratos.

  • 2009 - 2012

    AMPLA ENGENHARIA ASSESSORIA MEIO AMBIENTE E PLANEJAMENTO LTDA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA AMBIENTAL, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Prestação de serviços de gestão ambiental para a Petrobras Refinaria Isaac Sabbá em Manaus, serviços de Licenciamento Ambiental, gestão de SGI, controle de emergências ambientais, inspeções, palestras de meio ambiente, entre outros.

  • 2008 - 2009

    Petrobras -Refinaria Isaac Sabbá

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiaria de Meio Ambiente, Carga horária: 600, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2007

    SAMSUNG SDI BRASIL

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiaria de Gestão Ambiental, Carga horária: 600, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2013

    Assessoria Geisseler

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora em serviços de Gestão Ambiental, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Elaboração de material de comunicação impresso e visual para ministração de curso de Manejo de Fauna.

  • 2017 - 2017

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Ministração da disciplina de Biogeografia para o curso Modular de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas no município de Novo Aripuanã

  • 2017 - 2017

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Ministração da disciplina de Gestão Territorial e Ambiental para o curso Modular de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas no município de Humaitá

  • 2017 - 2017

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Ministração da disciplina de Gestão e Tratamento de Resíduos para o curso Modular de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas no município de Presidente Figueiredo

  • 2017 - 2017

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Ministração da disciplina de Gestão e Tratamento de Resíduos para o curso Modular de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas no município de Boca do Acre

  • 2016 - 2016

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45

    Outras informações:
    Ministração da disciplina de Sistema de Gestão Ambiental para o curso Modular de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas no município de Presidente Figueiredo

  • 2016 - 2016

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45

    Outras informações:
    Ministração da disciplina de Sistema de Gestão Ambiental para o curso Modular de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas no município de Humaitá

    Atividades

    • 10/2016 - 11/2017

      Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistema de Gestão Ambiental, Gestão Territorial e Ambiental, Gestão e Tratamento de Resíduos

    • 09/2016 - 10/2016

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biogeografia