Raissa De Luca Guimarães

Advogada, Bióloga, Mestre e Doutora em Inovação Tecnológica, atua a aproximadamente 20 anos na área de Propriedade Intelectual, com foco na gestão da inovação tecnológica e proteção estratégica de tecnologias, através de patentes, marcas, know-how, programas de computador, desenhos industriais e demais métodos estratégicos. Trabalhou de 2007 a 2020 na Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica CTIT, que é o núcleo de inovação tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Como Coordenadora do Setor de Propriedade Intelectual, realizou uma gestão orientada para a qualidade do serviço, excelência da equipe multidisciplinar e constante melhoria dos processos internos, sempre com foco nos resultados e na otimização dos recursos humanos e financeiros. Essa atuação contribuiu para que a UFMG se mantivesse no topo do ranking das instituições nacionais que mais depositam pedidos de patentes no Brasil. Utiliza os diversos conhecimentos adquiridos para a análise de documentos técnicos e jurídicos, como Patentes, Estudos de Prospecção Tecnológica, Termo de Transferência de Material, Acordos de Parceria em Pesquisa, Acordos de Confidencialidade, Contratos de Transferência/Licenciamento de Tecnologia, dentre outros. Institucionalmente, contribuiu para a criação e implementação de políticas de inovação e integrou a Comissão de Patrimônio Genético da UFMG que lida com as questões relativas à Lei da Biodiversidade. Como consultora independente, elaborou uma nova Política de Inovação Tecnológica para a Escola Nacional de Administração Pública - ENAP e executou outros serviços na área de inovação e PI. Atuou na EPAMIG de março a agosto de 2024 especialmente através da colaboração na construção do Estudo Prospectivo. De 2024 a 2026 integrou a equipe do NIT da Fiocruz Minas como Advogada Sênior, responsável pelas Parceiras e Copperações. A partir de maio de 2026 entrou na FarmaVax/UFMG com o intuito de auxliar em questões diversas relacionadas às Parcerias com as Empresas e à Propriedade Intelectual negociada nos Acordos.

Informações coletadas do Lattes em 25/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica

2017 - 2023

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: SEGREDO DE NEGÓCIO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: análise da Pintec e proposição de novo instrumento de coleta de dados para o Brasil
Rubén Dario Sinisterra Millan. Coorientador: Allan Claudius Queiroz Barbosa. Palavras-chave: Segredo industrial; inovação; Empresa.

Mestrado profissional em Inov. Biofarmacêutica-Área Propriedade Intelectual

2011 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE PATENTES, PANORAMA ATUAL E ALGUNS DOS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA UM FUTURO PRÓXIMO, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Rubén Dario Sinisterra Millán
Palavras-chave: Sistema de Patentes; Evolução Histórica; Desenvolvimento nacional.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: PROPRIEDADE INTELECTUAL.

Especialização interrompida em 2007 em Especialização em Biossegurança

2007 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: AS BARREIRAS BIOÉTICAS NA ANÁLISE DA BIOSSEGURANÇA E EM TODO O PROCESSO TECNOLÓGICO
Orientador: George Toztos
Ano de interrupção: 2007

Graduação em Direito

2000 - 2006

Faculdades Milton Campos
Título: ?A natureza jurídica dos créditos de carbono e instrumentos de comercialização?
Orientador: Dr. Ricardo Carneiro

Graduação em Ciências Biológicas

2000 - 2003

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Avaliação Ecotoxicológica de compostos naturais produzidos por Eucalyptus grandis no Vale do Rio Doce, Minas Gerais
Orientador: Arnola Cecília Rietzler

Formação complementar

2023 - 2023

Curso de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2019 - 2019

LICENCIAMENTO DE SOFTWARE INCLUSIVE DE FONTE ABERTA. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2017 - 2017

Oficina de Software. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2007 - 2007

Curso Avançado de Capacitação em Propriedade Intelectual. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2007 - 2007

Curso Avançado em Biotecnologia e Propriedade Intelectual. (Carga horária: 100h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2006 - 2006

Curso Intermediário de Capacitação em Prop. Intel. para Gestores de Tecnol.. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2006 - 2006

Gestão de Processos de Tecnologia. (Carga horária: 20h). , Fundação Biominas, BIOMINAS, Brasil.

2006 - 2006

Gestão Estratégica de Pessoas. (Carga horária: 20h). , Fundação Biominas, BIOMINAS, Brasil.

2006 - 2006

Visita Técnica aos Deptos de Propried. Industrial. (Carga horária: 80h). , Dannemann Siemsem, IDS, Brasil.

2004 - 2004

DL 101 - Curso sobre Propriedade Intelectual. (Carga horária: 30h). , Organização Mundial de Propriedade Intelectual, OMPI, Suíça.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Direitos de Propriedade Intelectual.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Ambiental.

Organização de eventos

GUIMARÃES,R.L. . Workshop sobre Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado. 2012. (Outro).

GUIMARÃES,R.L. . Curso tecnico juridico de legislacao de acesso e reparticao de beneficios na area de biodiversidade. 2011. (Outro).

GUIMARÃES,R.L. . VIII Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual. 2007. (Outro).

Participação em eventos

Oficina OMPI - Direitos Autorais. 2019. (Oficina).

Curso sobre as plataformas Integrity e Derwent - Portal CAPES. 2018. (Outra).

Encontro do Fortec Sudeste - Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2018. (Encontro).

IV Inovação em Pauta - Spinoffs e Parcerias Tecnológicas em Minas Gerais. 2018. (Outra).

Oficina de capacitação sobre Acesso e Repartição de Benefícios da Biodiversidade. 2018. (Oficina).

Unlocking Potential - Innovation at work. 2018. (Outra).

"Lei da Biodiversidade e Uso do SisGen". 2017. (Outra).

4° Fórum de Proteção do Conhecimento Sensível do Programa Universidade e Inteligência (UNINT). 2017. (Outra).

Curso "Oficina de Software". 2017. (Oficina).

Delfos 2017. 2017. (Outra).

Inovação em Pauta ? Edição Mercado. 2017. (Outra).

Mesa redonda sobre a "Lei da Biodiversidade e Uso do SisGen". 2017. (Outra).

Mesa Redonda Tríplice Hélice da Inovação: universidade, governo e indústria. 2017. (Feira).

Palestra ?Código Nacional de CT&I e suas implicações?. 2017. (Outra).

Reunião do Conselho Empresarial de Inovação da ACMinas.Apresentação da UFMG e da CTIT. 2017. (Encontro).

Nova Lei de Biodiversidade: Regulamentação do Acesso ao Patrimônio Genético. 2016. (Seminário).

VI Encontro de Pesquisa em Parasitologia.Patentes - Mesa Redonda ?Empreendedorismo em Parasitologia?. 2015. (Encontro).

Oficina de monitoramento Tecnológico. 2013. (Outra).

VII FORTEC - Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. 2013. (Outra).

"Palestra Magna: Inovação Tecnológica - opapel da Universidade e a experiência da UFMG". 2011. (Outra).

"Por que conhecimento tradicional? Importância e diversidade do conhecimento tradicional. Quais as relações que deveria ter com o conhecimento científico?". 2011. (Outra).

"Workshop ANPEI: Como utilizar os incentivos à inovação tecnológica". 2011. (Outra).

2° Colóquio Internacional do NEPC - Biotecnologia e Regulações. 2011. (Outra).

AS PATENTES E AS MARCAS NOS TRATADOS INTERNACIONAIS E A POLÍTICA GLOBAL DE CONCORRÊNCIA. 2011. (Outra).

Workshop de Negócios em Biotecnologia. 2011. (Outra).

XIII Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual - RMPI. 2011. (Encontro).

"EndoArt SA: experiencing the creation, development and exit of a medical device startup". 2010. (Outra).

"Toxicologia pré-clínica: aspectos teóricos e práticos em P&D biofarmacêutica, alimentar e segurança química". 2010. (Outra).

Feira INOVATECH. 2010. (Outra).

INCTs: novas perspectivas para avanço da ciência no Brasil. 2010. (Outra).

XII Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual - RMPI. 2010. (Encontro).

I° Encontro de Avaliação dos Núcleos de Inovação Tecnológica apoiados pela FINEP.Minicurso: Setor de Busca e Prossecução de Tecnologias e Redação de Relatório Descritivo da CTIT. 2008. (Encontro).

II Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia - FORTEC. 2008. (Outra).

I Simpósio Internacional de Propriedade Intelectual em Biotecnologia. 2008. (Simpósio).

IX Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual. 2008. (Encontro).

IX Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual. 2008. (Encontro).

X Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual. 2008. (Encontro).

XI REPICT ? Encontro de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia. 2008. (Encontro).

II° Encontro para o Balanço Ambiental na Indústria. 2007. (Encontro).

Seminário Franco Brasileiro sobre Indicações Geográficas. 2007. (Seminário).

Teoria da Improbidade Administrativa. 2007. (Outra).

VIII Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual. 2007. (Encontro).

1° Seminário Estadual de Biodireito da OAB/MG. 2006. (Seminário).

Curso "Noções Básicas sobre Propriedade Intelectual". 2006. (Outra).

III Congresso Internacional de Biotecnologia - BioBrasil 2006. 2006. (Congresso).

IX REPICT ? Encontro de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia. 2006. (Encontro).

Seminário Internacional de Patentes, Inovação e Desenvolvimento. 2006. (Seminário).

V Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual. 2006. (Encontro).

Ciclo de Palestras sobre Conservação da Biodiversidade. 2005. (Outra).

Conferência Regional de Conferência, Tecnologia e Inovação - Regional Sudeste. 2005. (Outra).

Estrada Real Século XXI: Arquitetura, Patrimônio, Meio Ambiente e Turismo. 2005. (Seminário).

Seminário de Atualidades. 2005. (Seminário).

Seminário Propriedade Intelectual como Instrumento Estratégico para o Desenvolvimento Industrial e Tecnológico. 2005. (Seminário).

Seminário Universidade/Indústria - Transformando Biotecnologia em Bionegócios.Seminário Universidade/Indústria - Transformando Biotecnologia em Bionegócios. 2005. (Seminário).

Simpósio Biotecnologia ? Marcos Legais. 2005. (Simpósio).

V Encontro Verde das Américas. 2005. (Encontro).

II Congresso Nacional da Magistratura e do Ministério Público para o Meio Ambiente. 2004. (Congresso).

Biotecnologia: Propriedade Intelectual e Desenvolvimento. 2003. (Seminário).

Semana do Conhecimento UFMG.?Os efeitos dos compostos naturais presentes em folhas de eucalipto ? Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophila ? na biota aquática?. 2003. (Outra).

VI Congresso de Ecologia do Brasil. ?Influência de galhas de ramos na reação de hipersensitividade e área foliar de Diospyros híspida (Ebenaceae)?. 2003. (Congresso).

Ação Civil Pública como Instrumento de Proteção ao Meio Ambiente ? Aspectos Processuais. 2002. (Outra).

I Congresso Nacional de Direito Ambiental. 2002. (Congresso).

II° Encontro Verde das Américas. 2002. (Encontro).

Seminário Interesses Difusos. 2002. (Seminário).

Seminário Internacional de Biodireito. 2002. (Congresso).

Ciclo de Debates ?Minas Gerais e os Transgênicos?. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Elisângela Dias Menezes

RIBEIRO, G. M.; MEDEIROS, J. C. C.; FEKETE, E. E. G. K.; WACHOWICZ, M.;GUIMARÃES,R.L.. O Know-How Tecnológico: Um Modelo Teórico, Jurídico e Negocial Para a Gestão de Propriedade Intelectual em Empresas de Base Tecnológica e Startups no Brasil. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Leal Fernandes

ROMEIRO FILHO, E.; CUNHA, A. B.; SILVA, G. D.; LAGE, A. C. P.;GUIMARÃES,R.L.. MODELO PARA IDENTIFICAÇÃO DE TERMOS CANDIDATOS A PALAVRAS-CHAVE E TERMINOLOGIAS NO PROCESSO DE BUSCA POR INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Hani Camile Yehia; Fernanda Aline Ferreira Castro; Elisa Laignier Xavier de Almeida; Gracy Mary de Souza Costa; AFONSO, M. A. C.;GUIMARÃES,R.L.; Mariana de Oliveira Santos; Samuel Reis; Alice Xavier de Almeida; Leidiane Arcendino de Paula Joaquim; Kamila Pelegrino. Banca Avaliadora do Processo Seletivo de Projetos para o Programa de Incubação, categoria Pré-Incubação. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

Produções bibliográficas

  • GUIMARÃES,R.L. ; AZEVEDO, V. A. C. ; FIGUEIROA, R. G. . Anais do XVIII Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas: Biotecnologia aplicada à Fitopatologia.. 1. ed. Lavras: UFLA, 2018. 201p .

  • RIZARDI, B. M. ; GUIMARÃES,R.L. ; Mourão, Carolina Mota ; METELLO, D. G. ; MENEZES, H. . Inovação no Setor Público e Condições da Proteção Intelectual, Uso e Exploração dos Resultados. In: Bruna Santos. (Org.). Caminhos da Inovação no Setor Público. 1ed.Brasília: Enap, 2022, v. , p. 295-348.

  • GUIMARÃES,R.L. . Interação Universidade-Empresa: criação de um canal de relacionamento entre a UFMG e a ACMINAS. Delfos: Casos Práticos de Inovação. 1ed.: , 2017, v. , p. 9-27.

  • GORI, A. L. C. L. ; GUIMARÃES,R.L. . A COMPARAÇÃO ENTRE EXPLORAÇÃO INDEVIDA DE UMA PATENTE E EXPLORAÇÃO INDEVIDA DE UM PEDIDO DE PATENTE FRENTE AO DIREITO DE EXCLUSIVIDADE E A EXPECTATIVA DE DIREITO. In: ALEXANDRE REIS SIQUEIRA FREIRE; JOÃO MARCELO DE LIMA ASSAFIM; MARCELLO SOARES CASTRO. (Org.). Direito, Inovação e Desenvolvimento: tópicos de propriedade intelectual e concorrência. 1ed.Belo Horizonte: Arraes Editores, 2013, v. 1, p. 2-18.

  • GUIMARÃES,R.L. . Compreendendo o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Boletim da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica - Segundo Quadrimestre de 2007, p. 7 - 10.

  • FIGUEIROA, R. G. ; AZEVEDO, V. A. C. ; GUIMARÃES,R.L. . Os impactos da Lei da Biodiversidade na pesquisa - O cadastro do SisGen - Patrimônio Genético. In: XVIII Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas: Biotecnologia aplicada à Fitopatologia, 2018, Lavras. Anais do XVIII Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas: Biotecnologia aplicada à Fitopatologia. Lavras: UFLA, 2018. p. 107-115.

  • GORI, A. L. C. L. ; GUIMARÃES,R.L. . A comparação entre exploração indevida de uma patente e exploração indevida de um pedido de patente frente ao direito de exclusividade e a expectativa de direito. In: XX Encontro Nacional do CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, 2011, Belo Horizonte. Anais do XX Encontro Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2011. p. 111183-111199.

  • Rietzler,A.C. ; GUIMARÃES,R.L. ; Costa, M. ; ARAUJO, F. . Avaliação ecotoxicológica de compostos naturais produzidos por Eucalyptus spp no Vale do rio Doce-MG, utilizando cladóceros como organismos-teste.. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus - BA. Anais do X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005. v. 1.

  • GUIMARÃES,R.L. ; Rafael Nessim ; Rodrigo A. de Souza ; Marcela C. G. Lisboa ; Rodrigo S. Alonso ; Geraldo W. Fernandes . Influência de Galhas de Ramos na Reação de Hipersensitividade e Área Foliar de Diospyros hispida (Ebenacea). In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza - CE. VI Congresso de Ecologia do Brasil - Anais de Trabalhos Completos. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2003. v. único.

  • GUIMARÃES,R.L. . I Congresso de Propriedade Intelectual - OAB. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES,R.L. . Propriedade Intelectual. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES,R.L. . ?Propriedade Intelectual no Processo de Inovação Tecnológica?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES,R.L. . CTIT e sua atuação na UFMG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES,R.L. . A importância do profissional em inovação para atuação no Mercado. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Ética e Patrimônio Genético. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Marco legal da biodiversidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES,R.L. . DA PESQUISA À PATENTE (Como transformar uma pesquisa em patente e como proteger uma invenção). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Propriedade Intelectual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Propriedade Intelectual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Propriedade Intelectual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Workshop: Os impactos da Lei da Biodiversidade na sua pesquisa ? teoria e prática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Propriedade Intelectual e seu uso estratégico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Propriedade Intelectual e seu uso estratégico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES,R.L. . Desafios da Proteção dos Conhecimentos Científicos e Tecnológicos em Minas Gerais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Da Pesquisa à Patente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Mini-curso ?Propriedade intelectual nas instituições de ensino ? sua ideia só é boa se for percebida, só é válida se for registrada?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Propriedade Intelectual no Processo de Inovação Tecnológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES,R.L. . A propriedade intelectual na nossa vida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Mentoria Fiemg Lab. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Propriedade Intelectual no Processo de Inovação Tecnológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Propriedade Intelectual no Processo de Inovação Tecnológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Procedimentos Administrativos para a Proteção da Propriedade Intelectual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Como fazer sua pesquisa virar uma patente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Como a CTIT pode te ajudar?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . 'Minha pesquisa pode se tornar uma patente?'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES,R.L. . Registro de Propriedade Industrial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . Gestão da Inovação na UFMG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . 'Minha pesquisa pode se tornar uma patente?'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . As mudanças necessárias em busca do desenvolvimento ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . A Propriedade Intelectual: conceitos e sua utilização como instrumento para a inovação e a competitividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES,R.L. . A Propriedade Intelectual e a Biotecnologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

GUIMARÃES,R.L. . VI SIMTEQ: Propriedade Intelectual, Gestão Estratégica de Patentes e Inovação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GUIMARÃES,R.L. . I Simpósio de Genética e Biotecnologia da UFMG. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GUIMARÃES,R.L. . Acelera NIT - Módulo Gestão Estratégica de PI (consolidado). 2026. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUIMARÃES,R.L. . Introdução à Propriedade Intelectual. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUIMARÃES,R.L. . Comitê Gestor do Patrimônio Genético. 2015. (Comitê Gestor do Patrimônio Genético).

GUIMARÃES,R.L. ; Carolina Aun . ?Responsabilidade Ambiental Empresarial: do conceito à prática?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUIMARÃES,R.L. . Estudo da reforma curricular do curso de Ciências Biológicas. 2003. (Comissão de estudo da reforma curricular do curso de Ciências Biológicas).

Histórico profissional

Experiência profissional

2026 - Atual

Unidade EMBRAPII Inovação de Fármacos e Vacinas UFMG - FarmaVax

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Carga horária: 40

2024 - 2026

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogada NIT IRR (Analista Adm. Sênior), Carga horária: 30

2010 - 2020

Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica - CTIT/UFMG

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Setor de Propriedade Intelectual, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação do Setor de Propriedade Intelectual da CTIT (Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica)

2021 - 2021

ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Vínculo: Sem vínculo empregatício, Enquadramento Funcional: Consultoria temporária - sem vínculo, Carga horária: 20

Outras informações:
Análise de contexto e modelagem institucional, criação da nova política de inovação e de propriedade intelectual para a Enap

2007 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Setor de Propriedade Intelectual, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação do Setor de Propriedade Intelectual da CTIT (Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica)

2007 - 2007

CONSULTORIA AMBIENTAL, -

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

2006 - 2007

Núcleo de Propriedade Intelectual para empresas de Biotecnologia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Agente Funcional, Carga horária: 40

2005 - 2005

Cowan S/A

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação em processos judiciais, inclusive, nos processos referentes à Propriedade Intelectual.

Atividades

  • 11/2005 - 12/2005

    Estágios , Departamento Jurídico.Estágio realizado, Execução de todas as atividades inerentes a um estágio de um acadêmico em Direito.

2005 - 2005

Rodart, Choairy, Brito e Ferreira Advocacia, RODART

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio voluntário, Carga horária: 15

Atividades

  • 07/2005 - 08/2005

    Estágios .Estágio realizado, Execução de todas as atividades inerentes a um estágio em Direito.

2004 - 2005

Ministerio Público do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2004 - 08/2005

    Estágios , Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural.Estágio realizado, Atuação nas áreas de Direito Ambiental, Propriedade Intelectual e Patrimônio Histórico e Cultural. Elaboração de peças processuais e acompanhamento de todos os processos.

2003 - 2009

AroArquitetos

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Bióloga

Atividades

  • 12/2003 - 12/2009

    Serviços técnicos especializados , AroArquitetos.Serviço realizado, Elaboração de Dossiês de Tombamento para tombamento de bens naturais de importância cultural e histórica.

2001 - 2001

Fundação Estadual do Meio Ambiente

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estágio em Biologia, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2001 - 07/2001

    Estágios , DINME-Divisão de Minerais Não-Metálicos.Estágio realizado, Acompanhamento integral dos Processos de Licenciamento das mineradoras, acompanhamento nas fiscalizações, auxílio na elaboração de Pareceres Técnicos.