RENATA BARROS GUEDES

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri(2014), especialização em Especialização em Saúde da Família e Comunidade pela Faculdades Integradas do Cruzeiro do Sul(2015), especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Faculdades Integradas do Cruzeiro do Sul(2016) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Batista Santos Dumond(2009). Atualmente é Enfermeira da Prefeitura Municipal de Catarina.

Informações coletadas do Lattes em 29/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência

2015 - 2016

Faculdades Integradas do Cruzeiro do Sul
Título: A Assistência do Profissional de Enfermagem as Gestantes com Pré-Eclâmpsia
Orientador: Elizabeth Alves Silva

Especialização em Especialização em Saúde da Família e Comunidade

2014 - 2015

Faculdades Integradas do Cruzeiro do Sul
Título: COMPREENSÃO DAS GESTANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ
Orientador: Mestre Daniela Cavalcanti e Silva Novais Carvalho-FMABC

Graduação em andamento em Enfermagem

2010 - Atual

Universidade Regional do Cariri

Graduação em Enfermagem

2010 - 2014

Universidade Regional do Cariri
Título: A Percepção materna sobre a importância da Alimentação durante a Gestação
Orientador: Madona Lopes

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2009

Colégio Batista Santos Dumond

Formação complementar

2017 - 2017

Manejo Clínico de Chikungunya. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2017 - 2017

Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2016 - 2016

Apostila de Informática para Concursos na Saúde- Atualizado. (Carga horária: 12h). , Núcleo de Estudos Professor Rômulo Passos, RÔMULO PASSOS, Brasil.

2016 - 2016

Zika: abordagem clínica na atenção básica. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2016 - 2016

Treinamento em serviço para ações de vigilância e controle do tracoma. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, SES, Brasil.

2016 - 2016

Treinamento em serviço para as ações de vigilância e controle do Tracoma. (Carga horária: 32h). , Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.

2015 - 2016

Apostila de Informática para Concursos na Saúde- Atulizado!. (Carga horária: 12h). , Núcleo de Estudos Professor Rômulo Passos, RÔMULO PASSOS, Brasil.

2015 - 2015

Curso Gratuito de Legislação Aplicada à EBSERH. (Carga horária: 10h). , Núcleo de Estudos Professor Rômulo Passos, NEPRP, Brasil.

2015 - 2015

Curso Completo de Atualização em Imunização. (Carga horária: 20h). , Núcleo de Estudos Professor Rômulo Passos, RÔMULO PASSOS, Brasil.

2015 - 2015

"Hanseníase na atenção básica". (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2015 - 2015

"Hanseníase na atenção básica". (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2015 - 2015

Curso Completo de Legislação do Sus, Epidemiologia e Saúde Pública. (Carga horária: 120h). , Núcleo de Estudos Professor Rômulo Passos, NEPRP, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Atendimento Pré- Hospitalar em Suporte Básico de Vida- APH/SBV. (Carga horária: 100h). , Innovare Cursos, Capacitações e Serviços LTDA-ME, INNOVARE, Brasil.

2014 - 2014

Promoção da Equidade no Sistema Único de Saúde. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2014 - 2014

II Amostra de Saúde da Família. (Carga horária: 4h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Neurociências. (Carga horária: 120h). , Associação dos Portadores de Epilepsia do estado da Paraíba, APEEP, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Farmacologia Aplicada a Enfermagem. (Carga horária: 120h). , NS&T Educação e Consultoria em Saúde, NS&T, Brasil.

2013 - 2013

Medidas Socioeducativas e Justiça Restaurativa, pr. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2012 - 2012

Leitura e Interpretação de Exames Laboratoriais. (Carga horária: 80h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

2011 - 2011

Assistência a Saúde da Criança. (Carga horária: 40h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

2011 - 2011

Feridas e Curativos. (Carga horária: 40h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

Participação em eventos

IX Conferência de Assistência Social.Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS. 2017. (Encontro).

IX Conferência de Assistência Social de Acopiara.Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS. 2017. (Outra).

VI EXPOESP - compartilhando saberes, V Mostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde e I Mostra de Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará, promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.. Estágio Eletivo no Ministério da Saúde-Departamento da Atenção Básica: Relato de um Crescimento Pessoal e Profissional.. 2016. (Exposição).

VI EXPOESP - compartilhando saberes, V Mostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde e I Mostra de Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará, promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.. . Hanseníase no pós-alta: Caracterização da clínica, autoconhecimento e autocuidado as pessoas de alta por cura no município de Catarina-Ce.. 2016. (Exposição).

VI EXPOESP - compartilhando saberes, V Mostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde e I Mostra de Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará, promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.. Educação em Saúde na Atenção Básica com Grupos de Mulheres: Um Relato de Experiência. 2016. (Exposição).

VI EXPOESP - compartilhando saberes, V Mostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde e I Mostra de Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará, promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.. Projeto Terapêutico Singular em um Caso de Maior Complexidade no Município de Catarina-Ce.. 2016. (Exposição).

I CISASP. Atuação do Enfermeiro no Atendimento Pré- Hospitalar em Situação de Parada Cardiorespiratória. 2015. (Congresso).

III Simpósio de Saúde da Mulher do Centro-Sul e II Simpósio de Saúde do Homem do Centro-Sil.Que Gênero é esse:: A Equidade e Universalidade da Atenção à Saúde de Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros(LGBT). 2015. (Simpósio).

Nascer Melhor Congresso OnLine de Nascimento Natural e Humanizado. Congresso OnLine de Nascimento Natural e Humanizado. 2015. (Congresso).

Campana Nacional da Influenza no Hospital Regional de Iguatu.Campana Nacional da Influenza no Hospital Regional de Iguatu. 2014. (Outra).

II Amostra de Saúde da Família.II Amostra de Saúde da Família. 2014. (Outra).

II Semana de Enfermagem Integrada. 2014. (Outra).

II Simpósio de Saúde da Mulher do Centro-Sul e I Simpósio de Saúde do Homem do Centro-Sul.A Assistência do Profissional de Enfermagem as Gestantes com Pré-eclampsia. 2014. (Simpósio).

I Simpósio de Saúde da Mulher do Centro-Sul e I Simpósio de Saúde do Homem do Centro-Sul.Cuidado de Enfermagem a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. 2014. (Simpósio).

I Simpósio de Saúde da Mulher do Centro-Sul e I Simpósio de Saúde do Homem do Centro-Sul do.Saúde do Homem: Um Desafio para o Enfermeiro na Atenção Primária. 2014. (Simpósio).

IV Congresso Piauiense de Saúde Pública e IV Seminário de Ensino na Saúde e. Atuação do Enfermeiro no Atendimento Pré- Hospitalar em Situação de Parada Cardiorespiratóri. 2014. (Congresso).

Campanha da Influenza.Campanha da Influenza. 2013. (Outra).

Doenças Sexualmente Transmissíveis( DST/AIDS).Doenças Sexualmente Transmissíveis( DST/AIDS). 2013. (Outra).

DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis).DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis). 2013. (Outra).

I Congresso Cearense de Epilepsia e Saúde Mental. 2013. (Congresso).

I Simpósio de Saúde da Mulher do Centro Sul.Relato de Experiência: Atividade de Educação em Saúde sobre o Exame Ginecológico. 2013. (Simpósio).

I Simpósio de Saúde da Mulher do Centro Sul.Gravidez na Adolescência: Consequências e ações de Saúde para a Prevenção da Gravidez. 2013. (Simpósio).

I Simpósio de Saúde da Mulher do Centro Sul.Qualidade na Administração Hospitalar. 2013. (Simpósio).

I Simpósio de Saúde da Mulher do Centro Sul.Fatores Associados à Gravides na Adolescência. 2013. (Simpósio).

I Simpósio de Saúde da Mulher do Centro Sul.Adolescentes Grávidas e Suas Fontes de Apoio. 2013. (Simpósio).

I Simpósio de Saúde da Mulher do Centro Sul.Assistência de Enfermagem a Mulher Vítima de Violência Sexual. 2013. (Simpósio).

I Simpósio de Saúde da Mulher do Centro Sul.Atividade Sexual no Período Gestacional: Um Olhar Psicossocial. 2013. (Simpósio).

Métodos Contraceptivos.Métodos Contraceptivos. 2013. (Outra).

Prevenção de Quedas.Prevenção de Quedas. 2013. (Outra).

Semana Cultural do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Cera (PNAIC).Higiene Pessoal. 2013. (Outra).

Semana cultural do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa(PNAIC).Higiene no Bairro na Escola Municipal Maria Neirismar Maciel. 2013. (Outra).

Semana Cultural do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa(PNAIC).Higiene na Casa na Escola Municipal Maria Neirismar Maciel. 2013. (Outra).

Semana Cultural do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) IC).Higiene na Escola Municipal Maria Irismar Maciel. 2013. (Outra).

Bulling.Bulling. 2012. (Outra).

Saúde sexual das DST's.Saúde sexual das DST's. 2012. (Outra).

XIV Jornada de Hematologia e Hemoterapia e I Encontro Interiorano de Enfermagem em Hemoterapia e hemovigilânia. 2012. (Encontro).

IV Semana de Enfermagem-SENIG. " Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação". 2011. (Congresso).

IV Semana de Enfermagem- SENIG.Feridas e Curativos. 2011. (Outra).

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, A. C. A. ; CHAVES, A. C. P. ; BARROS, J. M. ; LEITAO, L. M. ; SIEBRA, M. M. R. ; GUEDES, R. B. ; DUARTE, V. A. . Estágio Eletivo no Ministério da Saúde- Departamento da Atenção Básica Relato de um Crescimento Pessoal e Profissional. In: VI EXPOESP Compartilhando Aprendizagem V Amostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde Residências em Saúde: I Mostra de Residencias Multiprofissionais em Saúde do Ceará, 2016, Fortaleza. Estágio Eletivo no Ministério da Saúde- Departamento da Atenção Básica Relato de um Crescimento Pessoal e Profissional. Fortaleza, 2016.

  • FERNANDES, A. C. A. ; DUARTE, V. A. ; SIEBRA, M. M. R. ; GUEDES, R. B. ; CHAVES, A. C. P. ; LEITAO, L. M. . Projeto Terapêutico Singular em um Caso de Maior Complexidade no Município de Catarina-Ce. In: VI EXPOESP Compartilhando Aprendizagem V Amostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde Residências em Saúde: I Mostra de Residencias Multiprofissionais em Saúde do Ceará, 2016, Fortaleza. Projeto Terapêutico Singular em um Caso de Maior Complexidade no Município de Catarina-Ce. Fortaleza, 2016. p. 54-55.

  • FERNANDES, A. C. A. ; DUARTE, V. A. ; BARROS, J. M. ; ALENCAR, O. M. ; CHAVES, A. C. P. ; SIEBRA, M. M. R. ; GUEDES, R. B. ; LEITÂO, L. M . Hanseníase no Pós-Alta: Caracterização da Clínica, Autoconhecimento e Autocuidade as Pessoas de Alta por Cura no Município de Catarina-CE. In: VI EXPOESP Compartilhando Aprendizagem V Amostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde Residências em Saúde: I Mostra de Residencias Multiprofissionais em Saúde do Ceará, 2016. Hanseníase no Pós-Alta: Caracterização da Clínica, Autoconhecimento e Autocuidade as Pessoas de Alta por Cura no Município de Catarina-CE. Fortaleza, 2016. p. 165-166.

  • SIEBRA, M. M. R. ; GUEDES, R. B. ; BARROS, J. M. ; CHAVES, A. C. P. ; FERNANDES, A. C. A. ; LEITAO, L. M. ; DUARTE, V. A. . Educação em Saúde na Atenção Básica com Grupos de Mulheres: Um Relato de experiencia. In: VI EXPOESP Compartilhando Aprendizagem V Amostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde Residências em Saúde: I Mostra de Residencias Multiprofissionais em Saúde do Ceará, 2016, Fortaleza. Educação em Saúde na Atenção Básica com Grupos de Mulheres: Um Relato de experiencia. Fortaleza, 2016. p. 42-43.

  • LEITAO, L. M. ; SILVA, M. C. T. E. ; ALMEIDA, N. F. ; DUARTE, T. R. ; SILVA, D. M. R. ; GUEDES, R. B. . Que Gênero é esse: A Equidade e universalidade da Atenção à Saúde de Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros(LGBT). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GUEDES, R. B. . II Mostra de Saúde da Família. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, I. L. ; OLIVEIRA, G. L. ; Patrícia Lopes Oliveira ; Cleide Carneiro ; Sandino Batista Pereira ; Thais Modesto Machado ; GUEDES, R. B. . IV CONGRESSO PIAUIENSE DE SAÚDE PÚBLICA E IV SEMINÁRIO DE ENSINO NA SAÚDE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. M ; SOUZA, A. L. P. ; BEZERRA, M. S.A ; GUEDES, R. B. ; OLIVEIRA, G. L. . Cuidado de Enfermagem a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LEITÂO, L. M ; SOUZA, A. L. P. ; SILVA, A. A ; GUEDES, R. B. . Assistência do Profissional de Enfermagem as Gestantes com Pré- eclampsia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LEITÂO, L. M ; SILVA, L. M ; SOUZA, A. L. P. ; SILVA, A. A ; GUEDES, R. B. . Saúde do Homem: Um Desafio para o Enfermeiro da Atenção Primária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, L. M. ; PIMENTEL, A. L. ; GUEDES, R. B. ; OLIVEIRA, G. L. . Saúde do Homem: Um Desafio para o Enfermeiro da Atenção Primária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GUEDES, R. B. . DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUEDES, R. B. . Métodos Contraceptivos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUEDES, R. B. ; BORGES, M. R. C. . Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUEDES, R. B. . Hipertensão e Diabetes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUEDES, R. B. . Alimentação Saudável. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUEDES, R. B. . Prevenção de Quedas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUEDES, R. B. . Higiene Pessoal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUEDES, R. B. . Higiene na Escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUEDES, R. B. . Higiene no Bairro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUEDES, R. B. . Tipos de Lixo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUEDES, R. B. . Bullying. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUEDES, R. B. . Saúde Sexual e Prevenção das DST's. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Sociedade Beneficiente Sâo Camilo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - Atual

prefeitura municipal de catarina

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40