Renata Cavalheiro

Possui graduação em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em fitossociologia, dendrologia, patologia e sementes florestais. Atualmente atua na área de Licenciamento Ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Perícia e Auditoria Ambiental

2015 - Atual

Centro Universitário Internacional

Graduação em Engenharia Florestal

2009 - 2014

Universidade Federal do Pampa
Título: ASPECTOS FITOSSOCIOLÓGICOS DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA OMBRÓFILA MISTA NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA
Orientador: Alexandra Augusti Boligon

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2009

2008 - interrompida

Colégio Politecnico da UFSM
Ano de interrupção: 2009

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

E.E.B. Profº Salustiano Antonio Cabreira

Ensino Fundamental (1º grau)

1997 - 2000

E.E.F. Profº Tertuliano T. de Lemos

Formação complementar

2013 - 2013

How does rigorous cross-dating works. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2013 - 2013

Growth modeling using tree ring data.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2013 - 2013

Wood Anatomy - ring boundary structures. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2011 - 2011

Spreading wings. (Carga horária: 48h). , Fisk English Courses, FISK, Brasil.

2011 - 2011

Breaking Free. (Carga horária: 50h). , Fisk English Courses, FISK, Brasil.

2010 - 2010

Coleta e Identificação de Espécies Arbóreas Nativa. (Carga horária: 4h). , XIV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, CBAU, Brasil.

2000 - 2000

Introdução ao Microcomputador Sistema Operacional. (Carga horária: 80h). , E.D.I. - Informática Ltda, E.D.I., Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Organização de eventos

CAVALHEIRO, R. . 28º Mateada Show em homenagem ao dia das crianças. 2013. (Festival).

CAVALHEIRO, R. . Semana de acolhimento aos calouros - UNIPAMPA 2013. 2013. (Outro).

CAVALHEIRO, R. . 27ª Mateada em Homenagem ao dia dos Pais. 2013. (Festival).

CAVALHEIRO, R. . 3º Simpósio Gaúcho de Animais Selvagens. 2008. (Outro).

Participação em eventos

II Mensuflor.Estrutura Diamétrica de Espécies Pioneiras em um Fragmento de Floresta Ombrófila Mista. 2014. (Encontro).

II Mensuflor.Estrutura Diamétrica e Vertical das Espécies mais Importantes de um Fragmento de Floresta Ombrófila Mista. 2014. (Encontro).

II Mensuflor. 2014. (Encontro).

1ª Olimpíada Integrada de Esportes da UNIPAMPA. Futsal Femenino. 2013. (Olimpíada).

Amostra Científica Cultural. 2013. (Exposição).

I Conferência Municipal do Meio Ambiente. 2013. (Encontro).

Internacional Workshop of Tropical Dendrochronology. 2013. (Outra).

Internacional Workshop of Tropical Dendrochronology.Ajuste de Equações de Crescimento em Diâmetro para Cordia americana (L.) em uma floresta estacional subtropical no interior do estado do Rio Grande do Sul. 2013. (Outra).

Internacional Workshop of Tropical Dendrochronology.Crescimento em Diâmetro de Diospyros inconstans Jacq. em uma floresta Estacional Subtropical no Interior do Rio Grande do Sul. 2013. (Outra).

IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Tamanho da parcela para variáveis de sementes de Eugenia involucrata DC. 2012. (Outra).

IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Outra).

Simpósio sobre secagem da madeira. 2012. (Simpósio).

III Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Outra).

III Semana Acadêmica Integrada da UNIPAMPA. 2011. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. 2010. (Congresso).

Ciclo de Palestras do BIOFÓRUM. 2009. (Outra).

I Congresso Internacional de Educação Ambiental UAB/UFSM. 2009. (Congresso).

I Fórum Acadêmico do Curso de Gestão Ambiental. 2009. (Outra).

IV Seminário Municipal do Meio Ambiente. 2009. (Seminário).

XIII World Forestry Congress. 2009. (Congresso).

1º Encontro Regional de Cana-de-Açúcar. 2008. (Encontro).

1º Forum de Desenvolvimento regional Sustentável: Atividade Leiteira. 2008. (Outra).

Treinamento Básico de GPS. 2008. (Outra).

VI Seminário de Formação em Agroecologia. 2008. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • FANTINEL, R. A. ; PONS, P. G. ; ROSA, D. C. ; CAVALHEIRO, R. ; CECHIN, N. F. . IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES COM PRINCÍPIOS TÓXICOS OU ALÉRGICOS NA ARBORIZAÇÃO DE RUAS E AVENIDAS, SÃO GABRIEL ? RS. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana , v. 10, p. 61-70, 2015.

  • SOARES, L. M. ; CAVALHEIRO, R. ; FERRER, M. A. ; ROSSO, S. ; FLORIANO, E. P. ; LOIOLA, T. M. . Ajuste de Equações de Crescimento em Diâmetro para Cordia americana (L.) em uma floresta estacional subtropical no interior do estado do Rio Grande do Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALHEIRO, R. ; PEREIRA, C. A. ; COSTA, L. A. ; LORENTZ, L. H. ; BOLIGON, A. A. . Tamanho de Parcela para Variável de Semente de Eugenia involucrata DC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, L. A. ; CAVALHEIRO, R. ; BOLIGON, A. A. ; VESTENA, S. . Qualidade Fisiológica de Sementes de Acácia-Negra (Acacia mearnsii De Wild) e sua Relação com a Emergência de Plântulas no Campo e com a Qualidade de Mudas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JAHNS, F. M. ; SILVA, B. C. ; CAVALHEIRO, R. ; SANTOS, N. R. Z. . Um novo conceito em moda - as roupas ecológicas e a aceitação do público. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Caracterização florística e estrutural de um fragmento de Floresta Ombrófila Mista na região oeste de Santa Catarina, Descrição: O objetivo do estudo é caracterizar e analisar a composição florística do estrato arbóreo de um fragmento de Floresta Ombrófila Mista, situado no interior do município de Faxinal dos Guedes, SC. Para a coleta de dados do levantamento florístico e fitossciológico, serão demarcadas na área cinco faixas com dimensões de 10 x 100 m, sendo estas subdivididas em unidades amostrais de 100 m . Em cada unidade amostral serão identificadas a espécie e família botânica de todos os indivíduos com circunferência a altura do peito (CAP) ≥ 31,4 cm. Além da identificação botânica, os indivíduos terão mensurados o CAP e altura total, além de classificados quanto à qualidade de tronco e posição sociológica. Serão calculadas as estimativas fitossociológicas densidade, frequência, dominância, valor de importância e valor de cobertura. Além dessas, serão determinados os Índices de Diversidade de Shannon-Wiener, de Equabilidade de Pielou e de Agregação de Payandeh. A suficiência amostral será verificada através da Curva Espécie-Área (Curva do Coletor). A fim de verificar diferenças dentro do estrato arbóreo entre as duas áreas, será utilizada a análise de agrupamento, utilizando o método de ligação Ward e a distância euclidiana como medida de ligação, e considerando a distribuição e a abundância das espécies dentro de cada uma das unidades amostrais. Para a separação dos grupos será considerada uma linha traçada paralela ao eixo horizontal, próxima da distância euclidiana média. Após a formação dos grupos será aplicada aos dados a análise discriminante pelo método Stepwise visando verificar as variáveis mais representativas de cada grupo, assim como, evidenciar possíveis erros de classificação das parcelas em grupos. A partir destes resultados, espera-se realizar inferências sobre a influência da ação antrópica no local e recomendar estratégias de conservação e possível utilização sustentável do fragmento em longo prazo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Renata Cavalheiro - Integrante / Alexandra Augusti Boligon - Coordenador / Leandro Homrich Lorentz - Integrante / Bruna Denardin da Silveira - Integrante / Cibele Rosa Gracioli - Integrante / Mariéle Alves Ferrer - Integrante.

  • 2012 - 2014

    PARÂMETROS EXPERIMENTAIS PARA VARIÁVEIS DE SEMENTES E PLÂNTULAS DE TRÊS ESPÉCIES DA FAMÍLIA MYRTACEAE, Descrição: O objetivo do presente estudo é a determinação de parâmetros experimentais como a forma e o tamanho ótimo de parcela e tamanho de amostra, para variáveis morfológicas de sementes e plântulas, e para a emergência de plântulas de espécies florestais nativas da família Myrtaceae. Serão utilizadas sementes das espécies nativas Eugenia uniflora (pitangueira), E. involucrata (Cerejeira-do-mato) e Myrcianthes punjens (Guabiju). Serão determinados os parâmetros experimentais para as variáveis das sementes: massa fresca, largura, comprimento e espessura de sementes, além das variáveis de plântulas: massa fresca e massa seca de plântulas, comprimento total de plântula e de raiz, diâmetro do colo, além da percentagem de emergência de plântulas e índice de velocidade de emergência. A partir dos resultados observados em todas variáveis analisadas, será estimado o tamanho ótimo e a forma de parcela pelos métodos da máxima curvatura modificado e do modelo linear de resposta com platô, além da forma de parcela, para cada variável individualmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Renata Cavalheiro - Integrante / Lara Aranha da Costa - Integrante / Alexandra Augusti Boligon - Coordenador / Silvane Vestena - Integrante / Caroline Andrade Pereira - Integrante / Leandro Homrich Lorentz - Integrante / Cláudia Regina Neves Barboza - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Tamanho de parcela para variáveis de sementes de Eugenia involucrata DC., Descrição: O objetivo é a determinação do tamanho ótimo da parcela experimental para variáveis morfológicas de sementes e para o tempo de emergência de plântulas de cerejeira-do-mato (E. involucrata).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Renata Cavalheiro - Integrante / Lara Aranha da Costa - Integrante / Alexandra Augusti Boligon - Coordenador / Caroline Andrade Pereira - Integrante / Leandro Homrich Lorentz - Integrante.

  • 2011 - 2012

    QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE ACÁCIA-NEGRA (Acacia mearnsii De Wild) E SUA RELAÇÃO COM A EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS NO CAMPO E COM A QUALIDADE DE MUDAS, Descrição: O projeto tem como objetivo a identificação de testes da análise de sementes altamente correlacionados com a emergência de plântulas no campo e com a qualidade de mudas, visando a antecipação na determinação da qualidade do lote de sementes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Renata Cavalheiro - Integrante / Lara Aranha da Costa - Integrante / Alexandra Augusti Boligon - Coordenador / Silvane Vestena - Integrante / Leandro Homrich Lorentz - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Embrapa Floresta

Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular Obrigatório, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Curricular Obrigatório realizado no Laboratório de Patologia Florestal da Embrapa Floresta. Durante o período de estágio O período de estágio foi executado no Laboratório de Patologia Florestal onde foram desenvolvidas as seguintes atividades: - Treinamento em Patologia de Sementes; - Treinamentos internos, como uso da biblioteca, ética e segurança no trabalho; - Uso de equipamentos e reagentes do laboratório, capacitação nos métodos para esterilização e descarte de materiais; - Capacitação no preparo e distribuição de meios de cultura, batata-dextrose-agar (BDA) e meio seletivo (MS); - Treinamento nas metodologias usadas para detecção de fungos em sementes, papel filtro (PF), BDA e meio seletivo (MS); - Instalação de experimento em ágar e papel filtro para detecção de Fusarium sp. em sementes de Pinus; - Técnicas de repicagem de mudas de erva-mate na casa de vegetação; - Repicagem de culturas fúngicas para purificação de culturas; - Instalação de teste de germinação em substrato vermiculita com sementes de três espécies de Lauraceae; - Treinamento no método de Castellani adaptado (solução salina) para preservação de Ceratocystis sp; - Manutenção da coleção de Phytophthora de espécies florestais; - Trabalho de pesquisa com sementes florestais de três espécies da família Lauraceae, que teve como objetivo a detecção e identificação de fungos presentes nos diferentes lotes.

2013 - 2013

Jobim Planejamentos e Assistência Técnica LTDA

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 16

Outras informações:
Inventário Florestal realizado na Estância São Serafim, distrito de Batovi, São Gabriel-RS.

2012 - 2012

Avelino Bragagnolo S/A

Vínculo: Estágio Extra-curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio extra-curricular com a finalidade de desenvolver atividades gerais dentro da Empresa, com o acompanhamento Engenheiro Florestal responsável.

2012 - 2012

Programa de Bolsas Desenvolvimento Acadêmico da UNIPAMPA

Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista pela modalidade Iniciação à Pequisa,cumprindo atividades relacionadas ao projeto: Parâmetros experimentais para variáveis de sementes e plântulas de três espécies de família Myrtaceae.

2009 - 2014

Universidade Federal do Pampa

Vínculo: Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante