Marília Costa Cavalcanti

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com intercâmbio na Universidade de Évora/Portugal no ano letivo de 2012/2013. Atuou como Analista Ambiental do Camará Shopping, sendo responsável pelo desenvolvimento e monitoramento de programas e ações de sustentabilidade na área da Construção Civil, incluindo: gerenciamento de resíduos, redução de desperdícios, conservação de recursos naturais, aplicação e monitoramento de estratégias de sustentabilidade, elaboração de relatórios e treinamentos, coordenação de equipe e coordenação do projeto social de qualificação profissional. Além de experiência na área de consultoria ambiental e de estágio nas áreas de topografia, recursos hídricos, projetos de irrigação, consultoria ambiental e gestão ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 14/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental

2010 - 2015

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Orientador: em Universidade de Évora ( Luis Leopoldo)
com

Formação complementar

2006 - 2006

INFORMÁTICA BÁSICA. (Carga horária: 72h). , Microlins, MICROLINS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Engenharia Ambiental.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.

Participação em eventos

FIEPE Ambiental - ISO 14.001:2015 : A Importância do padrão normativo para o crescimento econômico industrial. 2017. (Seminário).

FIEPE Ambiental - Indicadores Ethos de Sustentabilidade. 2016. (Seminário).

Seminário de Licenciamento Ambiental nos Municípios. 2016. (Seminário).

VIII Seminário Pernambucano de Construção Sustentável. 2015. (Seminário).

Jornadas do Ambiente - Agricultura e Produção Sustentável Alimentar sem Esgotar/degradar Recursos. 2013. (Outra).

70ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados. Georreferenciamento de Imóveis Rurais. 2011. (Exposição).

Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX.Indicativos de Eutrofização Estabelecidos a partir da Poluição no Açude Dois Irmãos. 2011. (Outra).

Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX.Levantamento Topográfico Usando Tecnologia DGPS e Estação Total. 2011. (Outra).

I Ciclo de Cursos Sobre os Fundamentos do Direito Agrário: A Reforma Agrária e o Acesso à Justiça. 2010. (Outra).

II Simpósio Pernambucano de Tecnologia de Irrigação: Avanços e Desafios na Irrigação. 2010. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • Costa, A.R.S. ; SILVA, E. D. ; Lima, S. M. S. ; CAVALCANTI, M. C. ; ARAÚJO, G. V. R. ; MAIA, F. J, F. . Análise Quantitativa da Prática de Coleta Seletiva com Estudo de Caso no Resteurante Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. D. ; Costa, A.R.S. ; CAVALCANTI, M. C. ; Lima, S. M. S. ; SOUZA, C. D. S. ; HOLANDA, R. M. . Avaliação de Produção e Consumo de Cimento Portland no Brasil nos Últimos Anos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTI, M. C. ; SILVA, E. D. ; COELHO, M.C.D. ; SANTOS, M.J ; ROLIM NETO, F.C. ; BOTELHO, F.J.L ; FRANÇA, M.V. . Levantamento Topográfico usando Tecnologia DGPS e Estação Total. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Santana, K.F. ; Costa, A.R.S. ; CAVALCANTI, M. C. ; BELTRAME, L.T.C. . Indicativos de Eutrofização Estabelecidos a partir da Poluição no Açude Dois Irmãos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTI, M. C. ; SILVA, E. D. . Georreferenciamento de Imóveis Rurais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Camará Shopping Center LTDA

Vínculo: ., Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 44

Outras informações:
Coordenação do Projeto Florescer - Qualificação Profissional, responsável pela qualificação de mão de obra para atividades voltadas para canteiro de obras e centros comerciais, em parceria com as instituições Reserva Camará, SENAC, SENAI, SINDUSCON/PE e SEMPETQ.

2015 - 2016

Camará Shopping Center LTDA

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 44

Outras informações:
Monitoramento e manutenção da gestão ambiental no canteiro de obras, por meio da implantação de planos e programas de sustentabilidade, incluindo: plano de gestão hídrica, gerenciamento de resíduos, responsabilidade socioambiental, elaboração de relatórios ambientais, realização de visitas técnicas para visitantes, realização de treinamentos para funcionários e outros.

2014 - 2015

Incorporadora Reserva Camará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizar e acompanhar o desenvolvimento de atividades de gestão ambiental, promovendo a sustentabilidade no setor da construção civil.

2015 - 2015

Líder S - Liderança em Sustentabilidade

Vínculo: .Autonomo, Enquadramento Funcional: Consultora Ambiental, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoramento e avaliação de atividades que minimizem os impactos provenientes das atividades de construção no canteiro de obras e na comunidade circunvizinha, por meio de visitas técnicas, elaboração de relatórios, geração de indicadores de sustentabilidade e disseminação dos resultados.

2013 - 2014

Diversa Consultoria e Planejamento Ambiental LTDA ME

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário(a), Carga horária: 20

Outras informações:
Estudo e pesquisa na área de meio ambiente e apoio na elaboração de Relatórios Ambientais Simplificados (RASs), com o objetivo de obter o licenciamento ambiental de diversos empreendimentos, bem como na elaboração de projetos de P&D+I.

2012 - 2012

ASBRANOR Irrigação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário(a), Carga horária: 20

Outras informações:
Estudo e pesquisa na área de recursos hídricos e elaboração de projetos de irrigação.

2012 - 2012

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: ., Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 5

Outras informações:
Monitoria voluntária, da disciplina Matemática Computacional, lecionada pelo professor Abelardo Montenegro, durante o primeiro semestre letivo de 2012.

2011 - 2012

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de extensão rural pelo CNPQ, na área de Recursos Hídricos, sob orientação do Professor Abelardo Montenegro.

2011 - 2011

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: ., Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluna voluntária em projetos de extensão rural, na área de Topografia, sob orientação do professor Fernando Cartaxo.