Samya Thalyta de Sousa Moreira

Possui graduação em Licenciatura em Física e é Especialista em Tecnologias Digitais e Novas Educações pelo Instituto Federal do Piauí. Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual do Piauí e no Instituto Federal do Maranhão.

Informações coletadas do Lattes em 18/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Tecnologias Digitais e Novas Educações

2010 - 2012

Instituto Federal do Piauí
Título: Novos Métodos de Construção de Quadrados Semi Mágicos e suas Aplicações no Ensino de Matemática Computacional e Mecânica Clássica
Orientador: Lossian Barbosa Bacelar Miranda

Graduação em Licenciatura em Física

2008 - 2013

Instituto Federal do Piauí
Título: Novos Métodos de Construção de Quadrados Semi Mágicos e suas Aplicações no Ensino de Matemática Computacional e Mecânica Clássica
Orientador: Lossian Barbosa Bacelar Miranda

Curso técnico/profissionalizante

2006 - 2008

Instituto Federal do Piauí

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende BemLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

XIV Evento Internacional MATECOMPU 2012. Nuevos Métodos de Construcción de Cuadrados Semi-Mágicos y sus Aplicaciones a la Enseñanza de Matemática Computacional y Mecánica Clásica. 2012. (Congresso).

63 Reunião Anual da SBPC. Arte como Inspiração Científica: Um Caminho Científico de Aprender Unidades de Medida Através da Dramatização no Ensino de Física. 2011. (Congresso).

63 Reunião Anual da SBPC. Utilização da Estratégia de Resolução de Situações-Problemas para o Ensino da Física: Movimento Uniforme em Foco. 2011. (Congresso).

63 Reunião Anual da SBPC. O Ensino de Física com a Utilização de Quadrinhos para Deficientes Auditivos: Leis de Newton. 2011. (Congresso).

I Seminário de Ciências Naturais e Matemática para a Comunidade Surda. 2011. (Seminário).

VII Semana de Matemática e Física.A Fórmula Peso de Alexy é uma Balança?. 2011. (Outra).

Fórum PROEJA Sul II.Hemisférios do Cérebro e a Música como Alternativa no Ensino de Física para os Alunos do PROEJA-IFPI. 2010. (Outra).

Fórum PROEJA Sul II.O Aspecto Interdisciplinar como Ferramenta Metodológica no Processo Ensino-Aprendizagem de Ciências e Matemática dos Alunos do PROEJA: Uma Experiência de Monitoria dos Alunos de Licenciatura do IFPI. 2010. (Outra).

II Simpósio de Produtividade em Pesquisa.O Uso de Planilhas de Excel no Ensino de Física em uma Turma de EJA do IFPI. 2009. (Simpósio).

Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. (Outra).

III Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. 2008. (Congresso).

V Semana de Matemática e Física. 2008. (Feira).

XIX Simpósio Brasileiro de Informatica na Educação. 2008. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • MIRANDA, L. B. P. ; MIRANDA, L. B. B. ; MOREIRA, S. T. S. . Nuevos Métodos de Construcción de Cuadrados Semi-Mágicos y sus Aplicaciones a la Enseñanza de Matemática Computacional y Macánica Clássica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, S. T. S. ; MIRANDA, L. B. B. ; CUNHA, R. M. C. . A Fórmula Peso de Alexy é uma Balança?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, S. T. S. ; Ultilização da Estratégia de Resolução de Situações-Problemas para o Ensino da Física: Movimento Uniforme em Foco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, S. T. S. ; Arte como Inspiração Científica: Um Caminho criativo de aprender Unidades de Medida Através da Dramatização no Ensino de Física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, T. B. ; MOREIRA, S. T. S. ; SOUSA JUNIOR, F. F. ; OLIVEIRA, M. S. T. F. ; LOPES, I. L. S. ; LIMA, E. R. M. . O Ensino da Física com a utilização de Quadrinhos para Deficientes Auditivos: Leis de Newton.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, S. T. S. ; O Aspecto Interdisciplinar como Ferramenta Metodológica no Processo de Ensino-Aprendizagem de Ciência e Matemática dos Alunos do PROEJA: Uma Experiência de Monitoria dos Alunos de Licenciatura do IFPI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, S. T. S. ; Hemisférios do Cérebro e a Música como Alternativa no Ensino de Física para os Alunos do PROEJA-IFPI.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva, R. L ; MOREIRA, S. T. S. . O Uso de Planilhas de Excel no Ensino de Física em uma turma de EJA do IFPI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Instituto Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador - EaD, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora pesquisadora do curso Técnico em Secretariado, modalidade a distância, da disciplina de Metodologia em EaD - 45 h/a.

2008 - 2008

Instituto Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Monotora nas disciplinas de Física I e III do Curso Técnico de Edificações Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

2012 - 2012

Escola Municipal Simões Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividade desenvolvida na Disciplina de Ciências no ano de 2012 para turmas de 8 ano.

2011 - 2011

ICTHUS

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividade desenvolvida nas Disciplinas de Física I, II e III no ano de 2011 para turmas de 1 , 2 e 3 ano.

2013 - 2015

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2012 - 2012

Unidade Escolar Helvidio Nunes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividade desenvolvida nas Disciplinas de Física I, II e III no ano de 2012 para turmas de 1 , 2 e 3 ano.

2011 - 2011

Unidade Escolar Professor Felismino Freitas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividade desenvolvida nas Disciplinas de Física I e II no ano de 2011 para turmas de 1 e 2 ano do ensino médio.

2014 - Atual

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20