Louisianny Guerra da Rocha

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Especialista em Administração Hospitalar e em Saúde pela Universidade Potiguar - UNP (2009) . Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte disciplina de Parasitologia. Tem experiência na área Biológica (Parasitologia: Protozoologia e Helmintologia), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de parasitologia para cursos da área biomédica, desenvolvendo projetos de extensão em escolas do ensino médio e fundamental e projetos de pesquisa na área de vigilância epidemiológica da Esquistossomose Mansônica principalmente no Estado do Rio Grande do Norte em parceria com a SESAP/RN. Contribui para o desenvolvimento de pesquisa nas mais diversas áreas de conhecimento relacionados a Parasitologia Humana em parceria com pesquisadores de outras instituições federais. É consultora Ad Hoc das ações de extensão e projetos de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e dos projetos de pesquisa do SISC&T ? Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde e MS - Ministério da Saúde - Brasil. Atua também na CEUA do Centro de Biociências/UFRN. Atualmente com foco na formação e atuação em Pesquisa Clínica voltada para as áreas de Medicina Humana e Veterinária.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos

2001 - 2006

Universidade Federal da Paraíba
Título: Avaliação da atividade leishmanicida de naftoquinonas naturais modificadas e desenvolvimento de ensaios biológicos para avaliar a potência relativa de 1-aza-antraquinonas com atividade leishmanicida
Prof. Dr. Rui Oliveira Macêdo. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Leishmania chagasi; Desenvolvimento de ensaio biológico; drogas leishmanicidas.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia. Setores de atividade: Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Mestrado em Ciências Farmacêuticas

1993 - 1995

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Contribuição do Estudo da Monitorização da Teofilina,Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Prof. Dr. Joâo Medeiros
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: biofarmácia; crianças desnutridas; teofilina.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana; Cuidado À Saúde das Pessoas; Nutrição e Alimentação.

Especialização em Adminsitração hospitalar

2006 - 2009

Universidade Potiguar, UnP
Título: Fatores de riscos que favorecem aos erros de medicação
Orientador: Maria de Fátima Câmara

Especialização em Farmácia Hospitalar

1992 - 1993

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Reestruturação da Farmácia Hospitalar do Instituto de Ginecologia/UFRJ
Orientador: Prof. Levi da Costa Andrade

Graduação em Farmácia

1984 - 1987

Universidade Federal da Paraíba
Título: Manipulação de Fórmulas Magistrais
Orientador: Prof. Levi da Costa Andrade

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM PESQUISA CLÍNICA. (Carga horária: 20h). , INVITARE - ACADEMIA BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE, INVITARE, Brasil.

2012 - 2012

LOUSA INTERATIVA - OFICINA. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

AULA EXPOSITIVA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2009 - 2011

CURSO DE ESPANHOL. (Carga horária: 340h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Natal, SEBRAE/RN, Brasil.

1997 - 1997

Analises Clinicas. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia da Esquistossomose Mansônica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: FARMACOLOGIA E QUÍMICA.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: PESQUISA CLÍNICA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ROCHA, L. G. . CIENTEC - SEMANA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA. 2014. (Congresso).

LOUISIANNY GUERRA DA ROCHA . DESAFINAMENTS CONTEMPORANIS: CIÈNCIES, CULTURES, I TECNOLOGIA EN TEMPS DE CRISI. 2013. (Congresso).

MACEDO, R. O. ; ROCHA, L. G. . VII Pharmatech e IV Enecq. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

8 CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2018. (Congresso).

MEDTROP - 52 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. PREPARAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E ATIVIDADE LEISHMANICIDA DE DUAS NANOPARTÍCULAS POLIMÉRICOS CARREGADAS COM EXTRATO DE PRÓPOLIS VERMELHA BRASILEIRA. 2016. (Congresso).

MEDTROP - 52 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. OCORRÊNCIA D CARAMUJO MELANOIDES TUBERCULATUS (MOLLUSCA: THIARIDAE) NA LAGOA DE EXTREMOZ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. 2016. (Congresso).

MEDTROP - 52 CONGRESSO DA SOCIEDADE DE MEDICINA TROPOPICAL. ATVIDADE ANTIBACTERIANA E LEISHMANICIDA DA GEOPRÓPOLIS DE JANDAÍRA. 2016. (Congresso).

Desafiaments Contemporanis: Ciències, Cultures i Tecnologia en Temps de Crisi.Participou como membro do Comitê Científico. 2013. (Seminário).

SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA - 2013. ADEQUAÇÃO DE METODOLOGIA NA PESQUISA DE ENTEROPARASITOS ASSOCIADOS AO SOLO - NATAL -UFRN. 2013. (Congresso).

23TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON PHARMACEUTICAL AND BIOMEDICAL ANALYSIS.A in vitro MODEL STUDYING HOMEOPATHY PRODUCTS CONTAINING Momordica charantia.. 2011. (Simpósio).

26 CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE UMA LAPACHONA EXTRAÍDA DA TABEBUIA SP. (IPÊ ROXO). 2011. (Congresso).

26 CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA. ATIVIDADE ANTIESTAFILOCÓCICA DE UMA LAPACHONA EXTRAÍDA DA TABEBUIA SP. (IPÊ ROXO). 2011. (Congresso).

XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E ANTIFÚNGICA A PARTIR DE EXTRATOS VEGETAIS - PERSPECTIVA PARA O TRATAMENTO DE FERIDAS. 2011. (Congresso).

XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LEISHMANICIDA DE EXTRATOS DE PLANTAS NATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2011. (Congresso).

XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LEISHMANICIDA DE EXTRATOS DE PLANTAS NATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2011. (Congresso).

VII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE BIOCIÊNCIAS NUCLEARES. ESTUDO RADIOBIOLÓGICO, HISTOLÓGICO E BIOQUÍMICO DE PRÓPOLIS EM RATOS. 2010. (Congresso).

XI Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Avaliação dos trabalhos publicados. 2010. (Congresso).

XX Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Avaliação dos trabalhos publicados. 2009. (Congresso).

VI CONGRESS OF BRASILIAN SOCIETY OF NUCLEAR BIOSCIENCES. Influencia do Taxol (Taxus baccata) na biodistribuição do pertecnetato de sódio (Na99mTcO4) e nos parâmetros hematológicos e bioquímicos de ratas Wistar.. 2008. (Congresso).

XIX Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC 2008. Avaliador dos trabalhos de Iniciação Científica apresentados pelos alunos. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso de Iniciação Científica. Avaliador. 2007. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Parasitologia. poster/painel. 2007. (Congresso).

VII PHARMATECH E IV ENECQ. VII PHARMATECH E IV ENECQ. 2003. (Congresso).

Simpósio Nacional de Medicina Popular e Natural.Simpósio Nacional de Medicina Popular e Natural. 1999. (Simpósio).

50 REUNIÃO ANUAL DA SBPC.50 REUNIAO ANUAL DA SBPC. 1998. (Outra).

Semana do Farmacêutico.Semana do Farmacêutico. 1995. (Encontro).

IX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Participou como congressista. 1991. (Congresso).

Plantas Medicinais na Terapêutica.Plantas medicinais na terapêutica. 1989. (Encontro).

Curso sobre Farmácia Pública.Curso sobre farmacia pública. 1986. (Outra).

Curso Intensivo sobre Antibióticos.Curso intensivo sobre antibióticos. 1985. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Paula Sampaio Feitosa

ROCHA, L. G.; Patrícia Muniz Mendes Freire de Moura; Fábio André Brayner dos Santos. AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE LEISHMANIA CHAGASI EM NINFAS DE RHIPICEPHALUS SANGUINEUS OBTIDOS DE CÃES RESIDENTES EM ÁREA ENDÊMICA PARA LEISHMANIOSE VISCERAL. 2011. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE MESTRADO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO) - UNOVERSIDADE DE PERNAMBUCO.

Aluno: ELISANA AFONSO DE MOURA PIRES

Rui Oliveira Macedo; LEITE, A. C. L.; BEDOR, D. C. G.; NASCIMENTO, T. G.;LOUISIANNY GUERRA DA ROCHA. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICAS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE MATÉRIAS-PRIMAS E MICROEMULSÕES COM ATIVIDADE LEISHMANCIDA. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêutica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Elisana Afonso de Moura

Davi Pereira Santana; SOUSA, F. S.;ROCHA, L. G.. Estudos de desenvolvimento e validação de metodologias análises de formulações semi-sólidas e sólidas contendo leishmanicidas derivados de naftoquinonas. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêutica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Flávia Maria Mendonça do Amaral

ROCHA, L. G.; DINIZ, M. F. F. M.; RIBEIRO, M. N. S.; NASCIMENTO, F. R. F.. Potencial Giardicida de espécies Vegetais: aspectos da etnofarmacologia e bioprospecção. 2007. Tese (Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Flávia Maria Mendonça do Amaral

ROCHA, L. G.; Aragão, CFS; DINIZ, M. F. F. M.. Potencial Giardicida de Espécies Vegetais: Aspectos da Etnofarmacologia e Bioprospecção. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: FRANCIANY XAVIER GUILHERME

LOUISIANNY GUERRA DA ROCHA; ANDRADE, S. R.. ANOMALIA DE PELGER-HUET: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HEMATOLOGIA LABORATORIA) - Universidade Potiguar.

Aluno: Kadja S

Kadja S. Nascimento;ROCHA, L. G.. Nascimento. Estudo das parasitoses intestinais nos alunos da escola municipal 15 de novembro, localizada em Timbó, Nísia Floresta/Natal. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Parasitologia Humana) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria das Graças Araújo do Nascimento

Maria das Graças Araújo do Nascimento;ROCHA, L. G.. Contribuição ao estudo dos parâmetros hematológicos e bioquímicos em ratas wistar após infecção experimental com cepa "Y" de Trypanosoma cruzi. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Parasitologia Humana) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elaine Christian Galvão Colaço

ROCHA, L. G.; Carlos Gonçalves de Oliveira; Herbet Tadeu de Almeida Andrade. Levantamento da Prevalência de Pediculus capitis (piolho) em escolares do distrito de Timbó, Nísia Floresta, RN. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Parasitologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rildécio Medeiros Filho

DOLIVIERA, R. G.; UCHOA, A.;ROCHA, L. G.. USO DO MICROCRUSTÁCEO TISBE (COPEPODA: HARPACTICOIDA) EM BIOENSAIOS ECOTOXICOLÓGICOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: THIERICLISON FRANCISCO DA SILVA

LOUISIANNY GUERRA DA ROCHA; PROF., H. T.; ANDREAZZE, R.. ?INVESTIGAÇÃO DA PRESENÇA DE MOLUSCOS DO GÊNERO BIOMPHALARIA NO MUNICÍPIO DE EXTREMOZ ? RN (BRASIL)?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Patrícia de Souza

LOUISIANNY GUERRA DA ROCHA; OLIVEIRA, M. T. B.;CECÍLIA MARIA C X HOLANDA. ESTUDO DE CASOS POSITIVOS DE ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA NO MUNICÍPIO DE EXTREMOZ-RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcelo Henrique Matias da Silva

LOUISIANNY GUERRA DA ROCHA; ARAUJO, M. F. F.. POTABILIDADE DA AGUA EM ESCOLAS DE NATAL/RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: JÉSSICA GRAZIELLY PINHEIRO DE ALBUQUERQUE

LOUISIANNY GUERRA DA ROCHA; ANDREAZZE, R.. A terapia larval como alternativa no tratamento de feridas cronicas: Uma revisao da literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gilvan Cassiano do Nascimento

OLIVEIRA, M. T. B.; ARAUJO, J. M. G.;ROCHA, L. G.. Normas Técnicas usadas na área de limpeza e desinfecção do departamento de odontologia do centro clínico da Polícia Militar: Manuseio do Material e Adequação a procedimentos normatizados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Larissa Pereira Silveira Cruz

CECÍLIA MARIA C X HOLANDAVanessa Santos de Arruda BarbosaLOUISIANNY GUERRA DA ROCHA. ESTUDO COPROPARASITOLOGICO EM UM CONJUNTO HABITACIONAL GOVERNAMENTAL NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Janette Monroy Osório

CARVALHO, C. M. C. X.; Barbosa, VSA;ROCHA, L. G.. AVALIAÇÃO DO EFEITO DA SUCRALOSE NA BIODISTRIBUIÇÃO DO CITRATO DE SÓDIO MARCADO COM TECNÉSIO-99m EM RATOS WISTAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gabriela Medeiros Araújo

VANIA SOUSA ANDRADELOUISIANNY GUERRA DA ROCHA. AÇÃO ANTIESTAFILOCÓCICA E DETERMINAÇÃO DA TOXICIDADE IN VITRO DE UMA QUINONA EXTRAÍDA DA TABEBUIA SPP. (IPÊ ROXO). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jefferson Thiago Medeiros de Oliveira

CARVALHO, C. M. C. X.;Vanessa Santos de Arruda BarbosaLOUISIANNY GUERRA DA ROCHA. A EPIDEMIOLOGIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL (CALAZAR) NO NORDESTE BRASILEIRO NA ÚLTIMA DÉCADA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gabriela Medeiros Araújo

VANIA SOUSA ANDRADE; RACHETTI, V.S;ROCHA, L. G.. Ação Antiestafilocócica e Determinação da Toxicidade in vitro de uma Quinona Extraída da tabebuia spp. (Ipê Roxo). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jefferson Thiago Medeiros de Oliveira

CECÍLIA MARIA C X HOLANDA; Barbosa, VSA;ROCHA, L. G.. A epidemiologia da leishmaniose visceral (calazar) no Nordeste Brasilerio na última década.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Caio César Souza de Oliveira

ROCHA, L. G.; Maíza Rocha Abrantes; Ivanaldo Amâncio da Silveira. Comparativo entre perfil de resistência e a terapia empírica com antimicrobianos em pacientes com infecção do trato urinário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosa Angélica Silveira Rebouças

ROCHA, L. G.; Ivonete Batista de Araújo; Júlio César Mendes e Silva. Detecção de erros de medicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: RENATA ARACYL BEZERRIL FERREIRA

ROCHA, L. G.; Aragão, CFS;CECÍLIA MARIA C X HOLANDA. Avaliação da atividade Leishmanicida da Crotalaria retusa L. (Fabaceae). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elias Herculano de Oliveira

ROCHA, L. G.; CARVALHO, C. M. C. X.. Influência do Taxol (Taxus baccata) na biodistribuição do pertecnetato de sódio (Na99mTcO4) em ratas wistar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: João Firmino Rodrigues Neto

OLIVEIRA, C. C. G.;ROCHA, L. G.. Ciclo de vida do vírus da imunodeficiência humana (HIV): a célula hospedeira e as alterações provocadas (revisão). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

José veríssimo Fernandes; Renata de Fátima Panosso; Rosely de Vasconcelos Meissner;ROCHA, L. G.. Comissão Organizadora do Concurso Público para Professor Adjunto nas Áreas de concentração: Microbiologia, Imunohematologia, Entomologia e Laboratório Clínico do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisco José Victor de Castro (Titular); Dra. Karina Perrelli Randau - Presidente; Dra. Louisianny Guerra da Rocha (Titular);ROCHA, L. G.. Concurso Público para Professor Assistente na área de Parasitologia Humana e Parasitologia Clínica. 2009. Universidade Federal de Campina Grande.

ROCHA, L. G.; Francisca Inês de Souza Freitas - UFPB. Professor de Terceiro Grau - Assistente I. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

ROCHA, L. G.; Francisca Inês de Souza Freitas - UFPB. Professor de Terceira Grau - Adjunto I. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

ROCHA, L. G.. Cientec 2000. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ROCHA, L. G.; A.C.J., S. L. R. L. C.. Concurso para Professor Substituto. 1999. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisca Inês de Sousa Freitas

FREITAS, F. I. S.; Avaliação da atividade leishmanicida de naftoquinonas natura. Avaliação da atividade leishmanicida de naftoquinonas naturais modificadas e desenvolvimento de ensaio biológico para avaliar a potência relativa de 1-Aza-atraquinonas com atividade leishmanicida. 2005. Tese (Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.

Maria de Fátima Câmara

CÂMARA, Maria de Fátima. Fatores que Favorecem aos Erros de Medicação no Ambiente Hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Especialização em Administração de Org. e Saúde) - Universidade Potiguar.

Edeltrudes de Oliveira Lima

LIMA, E. O.; MACEDO, Rui Oliveira; FREITAS, Francisca Inez de Sousa;CÂMARA, Celso de AmorimSILVA, Tania Maria Sarmento da. Avaliação da atividade leishmanicida de naftoquinonas naturais modificadas e desenvolvimento de ensaio biológico para avaliar a potência relativa de 1-aza-antraquinonas com atividade leishmanicida. 2006. Tese (Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.

RUI OLIVEIRA MACEDO

MACEDO, R. O.. Avaliação da Atividade Leishmanicida de Naftoquinonas Naturais Modificadas e Desenvolvimento de Ensaio Biologico para Avaliar a Potência Relativa de 1-Aza-Antraquinonas com Atividade Leishmanicida. 2006. Tese (Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.

Tania Maria Sarmento da Silva

MACEDO, R. O.;CAMARA, C. A.; FREITAS, F. I. S.;SILVA, T. M. S.LIMA, E. O.. Avaliação de naftoquinonas naturais modificadas e desenvolvimento de ensaio biológico para avaliar a potencia relativa de 1-aza-antraquinonas com atividade leishmanicida. 2006. Tese (Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.

Ana Luisa Palhares de Miranda

MIRANDA, A. L. P.. Contribuição ao estudo da cinética da teofilina em crianças asmáticas desnutridas.. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Francois Germain Noel

NOEL, F.. Contribuição ao estudo da cinetica da teofilina em crianca asmaticas desnutridas. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Celso de Amorim Câmara

MACEDO, R. O.Silva, T.M.S.FREITAS, F. I. S.LIMA, E. O.CAMARA, C. A.. Avaliação da Atividade Leishmanicida de Naftoquinonas Naturais Modificadas e Desenvolvimento de Ensaio Biológico para Avaliara a Potencia Relativa de Antraquinonas Leishmanicidas. 2006. Tese (Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.

Celso de Amorim Câmara

CAMARA, C. A.MACEDO, R. O.LIMA, E. O.. Avaliação da Atividade Leishmanicida de Naftoquinonas Naturais Modificadas e Desenvolvimento de Ensaio Biológico para Avaliara a Potencia Relativa de Antraquinonas Leishmanicidas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

DENYSON KEITON DE MEDEIROS LINS

PERFIL DE SENSIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS DE ENTEROBACTÉRIAS ISOLADAS A APARTIR DE PACIENTES COM INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO INTERNAS NO HOSPITAL DR; CARLINDO DANTAS; Início: 2011; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIDADE EM MICROBIOLOGIA CLÍNICA E LABORATOR) - Universidade Potiguar; (Orientador);

Bruno Mattos Silva Wanderley

ESTUDO PRELIMINAR DA TOXICIDADE AGUDA DA NAFTOQUINONA LEISHMANICIDA HOMOBETALAPACHONA EM RATOS WISTAR; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

LORENA MACHADO HERBSTER

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ANEMIA FALCIFORME: ÊNFASE NO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

RENATA ARACYL BEZERRIL FERREIRA

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LEISHMANICIDA DA CROTALARIA RETUSA L; (FABACEAE); Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mônica Cortez Gomes da Silva

MÉTODOS LABORATORIAIS UTILIZADOS NO DIAGNÓSTICO DA HEMOFILIA A; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Nathalie de Sena Pereira

Padronização do cultivo de amastigotas axênicos de Leishmania chagasi e análise da atividade leishmanicida de naftoquinonas; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Miguel Henrique Ferreira da Silva

INVESTIGAÇÃO DA PRESENÇA DE MOLUSCOS DO GÊNERO BIOMPHALARIA NO MUNICÍPIO DE EXTREMOZ ? RN (BRASIL); Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Farmácia - Bioquímico e Analista Clínico) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

FRANCIANY XAVIER GUILHERME

ANOMALIA DE PELGER-HUET: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Hematologia Laboratorial) - Universidade Potiguar; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

Buno Mattos Silva Wanderely

Estudo Preliminar da Toxicidade Aguda da Homo-betalapchona em camundongos Swiss; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

Renata Aracy Bezerril Ferreira

Avaliação da Atividade Leishmanicida de Extratos de Plantas do Estado do RN; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

Mônica Cortez Gomes da Silva

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE HEMOFILIA A: ÊNFASE NO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

ANA PATRÍCIA FIGUEIRÊDO PEREIRA

ESTUDO DE CASOS POSITIVOS DE ESQUISTOSSOMOSE MANSONICA NO MUNICIPIO DE EXTREMOZ-RN; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

THIERICLISON FRANCISCO DA SILVA

Primeiro registro de Melanoides tuberculatus (Muller, 1774) na Lagoa de Extremoz, regiao litoranea do estado do Rio Grande do Norte; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

YARA ANGÉLICA ALVES FERNANDES VASILJEVIC MENDES

Adequação da Metodologia na Pesquisa de Enteroparasitos Associados ao Solo - Natal -RN; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

MARIA DAS GRAÇAS SILVA NÓBREGA

PESQUISA DE PARASITOS INTESTINAIS EM HORTALIÇAS DE FEIRAS E SUPERMERCADOS DA CIDADE DO NATAL/RN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

Makslane Max Ary Tôrres de Lima Costa Nóbrega Sisenando

ESTUDO PRELIMINAR DE TOXICIDADE AGUDA DA NAFTOQUINONA LEISHMANICIDA HOMO-BETALAPACHONA EM RATOS WISTAR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

LORENA MACHADO HERBSTER

Revisão bibliográfica sobre anemia falciforme: ênfase no diagnóstico laboratorial; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

LORENA MACHADO HERBSTER

Estudos farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos de dois derivados naftoquinonicos leishmanicidas e desenvolvimento farmacotécnico dos respectivos p; ; ; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

Bruno Mattos Silva Wanderley

Estudos toxicológicos pré-clínicos de naftoquinonas leishmanicidas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

Mônica Cortez Gomes da Silva

Estudos toxicológicos pré-clínicos de naftoquinonas leishmanicidas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

Makslane Max ATLCN Sisenando

Estudo Toxicológicos pré-clínicos de naftoquinonas leishmancidas; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

Fábio de Vasconcelos Silva

Determinação de Quinonas com Atividade Leishmanicida; 2006; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

Renata Aracy Bezerril Ferreira

Estudos farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos de dois derivados naftoquinonicos leishmanicidas e desenvolvimento farmacotécnico dos respectivos p; ; ; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

Walicyranison Plinio da Silva

Estudos toxicológicos pré-clínicos de naftoquinonas leishmanicidas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Louisianny Guerra da Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Gonçalves de Medeiros Filho

Contribuição à monitorização da Teofilina em crianças asmáticas desnutridas; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: João Gonçalves de Medeiros Filho;

RUI OLIVEIRA MACEDO

Avaliação da Atividade Leishmanicida de Naftoquinonas; 2006; Tese (Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rui Oliveira Macedo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Araujo, G.M. ; BARROS, A. R. A. ; SOARES, L. F. ; DA ROCHA, LOUISIANNY GUERRA ; DAMASCENO, B. P. G. L. . Nanoemulsions Loaded with Amphotericin B: Development, Characterization and Leishmanicidal Activity. 102174/1381612825666190705202030 , v. 25, p. 1616, 2019.

  • FARIAS AZEVEDO, LAIS ; DA FONSECA SILVA, PRISCILLA ; PORFÍRIO BRANDÃO, MARIANNA ; GUERRA DA ROCHA, LOUISIANNY ; ARAGÃO, CÍCERO FLÁVIO SOARES ; DA SILVA, SÂMIA ANDRÍCIA SOUZA ; PORTO, ISABEL CRISTINA CELERINO MORAES ; BASÍLIO-JÚNIOR, IRINALDO DINIZ ; FONSECA, EDUARDO JORGE DA SILVA ; FIDELIS DE MOURA, MARIA ALINE BARROS ; DO NASCIMENTO, TICIANO GOMES . Polymeric nanoparticle systems loaded with red propolis extract: a comparative study of the encapsulating systems, PCL-Pluronic versus Eudragit E100-Pluronic. JOURNAL OF APICULTURAL RESEARCH , v. 57, p. 255-270, 2018.

  • DO NASCIMENTO, TICIANO GOMES ; DA SILVA, PRISCILLA FONSECA ; AZEVEDO, LAIS FARIAS ; DA ROCHA, LOUISIANNY GUERRA ; DE MORAES PORTO, ISABEL CRISTINA CELERINO ; LIMA E MOURA, TÚLIO FLÁVIO ACCIOLY ; BASÍLIO-JÚNIOR, IRINALDO DINIZ ; GRILLO, LUCIANO APARECIDO MEIRELES ; DORNELAS, CAMILA BRAGA ; FONSECA, EDUARDO JORGE DA SILVA ; DE JESUS OLIVEIRA, EDUARDO ; ZHANG, ALEX TONG ; WATSON, DAVID G. . Polymeric Nanoparticles of Brazilian Red Propolis Extract: Preparation, Characterization, Antioxidant and Leishmanicidal Activity. Nanoscale Research Letters (Print) , v. 11, p. 1-16, 2016.

  • Araujo, G.M. ; ROCHA, L. G. ; MACEDO, R. O. ; CAMARA, C. A. ; Silva, T.M.S ; SANTOS, M. D. F. ; Pinheiro, S.M. ; Bastos, M.L.A. ; Andrade, V.S. . A novel quinone shows activity against MRSA. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 5, p. 61-65, 2013.

  • Gabriela Medeiros Araújo ; LOUISIANNY GUERRA DA ROCHA ; Rui Oliveira Macedo ; Celso de Amorim Camara ; VANIA SOUSA ANDRADE . A NOVEL QUINONE SHOWS ACTIVITY AGAINST MRSA. Journal of Chemical and Pharmaceutical Research , v. 5(3), p. 61-65, 2013.

  • ROCHA, L. G. ; Cícero FS Aragão ; LOIOLA, M. I. B. ; FERREIRA, R. A. B. ; PAIVA, N. F. ; CARVALHO, C. M. C. X. ; Maria Edileiuza Felinto Brito . Evaluation of the leishmanicide action of ethanol extracts of Crotalaria retusa (Fabaceae). Revista Brasileira de Farmacognosia , v. 19, p. 51-56, 2009.

  • CARVALHO, C. M. C. X. ; Mauricio Ferreira da Silva Junior ; ALVES, R. C. ; Barbosa, VSA ; Medeiros, AC ; ROCHA, L. G. . THE EFFECT OF THE ROCHAGAN ON RADIOLABELING WITH 99mTc.. Cellular and Molecular Biology (Online) , v. 55, p. 22-27, 2009.

  • CARVALHO, C. M. C. X. ; Silva Junior, Maurício Ferreira da ; BARBOSA, T. ; Barbosa, VSA ; ROCHA, L. G. ; Aldo da Cunha Medeiros . An in vitro study on the radiolabeling of blood constituents with technetium-99m pertechnetate (99mTcO4. Acta Cirurgica Brasileira (Impresso) , v. 12, p. 45-50, 2009.

  • CARVALHO, C. M. C. X. ; Elias Herculano de Oliveira ; ROCHA, L. G. ; Vanessa Santos de Arruda Barbosa ; Cícero FS Aragão ; Aldo da Cunha Medeiros . Effect of paclitaxel (Taxol) on the biodistribution os sodium pertechnetate (Na99mTcO4) in female wistar rats. Brazilian Archives of Biology and Technology , v. 51, p. 191-196, 2008.

  • ROCHA, L. G. ; MACEDO, R. O. ; JM, B. . A review of natural products with antileishmanial activity. Phytomedicine (Stuttgart) , Inglaterra, v. 12, p. 514-535, 2005.

  • ROCHA, L. G. . Isospora belli en los pacientes con SIDA. Parasitología Latinoamericana , Santiago- Chile, v. 57, n.3-4, p. 161-165, 2002.

  • ROCHA, L. G. . Monitorização da teofilina em crianças asmáticas desnutridas. Pediatria (USP) , São Paulo -SP / Brasil, v. 23, n.3, p. 217-222, 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CAMARA, C. A. ; MACEDO, R. O. ; ROCHA, L. G. ; PINTO, A. . PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE NAFOQUINONAS NATURAIS MODIFICADAS ANÁLOGAS DA BETA-LAPACHONA ATRAVÉS DE REAÇÕES DE CONDENSAÇÃO EM MEIO ÁCIDO COM PROPRIEDADES LEISHMANICIDAS. 2007.

ROCHA, L. G. ; MENDES, Y. A. F. V. ; CALHEIROS, M. E. A. . ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO DE GEOHELMINTOS EM PARQUES INFANTIS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (NEI) - UFRN. 2014.

LOUISIANNY GUERRA DA ROCHA ; REGINA DE FATIMA DOS SANTOS BRAZ ; OLIVEIRA, M. T. B. . PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CARTILHA).

LOUISIANNY GUERRA DA ROCHA ; REGINA DE FATIMA DOS SANTOS BRAZ ; OLIVEIRA, M. T. B. . PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR. 2011. (Editoração/Livro).

ROCHA, L. G. ; Holanda, CMCX . Atualização de Técnicas Laboratoriais na Área Biomédica. 2009. .

ROCHA, L. G. . UFRN - DISCIPLINA SACI - COMUNIDADE DA ÁFRICA - NATAL - RN - COMBATE AO VETOR AEDES AEGYPTI. 2016. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    PROJETO DE PESQUISA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE/BRASIL, Descrição: O direito à saúde é reconhecido pela nossa Constituição Federal de 1988, assim como em outros tratados e nas declarações de direito internacional. O Brasil possui um sistema de proteção dos direitos que integra ao ordenamento jurídico nacional as proteções oferecidas pelas normas jurídicas de direito internacional. O artigo 196 da Constituição Federal de 1988 dispõe que a ?saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação?. Está, pois, o Estado juridicamente obrigado a exercer as ações e serviços de saúde visando à construção da nova ordem social, cujos objetivos, repita-se, são o bem-estar e a justiça sociais, pois a Constituição lhe dirige impositivamente essas tarefas. Ao mesmo tempo em que reconhece o direito sanitário à saúde de todos os brasileiros, confere ao Estado a responsabilidade de organizar um conjunto de ações e serviços públicos de saúde capaz de reduzir os riscos de doenças e de outros agravos à saúde, bem como garantir à população o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde. Para tanto foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS).Atualmente, no Brasil são diagnosticadas doenças tropicais que datam desde o século XVIII. Entre elas a Esquistossomose Mansônica reconhecida como endêmica e um grave problema de saúde pública, porque acomete milhões de pessoas, provocando número expressivo de formas graves e óbitos. Considerada uma doença transmissível, parasitária, provocada pelo verme trematódeo Schistosoma mansoni. Ainda, a Esquistossomose é considerada segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a segunda doença mais devastadora do mundo. Em 2011 no Brasil mais de 63 mil pessoas foram infectadas pelo S. mansoni, segundo dados do Ministério da Saúde. Popularmente conhecida como ?Barriga Dágua? diretamente associada às condições de vida da população afetando aquelas mais vulneráveis, com baixo nível de escolaridade e renda. Por isso, faz parte da lista de doenças negligenciadas que estão diretamente relacionadas à pobreza. Atuar nesta área é muito importante por se tratar de uma doença que não está sendo executadas ações que contribuam para a sua erradicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Pesquisa de Esquistossomose Mansônica no Município de Extremoz/RN, Descrição: A Esquistossomose Mansônica (EM) é considerada segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a segunda doença mais devastadora do mundo. Em 2011 no Brasil mais de 63 mil pessoas foram infectadas pelo S. mansoni, segundo dados do Ministério da Saúde. Popularmente conhecida como ?Barriga Dágua? diretamente associada às condições de vida da população afetando aquelas mais vulneráveis, com baixo nível de escolaridade e renda. Por isso, faz parte da lista de doenças negligenciadas que estão diretamente relacionadas à pobreza.A doença ocorre em localidades onde carece de saneamento básico ou com saneamento básico inadequado, a qual é adquirida pela pele e mucosas devido ao contato do homem com águas contaminadas com as formas infectantes (cercarias) do S. mansoni. Ademais, a transmissão só ocorre quando o homem doente (hospedeiro definitivo), excreta os ovos do verme pelas fezes, dos quais irão eclodir os miracídios que ao atingir coleção de água doce (rios, lagos, lagoas, valas e canais de irrigação) irão penetrar no caramujo do gênero Biompharia (B. glabrata, B. straminea e B. tenagophila), hospedeiros intermediários, se transformando em cercarias. Estas quando lançadas pelo caramujo na água infecta as pessoas que estão em contato com ela, humanos susceptíveis a doença. O período maior de contaminação ocorre quando a temperatura do dia está mais elevada (10 às 15 horas). O primeiro relato da vigilância sanitária desta doença no Brasil foi em 1918 pelos pesquisadores Lutz e Penna em Touros/RN, onde identificaram uma prevalência de 6,8%. No ano seguinte Castro e Figueiredo reafirmaram a prevalência em Touros e focos na Lagoa de Extremoz e Ceará Mirim. Em 1949 Pellon e Teixeira realizaram o primeiro inquérito epidemiológico sistematizado em todo estado do Rio Grande do Norte e mais 10 estados no Brasil. Neste estudo evidenciaram a área endêmica adstrita ao litoral leste. Após tantos anos a EM ainda representa um grande problema de saúde pública devido a alta morbimortalidade. Milhões de pessoas ainda se encontram em áreas de riscos e, o pior, sem diagnóstico e por consequência sem tratamento. Atuar nesta linha de pesquisa junto com os municípios é entender a gravidade do caso e, sobretudo, de forma profissionais que venham a intervir de forma comprometida na prevenção e controle desta terrível patologia que está inteiramente associada às camadas mais pobres da nossa sociedade. É um dever, se não, uma obrigação da comunidade científica e dos gestores de saúde pública atuar neste tema. Assim, se justifica este projeto de pesquisa, contribuir com novos conhecimentos para interromper o ciclo de transmissão da EM através de uma busca ativa dos casos, tratamento dos doentes, pesquisa e identificação dos caramujos do gênero Biomphalaria, participação da comunidade nesta luta adotando as medidas preventivas necessárias e comprometimento do Município com saneamento básico para as áreas de risco, sobretudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Coordenador / Cecília Maria C. X. Carvalho - Integrante / CINTIA NUNES TORQUATO MEDEIROS DE CASTRO - Integrante.

  • 2014 - Atual

    ESTUDO COPROPARASITOLÓGICO EM UM CONJUNTO HABITACIONAL GOVERNAMENTAL NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS/RN, Descrição: São poucos e dispersos os estudos sobre a prevalência de enteroparasitoses em nosso meio, sendo a maioria deles realizada em amostras de bases populacionais mal definidas. Faz-se necessário a realização de um estudo epidemiológico, sobre incidência/prevalência de enteroparasitas, na cidade de Currais Novos/RN, especificamente em uma área urbana de pessoas de baixa renda, de um conjunto habitacional criado pelos governos Federal/Estadual/Municipal. Este estudo relacionará a possível positividade de enteroparasitas com questões socioeconômicas, educacionais e de saneamento básico dessa área. O "n"amostral será de 385 pessoas, escolhidas a partir da moradia, com 1 ou 2 voluntários por cada casa, sendo sorteadas 212 casas através da amostragem aleatória. Será colhida 1 amostra fecal de cada voluntário. As amostras serão submetidas à técnica de HPJ e de Rugai, Mattos e Brizola, sendo feita 3 lâminas para cada paciente e para cada técnica. O exame será considerado positivo quando se observar, pelo menos, 1 espécie de parasita intestinal na amostra analisada por qualquer uma das técnicas utilizadas. Será utilizada uma ficha de dados do paciente, onde, além do resultado do exame parasitológico, estarão registrados os dados epidemiológicos relacionados a cada paciente no período de estudo. A partir dos resultados obtidos, os dados serão encaminhados à análise estatística para cálculo das prevalências das enteroparasitoses, dos diferentes enteroparasitas e do poliparasitismo intestinal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / CECÍLIA MARIA C X HOLANDA - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    AVALIAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS PARA DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL, Descrição: Este projeto visa avaliar métodos analíticos que sejam mais adequados as amostras vegetais analisadas afim de determinar seu potencial antioxidante tendo como finalidade principal ser utilizados como medicamentos ou suplementos alimentares. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Coordenador / Rui Oliveira Macedo - Integrante.

  • 2012 - Atual

    DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE LEISHMANICIDADE DE MICROEMULSÕES COM CYMBOPOGON CITRATUS E CYMBOPOGON NARDUS, Descrição: Determinar a atividade leishmanicida de microemulsões com 5% de Cymbopogon citratus e Cymbopogon nardus em cultivos axênicos de formas promastigotas e amastigotas de Leishmania chagasi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Efeito do Aloe vera (babosa) na radiomarcação de elementos sanguíneos com pertecnetato de sódio., Descrição: Aloe vera, conhecido popularmente como ?babosa?, desponta com um grande potencial terapêutico. É considerada pela comunidade científica como antibiótico, analgésico, coagulante, adstringente e estimulante da regeneração dos tecidos e da proliferação das células, sendo usado como imunoestimulatório, bactericida, anti-helmintico, antinflamatório, cicatrizante de feridas, no tratamento de queimados graves e no combate a determinadas infecções gastrintestinais e urinárias. Hemácias sanguíneas podem ser marcadas com o radioisótopo tecnécio-99m (99mTc) e empregadas em diagnóstico por imagem de sangramentos internos, localização de hemangiomas e de obstruções no sistema circulatório que necessitariam de intervenção cirúrgica. No presente projeto, pretende-se avaliar a influência de um produto natural Aloe vera, comumente conhecido por babosa, na marcação in vitro de elementos sangüíneos com pertecnetato de sódio marcado com 99mTc. Para tanto, sangue (heparinizado) de ratos Wistar sadios será incubado com uma solução de babosa, depois com o agente redutor cloreto estanoso e a seguir com 99m Tc, na forma de pertecnetato de sódio (Na 99mTcO4). Os resultados obtidos serão analisados pelo teste ANOVA, considerando-se níveis estatisticamente significativos para p<0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / CECÍLIA MARIA C X HOLANDA - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Efeito fungicida de óleos essenciais - Perspectiva para o controle de fitopatógenos, Descrição: A relação entre o ser humano e as plantas é tão antiga quanto sua própria existência. Elas têm servido, ao longo do tempo, de alimentação, proteção e cura para diversas enfermidades. Dentre os metabólitos secundários sintetizados pelos vegetais, os alcalóides e os óleos essenciais formam o grupo de compostos com maior número de substâncias biologicamente ativas. Cerca de 60% dos óleos essenciais possuem atividades antifúngicas e 35% exibem propriedades antibacterianas. Agentes causadores de doenças em vegetais que acarretam perdas significativas na produção, destruição de grãos durante a estocagem, diminuição do valor nutritivo e, algumas vezes, produção de micotoxinas prejudiciais ao homem e aos animais têm sido tratados com extratos brutos ou óleos essenciais, obtidos a partir de plantas medicinais, indicando um potencial dos mesmos no controle de fitopatógenos. Considerando todos os fatores acima relatados, Uma das alternativas para reduzir o uso de agrotóxicos pode ser a utilização de óleos essenciais para o controle de doenças e pragas que afetam a produção agrícola, assim pretende-se avaliar o efeito fungicida dos óleos essenciais de plantas nativas do Rio Grande do Norte, temporariamente codificadas (ELI MU002, CDI MU001, SPL MU001, QVE MU001, IAS MU001, ELU MU001, CDI MU002), sobre o crescimento de alguns fungos filamentosos (Fusarium spp Rhizoctonia solani, Sclerotium rolfsii, Alternaria spp., Botrytis spp., Colletotrichum spp.) reconhecidos como fitopatógenos que causam perdas significativas na produção agrícola, proporcionando uma alternativa à utilização indiscriminada de agrotóxicos, e assim, reduzindo futuramente, o custo de produção para o pequeno e grande agricultor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero, FS Aração - Integrante / VANIA SOUSA ANDRADE - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS COM ATIVIDADE LEISHMANICIDA, Descrição: A etapa de padronização de matérias-primas vegetais com atividade farmacológicas é o fator limitante para o desenvolvimento de fitoterápicos. Este projeto visa a padronização de extratos obtidos a partir das plantas medicinais do Estado do Rio Grande do Norte com ação leishmanicida através do desenvolvimento e otimização de parâmetros de qualidade por cromatografia e análise térmica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero, FS Aração - Coordenador / Ana Paula Barreto Gomes - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Estudo da viabilidade e morte celulares de linhagens celulares cancerosas submetidas a tratamento com extratos da Phillantus niruri., Descrição: A planta medicinal Phyllanthus niruri Linn. (Euphorbiaceae), possui uma grande variedade de fitoquímicos e propriedades farmacológicas. Os fitoquímicos ativos como os flavonóides, alcalóides, terpenos, lignanas, polifenóis, taninos, saponinas e cumarinas, foram identificados a partir de várias partes da P. niruri. Extratos desta erva têm provado ter efeitos terapêuticos em muitos estudos clínicos e pré-clinicos. Algumas das mais intrigantes propriedades terapêuticas incluem anti-hepatotóxica, anti-tumoral, anti-lítico, anti-hipertensivos, anti-HIV e anti-hepatite B. Portanto, os estudos relativos às características químicas e estruturais dos fitoquímicos bioativos encontradas na P. Niruri são muito úteis para se comprovar potencial terapêutico para uma gama de doenças, como o câncer. É intuito desse projeto, verificar a viabilidade de células normais e cancerosas quando submetida ao extrato da planta P. Niruri sob determinadas concentrações e período de tempo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / RAIMUNDO FERNANDES DE ARAUJO JUNIOR - Coordenador / GERLANE COELHO BERNARDO GUERRA - Integrante.

  • 2010 - Atual

    EFEITO RADIOMODIFICADOR DO EXTRATO DE Euphorbia tirucalli (AVELOZ) NA BIODISPONIBILIDADE DO PERTECNETATO DE SÓDIO EM RATOS WISTAR., Descrição: Descrição: A terapêutica medicamentosa à base de produtos naturais vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. A busca da cura de vários males, principalmente o câncer, estimula o uso dos mais diversos agentes fitoterápicos dentre eles a Euphorbia tirucalli, popularmente conhecida como Aveloz. O presente projeto tem como objetivo avaliar in vivo a influência do extrato aquoso de aveloz na biodisponibilidade do pertecnetato de sódio em animais de experimentação. Para tanto, serão utilizados 12 ratos Wistar machos, na idade de 2 meses e massa corpórea de 180 gramas. Aleatoriamente, serão divididos em 2 grupos: um controle (n=6) e um tratado (n=6). O grupo tratado receberá doses diárias (5mg/mL/dia) do extrato aquoso de Aveloz, pelo método de gavagem, durante 10 dias, e o controle solução salina pelo mesmo período e via. No 10 dia, cada rato de ambos os grupos receberá, via plexo orbital, uma injeção de 0,1mL do radiofármaco pertecnetato de sódio (0,66MBq). Após 60 minutos da última dose recebida, os animais serão anestesiados e sacrificados, 10 órgãos serão retirados, pesados e levados ao contador de radiação gama para contagem do percentual de radioatividade por grama de órgão (%ATI/g). Exames histopatológicos, parâmetros bioquímicos e hematológicos serão processados para obtenção de melhores resultados e consolidação de dados. As análises estatísticas serão realizadas utilizando-se o Programa Statística (testes de Wilcoxon ou de Kruskal-Wallis), considerando-se o nível de significância de p<0,05... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero, FS Aração - Integrante / Aldo da Cunha Medeiros - Integrante / CECÍLIA MARIA C X HOLANDA - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PRODUTOS HOMEOPÁTICOS CONTENDO MOMORDICA CHARANTIA 3DH E 6CH ATRAVÉS DE ENSAIOS BIOLÓGICOS, Descrição: ESTE PROJETO TEM COMO FINALIDADE AVALIAR A ATIVIDADE LEISHMANICIDA DE PRODUTOS HOMEOPÁTICOS PARA LEISHMANIA CHAGASI IN-VITRO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Aragão, CFS - Coordenador / Espósito, RC - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Padronização do cultivo de amastigotas axênicos de Leishmania chagasi e análise da atividade leishmanicida de naftoquinonas, Descrição: O gênero Leishmania são agentes etiológicos dos diversos tipos de leishmanioses afetando milhões de pessoas no mundo inteiro. Os fármacos utilizados para tratamento apresentam toxicidade e casos de falha do tratamento tanto por resistência de determinadas cepas do parasito, quanto por baixa atividade em pacientes com sistema imunológico deprimido ou descontinuidade do tratamento por parte do paciente devido aos efeitos colaterais. As leishmanioses por de doenças de países em desenvolvimento e fortemente atreladas à pobreza, têm sido negligenciadas ao longo das décadas quanto ao desenvolvimento de fármacos pela indústria farmacêutica. A técnica para cultivo axênico de amastigotas de Leishmania spp. é uma alternativa para a utilização da forma clinicamente relevante do parasito na triagem de moléculas leishmanicidas, a baixo custo e livre de contaminantes celular. Este projeto tem como finalidade implantar a técnica de cultivo axênico da forma amastigota de Leishmania chagasi para testar naftoquinonas potencialmente leishmanicidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    AVALIAÇÃO DO EFEITO DA PRÓPOLIS NA BIODISTRIBUIÇÃO DO PERTECNETATO DE SÓDIO EM RATOS WISTAR, Descrição: A Própolis é conhecida e utilizada pelo homem desde os tempos mais remotos. Já era utilizada pelos antigos egípcios para embalsamar cadáveres. Sabe-se hoje, através de inúmeras pesquisas da comunidade científica mundial, que ela traz novas formas vitais ao organismo, complementando as deficiências de substâncias, principalmente micronutrientes minerais, enzimas, coenzimas, vitaminas, aminoácidos e inúmeros outros componentes de alto valor biológico. É composta de 50 a 55% de resinas vegetais com bálsamo; 30 a 40% de cera; 5 a 10% de pólen, além de ácidos, sais minerais e antibióticos. O potencial terapêutico e profilático da própolis, devido ao grande número de enzimas que contém, explica a melhora e cura de tromboses e embolias, além de combate às doenças da velhice. Por isso as feridas, queimaduras, torceduras, hiperomias, etc., são eliminadas com grande eficiência pelas enzimas contidas na própolis. No presente projeto, pretende-se avaliar a influência do tratamento crônico da própolis na biodisponibilidade do ácido metilenodifosfônico marcado com tecnécio-99m. em ratos Wistar sadios. Para isso serão utilizados 14 ratos Wistar, com 3 meses de idade (massa corpórea entre 150-250g) divididos em 2 grupos: um tratado (n=7) e outro controle (n=7). O tratado receberá doses diárias da própolis (1mL/dia), via oral, durante 10 dias. O controle receberá dose única de 1mL de solução salina pela mesma via e período. Uma hora após a última dose recebida, todos os animais serão anestesiados e receberão 0,1ml do radiofármaco 99mTc-MDP (3,7 MBq), via plexo ocular. Após o tratamento, os animais serão sacrificados e seus os órgãos retirados para a contagem do percentual de radioatividade por grama de órgão (%ATI/g) no contador de radiação gama. As análises estatísticas serão realizadas utilizando-se o Programa Statística (testes de Wilcoxon ou de Kruskal-Wallis), considerando-se o nível de significância de p<0,05... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Holanda, CMCX - Coordenador / Cícero, FS Aração - Integrante.

  • 2009 - 2011

    EFEITO DO EXTRATO DE Aloe vera NA PARASITEMIA DE RATOS MALÁRICOS E DA INFECÇÃO AGUDA POR Plasmodium berghei NA BIODISTRIBUIÇÃO DO PERTECNETATO DE SÓDIO., Descrição: : O presente projeto de pesquisa tem como objetivos verificar se a biodistribuição do pertecnetato de sódio é alterada em ratos Wistar infectados experimentalmente com Plasmodium berghei e se o uso do extrato aquoso de Aloe vera diminui a parasitemia dos animais infectados e/ou altera também a biodistribuição do radiofármaco pertecnetato de sódio nesses animais. Além disso, pretende-se realizar imagens cintilográficas dos animais infectados e não tratados com o extrato de Aloe vera e daqueles infectados e tratados com Aloe vera, para mostrar os tecidos e/ou órgãos que sofreram ou não alterações na biodistribuição do radiofármaco em questão. A temática doença ou infecção e interação com radiofármacos vem sendo muito discutida nos últimos anos. Este estudo visa ainda contribuir para o conhecimento das interações entre parasitoses e radiofármacos, além de alertar e informar aos profissionais nucleares, que tratam diretamente com pacientes malarígenos e que necessitam realizar exames cintilográficos, sobre a importância da infecção malárica na interpretação de tais exames. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) . Integrantes: Aldo da Cunha Medeiros - Integrante / Valter Ferrreira de Andrade Neto - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Integrante / Maria Helena C. Spyrides - Integrante / Antônio Peixoto de Carvalho - Integrante / Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cecília Maria C. X. Carvalho - Coordenador / Cícero, FS Aração - Integrante / Aldo da Cunha Medeiros - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Sintese de novos derivados do lapachol com atividade leishmanicida, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa voltado para a síntese de naftoquinonas derivadas do lapachol com atividade leishmanicida in-vitro. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Coordenador / Rui Oliveira Macedo - Integrante / Tania Maria Sarmento da Silva - Integrante / Celso A. Câmara - Integrante., Financiador(es): Ministério da Ciência e Tecnologia/CNPQ - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    Efeito do extrato de Aloe vera (Babosa) como antiparasitário in vitro em ratos infectados experimentalmente com Trypanosoma cruzi e sua influência na biodisponibilidade do pertecnetato de sódio., Descrição: Este projeto de pesquisa tem como principal finalidade determinar se o extrato de Aloe ver influência a biodisponibilidade do pertecnetato de sódio em ratos infectados experimentalmente com Trypanosoma cruzi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Holanda, CMCX - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2007 - 2010

    Obtenção de produtos a base de plantas do Rio Grande do Norte., Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que como finalidade a obtenção de produtos naturais (extratos e/ou substânicas isoladas) coletadas no estado do Rio Grande do Norte (Brasil) com possível atividade leishmanicida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero, FS Aração - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2007 - 2010

    Obtenção de extratos com atividade leishmanicida apartir de plantas nativas do Estado do Rio Grande do Norte, Descrição: Proejto de pesquisa voltado para a obtenção de extrato de plantas nativas com possível atividade leishmancida coletadas no estado do Rio Grande do Norte (Brasil).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Iloiola, MIB - Integrante / Cícero, FS Aração - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Efeito do Rochagan e Taxol (Drogas Anti-T.cruzi) in vitro e na parasitemia sanguinea de ratos infectados experimentalmente com as cepas Trypanosoma cruzi., Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa voltado para determinar o efeito farmacológico tripanossomicida do Rochagan e Taxol em ratos infectados experimentalmente com as cepas de Trypanosoma cruzi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cecília Maria C. X. Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2007 - Atual

    Estudos farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos de dois derivados naftoquinonicos leishmanicidas e desenvolvimento farmacotécnico dos respectivos produtos, Descrição: Este projeto tem como principal objetivo desenvolver estudos toxicológicos e farmacológicos pré-clínicos dos dois derivados naftoquinonicos testados anteriormente com potente atividade leishmanicida. Como também o desenvolvimento de uma forma farmacêutica sólida, visando a utilização destes produtos em futuros estudos clínicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Coordenador / Rui Oliveira Macedo - Integrante / Camara CA - Integrante / Tania Maria Sarmento da Silva - Integrante / Fábio Santos de Sousa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2007

    Determinação de quinonas com atividade leishmanicida, Descrição: Testar moléculas de quinonas com possível atividade citotóxica para células de Leishmania chagasi em estudos in-vitro. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Determinação dos fatores utilizados no sistema de medicação na enfermaria Misto II do Hospital Giselda Trigueiro, Natal/RN, Descrição: Este projeto visa a identificação dos fatores adotados pela enfermaria Misto II do hospital Giselda Trigueiro, Natal/RN, visando a detecção de possíveis erros de medicação. Tendo como objetivo principal prestar uma assistência farmacêutica adeuada para os pacientes. Assim como, permitir uma formação adequada aos alunos do curso de farmácia na área de farmácia hospitalar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Coordenador / Rozana Elvira Menezes - Integrante.

  • 2005 - 2006

    Estudo sobre o sistema de medicação na Maternidade Escola Januário Cicco, Natal-RN, Descrição: Trata-se de um projeto que visa a identificação dos passos adotados pela Maternidade Escola Januária Cicco desde a aquisição do medicamento até a administração nos pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Coordenador / Luanda Barbara Ferreira Canario de Souza - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - Atual

    INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - REDE NORTE NORDESTE DE FITOPRODUTOS (INCT- RENNOFITO), Descrição: Pesquisadora deste Projeto de Pesquisa envolvendo várias Instituições Públicas de Pesquisa e Ensino da região Norte e Nordeste. Projeto este aprovado pelo CNPq com recursos financeiros para custeio e capital, assim como bolsas concedidas para pesquisadores com duração de 24 meses. Dados do CNPq com aprovação do mesmo: Resultado do Julgamento - (465536/2014-0) - Segundo a Chamada Pública MCTI/CNPQ/CAPES/FAPS N. 16/2014 - Programa INCT. Responsável pelo Projeto: Dr. Marcelo Sobral d Silva - UFPB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) Graduação: (80) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (90) / Mestrado profissional: (20) / Doutorado: (90) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Rui O Macedo - Coordenador / Cícero, FS Aração - Integrante / Ana Paula Barreto Gomes - Integrante / LIMA E MOURA, TÚLIO FLÁVIO ACCIOLY - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - REDE NORTE NORDESTE DE FITOPRODUTOS (INCT- RENNOFITO), Descrição: Pesquisadora deste Projeto de Pesquisa envolvendo várias Instituições Públicas de Pesquisa e Ensino da região Norte e Nordeste. Projeto este aprovado pelo CNPq com recursos financeiros para custeio e capital, assim como bolsas concedidas para pesquisadores com duração de 24 meses. Dados do CNPq com aprovação do mesmo: Resultado do Julgamento - (465536/2014-0) - Segundo a Chamada Pública MCTI/CNPQ/CAPES/FAPS N. 16/2014 - Programa INCT. Responsável pelo Projeto: Dr. Marcelo Sobral d Silva - UFPB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) Graduação: (80) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (90) / Mestrado profissional: (20) / Doutorado: (90) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Rui O Macedo - Coordenador / Cícero, FS Aração - Integrante / Ana Paula Barreto Gomes - Integrante / LIMA E MOURA, TÚLIO FLÁVIO ACCIOLY - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - REDE NORTE NORDESTE DE FITOPRODUTOS (INCT- RENNOFITO), Descrição: Pesquisadora deste Projeto de Pesquisa envolvendo várias Instituições Públicas de Pesquisa e Ensino da região Norte e Nordeste. Projeto este aprovado pelo CNPq com recursos financeiros para custeio e capital, assim como bolsas concedidas para pesquisadores com duração de 24 meses. Dados do CNPq com aprovação do mesmo: Resultado do Julgamento - (465536/2014-0) - Segundo a Chamada Pública MCTI/CNPQ/CAPES/FAPS N. 16/2014 - Programa INCT. Responsável pelo Projeto: Dr. Marcelo Sobral d Silva - UFPB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) Graduação: (80) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (90) / Mestrado profissional: (20) / Doutorado: (90) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Rui O Macedo - Coordenador / Cícero, FS Aração - Integrante / Ana Paula Barreto Gomes - Integrante / LIMA E MOURA, TÚLIO FLÁVIO ACCIOLY - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - REDE NORTE NORDESTE DE FITOPRODUTOS (INCT- RENNOFITO), Descrição: Pesquisadora deste Projeto de Pesquisa envolvendo várias Instituições Públicas de Pesquisa e Ensino da região Norte e Nordeste. Projeto este aprovado pelo CNPq com recursos financeiros para custeio e capital, assim como bolsas concedidas para pesquisadores com duração de 24 meses. Dados do CNPq com aprovação do mesmo: Resultado do Julgamento - (465536/2014-0) - Segundo a Chamada Pública MCTI/CNPQ/CAPES/FAPS N. 16/2014 - Programa INCT. Responsável pelo Projeto: Dr. Marcelo Sobral d Silva - UFPB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) Graduação: (80) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (90) / Mestrado profissional: (20) / Doutorado: (90) . , Integrantes: Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Rui O Macedo - Coordenador / Cícero, FS Aração - Integrante / Ana Paula Barreto Gomes - Integrante / LIMA E MOURA, TÚLIO FLÁVIO ACCIOLY - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Biociências. , BR - 101 Km 01 S/N - Campus Universitário, Lagoa Nova, 59072970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (084) 2119210, Fax: (084) 2119210

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1997 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2014

    Direção e administração, REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANMAIS - CEUA - UFRN.

  • 08/2014

    Direção e administração, Centro de Biociências, .,Cargo ou função, REPRESENTANTE DO DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA NO CONSELHO DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS.

  • 02/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Biociências, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2014

    Extensão universitária , Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Atividade de extensão realizada, DISTRIBUIÇÃO DA ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

  • 06/2013

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0116 - MÉTODOS EM PARASITOLOGIA

  • 06/2013

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0118 - HELMINTOLOGIA

  • 06/2013

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP 0037 - TEÓRICO/PRÁTICO - PARASITOLOGIA

  • 02/2013

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0116 - MÉTODOS EM PARASITOLOGIA - PRÁTICO

  • 03/2012

    Direção e administração, Centro de Biociências, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS.

  • 02/2012

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0113 - Parasitologia para Ciências Biológicas

  • 04/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Biociências, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2010

    Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS - UNP/RN, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, ORIENTADORA DE MONOGRAFIAS

  • 02/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, .,Cargo ou função, TITULAR DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO DOS PROFESSSORES DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS/UFRN.

  • 02/2007

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP 0021 Parasitologia Básica Turma 1 e 2

  • 02/2007

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0402 Parasitologia Turma 1

  • 02/2007

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0102 Parasitologia II

  • 10/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Suplente da Comissão de Avaliação Docente.

  • 04/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Biociências, Centro de Biociências.,Atividade realizada, Vice-Coordenadora da Base de Pesquisa: Radiologia experimental e antiparasitários naturais e/ou sintéticos bioativos nas doenças infecto-parasitárias.

  • 04/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Colegiado do Curso de Farmácia - Portaria n. 001/06-CCF, 03 de abril de 2006.

  • 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Membro do colegiado do Curso de Farmácia da UFRN. Portaria n. 441/2005-R, 12 de setembro de 2005.

  • 07/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Biociências, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2005

    Extensão universitária , Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Atividade de extensão realizada, COORDENADORA DE PROJETOS CUJOS TEMAS SÃO SAÚDE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA DESENVOLVIDOS EM ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DO NATAL-RN.

  • 02/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2009 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, .,Cargo ou função, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RESÍDUOS DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS.

  • 06/2012 - 12/2012

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0039 - TEÓRICO/PRÁTICO - PARASITOLOGIA

  • 06/2012 - 07/2012

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0113 - TEÓRICO/PRÁTICO - PARASITOLOGIA

  • 05/2012 - 06/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO ELEITORAL PARA REPRESENTANTES DOCENTES DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS JUNTO AO CONSEPE.

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP 0113 - TEÓRICO/PRÁTICO - PARASITOLOGIA

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0118 - TEÓRICO/PRÁTICO - HELMINTOLOGIA

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INF0003 - TEÓRICO/PRÁTICO - PARASITOLOGIA

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0303 - TEÓRICO/PRÁTICO - PARASITOLOGIA

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0116 - MÉTODOS EM PARASITOLOGIA - PRÁTICO

  • 04/2012 - 05/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Cargo ou função, TITULAR DA COMISSÃO PARA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO DO PROF. VALTER ANDRADE.

  • 02/2009 - 02/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Cargo ou função, TUTOR DE SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL.

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0039 - TEÓRICO/PRÁTICO - PARASITOLOGIA

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0113 - TEÓRICO/PRÁTICO - PARASITOLOGIA

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INF003 - TEÓRICO/PRÁTICO - PARASITOLOGIA

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0113 TEÓRICA/PRÁTICA - PARASITOLOGIA

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0113 TEÓRICA/PRÁTICA - PARASITOLOGIA

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0021 - TEÓRICO/PRÁTICO - PARASITOLOGIA - FARMÁCIA

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0039 - TEÓRICO/PRÁTICO - PARASITOLOGIA - NUTRIÇÃO

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0037 - TEÓRIC0/PRÁTICO - PARASITOLOGIA

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INFOOO3 - TEÓRICO/PRÁTICO - PARASITOLOGIA

  • 02/2011 - 06/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS.

  • 10/2010 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, COMPERVE, .,Cargo ou função, COMISSÃO RESPONSÁVEL PELA APLICAÇÃO DAS PROVAS DE VESTIBULAR.

  • 04/2010 - 06/2010

    Estágios , HOSPITAL DE CÂNCER DE NATAL, .,Estágio realizado, LABORATÓRIO DE RADIOBIOLOGIA.

  • 03/2010 - 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Cargo ou função, MEMBRO DA AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS.

  • 04/2006 - 04/2010

    Direção e administração, Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Cargo ou função, VICE-CHEFE DO DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA/CB/UFRN.

  • 10/2009 - 01/2010

    Direção e administração, COMPERVE, .,Cargo ou função, COMISSÃO DE APLICAÇÃO DAS PROVAS DE VESTIBULAR.

  • 10/2006 - 10/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Maternidade Escola Januário Cicco, Natal-RN, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2007 - 12/2007

    Extensão universitária , Centro de Biociências, .,Atividade de extensão realizada, O conhecimento a serviço de uma consciência crítica no controle da Leishmaniose Visceral nas comunidades com maior incidência da doença na cidade do Natal/RN.

  • 11/2007 - 11/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão para elaboração das normas e procedimentos para eleição da chefia e vice-chefia do DMP/CB/UFRN.

  • 05/2007 - 05/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para avaliar o estágio probatório do Prof. Valter Ferreira de Andrade Neto.

  • 06/2006 - 12/2006

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0021 Parasitologia Básica Turma 01

  • 02/2006 - 12/2006

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0402 Parasitologia Turma 1 e 2

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP 0402 Parasitologia Turma 01

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0102 Parasitologia II

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0021 Parasitologia Básica Turma 1 e 2

  • 06/2005 - 12/2005

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0402 Turma 01

  • 06/2005 - 12/2005

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0402 Turma 02

  • 06/2005 - 12/2005

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP0102 Turma 01 Parasitologia Básica

  • 06/2005 - 12/2005

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DMP 0102 Parasitologia II

  • 11/2005 - 11/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para elaborar as normas e procederem a eleição para Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia - Portaria . 07/2005 - DMP/CB/UFRN.

  • 02/1999 - 07/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extenção, .,Cargo ou função, MEMBRO DO COMITÊ CONSULTIVO DA PRO-REITORIA DE EXTENSÃO DA UFRN.

  • 12/1999 - 02/2001

    Direção e administração, Centro de Biociências, .,Cargo ou função, Vice-Chefe de Departamento de Microbiologia e Parasitologia.

  • 10/1999 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extenção, .,Cargo ou função, Integrante do Comitê Consultivo desta Pró-Reitoria como representante do Centro de Biociências.

  • 01/1998 - 12/2000

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extenção, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora dos seguintes projetos: Parasitose na Terceira Idade; Nutrição e sua relação com as parasitoses intestinais para crianças na cidade de São Miguel/RN; Prevenção das parasitoses intestinais e educação ambiental, por uma questão de cidadani.

  • 10/1997 - 12/2000

    Ensino, Medicina, Farmácia, Odontologia, Enfermage, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia

  • 12/1999 - 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, COMPERVE, .,Cargo ou função, Participou da Banca examinadora das provas dissertativas de Biologia do Vestibular de 1999.

  • 12/1999 - 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, COMPERVE, .,Cargo ou função, Participou da banca examinadora das provas dissertativas de Biologia do Vestibular de 2000.

  • 06/1999 - 07/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extenção, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para a valiar Projetos de Extençao.

  • 10/1998 - 11/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial e Julgadora do processo seletivo para professor substituo do DMP - CB-UFRN..

  • 10/1998 - 11/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências - Dept. Microbiologia e Parasitologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial para procveder inscrição de candidatos a vaga para Prof. Adjunto do DMP - CB - UFRN.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)