Plinio Cavalcanti Moreira

Bacharel em Matemática, Mestre em Matemática e Doutor em Educação, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2008 realizou estudos de pós-doutorado, com bolsa da Capes, na Universidade de Alicante, Espanha, sob supervisão de Salvador Llinares. Aposentou-se em setembro de 2009 como Professor Associado do Departamento de Matemática da UFMG. A partir de janeiro de 2010, devido à aposentadoria, retirou-se do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Em Julho de 2010 tornou-se Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em 2016 participou da criação do Departamento de Educação Matemática da UFOP e passou a fazer parte do seu corpo docente, onde continua a desenvolver estudos e pesquisas no campo da Educação Matemática, focalizando de modo especial as relações entre os processos de formação de professores e os saberes profissionais docentes.

Informações coletadas do Lattes em 26/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2001 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica
, Ano de obtenção: 2004. Maria Manuela Martins Soares David. Palavras-chave: Educação Matemática; formação de professores; Licenciatura; prática docente na escola; formação matemática do professor; sistemas numéricos. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática / Especialidade: Formação de Professores. Setores de atividade: Educação Superior.

Pós-doutorado

2007 - 2008

Pós-Doutorado. , Universidad de Alicante, UA, Espanha. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.

Organização de eventos

MOREIRA, P. C. . VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2017. (Congresso).

FERNANDES, F. L. ; FERREIRA, A. C. ; SANTO, J. C. E. ; OLIVEIRA, E. A. J. ; MOREIRA, P. C. . XII Semana da Matemática da UFOP. 2013. (Outro).

BEAN, D. W. ; VIDIGAL, C. L. ; VIANA, M. ; FERREIRA, N. S. ; MOREIRA, P. C. ; FRANCHI, R. H. O. L. . V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

IV Semana Acadêmica de Matemática.Formação Matemática no Bacharelado e na Licenciatura. 2018. (Simpósio).

IV Workshop do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR.banca julgadora dos projetos de mestrado. 2013. (Outra).

Semana do Prodocência no IFMG: Licenciaturas em Física e Matemática em Foco.Formação de professores que ensinam matemática. 2013. (Simpósio).

Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2010. (Seminário).

II Escola de Inverno de Educação Matemática.Mini- curso: Quatro questões fundamentais sobre os números racionais. 2010. (Encontro).

II Escola de Inverno de Educação Matemática.Problematizando a formação matemática na licenciatura: questões e possibilidades. 2010. (Outra).

II Forum Alagoano das Licenciaturas em Matemática.A formação inicial do professor de matemática: problemas e possibilidades. 2010. (Seminário).

X ENEM. 2010. (Congresso).

X ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). As disciplinas de conteúdos específicos na formação do professor de matemática. 2010. (Congresso).

XV ENDIPE (ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO).Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. 2010. (Encontro).

II Forum Baiano das Licenciaturas em Matemática.A formação matemática do professor da Educação Básica. 2008. (Encontro).

Semana Acadêmica do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria.A formação matemática na licenciatura: o grande desafio e algumas reflexões. 2007. (Outra).

I Encontro de Ciência, Arte e Cultura da PUC Minas.Matemática acadêmica e matemática escolar: desafios ao currículo de licenciatura (aspectos conceituais). 2006. (Encontro).

The Fifteenth ICMI Study: The Professional Education and Development of Teachers of Mathematics.Mathematics in teacher education versus mathematics in teaching practice: a revealing confrontation. 2005. (Seminário).

VIII Semana de Graduação.Formação de professores de matemática: Álgebra na Escola Básica. 2004. (Outra).

III Encontro Mineiro de Educação Matemática.Matemática escolar e matemática científica: um nome em comum e diferenças substantivas. 2003. (Encontro).

XXII Reunião Anual da ANPEd. Algumas concepções de licenciandos em matemática sobre o sistema dos números reais. 1999. (Congresso).

VI Encontro Nacional de Educação Matemática. Formação específica, didático-pedagógica e prática docente na escola básica: por uma integração intrínseca na licenciatura em matemática. 1998. (Congresso).

VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).Uma proposta de redefinição do conteúdo matemático na licenciatura. 1996. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Andréa Cristina de Oliveira Antão

CAMPOS, D. F.;FERREIRA, M. C. C.MOREIRA, P. C.. As potencialidades e limitações de um trabalho de tratamento pedagógico dos erros matemáticos no 9 ano de uma escola pública de MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Clarissa Alves de Oliveira

SARQUIS, E.; CAMPOS, D. F.;MOREIRA, P. C.. Interpretação dos enunciados de problemas matemáticos: um estudo com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerais. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Bruno Almeida Dias

FERREIRA, M. C. C.; CAMPOS, D. F.;MOREIRA, P. C.. Impactos da adoção do ENEM para os alunos que iniciam cursos de ciências exatas. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Hudney Alves Faria de Carvalho

FERREIRA, A. C.; BARBOSA, J. C.;MOREIRA, P. C.. Aprendendo a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo com alunos de Pedagogia de uma universidade federal mineira. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Sara Rodrigues Ferraz

FERREIRA, A. C.; BITTAR, M.;MOREIRA, P. C.. Investigando a aprendizagem de noções associadas ao campo multiplicativo: um estudo com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Carolina Soares Rodrigues

FERREIRA, A. C.; BZUNECK, J. A.; Fonseca, M.C.F.R.;MOREIRA, P. C.. Crenças de autoeficácia na Educação de Jovens e Adultos: um estudo com alunos do Ensino Médio de Divinópolis (MG). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Neuraci Dias Amaral

ZAIDAN, S.;DAVID, M. M. M. S.MOREIRA, P. C.. Licenciandas como professoras no estágio: qual referência de matemática?. 2015.

Aluno: JULIANO PEREIRA DA SILVA

ZAIDAN, S.; CAMPOS, D. F.;MOREIRA, P. C.. Álgebra na escola básica versus álgebra na licenciatura: onde se encontra o x do problema?. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Jaqueline de Souza Pereira Grilo

BARBOSA, J. C.; LUNA, A. V. A.; FARTES, V. L. B.;MOREIRA, P. C.. Da Universidade para a Escola: a recontextualização de textos e princípios do discurso pedagógico de disciplinas específicas da licenciatura em matemática. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira

Ribeiro, A.J.; LEAL, S. H. B. S.;MOREIRA, P. C.. Analisando a mobilização de conhecimentos algébricos de professores da Educação Básica: o momento de preparação de aulas. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Nilson de Matos Silva

DAVID, M. M. M. S.; CAMPOS, D. F.;MOREIRA, P. C.. Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes sobre as práticas avaliativas nos cursos de licenciatura em matemática no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Adil Ferreira Magalhães

GAZIRE, E. S.; FRANCHI, R. H. O. L.;MOREIRA, P. C.. Estudo das Inequações: contribuições para a formação do professor de matemática. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Debora Silva Veloso

FERREIRA, A. C.; TOMÁS, V. S.;MOREIRA, P. C.. O desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébricos no Ensino Fundamental: Análise de tarefas desenvolvidas em uma classe do sexto ano. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Paula Resende Adelino

FONSECA, M. C. F.; RIBEIRO, V.M.;MOREIRA, P. C.. Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Simone Amorim Castro Kiefer Oliveira

VIANNA, C. R.;DAVID, M. M. M. S.MOREIRA, P. C.. A relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Hérika Nunes Torres Fonseca

DAVID, M.M.M.S.;MOREIRA, P. C.; GALVAO, A. M. O.; GOMES, M.L.M.; ZAIDAN, S.. Os números racionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental: investigando saberes docentes. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosângela Milagres Patrono

FERREIRA, A. C.; CYRINO, M. C. C. T.;FERREIRA, M. C. C.; NUNES, C. M. F.; ARAUJO, R. M. B.;MOREIRA, P. C.. FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise de conhecimentos matemáticos que afloraram em situações de ensino ao longo de um curso de extensão. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Aline Mendes Penteado Farves

PINTO, M. M. F.; OLIVEIRA, A. T.; VIANNA, C. S.; VELASQUE, L.;Moreira, P. C.. COMPREENSÃO CONCEITUAL DOS NÚMEROS RACIONAIS NO ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: uma revisão sistemática. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Catarina Cantoni Roque

GOMES, M. L. M.; GARNICA, V. M.; GALVAO, A. M. O.;FERREIRA, M. C. C.MOREIRA, P. C.. A Formação de Professores de Matemática no Curso do MIT/Univale: marginalidade, Protagonismo e Extinção (MG - 1968-2012). 2019. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Flávio de Ligório Silva

Frade, C; GAZIRE, E. S.; Zaidan, S.; DIAS, K. S.;Moreira, P. C.. Carência de professores licenciados em matemática em Corrente: um estudo a partir das representações sociais. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Inês Florinda Eis Buissa

GOMES, M. L. M.; FERNANDES, F. S.; GOUVEA, M. C. S.; CURY, F. G.;MOREIRA, P. C.. Memórias de um curso de formação de professores de matemática no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (Angola, 1998-2009). 2016. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marlova Estela Caldatto

Pavanello, R. M.; PIETROPAOLO, R. C.;Borba, M.C.; BARROS, R. M. O.;MOREIRA, P. C.. O PROFMAT e a formação do professor de matemática: uma análise curricular a partir de uma perspectiva processual e descentralizadora. 2015. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Maria Cristina Costa Ferreira

DAVID, M.M.M.S.;Cury, H.N.; RIBEIRO, A. J.; CYRINO, M. C. C. T.; Gomes. M.L.M.;MOREIRA, P. C.. Conhecimento matemático específico para o ensino na Educação Básica: a álgebra na escola e na formação do professor. 2014. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Imaculada de Souza Marcenes Gonçalves

Frade, C; FERREIRA, A. C.; GOMES, M. L. M.; Zaidan, S.;MOREIRA, P. C.. Crenças e dificuldades de futuros professores de matemática no domínio dos números reais. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marilene Ribeiro Resende

MACHADO, S. D. A.; FREITAS, J. L. M.; MARANHAO, M. C. S. A.; PIRES, C. M. C.;MOREIRA, P. C.. Re-significando a disciplina Teoria dos Números na formação do professor de matemática na licenciatura. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Aline Mendes Penteado Farves

PINTO, M. M. F.; OLIVEIRA, A. T.;Moreira, P. C.. O desenvolvimento do conceito padrão de números racionais ao longo da escolarização. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosângela Milagres Patrono

FERREIRA, A. C.;FERREIRA, M. C. C.; NUNES, C. M. F.;Moreira, P. C.. Conhecimentos matemáticos para o ensino de frações na Educação Básica. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Alana Nunes Pereira

Zaidan, S.; TOMÁS, V. S.;MOREIRA, P. C.. Saberes profissionais do professor de Matemática no e para o ensino da geometria na Educação Básica. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Flávio Ligório Silva

Frade, C; GOMES, M.L.M.;MOREIRA, P. C.. Da condição docente em Corrente/PI: escassez, precarização, formação e valorização. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marlova Estela Caldatto

Pavanello, R. M.; PIETROPAOLO, R. C.; SANTIN FILHO, O.; PEREIRA, A. M. B.;MOREIRA, P. C.. Uma análise do currículo do Profmat a partir de uma perspectiva processual e descentralizadora. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Maria Cristina Costa Ferreira

CYRINO, M. C. C. T.; Gomes. M.L.M.; DAVID, M.M.M.S.;MOREIRA, P. C.. Conhecimento Específico do Professor para o Ensino de Álgebra na Escola Básica e a Formação do Professor de Matemática. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Imaculada de Souza Marcenes Gonçalves

Frade, C; ZAIDAN, S.;MOREIRA, P. C.. Crenças e dificuldades de futuros professores de Matemática no domínio dos números racionais. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marilene Ribeiro Resende

MACHADO, S. D. A.; FREITAS, J. L. M.; PIRES, C. M. C.; PASSOS, L. F.;MOREIRA, P. C.. Resignificando a teoria dos números na formação do professor na licenciatura. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Andréa Cristina de Oliveira Antão

FERREIRA, M. C. C.; CAMPOS, D. F.;Moreira, P. C.. Alunos e professora diante dos erros matemáticos: as potencialidades e limitações de um trabalho de tratamento pedagógico dos erros no nono ano de uma escola pública do interior de MG. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Clarissa Alves de Oliveira

SARQUIS, E.; CAMPOS, D. F.;MOREIRA, P. C.. Interpretação de enunciados de problemas matemáticos: um estudo com o sexto ano de uma escola pública de MG. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Bruno Almeida Dias

CAMPOS, D. F.;FERREIRA, M. C. C.Moreira, P. C.. Impactos da adoção do ENEM para os alunos que iniciam seus cursos de Ciências Exatas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Hudney Alves Faria de Carvalho

FERREIRA, A. C.; BARBOSA, J. C.;MOREIRA, P. C.. Aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo com alunos de Pedagogia de uma universidade federal mineira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Juliano Pereira

Zaidan, S.; CAMPOS, D. F.;MOREIRA, P. C.. Demandas da prática docente escolar versus conhecimentos da formação inicial: onde está o x do problema?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Sara Rodrigues Ferraz

FERREIRA, A. C.; BITTAR, M.;MOREIRA, P. C.. Aprendizagens relacionadas ao campo multiplicativo: um estudo com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola de Ouro Preto (MG). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Nilson de Matos Silva

DAVID, M. M. M. S.; BEAN, D. W.;MOREIRA, P. C.. Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes sobre as práticas avaliativas nos cursos de licenciatura em matemática no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Carolina Soares Rodrigues

FERREIRA, A. C.; Fonseca, M.C.F.R.; BZUNECK, J. A.;MOREIRA, P. C.. Crenças de autoeficácia na Educação de Jovens e Adultos : um estudo com alunos do Ensino Médio em Divinópolis (MG). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Adil Ferreira Magalhães

GAZIRE, E. S.; FRANCHI, R. H. O. L.;MOREIRA, P. C.. Estudo das Inequações: contribuições para a formação do professor na licenciatura. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira

Ribeiro, A.J.; LEAL, S. H. B. S.;MOREIRA, P. C.. Análise das mobilizações algébricas de professores de Educação Básica no ensino de equações. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Jaqueline de Souza Pereira Grilo

BARBOSA, J. C.; LUNA, A. V. A.; FARTES, V. L. B.;MOREIRA, P. C.. Da universidade para a escola: a recontextualização de textos do discurso pedagógico de disciplinas específicas da licenciatura em matemática. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ricardo Lisboa Martins

LIMA., I. M. S.; LIMA, P. F.;MOREIRA, P. C.. Concepções e saberes docentes do professor formador: a licenciatura de matemática em Alagoas. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marcia Viviane Barbetta Manosso

VIANNA, C. R.; CIFUENTES, J. C.;MOREIRA, P. C.. Perspectivas de professores de matemática do Paraná sobre sua formação continuada. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Debora Silva Veloso

FERREIRA, A. C.; CYRINO, M. C. T.;MOREIRA, P. C.. O desenvolvimento do pensamento algébrico no sexto ano do Ensino Fundamental: estudo de uma proposta de ensino desenvolvida com uma classe de uma escola privada de Belo Horizonte (MG). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Andréia Cristina Diniz

FERREIRA, A. C.; CORREA, R. A.;MOREIRA, P. C.. Concepções de professores de matemática acerca do ensino da Álgebra: uma investigação na rede pública estadual de Belo Horizonte. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Luciano Lemos Ferreira

Santos, M. R.; XAVIER, S. M.;MOREIRA, P. C.. Operações aritméticas: uma análise dos erros de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática (licenciatura)) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Igor Fernando Alves Nascimento

CAMPOS, D. F.;MOREIRA, P. C.. Uma proposta de sequência didática para a construção dos números reais no ensino básico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática (licenciatura)) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Wagner de Souza Ferreira

Bean, D.W.;MOREIRA, P. C.. Ensino crítico de modelos através da energia elétrica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática (licenciatura)) - Universidade Federal de Ouro Preto.

VIANNA, C. R.; SILVA, A. M.;MOREIRA, P. C.. Membro titular da banca do Concurso Público para Professor Adjunto, Departamento de Matemática da UFOP. 2015. Universidade Federal de Ouro Preto.

Rossoni, H.A.V.; ROSA, V. M.; TAKAHASKI, L. T.;MOREIRA, P. C.. Membro Titular da Banca do Concurso Público para Professor Assistente da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. 2009. Universidade Federal de Viçosa.

Brito, Arlete; Fonseca, M.C.F.R.;MOREIRA, P. C.; Pimentel, E.; Tomás, V.S.. Membro Titular da Banca do Concurso Público para Professor Adjunto do Setor de Matemática do Colégio Técnico da UFMG. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

Andrade, P.C.R.; Dutra, F.S.;MOREIRA, P. C.. Membro Titular da Banca do Concurso Público para Professor Assistente do Departamento de Matemática e Estatística UFVJM. 2008. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Orientou

Flávia Christiane do Nascimento Regis

Conhecimentos matemáticos para o ensino de álgebra na formação inicial de professores; Início: 2021; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Coorientador);

Andréa Cristina de Oliveira Antão

Os alunos diante dos erros matemáticos: um estudo com alunos do nono ano de uma escola pública de MG; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Clarissa Alves Oliveira

Interpretação dos enunciados de problemas matemáticos: um estudo com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerais; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

JULIANO PEREIRA DA SILVA

Algebra na prática docente escolar versus álgebra na licenciatura: onde está o x do problema?; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Nilson de Matos Silva

Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes sobre avaliação em cursos de licenciatura em matemática; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Adil F

Magalhães; Estudo das Inequações: contribuições para a formação do professor na licenciatura; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Simone Amorim Castro Kiefer Oliveira

A relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Hérika Nunes Torres Fonseca

Os números racionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental: investigando saberes docentes; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Rosângela Milagres Patrono

FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise de conhecimentos matemáticos que afloraram em situações de ensino ao longo de um curso de extensão; 2023; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Coorientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Maria Cristina Costa Ferreira

Conhecimento matemático específico para o ensino na Educação Básica: a álgebra na escola e na formação do professor; 2014; Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Paulo Silva Junior

Álgebra na escola básica (oitava série); 2005; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais/Pro-Reitoria de Graduação; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Lorena Cappai Guimarães

Álgebra na escola básica (sexta série); 2005; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais/Pro-Reitoria de Graduação; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Leonardo Coelho de Almeida Barbosa

Algumas concepções de alunos universitários e do ensino médio sobre o conceito de função; 2000; 0 f; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Marina Lages Murta

Algumas concepções de alunos universitários sobre os números reais; 1999; 0 f; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Fabiane Andrea Ribeiro

Números Racionais; 1998; 0 f; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Cláudia Silva Tavares

Equações do terceiro e quarto graus; 1997; 0 f; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Adriana de Paula Jesus

O desenvolvimento histórico dos números; 1996; 0 f; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Soraya de Freitas Armond

Construções possíveis com régua e compasso; 1994; 0 f; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Daniele Pinheiro

Números Reais: Estrutura Algébrica e Geométrica; 1994; 0 f; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira;

Produções bibliográficas

  • PATRONO, ROSÂNGELA MILAGRES ; FERREIRA, ANA CRISTINA ; MOREIRA, PLÍNIO CAVALCANTI . MOBILIZANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR , v. 9, p. 205-224, 2023.

  • MOREIRA, P. C. ; FERREIRA, A. C. . A Formação Matemática do Professor da Educação Básica: das Concepções Historicamente Dominantes às Possibilidades Alternativas Atuais. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 14, p. 1-30, 2021.

  • SILVA, J. P. ; MOREIRA, P. C. . Formação Matemática na Licenciatura e Demandas da Prática Docente Escolar: o Caso da Álgebra. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 14, p. 1-32, 2021.

  • Moreira, P. C. . Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola: o caso da unicidade da decomposição em primos. HIPÁTIA - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA , v. 5, p. 230-245, 2020.

  • SILVA, N. M. ; MOREIRA, P. C. . Avaliação como saber docente nos currículos das licenciaturas em Matemática. COM A PALAVRA, O PROFESSOR , v. 4, p. 105-127, 2019.

  • CAMPOS, D. F. ; MOREIRA, P. C. . Inadequação do Uso da Linguagem Algébrica Moderna na Tradução de Enunciados dos Elementos de Euclides. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA , v. 32, p. 907-926, 2018.

  • PEREIRA DA SILVA, J. ; MOREIRA, P. C. . Produto educacional sobre educação algébrica escolar: pensamento algébrico, linguagem, generalização. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 6, p. 255-275, 2018.

  • MOREIRA, P. C. ; Vianna, C.R. . Por Que Análise Real na Licenciatura? Um Paralelo entre as Visões de Educadores Matemáticos e de Matemáticos. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online) , v. 30, p. 515-534, 2016.

  • MOREIRA, P. C. ; FERREIRA, A. C. . O lugar da matemática na licenciatura em matemática. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online) , v. 27, p. 981-1005, 2013.

  • DAVID, M. M. M. S. ; MOREIRA, P. C. ; TOMÁS, V. S. . Matemática Escolar, Matemática Acadêmica e Matemática do Cotidiano: uma teia de relações sob investigação. Acta Scientiae (ULBRA) , v. 15, p. 42-60, 2013.

  • MOREIRA, P. C. . 3+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online) , v. 26, p. 1137-1150, 2012.

  • MOREIRA, P. C. ; Ferreira, E.B. ; JORDANE, A. ; Nóbriga, J.C.C. ; FISCHER, M. C. B. ; Silveira, E. ; Borba, M.C. . Quem quer ser professor de matemática?. Zetetike (UNICAMP) , v. 20, p. 11-36, 2012.

  • OLIVEIRA, S. A. C. K. ; MOREIRA, P. C. . Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar. Zetetike (UNICAMP) , v. 18, p. 239-266, 2010.

  • MOREIRA, P. C. ; DAVID, M. M. M. S. . Academic mathematics and mathematical knowledge needed in school teaching practice: some conflicting elements. Journal of Mathematics Teacher Education , v. v.11n1, p. 23-40, 2008.

  • MOREIRA, P. C. ; FERREIRA, M. C. C. . A teoria dos subconstrutos e o número racional como operador: das estruturas algébricas às cognitivas. Bolema (Rio Claro) , v. 31, p. 103-127, 2008.

  • MOREIRA, P. C. ; DAVID, M. M. M. S. . O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação , Campinas, SP, p. 50-61, 2005.

  • MOREIRA, P. C. ; Cury, H.N. ; Vianna, C.R. . Por que Análise Real na licenciatura?. Zetetike (UNICAMP) , Campinas, SP, v. 13, n.23, p. 11-42, 2005.

  • MOREIRA, P. C. ; DAVID, M. M. M. S. . Números Racionais: conhecimentos da formação inicial e prática docente na escola básica. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) , Rio Claro, São Paulo, v. 21, p. 1-19, 2004.

  • MOREIRA, P. C. ; DAVID, M. M. M. S. . Matemática escolar, matemática científica, saber docente e formação de professores. Zetetike (UNICAMP) , Campinas, SP, v. 11, n.19, p. 57-80, 2003.

  • MOREIRA, P. C. . Sobre a formação matemática do professor de matemática. Scientia (Unisinos) , São Leopoldo, v. 11, n.1, p. 7-18, 2000.

  • MOREIRA, P. C. ; SOARES, E. F. ; FERREIRA, M. C. C. . Frações: o que os erros dos alunos podem ensinar aos professores. Presença Pedagogica , Belo Horizonte, v. 5, n.29, p. 39-47, 1999.

  • SOARES, E. F. ; FERREIRA, M. C. C. ; MOREIRA, P. C. . Números Reais: concepções dos licenciandos e formação matemática na licenciatura. Zetetike (UNICAMP) , Campinas, v. 7, n.12, p. 95-117, 1999.

  • SOARES, E. F. ; FERREIRA, M. C. C. ; MOREIRA, P. C. . Da prática do matemático para a prática do professor: mudando o referencial da formação matemática do licenciando. Zetetike (UNICAMP) , Campinas, v. 5, n.7, p. 25-36, 1997.

  • MOREIRA, P. C. . Ensino de matemática nas escolas: uma discussão sobre conteúdos e métodos. Educação em Revista (UFMG) , Belo Horizonte, v. 15, p. 40-43, 1992.

  • MOREIRA, P. C. ; RUAS, A. A. G. . Metric properties of Cherry flows. Journal of Differential Equations (Print) , Bruxelas, v. 97, n.1, p. 16-26, 1992.

  • Moreira, P. C. ; DAVID, M. M. M. S. . A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar (segunda edição). 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 1. 121p .

  • MOREIRA, P. C. ; DAVID, M. M. M. S. . A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. v. 1. 120p .

  • Moreira, Plinio Cavalcanti . Part VI: Commentary Broadening Mathematical Understanding Through Content. In: Kajander A.; Holm J.; Chernoff E.. (Org.). Advances in Mathematics Education. 01ed.Cham, Suíça: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 627-639.

  • MOREIRA, P. C. ; FERREIRA, M. C. C. . O que é número real? Os números reais na formação do professor da Educação Básica. In: Helena Noronha Cury; Carlos Roberto Vianna. (Org.). Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas. 1ed.Santa Cruz do Sul (RS): Editora IPR, 2012, v. , p. 49-94.

  • MOREIRA, P. C. ; DAVID, M. M. M. S. . Matemática acadêmica e matemática escolar: dissonâncias e conflitos. In: Eliane Marta Teixeira Lopes; Marcelo Ricardo Pereira. (Org.). Conhecimento e inclusão social: 40 anos de pesquisa em Educação. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, v. , p. 193-224.

  • MOREIRA, P. C. . Formação Matemática do Professor da Escola Básica: Qual Matemática?. In: Cunha, A.M.O.; Mortimer, E.F.; Aguiar Jr, O.; Nascimento, S.S.; Fonseca, M.C.F.R.. (Org.). Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente: Educação Ambiental, Educação em Ciências, Educação em Espaços não-escolares, Educação Matemática. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 675-693.

  • Liljedahl, Peter ; DURAND-GUERRIER, V. ; Winslw, C. ; BLOCH, I. ; HUCKSTEP, P. ; ROWLAND, T. ; THWAITES, A. ; GREVHOLM, B. ; BERGSTEN, C. ; ADLER, J. ; DAVIS, Z. ; GARCIA, M. ; Sánchez, V. ; PROULX, J. ; FLOWERS, J. ; RUBENSTEIN, R. ; GRANT, T. ; KLINE, K. ; Moreira, P. ; David, M. ; OPOLOT-OKURUT, C. ; CHAPMAN, O. . Components of Mathematics Teacher Training. In: Ruhama Even; Deborah Lowenberg Ball. (Org.). New ICMI Study Series. 1ed.New York: Springer US, 2009, v. , p. 25-33.

  • Lerman, Stephen ; AMATO, S. A. ; Bednarz, N. ; DAVID, M. M. M. S. ; DURAND-GUERRIER, V. ; GADANIS, G. ; HUCKSTEP, P. ; Moreira, P. C. ; MORSELLI, F. ; MOVSHOVITZ-HADAR, N. ; NAMUKASA, I. ; PROULX, J. ; ROWLAND, T. ; THWAITES, A. ; Winslw, C. . Studying Student Teachers Voices and Their Beliefs and Attitudes. In: Ruhama Even; Deborah Lowenberg Ball. (Org.). New ICMI Study Series. 1ed.New York: Springer US, 2009, v. , p. 73-82.

  • Winslw, Carl ; BERGSTEN, C. ; BUTLEN, D. ; David, M. ; Gómez, P. ; GREVHOLM, B. ; LI, S. ; Moreira, P. ; ROBINSON, N. ; SAYAC, N. ; SCHWILLE, J. ; TATTO, T. ; WHITE, A. ; WOOD, T. . Chapter 1.2.3. In: Ruhama Even; Deborah Lowenberg Ball. (Org.). New ICMI Study Series. 1ed.New York: Springer US, 2009, v. , p. 93-101.

  • CAMPOS, D. F. ; MOREIRA, P. C. . O papel da comparação entre grandezas na geometria clássica. In: 14o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2014, Belo Horizonte, MG. Anais Eletrônicos do 14o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia ? 14o SNHCT, 2014. p. 1-15.

  • MOREIRA, P. C. ; FERREIRA, A. C. . O lugar da matemática na licenciatura em matemática. In: 35 Reunião Anual da Anped, 2012, Porto de Galinhas - PE. Anais da 35 Reunião Anual da Anped, 2012.

  • MOREIRA, P. C. ; DAVID, M. M. M. S. . Números Racionais e Reais: Conhecimentos da Formação Inicial e Questões da Prática Docente Escolar. In: V Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática (CIBEM), 2005, Porto, Portugal. Actas do V CIBEM (CD), 2005.

  • MOREIRA, P. C. ; DAVID, M. M. M. S. . A formação matemática na licenciatura e três questões sobre os números. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática (CD), 2004.

  • MOREIRA, P. C. ; DAVID, M. M. M. S. . O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. In: XXVI Reunião Anual da ANPEd, 2003, Poços de Caldas. Atas da XXVI Reunião Anual da ANPEd (CD), 2003.

  • MOREIRA, P. C. . Matemática escolar e matemática científica: um nome em comum e diferenças substantivas. In: III Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2003, Belo Horizonte MG. Anais do III Encontro Mineiro de Educação Matemática (CD), 2003.

  • MOREIRA, P. C. ; FERREIRA, M. C. C. ; BARBOSA, L. C. A. ; SILVA, P. V. G. ; DIAS, L. G. F. ; BRITO, T. S. ; OLIVEIRA, C. C. ; BOSQUE, R. F. ; SANTOS, T. G. . Algumas imagens de alunos universitários e do ensino médio sobre o conceito de função. In: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. Anais do VII ENEM (CD), 2001.

  • SOARES, E. F. ; FERREIRA, M. C. C. ; MOREIRA, P. C. . Algumas Concepções de licenciandos em Matemática sobre o sistema dos números reais. In: XXII Reunião Anual da ANPEd, 1999, Caxambu, MG. Atas da XXII Reunião Anual da ANPEd (CD), 1999.

  • MOREIRA, P. C. ; DAVID, M. M. M. S. . Mathematics in Teacher Education versus Mathematics in Teaching Practice: a revealing confrontation. In: The Fifteenth ICMI Study: The Professional Education and Development of Teachers of Mathematics, 2005, Aguas de Lindóia, SP. The Fifteenth ICMI Study: The Professional Education and Development of Teachers of Mathematics: contributed papers, demonstrations and worksessions (CD), 2005.

  • SOARES, E. F. ; FERREIRA, M. C. C. ; MOREIRA, P. C. . Formação específica, didático-pedagógica e prática docente na escola básica: por uma integração intrínseca na licenciatura em matemática. In: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo, RS. Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998. v. 2. p. 416-418.

  • SOARES, E. F. ; FERREIRA, M. C. C. ; MOREIRA, P. C. . Uma proposta de redefinição do conteúdo matemático na licenciatura. In: VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 1996, Florianópolis, SC. Atas do VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 1996.

  • MOREIRA, P. C. ; CAMPOS, D. F. . Discontinuities in the transition from Calculus to Analysis: the notions of limit and continuity of a function at a point. Bolema (Rio Claro) , 2023.

  • MOREIRA, P. C. . A(s) matemática(s) da formação matemática do professor da Educação Básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

Moreira, P. C. . parecer para Ciência e Educação. 2022.

Moreira, P. C. . Parecer para Bolema. 2022.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2021.

MOREIRA, P. C. . parecer para Bolema. 2021.

Moreira, P. C. . Parecer para Bolema. 2020.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2020.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Ciência & Educação. 2020.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2020.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2019.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2019.

Moreira, P. C. . Parecer para Bolema. 2019.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Atos de Pesquisa em Educação. 2019.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Ciência & Educação. 2019.

MOREIRA, P. C. . parecer para Bolema. 2018.

MOREIRA, P. C. . parecer para Zetetiké. 2018.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2018.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2018.

MOREIRA, P. C. . parecer para Bolema. 2018.

Moreira, P. C. . parecer para Bolema. 2018.

Moreira, P. C. . Parecer para Zetetiké. 2017.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Currículo sem Fronteiras. 2017.

MOREIRA, P. C. . parecer para Atos de Pesquisa em Educação. 2017.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2017.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Currículo sem Fronteiras. 2016.

MOREIRA, P. C. . parecer para Educação em Revista. 2016.

MOREIRA, P. C. . parecer para Perspectivas em Educação Matemática. 2016.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2016.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2016.

MOREIRA, P. C. . parecer para Ciência & Educação. 2016.

MOREIRA, P. C. . 6 pareceres para VI EEMOP. 2016.

MOREIRA, P. C. . cinco pareceres para Acta Latino-americana de Matemática Educativa. 2015.

MOREIRA, P. C. . parecer para Currículo sem Fronteiras. 2015.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Educação em Revista. 2014.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2014.

MOREIRA, P. C. . nove pareceres para CIAEM 2015. 2014.

MOREIRA, P. C. . pareceres para RELME 2013. 2013.

MOREIRA, P. C. . pareceres para ENEM 2013. 2013.

MOREIRA, P. C. . parecer para Bolema. 2013.

MOREIRA, P. C. . Parecer para KOAN Revista de Educação e Complexidade. 2013.

MOREIRA, P. C. . parecer para Zetetiké. 2012.

MOREIRA, P. C. . parecer para Bolema. 2012.

MOREIRA, P. C. . quatro pareceres para X CAREM - Conferencia Argentina de Educacion Matematica. 2012.

MOREIRA, P. C. . parecer para Zetetiké. 2012.

MOREIRA, P. C. . parecer para Currículo sem Fronteiras. 2012.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema (especial sobre modelagem). 2011.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema (especial sobre modelagem). 2011.

MOREIRA, P. C. . parecer para Bolema. 2011.

MOREIRA, P. C. . parecer para Bolema (especial sobre modelagem). 2011.

MOREIRA, P. C. . parecer para Journal of Mathematics Teacher Education. 2011.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Zetetiké. 2010.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2010.

MOREIRA, P. C. . Parecer para o XV ENDIPE. 2010.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2010.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Zetetiké. 2009.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Educação em Revista. 2009.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2009.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2009.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Learning and Individual Differences. 2009.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2009.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Zetetiké. 2009.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2008.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2008.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2008.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Journal of Mathematics Teacher Education. 2007.

MOREIRA, P. C. . Parecer para Bolema. 2007.

MOREIRA, P. C. . Quatro questões fundamentais sobre os números racionais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, P. C. . Matemática para professores - Pró-Ciências III. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, P. C. . Matemática para professores - Pró-Ciências IV. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, P. C. ; SOARES, E. F. ; FERREIRA, M. C. C. ; JORDANE, A. ; SANDER, L. V. ; COTOSK, V. ; VASCONCELOS, N. P. . Números Racionais e Reais: as concepções dos alunos e a formação do professor. 1998. (Relatório de pesquisa).

MOREIRA, P. C. . Análise Matemática. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, P. C. ; ANJOS, M. G. . Funções e gráficos. 1994. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto didático).

MOREIRA, P. C. . Um estudo das funções lineares e quadráticas. 1992. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto didático).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    História da Matemática e da Educação Matemática, Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver estudos sobre a história da matemática e da educação matemática, a fim de compreender o desenvolvimento conceitual desses campos do conhecimento e os diversos papéis que vêm desempenhando em diferentes sociedades ao longo da história, seja no plano teórico, aplicado ou na formação dos indivíduos. O projeto põe o foco também nas discussões historiográficas que envolvem a construção dos diversos tipos de abordagem para a história da matemática e da educação matemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Plinio Cavalcanti Moreira - Integrante / Dilhermando Ferreira Campos - Coordenador / Renato Alves de Carvalho - Integrante / Edmar Luiz Gomes Júnior - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2013 - 2016

    Impacto do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP na carreira profissional e na prática docente dos egressos, Descrição: O Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP visa o desenvolvimento profissional do professor de matemática, através de formação pós-graduada voltada para as questões de sua prática. O projeto tem como objetivo avaliar o impacto do curso na carreira profissional e na prática pedagógica do egresso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Plinio Cavalcanti Moreira - Coordenador / Ana Cristina Ferreira - Integrante / Dale William Bean - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Os saberes da formação na licenciatura e a prática da educação matemática escolar: conflitos e convergências, Descrição: Há certo consenso em torno da ideia de que a formação na licenciatura em matemática tem se desenvolvido distanciada de questões fundamentais que se apresentam ao professor na prática docente escolar. O objetivo deste projeto é, a partir de referenciais teóricos associados à noção de "matemática para o ensino", entre outros, entender como se manifesta concretamente esse distanciamento. As investigações se desenvolvem na direção da análise dos conhecimentos matemáticos prescritos pelos currículos dos cursos de licenciatura, dos saberes efetivamente veiculados no processo de formação e daqueles diretamente associados às questões que se apresentam ao professor de matemática na prática docente escolar, identificando conflitos e possíveis convergências entre esses saberes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Plinio Cavalcanti Moreira - Coordenador / Maria Cristina Costa Ferreira - Integrante / Ana Cristina Ferreira - Integrante / Carlos Roberto Vianna - Integrante / Nilson de Matos Silva - Integrante / Juliano Pereira da Silva - Integrante / Flávia Christiane do Nascimento Régis - Integrante., Número de produções C, T & A: 16

  • 2011 - 2013

    Por Que Análise Real na Licenciatura: a visão dos educadores matemáticos, Descrição: A disciplina Análise Real é um dos pilares da formação do bacharel em matemática. O objetivo da pesquisa é entender o papel dessa disciplina na licenciatura. Considerando que na formação inicial do professor de matemática da Educação Básica já há disciplinas que incluem o estudo das funções reais (Cálculo, por exemplo), deveria a Análise Real ser obrigatória para a licenciatura? Quais tópicos deveriam ser tratados e com que tipo de abordagem? Numa primeira etapa de pesquisa recolhemos e trouxemos a público (Zetetiké, v.13, n.23, 2005) as visões de alguns dos mais destacados membros da comunidade dos matemáticos atuando no Brasil. Em 2011, retornamos às questões acima (que permanecem atuais), recolhendo e trazendo a público as visões dos educadores matemáticos, com o objetivo de contribuir para o avanço do debate. Numa terceira etapa, apresentaremos essas questões a professores de matemática da Educação Básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Plinio Cavalcanti Moreira - Coordenador / Carlos R. Vianna - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Perfil sócio-econômico de ingressantes na licenciatura em matemática no Brasil, Descrição: Projeto de pesquisa com o objetivo de conhecer, do ponto de vista sócio-econômico, os egressos do Ensino Médio que estão se interessando pela formação universitária na área da docência em matemática na escola básica no Brasil (licenciatura em matemática, ingressantes em 2008, 2009 e 2010). Incluímos também nesse perfil os fatores que influenciam a escolha da licenciatura em matemática como formação superior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Plinio Cavalcanti Moreira - Coordenador / Alex Jordane - Integrante / Jorge Cássio Costa Nóbriga - Integrante / Everaldo Silveira - Integrante / Marcelo de Carvalho Borba - Integrante / Maria Cecília Bueno Fischer - Integrante / Emília Barra Ferreira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2008

    Números racionais: o conhecimento profissional docente e a literatura especializada, Descrição: Pesquisa de segundo nível com o objetivo de identificar, descrever e sistematizar o tipo de conhecimento matemático que o conjunto de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem dos números racionais sugere como relevante para a prática profissional docente na escola básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Plinio Cavalcanti Moreira - Coordenador / Maria Cristina Costa Ferreira - Integrante / Maria Manuela M. S. David - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. , Morro do Cruzeiro, 35000-000 - Ouro Preto, MG - Brasil

Experiência profissional

1975 - 1976

Colégio Pitágoras

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de matemática, Carga horária: 20

1971 - 1975

Curso Promove Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de matemática, Carga horária: 40

2010 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas.,Linhas de pesquisa

  • 07/2010

    Ensino, Mestrado Profissional em Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Álgebra, Fundamentos de Análise

  • 07/2010

    Ensino, Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I, Conteúdos e Metodologia do Ensino de Matemática, Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática, Prática de Ensino Fundamental, Prática de Ensino Médio, Progressões e Matemática Financeira

  • 02/2011 - 11/2012

    Extensão universitária , Centro de Educação à Distância.,Atividade de extensão realizada, Programa Proletramento (MEC/UFOP) Polo Varginha/ Formação de Professores das séries iniciais.

1977 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado (aposentado), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aposentado por tempo de serviço em setembro de 2009 (Universidade Federal de Minas Gerais)

Atividades

  • 01/2006

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A formação matemática do professor da escola básica, Tópicos Especiais em Educação II: Tendências na Pesquisa em Educação Matemática

  • 03/1977 - 09/2009

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra I e II (bacharelado), Álgebra Linear (bacharelado e licenciatura), Análise I, II, III (bacharelado), Cálculo Diferencial e Integral I, II, III (matemática/outros cursos), Equações Diferenciais (matemática/outros cursos), Fundamentos da Álgebra (licenciatura e bacharelado), Fundamentos de Geometria Plana (licenciatura), Geometria Analítica (matemática/outros cursos), Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias (bacharelado), Matemática e Escola (licenciatura), Resolução de Problemas (bacharelado e licenciatura), Variável Complexa (matemática/outros cursos)

  • 01/1990

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Linhas de pesquisa

  • 06/1996 - 06/1998

    Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Cargo ou função, representante dos adjuntos na câmara departamental.

  • 07/1995 - 07/1997

    Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Cargo ou função, subcoordenador do Colegiado do Curso de Matemática (Licenciatura e Bacharelado).

  • 02/1993 - 02/1995

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Coordenador da área de matemática do Programa de Educação de Jovens e Adultos da UFMG.

  • 03/1992 - 11/1994

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Professor do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática da Rede de Ensino do Estado de Minas Gerais.

  • 03/1992 - 11/1993

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Professor do Curso de Atualização para Professores da Rede Municipal de Contagem (MG).