Alan dos Santos Ferreira

Bacharel em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (ULBRA/Manaus) 2006, Especialista em Geoprocessamento no Planejamento Urbano e Rural pela Universidade Castelo Branco - UCB/SP. Atualmente Professor/Pesquisador Adjunto do Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA/MANAUS. Mestre pelo Programa de Pós Gradução em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atualmente e integrante do Grupo de Pesquisa (UNIVAP-ULBRA), em investigação ionosférica sobre Manaus. Coordenador do Projeto de Pesquisa ESTUDO DA DINÂMICA DE DISTÚRBIOS IONOSFÉRICOS VIAJANTES EM LATITUDE EQUATORIAL NO SETOR BRASILEIRO, NA AMAZÔNIA CENTRAL, ATRAVÉS DE IMAGENS ALL-SKY NA LINHA DE EMISSÃO OI 630, financiado pela FAPEAM.Engenheiro ambiental na empresa CONEAMB desde 2011 (projetos de estação de tratamento de efluentes). Consultor Ambiental na área de Geotecnologias para planejamento urbano e rural. Responsável técnico ambiental na empresa Trairi Comércio de Derivados de Petróleo LTDA. Atuou como Engenheiro Ambiental na Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas - Ciama. Integrante ao Grupo de Trabalho BR 319 CREA AM. Diretor Executivo no Instituto Periferia.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais

2010 - 2012

Universidade Federal do Amazonas
Título: DIAGNÓSTICO DA ESTRUTURA URBANA E DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) EM UMA OCUPAÇÃO DESORDENADA NA ZONA LESTE DA CIDADE DE MANAUS, AMAZONAS, Ano de Obtenção: 2012
Lizit Alencar da Costa.Palavras-chave: Geoprocessamento; Plano Diretor; manaus; Área de Preservação Permanente; Sistema de Informação Geográfica; Estrutura Urbana. Grande área: OutrosSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais; Educação.

Especialização em Geoprocessamento aplicado ao Planej Urbano e Rural

2007 - 2008

Universidade Castelo Branco
Título: Aplicação do Geoprocessamento para licenciemnto de estações de rádio bases.
Orientador: Drª Cilene Costa

Graduação em Engenaria ambiental

2001 - 2006

Centro Universitário Luterano de Manaus
Título: ESTUDO DA IONOSFERA SOBRE MANAUS NO PERÍODO DE 2005 E 2006
Orientador: NEWTON SILVA DE LIMA

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: ENGENHARIA AMBIENTAL/Especialidade: GEOPROCESSAMENTO.

Participação em eventos

Curso ISO 14.001:2004 Interpretação e Implementação.ISO 14001:2004 Inerpretação e Implementação. 2012. (Outra).

Desafios e soluções para Gestão de dados geocientíficos. 2012. (Outra).

II Seminário sobre Gerenciamento de Resíduos de Saúde. 2012. (Seminário).

I Encontro de Administração do Instituto Cosmos/Uniasselvi.Gestão de Resíduos. 2011. (Encontro).

II Mostra Interdisciplinar, IV Mostra de Extensão e III Seminário de Pesquisa.Composição da dieta de peixes do igapó do Parque de Anavilhanas. 2011. (Simpósio).

II Mostra Interdisciplinar, IV Mostra de Extensão e III Seminário de Pesquisa.Análise do TEC e Cintilação do mês de abril de 2011. 2011. (Simpósio).

II Mostra Interdisciplinar, IV Mostra de Extensão e III Seminário de Pesquisa.Avaliação da gestão de resíduos sólidos no município de Tabatinga / AM. 2011. (Simpósio).

II Mostra Interdisciplinar, IV Mostra de Extensão e III Seminário de Pesquisa.Análise do TEC e Cintilação do mês de abril de 2011 da cidade de Manaus. 2011. (Simpósio).

II Mostra Interdisciplinar, IV Mostra de Extensão e III Seminário de Pesquisa.Boletim Tempo Espacial. 2011. (Simpósio).

II Mostra Interdisciplinar, IV Mostra de Extensão e III Seminário de Pesquisa.Estudo do meio ambiente espacial inosfera equatorial em maio de 2011. 2011. (Simpósio).

II Mostra Interdisciplinar, IV Mostra de Extensão e III Seminário de Pesquisa.Observação dos Valores de TEC na camada F2 próximo a região equatorial em agosto de 2011. 2011. (Simpósio).

II Mostra Interdisciplinar, IV Mostra de Extensão e III Seminário de Pesquisa.Formulação de relatórios de índices geomagnéticos TC, KP, e DST na camada F2 próximo a região equatorial Manaus para o ano de 2011. 2011. (Simpósio).

II Mostra Interdisciplinar, IV Mostra de Extensão e III Seminário de Pesquisa.Redução e tratamento de dados com GPS Ionosférico - ANO 2011 mês de março. 2011. (Simpósio).

Projeto Coletivos Educadores.Elaboração de Projetos Ambientais. 2011. (Oficina).

Usina de Santo Antônio imactp ambiental.Usina de Santo Antônio e o seu impacto em Rondônia. 2011. (Outra).

I Mostra Interdisciplinar, III Extensão e II Seminário de Pesquisa.Tecnologias Alternativas. 2010. (Seminário).

I Mostra Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Tijolo com Pet: Técnicas e Viabilidade. 2010. (Outra).

I Mostra Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Eco Granito: Uma Alternativa para reaproveitamento. 2010. (Outra).

II Mostra de Iniciação Científica e Extensão e I Mostra de Pós Graduação. 2009. (Simpósio).

XXXV SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES. 2009. (Seminário).

Introdução ao ArcGis SERVER.Introdução ao ArcGis SERVER. 2008. (Outra).

I SEMANA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE. 2008. (Seminário).

GEO SUMMIT. 2007. (Seminário).

I Fórum Municipal de Arborização Urbana - Manaus. 2007. (Outra).

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFIA - SIG. 2006. (Outra).

II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES PAN-AMERICANOS DA AMAZÔNIA. ESTUDO DA IONOSFERA SOBRE MANAUS ENTRE 2005 E 2006. 2006. (Congresso).

INTRODUÇÃO A FÍSICA ATMOSFÉRICA. 2006. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO POPULAR DA AMAZÔNIA -VIDA E OBRA DE PAULO FREIRE.ECOPEDAGIA: A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2006. (Seminário).

PALESTRA LION-MODEL (LOW-LATITUDE IONOSPHERIC MODEL. 2006. (Seminário).

DÉCADA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2005. (Encontro).

I CONFERÊNCIA mUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE. 2005. (Outra).

II CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO AMAZONAS.POLÍTICAS PARA RECURSS HÍDRICOS. 2005. (Outra).

REABILITAÇÃO DA FAUNAATINGIDA POR ÓLEO. 2005. (Oficina).

Workshop Internacional Arquitetura e Urbanismo Sustentável. 2005. (Oficina).

14 SEMINÁRIO - EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMNETOS PARA O SANEAMENTO. 2002. (Seminário).

II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE PESQUISAE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS FLORESTAIS E ISEMINÁRIO EM TECNOLOGIA DA MADEIRA E PRODUTOS FLORESTAIS NÃO-MADEIRÁVEIS. ANÁLISE DO FLUXO DA PRODUÇÃO MADEIREIRA DAS EMPRESAS CERTIFICADAS PELO FOREST STEWARDSHIP COUNCIL (FSC) NO AMAZONAS NO ERÍODO DE 1999-2000. 2002. (Congresso).

SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO. 2002. (Outra).

III ESCOLA DE INFORMÁTICA DA REIÃO NORTE. 2001. (Congresso).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO II ENCONTRO NACIONAL PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA - REGIÃO NORTE. 2000. (Seminário).

O EMPREENDEDOR COMO SUJEITO DE UM PROJETO DE VIDA.ESTRUTURAÇÃO DE UM PARQUE INTINERANTE. 2000. (Seminário).

III CONGRESSO SUL AMERICANO DE ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO - RESGATANDO A AMAZÔNIA. 1999. (Congresso).

I SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRA, GEOGRAFIA, FILSOFIA E ENSINO RELIGIOSO. 1999. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Sirley Aparecida Martins

FERREIRA, A. S.. Reassentamento Involuntário: Um estudo de alguns aspectos psicossociais da população atendida no regime de bônus para aquisição de moradia realizado no CEULM/ULBRA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA Manaus.

Aluno: Suelen gracy M

FERREIRA, A. S.. Garcia Caliri dos Santos.Representações ambientais para moradores da comunidade Colônia Antônio Aleixo frente a implantação do Projeto Pontuário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA Manaus.

Aluno: Adilson José Jardim

Ferreira, A. S.N.S. Lima; WILLERDING, A.; ASMUS, A.. AVALIAÇÃO DO MÉTODO ENERDIESEL PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL USANDO ÓLEOS VEGETAIS: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: Andreia Ribeiro Gomes

Ferreira, A. S.; WILLERDING, A.; ASMUS, A.; Lima, N. S.. PROPOSTA DE UM PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NA ESCOLA MUNICIPAL VILA DA FELICIDADE LOCALIZADA NO BAIRRO MAUAZINHO, MANAUS-AM.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: Nubia Alexandra Santos Torno

Ferreira, A. S.; WILLERDING, A.; ASMUS, A.;N.S. Lima. DESCONTAMINAÇÃO DO SOLO POR FITORREMEDIAÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: Wallace de Jesus Lobato

FERREIRA, A. S.; ASMUS, A.; YAMAMOTO, K. C.. Eutrofização artificial provocada por barragem da geração hidráulica de energia elétrica.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: Amarildo Alves de Assis

FERREIRA, A. S.; ASMUS, A.; YAMAMOTO, K. C.. Utilização de águas de chuvas para uso doméstico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: Camila Fernandes da Costa Freitas

CAMPOS, E.;FERREIRA, ALAN DOS SANTOS; YAMAMOTO, K. C.; ASMUS, A.. Avaliação dos indicadores da qualidade da água e estado trófico da Lagoa do Japiim (Manaus, AM). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: Juliana Augusto Cardoso

Ferreira, A. S.; ASMUS, A.; YAMAMOTO, K. C.; CAMPOS, E.. Tratamento de resíduos sólidos industriais perigosos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: ESMAEL VIEIRA DA SILVA

FERREIRA, A. S.; MAGALHAES, G. Q.; ASMUS, A.; WILLERDING, A.. Procedimento para licenciamento ambiental de usinas termelétricas na cidade de Manaus/AM.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: GERSON LANGBHEN DO NASCIMENTO

Ferreira, A. S.; WILLERDING, A.; MAGALHAES, G. Q.; ASMUS, A.. Aplicação da NBR 10151 em uma indústria de fabricação de concentrados de refrigerantes do PIM.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: JEFFERSON DE OLIVEIRA CASTRO

Ferreira, A. S.; WILLERDING, A.; MAGALHAES, G. Q.; ASMUS, A.. Aplicação de diatomáceas como bioindicadores no controle da qualidade de água.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: Mariana Araújo Freire de Sena

Ferreira, A. S.; WILLERDING, A.; MAGALHAES, G. Q.; ASMUS, A.. Ensaio mecânico projeto eco piso: Determinação da resistência a flexão ? 3 pontos (módulos de ruptura).. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: Nubia Alexandra Santos Torno

Ferreira, A. S.; WILLERDING, A.; MAGALHAES, G. Q.; ASMUS, A.. Descontaminação do solo por fitorremediação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: Ronaldo Ferreira da Silva

Ferreira, A. S.; WILLERDING, A.; MAGALHAES, G. Q.; ASMUS, A.. Ocupação urbana e os impactos ambientais de saneamento básico e lixo: Um estudo de caso baseado no bairro do Coroado.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: JÚLIO CESAR CASTRO DO NASCIMENTO

Ferreira, A. S.; WILLERDING, A.; MAGALHAES, G. Q.; ASMUS, A.. Resíduos oleosos: Geração, tratamento e destinação final.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: DENIELLE NEGREIROS BARBOSA CHAGAS

BRAGA, J. O. N.; RODRIGUES, P.;Ferreira, A. S.; MAGALHAES, G. Q.. O processo de destilação fracionada na indústria de petróleo e seus impactos ambientais aos cursos d`água.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: SIDNEY OLIMPIO DA SILVA

Ferreira, A. S.; RODRIGUES, P.; BRAGA, J. O. N.; MAGALHAES, G. Q.. Reutilização de resíduos de madeira como fonte alternativa de energia para o processo de produção de artefatos cerâmicos em uma indústria no município de Iranduba/AM.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: Tairo Pinto de Freitas

Ferreira, A. S.; RODRIGUES, P.; BRAGA, J. O. N.; MAGALHAES, G. Q.. A utilização do geoprocessamento para distribuição espacial dos focos de calor nos municípios da região metropolitana da cidade de Manaus. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: JOSE RONALDO LIRA DE OLIVEIRA

FERREIRA, ALAN DOS SANTOS; FARIAS, P. R.; MOREIRA, W. A. S.; MAGALHAES, G. Q.. Reaproveitamento do resíduo de granalha de aço incorporado à argamassa.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: Klinger Minelle de Matos Menezes

Ferreira, A. S.; MOREIRA, W. A. S.; FARIAS, P. R.; MAGALHAES, G. Q.. Análise de emissão de material particulado da queima de óleo combustível e madeira em fontes fixas: Caldeiras.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: REBECA HAYDEN MENDES

Ferreira, A. S.; MOREIRA, W. A. S.; MAGALHAES, G. Q.; FARIAS, P. R.. Uma análise bibliográfica do perfil da malária no estado do Amazonas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: SALETE FERREIRA DE ANDRADE

Ferreira, A. S.; MOREIRA, W. A. S.; FARIAS, P. R.; MAGALHAES, G. Q.. Arborização urbana como instrumento de sensibilização ambiental.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: SIZINO MONTEIRO NETO

Ferreira, A. S.; MOREIRA, W. A. S.; FARIAS, P. R.; MAGALHAES, G. Q.. Álcool: Extração do bagaço da laranja... 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS.

Aluno: William da Costa Coutinho

FERREIRA, A. S.. Avaliação da compsotagem utilizada como tratamento dos resíduos sólidos urbanos na coidade de Moju e Complexo de Trombetas / PA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA Manaus.

Aluno: Rubenita Silva dos Santos

FERREIRA, A. S.. Análise do Palno de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde: Um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA Manaus.

Aluno: Ronaldo de Lima Souza

FERREIRA, A. S.. Estudo compativo entre duas espécies de palmeiras olegenosas amazônicas para produção de biodiesel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA Manaus.

Produções bibliográficas

  • N.S. Lima ; OLIVEIRA, A. M. ; FACANHA FILHO, E. B. ; BRAGA, J. O. N. ; FIGUEIREDO, R. S. ; CALAZAES, R. M. ; QUISPE, W. D. ; VALE, R. S. ; FERREIRA, A. S. . REDUCTION IN WATER LEVELS AND REGIONAL WARMING OF THE AMAZON RIVER FROM PERU TO THE ATLANTIC OCEAN IN BRAZIL DUE TO THE EFFECTS OF THE 2016 ENSO. REVISTA BRASILEIRA DE GEOFÍSICA (IMPRESSO) , v. 1, p. 83-94, 2019.

  • Lima, N. S. ; SILVA, J. T. ; BOLZAN, M. J. A. ; Ferreira, A. S. ; PIETZCH, M. R. . A BRIEF OBSERVATION OF THE FORMATION OF COHERENT STRUCTURES AND TURBULENCE OVER A RAIN FOREST AREA IN CENTRAL AMAZÔNIA: THE ATTO-CLAIRE/IOP ? 1/2012 EXPERIMENT. Revista Brasileira de Geofísica (Impresso) , v. 35, p. 187-199, 2017.

  • FERREIRA, ALAN DOS SANTOS ; COSTA, LIZIT ALENCAR DA . DIAGNÓSTICO DA ESTRUTURA URBANA DE OCUPAÇÃO DESORDENADA NA ZONA LESTE DA CIDADE DE MANAUS, AMAZONAS. Ciência e Natura , v. 36, p. 555-558, 2014.

  • Sahai, Y. ; Becker-Guedes, F. ; Fagundes, P. R. ; de Jesus, R. ; de Abreu, A. J. ; Paxton, L. J. ; Goncharenko, L. P. ; Brunini, C. ; Gende, M. ; FERREIRA, A. S. ; Lima, N. S. ; Guarnieri, F. L. ; Pillat, V. G. ; Bittencourt, J. A. ; Candido, C. M. N. . Effects observed in the Latin American sector ionospheric F region during the intense geomagnetic disturbances in the early part of November 2004. Journal of Geophysical Research , v. 114, p. A00A19, 2009.

  • FERREIRA, A. S. ; P.R.Fagundes ; N.S. Lima ; F. Becker-Guedes ; V.G. Pillat ; Y. Sahai ; W.L.C. Lima ; F.L. Guarnieri ; M.T.A.H. Muella . Nighttime ionosphere?thermosphere coupling observed. Advances in Space Research , v. 41, p. 539-547, 2008.

  • FERREIRA, A. S. ; N.S. Lima ; FEITOZA, Gustavo Picanço . Licenças para Radiobases. Acritica, Nacional, 28 nov. 2008.

  • FERREIRA, A. S. . Poluição veicular urbana apresenta indices aceitáveis. Diário oficial do Municipio de Manaus, Manaus, p. 3 - 3, 08 jan. 2008.

  • FERREIRA, A. S. . Poluição causada por veículos no alvo da PMM. Cidades, Manaus - Amazonas, p. A10 - A10, 07 jan. 2008.

  • FERREIRA, A. S. . SEMMA já detectou partíulas tóxicas. Meio Ambiente, Manaus - Amazonas, p. c8 - c8, 06 jan. 2008.

  • FERREIRA, A. S. . Prefeitura vai criar plano de controle. Dia-aDia, Manaus - Amazonas, p. c4 - c4, 05 jan. 2008.

  • FERREIRA, A. S. . SEMMA mede poluição na Bola do Coroado. Cidades, Manaus - Amazonas, p. 6 - 6, 18 dez. 2007.

  • FERREIRA, A. S. . Dióxido de enxofre no ar da Bola do Coroado. Cidades, Manaus, p. C4 - c4, 18 dez. 2007.

  • FERREIRA, A. S. . SEMMA atualiza base cartográfica. Amazonas em tempo, Cidade de Manaus, p. B8 - B8, 12 dez. 2006.

  • FERREIRA, A. S. . Zona sul é recordista em denúncias de queimadas. Jornal Acritica - Manaus-AM, Cidade de Manaus, p. C5 - C5, 26 jul. 2005.

  • FERREIRA, A. S. ; GONCALVES, P. S. . ANÁLISE DO FLUXO DA PRODUÇÃO MADEIREIRA DA EMPRESAS CERTIFICADAS PELO FOREST STEWARDSHIP COUNCIL (FSC) NO AMAZONAS NO PERÍODO DE 1999-2000. In: II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE PESQUISAE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS FLORESTAIS E ISEMINÁRIO EM TECNOLOGIA DA MADEIRA E PRODUTOS FLORESTAIS NÃO-MADEIRÁVEIS, 2002, CURITIBA. ANAIS UFPR, 2002.

  • N.S. Lima ; Ferreira, A. S. . Observação do VTEC durante uma tempestade geomagnética na região equatorial da Amazônia Central com auxílio de GPS e da Transformada em Ondeleta de Morlet, na camada F ionosférica.. In: VII Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2016, Ouro Preto. VII Simpósio Brasileiro de Geofísica: debatendo a geofísica sob a magia de Ouro Preto, 2016.

  • Lima, N. S. ; Ferreira, A. S. . Observações de onda de gravidade e bolha de plasma na ionosfera equatorial, sobre a Amazônia Central (Manaus-Brasil) em 2015, utilizando imageador All-Sky.. In: VII Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2016, Ouro Preto. VII Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2016.

  • Lima, N. S. ; PIETZCH, M. R. ; FERREIRA, A. S. . Observações de Distúrbios Ionosféricos Viajantes de Meso Escala, durante tempestades geomagnéticas em Agosto de 2002 sobre a Amazônia Central (2,90 S, 60,00 W) próxima a região equatorial, com dados de ionossonda digital.. In: VI Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2014, Porto Alegre. VI Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2014.

  • PIETZCH, M. R. ; Lima, N. S. ; MEAZZA, K. ; Ferreira, A. S. ; BARBOSA, K. . OBESERVATIONS OF TEC AND DST VALUES USING WAVELET TRANSFORM IN F2 LAYER NEAR THE EQUATORIAL REGION IN AUGUST 2011. In: THIRTEENTH INTERNATIONAL CONGRESS OF BRAZILIAN GEOPHYSICAL SOCIETY, 2013, RIO DE JANEIRO. THIRTEENTH INTERNATIONAL CONGRESS OF BRAZILIAN GEOPHYSICAL SOCIETY. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Geofísica, 2013. v. 13.

  • N.S. Lima ; Ferreira, A. S. ; SILVA, J. T. ; BOLZAN, M. J. A. ; PIETZCH, M. R. ; MEAZZA, K. ; ZUIM, V. ; CESPEDES, F. ; BARBOSA, K. . Escoamento terbulento sobre o dosel da florestal no ATTO. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2013, Gramado /RS. XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2013.

  • FERREIRA, A. S. ; Lima, N. S. . Observation of magnetic storm with Wavelet Transform near the equatorial region of central Amazonia using GPS. In: Twelfth Internacional Congress of the Brazilian Gephysical Society, 2013, Rio de Janeiro / RJ. Twelfth International Congress oh the Gephysical. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Geofísica, 2013.

  • MEAZZA, K. ; N.S. Lima ; FERREIRA, A. S. ; BARBOSA, K. ; PIETZCH, M. R. . Observations of magnetic storm with Wavelet Trasnform near the equatorial region of central Amazonia using GPS. In: Twelth Internacional Congress of the Brazilian Geophysical Society, 2013, Rio de Janeiro. Twelth Internacional Congress of the Brazilian Geophysical Society, 2013.

  • SILVA, J. T. ; BOLZAN, M. J. A. ; PIETZCH, M. R. ; MEAZZA, K. ; ZUIM, V. ; CESPEDES, F. ; Ferreira, A. S. ; BARBOSA, K. . Primeiras análises Estatísticas do experimento ATTO. In: V Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2013, Slavador / BA. V Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2013.

  • ZUIM, V. ; Lima, N. S. ; FERREIRA, A. S. ; PIETZCH, M. R. ; BARBOSA, K. . Um breve estudo de uma tempestade magnética e a formação de bolhas de plasma na região Amazônica, sobre Manaus (Lat. -3,10 e Long -59,97).. In: V Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2013, Salvadro / BA. V Simpósio Brasileiro de Geofísica.

  • MEAZZA, K. ; Lima, N. S. ; PIETZCH, M. R. ; CESPEDES, F. ; FERREIRA, A. S. ; BARBOSA, K. . Observação em Manaus (2.9 S 60,0 W; Dip. Lat 6,4 N) de uma tempestade Magnética utilizando GPS. In: V Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2012, Bahia. V Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2012.

  • PIETZCH, M. R. ; Lima, N. S. ; MEAZZA, K. ; ZUIM, V. ; CESPEDES, F. ; Ferreira, A. S. ; BARBOSA, K. . Observações dos valores do TEC na camada F2 próximo a região equatorial em agosto de 2011. In: V Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2011, Salvador Bahia. V Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2011.

  • FERREIRA, A. S. ; Lima, N. S. . Observations of TEC and Dst values using wavelet transform in F2 layer near the equatorial region in August 2011. In: Revista Ciência e Natura, 2011. Ciência e Natura. Santa Maria RS.

  • Lima, N. S. ; FACANHA FILHO, E. B. ; Ferreira, A. S. ; MALVEIRA, A. ; CAVALCANTE, J. ; VALE, R. S. . Observations with operational research on the connection of the 11-year Solar Cycle and the El Nio and La Nia phenomena and rainfall in the Amazon (1980-2030).. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. S. . Prefeitura de Manaus vai criar plano de controle para veículos. Manaus: Prefeitura de Manaus, 2008 (Internet).

  • FERREIRA, A. S. . Medição da Poluição Atmosférica. Manaus: Prefeitura de Manaus, 2008 (Internet).

  • FERREIRA, A. S. . Radiação Ultravioleta aumentará. MANAUS: ACRITICA, 2007 (Internet).

Outras produções

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2014.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2014.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2014.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2014.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2014.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2011.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2011.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2011.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2011.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2011.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2011.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2011.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2011.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2011.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2011.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2011.

Ferreira, A. S. . Serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos industriais e processo interno.. 2010.

Ferreira, A. S. . Destinação final de resíduo.. 2010.

Ferreira, A. S. . Destinação final de resíduos no processo interno.. 2010.

Ferreira, A. S. . Destinação final de resíduos no processo interno. 2010.

Ferreira, A. S. . Destinação final de resíduos industriais. 2010.

Ferreira, A. S. . Destinação final de resíduos industriais.. 2010.

Ferreira, A. S. . Destinação final de resíduos no processo interno. 2010.

Ferreira, A. S. . Destinação final de resíduos industriais. 2010.

Ferreira, A. S. . Destinação final de resíduos no processo interno.. 2010.

Ferreira, A. S. . Destinação final de resíduos industriais. 2010.

Ferreira, A. S. . Destinação final de resíduos no processo interno. 2010.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2010.

FERREIRA, A. S. . Mostra Pública do Programa Ciência na Escola - PCE. 2010.

Ferreira, A. S. . Poluição Atmosférica. 2001.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para Construção Civil.. 2014.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para Construção Civil.. 2014.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2014.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2014.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2014.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2014.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2013.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização-PIA PoluiçãoAtmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Estudo de Impacto de vizinhança .. 2013.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para Construção Civil.. 2013.

Ferreira, A. S. . Elaboração de projeto para caixa separador de água e óleo .. 2013.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização-PIA PoluiçãoAtmosférica. 2013.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para Construção Civil.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para Construção Civil.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Plano de Emergência para Transporte.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para Construção Civil.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para Construção Civil.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Plano de Atendimento e Emergência para Transporte.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para Construção Civil.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Plano de Contigência e ou Plano de atendimento a Emergência para usina de asfalto.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para Construção Civil.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização Poluição Atmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Estudo de Impacto de vizinhança .. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do plano interno de auto-fiscalização Poluição Atmosférica.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração de ações para PIA Poluição Atmosférica.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração de programa Interno de Auto-fiscalização Poluição Atmosférica.. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização-PIA PoluiçãoAtmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização-PIA PoluiçãoAtmosférica. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Plano de Contigência .. 2012.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Memorial Descritivo do complexo Industrial de tratamento e Destinação final de resíduos.. 2011.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos sólidos para Construção Civil.. 2011.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos sólidos para Construção Civil.. 2011.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos sólidos para Construção Civil.. 2011.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2011.

Ferreira, A. S. . Elaboração do Programa Interno de Auto-fiscalização--PIA. 2011.

Ferreira, A. S. . Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos da Construção Civil.. 2011.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Estudo de Impacto de vizinhança .. 2010.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para Construção Civil.. 2010.

Ferreira, A. S. . Elaboração de plano de Gerenciamento de resíduos (PNEUS INSERVÌVEIS). 2010.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Diagnóstico Ambiental para Implantação de Hotel.. 2010.

Ferreira, A. S. . Elaboração de Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para Construção Civil.. 2010.

FERREIRA, A. S. . Corredor Linear do Igarapé do Bindá. 2006. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

FERREIRA, A. S. . Ecopedagogia: a relevância da Educação Ambiental nas Escolas Públicas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    ESTUDO DA DINÂMICA DE DISTÚRBIOS IONOSFÉRICOS VIAJANTES EM LATITUDE EQUATORIAL NO SETOR BRASILEIRO, NA AMAZÔNIA CENTRAL, ATRAVÉS DE IMAGENS ALL-SKY NA LINHA DE EMISSÃO OI 630., Descrição: Apresentamos um escopo para um estudo da dinâmica de distúrbios ionosféricos propagantes (em inglês TID) utilizando imagens all-sky na linha de emissão OI 630.0, sobre a cidade de Manaus é o que constituí-se o objeto de pesquisa deste trabalho. Investigaremos a existência de uma forte tendência de ocorrência dessas estruturas durante período de atividade solar máxima (# 24). Neste estudo teremos que observar se os eventos estão relacionados com a atividade geomagnética, pois tais eventos já foram observados durante períodos de máximo do ciclo solar, em outras pesquisas. Este trabalho irá utilizar pela primeira vez no setor brasileiro, sobre a Amazônia Central, um imageador tipo ?all-sky? na linha de emissão OI 630 nm que mostre medidas simultâneas de MSTID e bolhas de plasma, no ano de 2014 e 2015. Também discutiremos a geração e dinâmica de tais estruturas. A metodologia descrita abaixo, se desenvolverá pela ANÁLISE DE IMAGENS DA AEROLUMINESCÊNCIA que terá 6etapas e ou passos diferentes. Metodologia - Aquisição de Imagens pelo ?all-sky? O instrumento é composto por uma lente all-sky (tipo: olho de peixe) a qual proporciona um campo de visão de 1800, uma lente de campo que é responsável por toda luz que incide na lente colimadora, e um filtro de 4 polegadas de diâmetro com largura de faixa de 1,35 nm entrada no comprimento de onda em 630 nm. A aquisição será efetuada em noites sem luar e céu limpo, ou seja, em dias predeterminados. Logo, far-se-á necessário um mapa lunar previamente definido. Os dados serão armazenados em um computador (tipo: PC), sendo utilizado um software (ainda não definido) para manipulação, organização e interação (usuário-máquina).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Alan dos Santos Ferreira - Coordenador / Paulo Roberto Fagundes - Integrante / Newton Silva de Lima - Integrante / V.G. Pillat - Integrante / Alexandre Pimenta - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário Luterano de Manaus, Engenharia Ambiental. , Avenida Carlos Drummond de Andrade, Japiim, 69077730 - Manaus, AM - Brasil - Caixa-postal: 69077730, Telefone: (92) 36169800, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

Centro Universitário Luterano de Manaus

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2020

    Ensino, Engenaria ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoramento do Ar, Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Projeto de Sistemas de esgoto Sanitário, Planejamento Ambiental

  • 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA.,Cargo ou função, COORDENADOR.

  • 02/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS GRADUAÇÃO.,Linhas de pesquisa

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO.,Cargo ou função, REPRESETANTE DO CORPO DOCENTE.

  • 06/2019 - 12/2019

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de riscos, Gestão ambiental, Manejo de flora e fauna, Projeto de abastecimento de água

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Engenaria ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoramento do ar, Projetos de sistemas de esgoto sanitários, Planejamento ambiental, Resíduos sólidos urbanos

  • 06/2018 - 12/2018

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Impacto ambiental, Projeto de sistemas abastecimento de água, Economia ambiental, Modelagem ambiental, Projeto organizacional TCC 1

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão ambiental, Projetos de sistemas de esgoto sanitários, Projeto organizacional TCC1, Resíduos sólidos industriais

  • 01/2017 - 06/2017

    Ensino, TECNÓLOGO EM LOGISTICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Organizacional - TCC I

  • 01/2017 - 06/2017

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Riscos

  • 01/2017 - 06/2017

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Ambiental

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Ambiental

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Ambiental

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 01/2016 - 06/2016

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia

  • 01/2016 - 06/2016

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Impacto Ambiental

  • 01/2016 - 06/2016

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Ambiental

  • 01/2016 - 06/2016

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 01/2016 - 06/2016

    Ensino, TECNÓLOGO EM LOGISTICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Organizacional - TCC I

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE DE RISCOS, ECONOMIA AMBIENTAL, GESTÃO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, TRABALHO DE COCNCLUSÃO DE CURSO I, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, TECNÓLOGO EM LOGISTICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETO TECNOLÓGICO - LOGÍSTICA EMPRESARIAL

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, LEGISLAÇÃO E ÉTICA, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, TECNÓLOGO EM LOGISTICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETO ORGANIZACIONAL I, PROJETO ORGANIZACIONAL II

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, IMPACTO AMBIENTAL, LEGISLAÇÃO E ÉTICA, PLANEJAMENTO AMBIENTAL, SISTEMA TERRA, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, TECNÓLOGO EM LOGISTICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETO TECNOLÓGICO - LOGISTICA EMPRESARIAL

  • 02/2013 - 09/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, ULBRATECH.,Linhas de pesquisa

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANALISE DE RISCOS, ECONOMIA AMBIENTAL, ESTÁGIO SUPERVISONADO, HIDROLOGIA, IMPACTO AMBIENTAL, LEGISLAÇÃO E ÉTICA, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE DE RISCOS, ECONOMIA AMBIENTAL, HIDROLOGIA, LEGISLAÇÃO E ÉTICA, MODELAGEM MBIENTAL, PROJETO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, SAÚDE EM ENGENHARIA AMBIENTAL

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO AMBIENTAL, HIDROLOGIA, LEGISLÇÃO E ÉTICA, LEGISLAÇÃO, ÉTICA E SEGURANÇA DO TRABALHO, MODELAGEM AMBIENTAL

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE DE RISCOS, ECONOMIA AMBIENTAL, GESTÃO AMBIENTAL, HIDROLOGIA, LEGISLAÇÃO E ÉTICA, MODELAGEM AMBIENTAL

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE DE RISCOS, ECONOMIA AMBIENTAL, MODELAGEM AMBIENTAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, PROJETO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, RECURSOS ENERGÉTICOS

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODELAGEM AMBIENTAL, PLANEJAMENTO AMBIENTAL, PROJETO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, SAÚDE EM ENGENHARIA AMBIENTAL

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE DE RISCOS, ECONOMIA AMBIENTAL, GESTÃO AMBIENTAL, MODELAGEM AMBIENTAL, PROJETO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, SAÚDE EM ENGENHARIA AMBIENTAL, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA AMBIENTAL I

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ECONOMIA AMBIENTAL, MODELAGEM AMBIENTAL, PROJETO DE ENGNHARIA AMBIENTAL, SAÚDE EM ENGENHARIA AMBIENTAL

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Tecnológo em Gestão da Qualidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEGURANÇA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL, FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA E ECOLOGIA

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Tecnológo em Gestão da Qualidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS SOBRE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ECONOMIA AMBIENTAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL, MODELAGEM AMBIENTAL, TOPOGRAFIA I, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE EM ENGENHARIA AMBIENTAL CURSO I, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE EM ENGENHARIA AMBIENTAL CURSO II

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Tecnológo em Gestão da Qualidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS SOBRE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL, SEGURANÇA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Tecnológo em Gestão da Qualidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS SOBRE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABLIDADE SOCIAL

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL, LEGISLAÇÃO, ÉTICA E SEGURANÇA DO TRABALHO, PROJETO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, TÓPICOS SOBRE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CURSO I, ECONOMIA AMBIENTAL, MODELO AMBIENTAL

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Tecnológo em Gestão da Qualidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS SOBRE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

  • 10/2003 - 10/2004

    Direção e administração, CPD.,Cargo ou função, TÉCNICO EM SUPORTE.

  • 02/2001 - 10/2003

    Estágios , CPD.,Estágio realizado, TÉCNICO EM INFORMÁTICA.

2018 - 2019

Companhia de Desenvolvimento do Amazonas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 44

Outras informações:
Engenheiro Ambiental aos projetos de desenvolvimento de rede para abastecimento de água e tratamento de esgoto aos municípios do Amazonas.

2010 - 2011

LA Falcão BAUER CTCQ Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Engenheiro Ambiental para gerenciamento de projetos ambientais e Hidrossanitário.

2004 - 2005

Moto Honda da Amazonia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Meio Ambiente, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário no setor de manutenção em meio ambiente ao monitoramento de poços tubulares, estações de tratamento de efluentes biológicos e industriais e torres de resfriamento.

2009 - 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Dados e Projetos Ambientais, Carga horária: 40

2007 - 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do setor de Sistemas de Informação, Carga horária: 8