José Luiz Carneiro da Rocha

Pós-doutor em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutor em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2012). Possui graduação em Ciências farmacêuticas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009). Tem experiência na área de Química de Produtos Naturais com ênfase em Fitoquímica, atuando nos seguintes temas: Fitoquímica clássica e avançada, Química Orgânica, Atividades biológicas, CLAE e Polygalaceae.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais

2012 - 2016

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS in vitro E in silico DE EXTRATOS E SUBSTÂNCIAS ISOLADAS DE Asemeia ovata (POLYGALACEAE)
Orientador: Hugo Neves Brandão
Coorientador: Clayton Queiroz Alves e Manoleito Coelho Santos Júnior. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacognosia.

Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais

2010 - 2012

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Determinação quantitativa por CLAE-DAD de salicilato de metila e atividade antinociceptiva em espécies do gênero Polygala (Polygalaceae) ocorrentes no semiárido e cultivadas,Ano de Obtenção: 2012
Hugo Neves Brandão.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacognosia.

Graduação em Ciências farmacêuticas

2004 - 2009

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Validação de metodologia analítica para quantificação de salicilato de metila por Cromatografia a Líquidos de Alta Eficiência com Detector de Arranjo de Diodos (CLAE-DAD) em Polygala decumbens (Polygalaceae) ocorrente na caatinga.
Orientador: Hugo Neves Brandão

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Isolamento e identificação de metabólitos secundários de plantas medicinais. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2013 - 2013

Elaboração e registro de patentes. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2011 - 2011

Cromatografia líquida de alta eficiência na análise de extratos ativos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2008 - 2008

Controle microbiológico na indústria farmacêutica. (Carga horária: 3h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2008 - 2008

Cabines de Segurança Biológica x Isoladores. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2006 - 2006

Farmacologia clínica do sistema nervoso autônomo. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2006 - 2006

Atenção Farmacêutica. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2006 - 2006

Anemias. (Carga horária: 9h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2006 - 2006

A arte de manipular. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacognosia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Fitoterapia..

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química dos Produtos Naturais.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Semana de Psicologia: Conhece-te a ti mesmo e conduzirá eticamente o outro FTC.Metodologia Científica: Produções de textos científicos; artigo e relatórios. 2017. (Outra).

10º Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latina e Caribe.DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE ÁCIDOS FENÓLICOS E FLAVONOIDES IDENTIFICADAS EM Asemeia ovata (POLYGALACEAE).. 2015. (Simpósio).

10º Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latina e Caribe.QUANTIFICAÇÃO DE FLAVONOIDES E FENÓLICOS TOTAIS EM EXTRATOS DE FOLHA DE Passiflora racemosa, Passiflora mucronata E HÍBRIDO (PASSIFLORACEAE).. 2015. (Simpósio).

I Workshop Internacional Potencial Biológico de Espécies Vegetais e de Microorganismos.ANÁLISE DE ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM EXTRATOS METANÓLICOS DE FOLHAS DE Physalis angulata SUBMETIDAS A TRATAMENTO COM NIM.. 2015. (Outra).

I Workshop Internacional Potencial Biológico de Espécies Vegetais e de Microorganismos.QUANTIFICAÇÃO DO TEOR DE CATEQUINA E EPICATEQUINA DO EXTRATO ACETATO DE ETILA DA CASCA DA RAÍZ DA Mimosa tenuiflora (WILLD.) POIRET POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS (CLAE-DAD). 2015. (Outra).

I Workshop Internacional Potencial Biológico de Espécies Vegetais e de Microorganismos.ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DOS EXTRATOS E FRAÇÕES DE Polygala boliviensis'. 2015. (Outra).

I Workshop Internacional Potencial Biológico de Espécies Vegetais e de Microorganismos.CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE EXTRATOS DE ASEMEIA OVATA (POLYGALACEAE). 2015. (Outra).

X Simpósio Brasileiro de Farmacognosia.Avaliação da inibição da acetilcolinesterase por extratos e frações de Polygala boliviensis.. 2015. (Simpósio).

5° Worshop de Quimiometria.Validação de método para quantificação de emetina em extratos de raízes de Psycotria ipecacuanha (Brot.) Stokes (Rubiaceae) por CLAE-DAD. 2014. (Outra).

Intoxicação por plantas medicinais. 2014. (Outra).

VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.ANÁLISE DO PERFIL CROMATOGRÁFICO DE EXTRATOS DE Polygala boliviensis (POLYGALACEAE) POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. 2014. (Simpósio).

VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO DE HIBRIDO PROVENIENTE DO CRUZAMENTO DE Passiflora racemosa e Passiflora muchronata (PASSIFLORACEAE) POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. 2014. (Simpósio).

VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Avaliação do perfil químico de Asemeia ovata (Polygalaceae) por cromatografia a líquidos de alta eficiência com detector de arranjos de diodos. 2014. (Simpósio).

VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais. 2014. (Simpósio).

VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Validação de metodologia para quantificação de ácido p-cumárico e artepelin C em extratos de própolis por cromatografia a líquidos de alta eficiência com detector de arranjo de diodos. 2014. (Simpósio).

VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO DE Mimosa tenuiflora (WILLD.) POIRET POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. 2014. (Simpósio).

VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Avaliação da atividade antioxidante e quantificação de flavonoides em extratos etanólicos do caule, folhas e frutos de Physalis angulata (Solanaceae). 2014. (Simpósio).

VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.ANÁLISE DO PERFIL QUÍMICO DE FOLHAS E FRUTOS DE Physalis angulata (SOLANACEAE) CULTIVADAS EM FEIRA DE SANTANA-BAHIA POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA ACOPLADA A DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS.. 2014. (Simpósio).

VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Estudo da citotoxicidade frente à Artemia salina do extrato etanólico das folhas de Physalis angulata (Solanaceae). 2014. (Simpósio).

XVIII SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana.AVALIAÇÃO DO TEOR DE FLAVONOIDES, FENÓLICOS TOTAIS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM ASEMEIA OVATA. 2014. (Seminário).

XVIII SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana.ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DE FENÓLICOS TOTAIS DE POLYGALA DECUMBENS. 2014. (Seminário).

XXIII Simpósio de Plantas medicinais do Brasil.Avaliação das atividades citotóxica e anticolinesterásica de Polygala boliviensis. 2014. (Simpósio).

XXIII Simpósio de Plantas medicinais do Brasil.Estudo da citotoxicidade e da atividade anticolinesterásica de Asemeia ovata. 2014. (Simpósio).

XXIII Simpósio de Plantas medicinais do Brasil.Avaliação de fenólicos totais e atividade antioxidante de Asemeia ovata. 2014. (Simpósio).

4th Brazilian Conference on Natural Products. Antinociceptive and anti-inflammatory activies of the Polygala boliviensis extract. 2013. (Congresso).

IX Simpósio Brasileiro de Farmacognosia.Avaliação da atividade antinociceptiva e toxicidade aguda do extrato metanólico da Polygala boliviensis. 2013. (Simpósio).

XVII SEMIC - Seminário de Iniciação CIentífica da Universidade Estadual de Feira de Santana.VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA QUANTIFICAÇÃO DE AZADIRACTINA EM FOLHAS E FRUTOS DE Azadirachta indica POR CLAE-DAD. 2013. (Seminário).

XVII SEMIC - Seminário de Iniciação CIentífica da Universidade Estadual de Feira de Santana.Estudo biomonitorado através da atividade citotóxica das sub-frações do extrato clorofórmico de Polygala sp.. 2013. (Seminário).

IV Simpósio Nacional de Produtos Naturais.Avaliação da atividade antioxidante da casca da raiz de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir por CLAE-DAD. 2012. (Simpósio).

3rd Brazilian Conference of Natural Products.Detection and Quantification of methyl salicylate based on CLAE-DAD om Polygalaceae from brazilian semi-arid. 2011. (Outra).

3rd Brazilian Conference on Natural Products. Evaluation of acute toxicity of Polygala boliviensis (Polygalaceae). 2011. (Congresso).

III Simpósio de plantas medicinais do Vale do São Francisco.Fitocompostos inseticidas e repelentes como alternativa para o controle de insetos: uma revisão. 2011. (Simpósio).

III Simpósio de plantas medicinais do Vale do São Francisco.Triagem fitoquímica e atividade biológica de Polygala boliviensis. 2011. (Simpósio).

XV SEMIC - Seminário de Iniciação Científica.Avaliação da toxicidade aguda de Polygala sp. candidata a produtos fitoterapêuticos. 2011. (Seminário).

XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.QUANTIFICAÇÃO DE SALICILATO DE METILA POR CLAE-DAD EM POLYGALA DECUMBENS (POLYGALACEAE) OCORRENTE NO SEMIÁRIDO BAIANO. 2010. (Simpósio).

2nd Brazilian Conference on Natural Products and XXVIII Annual Meeting on Micromolecular Evolution, Systematics and Ecology.VALIDATION OF ANALYTICAL METHODOLOGY FOR QUANTIFICATION OF METHYL SALICYLATE BY HIGH PERFORMANCE LIQUID CHROMATOGRAPHY WITH DIODE ARRAY DETECTOR (HPLC-DAD) IN POLYGALA DECUMBENS (POLYGALACEAE) OCCURRENT IN THE CAATINGA. 2009. (Outra).

Endotoxinas Bacterianas. 2008. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa e Pós-graduação, X Seminário de Iniciação Cinetífica, VI Seminário do Programa Insitucional Bolsa Extensão.Prospecção de flavoalcalóides em raízes de Ficus. 2006. (Seminário).

IV Semana Acadêmica de Ciências Farmacêuticas. 2006. (Outra).

Terapias Alternativas e Complementares na Atenção Básica de Saúde. 2006. (Outra).

I Seminário de Reforma Curricular do Curso de Ciências Farmacêuticas. 2005. (Seminário).

SEMINÁRIO FARMACOLOGIA DA DOR. 2005. (Seminário).

CÉLULAS TRONCO: A PROMESSA DA CIÊNCIA. 2004. (Outra).

O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Igor Kennedy Pereira de Oliveira

ROCHA, J. L. C.; C. Q. Alves; Andrade, C. R. B.. Screening fitoquímico e atividades biológicas em acessos de abacaxizeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Jessica Lima de Souza

H.N. Brandão; PAIXAO, J. A.;ROCHA, J. L. C.. Caracterização química e atividades biológicas in vitro em Physalis angulata L. (Solanaceae) cultivada no semiárido baiano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Anderson Tiara Santos Moscoso de Oliveira

BRANDÃO, HUGO N.;ROCHA, JOSÉ L. C. DA; OLIVEIRA, L. M.. Estudos químicos e biológicos de extratos de Eugenia uniflora L. (pitangueira) - Myrtaceae. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Danielle Figuerêdo da Silva

H.N. Brandão; C. Q. Alves;ROCHA, JOSÉ L. C. DA. Avaliação da atividade antioxidante e da composição química das folhas de espécies de bromeliaceae. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Rosana Gomes Ribeiro

ROCHA, J. L. C.; BRANDÃO, HUGO N.; MESQUITA, P. R. R.. Avaliação das plantas medicinais utilizadas pela população do bairro Alberto Passos no munícipio de Cruz das Almas - Bahia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Tallane Teque de Oliveira Santana

H.N. Brandão;ROCHA, J. L. C.; SANTOS, P. N. P.. Formação acadêmica X expansão da fitoterapia: avaliação acerca do interesse dos estudantes de saúde por plantas medicinais e produtos fitoterapêuticos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Joaquim Inacio de Sousa Di Domenico

GUEDES, A. S.; BOMFIM, G. F.;ROCHA, J. L. C.. Análise da qualidade do fumo em corda comercializado no Recôncavo Baiano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Marcos Emanuel Dantas de Brito

GUEDES, A. S.; BOMFIM, G. F.;ROCHA, J. L. C.. Estudo sobre potencial antioxidante dos extratos obtidos da Jurema preta - Mimosa tenuiflora (Wild.). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Aline Menezes Lopes

GUEDES, A. S.; BOMFIM, G. F.;ROCHA, J. L. C.. Confrei (Symphytum officinales L): Uma revisão sobre os aspectos farmacológicos e toxicológicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Joel Galvão Peixoto Neto

H.N. Brandão;ROCHA, J. L. C.; GUEDES, A. S.. Análise fitoquímica e atividade biológica de Polygalas ocorrentes no semi-árido baiano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Angélica Maria Lucchese

ANDRADE, B. S.; BOTURA, M. B.;Lucchese, Angélica M.. Caracterização química e atividades biológicas in vitro e in silico de extratos e substâncias isoladas de Asemeteia ovata (Polygalaceae). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Mariana Borges Botura

LUCCHESE, A. M.;Botura, M.B.; ANDRADE, B. S.. Caracterização química e atividades biológicas in vitro e in silico de extratos e substâncias isoladas de Asemia ovata (Polygalaceae). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Alex Gutterres Taranto

Brandão, H. N.; Trossini, G.; do Vale, A. E.;Taranto, Alex Gutterres; de Paula, V. F. Caracterização Química e Atividade Biológicas in vitro e in silico de Asemeia ovata (Polygalaceae). 2016. Tese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Ademir Evangelista do Vale

Vale, A. E.; Brandão, H. N.; TROSSINI, G. H. G.; TARANTO, A. G.; PAULA, V. F.. Caracterização quimica e atividades biologicas in vitro e in silico de Asemeia ovata. 2016. Tese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Hugo Neves Brandão

BRANDAO, H. N.DAVID, Juceni Pereira de LimaDAVID, Jorge M.. Determinação quantitativa por CLAE-DAD de salicilato de metila e atividade antinociceptiva em espécies do gênero Polygala (Polygalaceae) ocorrentes no semiárido e cultivadas. 2012. Dissertação (Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Hugo Neves Brandão

BRANDÃO, HUGO NEVES; TROSSINI, G. H. G.; TARANTO, A. G.; VALE, Ademir Evangelista Do; PAULA, V. F.. CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS IN VITRO E IN SILICO DE ASEMEIA OVATA (POLYGALACEAE). 2016. Tese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Hugo Neves Brandão

BRANDAO, H. N.DAVID, Juceni Pereira de Lima; BRANCO, C. C.. VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA QUANTIFICAÇÃO DE SALICILATO DE METILA POR CLAE-DAD EM POLYGALA DECUMBENS (POLYGALACEAE) OCORRENTE NA CAATINGA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rosana Gomes Ribeiro

Avaliação das plantas medicinais utilizadas pela população do bairro Alberto Passos no município de Cruz das Almas - Bahia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: José Luiz Carneiro da Rocha;

Aline Menezes Lopes

Confrei (Symphytum officinales L): Uma revisão sobre os aspectos farmacológicos e toxicológicos; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: José Luiz Carneiro da Rocha;

Marcos Emanuel Dantas de Brito

Estudo sobre potencial antioxidante dos extratos obtidos da Jurema preta - Mimosa tenuiflora (Wild); ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: José Luiz Carneiro da Rocha;

Joaquim Inacio de Sousa Di Domenico

Análise da qualidade do fumo em corda comercializado no Recôncavo Baiano; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: José Luiz Carneiro da Rocha;

Caroline Issler Rodrigues

DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE FENÓLICOS EM EXTRATOS DE Vitis spp; POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS (CLAE-DAD); ; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: José Luiz Carneiro da Rocha;

Dayse Alessandra Almeida Silva

Análise quantitativa de flavonoides em Vernonia condensata por cromatografia a líquidos de alta eficiência (CLAE); 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: José Luiz Carneiro da Rocha;

Maiane dos Santos Neves

Estudo fitoquímico e avaliação de atividades biológicas de Mimosa tenuiflora (Willd) Poiret; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: José Luiz Carneiro da Rocha;

Carina Alvim Reis Souza

Otimização de técnicas de extração de salicilato de metila em Polygala decumbens (Polygalaceae), ocorrente no semi-árido baiano; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: José Luiz Carneiro da Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Manoelito Coelho dos Santos Junior

2017; Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Manoelito Coelho dos Santos Junior;

Alexsandro Branco

Estudo químico de espécies de Ficus do semi-árido; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alexsandro Branco;

Clayton Queiróz Alves

Caracterização Química e Atividades Biológicas in vitro e in silico de Asemeia ovata (Poligalaceae); 2016; Tese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Coorientador: Clayton Queiroz Alves;

Lenaldo Muniz de Oliveira

Determinação quantitativa por CLAE-DAD de salicilato de metila e atividade antinociceptiva em espécies do gênero Polygala (Polygalaceae) ocorrentes no semiárido e cultivadas; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Lenaldo Muniz de Oliveira;

Hugo Neves Brandão

Determinação quantitativa por CLAE-DAD de salicilato de metila e atividade antinociceptiva em espécies do gênero Polygala (Polygalaceae) ocorrentes no semiárido e cultivadas; 2012; Dissertação (Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hugo Neves Brandao;

Hugo Neves Brandão

CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS IN VITRO E IN SILICO DE ASEMEIA OVATA (POLYGALACEAE); 2016; Tese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Hugo Neves Brandao;

Hugo Neves Brandão

VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA QUANTIFICAÇÃO DE SALICILATO DE METILA POR CLAE-DAD EM POLYGALA DECUMBENS (POLYGALACEAE) OCORRENTE NA CAATINGA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Hugo Neves Brandao;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DA ROCHA, JOSÉ LUIZ CARNEIRO ; DA SILVA, DANIELLE FIGUERÊDO ; DE SANTANA, ANNE RAMOS ; DA COSTA, DIEGO MOTA ; PASTORE, JOSÉ FLORIANO BARÊA ; ALVES, CLAYTON QUEIROZ ; SANTOS JUNIOR, MANOELITO COELHO SANTOS ; BRANDÃO, HUGO NEVES . Asemeia ovata (Polygalaceae): Quantitative determination and evaluation in silico of identified substances by HPLC-DAD. COMPUTATIONAL BIOLOGY AND CHEMISTRY , v. 75, p. 65-73, 2018.

  • DEVEQUI-NUNES, DANIELLE ; MACHADO, BRUNA APARECIDA SOUZA ; BARRETO, GABRIELE DE ABREU ; REBOUÇAS SILVA, JÉSSICA ; DA SILVA, DANIELLE FIGUERÊDO ; DA ROCHA, JOSÉ LUIZ CARNEIRO ; BRANDÃO, HUGO NEVES ; BORGES, VALÉRIA M. ; UMSZA-GUEZ, MARCELO ANDRES . Chemical characterization and biological activity of six different extracts of propolis through conventional methods and supercritical extraction. PLoS One , v. 13, p. e0207676, 2018.

  • MACHADO, BRUNA APARECIDA SOUZA ; SILVA, REJANE PINA DANTAS ; BARRETO, GABRIELE DE ABREU ; COSTA, SAMANTHA SERRA ; SILVA, DANIELLE FIGUERÊDO DA ; BRANDÃO, HUGO NEVES ; ROCHA, JOSÉ LUIZ CARNEIRO DA ; DELLAGOSTIN, ODIR ANTÔNIO ; HENRIQUES, JOÃO ANTÔNIO PEGAS ; UMSZA-GUEZ, MARCELO ANDRES ; PADILHA, FRANCINE FERREIRA . Chemical Composition and Biological Activity of Extracts Obtained by Supercritical Extraction and Ethanolic Extraction of Brown, Green and Red Propolis Derived from Different Geographic Regions in Brazil. Plos One , v. 11, p. e0145954, 2016.

  • MACHADO, BRUNA APARECIDA SOUZA ; BARRETO, GABRIELE DE ABREU ; COSTA, ALINE SILVA ; COSTA, SAMANTHA SERRA ; SILVA, REJANE PINA DANTAS ; DA SILVA, DANIELLE FIGUERÊDO ; BRANDÃO, HUGO NEVES ; DA ROCHA, JOSÉ LUIZ CARNEIRO ; NUNES, SILMAR BAPTISTA ; UMSZA-GUEZ, MARCELO ANDRES ; PADILHA, FRANCINE FERREIRA . Determination of Parameters for the Supercritical Extraction of Antioxidant Compounds from Green Propolis Using Carbon Dioxide and Ethanol as Co-Solvent. Plos One , v. 10, p. e0134489, 2015.

  • ROCHA, JOSÉ L. C. DA ; PASTORE, JOSÉ F. B. ; BRANDÃO, HUGO N. ; AZEREDO, ANTONIO ; DAVID, JUCENI P. ; SANTOS, EDLENE O. DOS ; DAVID, JORGE M. . Quantificação de salicilato de metila em quatro gêneros de polygalaceae, por CLAE-DAD. Química Nova (Impresso) , v. 35, p. 2263-2266, 2012.

  • SANTANA, A. R. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; JESUS, O. N. . AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO DE HÍBRIDO PROVENIENTE DO CRUZAMENTO DE !''#$%&!'&!()*%'! e !''#$%&!'*+(,&%-!.! (PASSIFLORACEAE) POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. INFARMA Ciências Farmacêuticas, p. 135 - 135, 03 jun. 2015.

  • NEVES, M. S. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão . AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO DE'/#*%'!'.)-+#$%&! (WILLD.) POIRET POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. INFARMA Ciências Farmacêuticas, p. 135 - 135, 03 jun. 2015.

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; BARRETO, G. A. ; COSTA, A. S. ; MACHADO, B. A. S. ; SILVA, F. F. ; H.N. Brandão . VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA PARA QUANTIFICAÇÃO DE ÁCIDO P-CUMÁRICO E ARTEPELIN C EM EXTRATOS DE PRÓPOLIS POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. INFARMA Ciências Farmacêuticas, p. 197 - 197, 03 jun. 2015.

  • SILVA, D. F. ; SANTANA, A. R. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão . ANÁLISE DO PERFIL CROMATOGRÁFICO DE EXTRATOS DE Polygala boliviensis (POLYGALACEAE) POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. INFARMA Ciências Farmacêuticas, p. 110 - 110, 03 jun. 2015.

  • D. A. A. Silva ; SOUZA, J. L. ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; H.N. Brandão . ANÁLISE DO PERFIL QUÍMICO DE FOLHAS E FRUTOS DE Physalis angulata (SOLANACEAE) CULTIVADAS EM FEIRA DE SANTANA-BAHIA POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA ACOPLADA A DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. INFARMA Ciências Farmacêuticas, p. 111 - 111, 03 jun. 2015.

  • SOUZA, J. L. ; D. A. A. Silva ; SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; H.N. Brandão . ESTUDO DA CITOTOXICIDADE FRENTE À Artemia salina DO EXTRATO ETANÓLICO DAS FOLHAS DE Physalis angulata (SOLANACEAE. INFARMA Ciências Farmacêuticas, p. 164 - 164, 03 jun. 2015.

  • SOUZA, J. L. ; D. A. A. Silva ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; H.N. Brandão . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E QUANTIFICAÇÃO DE FLAVONOIDES EM EXTRATOS ETANÓLICOS DO CAULE, FOLHAS E FRUTOS DE Physalis angulata (Solanaceae). INFARMA Ciências Farmacêuticas, p. 127 - 127, 03 jun. 2015.

  • ROCHA, J. L. C. ; SANTANA, A. R. ; SILVA, D. F. ; H.N. Brandão . AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO DE Asemeia ovata (POLYGALACEAE) POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. INFARMA Ciências Farmacêuticas, p. 134 - 134, 03 jun. 2015.

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; P. P. Costa ; H.N. Brandão ; C. Q. Alves . ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DOS EXTRATOS E FRAÇÕES DE Polygala boliviensis. In: I WORKSHOP INTERNACIONAL: POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE ESPÉCIES VEGETAIS E DE MICROORGANISMOS, 2015, Cruz das Almas. I WORKSHOP INTERNACIONAL: POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE ESPÉCIES VEGETAIS E DE MICROORGANISMOS, 2015.

  • ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, I. K. ; SILVA, D. F. ; SANTANA, A. R. ; C. Q. Alves ; H.N. Brandão . CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE EXTRATOS DE ASEMEIA OVATA (POLYGALACEAE). In: I WORKSHOP INTERNACIONAL: POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE ESPÉCIES VEGETAIS E DE MICROORGANISMOS, 2015, Cruz das Almas. I WORKSHOP INTERNACIONAL: POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE ESPÉCIES VEGETAIS E DE MICROORGANISMOS, 2015.

  • NEVES, M. S. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão . QUANTIFICAÇÃO DO TEOR DE CATEQUINA E EPICATEQUINA DO EXTRATO ACETATO DE ETILA DA CASCA DA RAÍZ DA Mimosa tenuiflora (WILLD.) POIRET POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS (CLAE-DAD). In: I WORKSHOP INTERNACIONAL: POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE ESPÉCIES VEGETAIS E DE MICROORGANISMOS, 2015, Cruz das Almas. I WORKSHOP INTERNACIONAL: POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE ESPÉCIES VEGETAIS E DE MICROORGANISMOS, 2015.

  • SOUZA, J. L. ; D. A. A. Silva ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; H.N. Brandão ; NASCIMENTO, M. N. . ANÁLISE DE ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM EXTRATOS METANÓLICOS DE FOLHAS DE Physalis angulata SUBMETIDAS A TRATAMENTO COM NIM.. In: I WORKSHOP INTERNACIONAL: POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE ESPÉCIES VEGETAIS E DE MICROORGANISMOS, 2015, Cruz das Almas. I WORKSHOP INTERNACIONAL: POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE ESPÉCIES VEGETAIS E DE MICROORGANISMOS, 2015.

  • RODRIGUES, C. I. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; MACHADO, B. A. S. ; AGUIAR, R. M. ; SILVA, C. A. B. C. . DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE (+)-CATEQUINA EM EXTRATOS DE Vitis SPP. POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS (CLAE-DAD). In: I Workshop Internacional Potencial Biotecnológico de espécies vegetais e de microorganismos, 2015, Cruz das Almas. I WORKSHOP INTERNACIONAL: POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE ESPÉCIES VEGETAIS E DE MICROORGANISMOS, 2015.

  • ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; D. A. A. Silva ; M. P. L. da Silva ; F. da Silva . VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA QUANTIFICAÇÃO DE AZADIRACTINA EM FOLHAS E FRUTOS DE Azadirachta indica POR CLAE-DAD. In: XVII SEMIC - Seminário de Iniciação CIentífica da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2013, Feira de Santana. Anais do XVII SEMIC, 2013.

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, JOSÉ L. C. DA ; H.N. Brandão . Estudo biomonitorado através da atividade citotóxica das sub-frações do extrato clorofórmico de Polygala sp.. In: XVII SEMIC - Seminário de Iniciação CIentífica da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2013, Feira de Santana. Anais do XVII SEMIC, 2013.

  • H.N. Brandão ; SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. . Avaliação da Toxicidade Aguda de Polygala sp. Candidata a Produtos Fitoterapêuticos. In: XV Seminário de Iniciação Científica da UEFS, 2011, Feira de Santana. Anais do XV SEMIC, 2011.

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; C. Q. Alves . ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE AURAPTENO EM Polygala boliviensis. In: VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016, Itajaí. Anais do VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016.

  • SANTANA, A. R. ; ROCHA, J. L. C. ; C. Q. Alves ; H.N. Brandão ; JESUS, O. N. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE in vitro EM EXTRATOS DE FOLHAS DE HIBRIDO DE Passiflora. In: VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016, Itajaí. Anais do VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016.

  • RODRIGUES, C. I. ; PAIXAO, J. A. ; COSTA, D. M. ; SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; C. Q. Alves . AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE ANTICOLINESTERÁSICA EM EXTRATOS DE 21 ACESSOS DE BROMELIACEAE. In: VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016, Itajaí. Anais do VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016.

  • COSTA, D. M. ; PAIXAO, J. A. ; SOUZA, J. L. ; H.N. Brandão ; SOUZA, F. V. D. ; SOUZA, E. H. ; RODRIGUES, C. I. ; ROCHA, J. L. C. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE in vitro BGA-739 DE Ananas comosus variação erectifolius (BROMELIACEAE). In: VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016, Itajaí. Anais do VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016.

  • SANTANA, A. R. ; ROCHA, J. L. C. ; C. Q. Alves ; JESUS, O. N. ; H.N. Brandão . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANSIOLÍTICA IN VIVO EM FOLHAS DE HÍBRIDO DE Passiflora ATRAVÉS DO TESTE DE ESCONDER ESFERAS. In: VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016, Itajaí. Anais do VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016.

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão . LETALIDADE FRENTE À Artemia salina DAS FRAÇÕES EM CLOROFÓRMIO DE Polygala boliviensis. In: VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016, Itajaí. Anais do VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016.

  • COSTA, D. M. ; PAIXAO, J. A. ; H.N. Brandão ; SOUZA, F. V. D. ; SOUZA, E. H. ; RODRIGUES, C. I. ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. A. R. . LETALIDADE FRENTE À Artemia salina DO ACESSO BGA-804 DE Ananas comosus var erectifolius. In: VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016, Itajaí. Anais do VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016.

  • RODRIGUES, C. I. ; ROCHA, J. L. C. ; COSTA, D. M. ; H.N. Brandão ; MACHADO, B. A. S. ; OLIVEIRA, R. S. ; SILVA, C. A. B. C. . VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE FENÓLICOS EM EXTRATOS DE Vitis spp. POR CLAE-DAD. In: VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016, Itajaí. Anais do VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais, 2016.

  • ROCHA, J. L. C. ; SILVA, D. F. ; SANTANA, A. R. ; C. Q. Alves ; H.N. Brandão . DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE ÁCIDOS FENÓLICOS E FLAVONOIDES IDENTIFICADAS EM Asemeia ovata (POLYGALACEAE).. In: 10º Simpósio de Recursos Genéticos para América Latina e Caribe, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 10º Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latina e o Caribe, 2015.

  • SANTANA, A. R. ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, I. K. ; CARNEIRO, P. V. S. ; C. Q. Alves ; H.N. Brandão . QUANTIFICAÇÃO DE FLAVONOIDES E FENÓLICOS TOTAIS EM EXTRATOS DE FOLHA DE Passiflora racemosa, Passiflora mucronata E HÍBRIDO (PASSIFLORACEAE).. In: 10º Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latine e Caribe, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 10º Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latina e o Caribe, 2015.

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; PAIXAO, J. A. ; SOUZA, J. L. ; C. Q. Alves ; H.N. Brandão . Avaliação da inibição da acetilcolinesterase por extratos e frações de Polygala boliviensis.. In: X Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, 2015, Juazeiro. Anais do X Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, 2015.

  • SOUZA, J. L. ; D. A. A. Silva ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; BRANDÃO, HUGO N. . Avaliação da atividade antioxidante e quantificação de flavonoides em extratos etanólicos do caule, folhas e frutos de Physalis angulata (Solanaceae). In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais, 2014, Ilhéus. Resumos de Trabalho, 2014.

  • SOUZA, J. L. ; D. A. A. Silva ; SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; BRANDÃO, HUGO N. . Estudo da citotoxicidade frente à Artemia salina do extrato etanólico das folhas de Physalis angulata (Solanaceae). In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais, 2014, Ilhéus. Resumos de Trabalho, 2014.

  • ROCHA, J. L. C. ; SANTANA, A. R. ; SILVA, D. F. ; BRANDÃO, HUGO N. . Avaliação do perfil químico de Asemeia ovata (Polygalaceae) por cromatografia a líquidos de alta eficiência com detector de arranjos de diodos. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais, 2014, Ilhéus. Resumos de Trabalho, 2014.

  • D. A. A. Silva ; SOUZA, J. L. ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; BRANDÃO, HUGO N. . ANÁLISE DO PERFIL QUÍMICO DE FOLHAS E FRUTOS DE Physalis angulata (SOLANACEAE) CULTIVADAS EM FEIRA DE SANTANA-BAHIA POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA ACOPLADA A DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS.. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais, 2014, Ilhéus. Resumos de Trabalho, 2014.

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; SANTANA, A. R. ; BRANDÃO, HUGO N. . ANÁLISE DO PERFIL CROMATOGRÁFICO DE EXTRATOS DE Polygala boliviensis (POLYGALACEAE) POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais, 2014, Ilhéus. Resumos de Trabalho, 2014.

  • NEVES, M. S. ; ROCHA, J. L. C. ; BRANDÃO, HUGO N. . AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO DE Mimosa tenuiflora (WILLD.) POIRET POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais, 2014, Ilhéus. Resumos de Trabalho, 2014.

  • SANTANA, A. R. ; ROCHA, J. L. C. ; BRANDÃO, HUGO N. . AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO DE HIBRIDO PROVENIENTE DO CRUZAMENTO DE Passiflora racemosa e Passiflora muchronata (PASSIFLORACEAE) POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais, 2014, Ilhéus. Resumos de Trabalho.

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; BRANDÃO, HUGO N. ; OLIVEIRA, L. M. ; SILVA, M. L. . Validação de método para quantificação de emetina em extratos de raízes de Psycotria ipecacuanha (Brot.) Stokes (Rubiaceae) por CLAE-DAD. In: 5° Worshop de Quimiometria, 2014, Arembepe. Anais do 5° Workshop de Quimiometria, 2014.

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; BARRETO, G. A. ; COSTA, A. S. ; MACHADO, B. A. S. ; SILVA, F. F. ; BRANDÃO, HUGO N. . Validação de metodologia para quantificação de ácido p-cumárico e artepelin C em extratos de própolis por cromatografia a líquidos de alta eficiência com detector de arranjo de diodos. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais, 2014, Ilhéus. Resumos de Trabalho, 2014.

  • ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; SILVA, D. F. ; LIMA, F. O. . Avaliação da atividade antinociceptiva e toxicidade aguda do extrato metanólico da Polygala boliviensis. In: IX Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, 2013, Goiânia. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, 2013.

  • ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, R. F. A. ; SANTOS, M. S. ; SILVA, D. F. ; H.N. Brandão ; VILLARREAL, C. F. ; LIMA, F. O. . Antinociceptive and Anti-inflammatory activities of the Polygala boliviensis extract. In: 4 Brazilian Conference on Natural Products, 2013, Natal. Anais do 4 Brazilian Conference on Natural Products, 2013.

  • ROCHA, J. L. C. ; SILVA, G. C. ; COSTA, M. F. ; H.N. Brandão . Fitocompostos inseticidas e repelentes como alternativa para o controle de insetos: uma revisão. In: III Simpósio de plantas medicinais de Vale do São Francisco, 2011, Juazeiro. III Simpósio de plantas medicinais do Vale do São Francisco - Anais de resumos, 2011.

  • SILVA, D. F. ; PEIXOTO NETO, J. G. ; ROCHA, J. L. C. ; NEVES, M. S. ; H.N. Brandão . Triagem fitoquímica e atividade biológica de Polygala boliviensis. In: III Simpósio de plantas medicinais do Vale do São Francisco, 2011, Juazeiro. III Simpósio de plantas medicinais do Vale do São Francisco - Anais de resumos, 2011.

  • H.N. Brandão ; ROCHA, J. L. C. ; A. Azeredo ; J. F. B. Pastore . QUANTIFICAÇÃO DE SALICILATO DE METILA POR CLAE-DAD EM POLYGALA DECUMBENS (POLYGALACEAE) OCORRENTE NO SEMIÁRIDO BAIANO. In: XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010, João Pessoa. Anais do XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010.

  • ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; A. Azeredo ; J. F. B. Pastore . VALIDATION OF ANALYTICAL METHODOLOGY FOR QUANTIFICATION OF METHYL SALICYLATE BY HPLC-DAD IN Polygala decumbens (POLYGALACEAE) OCCURENT IN THE CAATINGA. In: 2nd Brazilian Conference on Natural Products and XXVIII Annual Meeting on Micromolecular Evolution, Systematics and Ecology, 2009, São Pedro. 2nd Brazilian Conference on Natural Products and XXVIII Annual MEeting on Micromolecular Evolution, Systematics and Ecology, 2009.

  • ROCHA, J. L. C. ; Branco, Alexsandro. . Prospecção de flavoalcalóides em raízes de Ficus. In: II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, X Seminário de Iniciação Científica, VI Seminário do Programa Institucional Bolsa Extensão, 2006, Feira de santana. Anais. Feira de Santana: Gráfica Clínica dos Livros, 2006. p. 1-295.

  • ROCHA, J. L. C. ; CALUMBY, R. F. A. T. ; SILVA, D. F. ; BRANDAO, H. N. ; VILLARREAL, C. F. ; LIMA, F. O. . Evaluation of biological activity of Polygala boliviensis in experimental models. Iranian Journal of Pharmaceutical Research , 2017.

  • ROCHA, J. L. C. . Metodologia Científica: Produções de textos científicos; artigo e relatórios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, J. L. C. . Uso de animais na pesquisa científica e modelos in vitro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão . LETALIDADE FRENTE À Artemia salina DAS FRAÇÕES EM CLOROFÓRMIO DE Polygala boliviensis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, C. I. ; ROCHA, J. L. C. ; COSTA, D. M. ; H.N. Brandão ; MACHADO, B. A. S. ; OLIVEIRA, R. S. ; SILVA, C. A. B. C. . VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE FENÓLICOS EM EXTRATOS DE Vitis spp. POR CLAE-DAD. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, D. M. ; PAIXAO, J. A. ; H.N. Brandão ; SOUZA, F. V. D. ; SOUZA, E. H. ; RODRIGUES, C. I. ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. A. R. . LETALIDADE FRENTE À Artemia salina DO ACESSO BGA-804 DE Ananas comosus var erectifolius. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTANA, A. R. ; ROCHA, J. L. C. ; C. Q. Alves ; JESUS, O. N. ; H.N. Brandão . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANSIOLÍTICA IN VIVO EM FOLHAS DE HÍBRIDO DE Passiflora ATRAVÉS DO TESTE DE ESCONDER ESFERAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, D. M. ; PAIXAO, J. A. ; SOUZA, J. L. ; H.N. Brandão ; SOUZA, F. V. D. ; SOUZA, E. H. ; RODRIGUES, C. I. ; ROCHA, J. L. C. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE in vitro BGA-739 DE Ananas comosus variação erectifolius (BROMELIACEAE). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, C. I. ; PAIXAO, J. A. ; COSTA, D. M. ; SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; C. Q. Alves . AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE ANTICOLINESTERÁSICA EM EXTRATOS DE 21 ACESSOS DE BROMELIACEAE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTANA, A. R. ; ROCHA, J. L. C. ; C. Q. Alves ; JESUS, O. N. ; H.N. Brandão . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE in vitro EM EXTRATOS DE FOLHAS DE HIBRIDO DE Passiflora. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; C. Q. Alves . ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE AURAPTENO EM Polygala boliviensis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NEVES, M. S. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão . QUANTIFICAÇÃO DO TEOR DE CATEQUINA E EPICATEQUINA DO EXTRATO ACETATO DE ETILA DA CASCA DA RAÍZ DA Mimosa tenuiflora (WILLD.) POIRET POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS (CLAE-DAD). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, J. L. C. ; I. K. P. de Oliveira ; SILVA, D. F. ; SANTANA, A. R. ; C. Q. Alves ; H.N. Brandão . CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE EXTRATOS DE ASEMEIA OVATA (POLYGALACEAE). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; P. P. Costa ; H.N. Brandão ; C. Q. Alves . ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DOS EXTRATOS E FRAÇÕES DE Polygala boliviensis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, J. L. ; D. A. A. Silva ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; H.N. Brandão ; NASCIMENTO, M. N. . ANÁLISE DE ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM EXTRATOS METANÓLICOS DE FOLHAS DE Physalis angulata SUBMETIDAS A TRATAMENTO COM NIM.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, J. L. C. ; SILVA, D. F. ; SANTANA, A. R. ; C. Q. Alves ; H.N. Brandão . DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE ÁCIDOS FENÓLICOS E FLAVONOIDES IDENTIFICADAS EM Asemeia ovata (POLYGALACEAE).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTANA, A. R. ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, I. K. ; CARNEIRO, P. V. S. ; C. Q. Alves ; H.N. Brandão . QUANTIFICAÇÃO DE FLAVONOIDES E FENÓLICOS TOTAIS EM EXTRATOS DE FOLHA DE Passiflora racemosa, Passiflora mucronata E HÍBRIDO (PASSIFLORACEAE).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; PAIXAO, J. A. ; SOUZA, J. L. ; C. Q. Alves ; H.N. Brandão . Avaliação da inibição da acetilcolinesterase por extratos e frações de Polygala boliviensis.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, C. I. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; MACHADO, B. A. S. ; OLIVEIRA, R. S. ; SILVA, C. A. B. C. . DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE (+)-CATEQUINA EM EXTRATOS DE Vitis SPP. POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS (CLAE-DAD). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • G. dos S. Andrade ; C. Q. Alves ; H.N. Brandão ; ROCHA, J. L. C. . ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DE FENÓLICOS TOTAIS DE POLYGALA DECUMBENS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, I. K. ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, A. T. S. M. ; H.N. Brandão ; C. Q. Alves . Avaliação de fenólicos totais e atividade antioxidante de Asemeia ovata. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, J. L. C. ; G. dos S. Andrade ; SILVA, D. F. ; C. Q. Alves ; H.N. Brandão . Estudo da citotoxicidade e da atividade anticolinesterásica de Asemeia ovata. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, J. L. ; D. A. A. Silva ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; H.N. Brandão . Avaliação da atividade antioxidante e quantificação de flavonoides em extratos etanólicos do caule, folhas e frutos de Physalis angulata (Solanaceae). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, J. L. ; D. A. A. Silva ; SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; H.N. Brandão . Estudo da citotoxicidade frente à Artemia salina do extrato etanólico das folhas de Physalis angulata (Solanaceae). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, J. L. C. ; SANTANA, A. R. ; SILVA, D. F. ; H.N. Brandão . Avaliação do perfil químico de Asemeia ovata (Polygalaceae) por Cromatografia a líquidos de Alta Eficiência com detector de arranjo de diodos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, D. F. ; SANTANA, A. R. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão . ANÁLISE DO PERFIL CROMATOGRÁFICO DE EXTRATOS DE Polygala boliviensis (POLYGALACEAE) POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTANA, A. R. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão . AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO DE HIBRIDO PROVENIENTE DO CRUZAMENTO DE Passiflora racemosa e Passiflora muchronata (PASSIFLORACEAE) POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NEVES, M. S. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão . AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO DE Mimosa tenuiflora (WILLD.) POIRET POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA COM DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • D. A. A. Silva ; SOUZA, J. L. ; ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; H.N. Brandão . ANÁLISE DO PERFIL QUÍMICO DE FOLHAS E FRUTOS DE Physalis angulata (SOLANACEAE) CULTIVADAS EM FEIRA DE SANTANA-BAHIA POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDOS DE ALTA EFICIÊNCIA ACOPLADA A DETECTOR DE ARRANJO DE DIODOS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, I. K. ; C. Q. Alves ; ROCHA, J. L. C. ; NEVES, M. S. ; H.N. Brandão . AVALIAÇÃO DO TEOR DE FLAVONOIDES, FENÓLICOS TOTAIS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM ASEMEIA OVATA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; SANTANA, A. R. ; C. Q. Alves ; H.N. Brandão . Avaliação das atividades citotóxica e anticolinesterásica de Polygala boliviensis A. W. Benn. (Polygalaceae). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; SILVA, M. L. ; OLIVEIRA, L. M. ; H.N. Brandão . Validação de método para quantificação de emetina em extratos de raízes de Psycotria ipecacuanha (Brot.) Stokes (Rubiaceae) por CLAE-DAD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; BARRETO, G. A. ; COSTA, A. S. ; MACHADO, B. A. S. ; SILVA, F. F. ; H.N. Brandão . Validação de metodologia para a quantificação de ácido p-cumárico e artepelin C em extratos de própolis por cromatografia a líquidos de alta eficiência com detector de arranjo de diodos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, J. L. C. ; OLIVEIRA, R. F. A. ; SANTOS, M. S. ; SILVA, D. F. ; H.N. Brandão ; VILLARREAL, C. F. ; LIMA, F. O. . Antinociceptive and Anti-inflamatory activities of the Polygala boliviensis extract. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; SILVA, D. F. ; LIMA, F. O. . Avaliação da atividade antinociceptiva e toxicidade aguda do extrato metanólico da Polygala boliviensis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão . Estudo biomonitorado através da atividade citotóxica das sub-frações do extrato clorofórmico de Polygala sp.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; D. A. A. Silva ; M. P. L. da Silva ; F. da Silva . VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA QUANTIFICAÇÃO DE AZADIRACTINA EM FOLHAS E FRUTOS DE Azadirachta indica POR CLAE-DAD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; SILVA, D. F. ; NEVES, M. S. . Avaliação da atividade antioxidante da casca da raiz de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir por CLAE-DAD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; J. F. B. Pastore ; A. Azeredo ; SILVA, D. F. . Detection and qauntification of methyl salicylate based on CLAE-DAD on Polygalaceae from brazilian sami-arid. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, J. L. C. ; SILVA, G. C. ; COSTA, M. F. ; H.N. Brandão . Fitocompostos inseticidas e repelents como alternativa para o controle de insetos: uma revisão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, D. F. ; ROCHA, J. L. C. ; J. F. B. Pastore ; A. Azeredo ; H.N. Brandão . Evaluation of acute toxicity of Polygala boliviensis (Polygalaceae). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, D. F. ; PEIXOTO NETO, J. G. ; ROCHA, J. L. C. ; NEVES, M. S. ; H.N. Brandão . Triagem fitoquímica e atividade biológica de Polygala boliviensis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, D. F. ; H.N. Brandão ; ROCHA, J. L. C. . Avaliação da toxicidade aguda de Polygala sp. candidata a produtos fitoterapêuticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • H.N. Brandão ; ROCHA, J. L. C. ; A. Azeredo ; J. F. B. Pastore . QUANTIFICAÇÃO DE SALICILATO DE METILA POR CLAE-DAD EM POLYGALA DECUMBENS (POLYGALACEAE) OCORRENTE NO SEMIÁRIDO BAIANO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, J. L. C. ; H.N. Brandão ; A. Azeredo ; J. F. B. Pastore . VALIDATION OF ANALYTICAL METHODOLOGY FOR QUANTIFICATION OF METHYL SALICYLATE BY HIGH PERFORMANCE LIQUID CHROMATOGRAPHY WITH DIODE ARRAY DETECTOR (HPLC-DAD) IN POLYGALA DECUMBENS (POLYGALACEAE) OCCURRENT IN THE CAATINGA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, J. L. C. ; Branco, Alexsandro. . Prospecção de flavoalcalóides em raizes de ficus. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROCHA, J. L. C. . Metodologia Científica: Produções de Textos científicos, artigos e relatórios. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E TESTES DE ATIVIDADE BIOLÓGICA IN VITRO DE ESPÉCIES DE BROMELIACEAE, Descrição: Estudos fitoquímicos associados a ensaios biológicos representam uma abordagem complementar na descoberta de novos medicamentos e para o aproveitamento racional de elementos de nossa biodiversidade, tendo em vista que a variedade de plantas reflete a diversidade dos seus metabólitos secundários e concomitantemente no potencial terapêutico. O Brasil é fonte inestimável de recursos naturais para obtenção de medicamentos, contudo as espécies nativas têm sido pouco estudadas quanto ao potencial farmacológico. O presente estudo tem como tema a caracterização química e testes de atividade biológica in vitro de espécies de Bromeliaceae. A família Bromeliaceae inclui aproximadamente 57 gêneros e cerca de 3.000 espécies, que são divididas em subfamílias: Pitcairnioideae, Bromelioideae e Tillandsioideae. O Brasil abriga cerca de 40% do total de espécies das Bromeliaceae, sendo 40 gêneros registrados no território nacional. A espécie mais conhecida é o Ananas comosus, chamada de abacaxi, e é uma das frutas tropicais mais comuns do mundo. Popularmente, algumas das plantas desta família são utilizadas para tratamento de diversas afecções, como: bronquites, aftas, tosses e inflamações em geral. Existem relatos da presença metabólitos secundários como: triterpenos, esteroides, flavonoides, gliceróis, derivados do ácido cinamico, entre outros. Tal estudo terá como objetivo conhecer a composição química e as atividades biológicas de espécies de Bromeliaceae utilizando diferentes extratos, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) que conta com uma gama de espécies, variedades e híbridos de bromeliáceas, em seu Banco Ativo de Germoplasma (BAG). As folhas dos espécimes coletadas serão secas, moídas e submetidas ao procedimento de extração por maceração, no qual será realizada uma pré-seleção via screening, com a finalidade de obter espécies com possíveis atividades biológicas. Posteriormente serão coletadas os espécimes selecionadas, e estes serão submetidos a nova secagem, moagem e maceração com metanol. O extrato metanólico obtido será particionado em funil de separação entre Hexano:MeOH/H2O, CHCl3:MeOH/H2O e AcOEt:H2O para a obtenção dos extratos hexânico, clorofómico e acetato de etila. Os extratos serão purificados por cromatografia em coluna contendo gel de sílica 60, utilizando como eluentes misturas adequadas de Hex, AcOEt e metanol em ordem crescente de polaridade e por cromatografia por exclusão, utilizando Sephadex® LH20 e eluição com metanol. As determinações e as identificações estruturais serão realizadas utilizando métodos espectroscópicos e espectrométricos, tais como, IV, UV, EM e RMN de 1H e de 13C (mono e bidimensionais). Os extratos brutos, suas frações semi-purificadas e substâncias puras serão avaliados nos testes de: Atividade inibidora da acetilcolinesterase; Toxicidade frente a Artemia salina; Teste de seqüestro do radical DPPH; Inibição da Autooxidação do -caroteno.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Luiz Carneiro da Rocha - Integrante / Daniele Figueredo da Silva - Integrante / BRANDÃO, HUGO N. - Coordenador / DAVID, JUCENI P. - Integrante / DAVID, JORGE M. - Integrante / Clayton Queiroz Alves - Integrante / Anne Ramos de Santana - Integrante / Fernanda Vidigal Duarte Souza - Integrante / Ana Flávia Trabuco Duarte - Integrante / Juliana Azevedo da Paixão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO IN SILICO DA ATIVIDADE ANSIOLÍTICA DE PASSIFLORA SPP., Descrição: O uso de plantas medicinais é uma das formas mais antigas para tratamento, cura e prevenção de doenças. Grande parte da população de países em desenvolvimento fazem uso de plantas medicinais para tratamento dessas patologias. Um dos gêneros que se destaca dentre as plantas medicinais é o gênero Passiflora, estando entre um dos mais empregados para o tratamento de distúrbios de ansiedade, sendo a espécie Passiflora incarnata a mais requisitada, onde estudos comprovam sua atividade ansiolítica por ação de flavonoides e alcaloides que atuam no sistema nervoso central. Esse gênero é pertencente a família Passifloraceae, e possui cerca de 400 espécies catalogadas. No banco de germoplasma da Embrapa tem-se conhecimento de 57 espécies e 599 acessos, a maioria deles não caracterizadas quimicamente quanto à sua composição fitoquímica e sua possível ação biológica. Dessa maneira, o presente trabalho tem como temática Caracterização química e avaliação in silico da atividade ansiolítca de Passiflora spp., e possui como objetivo principal Caracterizar de forma química, através de técnicas de isolamento e identificação, espécies de Passiflora, e avaliar a atividade in silico a ação ansiolítica de Passiflora ssp. Para tanto serão fornecidas pela Embrapa uma quantidade de aproximadamente 3 Kg de folhas das espécies coletadas de acordo com sua sazonalidade e disponibilidade. As folhas selecionadas preferencialmente serão folhas de acessos que não sofram processo de contaminação por fungos, bactérias ou parasitas. Essas folhas passarão por processo de secagem em estufa por 7 dias a 40° C até peso constante, e processo de moagem em macromoinho, obtendo-se um pó. O extrato bruto metanólico será preparado por 3 macerações com metanol por 72 h cada. Desse extrato serão obtidas partições realizadas com solventes de diferentes polaridades. A partir desses extratos serão realizados estudos fitoquímicos com análise por CLAE-DAD para caracterização através de fingerprint dos mesmos. A fitoquímica completa de pelo menos uma das espécies coletadas, aquela que se mostrar por análise de CLAE-DAD mais propicia a apresentar atividade ansiolítica, será realizada objetivando isolar e identificar os metabólitos secundários da mesma. As técnicas de separação a serem utilizadas incluem cromatografia em coluna, cromatografia em camada delgada preparativa, cromatografia por exclusão, e para identificação as técnicas espectroscópicas e espectrométricas como RMN, IV, UV e EM. Os compostos isolados e/ou os já descritos na literatura serão analisados quanto à ação ansiolítica in silico. Essa ação será verificada através da similaridade dos compostos com os já disponíveis em bancos de dados do Chembl, utilizando dessa forma a modelagem molecular como ferramenta de análise.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: José Luiz Carneiro da Rocha - Integrante / DAVID, JUCENI P. - Integrante / DAVID, JORGE M. - Integrante / Clayton Queiroz Alves - Coordenador / Rosane M. Aguiar - Integrante / Manoelito Coelhos dos Santos Junior - Integrante / Onildo Nunes de Jesus - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Estudo Fitoquímico e Avaliação Biológica das Partes Aéreas de Dioclea virgata (Rich.) Amsh, Descrição: O gênero Dioclea possui cerca de 50 espécies distribuídas em zonas tropicais, sendo a maioria encontrada na América Central e do Sul, especialmente na Amazônia. Diversas espécies do gênero Dioclea têm sido estudadas através da análise de proteínas, sendo descrito na literatura o isolamento de lectinas das sementes destas espécies com atividade anticancerígena. As espécies deste gênero são empregadas na medicina popular no tratamento de diversas doenças, dentre elas doença dos rins e da próstata. Este projeto tem por objetivo o estudo fitoquímico das folhas e caule de Dioclea virgata (Rich.) Amsh, bem como avaliar a atividade biológica dos extratos e substâncias puras isoladas desta espécie... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Carneiro da Rocha - Integrante / Daniele Figueredo da Silva - Integrante / Juceni Pereira David - Integrante / Jorge Maurício David - Integrante / Clayton Queiroz Alves - Coordenador / Patricia de Assis Santos - Integrante / Rosane M. Aguiar - Integrante / Vania Rastelly de Sousa - Integrante / Gabriella dos Santos Andrade - Integrante / Igor Kennedy Pereira de Oliveira - Integrante / Priscila Pinto Costa - Integrante.

  • 2011 - 2014

    ESTUDO FITOQUÍMICO E ANÁLISE QUANTITATIVA DE SALICILATOS EM Polygala spp. (POLYGALACEAE) OCORRENTES NO SEMIÁRIDO NORDESTINO E CULTIVADA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Carneiro da Rocha - Integrante / Hugo Neves Brandão - Coordenador / Daniele Figueredo da Silva - Integrante / Juceni Pereira David - Integrante / Jorge Maurício David - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Análise Quantitativa por CLAE-DAD de Salicilatos em Espécies do Gênero Polygala (Polygalaceae) Ocorrentes no Semiárido e Cultivadas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Luiz Carneiro da Rocha - Integrante / Hugo Neves Brandão - Coordenador / Antônio Azeredo - Integrante / José Floriano B. Pastore - Integrante / Tais Silva de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Feira de Santana - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Coautor do trabalho premiado apresentado por Danielle Figueredo da Silva, na modalidade pôster - Área Toxicologia, UIVALI.

2016

Coautor do trabalho premiado como Melhor Trabalho da Categoria 2 da 3ª Edição do Prêmio PubliTEC SENAI 2016 pela publicação de artigo, Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2013

    Faculdade Maria Milza

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Atividades

    • 08/2012 - 06/2013

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmacognosia

  • 2012 - 2016

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 20

  • 2007 - 2008

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Bolsa PROBIC, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 12

    Atividades

    • 09/2014 - 12/2014

      Estágios , Laboratório de Bioprospecção Vegetal, .,Estágio realizado, Estágio em Docência da Disciplina Fitoterapia.

    • 03/2011 - 07/2011

      Estágios , Laboratório de Bioprospecção Vegetal, .,Estágio realizado, Estágio em docência da Disciplina Métodos Físicos de Análise.

  • 2008 - 2008

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Estágio realizado no setor de Controle de qualidade. Acompanhamento e realização de atividade de controle de qualidade de matéria-prima, produto em desenvolvimento e produto acabado.

  • 2009 - 2009

    Drogaria Pague Menos

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Acompanhamento das atividades do farmacêutico como atenção farmacêutica, dispensação e atividades administrativas.

  • 2009 - 2009

    Hospital Geral Clériston Andrade

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

  • 2009 - 2009

    Pharma Bella

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Acompanhamento e realização das atividades dos laboratórios de sólidos, líquidos e semi-sólidos. Acompanhamento e realização das atividades de controle de qualidade. Realização de atenção farmacêutica.

  • 2007 - 2007

    Fundação Hospitalar de Feira de Santana

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

  • 2017 - Atual

    Unef

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 23

    Atividades

    • 07/2017

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Geral; Gestão e Qualidade de Serviços Farmacêuticos; Físico-química

  • 2017 - 2017

    Farmácia Feira

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 40

  • 2018 - 2018

    Faculdade Ateneu

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    CH 16H. Aula em pós-graduação.