Jaderson Silva Barbosa

Graduado pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Licenciatura em Educação Física (2004). Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba. Doutorando em Difusão do Conhecimento-UFBA/BA. Mestre em Educação/UEFS-Ba. Especialista em Esporte Escolar/UNB-DF, Especialista em Treinamento Desportivo-UGF/RJ. Especialista em Motricidade Humana-UCB/RJ. Membro do NIT - Núcleo de Investigações Transdiciplinares (UEFS/Ba). Coordenador do programa extensionista: Encaminhar - Ação Cidadã/UEFS-Ba. Coordenador do grupo de Pesquisa: Futebol Competente (Futcom). Atuou com Coordenador da área de Educação Física - PIBID/UEFS. Atualmente Coordenador Pedagógico do Colégio Asas e de instituições esportivas. Tem experiência e estudos na área de Educação Física Escolar, Pesquisa-Ação e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, ludicidade e iniciação esportiva, especialmente futebol.

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Difusão do Conhecimento

2023 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: FUTEBOL E TOMADA DE DECISÃO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA NO SERTÃO BAIANO
Ivaldo Marciano de França Lima. Palavras-chave: Educação Física, Esporte, Cultura, Pesquisa-Ação,; analise cognitiva.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2012 - 2014

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Cultura(s), Educação (física) e Esporte(s) - nas teias de uma pesquisa-ação extensionista em uma universidade pública baiana, Ano de Obtenção: 2014
Miguel Almir Lima de Araújo.Palavras-chave: Educação Física, Esporte, Cultura, Pesquisa-Ação,.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Ciência da Motricidade Humana

2007 - 2009

Universidade Castelo Branco
Título: O Ensino do Futsal através da metodologia inovadora: Relações com o desenvolvimento da coordenação motora em crianças de 09 e 10 anos.
Orientador: Vernon Furtado da Silva

Especialização em Treinamento Desportivo

2006 - 2007

Universidade Gama Filho
Título: Periodização da Seleção Baiana de Futsal
Orientador: Artur Guerrini Monteiro

Especialização em Esporte Escolar

2005 - 2007

Universidade de Brasília, UnB
Título: A inserção do planejamento Pedagógico nas Aulas nas aulas de futebol de campo do Programa Segundo Tempo: olhares sob uma realidade
Orientador: João Danilo Batista de Oliveira

Graduação em Licenciatura Em Educação Física

1997 - 2004

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: A Inserção da Educação Física na Proposta Político Pedagógica das Escola Particulares de Feira de Santana - Olhares Sob uma Realidade
Orientador: Fábio Santana Nunes

Formação complementar

2020 - 2020

Gestão Técnica no Futebol. (Carga horária: 80h). , Universidade do Futebol, UDOF, Brasil.

2018 - 2018

Formação em Políticas Sociais - PELC/Vida Saudável. (Carga horária: 15h). , Ministério do Esporte, ME, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 4h). , JS Barbosa Esportes, JSB ESPORTES, Brasil.

2014 - 2014

IV Curso para formação de oficiais de arbitragem em futsal. (Carga horária: 40h). , Federação Baiana de Futebol de Salão, FBFS, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Básico de Primeiros Socorros. (Carga horária: 8h). , Colégio Asas, COLÉGIO ASAS, Brasil.

2010 - 2010

Curso de atualização em metodologia de ensino superior. (Carga horária: 15h). , FAN, UNIFAN/BA, Brasil.

2010 - 2010

Cultura Popular e Educação (Mestrado em Educação). (Carga horária: 68h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2009 - 2009

XVI C.Brasileiro e III Congresso Internacional C.E. (Carga horária: 60h). , Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte, CBCE, Brasil.

2007 - 2009

Pós-Graduação em Ciência da Motricidade Humana. (Carga horária: 360h). , Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.

2008 - 2008

Avaliação Física: Academia, Personal Trainer Escol. (Carga horária: 8h). , GH Cursos, Palestras e Eventos, GH, Brasil.

2008 - 2008

Medidas e Avaliação. (Carga horária: 45h). , Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.

2007 - 2007

Estatuto Epistemológico. (Carga horária: 45h). , Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.

2007 - 2007

Metodologia Científica. (Carga horária: 45h). , Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.

2005 - 2007

Capacitação Continuada em Esporte Escolar. (Carga horária: 390h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2005 - 2006

Curso de Pós-Graduação em Treinamento Desportivo. (Carga horária: 360h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.

2000 - 2000

Vivenciando ideias pedagógicas na recreação escolar. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Esporte Escolar.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Esporte Escolar/Especialidade: Treinamento Desportivo.

Organização de eventos

Barbosa, J. S. . Educação Física - Práticas Pedagógicas em debate no cenário contemporâneo. 2020. (Outro).

Barbosa, J. S. . II Seminário Trabalho e Lazer. História do lazer e Esporte em Feira de Santana. 2018. (Outro).

Barbosa, J. S. . Mostra Fílmica Filme-Ensaio Cicatriz. 2016. (Outro).

Barbosa, J. S. . I Congresso Baiano de Futebol de Base. 2016. (Congresso).

Barbosa, J. S. . Seminário Escola de Esporte PEAC. 2013. (Outro).

Barbosa, J. S. . Movimento Consciente - Semana da Criança. 2013. (Festival).

Barbosa, J. S. . Congresso em Pedagogia do Esporte: A pedagogia do Esporte nos Campos de Atuação do Professor de Educação Física. 2013. (Congresso).

Barbosa, J. S. . VI Setrans - Seminário Transdisciplinar. 2013. (Outro).

Barbosa, J. S. . I Ciclo de Formação Peac. 2013. (Outro).

Barbosa, J. S. . IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte. 2012. (Congresso).

Barbosa, J. S. . I CONEFS - Congresso de Educação Física do sul da Bahia.. 2011. (Congresso).

Barbosa, J. S. . V SETRANS - Seminário de Transdisciplinaridade da UEFS. 2011. (Outro).

Barbosa, J. S. . Programa: Férias Animadas. 2010. (Outro).

Barbosa, J. S. . Gincana Cooperativa: Desafiando as Diferenças. 2010. (Outro).

Barbosa, J. S. . III Semana de Pesquisa Em Educação Física. 2010. .

Barbosa, J. S. . V Semana FAN de Educação Física: integrando saberes, formandos profissionais e transformando a realidade. 2009. (Outro).

Barbosa, J. S. . Programa Férias Animadas. 2009. (Outro).

Barbosa, J. S. . VI Intercol. 2008. (Outro).

Barbosa, J. S. . Colônia de Férias da AABB. 2004. (Outro).

Barbosa, J. S. . III Semana de Educação Física. 2000. (Outro).

Participação em eventos

Educação Física - Práticas pedagógicas em debate no cenário contemporâneo.Palestrante. 2020. (Outra).

I Jornada Esportiva da Faresi.Saberes teóricos e práticos necessários para atuar na formação de crianças e jovens. 2020. (Outra).

I Simpósio Brasileiro On-line de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. 2020. (Simpósio).

IV Ciclo de Palestras e Oficinas dos Programas Portal: Ensino-aprendizagem de línguas Núcleo de Línguas do Idiomas Sem Fronteira na UEFS. 2020. (Oficina).

O papel da atividade física no retorno às aulas presenciais. 2020. (Outra).

PESQUISA, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL- PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÕES HISTÓRICAS, QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS,.Palestrante. 2020. (Outra).

2° Jornada Pedagógica da Educação Física Escolar: Construindo Novas Práticas.Palestrante. 2019. (Outra).

Formação em Educação Física na Rede Pública Municipal de Educação Feira de Santana-Ba.Roda de Conversa: Diálogos sobre currículo. 2019. (Seminário).

III Workshop em Atividade Física e Saúde.Treinamento e Futebol. 2018. (Outra).

XIII Semana de Educação Física da UEFS.Oficina de Futebol. 2018. (Oficina).

XIII Semana de Educação Física da UEFS.Gestão Esportiva. 2018. (Outra).

1° Congresso Baiano de Futebol de Base. Palestrante. 2016. (Congresso).

1° Seminário de Práticas Corporais:Vivênca, Conhecimento e Cultura.Futebol para Crianças e Adolescentes: Aspectos do Treinamento e Socioeducativos. 2016. (Seminário).

4° Soccer Experience.Pedagogia do futebol na Iniciação Esportiva: Um Olhar a Partir dos Parâmetros Táticos para a Formação do Jovem Futebolista. 2016. (Outra).

Curso de Licenciatura em Educação Física (PROFORMA).Compartilha o que você curte. 2014. (Outra).

Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.PROGRAMA ENCAMINHAR: AÇÃO CIDADÃ (PEAC). 2014. (Encontro).

I COBEM - Congresso Baiano em Educação Moral. 2014. (Congresso).

IV Seminário Institucional PIBID-UEFS. 2014. (Seminário).

IV Seminário Institucional PIBID-UEFS.Comunicações Orais. 2014. (Seminário).

VII Encontro Nacional Clarentiano de Iniciação Científica.Programa Encaminhar: Ação Cidadã (PEAC). 2014. (Encontro).

5°SBECE/2°SIECE.Encaminhando uma Ação Cidadão Através do Esporte. A Cultura Corporal em Movimento. A interculturalidade e Educação Física na escola: artistar currículos para o desenvolvimento humano.. 2013. (Seminário).

Congresso em Pedagogia do Esporte: A pedagogia do Esporte nos Campos de Atuação do Professor de Educação Física. Congresso em Pedagogia do Esporte: A pedagogia do Esporte nos Campos de Atuação do Professor de Educação Física. 2013. (Congresso).

I Seminário de Pesquisa em Educação da Uefs: integrando a Graduação e a Pós-Graduação.Comunicação Oral Cultura(s), educação (física), esporte e projetos sociais.. 2013. (Seminário).

X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Ciência Saúde e Esporte.Oficina Esporte: Encaminhando Ação Cidadã. 2013. (Oficina).

III Colóquio Memórias da Educação Física.Palestrante. 2012. (Outra).

I Jornada Pedagógica da Educação Física Escolar.Reinvenção 8: O jogo nas aulas de Educação Física. 2012. (Oficina).

I Jornada Pedagógica da Educação Física Escolar.Reinventando a Educação Física Escolar. 2012. (Outra).

IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Desenvolvimento Profissional e Docência Universitária: Um Estudo Introdutório Sobre a Experiência de Formação Pedagógica dos Professores da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia. 2012. (Outra).

IV Congresso Nordeste de CiÊncias do Esporte. Programa Encaminhar: Ação Cidadã (PEAC). 2012. (Congresso).

IV Semana de Educação Física da Faculdade Maria Milza.Educação Física: Temos o que ensinar?. 2012. (Outra).

1° Encontro Interdisciplinar.Palestrante. 2011. (Encontro).

12° Seminário de Educação Física e 12° Jornada Pedagógica do CBCE/Ba.Expositor de poster. 2011. (Seminário).

I Congresso de Educação Física, II Seminário Regional de Discussão Curricular da Rede Estadual e III Semana de Educação Física da UESC. A copa do Mundo é Nossa, Não deles! A cultura Corporal em Movimento. 2011. (Congresso).

I Congresso de Educação Física, II Seminário Regional de Discussão Curricular da Rede Estadual e III Semana de Educação Física da UESC. Ginga e Jogo na Escola uma Rasteira no Tradicional: A iniciação com. 2011. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Comunicação Oral - GTT Escola. 2011. (Congresso).

Semana Pedagógica APAE. A importância dos jogos e brincadeiras como práticas educativas que auxiliam no desenvolvimento cognitivo dos educandos com deficiência intelectual. 2011. (Feira).

Seminário Regional de Educação Física - Construção do Referencial Básico para a Educação Física na Rede Pública Estadual da Bahia. 2011. (Seminário).

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Comunicação Oral - GTT Escola. 2011. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. A copa do Mundo é Nossa, Não deles! A cultura Corporal em Movimento. 2011. (Congresso).

3° Encontro de Estudantes e Professores de Educação Física.Palestrante. 2010. (Encontro).

Brincadeiras Tradicionais Reiventadas na Brinquedoteca. 2010. (Oficina).

O Futebol Por Trás das Câmeras: Vertentes do Esporte Para Além do Cinema.Seminário referente a mostra. 2010. (Seminário).

III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2009. (Congresso).

XIV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2009. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 2009. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congreso Internacional de Ciências do Esporte. .. 2009. (Congresso).

Avaliação Física: Academia, Personal trainer e Escola. 2008. (Outra).

Eduque-se para educar.Palestrante. 2008. (Outra).

IV Mostra Científica dos Cursos de Educação Física da Bahia "Os desafios da pesquisa cientifica em Educação Física".Possibilidades metodológicas para o ensino do futebol. 2008. (Oficina).

IX Jornada Pedagógica do CBCE-Bahia e IV Mostra Científica dos Cursos de Educação Física da Bahia.Possibilidade metodológicas para o ensino do futebol. 2008. (Oficina).

XI Jornada Pedagógica de Serra Preta.Jogos e Ludicidade. 2007. (Oficina).

XI Jornada Pedagógica de Serra Preta.Jogos Recrativos. 2007. (Oficina).

VI Jornada Pedagógica do Programa Segundo Tempo.Jornada Pedagógica (Futsal). 2006. (Outra).

I Etapa do Projeto Encaminhando: Uma Ação Cidadã.Recreação Escolar. 2000. (Oficina).

I Etapa do Projeto Encaminhando: Uma Ação Cidadã. 2000. (Oficina).

Vivenciando Idéias Pedagógicas na Recreação Escolar. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Josevaldo Mateus Pedra Branca da Silva

Barbosa, J. S.. O trato pedagógico do Esporte Adaptado nas aulas de Educação Física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Gabriel Eloi Oliveira

Barbosa, J. S.. Os princípios do futebol de rua: contribuições pedagógicas para a formação de jovens futebolistas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Adna Natali da Silva Cunha

Barbosa, J. S.. O PIBID e a formação do professor em Educação Física: os impactos na prática docente". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Wagner Francisco Silva Souza

Barbosa, J. S.. Capoeira na escola: para além da roda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Francisnando Venas Xavier

Barbosa, J. S.. Contribuições das aulas de Full Contact na Formação das crianaças: experiência em uma academia no município de Irará-BA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Vladimir Cerqueira Rocha

Barbosa, J. S.. Lutas como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar: revisão bibliográfica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Dandara de Brito Araújo

Barbosa, J. S.. Futebol, esporte para homens? Uma reflexão a partir do olhar do sexo frágil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Marcos Vinicius Silveira dos Santos

Barbosa, J. S.. O futebol como profissão: As representações em um clube de futebol de Feira de Santana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Roseane de jesus Costa Moreno

Barbosa, J. S.. Brincadeira de criança... como é bom! Guardo ainda na lembrança... Como é bom!' Registos Mnemônicos de idosos de Feira de Santana acerca dos jogos e brincadeiras populares do seu tempo de infância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Rita Saionara dos Santos Limas

Barbosa, J. S.. Os parques públicos de lazer de Feira de Santana: As opções de diversão de uma classe popular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: JUCIMARA DA SILVA ARAUJO

Barbosa, J. S.. Entre jogos tradicionais e virtuais: reflexões e possibilidades para a Educação Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Diêgo William Carneiro Almeida Correia

Barbosa, J. S.. As representações Sociais sobre os Jogos Pré-desportivos na formação de jovens futebolista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Érica Cristina Santana de Souza

Barbosa, J. S.. A escola e o lúdico na Educação Infantil: olhares sob uma realidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Miranildes Dos Santos Carneiro

Barbosa, J. S.. O jogo no ensino fundamental I: análise dos publicados na Revista Nova Escola de 2008 a 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Lorena Mota do Nascimento Tunel

Barbosa, J. S.. Copa do Mundo e as implicações sobre o trato pedagógico do Prof. De Educação Física na Rede Estadual de Feira de Santana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Rafael Murilo Pardo Pardo Pereira e Geifer da Silva Sales

Barbosa, J. S.. O trato pedagógico no ensino do futebol, na iniciação esportiva, no contexto escolar e extra escolar: análise das publicações da Revista Brasileira de Ciências do Esporte entre o período de 2005 a 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Nobre de Feira de Santana-Ba.

Aluno: José Santos Maia

Barbosa, J. S.; Vieira, Jordão dos Santos. Manifestações de violência no futebol: do racismo à violência entre torcidas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: LAUDINETE ENEAS PEREIRA E NAYARA GONÇALVES DOS SANTOS

Barbosa, J. S.. Percepção da qualidade de vida dos professores de Educação Física do magistério superior de duas instituições de Feira de Santana, Bahia.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre.

Aluno: Jackson de Oliveira Cerqueira e Sonilson de Santana Conceiçã

Barbosa, J. S.. Aptidão física dos árbitros de futebol da Liga Feirense de Desportos. 2011.

Aluno: Bruno Mendonça do Nascimento

Barbosa, J. S.. O trato pedagógico do esporte nas escolinhas de futebol: Uma breve revisão bibliográfica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Carla Mascarenhas Cardoso dos Santos

Barbosa, J. S.. Propostas para Educação Física na Educação Infantil: Análise das produções nas revistas RBCE e Motrivivência2. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Nilmara Silva Pereira

Barbosa, J. S.. O trato pedagógico do conteúdo esportes na escola: Uma análise dos últimos publicados da revista CBCE 2010-2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Edvaldo de Jesus Reis e Roza Angélica Ribeiro Souza

Barbosa, J. S.. A contribuição da educação física escolar no desenvolvimento da coordenação motora: um olhar sobre os alunos do ensino fundamental nos anos iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Nobre de Feira de Santana-Ba.

Aluno: Juliano dos Santos Passos

Barbosa, J. S.; Orientador. O ensino do jogo no 3 ciclo do ensino fundamental: uma análise comparativa entre escolas públicas e privadas sob o olhar de um professor de Educação Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: RAMON DA SILVA CERQUEIRA

Barbosa, J. S.; Orientador. Exergames e Educação Física. Se não pode vencê-los, una-se a eles!. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Siomara Vieira Lins

ANDRADE, C. B.; Welington Araújo Silva;Barbosa, J. S.. Tendências pedagógicas da educação e da educação física brasileira do séc. XX: Impactos e perspectivas sobre a contemporaneidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Hélio Figueredo Miranda Filho

Barbosa, J. S.. O esporte como fator de inclusão social: olares sob uma realidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre.

Aluno: Edilson Pereira Veloso e José Eduardo de Araújo Pedreira

Barbosa, J. S.. Representações sociais dos profissionais de educação física sob olhar dos usuários de academia de ginástica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre.

Aluno: Carlos Cândido de Alencar Dutra

Barbosa, J. S.. O Profissional de educação Física como agente de transformação social e sua intervenção pedagógica com crianças e adolescentes utilizando as artes marciais: O Jiu-Jitsu e o Judô. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre.

Aluno: Kleber de Oliveira Silva e Ulisses de Oliveira Carneiro

Barbosa, J. S.. O Ensino do Futsal através da metodologia inovadora, relações com o desenvolvimento das capacidades físicas em crianças de 9 e 10 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre.

Aluno: Rita de Cássia Costa Antunes

Barbosa, J. S.. Educação Física Escolar no desenvolvimento motor para as crianças do 1 Ciclo de Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre.

Aluno: Wudson Hebert Freitas de Souza

Barbosa, J. S.. Os benefícios da prática da hidroginástica para portadores de doenças hipertensiva especifica da gestação (DHEG e diabetis mellitus gestacional DMG). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre.

Aluno: Daniel Munduruca Neto, Fabio da S

Barbosa, J. S.. Santos, Rafael M. Bastos.Treinamento Resistido para a Capacidade funcional do idoso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre.

Aluno: Daiane Deise R

Barbosa, J. S.. Mendes, Janaina Aparecida da N. M. Costa.O ciclismo indoor e a composição corporal ? um estudo de caso com praticantes do sexto feminino da academia SPACE PARK em Feira de Santana-Bahia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre.

Aluno: Ailton Gomes dos Santos

Barbosa, J. S.. Perfil Dermatoglífico de Seleção de Futsal do Colégio Nobre. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre.

Aluno: Bruno Cerqueira Rodrigues, Paulo Henrique da Cruz Tanan

Barbosa, J. S.. A influência do treinamento resistido na redução da composição de gordura corporal de jovens com sobrepeso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre.

Aluno: Janete Borges da Silva, Ana Claudia Bispo dos Santos

Barbosa, J. S.. O jogo e o desenvolvimento infantil a luz de Piaget e Vigotsky. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre.

Aluno: Diego Pita Araújo Vasconcelos

Barbosa, J. S.. Perfil de Risco Coronariano dos atletas da Seleção Feirense de Basquete. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Barbosa, J. S.; RAMOS, E. M.; Santos, Célia Regina Batista dos. Banca Examinadora Professor Substituto - Metodologia e prática do Ensino da Educação Física. 2014. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Barbosa, J. S.; Mattos, Ivanilde Guedes; Amoedo, Celestino Amorim. Banca examinadora Professor substituto Metodologia do ensino da dança. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Barbosa, J. S.. Professor Substituto da Área/Matéria Educação Física Adaptada. 2012.

Barbosa, J. S.. Aptidão Física dos Árbitros de Futebol da Liga Feirense de Desportos. 2011. Faculdade Nobre de Feira de Santana-Ba.

Barbosa, J. S.. Qualidade de Vida dos Professores de Educação Física do Magistário Superior de Feira de Santana,Bahia. 2011. Faculdade Nobre de Feira de Santana-Ba.

Barbosa, J. S.. Banca examinadora: o futebol como profissão: as representações em umclube de futebol de Feira de Santana. 2014.

Barbosa, J. S.. Banca Examinadora: Brincadeira de criança... como é bom! Guardo ainda na lembrnça... com é bom! Registro Mnemônicos de idosos de Feira de Santana acerca dos jogos e brincadeiras populares de seu tempo de infância. 2014.

Barbosa, J. S.. Banca Examinadora: As representações sociais sobre os jogos pré-desportivos na formação de jovens futebolistas. 2013.

Barbosa, J. S.. Banca examinadora: entre os jogo tradicionais e virtuais: reflexões e possibilidades para a Educação Física. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Barbosa, J. S.. Banca examinadora Os parques públicos de lazer de Feira der Santana. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Barbosa, J. S.; Cruz, Amália C. S.. Banca examinadora monografia Propostas para Educação Física na Educação Infantil. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Barbosa, J. S.. Banca Examinadora: A escola e o lúdico na Educação Infantil: olhares sob uma realidade.. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Barbosa, J. S.. Banca examinadora: Copa do mundo e suas implicações sobre o ato pedagógico do Prof. de Educação Física na Rede Estadual de Feira de Santana. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Orientou

Regiane Conceição dos Santos

Atividades de Rebater: Ampliando os Conhecimentos da Cultura Corporal; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Institucional de Bolsa Extensão da Uefs) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Eduardo Felipe Pereira Souza

Pedagogia do Esporte - Ações para a Qualificação na Formação do Acadêmico da UEFS e Profissionais da Rede de Ensino; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Institucional de Bolsa Extensão da Uefs) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Leonardo da Silva Cruz e Leonardo Moraes de Oliveira Santos

A Importância da Fisiologia do Exercício na Prescrição do Treinamento para Atletas de Handebol na Fase Adulta; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre de Feira de Santana-Ba; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Reinan Kaique da silva santos

Currículo de formação no futebol: contribuição na formação de jovens futebolistas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Luiz Sérgio de Souza Queiroz Filho

Jogos Reduzidos: proposta metodológica para a formação esportiva do jovem futebolista; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Elber Cerqueira Ramos

A importância do futebol de rua para a formação do atleta profissional de futebol; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Adna Natali da Silva Cunha

O PIBID e a formação do professor em Educação Física: os impactos na prática docente"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Gabriel Eloi Oliveira

Os princípios do futebol de rua: contribuições pedagógicas para a formação de jovens futebolistas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Dandara de Brito Araújo

Futebol, esporte para homens? Uma reflexão a partir do olhar do sexo frágil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Tiago Pereira dos Santos

Educação Física no Ensino Médio: Olhares de estudantes do terceiro ano de uma escola estadual de Feira de Santana; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Tiago Lessa Silva Nascimento

Egressos do curso de Licenciatura em Educação Física da UEFS, onde poderão atuar?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Rafael Murilo Pardo Pereira

O trato pedagógico do ensino do futebol na iniciação esportiva no contexto escolar e extra escolar: análise das publicações da Revista Brasileira de Ciências do Esportes entre o período de 2005 a 2012; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Nobre de Feira de Santana-Ba; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Miranildes Dos Santos Carneiro

O jogo no ensino fundamental I: análise dos publicados na Revista Nova Escola de 2008 a 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Érica Cristina Santana de Souza

A escola e o lúdico na Educação Infantil: olhares sob uma realidade; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Rafael Murilo Pardo Pardo Pereira, Geifer da Silva Sales

O trato pedagógico do ensino do futebol na iniciação esportiva no contexto escolar e extra escolar: análise das publicações da Revista Brasileira de Ciências do Esporte entre o período de 2005 a 2012; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Nobre de Feira de Santana-Ba; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Bruno Mendonça do Nascimento

O Trato pedagógico do esporte nas escolinhas de futebol: uma breve revisão bibliográfica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

José Santos Mota

Manifestação de violência no futebol: do racismo à violência entre torcidas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Lívia da Silva Damiane Batista

Jogo Cooperativo como recurso pedagógico na escola: contribuições na formação humana; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Lívia da Silva Damiani Batista

Ludicidade e Prática Pedagógica: O jogo cooperativo como recurso pedagógico na escola; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Hélio Figueredo Miranda Filho

O esporte como fator de inclusão social: olhares sob uma realidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Edilson Pereira Veloso e José Eduardo de Araújo Pedreira

Representações sociais dos profissionais de educação física sob olhar dos usuários de academia de ginástica; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

José Eduardo de Araújo Pedreira e Edílson Pereira Veloso

As representações sociais dos usuários de academia de ginástica dos profissionais de educação física; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Nobre de Feira de Santana-Ba; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Carlos Cândido de Alencar Dutra

O profissional de educação física como agente social de transformação: Intervenção pedagógica com crianças e adolescentes utilizando as artes marciais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Nobre de Feira de Santana-Ba; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Kleber de Oliveira Silva e Ulisses de Oliveira Carneiro

O ensino do futsal através da metodologia inovadora, relações com o desenvolvimento das capacidades físicas em crianças de 09 e 10 anos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Nobre de Feira de Santana-Ba; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Carlos Cândido de Alencar Dutra

O profissional de educação física como agente social de transformação: intervenção pedagógica com crianças e adolescentes utilizando as artes marciais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Kleber de Oliveira Silva, Ulisses de Oliveira Carneiro

O ensino do futsal através da metodologia inovadora, relações com o desenvolvimento das capacidades físicas em crianças de 09 e 10 anos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Diego Pita Araújo Vasconcelos

Perfil de Risco Coronariano dos atletas da Seleção Feirense de Basquete; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

José Eduardo de Araújo Pedreira, Edílson Pereira Velôso

As representações sociais dos usuários de academia de ginástica dos profissionais de Educação Física; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Nobre; Orientador: Jaderson Silva Barbosa;

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, J. S. ; ARAÚJO, M. A. L. . CULTURA (CORPORAL), EDUCAÇÃO E ESPORTE - A FORMAÇÃO CIDADÃ DE JOVENS NO SERTÃO BAIANO. REVISTA CONEXÃO UEPG , v. 15, p. 83-91, 2019.

  • ANDRADE, C. B. ; Amoedo, Celestino Amorim ; Barbosa, J. S. . As práticas curriculares como componente curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física da UEFS: relato de experiência. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 5, p. 184-193, 2018.

  • OLIVEIRA FILHO, F. J. ; Barbosa, J. S. ; Santos, Bruno Reis dos ; Almeida, André Ricardo da Luz ; SANTOS, R. K. S. . Pedagogia do Futebol na iniciação esportiva: um olhar a partir dos parâmetros táticos para a formação do jovem futebolista. REVISTA BRASILEIRA DE FUTEBOL , v. 09, p. 08-08, 2016.

  • Barbosa, J. S. ; ARAUJO, M. A. L. . Educação (Física) e Esporte: nas teias de uma pesquisa-ação extensionista em uma universidade pública baiana. Movimento (UFRGS. Impresso) , v. 21, p. 391-403, 2015.

  • Barbosa, J. S. . Cadê a compreensão no processo educativo, o gato comeu?. Fuxico , v. XII, p. 09-11, 2012.

  • Menezes, Adriano A.L. ; Gomes, Antenor Rita ; FERREIRA, C. L. ; NUNES, F. S. ; Barbosa, J. S. . Diálogos poéticos: poemas de quem ensina e aprende. 1. ed. Salvador: Mente Aberta, 2014. v. 01. 170p .

  • Amoedo, Celestino Amorim ; ANDRADE, C. B. ; Barbosa, J. S. ; NOGUEIRA, S. A. . Práticas Curriculares em Educação Física na (re) construção de experiências colaborativas pela paz na escola. In: Rosely Cabral de Carvalho. (Org.). Violência nas Escolas: do diagnóstico á intervenção. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 163-178.

  • Barbosa, J. S. ; RIOS, R. C. A. ; PASSOS, J. C. O. . Cultura Corporal em Movimento: Relato de experiência de práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio. In: Osni Oliveira Noberto da Silva; Michael Daian Pacheco Ramos; Gildison Ales de Souza. (Org.). Trabalho Docente políticas públicas, valorização, formação e prática pedagógica. 1ed.Goiânia-GO: Editora Kelps, 2019, v. 01, p. 181-199.

  • Barbosa, J. S. . O futebol na Infância: o sonho que pode virar pesadelo. Jornal AABB Noticias ? p. 09. 2ª Edição Maio/junho. Jornal AABB Noticias.

  • Barbosa, J. S. . Estamos morrendo... Vixee!! O milagre vem de baixo? Ou de cima? E você com isso ?. Jornal Movimento Livre. Ano II, n 3 / 9 Edição out/nov. Jornal Movimento Livre, Feira de Santana.

  • Barbosa, J. S. ; Pacheco, Michael Daian . A Copa do Mundo é nossa, não deles! A cultura Corporal em movimento.. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2011, Porto Alegre. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte, 2011.

  • Barbosa, J. S. ; FREITAS, D. P. A. ; Vieira, Jordão dos Santos . GINGA E JOGO NA ESCOLA UMA RASTEIRA NO TRADICIONAL: A INICIAÇÃO COM ?PEQUENOS? CAPOEIRAS. In: Congresso de Educação Física do sul da Bahia, 2011, Ilhéus. I CONEFS - Anais, 2011. v. 1. p. 1-247.

  • Barbosa, J. S. . Construindo a nossa identidade. In: III Semana de Educação Física da UEFS, 2000, Feira de Santana. Anais da III Semana de Educação Física da UEFS. Feira de Santana, 2000. v. 3. p. 40-40.

  • OLIVEIRA FILHO, F. J. ; Barbosa, J. S. ; Santos, Bruno Reis dos ; Almeida, André Ricardo da Luz ; SANTOS, R. K. S. . Pedagogia do futebol na iniciação esportiva: um olhar a partir dos parâmetros táticos para a formação do jovem futebolista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, J. S. . Encaminhando uma Ação Cidadã, através do Esporte, a Cultura Corporal em Movimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Barbosa, J. S. . A Interculturalidade e Educação Física na Escola: artistar currículos para o desenvovimento humano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Barbosa, J. S. . Cultura(s), educação (física), esporte e projetos sociais. Afinal, o que está em jogo?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, E. M. ; MOREIRA, D. J. G. ; Barbosa, J. S. . Desenvolvimento profissional e docência universitária: um estudo introdutório sobre a experiência de formação pedagógica dos professores da universidade estadual de feira de santana-ba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, J. S. ; Pacheco, Michael Daian . A Copa do mundo é nossa, não deles! A Cultura Corporal em Movimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, J. S. ; Vieira, Jordão dos Santos ; Pacheco, Michael Daian . Ginga e jogo na escola, uma rasterira no tradicional: A iniciação com pequenos capoeiras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Barbosa, J. S. ; FREITAS, D. P. A. ; Vieira, Jordão dos Santos . Ginga e Jogo na Escola, uma rasteira no tradicional: a iniciação com pequenos capoeiras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, J. S. ; FREITAS, D. P. A. ; Pacheco, Michael Daian . A Copa do Mundo é nossa, não deles! A Cultura Corporal em movimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, J. S. . Encontro Interdisciplinar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Barbosa, J. S. . Encontro de Estudantes e Professores de Educação Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Barbosa, J. S. . A relação da vivência motora com o rendimento escolar em alunas da Escola Asas de Papel. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

Barbosa, J. S. . Ginástica em um período de isolamento social: aprender brincando. 2020.

Barbosa, J. S. . 'Vivências da Ginástica Rítmica durante e após o período de isolamento social: contribuições para a redução da hipocinesia.'. 2020.

Barbosa, J. S. . Mediador da Mesa Redonda intitulada Educação Física Escolar na V Semana de Educação Física. 2009.

Barbosa, J. S. . Facilitador da VI Jornada Pedagógica do Programa Segundo Tempo. 2006.

Barbosa, J. S. . Trajetória das práticas Curriculares em Educação Física. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Barbosa, J. S. . Esporte e Educação: Pedagogia do Esporte. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Barbosa, J. S. . Atuação do professor de educação física no campo do esporte. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Barbosa, J. S. . Ensino, pesquisa e extensão: reflexões necessárias na formação docente em educação física. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Barbosa, J. S. . Educação Física Escolar. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Barbosa, J. S. . Construindo a Nossa Indentidade. 2000. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Barbosa, J. S. . Ibercup Web Convention. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . O que faz um Profissional de Ed. Física. 2020. (Vídeo).

Barbosa, J. S. . Curso de Suporte Básico de Vida (Primeiros Socorros). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Curso Básico de Primeiros Socorros. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Minicurso de Hadebol: Jogos Pré-desportivos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . 1° Encontro Interdisciplinar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . A importância dos jogos e brincadeiras como práticas educativas que auxiliam no desenvolvimento cognitivo dos educandos com deficiência intelectual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Presidente da Banca de Monografia. 2011. (Monografia de Conclusão de Curso).

Barbosa, J. S. . 3° encontro de Estudantes e Professores de Educação Física - UEFS/Ba. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Seminário: O futebol por trs das câmeras: Vertentes do esporte para além do cinema. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . III Semana de Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia. 2010. (Coordenação de defesas de monografia).

Barbosa, J. S. . Gincana Cooperativa: Desafiando as diferenças. 2010. (Coordenador de Ações Pedagógicas).

Barbosa, J. S. . Aprendizagem e Aperfeiçoamento de Natação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Escolinha de Futebol: Metodologia de Ensino e Base do Treinamento Técnico, Tático e Físico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Ministrou o Mine Curso Escolinha de Futebol: Metodologia de Ensino e Base do Treinamento Técnico, Tático e Físico na VII Semana Acadêmica da Faculdade Social. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Palestrante do Curso Aprendizagem e Aperfeiçoamento de Natação no SESI. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Ministrando o mini-curso Jogos e Ludicidade na XI Jornada Pedagógica de Serra Preta ? Bahia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Ministrou palestra Eduque-se para educar na Escola Asas de Papel. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Ministrou Oficina possibilidades metodológicas para o ensino do futebol na IX Jornada Pedagógica do CBCE-Bahia e IV Mostra Cientifica dos Cursos de Educação Física da Bahia. 2008. .

Barbosa, J. S. . Ministrando o mini-curso Planejamento Pedagógico e Recreação na IV Jornada Pedagógica do Projeto Segundo Tempo. 2007. .

Barbosa, J. S. . Ministrou a Oficina Jogos Recreativos na XI Jornada Pedagógica de Serra Preta ? Bahia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Ministrando o mini-curso Metodologia do Ensino do Futebol na VIII Jornada Pedagógica CBCE/BA. 2007. .

Barbosa, J. S. . Metodologia do Ensino do Futebol. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Ministrando o mini-curso Modalidade Esportiva na V Jornada Pedagógica do Projeto Segundo Tempo. 2005. .

Barbosa, J. S. . Modalidade Esportiva. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Planejamento Pedagógico e Recreação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Treinamento Desportivo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Futebol e Suas Vertentes. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barbosa, J. S. . Jornal Movimento Livre. Ano III, n 2. 2001. (Editoração/Periódico).

Barbosa, J. S. . Jornal Movimento Livre. Ano II, n 1. 2000. (Editoração/Periódico).

Barbosa, J. S. . Jornal Movimento Livre. Ano I, n 2. 1999. (Editoração/Periódico).

Barbosa, J. S. . Jornal Movimento Livre. Ano I, n 3. 1999. (Editoração/Periódico).

Barbosa, J. S. . Cicatriz. 2016. Filme.

Barbosa, J. S. . Gincana cooperativa: Desafiando as diferenças. 2010 (Produtor Cultural).

Barbosa, J. S. ; FREITAS, D. P. A. ; ANDRADE, C. B. ; RAMOS, E. M. . Programa Encaminhar: Ação Cidadã (PEAC). 2012 (Projeto de Extensão para capacitar docentes de Educação Física em Esportes e P. Sociais) .

Barbosa, J. S. ; RAMOS, E. M. ; MOREIRA, D. J. G. . Desenvolvimento Profissional e Docência Universitária: um estudo Introdutório sobre a experiência de formação pedagógica dos professores da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia. 2012 (Eixo Temático 13 - Ensino Superior no Brasil) .

Prêmios

2015

Paraninfo - Homenagem dos concluintes do Curso de Educação Física, Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba (Curso de Educação Física).

2014

Professor Homenageado, Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba (Curso de Educação Física).

2014

Professor Homenageado, Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba (Curso de Educação Física).

2013

Título Benemérito - "relevantes serviços prestados", Liga de Futsal de Feira de Santana-Ba.

2013

Professor Homenageado, Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba (Curso de Educação Física).

2012

Aprovado em 18° Lugar na Seleção do Programa de Pós Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação (Edital 2011), Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba (Departamento de Educação).

2011

Aprovado em 29° Lugar na Seleção do Programa de Pós Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação (Edital 2011), Departamento de Educação - Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia.

2009

Classificado em 1 Lugar na Matéria Pratica Curricular III - Portaria n 779/2009, Departamento de Saúde - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2009

Professor Homenageado da turma de formandos 2008.2 do Curso de Pedagogia, Faculdade Eneb - Escola de Negócios do Estado da Bahia.

2009

Classificado em 2 Lugar na Matéria Pratica Curricular II - Portaria n 421/2009, Departamento de Saúde - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2009

Classificado em 2 Lugar na Matéria Pratica Curricular IV - Portaria n 421/2009, Departamento de Saúde - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2009

Professor Homenageado da Turma de Licenciatura em Pedagogia 2009.1, Escola de Negócios da Bahia.

2007

Homenageado no(a) 10 anos do Curso de Educação Física, Colegiado do Curso de Educação Física / UEFS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Feira de Santana, Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física. , Avenida Transnordestina, s/n, Novo Horizonte, 44036900 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 36168234

Experiência profissional

1997 - 2003

Associação Desportiva e Comunitária

Vínculo: Atleta, Enquadramento Funcional: Atleta Profissional

Atividades

  • 01/1997

    Serviços técnicos especializados , Associação Desportiva e Comunitária ? ASTRO.,Serviço realizado, Atleta Profissional de Futebol.

2011 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da Área de Educação Física

2010 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 40

2014 - 2015

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de área de Educação Física PIBID, Carga horária: 8

2013 - 2013

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação GTT - VI Setrans, Carga horária: 4

2011 - 2012

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Coordenador de Área, Enquadramento Funcional: Coordenador de Área, Carga horária: 8

Atividades

  • 12/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Linhas de pesquisa

  • 11/2012

    Extensão universitária , PROEX.,Atividade de extensão realizada, Líder/Coordenador do Programa Encaminhar: Açao Cidadã (Peac).

  • 07/2010

    Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Futebol, Metodologia do ensino do jogo, Prática Curriular II, Prática Curricular III

  • 06/2009 - 06/2010

    Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pratica Curricular III

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física.,Cargo ou função, Representante discente do Curso de Licenciatura em Educação Física ? Eleito em maio de 1999.

2007 - 2011

Faculdade Nobre

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Outras informações:
Ministrou as Disciplinas: Modalidade Esportiva III - Futebol e Futsal com carga horária de 75 horas e Modalidade Esportiva IV - Handebol 45 horas, para o curso de Educação Física da Faculdade Nobre de Feira de Santana

Atividades

  • 01/2007

    Ensino, Bacharelado em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Lazer, Modalidade Esportiva IV- Handebol

2006 - 2008

Escola de Negócios do Estado da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Outras informações:
Professor da disciplina Educação Física, Jogos e Recreação

Atividades

  • 02/2007

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física, Jogos e Recreação: 2006.2, 2007.1, 2007.2, 2008.1, 2008.2

2009 - Atual

Escola Asas de Papel

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 12

2008 - Atual

Escola Asas de Papel

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Motricidade Humana, Carga horária: 12

2001 - Atual

Escola Asas de Papel

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 03/2008

    Direção e administração, Núcleo de Motricidade Humana.,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Motricidade Humana.

  • 01/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física

  • 01/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física para Educação Infantil, Educação Física

2005 - 2012

Colégio Acesso

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

  • 07/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física

2005 - 2006

Prefeitura Municipal de Serra Preta

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Coordenador

Atividades

  • 02/2005 - 04/2006

    Direção e administração, Secretaria de Educação.,Cargo ou função, Coordenador Pedagógico.

1999 - 2003

Colégio Batista de Feira de Santana

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 01/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor do Ensino Fundamental

1999 - 2009

Colégio Visão

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Atividades

  • 01/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física

  • 01/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física

2004 - Atual

J. S. Barbosa Esportes

Vínculo: Gestor, Enquadramento Funcional: Gestor e Coordenador, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/2005

    Direção e administração, J. S. Barbosa Esportes - JSB.,Cargo ou função, Diretor Geral.

1999 - 2001

Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte

Vínculo: Representante discente, Enquadramento Funcional: Representante discente

Atividades

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Feira de Santana na Secretaria Estadual da Bahia.,Cargo ou função, Representante discente da Universidade Estadual de Feira de Santana na Secretaria Estadual da Bahia ? Eleito em maio 1999.

2007 - 2007

PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

2011 - 2011

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Coordenador de Apresentação Oral, Carga horária: 4

Outras informações:
I Congresso de Educação Física do Sul da Bahia (I Conefs)