Lucas Souza Assis

Técnico em Edificações formado pelo CEFET-MG Campus Timóteo, com habilidades na área de desenho, materiais e gestão de projetos urbanísticos, arquitetônicos, estruturais e aeronáuticos. Conhecimento na área de Engenharia Civil, Metalúrgica, de Materiais, Aeroespaciais e em Ciências Exatas com ênfase em Física e Matemática. Atualmente aluno do Bacharelado em Engenharia Aeroespacial pela UFMG.

Informações coletadas do Lattes em 14/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Aeroespacial

2019 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Curso técnico/profissionalizante em EDIFICAÇÕES

2016 - 2018

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Ensino Fundamental (1º grau)

2008 - 2015

EE ENGENHEIRO MÁRCIO AGUIAR DA CUNHA

Ensino Fundamental (1º grau)

2007 - 2007

Escola Estadual Professora Celina Machado

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Participação em eventos

FEBRACE- Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Análise de defeitos no dobramento de barras de aço destinados a armaduras para estruturas de concreto armado. 2018. (Feira).

META 2018. CONSTRUÇÃO DE UM CORTADOR DE ISOPOR COM MATERIAIS SUSTENTÁVEIS. 2018. (Feira).

Semana C&T 2017. Análise de defeitos no dobramento de barras de aço destinados a armaduras para estruturas de concreto armado. 2017. (Feira).

META 2016. Uso do Tracker como ferramenta no estudo de mecânica: medida do coeficiente de restituição. 2016. (Feira).

Produções bibliográficas

  • ASSIS, L. S. ; OLIVEIRA, S. S. ; LUIZ, V. D. . Análise de defeitos no dobramento de barras de aço destinados a armaduras para estruturas de concreto armado. In: FEBRACE, 2018, São Paulo. Resumos FEBRACE 2018. São Paulo: EPUSP, 2018. p. 283-283.

  • ASSIS, L. S. ; OLIVEIRA, S. S. ; LUIZ, V. D . Análise de defeitos no dobramento de barras de aço destinados a armaduras para estruturas de concreto armado. In: FEBRACE- Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, 2018, São Paulo. Resumos FEBRACE 2018. São Paulo: EPUSP, 2018. p. 283-283.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Análise de defeitos no dobramento de barras de aço destinados a armaduras para estruturas de concreto armado, Descrição: O presente trabalho visa investigar o comportamento de barras de aço destinadas às armaduras para concreto armado quando submetidas a um ensaio de dobramento. O dobramento em condições mais agressivas pode fragilizar o material na região da dobra, em decorrência principalmente do aparecimento de pequenas trincas ou fissuras na base das nervuras, o que diminui a área resistente da barra. Neste caso, a barra não quebra e apresenta somente uma fissura ou trinca não detectada durante a operação de dobramento. Uma barra nestas condições pode não suportar uma sobrecarga acidental na estrutura podendo levar a um desastre de grande magnitude. Objetiva-se através da presente pesquisa analisar experimentalmente o retorno elástico de barras de aço (CA50 e CA60) em ensaio de dobramento, bem como os defeitos decorrentes do dobramento. O ensaio de dobramento foi realizado levando em consideração o que preconiza a norma NBR 6153, com a ressalva de que os apoios para a realização deste ensaio devem permitir o livre movimento dos corpos-de-prova, e para que isso seja atendido será utilizado um dispositivo desenvolvido para a simulação do dobramento em obra. Conhecer como se comporta um material quando sujeito a um esforço mecânico é extremamente relevante, pois com isso pode-se tomar algumas medidas para evitar a sua falha e assim reduzir de forma significativa a possibilidade de acidentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Souza Assis - Integrante / Sávio Souza de Oliveira - Integrante / Valmir Dias Luiz - Coordenador.

Prêmios

2018

Menção Honrosa OBMEP 2018, Cnpq, CAPES, SBM, Ministerio da Educação.

2018

Medalha de Prata OBA 2018, CNPq, UNIP, Avibras, AEB, SAB, UERJ..

2017

Medalha de Prata OBMEP 2017, Cnpq, CAPES, SBM, Ministerio da Educação.

2017

Medalha de Prata OBA 2017, CNPq, UNIP, Avibras, AEB, SAB, UERJ..

2017

Medalha de Prata OBG 2017, .

2016

Medalha de Prata OBA 2016, CNPq, UNIP, Avibras, AEB, SAB, UERJ..

2016

Medalha de Broze OBFEP 2016, SBF, CNPq.

2015

Menção Honrosa OBMEP 2015, Cnpq, CAPES, SBM, Ministerio da Educação.

2014

Medalha de Ouro OBMEP 2014, Cnpq, CAPES, SBM, Ministerio da Educação.

2013

Medalha de Bronze OBMEP 2013, Cnpq, CAPES, SBM, Ministerio da Educação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2018

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: