Simone Freire de Lima Plastina

Possui graduação em Gestão Ambiental. É pós-graduada em Medicina Ayurvédica, em Gestão Pública e Recursos Humanos e em Perícia e Auditoria Ambiental. Atualmente, cursa Bacharelado em Nutrição e Bacharelado em Medicina Ayurvédica.Atua na área da saúde integrativa, com foco em Medicina Ayurvédica, nutrição e práticas de promoção da saúde. Desenvolve atendimentos clínicos individualizados, elaboração de protocolos terapêuticos personalizados, além de programas educativos e oficinas voltadas à alimentação saudável, desintoxicação, autocuidado e prevenção de doenças. Realizou especialização em estética ayurvédica e estágio clínico na Índia, aprofundando sua formação em práticas terapêuticas tradicionais e cuidados integrativos em saúde.Sua experiência profissional inclui a produção de conteúdos educativos, desenvolvimento de produtos naturais e cosméticos, e atividades voltadas à divulgação científica e à educação em saúde. Suas principais áreas de interesse abrangem nutrição ayurvédica, saúde metabólica, alimentação consciente, estratégias de prevenção em saúde e qualidade de vida.Atua também na Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM-MG), com experiência em processos de licenciamento e fiscalização ambiental. Essa vivência amplia sua visão interdisciplinar e fortalece a integração entre saúde, sustentabilidade e território.Sua trajetória une formação acadêmica, prática profissional e vivência internacional, refletindo compromisso com a construção de abordagens integrativas que valorizam tanto a ciência contemporânea quanto os saberes tradicionais, aplicados à realidade atual.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Medicina Ayurvédica

2022 - 2023

Faculdade Educamais
Título: NSA
Orientador: NSA

Especialização em Perícia e Auditoria Ambiental

2019 - 2020

Faculdade Alfa América
Título: NSA
Orientador: NSA

Especialização em Gestão Pública e Recursos Humanos

2018 - 2019

Faculdade Futura
Título: A importância da Motivação no Serviço Público
Orientador: Ana Paula Rodrigues

Aperfeiçoamento em Clinical Ayurved Nidan Course

2025 - 2025

Dr. Dave's Ayurveda Panchakarma Wellness Clinic
Título: NSA. Ano de finalização: 2025
Orientador: Dr. Gaurav Dave

Aperfeiçoamento em AYURVEDIC BEAUTY CARE

2023 - 2023

Institute Of Beauty Health & Ayurveda
Título: NSA. Ano de finalização: 2023
Orientador: Dr. Sanjeev Gosavi e Dra Suvarna Gosavi

Aperfeiçoamento em Professores de Yoga e Yogaterapia - Nivel I

2022 - 2022

ESCOLA YOGA BRAHMA VIDYALAYA LTDA - ME, Escola YBV
Título: NSA. Ano de finalização: 2022
Orientador: NSA

Aperfeiçoamento em Curso de Formação de Terapeuta Ayurveda

2020 - 2022

ESCOLA YOGA BRAHMA VIDYALAYA LTDA - ME, Escola YBV
Título: NSA. Ano de finalização: 2022
Orientador: NSA

Graduação em andamento em Bacharelado em Ayurveda

2024 - Atual

Faculdade Caduceu

Graduação em andamento em Nutrição

2023 - Atual

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

2010 - 2012

Instituto Federal Minas Gerais
Título: Análise Morfométrica da bacia do Rio Suaçuí Grande: uso da ferramenta SIG no apoio à gestão territorial e de recursos hídricos
Orientador: Fábio Monteiro Cruz

Formação complementar

2025 - 2025

Princípios do Ayurveda - Chiktsa segundo Samhitas (hetu). (Carga horária: 14h). , Dr. Dave's Ayurveda Panchakarma Wellness Clinic, DAVEE, Índia.

2025 - 2025

Srotas - os canais da vida. (Carga horária: 16h). , Dr. Dave's Ayurveda Panchakarma Wellness Clinic, DAVEE, Índia.

2025 - 2025

Agni - o coração do Ayurveda. (Carga horária: 20h). , Dr. Dave's Ayurveda Panchakarma Wellness Clinic, DAVEE, Índia.

2024 - 2024

Princípios do Ayurveda - Chiktsa segundo Samhitas (hetu). (Carga horária: 14h). , Dr. Dave's Ayurveda Panchakarma Wellness Clinic, DAVEE, Índia.

2024 - 2024

Sneha Vidhi. (Carga horária: 16h). , Dr. Dave's Ayurveda Panchakarma Wellness Clinic, DAVEE, Índia.

2024 - 2024

Oficina de Fitoterapia Ayurvédica. (Carga horária: 15h). , Arte Om Yoga e Ayurveda, ARTE OM, Brasil.

2019 - 2019

Curso Básico em Hidrocolonterapia. (Carga horária: 30h). , Aniely D'Agostino Saúde e Beleza Natural, ANIELY, Brasil.

2010 - 2010

Educação Ambiental. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Alimentos e alimentação coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição clínica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Epidemiologia e políticas de alimentação e nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição básica e experimental.

Produções bibliográficas

  • LIMA, S. F. ; CRUZ, F. M. . Análise Morfométrica da bacia do Rio Suaçuí Grande: uso da ferramenta SIG no apoio à gestão territorial e de recursos hídricos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2014

Colégio Heringer Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 17

2015 - Atual

Governo do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor Ambiental