Janaina Pinto Janini
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em enfermagem -Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Enfermagem - UERJ. Enfermeira do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglioni. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem do Trabalho, Gestão hospitalar e incongruência de Gênero. Atua nos seguintes temas: Gestão em Saúde; enfermagem; Sexualidade e Gênero; Cuidado a populações vulneráveis
Informações coletadas do Lattes em 28/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Enfermagem
2016 - 2019
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O cuidado de enfermagem a pessoa transexual, no processo transexualizador na perspectiva familiar
Orientador: Rosângela da Silva Santos
Palavras-chave: enfermagem; PESSOAS TRANSEXUAIS; CUIDADOS DE TRANSIÇÃO.Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Enfermagem
2001 - 2003
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: FATORES DE RISCO E AGRAVOS A SAÚDE DO VARREDOR DE RUA NA PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM, Ano de Obtenção: 2003
Tokico Murakawa Moriya.Coorientador: Maria Yvone Chaves Mauro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: fatores de Risco - Agravos à Saúde Varredor de Rua.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Qualidade e Produtividade; Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em Especialização em Saúde Mental e Atenção psicossocial
2019 - 2020
Escola Nacional de Saúde Pública
Título: A SAÚDE MENTAL DA ENFERMAGEM NA PANDEMIA POR COVID 19
Orientador: Paulo Duarte Amarante
Especialização em Especialização em vigilância Sanitária
2014 - 2015
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Prescrição off-label da homonioterapia em trnsexuais masculinos: um desafio para a vigilancia sanitária
Orientador: Marismary Horsth De Seta
Especialização em Especialização em Genero e Sexualidade
2010 - 2011
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Iserção da população nao heterossexual no mercado de trabalho: discussão sobre saúde, direito e cidadania
Orientador: Claudia Regina Ribeiro
Especialização em Prevenção e Controle de Infecções Hospitalares
2000 - 2001
Universidade Gama Filho
Título: O conhecimento do Enfermeiro de CCIH sobre Fatores de Riscos e Agravos à Saúde no Hospital
Orientador: Marcia Valeria Lima
Bolsista do(a): Universidadeb Gama Filho, UGF, Brasil.
Especialização em Enfermagem do Trabalho
1998 - 1999
Universidade Gama Filho
Título: Ergonomia e Dialogo: Alicerceres no Uso de Equipamento de Proteção Individual
Orientador: Maria Yvone Chaves Mauro
Bolsista do(a): Universidadeb Gama Filho, UGF, Brasil.
Graduação em Enfermagem
1994 - 1997
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Mal de Alzeheimer: Relação Afetiva e efetiva dos Familiares
Orientador: Margareth Santiago
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva/Especialidade: Enfermagem do Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Saúde.
Participação em eventos
Atenção à Saúde de Grupos da População - UNIRIO.Vulnerabilidades Sociais e Políticas Públicas para a População LGBTQI+ no Rio de Janeiro, com especial foco no grupo Transgênero. 2021. (Outra).
FÓRUM DE PESQUISA DA SECRETARIA DO ESTADO -RJ.Cuidado de enfermagem em tempos de pandemia. 2021. (Outra).
14 Semana de Enfermagem: Expressões do Cuidado de Enfermagem no Contexto Social, Político e Econômico do Rio de Janeiro.Cuidado Transcultural de Enfermagem no Contexto da Contemporaneidade. 2018. (Encontro).
O Olhar da enfermagem para mulheres vitimas de violencia.Violência das mulheres transexuais: atuação da enfermagem. 2018. (Encontro).
Semana da Enfermagem.Atuação do enfermeiro no Processo transexualizador. 2018. (Outra).
V encontro de Atenção `saude da População LGBT. Sabres e praticas sobre processo transexualizador: o olhar dos profissionais. 2018. (Exposição).
XVI Semana de Enfermagem do Centro Universitário Celso Lisboa. tuação do Enfermeiro no processo de Transexualização. 2018. (Congresso).
19 SENPE ? Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.A transição das mulheres transexuais na perspectiva da enfermagem. 2017. (Seminário).
19 SENPE ? Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Uso do álcool na gestação e a malformação craniofacial: questões de genero. 2017. (Seminário).
Ordem dos Advogados do Brasil NITEROI.A retificação do registro civil pera a inclusão do nome social.. 2017. (Outra).
XV Semana de Enfermagem do Centro Universitário Celso Lisboa.Atuação do Enfermeiro no processo de Transexualização. 2017. (Seminário).
II Congresso Nacional da Saúde Estacio. Segurança do paciente. 2014. (Congresso).
VIII Jornada Internacional de Investigación en Ciencias de Enfermería.O pré-natal da gestante encarcerada. 2014. (Outra).
VIII Jornada Internacional de Investigación en Ciencias de Enfermería.Sentimientos que motivam a la cirurgía de redesignación de sexo em transsexuales-un desafío de la enfermeria. 2014. (Outra).
VIII Jornada Internacional de Investigación en Ciencias de Enfermería.La integración laboral del transsexual femenino después de la cirurgía de redesignación de sexo sob el punto de vista de la enfermería. 2014. (Outra).
VIII Jornada Internacional de Investigación en Ciencias de Enfermería.Enfermero Offshore: Los Desafios Del Trabajo Confinado. 2014. (Outra).
XIII Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.O estresse do profissional de enfermagem no serviço noturno. 2014. (Encontro).
XIII Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.Entraves psicossociais da gestante encarcerada. 2014. (Encontro).
XIII Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.Perspectivas do transsexual feminino e a reinserção social pós transgenitalização. 2014. (Encontro).
XIII Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.As Manifestações Psicoemocionais Apresentadas Pelo(a) Enfermeiro(a) diante da assistência prestada à crianças portadoras de doença neoplásica. 2014. (Encontro).
XIII Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.Os sentimentos dos enfermeiros diante do processo de morrer/morte de RN's internados em UTI: uma revisão integrativa. 2014. (Encontro).
XIII Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.O enfermeiro offshore e o trabalho confinado: um desafio à saúde mental. 2014. (Encontro).
XVIII Encontro de Enfermagem, Trabalho e Saúde do trabalhador.Identidade Social e Trabalho dos Transsexuais. 2014. (Encontro).
VI Jornada Internacional de Investigación en Ciencias de Enfermería.As alunas de enfermagem diante do auto exame das mamas: conhecimento x práticas. 2012. (Outra).
5 Enfermagem em Foco. O enfermeiro no mundo globalizado: formação e inserção no mercado de trabalho. 2009. (Congresso).
IV ENCONTRO DE DIABETES.Podologia: questões legais e funcionais. 2006. (Encontro).
54 congresso brasileiro de enfermagem. O saber do enfermeiro de infecção hospitalar: biosegurança e saúde do trabalhador em questão. 2002. (Congresso).
Encontro da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho.Mestre de Cerimômia. 2002. (Encontro).
Investigando em Enfermagem.Secretária. 2001. (Outra).
1ª Jornada de Diabetes:O compromiso Social do Enfermeiro.Coordenadora. 1997. (Outra).
Participação em bancas
JANINI, JANAÍNA PINTO. SABERES E PRÁTICAS DOS HOMENS TRANSEXUAIS SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DAS IST/HIV. 2021. Dissertação (Mestrado em ESCOLA DE ENFERMAGEM ALFREDO PINTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
JANINI, JANAÍNA PINTO. Pessoas Transexuais e Travestis em uma Unidade de Referência da Secretaria de Estado de Saúde do RJ: estratégia em saúde para facilitação do acesso no atendimento. 2021. Dissertação (Mestrado em ensp) - Fundação de Assistência ao Trabalhador da Fiocruz.
JANINI, JANAÍNA PINTO. Práticas no cuidado à população LGBTQIA+ na atenção primária à saú-de no Brasil ? uma revisão integrativa. 2021. Dissertação (Mestrado em ensp) - Fundação de Assistência ao Trabalhador da Fiocruz.
JANINI, J. P.; LEMOS, ADRIANA; DE ARAUJO, LM; CORREA, VANESSA A.F.. AH, SEI LÁ, SÓ QUERO SER EU!? SIGNIFICADOS, SABERES E PRÁTICAS DA HARMONIZAÇÃO CRUZADA NA SAÚDE DE MULHERES E HOMENS TRANS. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, ROSÂNGELA S;JANINI, J. P.. Amamentação em crianças com lábio leporino e/ou fenda palatina: vivências e entraves. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, ROSÂNGELA S; PENNA, L. H. G.;JANINI, J. P.. Atuação dos profissionais de saúde em relação às homossexualidade feminina: uma contribuição para o cuidado em enfermagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
JANINI, J. P.. O Estado da Arte da Assistência de Enfermagem na Unidade Básica de Saúde na Prevenção do Diabetes Mellitus Tipo II e suas Complicações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. Estudo Preliminar das Causas e Agravos Condutores de Internação na Clínica Médica de um Hospital Público da Cidade do Rio de Janeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. O Estado da Arte da Síndrome de Burnout e o Acadêmico de Enfermagem: Mecanismo de Detecção e Prevenção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. A Qualidade de Vida dos Profissionais de Saúde que Atuam na Psiquiatria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. Aspectos Relevantes à Assistência de Enfermagem ao Paciente com Lupus Eritematoso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. O Auto Cuidado do Paciente Acometido com Úlcera Venosa e a Conduta do Enfermeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. Qualidade de Vida do Idoso e suas Relações Familiares: Influência nos Agravos à Saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. O Estado da Arte e a Assistência de Enfermagem no Atendimento Humanizado à Mãe/Acompanhante/Família no Método Mãe Canguru. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. Aleitamento Materno e a Contribuição do Enfermeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. O Autocuidado do Paciente Portador de Diabetes Mellitus. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. Enfermeiro Frente à Dor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. Estresse nos Acadêmicos de Enfermagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. Condições de Trabalho no Centro Cirúrgico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. A Violência Vivenciada pela Equipe de Enfermagem no Ambiente da Emergência: Fatores Adversos à sua Saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. Riscos Ocupacionais com Material Biológico na Unidade de Terapia Intensiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
JANINI, J. P.. L. Sousa.Amamentação: Orientação e os Dilemas Enfrentados pelas Mulheres Trabalhadoras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho.
Orientou
As ações do Enfermeiro na utilização dos equipamentos de proteção individual na UTI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Orientador: Janaina Pinto Janini;
Enfermeiro Offshore: os desafios do trabalho confinado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Orientador: Janaina Pinto Janini;
Problemática do trabalhador noturno de enfermagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Orientador: Janaina Pinto Janini;
A enfermagem frente a queimadura de segundo grau: uma revisão integrativa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Orientador: Janaina Pinto Janini;
Os entraves Psicossociais da mulher no diagnóstico do câncer : perspectivas para a assistência de enfermagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Orientador: Janaina Pinto Janini;
A atuação do(a) enfermeiro(a) diante da sexualidade na adolescência: uma revisão integrativa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Orientador: Janaina Pinto Janini;
Satisfação das gestantes em relação ao atendimento prestado pelo Enfermeiro na consulta de Enfermagem pré-natal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Orientador: Janaina Pinto Janini;
O Pre-natal da gestante encarcerada; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Orientador: Janaina Pinto Janini;
O enfermeiro na doação de órgãos: procedimentos, cuidado com o corpo e família do doador; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Orientador: Janaina Pinto Janini;
A família e o cuidado com o idoso acometido com fratura de fêmur: educação para o enfermeiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Orientador: Janaina Pinto Janini;
A comunicação na humanização do cuidado de enfermagem na Unidade de Pronto Atendimento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Orientador: Janaina Pinto Janini;
O papel do enfermeiro na utilização da escala de braden no CTI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Janaina Pinto Janini;
CONDUTAS EDUCATIVAS DO ENFERMEIRO PARA A FAMÍLIA/CUIDADOR DO PACIENTE COM ALZHEIMER; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Gama Filho; Orientador: Janaina Pinto Janini;
REINSERÇÃO SOCIAL DO TRANSEXUAL A PARTIR DA CIRURGIA DE REDESIGNAÇÃO DE SEXO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Janaina Pinto Janini;
SENTIMENTOS E RESENTIMENTOS QUE MOTIVAM A CIRURGIA DE REDESIGNAÇÃO DE SEXO EM TRANSEXUAIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Janaina Pinto Janini;
Produções bibliográficas
-
JANAINA PINTO JANINI ; PAULO DUARTE DE CARVALHO AMARANTE ; PAOLLA PINHEIRO MATHIAS ; DANIELA BASTOS SILVEIRA ; DANIELLE BESSLER ; DANIEL DA SILVA GRANADEIRO . A enfermagem em saúde mental na perspectiva territorial: práticas frente às necropolíticas na pandemia. SAÚDE COLETIVA (BARUERI) , v. 12, p. 9886-9895, 2022.
-
JANINI, JANAINA PINTO ; OLIVEIRA, LETÍCIA CAROLINA SILVA DE ; SOUZA, VIVIANE DE MELO . Terapia hormonal em mulher transexual idosa: um estudo de caso. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e550111033113, 2022.
-
JANINI, JANAINA PINTO ; MIGOWSKI, LÍVIA . Câncer em neovagina de mulheres trans: uma revisão sistemática. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e346101220584, 2021.
-
SILVEIRA, DANIELA BASTOS ; TEIXEIRA, ANA PAULA DAL-CIN ; PASCOAL, CARLA RODRIGUES ; BARROS, FRANCI DE OLIVEIRA ; JANINI, JANAINA PINTO ; NOCCHI, KEITY JAQUELINE CHAGAS VILELA ; CARDOSO, LICIANE FURTADO ; GALVÃO, MARIANA RANGEL GULÃO . Impacto do Coronavírus sobre os profissionais da saúde: o retrato de Macaé. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e2909108625, 2020.
-
JANINI, JANAINA PINTO ; SANTOS, ROSANGELA DA SILVA . Relações sócio-familiares e a construção da personalidade da pessoa transexual. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-21, 2020.
-
SANTOS, LIVIA FAJIN DE MELLO DOS ; JANINI, JANAÍNA PINTO ; SOUZA, VIVIANE DE MELO ; SANTOS, ROSÂNGELA DA SILVA . Transition to motherhood and mothering for women in wheelchairs: a nursing perspective. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 72, p. 290-296, 2019.
-
JANINI, JANAINA PINTO ; SANTOS, ROSANGELA DA SILVA ; SANTOS, LÍVIA FAJIN DE MELLO DOS ; SOUZA, VIVIANE DE MELO . The epistemological construction of transsexuality: the science, nursing and common sense. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 23, p. 1-8, 2019.
-
SANTOS, ROSANGELA DA SILVA ; JANINI, JANAINA PINTO ; OLIVEIRA, HELAINE MARIA DA SILVA . The transition of breastfeeding children with cleft palate and lip among women. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 23, p. 1-7, 2018.
-
JANINI, J. P. ; SANTOS, ROSÂNGELA S ; VARGENS, OMC ; DE ARAUJO, LM . A medicalização e patologização na perspectiva das mulheres transexuais: acessibilidade ou exclusão social [The medicalization and pathologization in the perspective of transgender women: accessibility or social exclusion] [La medicalización y patologización desde la perspectiva de mujeres transgénero: accesibilidad o exclusión social]. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 25, p. e29009, 2017.
-
JANINI, J. P. ; BESSLER, Danielle ; VARGAS, Alessandra Barreto de . EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO. Saúde em Debate , v. 39, p. 480-490, 2015.
-
JANINI, J. P. . O Enfermeiro do Trabalho e o SEST: Questões de Sáude, Ético e Políticas na Produção Assistencial. 1. ed. Rio de Janeiro: Manain, 2001. v. 5. 62p .
-
JANINI, JANAINA PINTO ; SANTOS, ROSANGELA DA SILVA . A TRANSIÇÃO DAS MULHERES TRANSEXUAIS NA PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM. Demandas e contextos da educação no século XXI 2. 2ed.Ponta Grossa: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. 1, p. 112-127.
-
JANINI, J. P. . O que é Enfermagem do Trabalho. Jornal Cruz Vermelha Comunidade -Cuz Vermelha Brasileira Nova Iguaçu, Nova Iguaçú, 13 mar. 2001.
-
JANINI, J. P. . Profissional da Sáude: Gente que Cuida de Gente. Jornal Cruz Vermelha Comunidade, Nova Iguaçú, 04 jan. 2001.
-
JANINI, J. P. . O Saber do Enfermeiro de CCIH Sobre Fatores de Risco e Agravos à Saúde no Hospital. In: Congresso Brasilerio de enfermagem, 2002, Fortaleza. O Saber do Enfermeiro de CCIH Sobre Fatores de Risco e Agravos à Saúde no Hospital, 2002.
-
JANINI, J. P. . Ergonomia e Diálogo: alicerceres na utilização dos Equipamentos de Proteção Individal. In: Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho, 2001, Portugual. Ergonomia e Diálogo: alicerceres na utilização dos Equipamentos de Proteção Individal, 2001.
-
JANINI, J. P. . Riscos Ocupacionais dos auxiliares de enfermagem de um Centro Cirúrgico de Unidade de Pacientes Externos- CC-UPE. In: Congresso Internacional de Prevención de Riesgos Laborais, 2001, Carragona. Riesgos Ocupacionales de los Auxiliares de la Enfermeria de lo Centro Cirúrgico de la Unidade de Pacientes Externos, 2001.
-
JANINI, J. P. . O atendimento ginecológico de enfermagem as mulheres transexuais. In: 11ª Jornada de Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher, 2018, Rio de Janeiro. 11ª Jornada de Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher.
-
JANINI, J. P. ; SANTOS, LFM ; SOUZA, VM . Mulheres transexuais e trabalho: violência e consequências em saúde. In: 11ª Jornada de Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher, 2018, Rio de Janeiro. 11ª Jornada de Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher, 2018.
-
JANINI, JANAINA PINTO . Atendimento Ginecologico de enfermagem as mulheres transexuais. In: 11a Jornada de enfermagem da mulher do IFF/FIOCRUZ: diversidade e integralidade na perspectiva de gênero: tempo de mudanças, 2018, rio de janeiro. 11a Jornada de enfermagem da mulher do IFF/FIOCRUZ: diversidade e integralidade na perspectiva de gênero: tempo de mudanças, 2018.
-
JANINI, JANAINA PINTO . Mulheres transexuais e trabalho: violência e consequências em saúde. In: 11a Jornada de enfermagem da mulher do IFF/FIOCRUZ: diversidade e integralidade na perspectiva de gênero: tempo de mudanças, 2018, rio de janeiro. 11a Jornada de enfermagem da mulher do IFF/FIOCRUZ: diversidade e integralidade na perspectiva de gênero: tempo de mudanças, 2018.
-
JANINI, JANAINA PINTO . O puerpério na escuridão: o enfermeiro no cuidado à mulher com depressão pós parto. In: 11a Jornada de enfermagem da mulher do IFF/FIOCRUZ: diversidade e integralidade na perspectiva de gênero: tempo de mudanças, 2018. 11a Jornada de enfermagem da mulher do IFF/FIOCRUZ: diversidade e integralidade na perspectiva de gênero: tempo de mudanças, 2018.
-
JANINI, JANAINA PINTO . A vivencia da sexualidade e reprodução: narrativas de mulheres cadeirantes. In: Seminário de Pesquisa em Enfermagem do Rio de Janeiro, 2018, rio de janeiro. Seminário de Pesquisa em Enfermagem do Rio de Janeiro, 2018.
-
JANINI, JANAINA PINTO . transfobia: entrave na promoção da saúde. In: Seminário de Pesquisa em Enfermagem do Rio de Janeiro, 2018, rio de janeiro. Seminário de Pesquisa em Enfermagem do Rio de Janeiro, 2018.
-
JANINI, JANAINA PINTO . Rastreio de câncer de colo de útero de homens transexuais: um desafio para a enfermagem. In: Seminário de Pesquisa em Enfermagem do Rio de Janeiro, 2018, rio de janeiro. Seminário de Pesquisa em Enfermagem do Rio de Janeiro, 2018.
-
JANINI, J. P. ; SANTOS, ROSÂNGELA S . A TRANSIÇÃO DAS MULHERES TRANSEXUAIS NA PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM. In: 19 SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2017, joao pessoa. Anais do 19 SENPE.. JOAO PESSOA: ABEN, 2017. v. 1. p. 1-2.
-
JANINI, J. P. ; SANTOS, ROSÂNGELA S ; ALMEIDA, JUSSARA C ; DA SILVA, CAMILA D L . USO DO ALCOOL NA GESTAÇÃO E A MALFORMAÇÃO CRANIOFACIAL: QUESTÕES DE GENER. In: 19 SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2017, joao pessoa. Anais do 19 SENPE.. JOAO PESSOA: ABEN. v. 1. p. 1-1.
-
Mello, Adriana Ferreira Vignoli ; JANINI, J. P. . Entraves psicossociais da gestante encarcerada. In: XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL, 2014, RIBEIRAO PRETO. ANAIS DO XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL. RIBEIRAO PRETO: FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO, 2014. v. 1. p. 229-229.
-
JANINI, J. P. . Perspectivas do transsexual feminino e a reinserção social pós transgenitalização. In: XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL, 2014, RIBEIRÃO PRETO. ANAIS DO XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL. RIBEIRÃO PRETO: FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO, 2014. v. 1. p. 297-298.
-
JANINI, J. P. . Os sentimentos dos enfermeiros diante do processo de morrer/morte de RN's internados em UTI: uma revisão integrativa. In: XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL, 2014, RIBEIRÃO PRETO. ANAIS DO XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL. RIBEIRÃO PRETO: FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO, 2014. v. 1. p. 166-167.
-
CARDOSO, V. N. S. ; JESUS, C. S. ; JANINI, J. P. . O estresse do profissional de enfermagem no serviço noturno. In: XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL, 2014, RIBEIRÃO PRETO. ANAIS DO XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL. RIBEIRÃO PRETO: FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO, 2014. v. 1. p. 167-168.
-
SANTOS, I. S. ; JANINI, J. P. . ENFERMEIRO OFFSHORE E O TRABALHO CONFINADO: DESAFIO À SAÚDE MENTAL. In: XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL, 2014. ANAIS DO XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL, 2014. v. 1. p. 229-230.
-
CARDOSO, V. N. S. ; JANINI, J. P. . AS MANIFESTAÇÕES PSICOEMOCIONAIS APRESENTADAS PELO(A) ENFERMEIRO(A) DIANTE DA ASSISTÊNCIA PRESTADA À CRIANÇAS PORTADORAS DE DOENÇA NEOPLÁSICA. In: XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL, 2014. ANAIS DO XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL. RIBEIRÃO PRETO: FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO, 2014. v. 1. p. 166-167.
-
Mello, Adriana Ferreira Vignoli ; JANINI, J. P. ; SANTOS, I. S. . O pré-natal da gestante encarcerada. In: VIII JORNDA INTERNACIONAL DE INVESTIGACION EN CIENCIAS DE ENFERMEIRA, 2014, CHICLAYO. ACTAS VIII JORNADA INTERNACIONAL DE INVESTIGACION EN CIENCIAS DE ENFERMEIRA, 2014.
-
JANINI, J. P. ; BESSLER, Danielle ; SILVEIRA, E. A. . La integración laboral del transsexual femenino después de la cirurgía de redesignación de sexo sob el punto de vista de la enfermería. In: VIII JORNDA INTERNACIONAL DE INVESTIGACION EN CIENCIAS DE ENFERMEIRA, 2014, CHICLAYO. ACTAS VIII JORNADA INTERNACIONAL DE INVESTIGACION EN CIENCIAS DE ENFERMEIRA.
-
JANINI, J. P. ; BESSLER, Danielle ; SILVEIRA, E. A. . Sentimientos que motivam a la cirurgía de redesignación de sexo em transsexuales-un desafío de la enfermeria. In: VIII JORNDA INTERNACIONAL DE INVESTIGACION EN CIENCIAS DE ENFERMEIRA, 2014, CHICLAYO. ACTAS VIII JORNADA INTERNACIONAL DE INVESTIGACION EN CIENCIAS DE ENFERMEIRA.
-
Mello, Adriana Ferreira Vignoli ; JANINI, J. P. ; SANTOS, I. S. . Enfermero Offshore: Los Desafios Del Trabajo Confinado. In: VIII JORNDA INTERNACIONAL DE INVESTIGACION EN CIENCIAS DE ENFERMEIRA, 2014, CHICLAYO. ACTAS VIII JORNADA INTERNACIONAL DE INVESTIGACION EN CIENCIAS DE ENFERMEIRA, 2014.
-
VIDAL, J. P. ; CARDOSO, V. N. S. ; JANINI, J. P. . As alunas de enfermagem diante do auto exame das mamas: conhecimento x práticas. In: VI JORNDA INTERNACIONAL DE INVESTIGACION EN CIENCIAS DE ENFERMEIRA, 2012, CHICLAYO. ACTAS VI JORNADA INTERNACIONAL DE INVESTIGACION EN CIENCIAS DE ENFERMEIRA, 2012.
-
SOUZA, VIVIANE DE MELO ; JANINI, JANAÍNA PINTO ; TEIXEIRA, ISABELA ; CRUZ, PEDRO AUGUSTO . Mulheres transexuais com infecção sexualmente transmissível: enfermagem e educação em saúde em questão. Revista Saúde Coletiva , 2023.
-
JANINI, J. P. ; BESSLER, Danielle ; ALVES, W.H. . O cuidado das enfermeiras a usuários em abuso de álcool e drogas: pandemia e normoestética. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , 2022.
-
JANINI, JANAÍNA PINTO ; AMARANTE, PD ; PINHEIRO P ; GRANADEIRO, D. ; SILVEIRA, DANIELA BASTOS ; BESSLER, Danielle . A enfermagem em saúde mental na perspectiva territorial: práticas frente as necropolíticas na pandemia. SAÚDE COLETIVA (BARUERI) , 2022.
-
JANINI, J. P. ; SANTOS, ROSÂNGELA S ; ALMEIDA, JUSSARA C . Perfil de mães e crianças com malformação craniofacial no Estado do Rio de Janeiro: contribuição da enfermagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JANINI, J. P. . A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JANINI, J. P. . RETIFICAÇÃO DO REGISTRO CIVIL PARA PESSOAS TRANSEXUAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JANINI, J. P. . Aspectos históricos da transexualidade e vulnerabilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JANINI, J. P. ; PEDROSA, J. V. ; CARDOSO, V. N. S. . As alunas de enfermagem diante do auto exame das mamas: conhecimento x prática.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Cuidado de enfermagem as pessoas trans ( Acesso, integralidade do cuidado e matriciamento), Descrição: Projeto de pesquia aprovado no comite de ética, com objetivo de aperfeiçoas as práticas do(a) enfermero(a) na Atenção Primária, pensando na enfermagem como a maior força de trabalho que atua em todas as linhas de cuidado, inclusve pessos trans. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Janaina Pinto Janini - Coordenador / jJANAINA PINTO JANINI - Integrante.
-
2022 - Atual
Cuidado a pessoa Idosa com alterações endocrinologicas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Pinto Janini - Coordenador.
-
2022 - Atual
Cuidado de enfermagem a pessoa com deficiência, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Pinto Janini - Coordenador.
-
2020 - Atual
A enfermagem e o cuidado as pessoas na pandemia por COVID 19, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Pinto Janini - Coordenador.
-
2017 - 2017
(re)inserção social da pessoa transexual: Questões sociais e de saúde, Descrição: Pesquisa qualitativa , descritiva aprovado pelo comitê de ética em pesquisa protocolo de pesquisa CAAE n 64975517.9.0000.5266 de de 29 de março de 2017. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Janaina Pinto Janini - Coordenador.
Prêmios
2018
SEGUNDO LUGAR: EM MELHOR TRABALHO NA 11A JORNADA DE ENFERMAGEM DA MULHER DO IFF/FIOCRUZ: DIVERSIDADE E INTEGRALIDADE NA PERSPECTIVA DE GÊNERO: TEMPO DE MUDANÇAS, INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Estadual de Diabetes e Endocronilogia Luiz Caprigluini, Secretaria Estadual de Saúde. , manoel Vitorino, Piedade, 22725031 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25997272, Ramal: 7183, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - 2015
Universidade Estácio de SáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Licença sem vencimento
2014 - 2015
Faculdades Integradas de JacarepaguáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
PROFESSORA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTECNICA
BIOSSEGURANÇA
ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM
EPIDEMIOLOGIA
2001 - 2014
Universidade Gama FilhoVínculo: Celetista RTI, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Saúde do Adulto, Gerenciamento em Enfermagem, Enfermagem do trabalho, Semiologia e Semiotécnica, Saúde Comunitária
Atividades
-
08/2001
Ensino, Enfermagem e Obstetrícia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Comunitária, Saúde do Trabalhador, Semiologia e Semiotécnica, Gerenciamento em Enfermagem, Saúde do Adulo
-
08/1999
Ensino, Enfermagem do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ergonomia , Saneamento do Meio, Epidemiologia, Toxicologia
-
03/1999
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, saneamento do Meio
1998 - 2000
Salber S AVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Enfermeira do Trabalho, Carga horária: 30
Atividades
-
08/1998 - 10/2000
Serviços técnicos especializados , Salber S A.,Serviço realizado, Vigilancia Sanitária.
-
08/1998 - 10/2000
Serviços técnicos especializados , Salber S A.,Serviço realizado, Auditoria Empesarial.
-
10/1999 - 07/2000
Treinamentos ministrados , Salber S A.,Treinamentos ministrados, Capacitação para a função, Orintação quanto aos risos ocupacionais, Doenças Cronico Degenerativas, Doenças Sexualmente transmissíveis
2001 - Atual
Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz CapriglioniVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: enfermeira, Carga horária: 30
Outras informações:
trabalha na área de gestão hospitalar ( Fiscalização e gestão local de contratos em saúde; Gerente de resíduos sólidos de saúde) e disforia de gênero (atendimento a pessoas transsexuais e acolhimento em saúde através de atividades grupais, consulta ginecológica à mulheres e homens trans e capacitação profissional para atendimento as pessoas trans em outros níveis de atenção em saúde).
2022 - Atual
Faculdade São JoséVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2022 - Atual
Instituto Brasileiro de Medicina e ReabilitaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Janaina Pinto Janini e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?