Sérgio Mateus Pessoa Portela

Atualmente, graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental (UFBA) (2017.2), com participação no projeto de pesquisa e desenvolvimento em laboratório na área de aproveitamento de resíduos orgânicos com ênfase em compostagem no grupo TECRESOL/Grupo de gerenciamento em resíduos sólidos e efluentes. No período de 2013 - 2015, participação na Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental (ESAJr) como gerente de Recursos Humanos assumindo posteriormente a gerência do departamento de projetos e a coordenadoria do projeto de licenciamento ambiental. Entre os anos de 2016 e 2017, atuação como estagiário na empresa Ideal San, exercendo atividades de elaboração de projetos e operações de ETA e ETE. Experiência em ministração de aulas, palestras para jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente atua como engenheiro de campo na empresa TOCA Ambiental para elaboração de Plano Municipais de Saneamento nos municípios baianos.

Informações coletadas do Lattes em 21/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Sanitaria e Ambiental

2013 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

COLEGIIO SARTRE COC

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

Participação em eventos

Sistemas Condominiais: Aspectos teóricos, práticos e experiências de sucesso?/BA. 2018. (Seminário).

?Avanços na Valorização de Resíduos Sólidos em Ambientes Urbanos?. 2017. (Seminário).

?Água e Energia?. 2015. (Seminário).

1ª Conferência sobre Ecologia, Manejo e Restauração de Rios: Práticas e Experiências?. 2015. (Outra).

28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 201. 2015. (Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Teor de umidade em amostras de resíduos de alimentos - Compostagem, Descrição: Um estudo dos dos fatores que influenciam o processo de compostagem, investigando metódos de ajuste para intervalos aceitaveis pela norma vigente. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sérgio Mateus Pessoa Portela - Coordenador / Viviana Maria Zanta - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Grupo de Resíduos Sólidos e Efluentes - GRSE/UFBA vinculado ao CNPQ. Pesquisa e desenvolvimento em laboratório na área de aproveitamento de resíduos orgânicos com ênfase em compostagem.

2014 - 2015

Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFBA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos de Educação Ambiental, Carga horária: 4

Outras informações:
Estudo, construção e apresentação de aulas ou ações voltadas ao tema de educação ambiental para escolas, empresas ou comunidades.

2014 - 2015

Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFBA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Licenciamento Ambiental, Carga horária: 4

Outras informações:
Gerenciamento e Coordenação do serviço de licenciamento ambiental da empresa (Fluxograma esquemática das principais licenças prestadas, cumprimento de condicionantes (PEA, PRAD, PGRS), Relatórios de Caracterização do Empreendimento (RCE), processos de retiradas de CEFIR, LAC

2013 - 2014

Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFBA

Vínculo: Membro Efetivo, Enquadramento Funcional: Gerente de Recursos Humanos, Carga horária: 4

Outras informações:
Elaboração, Gerenciamento e Coordenação de projetos voltados para o ambiente interno da empresa (Plano de carreira, pesquisa de clima, sistema de pontos, acompanhamento de membros).

2016 - 2017

Ideal San

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades: Estudos, análise e execuções de projetos e operações de estações de tratamento de água e esgoto. (ETAs e ETEs)

2019 - 2019

Parque Social

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Educador Ambiental, Carga horária: 16

Outras informações:
Experiência Profissional - Projeto Jovem Líder Empreendedor Social pelo Parque Social. Principais atividades: Criação, organização e apresentação de módulos didáticos fornecidos Sustentabilidade e Desenvolvimento Social

2019 - 2019

Parque Social

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Educador Ambiental, Carga horária: 16

Outras informações:
Experiência Profissional - Projeto Jovem Aprendiz pelo Parque Social e Prefeitura Municipal de Salvador. Principais atividades: Criação, organização e apresentação de módulos didáticos sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente para jovens aprendizes de órgãos e secretárias municipais de Salvador.

2018 - 2018

Parque Social

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 16

Outras informações:
Experiência Profissional - Projeto Agente Multiplicador de Educação Ambiental pelo Parque Social e Revita. Principais atividades: Criação, organização e apresentação de módulos didáticos fornecidos para potenciais agentes multiplicadores em bairros de Salvador.

2019 - Atual

TOCA AMBIENTAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Campo/ Colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Experiência Profissional em Planos Municipais de Saneamento Básico no PISA (Programa IFBA Saneamento a Bahia) pela empresa Toca Ambiental Consultoria e Engenharia LTDA. Principais atividades: Elaboração de Plano Municipais dos municípios de Arataca/BA, Ibicaraí/BA, Itapé/BA e Santa Cruz da Vitória/BA

2018 - 2019

TOCA AMBIENTAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Campo/ Colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Experiência Profissional em Planos Municipais de Saneamento Básico no PISA (Programa IFBA Saneamento a Bahia) pela empresa Toca Ambiental Consultoria e Engenharia LTDA Principais atividades: Elaboração de Plano Municipais dos municípios de Banzaê-BA, Santa Brígida-BA, Pedro Alexandre-BA e Heliópolis-BA.