Jário José dos Santos Júnior
Doutorado pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL pelo Programa de Pós-Graduação em Informática. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Recebeu o prêmio de 3 (terceiro) melhor colocado na modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação pelo Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBC. É revisor de periódicos internacionais. Atua em pesquisas que envolvem aprendizagem profunda (Deep Learning), Visão computacional, Processamento de Linguagem Natural em Dimensões Sintáticas, Semânticas e Pragmáticas. Atualmente, Jário Santos é membro da equipe de coordenação de Inteligência Artificial do projeto "Plataforma Adaptativa de Avaliação e Diagnóstico Pedagógico de Textos" do Ministério de Educação. É co-fundador da spin-off Eneuron - Computação Cognitiva, empresa do ramo de tecnologias educacionais cujo objetivo é desenvolver soluções computacionais centradas em processamento e entendimento de textos manuscritos e transcritos. Além de desenvolver atividades de pesquisa em Mineração de Textos e Recomendação Pedagógicas Personalizadas de Recursos Educacionais disponíveis na WEB.
Informações coletadas do Lattes em 02/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional
2019 - 2022
Universidade de São Paulo
Título: Modelos e técnicas para detecção de ameaça de estereótipo de gênero em ambientes educacionais online
Seiji Isotani. Coorientador: Ig Ibert Bittencourt. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: NLP; Natural Language Processing; Online Education.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Informática
2015 - 2017
Universidade Federal de Alagoas
Título: Modelos e Técnicas para melhorar a qualidade da avaliação automática para atividades escritas em Língua Portuguesa Brasileira
, Ano de Obtenção: 2017.Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto.Coorientador: Ranilson Oscar Araújo Paiva. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Ciência da Computação
2011 - 2014
Universidade Federal de Alagoas
Título: AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DE ATIVIDADES ESCRITAS BASEADA EM ALGORITMO GENÉTICO E PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL: Avaliador Ortográfico-Gramatical
Orientador: Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2021 - 2021
Formação em Metodologias Ativas na Educação a Distância ? Utilizando o Peer. (Carga horária: 20h). , +A Educação, +A, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento de Linguagem Natural.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Mineração de Textos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Visão Computacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Aprendizagem Profunda.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologias Educacionais.
Organização de eventos
Cunha P. ; Almeida E. ; Dias L. ; SANTOS, J. . Cidades Inteligentes: Desafios para a Computação - XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2013). 2013. (Congresso).
Participação em bancas
Santos, Jário José. AVA e formação continuada de professores alfabetizadores: desenvolvimento e avaliação de curso a distância. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
Santos, Jário José. Uso do jogo educacional ?A Última Árvore? em três diferentes cenários de aprendizagem para desenvolvimento do pensamento computacional.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
Santos, Jário José. The relationship between user types and story-based gamication: Analysis of preference and accomplishment in educational context. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
Santos, Jário José. Docência Disruptiva: Um caminho para Educação Mediada por Tecnologias. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
Santos, Jário José. Pensamento computacional como forma de avançar na aprendizagem de Matemática - Um compartilhamento entre o pensamento computacional e o pensamento matemático.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
Santos, Jário José. Habilidades Socioemocionais na Educação: Um curso EAD para formação de professores. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
Santos, Jário José. Estudo quanto a percepção dos graduandos sobre aspectos que contribuíram para sua formação integral, em cursos tecnológicos superiores presenciais, no Estado de São Paulo, de acordo com o ENADE 2018. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
Santos, Jário José. Explorando Gamicação e a Teoria da Experiência de Fluxo no Ensino de Física: Análise no Crasscraft e Ensino de Vetor Velocidade e Vetor Aceleração. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
Santos, Jário José. A Realidade Virtual auxiliando o processo de ensino e aprendizagem de Geograa no Ensino Fundamental II: Proposta de Design de Conteúdo imersivo baseado na BNCC. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
Santos, Jário José. Elaboração do Currículo de Referência para a Educação Prossional Técnica de Nível Médio em Tecnologia e Computação: um estudo de caso. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
Santos, Jário José. O uso de REAs e o ensino de História: conceitos, interpretações e possibilidades. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
Santos, Jário José. Aspectos relevantes para o desenvolvimento de MOOCs de alta qualidade, sob a perspectiva da experiência de aprendizagem.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
Santos, Jário José. A percepção do professor do ensino fundamental acerca da prática de ensino remoto. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo.
SIMAO, A. S.SANTOS, JÁRIO. Beili - Sistema de Buscas em Documentos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo.
BRANCO, K. R. L. J. C.;SANTOS, J.. Blockchain Technology Applications for Financial Transparency in Non Profit Organizations. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo.
BARBOSA, E. F.;SANTOS, J.. BotAnalyzer: Uma ferramenta para reconhecer as interações entre aluno - chatterbot. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo.
SANTOS, JÁRIO; COELHO, J. A. P. M.. Does gender stereotype threat in gamified educational environments cause anxiety? An experimental study.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas.
Orientou
Genética no Ensino Médio: as mídias digitais e a compreensão de conteúdos abstratos; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jário José dos Santos Júnior;
Gamicando Disciplinas do Ensino Técnico; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jário José dos Santos Júnior;
Ensino de função am com tecnologias educacionais: Um design instrucional adaptado inserido no Google Classroom; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jário José dos Santos Júnior;
Proposta sobre ensino de função quadrática no 1 ano ensino médio em AVA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jário José dos Santos Júnior;
Metodologias Ativas no processo de Ensino-Aprendizagem da História Antiga:Um estudo com o Moodle; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jário José dos Santos Júnior;
Design educacional adaptado para EAD em tecnologias educacionais: Google Forms em formação docente contextualizada em atividades para o 5 ano do ensino fundamental I; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jário José dos Santos Júnior;
Letramento digital como ferramenta de empoderamento do estudante; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jário José dos Santos Júnior;
Aprendendo sobre veracidade de informações: Desenvolvimento e avaliação de curso EAD que aplica Método Cientíco na análise de notícias; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jário José dos Santos Júnior;
Modelos de trabalho em software aplicáveis à teoria Vygotskyana no ensino de lógica de programação; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Aplicada à Educação) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jário José dos Santos Júnior;
Controle Interno e Tecnologia da Informação: Um Estudo sobre Aplicação de Recursos Tecnológicos de Controle no Município de Olivença - Alagoas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Jário José dos Santos Júnior;
JOINT-LD: Java Ontology Integrated Toolkit for Linked Data; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jário José dos Santos Júnior;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, JÁRIO ; Benevides K. ; Andrade, E. ; Nascimento, J. ; Silva, K. ; BITTENCOURT, I. I. ; Pereira, M. ; Fernandes, S. ; Carina BLD Bittencourt, C. ; Isotani S. . Tecnologias Educacionais Estereotipadas: Um desafio a ser enfrentado. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) , v. 30, p. 73-107, 2022.
-
SANTOS, JÁRIO ; ANDRADE, ESTER ; BENEVIDES, KAMILA ; SILVA, KELLY ; NASCIMENTO, JOÃO ; BITTENCOURT, IG ; PEREIRA, MARCOS ; FERNANDES, SHEYLA ; ISOTANI, SEIJI . Does gender stereotype threat affects the levels of aggressiveness, learning and flow in gamified learning environments?: An experimental study. Education and Information Technologies , v. 1, p. 1, 2022.
-
SANTOS, JÁRIO ; BITTENCOURT, IG ; REIS, MARCELO ; CHALCO, GEISER ; ISOTANI, SEIJI . Two billion registered students affected by stereotyped educational environments: an analysis of gender-based color bias. Humanities & Social Sciences Communications , v. 9, p. 249, 2022.
-
TENÓRIO, KAMILLA ; SANTOS, JÁRIO ; ACCETE, VICTOR ; REMIGIO, STERFANNO ; DA SILVA, ALAN PEDRO ; DERMEVAL, DIEGO ; BITTENCOURT, IG IBERT ; MARQUES, LEONARDO BRANDÃO . On the joint use of Artificial Intelligence and Brain-Imaging Techniques in Technology-enhanced Learning Environments: A Systematic Literature Review. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO , v. 29, p. 502-518, 2021.
-
Santos, Jário José ; PAIVA, RANILSON ; IBERT BITTENCOURT, IG . Avaliação Léxico-Sintática de Atividades Escritas em Algoritmo Genético e Processamento de Linguagem Natural: Um Experimento no ENEM. Revista Brasileira de Informática na Educação , v. 24, p. 92, 2016.
-
ELIAS, ENDHE ; SANTOS, JÁRIO ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI ; HOLANDA, OLAVO ; BRITO, PATRICK H.S. . A semi-automatic system to evaluate the performance and scalability of ontology persistent APIs. Science of Computer Programming (Print) , v. 136, p. 43-59, 2016.
-
JOSÉ, JÁRIO ; PAIVA, RANILSON ; BITTENCOURT, IG IBERT . AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DE ATIVIDADES ESCRITAS BASEADA EM ALGORITMO GENÉTICO E PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL: Avaliador Ortográfico-Gramatical. In: Concurso de Teses e Dissertações em Informática na Educação, 2015, Maceió, 2015. p. 95.
-
OLIVEIRA, WILK ; JOSÉ, JÁRIO ; BORGES, DANIEL ; BITTENCOURT, IG IBERT ; JUNOIR, CLOVIS GOMES DA SILVA . Conquistando com o Resto: Um Jogo Para o Ensino de Conceitos de Divisão. In: I Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação, 2015, Maceió. org.crossref.xschema._1.Title@4ae903c4, 2015. p. 342.
-
OLIVEIRA, WILK ; BORGES, DANIEL ; JOSÉ, JÁRIO ; BITTENCOURT, IG IBERT ; JUNOIR, CLOVIS GOMES DA SILVA . Desafios com Palitos: Um Jogo Para o Ensino de Conceitos Específicos de Matemática. In: I Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação, 2015, Maceió. org.crossref.xschema._1.Title@ba927a7, 2015. p. 334.
-
PAIVA, RANILSON ; BORGES, DANIEL ; SANTOS, JÁRIO ; BITTENCOURT, IG IBERT ; DA SILVA, ALAN PEDRO . Lessons learned from an online open course. In: the 29th Annual ACM Symposium, 2014, Gyeongju. Proceedings of the 29th Annual ACM Symposium on Applied Computing - SAC '14, 2014. p. 229-234.
-
SANTOS, J. ; MORETTI, G. ; BORGES, D. ; BASTOS, T. ; DERMEVAL, D. ; BITTENCOURT, I. I. ; SILVA, A. ; MERCADO, L. ; BITTENCOURT, I. . Um Ambiente Colaborativo baseado em Projeto para o UCA.. In: II Workshop sobre formação e experiências educacionais no projeto Um Computador por Aluno (UCA), 2012, Rio de Janeiro. Anais do II Workshop sobre formação e experiências educacionais no projeto Um Computador por Aluno (UCA), 2012.
-
OLIVEIRA, WILK ; Santos, Jário José ; BORGES, D. ; BITTENCOURT, I. I. ; JUNOIR, CLOVIS GOMES DA SILVA . Conquistando com o Resto: Um Jogo Para o Ensino de Conceitos de Divisão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, WILK ; BORGES, D. ; Santos, Jário José ; BITTENCOURT, I. I. ; JUNOIR, CLOVIS GOMES DA SILVA . Desafios com Palitos: Um Jogo Para o Ensino de Conceitos Específicos de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Santos, Jário José ; Paiva R. ; BITTENCOURT, I. I. . AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DE ATIVIDADES ESCRITAS BASEADA EM ALGORITMO GENÉTICO E PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL: Avaliador Ortográfico-Gramatical. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2014
SISTEMA DE GESTÃO INTELIGENTE DA APRENDIZAGEM COM MINERAÇÃO DE DADOS COM DISPOSITIVOS MÓVEIS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto em 15/12/2014., Descrição: Este projeto visa contribuir para uma aprendizagem mais efetiva através do estudo, definição, desenvolvimento e aplicação de métodos pedagógicos às ferramentas computacionais inteligentes que viabilize a universalização personalizada da educação, através da plataforma de ensino UFAL Línguas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / Gabriel Moretti - Integrante / Daniel Borges - Integrante / Tibério Bastos - Integrante / Ig Ibert Bittencourt - Coordenador / Alan Silva - Integrante.
-
2011 - 2013
CNPq/CAPES/SEED-MEC - Redes Sociais e Interatividade: Projetos Didáticos Colaborativos Interescolas no PROUCA Alagoas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto em 16/03/2017., Descrição: Descrição: Esta pesquisa investiga a utilização de redes sociais em espaço colaborativo de aprendizagem no processo ensino-aprendizagem nas escolas do PROUCA/AL. Oferece subsídios teórico-práticos sobre as possibilidades de utilização das TIC na prática docente, além de apresenta metodologia de desenvolvimento de material didático com TIC. Com isso, o projeto visa o desenvolvimento de uma ferramenta colaborativo baseada em projetos e a sua investigação empírica com no PROUCA Alagoas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / Gabriel Moretti - Integrante / Daniel Borges - Integrante / Tibério Bastos - Integrante / Ig Ibert Bittencourt - Coordenador.
-
2011 - 2012
Projeto Intitulado Redes Sociais e Interatividade: Projetos Didáticos Colaborativos Interescolas no PROUCA Alagoas, Descrição: Projeto que visou o desenvolvimento de ambiente Colaborativo para o programa PROUCA - Programa para um computador por aluno. O Sistema deu suporte ao uso de tecnologias sociais para um ambiente educacional para crianças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / Gabriel Moretti - Integrante / Tibério Bastos - Integrante / Alan Silva - Integrante / Luis Mercado - Coordenador / BORGES, DANIEL - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2014 - Atual
SISTEMA DE GESTÃO INTELIGENTE DA APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE REDAÇÃO, Descrição: Sistemas Tutores Inteligentes são sistemas educacionais que fazem uso de recursos da inteligência artificial para personalizar a aprendizagem de acordo com a necessidade de cada estudante. No entanto, em domínios maus definidos (ou seja, domínios subjetivos como redação), a aplicação de sistemas tutores inteligentes ainda é um desafio. Este projeto busca desenvolver pesquisa de inovação tecnológica para uma aprendizagem mais efetiva de redação através do estudo, definição, desenvolvimento e aplicação de técnicas de PLN (processamento de linguagem natural) e dispositivos móveis em ambientes de aprendizagem inteligentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / BORGES, DANIEL - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Coordenador.
-
2014 - Atual
SISTEMA DE GESTÃO INTELIGENTE DA APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE REDAÇÃO, Descrição: Sistemas Tutores Inteligentes são sistemas educacionais que fazem uso de recursos da inteligência artificial para personalizar a aprendizagem de acordo com a necessidade de cada estudante. No entanto, em domínios maus definidos (ou seja, domínios subjetivos como redação), a aplicação de sistemas tutores inteligentes ainda é um desafio. Este projeto busca desenvolver pesquisa de inovação tecnológica para uma aprendizagem mais efetiva de redação através do estudo, definição, desenvolvimento e aplicação de técnicas de PLN (processamento de linguagem natural) e dispositivos móveis em ambientes de aprendizagem inteligentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / BORGES, DANIEL - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Coordenador.
-
2014 - Atual
SISTEMA DE GESTÃO INTELIGENTE DA APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE REDAÇÃO, Descrição: Sistemas Tutores Inteligentes são sistemas educacionais que fazem uso de recursos da inteligência artificial para personalizar a aprendizagem de acordo com a necessidade de cada estudante. No entanto, em domínios maus definidos (ou seja, domínios subjetivos como redação), a aplicação de sistemas tutores inteligentes ainda é um desafio. Este projeto busca desenvolver pesquisa de inovação tecnológica para uma aprendizagem mais efetiva de redação através do estudo, definição, desenvolvimento e aplicação de técnicas de PLN (processamento de linguagem natural) e dispositivos móveis em ambientes de aprendizagem inteligentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / BORGES, DANIEL - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Coordenador.
-
2014 - Atual
SISTEMA DE GESTÃO INTELIGENTE DA APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE REDAÇÃO, Descrição: Sistemas Tutores Inteligentes são sistemas educacionais que fazem uso de recursos da inteligência artificial para personalizar a aprendizagem de acordo com a necessidade de cada estudante. No entanto, em domínios maus definidos (ou seja, domínios subjetivos como redação), a aplicação de sistemas tutores inteligentes ainda é um desafio. Este projeto busca desenvolver pesquisa de inovação tecnológica para uma aprendizagem mais efetiva de redação através do estudo, definição, desenvolvimento e aplicação de técnicas de PLN (processamento de linguagem natural) e dispositivos móveis em ambientes de aprendizagem inteligentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / BORGES, DANIEL - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Coordenador.
-
2014 - 2014
SISTEMA DE GESTÃO INTELIGENTE DA APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE REDAÇÃO, Descrição: Sistemas Tutores Inteligentes são sistemas educacionais que fazem uso de recursos da inteligência artificial para personalizar a aprendizagem de acordo com a necessidade de cada estudante. No entanto, em domínios maus definidos (ou seja, domínios subjetivos como redação), a aplicação de sistemas tutores inteligentes ainda é um desafio. Este projeto busca desenvolver pesquisa de inovação tecnológica para uma aprendizagem mais efetiva de redação através do estudo, definição, desenvolvimento e aplicação de técnicas de PLN (processamento de linguagem natural) e dispositivos móveis em ambientes de aprendizagem inteligentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / BORGES, DANIEL - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Coordenador.
-
2014 - 2014
SISTEMA DE GESTÃO INTELIGENTE DA APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE REDAÇÃO, Descrição: Sistemas Tutores Inteligentes são sistemas educacionais que fazem uso de recursos da inteligência artificial para personalizar a aprendizagem de acordo com a necessidade de cada estudante. No entanto, em domínios maus definidos (ou seja, domínios subjetivos como redação), a aplicação de sistemas tutores inteligentes ainda é um desafio. Este projeto busca desenvolver pesquisa de inovação tecnológica para uma aprendizagem mais efetiva de redação através do estudo, definição, desenvolvimento e aplicação de técnicas de PLN (processamento de linguagem natural) e dispositivos móveis em ambientes de aprendizagem inteligentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / BORGES, DANIEL - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Coordenador.
-
2014 - 2014
SISTEMA DE GESTÃO INTELIGENTE DA APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE REDAÇÃO, Descrição: Sistemas Tutores Inteligentes são sistemas educacionais que fazem uso de recursos da inteligência artificial para personalizar a aprendizagem de acordo com a necessidade de cada estudante. No entanto, em domínios maus definidos (ou seja, domínios subjetivos como redação), a aplicação de sistemas tutores inteligentes ainda é um desafio. Este projeto busca desenvolver pesquisa de inovação tecnológica para uma aprendizagem mais efetiva de redação através do estudo, definição, desenvolvimento e aplicação de técnicas de PLN (processamento de linguagem natural) e dispositivos móveis em ambientes de aprendizagem inteligentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / BORGES, DANIEL - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Coordenador.
-
2014 - 2014
SISTEMA DE GESTÃO INTELIGENTE DA APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE REDAÇÃO, Descrição: Sistemas Tutores Inteligentes são sistemas educacionais que fazem uso de recursos da inteligência artificial para personalizar a aprendizagem de acordo com a necessidade de cada estudante. No entanto, em domínios maus definidos (ou seja, domínios subjetivos como redação), a aplicação de sistemas tutores inteligentes ainda é um desafio. Este projeto busca desenvolver pesquisa de inovação tecnológica para uma aprendizagem mais efetiva de redação através do estudo, definição, desenvolvimento e aplicação de técnicas de PLN (processamento de linguagem natural) e dispositivos móveis em ambientes de aprendizagem inteligentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / BORGES, DANIEL - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Coordenador.
-
2021 - Atual
FAPEAL/SECTI/SEBRAE-AL/FIEA/IEL - Desenvolvimento e Comercialização de uma Plataforma Educacional de Correção Automática e Recomendação Pedagógica de Textos Transcritos e Manuscritos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto em 11/05/2022., Descrição: O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento e comercialização de um produto inovador para o contexto nacional na área de educação. Isto será feito através do estudo, definição, desenvolvimento e comercialização de uma plataforma educacional inteligente (Analise) que, através do uso de técnicas de Aprendizagem Profunda (Deep Learning), fará correção textuais em língua portuguesa, tanto de textos transcritos (digitados) quanto manuscritos (escritos à mão). Além disso, a plataforma ferá a recomendação pedagógica, auxiliando os estudantes em como melhorar sua escrita e consequentemente uma nota em avaliações (e.g. ENEM). Com a inserção de recursos na empresa eNeuron, têm-se como métricas basilares i) o desenvolvimento da Plataforma Analise para escolas e corporações, ii) comercialização desta tecnologia em todo o cenário nacional, iii) transferência de tecnologia para implantação da inovação na empresa, e iv) a conversão dos benefícios da inovação da Plataforma Analise para o Estado de Alagoas. (Valor Aprox. R$ 400.000,00).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / Ig Ibert Bittencourt - Coordenador / Alan Pedro da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.
-
2021 - Atual
Plataforma Adaptativa de Avaliação e Diagnóstico Pedagógico de Textos, Descrição: Desenvolver um modelo de Avaliação Textual, com foco principal em avaliação de redação de forma a garantir redução de custo e a sobrecarga gerada para os professores, de modo que os deixem livres para executar as seguintes ações: (1) observar outras necessidades educacionais dos alunos e; (2) prover auxílio pedagógico por meio de comentários e apontamentos de erros para desvios cometidos por alunos em sua produção textual. Esta redução no tempo de avaliação garante um tempo de resposta hábil para o aluno praticar mais, com o conhecimento do que estava errando. Serão destacados módulos específicos para detecção de plágio, textos incoerentes ou tentativas de cheating (inserções de passagens com receitas e letras de música para aumentar a quantidade de palavras no texto).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto - Integrante / Seiji Isotani - Integrante / Thiago Damasceno Cordeiro - Coordenador / Rodrigo Lisbôa Pereira - Integrante / Edson Koiti Kudo Yasojima - Integrante / Carlos dos Santos Portela - Integrante / Rafael Ferreira Leite de Mello - Integrante / Leonardo Brandão Marques - Integrante.
-
2020 - Atual
MEC/SEB/FNDE - PNLD Digital baseado em Evidências, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Diego Dermeval Medeiros da Cunha Matos em 11/05/2022., Descrição: Espera-se desenvolver atividades no âmbito da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação segundo normas e orientações desta secretaria com vistas à concepção e desenvolvimento do processo e da Plataforma de avaliação baseada em evidências dos materiais e recursos digitais das obras inscritas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021, 2022 e 2023. Desta forma, serão demandadas atividades de pesquisa e desenvolvimento para garantir a manutenção e aperfeiçoamento constante dos sistemas computacionais que permitam o desenvolvimento, implantação e manutenção da Plataforma (denominada Plataforma Evidências1) para Avaliação do Material Digital dos PNLDs 2021, 2022 e 2023. Espera ainda, no contexto deste projeto, desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento para elaboração dos guias interativos do PNLD 2020 Literário e do PNLD 2019 didático revisado. Por fim, objetiva-se realizar atividades de pesquisa para desenvolvimento de um processo e de uma tecnologia de suporte à tomada de decisão baseada em dados para apoiar a tomada de decisão baseada em evidências dos gestores da política educacional do PNLD. (Valor aprox. R$ 3.000.000,00).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / Diego Dermeval - Coordenador / Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto - Integrante / Alan Pedro da Silva - Integrante / Seiji Isotani - Integrante / Ibsen Mateus Bittencourt - Integrante / Ranilson Paiva - Integrante / Leonardo Marques - Integrante / Kamilla Tenório - Integrante.
-
2014 - 2014
SISTEMA DE GESTÃO INTELIGENTE DA APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE REDAÇÃO, Descrição: Sistemas Tutores Inteligentes são sistemas educacionais que fazem uso de recursos da inteligência artificial para personalizar a aprendizagem de acordo com a necessidade de cada estudante. No entanto, em domínios maus definidos (ou seja, domínios subjetivos como redação), a aplicação de sistemas tutores inteligentes ainda é um desafio. Este projeto busca desenvolver pesquisa de inovação tecnológica para uma aprendizagem mais efetiva de redação através do estudo, definição, desenvolvimento e aplicação de técnicas de PLN (processamento de linguagem natural) e dispositivos móveis em ambientes de aprendizagem inteligentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / BORGES, DANIEL - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Coordenador.
-
2021 - Atual
FAPEAL/SECTI/SEBRAE-AL/FIEA/IEL - Desenvolvimento e Comercialização de uma Plataforma Educacional de Correção Automática e Recomendação Pedagógica de Textos Transcritos e Manuscritos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto em 11/05/2022., Descrição: O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento e comercialização de um produto inovador para o contexto nacional na área de educação. Isto será feito através do estudo, definição, desenvolvimento e comercialização de uma plataforma educacional inteligente (Analise) que, através do uso de técnicas de Aprendizagem Profunda (Deep Learning), fará correção textuais em língua portuguesa, tanto de textos transcritos (digitados) quanto manuscritos (escritos à mão). Além disso, a plataforma ferá a recomendação pedagógica, auxiliando os estudantes em como melhorar sua escrita e consequentemente uma nota em avaliações (e.g. ENEM). Com a inserção de recursos na empresa eNeuron, têm-se como métricas basilares i) o desenvolvimento da Plataforma Analise para escolas e corporações, ii) comercialização desta tecnologia em todo o cenário nacional, iii) transferência de tecnologia para implantação da inovação na empresa, e iv) a conversão dos benefícios da inovação da Plataforma Analise para o Estado de Alagoas. (Valor Aprox. R$ 400.000,00).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / Ig Ibert Bittencourt - Coordenador / Alan Pedro da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.
-
2021 - Atual
Plataforma Adaptativa de Avaliação e Diagnóstico Pedagógico de Textos, Descrição: Desenvolver um modelo de Avaliação Textual, com foco principal em avaliação de redação de forma a garantir redução de custo e a sobrecarga gerada para os professores, de modo que os deixem livres para executar as seguintes ações: (1) observar outras necessidades educacionais dos alunos e; (2) prover auxílio pedagógico por meio de comentários e apontamentos de erros para desvios cometidos por alunos em sua produção textual. Esta redução no tempo de avaliação garante um tempo de resposta hábil para o aluno praticar mais, com o conhecimento do que estava errando. Serão destacados módulos específicos para detecção de plágio, textos incoerentes ou tentativas de cheating (inserções de passagens com receitas e letras de música para aumentar a quantidade de palavras no texto).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto - Integrante / Seiji Isotani - Integrante / Thiago Damasceno Cordeiro - Coordenador / Rodrigo Lisbôa Pereira - Integrante / Edson Koiti Kudo Yasojima - Integrante / Carlos dos Santos Portela - Integrante / Rafael Ferreira Leite de Mello - Integrante / Leonardo Brandão Marques - Integrante.
-
2020 - Atual
MEC/SEB/FNDE - PNLD Digital baseado em Evidências, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Diego Dermeval Medeiros da Cunha Matos em 11/05/2022., Descrição: Espera-se desenvolver atividades no âmbito da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação segundo normas e orientações desta secretaria com vistas à concepção e desenvolvimento do processo e da Plataforma de avaliação baseada em evidências dos materiais e recursos digitais das obras inscritas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021, 2022 e 2023. Desta forma, serão demandadas atividades de pesquisa e desenvolvimento para garantir a manutenção e aperfeiçoamento constante dos sistemas computacionais que permitam o desenvolvimento, implantação e manutenção da Plataforma (denominada Plataforma Evidências1) para Avaliação do Material Digital dos PNLDs 2021, 2022 e 2023. Espera ainda, no contexto deste projeto, desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento para elaboração dos guias interativos do PNLD 2020 Literário e do PNLD 2019 didático revisado. Por fim, objetiva-se realizar atividades de pesquisa para desenvolvimento de um processo e de uma tecnologia de suporte à tomada de decisão baseada em dados para apoiar a tomada de decisão baseada em evidências dos gestores da política educacional do PNLD. (Valor aprox. R$ 3.000.000,00).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / Diego Dermeval - Coordenador / Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto - Integrante / Alan Pedro da Silva - Integrante / Seiji Isotani - Integrante / Ibsen Mateus Bittencourt - Integrante / Ranilson Paiva - Integrante / Leonardo Marques - Integrante / Kamilla Tenório - Integrante.
-
2014 - 2014
SISTEMA DE GESTÃO INTELIGENTE DA APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE REDAÇÃO, Descrição: Sistemas Tutores Inteligentes são sistemas educacionais que fazem uso de recursos da inteligência artificial para personalizar a aprendizagem de acordo com a necessidade de cada estudante. No entanto, em domínios maus definidos (ou seja, domínios subjetivos como redação), a aplicação de sistemas tutores inteligentes ainda é um desafio. Este projeto busca desenvolver pesquisa de inovação tecnológica para uma aprendizagem mais efetiva de redação através do estudo, definição, desenvolvimento e aplicação de técnicas de PLN (processamento de linguagem natural) e dispositivos móveis em ambientes de aprendizagem inteligentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jário José dos Santos Júnior - Integrante / BORGES, DANIEL - Integrante / BITTENCOURT, IG IBERT - Coordenador.
Prêmios
2020
Menção Honrosa pelo TCC ?Genética no Ensino Médio: as mídias digitais e a compreensão de conteúdos abstratos ?, aluna Adeline Gisele Teixeira da Silva, Especialização em Computação aplicada à Educação - ICMC - Universidade de São Paulo.
2015
3° Colocado do Concurso de Teses e Dissertações de Informática na Educação (CTD-IE) - Modalidade TCC, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Alagoas, Reitoria, Instituto de Computação. , AC Cidade Universitária, Cidade Universitária, 57072970 - Maceió, AL - Brasil - Caixa-postal: 61, Telefone: (82) 32141830, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - 2016
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor Voluntário de Bioestatística
2015 - 2015
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor Voluntário em Bioestatística
2014 - 2014
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário - Metodologia e Processos, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2014
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário - Teoria dos Grafos, Carga horária: 20
2013 - 2013
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor Banco de dados 2, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Instituto de Computação.,Linhas de pesquisa
-
06/2015 - 06/2016
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística
2013 - 2014
Meututor Soluções EducacionaisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Desenvolvedor, Carga horária: 6
2017 - 2019
System IdiomasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Inteligência Artificial, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2021 - 2021
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Online / Professor Assistente, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina: Computação Afetiva: Fundamentos e Aplicações na Área Educacional do curso de Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação e Tecnologias Educacionais do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP)
2021 - 2021
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Online / Professor Assistente, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina: Gamificação na Educação do curso de Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação e Tecnologias Educacionais do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP)
2021 - 2021
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Online / Professor Assistente, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina: Inteligência Artificial na Educação do curso de Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação e Tecnologias Educacionais do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP)
2019 - 2020
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Online / Professor Assistente, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina: Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional na Era da Web Social do Curso de Especialização em Computação Aplicada à Educação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP)
2019 - 2019
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Online / Professor Assistente, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina: Design Science Research (DSR) do Curso de Especialização em Computação Aplicada à Educação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP)
2019 - 2019
Universidade de São PauloVínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial / Professor Assistente, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina SSC0724 - Sistemas Educacionais Avançados, do Departamento de Sistemas de Computação, do(a) Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, aos alunos de graduação, sob supervisão do(a) Prof(a). Seiji Isotani. 120 horas totais
2020 - 2020
Instituto de Tecnologia e LiderançaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Online / Professor Assistente, Carga horária: 15
Outras informações:
Temas Ministrados: Configuração do ambiente de trabalho; Padrões de projeto e boas práticas de programação web; Dúvidas sobre os problem sets: Servidor (Python); Aprofundamento em MVC, Tornado e SQL; Dúvidas sobre desenvolvimento e banco de dados. 300 horas totais.
2018 - Atual
Eneuron computação cognitiva - LTDAVínculo: Sócio - Fundador, Enquadramento Funcional: Sócio Cotista
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jário José dos Santos Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?