Marcos Antonio Florczak

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Paraná (1988), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Paraná (1993) e Doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional (1998), com estágio no Observatoire de Meudon-Paris. Professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua na na área de ensino de física e astronomia, com ênfase em interdisciplinaridade no ensino de ciências e na inserção da astronomia no ensino fundamental e médio.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Astronomia

1995 - 1998

Observatório Nacional
Título: Asteroides: Um estudo de suas Propriedades Fisico-Quimicas
, Ano de obtenção: 1998. Daniela Lazzaro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Asteroides; Espectrocopia; Fotometria; Sistema Solar; Cometas.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Física

1990 - 1993

Universidade Federal do Paraná
Título: Fragmentos de Asteróides que Cruzam a Órbita da Terra
Orientador: Germano Bruno Afonso
, Ano de Obtenção: 1993.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Fisica

1986 - 1988

Universidade Federal do Paraná

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Diálogos em Educação em Astronomia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em História no Ensino de Física: Discutindo Possibilidades. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.

2018 - 2018

Cours Collectif de Français B2.2. (Carga horária: 30h). , Alliance Française Rouen-Normandie, AF, França.

2017 - 2017

Extensão universitária em Física Quântica e cultura: um histórico de influências mútuas.. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Do mundo determinado ao universo contingente: A passagem da Física Clássica. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de ciências.

Organização de eventos

Emilio, M. . III Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (III SNEA). 2014. (Congresso).

Terceira Semana Acadêmica da Licenciatura em Física da UTFPR. 2013. (Outro).

Expo-UT. 2010. (Exposição).

INEP . 1 Seminario dos Coordenadores dos Cursos Superiores em Tecnologia em Agroindustia e Tecnologia em Radiologia. 2007. (Outro).

Bertoldo Schneider, Jr ; Mario Sergio Teixeira de Freitas . 8 Encontro Nacional de Astronomia. 2005. (Outro).

Participação em eventos

Dia Internacional do Asteroide. CERES; de pequeno planeta a planeta anão.. 2022. (Exposição).

XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF).A PRESENÇA DA ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO APROVADOS NO PNLD 2018. 2021. (Simpósio).

V Simpósio Nacional de Educação em Antronomia - V SNEA 2018.A busca por indícios de aprendizagem significativa no ensino fundamental através da análise do uso da linguagem científica em sala de aula e blog de astronomia. 2018. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA).Um recorte sobre a educação em astronomia nas escolas municipais de Curitiba: documento oficial e professores. 2016. (Simpósio).

III Simpósio Nacional de Educação em astronomia.Uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino de Física e Matemática por meio da Astronomia. 2014. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA).UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA POR MEIO DA ASTRONOMIA. 2014. (Simpósio).

XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. Ensino das Leis de Kepler no contexto da Astronomia: uma abordagem a partir das TIC. 2014. (Congresso).

XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA POR MEIO DA ASTRONOMIA. 2014. (Congresso).

XX Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2013.Concepções e Expectativas de Estudantes de Ensino Médio Sobre a Inserção de Tópicos de Astronomia na Disciplina de Física. 2013. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.O Ensino de Gravitação nos Cursos de Graduação em Engenharia e de Licenciatura em Física da UTFPR. 2011. (Simpósio).

1 Seminario Nacional dos Coordenadores de Cursos Superiores de Tecnologia de Agroindustria e Tecnologia em Radiologia.Portaria INEP n 153 de 31 de julho de 2007. 2007. (Encontro).

XXXV Congresso Brasileiro de Educacao em Engenharia - COBENGE 2007. Fisica 1: Disciplina Fundamental de um Curso de Engenharia. 2007. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Jean Carlo Polli De Carvalho Andrade

SAAVEDRA FILHO, N. C.; Agostinho Serrano De Andrade Neto; Miquelin, A. F.;Florczak, M. A.. A FÍSICA, O TEATRO E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADES: ALICE, O MUNDO NÃO É CHATO!. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Aline Lambach

JOSMARIA LOPES DE MORAIS; JAQUELINE PEREIRA VENTURA;Florczak, M. A.. O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): CONTEXTOS DA REALIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Márcia Rodrigues Fernandes

BEZERRA JUNIOR, A. G.; Pinazza, M. A.;Florczak, M. A.. A CRIANÇA E O BRINCAR CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: César Hipolito Pinto

Dias, A.; Soltau, S.B.;Florczak, M. A.. Astronomia no ensino de física: o radiotelescópio como mediador para o ensino de ondulatória. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNFEF)) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Gustavo Mayer Pinto

SAAVEDRA FILHO, N. C.; ABEGG, I.;FLORCZAK, M.. CONTRINUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA PRODUÇÃO COLABORATIVA DE ANIMAÇÕES. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

BEZERRA JUNIOR, A. G.FLORCZAK, M.; GUIMARAES, O. M.; LENZ, J. A.. Potencialidades de uso do software de videoanálise Tracker no Ensino de Física. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ana Bonatto de Castro

SAAVEDRA FILHO, N. C.Florczak, M. A.. DIÁLOGOS DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Alex Amilton Costa Retamero

Dias, A.; Silva, F.;FLORCZAK, M.. Física e Geociências: Uma Proposta Interdisciplinar para o Ensino de Termodinâmica e Ondulatória. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNFEF)) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Paula Renata da Silva Fontoura

BEZERRA JUNIOR, A. G.; Leite, A. E.;FLORCZAK, M.; Schigunov, P.. A Percepção da Saúde como Direito, seu conceito ampliado e os princípios do SUS na formação escolar: contribuições da FIOCRUZ e da Olimpída Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. l. 2018. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ana Caroline Pscheidt

Emilio, M.; SILVA, J. A. P.;FLORCZAK, M.. Uma proposta de atividades práticas para o ensino de astronomia no enino médio: observação e projeção do Sol. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física ? MNPEF) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Talita Vicente dos Santos

BEZERRA JUNIOR, A. G.FLORCZAK, M.; LENZ, J. A.; MORAIS, E.. Física moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta de articulação entre objetos educacionais e visitas a laboratórios. 2017. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Tânia Lucia Corrêa Valente

FREITAS, M. S. T.;FLORCZAK, M.. O ensino-aprendizagem da língua portuguesa e ciências da natureza numa abordagem semiótica, na educação de jovens e adultos, com alunos em privação de liberdade. 2016. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jean Carlos Rodrigues

SUTIL, N.; GEBARA, M. J. F.;FLORCZAK, M.. Radiações e telescópios: uma proposta educacional para o ensino e aprendizagem de física no ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Fábio Anastácio de Oliveira

BEZERRA JUNIOR, A. G.SAAVEDRA FILHO, N. C.; LENZ, J. A.;FLORCZAK, M.; Cezar, A. B.. Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de Física do Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Denis Eduardo Peixoto

KLEINKE, M. U.; GEBARA, M. J. F.;FLORCZAK, M.. O conceito de insolação como facilitador da aprendizagem das estações do ano. 2013. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Roberta Almeida Pereira de Souza

FLORCZAK, M.. Determinacao do periodo de rotacao de pequenos asteroides. 2002. Dissertação (Mestrado em Astronomia) - Observatório Nacional.

Aluno: Marcus Vinicius Peres

BEZERRA JUNIOR, A. G.Florczak, M. A.. A VIDEOANÁLISE ENQUANTO PROCESSO: DA ELABORAÇÃO DE UM LIVRO À ANÁLISE DE SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NO ENSINO DE FÍSICA. 2023. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: ZENILDA RIBEIRO DA SILVA

KNECHTEL, M. R.;FLORCZAK, M.BEZERRA JUNIOR, A. G.; KAICK, T. S. V.. DIALOGANDO COM O SUJEITO EDUCADOR AMBIENTAL: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E CONSTRUÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA-PR. 2020. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: José Sérgio Silva Cabrera

Lazzaro, D.; Gil-Hutton, R.;FLORCZAK, M.; Camargo, J.; Roig, F.. Propriedades rotacionais, direção do polo e modelo de forma de asteroides em órbita próxima da Terra. Primeiros resultados do projeto IMPACTON. 2015. Tese (Doutorado em Astronomia) - Observatório Nacional.

Aluno: René Damián Duffard

LAZZARO, D.FLORCZAK, M.; Gil-Hutton, R.. Pequenos Corpos do Sistema Solar: um Estudo Observacional de suas Atmosferas e Superfícies. 2005. Tese (Doutorado em Astronomia) - Observatório Nacional.

Aluno: Thais Mothé Diniz

LAZZARO, D.; FERNANDEZ, J. A.;FLORCZAK, M.. Estudo da Composição Superficial de Asteróides do Cinturão Principal. 2002. Tese (Doutorado em Astronomia) - Observatório Nacional.

Aluno: Sam Adam Hoffmann Conceicao

BEZERRA JUNIOR, A. G.Florczak, M. A.. A GAMIFICAÇÃO E O METAVERSO COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Marcus Vinicius Peres

BEZERRA JUNIOR, A. G.; MARTINS, A. A.; Gomes, A. S. L.; C. A. F., Feitosa; N., Studart Filho;Florczak, M. A.. A VIDEOANÁLISE ENQUANTO PROCESSO VERSÁTIL: DA ELABORAÇÃO DE UM LIVRO E ANÁLISE DOS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA À SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NO ENSINO DE FÍSICA. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Márcia Rodrigues Fernandes

BEZERRA JUNIOR, A. G.Florczak, M. A.; Pinazza, M. A.. O QUINTAL DO CMEI COMO PALCO PARA O BRINCAR CIENTÍFICO DAS CRIANÇAS E O PLANEJAMENTO DOCENTE COMO FÓRUM PARA TORNAR PÚBLICO ESTE BRINCAR. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Aline Lambach

JOSMARIA LOPES DE MORAIS; JAQUELINE PEREIRA VENTURA;Florczak, M. A.. O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): CONTEXTOS DA REALIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Tiago Cacelli Marciniak

Hirsch, L. R.; Caruso, F.;BEZERRA JUNIOR, A. G.Florczak, M. A.. Postulados da mecânica quântica: revisão bibliográfica e proposta de material didático para graduandos em ciências exatas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luciano Matheus Dalmollin

SUTIL, N.; Leite, A. E.;Florczak, M. A.. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E PROCESSOS COGNITIVOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Nicole Pereira dos Santos

MARTINS, A. A.;Florczak, M. A.. LEVANTAMENTO DO PERFIL DO ALUNO EVADIDO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ? CÂMPUS CURITIBA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Lucas Freitas Feitosa

BEZERRA JUNIOR, A. G.; LENZ, J. A.;Florczak, M. A.. FÍSICA QUÂNTICA E SOCIEDADE: UM ESTUDO PROSPECTIVO SOBRE APROPRIAÇÕES CONCEITUAIS ENVOLVENDO MISTICISMO QUÂNTICO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Thiago Neves Machado

LENZ, J. A.;BEZERRA JUNIOR, A. G.FLORCZAK, M.. Jogos no ensino de fÍsica: elaboração de um jogo de cartas como abordagem no ensino de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Wellington Gomes Ferrante

Ribas, F. B.;FLORCZAK, M.. Ensino de conceitos de astrobiologia e evolução estelar por meio de um jogo de tabuleiro.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Vinícius Geovane Garcia

FLORCZAK, M.. Interdisciplinaridade nos Livros Didáticos de Física: uma análise das Coleções do PNLD 2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Endrieli Cardoso de Oliveira

SAAVEDRA FILHO, N. C.; LENZ, J. A.;FLORCZAK, M.. O uso da videoanálise para o estudo da mecânica nas artes marciais.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Francielle Ribeiro Nakamura e Gislaine Francielle Camilo

FLORCZAK, M.. Estudo de implementacao de programa de garantia da qualidade no servico de radiologia convencional do hospital e maternidade Santa Brigida - Curitiba/PR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Radiologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Kuromoto, N. K.; DUTRA, .. R. R. C.; NUNES, .. M. A. P.;Florczak, M. A.. Progressão de Professor Titular do Docente Adriano Rodrigues de Moraes. 2022. Universidade Federal do Paraná.

Kuromoto, N. K.;FLORCZAK, M.; LENZ, J. A.; Dutra, R. R. C.. Banca Examinadora para a Defesa do Memorial Descritivo para progressão de professor Titular da Docente Giselle Munhoz Alves. 2020.

FLORCZAK, M.. Membro de Comissão Especial de Avaliação de memorial para Classe de Professor Titular (Prof. Umberto Klock). 2017. Universidade Federal do Paraná.

FLORCZAK, M.; FREITAS, M. S. T.; DUHA, J.. Concurso Público para professor do Magistério Superior no Campus de Curtiba. 2014. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Rosa, J.; Cezar, A. B.;FLORCZAK, M.. Concurso Público para o Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2012. INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

MIQUELIN, C. A.; Zambianchi Jr, Pedro;FLORCZAK, M.. Processo Seletivo para Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2011. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

FLORCZAK, M.; Miquelin, A. F.; HIGA, I.. Concurso Público para Professor do Magistério Superior. 2009. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mario Sergio Teixeira de Freitas;BEZERRA JUNIOR, A. G.FLORCZAK, M.. Processo Seletivo para Professor de Ensino Superior. 2008. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MIQUELIN, C. A.;FLORCZAK, M.; Mario Sergio Teixeira de Freitas. Processo Seletivo para Professor de Ensino Superior. 2008. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

FLORCZAK, M.; Diogenes Borges Vasconcelos; Mario Sergio Teixeira de Freitas. Processo Seletivo para Professor de Ensino Superior. 2006. Centro Federal de Educacao tecnologica do Parana.

Friedra Saicla Barros; Antonio Canova;FLORCZAK, M.. Processo Seletivo de Ensino Superior. 2005. Centro Federal de Educacao tecnologica do Parana.

RINCOSKI, C. R. M.; Ricardo Alves da Fonseca;FLORCZAK, M.. Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2005. Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá.

Lucia de Fatima Costa Botelho;FLORCZAK, M.; Hugo Reuters Schelin. Teste Seletivo para professor de Ensino Superior. 2001. Centro Federal de Educacao tecnologica do Parana.

Orientou

Lucas Eduardo Xavier

O Céu e o Universo Nos Livros Didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio: uma Análise do PNLD 2021; 2022; Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Samara Garratini

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA; 2021; Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Vanessa Simões da Silva Oliveira

A CRIAÇÃO E O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2021; Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Angel Honorato

Um recorte sobre a educação em Astronomia nas escolas municipais de Curitiba no contexto da formação e atuação de professores de ciências do ensino fundamental, de documentos oficiais nacionais, estaduais (Paraná) e das diretrizes curriculares municipais para educação em Curitiba; 2017; Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Fábio Augusto Spina

Linguagem científica e aprendizagem significativa em abordagens de Astronomia no ensino fundamental; 2017; Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Coorientador: Marcos Antonio Florczak;

Sheldon Hiller

Desenvolvimento de material didático de apoio de astronomia para professores do segundo ciclo do ensino fundamental; 2016; Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Ligia Marcelino Krelling

A educação de jovens e adultos e o ensino de ciências naturais: contribuição da utilização dos conceitos unificadores; 2015; Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

ZENILDA RIBEIRO DA SILVA

O ensino de ecologia mediado pelo conceito unificador energia: o biodigestor enquanto modelo didático para uma abordagem onterdisciplinar; 2015; Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Raquel de Oliveira dos Santos

Análise da Inserção do Conteúdo de Astronomia no Exame nacional do Ensino Médio (1998-2018); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Luana Natalie Padilha

O Ensino de Astronomia: Uma Proposta de Material Didático Temático para o 9 Ano do Ensino Fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Lucas Eduardo Xavier

Análise dos Temas de Astronomia nos Livros Didáticos do 1 anos do Ensino Médio Aprovados no PNLD 2018; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Elberth Manfron Schiefer

Proposta de inserção de cosmologia no ensino médio técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Leandro da Hora Silva

Quebrando mito na sala de aula; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Angel Honorato

Ensino de Leis de Kepler no contexto da Astronomia: uma abordagem a partir das TIC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Ramisses Feld Santos

Noções de Astrofísica e Cosmologia moderna nas aulas de física do ensino médio: uma sequência didática a partir do paradoxo de Olbers; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

HENRIQUE DE OLIVEIRA BONATO

Uma Proposta de Inserção de Sequência Didática em Relatividade Geral para o Terceiro Ano do Ensino Médio; 2022; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Natália Carolina Schvan Wendt

PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULA EXPERIMENTAL DE DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DA LUZ; 2021; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Amanda Claudia Malagi da Silva

EQUAÇÕES DE MAXWELL NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE UM MATERIAL DIDÁTICO TEMÁTICO; 2021; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Zenaide Inês Bertol

Uma Abordagem Interdisciplinar com as Disciplinas Física e Matemática, por meio Da Astronomia; 2014; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Leliane de Castro Bittencourt

Os seres vivos situados na evolução das espécies; 2012; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Elis Marina Schvan Wendt

Monitoria de Física 1; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecno; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Maria Lucia Lopes

Uso de textos de divulgação científica na prática escolar; 2009; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Secretaria de Estado de Educacâo do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

MARIA C

C; Ferreira; Maria R; Mallassa; Sabrina R; da Silva; Bau da Ciencia: Abrindo um Mundo de Possibilidades por Meio da Alfabetizacao Cientifica; 2007; Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Antonio Florczak;

Produções bibliográficas

  • GARRATINI, SAMARA ; BORDIN, GIULIO DOMENICO ; BEZERRA JR, ARANDI GINANE ; FLORCZAK, MARCOS ANTONIO ; FLORCZAK, M. . DE ONDE VEM O DIA E A NOITE? UTILIZANDO O SOFTWARE STELLARIUM NO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS , v. 13, p. 168-183, 2023.

  • SILVA, Z. R. ; Krelling, L. M. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. . O ensino de ecologia mediado pelo conceito unificador energia: o biodigestor enquanto modelo didático para uma abordagem interdisciplinar. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 874-888, 2023.

  • BORDIN, GIULIO DOMENICO ; PERES, MARCUS VINICIUS ; FLORCZAK, MARCOS ANTONIO ; FLORCZAK, M. ; LENZ, JORGE ALBERTO ; BEZERRA JUNIOR, ARANDI GINANE . Uma Revisão Sistemática de Literatura sobre a Utilização do Software de Videoanálise Tracker em Alguns Periódicos Brasileiros. Abakós , v. 10, p. 89-116, 2022.

  • OLIVEIRA, V. S. S. ; GARRATINI, S. ; LORENZETTI, L. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . UMA PROPOSTA DIDÁTICA POR MEIO DO JOGO COOPERATIVO ?EXPLORANDO O ESPAÇO? NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS , v. 12, p. 201-216, 2021.

  • BEZERRA JUNIOR, A. G. ; BORDIN, G. D. ; PERES, M. ; LENZ, J. A. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA OFICINA DE ENSINO DE VIDEOANÁLISE PARA PROFESSORES DE FÍSICA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DO SOFTWARE LIVRE TRACKER. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 16, p. 557, 2021.

  • SANTOS, RAQUEL DE OLIVEIRA DOS ; FLORCZAK, MARCOS ANTONIO ; FLORCZAK, M. . ANÁLISE DA INSERÇÃO DO CONTEÚDO DE ASTRONOMIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO DO BRASIL (1998-2018). REVISTA LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA , v. 1, p. 73-86, 2020.

  • SILVA, Z. R. ; Krelling, L. M. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Biodigestores Como Ferramenta Para Um Ensino Integrador. Faz Ciência , v. 20, p. 109-125, 2018.

  • SAAVEDRA FILHO, N. C. ; LENZ, J. A. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; GARCIA, V. G. . A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA , v. 10, p. 231-246, 2017.

  • KRELLING, LÍGIA MARCELINO ; FLORCZAK, MARCOS ANTÔNIO ; FLORCZAK, M. ; SUTIL, NOEMI . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DOS CONCEITOS UNIFICADORES. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS , v. 7, p. 101, 2017.

  • SPINA, F. A. ; SUTIL, N. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Interações em blog sobre Astronomia: inovações tecnológicas, motivação, apropriação de conceitos e linguagem científica. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia , v. 5, p. 1-17, 2016.

  • Florczak, M. A. ; LENZ, J. A. . O que a balança indicará.. A Física na Escola (Online) , v. 14, p. 50-52, 2016.

  • FLORCZAK, M. ; Gegara, M. J. F. ; Florczak, M. A. . Sobre el tiempo: primeras aproximaciones entre el pensamiento físico y el pensamiento sociológico de Norbert Elias. Política y Sociedad , v. 50, p. 543-552, 2013.

  • LENZ, J. A. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Atividades experimentais sobre conservação da energia mecânica. A Física na Escola (Online) , v. 13, p. 17-18, 2012.

  • Maria C. C. Ferreira ; Maria R. Mallassa ; Sabrina R. Silva ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Alfabetizacao Científica nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental: Uma Reflexao e Uma Proposta de Trabalho.. Tecnologia & Humanismo , v. 34, p. 59-73, 2008.

  • LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; CARVANO, J. ; MOTHEDINIZ, T. ; R. Duffard . S3OS2: the visible spectroscopic survey of 820 asteroids. Icarus (New York) , v. 172, n.1, p. 179-220, 2004.

  • 2002 LAZZARO, D. ; DUFFARD, R. . Discovering new V-type asteroids in the vicinity of 4 Vesta.. Icarus (New York) , v. 159, p. 178-182, 2002.

  • CARVANO, J. ; LAZZARO, D. ; MOTHEDINIZ, T. ; ANGELI, C. . Spectroscopic Survey of the Hungaria and Phocaea Dynamical Groups. Icarus (New York) , v. 149, p. 173-189, 2001.

  • ANGELI, C. ; GUIMARAES, T. ; LAZZARO, D. ; R. Duffard ; S. Fernandez ; MOTHEDINIZ, T. ; CARVANO, J. ; BETZLER, A. . Rotation Periods For Small Main-Belt Asteroids From CCD Photometry. The Astronomical Journal (New York) , EUA, v. 121, p. 2245-2252, 2001.

  • LAZZARO, D. ; MICHTCHENKO, T. ; CARVANO, J. ; R. P. Binzel ; S. J. Bus ; T. H. Burbine ; MOTHEDINIZ, T. ; ANGELI, C. ; Alan W. Harris . Discovery of a Basaltic Asteroid in the Outer Main Belt. Science , v. 288, n.16 June, p. 2033-2035, 2000.

  • MOTHEDINIZ, T. ; LAZZARO, D. ; CARVANO, J. . Rotational Resolved Spectra of Some S-type Asteroid. Icarus (New York) , v. 148, p. 494-507, 2000.

  • LAZZARO, D. ; MOTHEDINIZ, T. ; CARVANO, J. ; ANGELI, C. ; BETZLER, A. ; CELLINO, A. ; DIMARTINO, M. ; DORESSOUNDIRAM, A. ; DOTTO, M. ; BENDJOYA, P. . The Eunomia family: a visible spectroscopic survey. Icarus (New York) , v. 142, p. 445-453, 1999.

  • ANGELI, C. ; LAZZARO, D. ; BETZLER, A. ; CARVANO, J. . A Contribution to the Study of Asteroids with Long Period. Planetary and Space Science , v. 47, p. 699-714, 1999.

  • 1999 LAZZARO, D. ; MOTHEDINIZ, T. ; ANGELI, C. ; BETZLER, A. . A spectroscopic study of the Themis family. Astronomy and Astrophysics Supplement Series , v. 134, n.Supp, p. 463-471, 1999.

  • 1998 BARUCCI, M. ; DORESSOUNDIRAM, A. ; LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; DOTTO, E. . A Visible Spectroscopic Survey of the Flora Clan,. Icarus (New York, N.Y. 1962) , v. 133, p. 233-246, 1998.

  • DORESSOUNDIRAM, A. ; BARUCCI, M. ; FULCHIGNONI, M. . Eos Family: a Spectrocopic Study. Icarus (New York) , v. 131, p. 15-31, 1998.

  • BARUCCI, M. ; DORESSOUNDIRAM, A. ; FULCHIGNONI, M. ; LAZZARIN, M. ; ANGELI, C. . Search for Aqueos Altered Materials on Asteroids. Icarus (New York) , v. 132, p. 388-396, 1998.

  • BARUCCI, M. ; DORESSOUNDIRAM, A. ; FULCHIGNONI, M. ; LAZZARIN, M. ; ANGELI, C. . Compositional Type Characterization of Rosetta Asteroid Candidates. Planetary and Space Science , v. 46, p. 75-82, 1998.

  • LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; CARVANO, J. ; BETZLER, A. ; CASATI, A. ; BARUCCI, A. ; DORESSOUNDIRAM, A. ; LAZZARIN, M. . Photometric Monitoringof 2060 Chiro's Brightness at Perihelion. Planetary and Space Science , v. 45, p. 1607-1614, 1997.

  • 1997 DOTTO, E. ; BARUCCI, M. ; BIRLAN, M. ; ERIKSON, A. ; FULCHIGNONI, M. ; NATHUES, A. ; PERRET, L. ; THEBAULT, P. . Rotational properties of main belt asteroids: photoelectric and CCD observations of 15 objects. Planetary and Space Science , v. 45, p. 1423-1435, 1997.

  • LAZZARIN, M. ; DIMARTINO, M. ; BARUCCI, M. ; DORESSOUNDIRAM, A. . Compositional Properties of Near-Earth Asteroids: Spectroscopic Comparison with Ordinary Chondrites Meteorites. Astronomy & Astrophysics (Berlin) , v. 327, p. 388-391, 1997.

  • LAZZARO, D. ; BETZLER, A. ; WINTER, O. ; GIULIATTIWINTER, S. ; ANGELI, C. ; FORYTA, D. . 2060 Chiron back to a Minimum of Brightness. Planetary and Space Science , v. 44, p. 1547-1550, 1996.

  • AFONSO, G. ; GOMES, R. . Asteroids Fragments in Earth-Crossing Orbits. Planetary and Space Science , v. 43, p. 787-795, 1995.

  • OLIVEIRA, V. S. S. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; SILVA, S. C. . ENSINO REMOTO: A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA ASTRONOMIA. In: Daiane Kist; Eduarda da Silva Lopes; Roque Ismael da Costa Güllich; Rosangela Inês Matos Uhamnn. (Org.). CIÊNCIAS NA ESCOLA CADERNO DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS. 1ed.Cruz Alta: Editora Ilustração, 2021, v. 2, p. 199-203.

  • SILVA, Z. R. ; Krelling, L. M. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Ensino-Aprendizagem Interdisciplinar: dos discurso a prática. In: Wender Faleiro, Jupyracyara Jandyra de Carvalho Barros, Welson Santos Barbosa. (Org.). Ensino - Aprendizagem: desafios de uma prática profissional. 1ed.Goiânia: Editora Kelps, 2019, v. 2, p. 16-44.

  • CANTO, A. ; SAUER, L. Z. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. ; LENZ, J. A. ; FLORCZAK, M. ; FLORCZAK, M. ; SAAVEDRA FILHO, N. C. ; GARCIA, V. G. . Objetos de Aprendizagem na Educação em Engenharia. In: Vanderli Fa va de Oliveira; Marcos José Tozzi; José Hélio Alvarez Elarrat. (Org.). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: Formação em Engenharia, Internacionalização, Experiências Metodológicas e Proposições. 1ed.Brasília: ABENGE, 2013, v. 1, p. 311-359.

  • Mario Sergio Teixeira de Freitas ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . An Amateur Observation of a Satellite as a Motivation to Learning Keplers Third Law and Universal Gravitation. In: Alena Hadravová; Terence J. Mahoney; Petr Hadrava. (Org.). Keplers Heritage in the Space Age (400th Anniversary of Astronomia nova. Prague: National Technical Museum in Prague, 2010, v. 10, p. 167-175.

  • BITTENCOURT, :. L. C. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . O Professor PDE os Desafios da Escola Pública Paranaesse, 2010.. In: Cassiano Roberto Nascimento; Ogliari Luciana Graciele Ilkiu; Paula Rodakiewski. (Org.). |Os Seres Vivos Situados na Evolução das Especies. 1ed.Curitiba: Secretaria de Educação do Paraná, 2010, v. 1, p. 1-2.

  • Lopes, M. L. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Práticas de Divulgação Científica no Contexto Escolar. In: Simone Rebello Bergmann; Valnei Francisco da França; Welington Tavares dos Santos. (Org.). O Professor PDE e os Desafios da Escola Pública Paranaense. 200ed.Curitiba: Secretaria de Educação do Paraná, 2008, v. 1, p. 1-34.

  • RINCOSKI, C. R. M. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. . A EXPERIÊNCIA DE MILLIKAN: USO DA VIDEOANÁLISE COM O SOFTWARE LIVRE TRACKER PARA O ENSINO REMOTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: CIET:EnPET ESUD:CIESUD 2022, 2022, São Carlos. Anais do CIET:EnPET ESUD:CIESUD 2022. São Carlos: UFSCAR, 2022.

  • CASTRO, JULIANA DA SILVA RIBEIRO DE ; BORBA, EDILCE MARIA BALBINOT ; BEZERRA JR, ARANDI GINANE ; FLORCZAK, MARCOS ANTONIO ; FLORCZAK, M. . MÉTODOS CONTRACEPTIVOS - DISCUTINDO A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA A PARTIR DE TRABALHOS DE ESTUDANTES. In: Anais do 3 Congresso Online Internacional de Educação da UFMS/CPAQ: Discurso, poder, identidade e diferença os atravessamentos da Educação nos dias atuais, 2022, UFMS. Anais do(a) Anais do 3 Congresso Online Internacional de Educação da UFMS/CPAQ: Discurso, poder, identidade e diferença- os atravessamentos da Educação nos dias atuais. Recife: Even3, 2022.

  • XAVIER, L. E. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; MARTINS, A. A. . Astronomia nos livros didáticos de Física do 1 ano do Ensino Médio: uma análise do PNLD 2018. In: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2020, Florianópolis. Anais do XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Editora da SBF, 2020. v. 1. p. 1384-1391.

  • SILVA, Z. R. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. ; Krelling, L. M. . O Ensino de Ecologia Mediado pelo Conceito Unificador Energia: O Biodigestor Enquanto Modelo Didático Para Uma Abordagem Interdisciplinar. In: I Encontro Nacional Interdisciplinar em Ciência, tecnologia e Sociedade (I ENICTS), 2019, Paranaguá. I Encontro Nacional Interdisciplinar em Ciência, tecnologia e Sociedade (I ENICTS). Paranaguá: Instituto Federal do Paraná (IFPR), 2019. v. 1. p. 141-156.

  • HONORATO, A. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Um recorte sobre a educação em astronomia nas escolas municipais de Curitiba: documento oficial e professores. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), 2016, Goiânia. Anais do IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), 2016.

  • Santos, S. F. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Noções de Astrofísica e de Cosmologia Moderna nas Aulas de Física do Ensino Médio: Uma Sequência Didática a partir do Paradoxo de Olbers. In: Simpósio Nacional de Educação em Astyronomia, 2016, Goiânia. Anais do IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2016.

  • SPINA, F. A. ; SUTIL, N. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Astronomia e relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: problematização e apropriação de linguagem e conceitos científicos no Ensino Fundamental. In: XI Jornadas Latinoamericanas de Estudos Sociais da Ciência E da Tecnologia. In: XI Jornadas Latinoamericanas de Estudos Sociais da Ciência E da Tecnologia, Esocite 2016, 2016, Curitiba. XI Jornadas Latinoamericanas de Estudos Sociais da Ciência E da Tecnologia, Esocite 2016, 2016.

  • BALBINOT, E. M. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Astronomia e a aprendizagem significativa: o filme como motivador e organizador prévio no estudo da gravidade. In: Educere. XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Educere. XII Congresso Nacional de Educação, 2015.

  • Krelling, L. M. ; SILVA, Z. R. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . A educação de jovens e adultos: utilizando conceitos unificadores no ensino de ciências naturais. In: Educere. XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Educere. XII Congresso Nacional de Educação, 2015.

  • SILVA, Z. R. ; Krelling, L. M. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Construção e observação de um biodigestor como ferramenta didática para o ensino interdisciplinar do conceito unificador energia. In: Educere. XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Educere. XII Congresso Nacional de Educação, 2015.

  • SANTOS, R. F. ; SILVA, M. W. ; HONORATO, A. ; PINTO, A. E. A. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; GUEDES, H. C. . Concepções e Expectativas de Estudantes de Ensino Médio Sobre a Inserção de Tópicos de Astronomia na Disciplina de Física. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2013, 2013, São Paulo. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2013, 2013.

  • BEZERRA JUNIOR, A. G. ; GARCIA, V. G. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; SAAVEDRA FILHO, N. C. ; LENZ, J. A. . Videoanálise no ensino de Física: um exemplo de aplicação em modelagem científica. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2013, 2013, São Paulo. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2013, 2013. v. 1.

  • BEZERRA JUNIOR, A. G. ; LENZ, J. A. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; SAAVEDRA FILHO, N. C. ; GARCIA, V. G. . Uso de Videoanálise no Ensino de Mecânica em Cursos de Engenharia: O Software Livre Tracker. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - Cobenge 2012, 2012, Belém. Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Brasília: editora da Abenge, 2012. v. 1.

  • LENZ, J. A. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . O Estudo da Conservação da Energia Mecânica através de Atividades Experimentais com Materiais de Baixo Custo. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011, 2011, Blumenau. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011, 2011.

  • Florczak, M. A. ; Mario Sergio Teixeira de Freitas . O ensino de gravitação nos cursos de graduação em engenharia e de licenciatura em física da UTFPR. In: I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2011, Rio de Janeiro. I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia - SNEA, 2011.

  • SAAVEDRA FILHO, N. C. ; Miquelin, A. F. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. . Inovações no Ensino de Física Moderna nos Cursos de Engenharia da UTFPR. In: XXXVIII Congressos Brasileiro em Educação em Engenharia COBENGE2010, 2010, Fortaleza. XVIII Congressos Brasileiro em Educação em Engenharia COBENGE2010, 2010.

  • GEBARA, M. J. F. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Sobre o tempo: aproximações e distanciamentos entre o pensamento físico e elisiano. In: XIII Simposio Internacional de Processos Civilizadores, 2010, Bogotá. XIII Simposio Internacional de Processos Civilizadores, 2010.

  • Stori, A. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. ; Franzoni, G. ; Orlandini, G. ; Spessato, J. A. ; Caldas, M., A., S. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; Silva, M., J. K. ; Lopes, M. ; Mendoca, M. K. ; Pereira, S.J. ; Resquetti, S.O. ; Alburquerque, T.A.S. ; Groch, T.M. . Uma iniciativa (para nós importante) na perspectiva da melhoria das condicões de ensino-aprendizagem de física na escola pública do Paraná.. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF 2009, 2009, Vitória, ES. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.

  • Florczak, M. A. ; Fisica 1: Disciplina Fundamental de um Curso de Engenharia. In: XXXV Congresso Brasileiro de Educacao em Engenharia - COBENGE 2007, 2007, Curitiba. XXXV Congresso Brasileiro de Educacao em Engenharia - COBENGE. Curitiba: UNICENP, 2007.

  • BALBINOT, E. M. ; LAMBACH, M ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . FAKE NEWS CIENTÍFICAS NA PANDEMIA DA COVID-19: CONTRIBUIÇÕES DE BACHELARD NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. In: X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PINHAIS, 2022, Pinhais. ANAIS ? X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PINHAIS ?10 anos: Tecendo Saberes, Fazeres e Práticas para uma Educação de Qualidade?. Pinhais: Prefeitura de Pinhais, 2022. p. 117-125.

  • OLIVEIRA, V. S. S. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA. In: X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PINHAIS, 2022, Pinhais. ANAIS ? X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PINHAIS ?10 anos: Tecendo Saberes, Fazeres e Práticas para uma Educação de Qualidade?. Pinhais: Prefeitura de Pinhais, 2022. p. 181-188.

  • OLIVEIRA, V. S. S. ; Bozza, V. A. C. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO, UTILIZANDO A EXPERIÊNCIA DE UM SUBMARINO. In: X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PINHAIS, 2022, Pinhais. ANAIS ? X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PINHAIS ?10 anos: Tecendo Saberes, Fazeres e Práticas para uma Educação de Qualidade?. Pinhais: Prefeitura de Pinhais, 2022. p. 249-255.

  • RINCOSKI, C. R. M. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. . VALIDAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS: A EXPERIÊNCIA DE MILLIKAN USANDO VIDEOANÁLISE COM O PROGRAMA TRACKER. In: X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PINHAIS, 2022, Pinhais. ANAIS ? X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PINHAIS ?10 anos: Tecendo Saberes, Fazeres e Práticas para uma Educação de Qualidade?. Pinhais: Prefeitura de Pinhais, 2022. p. 264-279.

  • Krelling, L. M. ; Almeida, M. S. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; Casagrande, E. F. . AS HORTAS COMUNITÁRIAS E URBANAS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CURITIBA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. In: VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia ? SINECT 2022, 2022, Ponta Grossa-PR. Anais do VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia ? SINECT 2022. Ponta Grossa-Pr: UTPR, 2022. p. 582-589.

  • XAVIER, L. E. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; MARTINS, A. A. . A PRESENÇA DA ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO APROVADOS NO PNLD 2018. In: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2021, 2021, Santo Andre- SP. Anais do XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2021. v. 1. p. 1-3.

  • Krelling, L. M. ; Zago, M. R. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA. In: IX Seminário Internacional de Educação de Pinhais, 2019, Pinhais. Educação Emocional: diálogos em construção de um novo paradigma. Pinhais: UTFPR e Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, organizadores, 2019. v. 1. p. 239-243.

  • SPINA, F. A. ; SUTIL, N. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . A busca por indícios de aprendizagem significativa no ensino fundamental através da análise do uso da linguagem científica em sala de aula e blog de astronomia. In: V Simpósio Nacional de Educação em Antronomia - V SNEA 2018, 2018, Londrina. V Simpósio Nacional de Educação em Antronomia - V SNEA 2018, 2018.

  • SPINA, F. A. ; Krelling, L. M. ; Marcos Florczak ; FLORCZAK, M. . SOBRE AS HISTÓRIAS DO CÉU UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROMOVER O ESTUDO DAS ?CONSTELAÇÕES? E OBSERVAÇÕES CELESTES. In: XLV Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, 2022, São Paulo. XLV Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, 2022.

  • BALBINOT, E. M. ; HUSSEIN, F. R. G. E. S. ; MOCROSKY, L. F. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Gender and Sexuality in the Science discipline: possible implications of the low production of educational products presented in professional master's programs in southern Brazil.. In: BRIDGES BETWEEN DISCIPLINES: GENDER IN STEM AND SOCIAL SCIENCES, 2022, València ? Valencia, Spain. BRIDGES BETWEEN DISCIPLINES: GENDER IN STEM AND SOCIAL SCIENCES, 2022.

  • HONORATO, A. ; PINTO, A. E. A. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Ensino das Leis de Kepler no contexto da Astronomia: uma abordagem a partir das TIC. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, 2014, Armação de Búzios. XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, 2014.

  • Bertol, Z. I. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Uma abordagem intedisciplinar no ensino de Física e Matemática por meio da Astronomia. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, 2014, Armação de Búzios. XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, 2014.

  • SANTOS, R. F. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Ensino de Cosmologia moderna nas aulas de Física do ensino médio: uma sequência didática abordando noções de estrutura e origem do universo. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, 2014, Armação de Búzios. XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, 2014.

  • SILVA, Z. R. ; Krelling, L. M. ; FLORCZAK, M. ; FLORCZAK, M. . Research on the formation of the energy concept in high school, based on Vygotsky?s theory. In: 2d International Congress of Science Education, 15 years o f the Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. 2d International Congress of Science Education, 15 years o f the Journal of Science Education, 2014. v. 15. p. 200-200.

  • Bertol, Z. I. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino de Física e Matemática por meio da Astronomia. In: III Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2014, Curtitiba. III Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2014.

  • HONORATO, A. ; SILVA, M. W. ; SANTOS, R. F. ; PINTO, A. E. A. ; FLORCZAK, M. ; FLORCZAK, M. . Espaços Não Formais: Oficina De Astronomia Para Alunos Superdotados. In: I Encontro de Físicos do Sul, 2013, Curitiba. Anais do I Encontro de Físicos do Sul, 2013, 2013.

  • LAZZARO, D. ; CARVANO, J. ; MOTHEDINIZ, T. ; ANGELI, C. . S3OS2: A Visible Spectroscopic Survey of Around 800 Asteroids. In: X Reunion Regional Latinoamericana de Astronomia, 2001, Cordoba. X Reunion Regional Latinoamericana de Astronomia, 2001. v. Unico.

  • LAZZARO, D. ; CARVANO, J. ; MOTHEDINIZ, T. ; ANGELI, C. . Small Solar System Objects Spectroscopic Survey-S3OS2: Analise Espectroscopica de Cerca de 800 Asteroides. In: XXVII Reuniao Anual da SAB, 2001, Aguas de Sao Pedro. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, 2001. v. 21. p. 23-24.

  • LAZZARO, D. ; CARVANO, J. ; MOTHEDINIZ, T. ; ANGELI, C. . S3OS2: a visible spectroscopic suervey of around 800 asteroids.. In: Asteroids 2001: from Piazzi to the 3rd millenium, 2001, Palermo. Asteroids 2001: from Piazzi to the 3rd millenium, 2001. v. 174. p. 11-16.

  • CARVANO, J. ; LAZZARO, D. ; MOTHEDINIZ, T. ; ANGELI, C. . Survey Spectroscopico dos Grupos Dinamicos de Hungaria e Phocaea. In: X Coloquio Brasileiro de Dinamica Orbital, 2000, Nazare Paulista. X Coloquio Brasileiro de Dinamica Orbital, 2000. v. 1. p. 18-18.

  • LAZZARO, D. ; MICHTCHENKO, T. ; CARVANO, J. . A V-Type Asteroid at 3 UA?. In: Asteroids, Comets, Meteors, 1999, Cornell University, 1999.

  • CARVANO, J. ; MOTHEDINIZ, T. ; LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; BETZLER, A. . Spectroscopic Survey of the Hungaria and Phocaea Dinamical Groups. In: Asteroids, Comets, Meteors, 1999, Cornell University, 1999.

  • ANGELI, C. ; GUIMARAES, T. ; BETZLER, A. ; LAZZARO, D. ; CARVANO, J. ; MOTHEDINIZ, T. . Evolução Rotacional: Distinção entre Asteróides Grandes e Pequenos?, 1999. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 19. p. 85.

  • BETZLER, A. ; LAZZARO, D. ; CARVANO, J. ; ANGELI, C. ; MOTHEDINIZ, T. ; GUIMARÃES, T. . Estudo da Evolução fotométrica de 2060 Chiron, 1999. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 19. p. 86.

  • LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; CARVANO, J. ; MOTHEDINIZ, T. ; BETZLER, A. . Caracterização Mineralógica de Famílias de Asteróides. In: XXV Reunião Anual da SAB, 1999, Caxambu. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, 1999. v. 19. p. 87.

  • LAZZARO, D. ; MICHTCHENKO, T. ; CARVANO, J. ; MOTHEDINIZ, T. . Um Asteróide do Tipo V a UA?, 1999. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 19. p. 89.

  • LAZZARO, D. ; MOTHEDINIZ, T. ; ANGELI, C. ; BETZLER, A. . Visible Spectroscopic Study of Themis Family. In: AAS Meeting, 1998. Bulletin of the American Astronomical Society, 1998. v. 30.

  • LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; CARVANO, J. ; MOTHEDINIZ, T. ; BETZLER, A. . Estudo Espectroscópico da família de Themis. In: XXIV Reunão Anual da SAB, 1998. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, 1998. v. 18. p. 9.

  • ANGELI, C. ; LAZZARO, D. ; CARVANO, J. ; MOTHEDINIZ, T. ; BETZLER, A. ; GUIMARAES, T. . Curvas de Luz de Pequenos Asteróides: uma Contribuição ao estudo de sua Evolução., 1998. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 18. p. 66.

  • LAZZARO, D. ; BETZLER, A. ; ANGELI, C. ; CARVANO, J. ; MOTHEDINIZ, T. . Estudo espectroscópico do Clan de Eunomia, 1998. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 18. p. 69.

  • LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; MOTHEDINIZ, T. ; CARVANO, J. ; BETZLER, A. . Caracterização Mineralógica do Cinturão de Asteróides, 1998. IX Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital.

  • ANGELI, C. ; LAZZARO, D. ; CARVANO, J. ; MOTHEDINIZ, T. ; BETZLER, A. ; GUIMARÃES, T. . Estudo da Rotação de Famílias de Asteróides. In: IX Coloquio Brasileiro de Dinamica Orbital, 1998, Aguas de Lindoia. IX Colóquio Brasileirode Dinâmica Orbital, 1998. v. 1.

  • LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; MOTHEDINIZ, T. ; CARVANO, J. ; BETZLER, A. . Estudo Espectroscópico das Famílias de Flora, Eos e Themis, 1998. IX Colóquio Brasileiro de Dionâmica Orbital.

  • BARUCCI, M. ; DORESSOUNDIRAM, A. ; FULCHIGNONI, M. ; DOTTO, E. . Search for Altered Materials on Asteroids. In: AAS Meeting, 1997. Bulletin of the American Astronomical Society, 1997. v. 29. p. 974.

  • BARUCCI, M. ; LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; DORESSOUNDIRAM, A. ; DOTTO, E. . Visible Spectroscopic Observations of Flora Family. In: AAS Meeting, 1997. Bulletin of the American Astronomical Society, 1997. v. 29. p. 975.

  • LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; BETZLER, A. ; BARUCCI, M. ; FULCHIGNONI, M. . Small Solar System Objects Spectroscopic Survey: First Results. In: AAS Meeting, 1997. Bulletin of the American Astronomical Society, 1997. v. 29. p. 975-976.

  • BARUCCI, M. ; LAZZARO, D. . A Família de Flora: um Estudo de sua Composição Mineralógica, 1997. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 17. p. 12-13.

  • BETZLER, A. ; LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; CARVANO, J. . Estudo do Cometa Hale-Bopp Através de Ocultações Estelares, 1997. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 17. p. 103.

  • CARVANO, J. ; ANGELI, C. ; BETZLER, A. ; LAZZARO, D. . Asteróides com Rotação Longa e/ou Complexa: um estudo fotométrico e Espectrocópico, 1997. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 17. p. 104.

  • LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; BETZLER, A. ; BARUCCI, M. ; FULCHIGNONI, M. . Survey Mineralógico de Pequenos Corpos do Sistema Solar: Primeiros Resultados, 1997. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 17. p. 105-106.

  • ANGELI, C. ; LAZZARO, D. ; CARVANO, J. ; BETZLER, A. . Asteroids with Long Rotational Period; a Photometric and Spectroscopic Study. In: Rio de janeiro International Workshop on Planetary Sciences, 1997, 1997. p. 53.

  • LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; BETZLER, A. . Small Solar System Objects Spectrocopic Survey: the High Inclination Groups. In: Rio de Janeiro International Workshop on Planetary Sciences, 1997, 1997. p. 58.

  • BETZLER, A. ; LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; CARVANO, J. . Morphological Study of Comet Hale-Bopp from stellar Occultations. In: Rio e Janeiro International Workshop on Planetary Sciences, 1997, 1997. p. 54.

  • LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; CARVANO, J. ; BETZLER, A. ; CASATI, A. . Monitoramento do Brilho de 2060 Chiron no Periélio de sua Órbita, 1996. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 16. p. 42.

  • CASATI, A. ; BETZLER, A. ; LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; CARVANO, J. ; GIULIATTIWINTER, S. ; WINTER, O. ; FORYTA, D. . Observações de Asteróides Candidatos a um Movimento Rotacional Complexo, 1996. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 16. p. 43.

  • BETZLER, A. ; ANGELI, C. ; LAZZARO, D. ; CARVANO, J. ; WINTER, O. . Evolução Morfológica do Cometa c/1195 O1 (Hale-Bopp) entre 95 e 96, 1996. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 16. p. 42.

  • ANGELI, C. ; LAZZARO, D. ; CARVANO, J. ; FLORCZAK, M. ; BETZLER, A. ; CASATI, A. ; BARUCCI, A. ; DORESSOUNDIRAM, A. ; GIULIATTIWINTER, S. ; WINTER, O. ; FORYTA, D. . Observações Fotométricas e Espectrocópica do Asteróide 1071 Brita, 1996. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 16. p. 41.

  • LAZZARO, D. ; ANGELI, C. ; CARVANO, J. ; BETZLER, A. ; CASATI, A. . Photometric Monitoring of 2060 Chiron's Brightness at Perihelion. In: ACM96, 1996. Asteroids, Comets, Meteors. p. 6.

  • ANGELI, C. ; LAZZARO, D. ; BETZLER, A. ; CASATI, A. ; BARUCCI, A. ; DORESSOUNDIRAM, A. ; GIULIATTIWINTER, S. ; WINTER, O. ; FORYTA, D. . Photometric and Spectroscopic Observations of a Possible Rosetta Candidate: 1071 Brita. In: ACM96, 1996. Asteroids, Comets, Meteors. p. 53.

  • LAZZARO, D. ; BETZLER, A. ; CASATI, A. ; ANGELI, C. ; GIULIATTIWINTER, S. ; WINTER, O. ; FORYTA, D. . Photometric Observations of 2060 Chiron. In: AAS Meeting, 1995. Bulletin of the American Astronomical Society, 1995. v. 27. p. 1125.

  • LAZZARO, D. ; WINTER, S. ; FORYTA, D. ; ANGELI, C. . Asteróides com Rotação Irregular, 1995. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 15. p. 101.

  • LENZ, J. A. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. ; SAAVEDRA FILHO, N. C. ; GARCIA, V. G. . A videoanálise como mediadora da modelagem científica no Ensino de Mecânica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia , 2016.

  • OLIVEIRA, V. S. S. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, V. S. S. ; BOZZA, A. C. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO, UTILIZANDO A EXPERIÊNCIA DE UM SUBMARINO,. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BALBINOT, E. M. ; LAMBACH, M ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . FAKE NEWS CIENTÍFICAS NA PANDEMIA DA COVID-19: CONTRIBUIÇÕES DE BACHELARD NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RINCOSKI, C. R. M. ; Marcos Florczak ; FLORCZAK, M. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. . VALIDAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS: A EXPERIÊNCIA DE MILLIKAN USANDO VIDEOANÁLISE COM O PROGRAMA TRACKER. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RINCOSKI, C. R. M. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. . A EXPERIÊNCIA DE MILLIKAN: USO DA VIDEOANÁLISE COM O SOFTWARE LIVRE TRACKER PARA O ENSINO REMOTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RINCOSKI, C. R. M. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. . VALIDAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS: A EXPERIÊNCIA DE MILLIKAN USANDO VIDEOANÁLISE COM O PROGRAMA TRACKER. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, V. S. S. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Criando Jogos para o Ensino de Astronomia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Florczak, M. A. ; Dia Internacional do Asteroide. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Florczak, M. A. ; O Ensino de Astronomia nas Licenciaturas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Florczak, M. A. ; Caracterização Físico-Química de Asteroides.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Florczak, M. A. ; Astrofísica de Pequenos Corpos do Sistema Solar.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Florczak, M. A. ; Educação em Astronomia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Florczak, M. A. ; Interdisciplinaridade nas Ciências Naturais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Florczak, M. A. ; O caso Plutão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Florczak, M. A. ; Pequenos objetos do Sistema Solar: Asteróides, NEOs, Cometas e Meteoritos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAAVEDRA FILHO, N. C. ; LENZ, J. A. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; GARCIA, V. G. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. . Uso de video análise no ensino de mecânica em cursos de engenharia: o software livre tracker. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Florczak, M. A. ; Mario Sergio Teixeira de Freitas . O Ensino de Gravitação nos Cursos de Graduação em Engenharia e de Licenciatura em Física da UTFPR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Florczak, M. A. ; Fisica 1: Disciplina Fundamental de um Curso de Engenharia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Lopes, M. L. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Divulgação Científica no Ensino de Ciências. Curitiba: Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2009 (Artigo oriundo do PDE).

Outras produções

Florczak, M. A. ; X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PINHAIS. 2022.

Florczak, M. A. ; Guia da Faculdade. 2022.

Florczak, M. A. ; LATEX Passo a Passo: Volume 1: Instalação. 2018.

Florczak, M. A. ; Tcl/Tk: uma Abordagem Prática. 2018.

Florczak, M. A. ; EI MANU! Você é pequenininha.... 2018.

Florczak, M. A. ; CIÚMES. 2018.

Florczak, M. A. ; AS IDENTIDADES NACIONAIS NA ESCRITA DAS MULHERES AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.

Florczak, M. A. ; Avaliação de Curso Superiores do Guia do Estudante 2018. 2018.

PINTO, A. E. A. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; Gegara, M. J. F. ; SUTIL, N. . I Mostra do PIBID de Física. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Florczak, M. A. ; Astronomia para professores do ensino fundamental. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEUCCI, R. D. ; OLIVEIRA, F. A. ; GARCIA, V. G. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; LENZ, J. A. ; SAAVEDRA FILHO, N. C. ; BEZERRA JUNIOR, A. G. . USO DE VÍDEOANÁLISE EM AULAS DE FÍSICA: EXPERIMENTOS COM O SOFTWARE TRACKER. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SUTIL, N. ; PINTO, A. E. A. ; DIAS, C. M. C. ; Diogenes Borges Vasconcelos ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; FREITAS, M. S. T. ; COSTA, R. Z. V. . Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Física da UTFPR. 2012. (Documento Público).

PINTO, A. E. A. ; DIAS, C. M. C. ; MIQUELIN, C. A. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; FREITAS, M. S. T. ; GARCIA, N. M. D. ; SUTIL, N. ; COSTA, R. Z. V. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física da UTFPR. 2012. (Documento Público).

SUTIL, N. ; PINTO, A. E. A. ; DIAS, C. M. C. ; Diogenes Borges Vasconcelos ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. ; FREITAS, M. S. T. ; COSTA, R. Z. V. . Manual do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Física da UTFPR. 2012. (Documento Público).

Lopes, M. L. ; Florczak, M. A. ; FLORCZAK, M. . Divulgação Científica no Ensino de Ciências. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo final de orientação do PDE do Paraná.).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Astronomia na Escola, Descrição: Estudamos as múltiplas possibilidades de inserção da astronomia nas disciplinas do ensino fundamental e médio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Florczak - Coordenador / Ligia Marcelino Krelling - Integrante / Samara Garratini - Integrante / Vanessa Simoes Da Silva Oliveira - Integrante / Ricardo Abuhamad Petrocino - Integrante / Luana Natalie Padilha - Integrante / Raquel De Oliveira Dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2014 - 2016

    A Prova do Enem: Impacto das Variáveis Cognitivas, Econômicas e Sociais, Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antonio Florczak - Integrante / Noemi Sutil - Integrante / Maria Jose Fontana Gebara - Coordenador / Fabiana Roberta G.S. Hussein - Integrante / Mauricio Urban Kleinke - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento de Fisica, Curitiba. , Av. Sete de Setembro, 3165, centro, 80230-901 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33104640, Fax: (41) 33104639, URL da Homepage:

Experiência profissional

1992 - Atual

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba.,Cargo ou função, Membro da Comissão.

  • 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento Acadêmico de Física.

  • 01/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba, Departamento Acadêmico de Física.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do DAFIS-UTFPR.

  • 03/2013

    Ensino, Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Interdisciplinaridade No Ensino De Ciências Naturais, Educação em Astronomia

  • 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Física.

  • 03/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Curitiba.,Linhas de pesquisa

  • 08/1992

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino de disciplinas básica nos cursos de engenharia., Ensino de disciplinas de mecânica, astronomia e astrofísica, introdução a física.

  • 04/2017 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba.,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da UTFPR.

1995 - Atual

Sociedade Astronômica Brasileira

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Sócio