Graça Maria Simões Luz

Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é assessor especial da Universidade Estadual de Londrina atuando na Agência de Inovação Tecnológica - AINTEC. É também Diretora Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação tecnológica, inovação tecnológica, informação para negócios, informação em ciência e tecnologia e qualidade e produtividade.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Comunicação

1983 - 1988

Universidade de São Paulo
Título: Bibliotecas Universitárias: um Modelo de Avaliação de Desempenho.
Orientador: Neusa Dias de Macedo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias; Avaliação de Desempenho; Métodos quantitativos; Indicadores da Qualidade; Serviços de Informação.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Métodos Quantitativos. Bibliometria. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Processos de Disseminação da Informação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Técnicas de Recuperação de Informação. Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T.

Mestrado em Ciências da Comunicação

1976 - 1978

Universidade de São Paulo
Título: Análise Bibliométrica da Literatura sobre Flúor em Odontologia,Ano de Obtenção: 1981
Orientador: Cândido Teobaldo de Souza Andrade
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Bibliometria; Informação científica; Lei de Bradford; Análise bibliométrica.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Métodos Quantitativos. Bibliometria. Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1991 - 1991

Extensão universitária em Information Management. (Carga horária: 120h). , Aston Business School.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Gestão de Sistemas de Informação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Gestão de Sistemas de Informação/Especialidade: Informação Tecnológica e Para Negócios.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Gestão do Conhecimento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LUZ, G. M. S. ; Nascimento, C.C. . INOVATEC 2013 - Feira de Inovação Tecnológica de Londrina. 2013. .

LUZ, G. M. S. ; XVI SEMEAD. 2013. (Congresso).

LUZ, G. M. S. ; KM Brasil. 2011. (Congresso).

LUZ, G. M. S. ; Grecco, Simara ; Friedlander, Romeu ; Silvestre, Rodrigo . Workshop: O consumo de produtos e tecnologias inovadoras em perspectiva comparada. 2009. (Outro).

LUZ, G. M. S. ; 23º Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica.. 2004. (Congresso).

LUZ, G. M. S. ; KOSSOBUDSKI, L. A. . Programa Internacional de Inovação Tecnológica em Empresas. 2001. (Outro).

LUZ, G. M. S. ; VI Seminário sobre Automação em Bibliotecas e Centros de Documentação. 1997. (Congresso).

LUZ, G. M. S. ; I Seminário Nacional sobre Informação e Meio Ambiente. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Teresinha das Graças Colleta

LUZ, G. M. S.; ROZENFELD, H.; AMARAL, D. C.. . Ambiente colaborativo na internet para compartilhamento de conhecimento gratuito sobre desenvolvimento de produto: um trabalho exploratório para definição de requisitos. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roniberto Morato do Amaral

LUZ, G. M. S.; ALLIPRANDINI, D. H.; FARIA, L. I. L. de; SILVA, S. L.; WANDERLEY, A. V. M.. Desenvolvimento de um método para mapeamento de competências em inteligência competitiva. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produçã) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ana Paula Soares Wormsbecker

LUZ, G. M. S.. Estudo de caso sobre a demanda por informação tecnológica em empresa do setor metal-mecânico.. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná.

Aluno: Roberto Carlos de Souza

LUZ, G. M. S.. Exame de conceitos classe mundial: práticas de gestão em organizações de base tecnológica que prestam serviços de interesse público: o caso Copel Distribuição. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Leila Cristina Ferreira Moeckel

LUZ, G. M. S.. Implementação de ambiente Web para informação e interação num programa de pós-graduação. 2001. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Unidade de curitiba.

Aluno: Ligia Leindorf Bartz Kraemer

LUZ, G. M. S.. Metadados como elementos para o tratamento padronizado de recursos virtuais: associação ao Projeto Bibliotecas Virtuais Temáticas, do Programa Prossiga do IBICT. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica - Unidade de Curitiba.

Aluno: Leonardo Guimarães Garcia

LUZ, G. M. S.. Elaboração e implantação de um portal para apoio à cooperação científica e tecnológica e sua aplicação à área de tratamento de superfícies metálicas. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Moises Francisco Farah Junior

LUZ, G. M. S.. Uma proposta de estruturação da capacidade competitiva das pequenas e médias empresas metal mecânicas da região de Curitiba através da formação de um cluster . 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mônica Érichsen Nassif Borges

LUZ, G. M. S.. A informação e o conhecimento na biologia do conhecer: uma abordagem cognitiva para os estudos sobre inteligência empresarial. 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Geraldina Porto Witter

WITTER, G. P.. Bibliotecas Universitárias: um modelo de avaliação de desempenho. 1989. Tese (Doutorado em Biblioteconomia) - Universidade de São Paulo.

Geraldina Porto Witter

WITTER, G. P.; MELO, Maria das Graças de Lima; SANTIAGO, Neide Varela. Avaliação de Bibliotecas Universitárias: desenvolvimento e aplicação de modelo de avaliação de desempenho. 1988. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Antonio Lisboa Carvalho de Miranda

MIRANDA, A. L. C.. Bibliotecas universitárias, um modelo de avaliação de desempenho.. 1989 - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ligia Leindorf Bartz Kraemer

Gerenciamento dos conteúdos em sistemas de informação na Internet: caracterização, princípios e implicações no uso de metadados: associação ao caso PROSSIGA/CNPq; 2001; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná,; Orientador: Graça Maria Simões Luz;

Ana Lúcia dos Santos Verdasca Guimarães

Proposta de diretrizes para um diagnóstico industrial focado no design no desenvolvimento de produto; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Graça Maria Simões Luz;

Lourdes Capparros Yoneyama

Organização da documentação dos alunos do CES de Maringá, de acordo com os princípios dos 5S s; ; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Graça Maria Simões Luz;

Karin Schwabe Meneguetti,

A qualidade aplicada ao orçamento público; ; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Graça Maria Simões Luz;

RAUL PEREIRA DA SILVA

Proposta de um sistema de informação da qualidade para a seção de recrutamento e seleção; ; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Graça Maria Simões Luz;

Roze Adriana Beltramin

Confecção de manual da qualidade de uma empresa da área de domercialização de software; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Graça Maria Simões Luz;

Karen Schwabe Meneguetti

A qualidade aplicada ao orçamento público; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Graça Maria Simões Luz;

Maria Ferreira

Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelo Núcleo de Informação e Extensão Tecnológica - NIET-TECPAR; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Engenharia da Qualidade) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Graça Maria Simões Luz;

Antonio Minuk

Estudo sobre a padronização de processos em uma agência bancária; ; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Graça Maria Simões Luz;

Sóstenes Rosa Valenti

Proposta para o Manual da Qualidade do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Medicamentos e Cosméticos - LEPEMC; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Graça Maria Simões Luz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LUZ, G. M. S. ; OLIVEIRA, S. M. M. . Conformidade do agronegócio no Brasil. Agroanalysis (FGV) , v. 25, p. 41-42, 2006.

  • OLIVEIRA, S. M. M. ; LUZ, G. M. S. . Conformidade do agronegócio no Brasil.. Agroanalysis (FGV) , Sào Paulo, v. 25, n.11, p. 41-42, 2005.

  • LUZ, G. M. S. ; Editorial. Revista Educação & Tecnologia , v. 4, p. 10-15, 2003.

  • LUZ, G. M. S. ; CHIARA, I. G. ; PRAZERES, Y. M. P. C. . Análise do uso da coleção de livros da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina. Perspectivas em Ciência da Informação , v. 1, p. 25-27, 1996.

  • LUZ, G. M. S. ; Estudo da Oferta e da Demanda Nacional por Serviços Tecnológicos. Curitiba: Instituto de Tecnologia do Paraná, 2001.

  • MOURA, L. R. ; LUZ, G. M. S. ; FERREIRA, M. ; RIBEIRO, I. O. V. ; COTURI, V. ; FRANCISCO, A. C. ; TAKEDA, J. . Manual Geral de Extensão Tecnológica. 01. ed. Curitiba: Instituto de Tecnologia do Paraná, 1997. v. 01.

  • LUZ, G. M. S. ; CORNELSEN, J. M. (Org.) . Produção científica, cultural e artística da Universidade Estadual de Londrina. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 1993. v. 1. 485p .

  • LUZ, G. M. S. ; MENDES, T. C. . Algumas considerações sobre o estudo da oferta e da demanda nacional por serviços tecnológicos. In: Graça Maria Simões Luz. (Org.). Estudo da Oferta e da Demanda nacional por Serviços Tecnológicos. Curitiba: Instituto de Tecnologia do Paraná, 2001, v. , p. 159-168.

  • LUZ, G. M. S. ; OLIVEIRA, S. M. M. ; ORNELAS, R. V. A. . Estudo da oferta de serviços tecnológicos no Brasil. In: Graça Maria Simões Luz. (Org.). Estudo da oferta e da demanda nacional por serviços tecnológicos.. Curitiba: Instituto de Tecnologia do Paraná, 2001, v. , p. 40-97.

  • QUANDT, C. O. ; Spinosa, L. M. ; LUZ, G. M. S. . Contextualizando a tecnologia industrial básica e os serviços tecnológicos no Brasil.. In: Graça Maria Simões Luz. (Org.). Estudo da oferta e da demanda nacional por serviços tecnológicos. Curitiba: Instituto de Tecnologia do Paraná, 2001, v. , p. 5-39.

  • LUZ, G. M. S. ; OLIVEIRA, S. M. M. ; ORNELAS, R. V. A. . Informação para a Competitividade e Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas: uma análise comparativa. In: XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2004, Curitiba. Anais do Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. São Paulo: FEA/USP, 2004.

  • LUZ, G. M. S. ; ORNELAS, R. V. A. ; OLIVEIRA, S. M. M. . Compartilhando o conhecimento na Web: serviço de resposta técnica ou de pergunte ao especialista como meio de compartilhamento e difusão do conhecimento para empresas. In: KM BRASIL, 2004, São Paulo. Anais do KM BRASIL. São Paulo: SBGC, 2004.

  • KOSSOBUDSKI, L. A. ; VIDEIRA, A. ; FELIX, J. C. ; LUZ, G. M. S. ; KING, N. C. O. . A methodology to audit technology and innovation: results of paternship between Inteli (Portugal) and Tecpar (Brazil). In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGY POLICY AND INNOVATION,, 2003, Monterrey. Proceedings. Monterrey, Mex: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGY POLICY AND INNOVATION, 2003.

  • OLIVEIRA, S. M. M. ; ORNELAS, R. V. A. ; LUZ, G. M. S. . . Fator de Impacto na Web das bibliotecas das Universidades Estaduais do Paraná: uma proposta metodológica. In: 12 SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 2002, Recife. Anais. Recife: SNBU, 2002.

  • LUZ, G. M. S. ; ORNELAS, R. V. A. ; OLIVEIRA, S. M. M. . Visibilidade dos Institutos de Tecnologia na Web brasileira: uma proposta metodológica.. In: KM Brasil, 2002, São Paulo. Anais. São Paulo: KM Brasil, 2002.

  • LUZ, G. M. S. ; A informação tecnológica como ferramenta de gestão: algumas considerações. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL A GESTÃO TECNOLÓGICA EM UNIVERSIDADES: DO DISCURSO À PRÁTICA, 2002, Porto Alegre. Anais..., 2002.

  • LUZ, G. M. S. ; MENDES, T. C. ; ORNELAS, R. V. A. . Análise comparativa dos resultados do Estudo da Oferta e da Demanda Nacional por Serviços Tecnológicos. In: . CONGRESSO DA ABIPTI, 2002, Curitiba. Anais. Brasília, DF: ABIPTI, 2002.

  • LUZ, G. M. S. ; OLIVEIRA, S. M. M. ; Sanches, L. G . Evaluación de Servicios de Información en la Internet: estado del arte e implicaciones metodológicas en el design y en la manutención. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON MEDICAL LIBRARIANSHIP, 8TH, 2000, Londres. Conference Proceedings. London: INTERNATIONAL CONGRESS ON MEDICAL LIBRARIANSHIP, 2000.

  • LUZ, G. M. S. ; FREITAS, L. C. . Caracterização da oferta e da demanda de serviços metrológicos. In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DE METROLOGIA, 2, 1999, Foz do Iguaçu. Resumos. Foz do Iguaçu: CONGRESSO SUL-AMERICANO DE METROLOGIA, 1999.

  • LUZ, G. M. S. ; MERCADANTE, L. M. Z. ; ROSSETO, M. . As bibliotecas e a utilização de redes nacionais de informação. In: Simpósio Brasil-Sul de Informação, 1996, Londrina. Anais. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1996. v. 1. p. 207-215.

  • LUZ, G. M. S. ; Informação em Ciência, Tecnologia e Para Negócios. In: 2º. Congresso Latino-Americano de Biblioteconomia e Documentação e 17º Congressso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 1994, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: FEBAB e Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, 1994. v. 2.

  • LUZ, G. M. S. ; TAKEDA, J. . Paraná technology network. In: RIO 2000 THIRD TRIPLE HELIX INTERNATIONAL CONFERENCE, 2000, Rio de Janeiro. Book of abstracts.. Rio de Janeiro: Technological Innovation and Industrial Organization Area/COOPE/UFRJ, 2000. p. 328-331.

  • LUZ, G. M. S. ; Parâmetros e Indicadores na área de Informação e Bibliotecas. In: 2º. Congresso Latino-Americano de Biblioteconomia e Documentação e 17º Congressso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 1994, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: FEBAB e Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, 1994.

  • LUZ, G. M. S. ; OLIVEIRA, S. M. M. ; NASCIMENTO, C. V. . Evasão escolar no curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina. In: 2 ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA UEL/UEM/UEPG, 1992, Londrina. Anais. Londrina: Ed. Universidade Estadual de Londrina, 1992. v. 1.

  • LUZ, G. M. S. ; PRAZERES, Y. M. P. C. ; INOUE, M. T. . Análise da cobertura da coleção na área de Ciências Sociais. In: 2 ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UEL/UEM/UEPG, 1992, Londrina. Resumos. Londrina: Ed. Universidade Estadual de Londrina, 1992. v. 1.

  • LUZ, G. M. S. ; CHIARA, I. G. ; PRAZERES, Y. M. P. C. . Modelo para la evaluación de los servicios de bibliotecas universitárias. In: 2 TALLER DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DE AMÉRICA LATINA Y CARIBE, 1991, Havana. Resumenes. Havana, 1991. v. 1.

  • LUZ, G. M. S. ; GOMES, J. . Avaliação coleção de livros da biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina: área de Administração. In: 1 ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA UEL/UEM, 1991, Maringá. Resumos. Maringá: Ed. Uiversidade Estadual de Maringá, 1991. v. 1. p. 95.

  • LUZ, G. M. S. ; O sistema de bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina. In: 3 SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 1985, Campinas. Anais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1985. v. 1.

  • LUZ, G. M. S. ; CHIARA, I. G. . Política de desenvolvimento de coleções da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina. In: 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 1983, Camboriu. Anais. Florianópolis: Associação dos Bibliotecários de Santa Catarina, 1983. v. 1.

  • LUZ, G. M. S. ; O roubo e a mutilação de material bibliográfico na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina. In: 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 1983, Camboriu. Anais. Florianópolis: Associação dos Bibliotecários de Santa Catarina, 1983.

  • LUZ, G. M. S. ; GONDO, T. J. F. . Serviço de atendimento prestado por auxiliares de bibliotecário da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (BC/UEL). In: 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 1983, Camboriu. Anais. Florianópolis: Associação Catarinense de Bibliotecários, 1983. v. 1.

  • LUZ, G. M. S. ; Proposição de soluções de acesso pelas MPE à informação tecnológica para apoiar sua competittividade no mercado mundial: Projetos SERTEC e Atena. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUZ, G. M. S. ; Propriedade Intelectual nas Instituições de Ciência e Tecnologia do Paraná . 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LUZ, G. M. S. ; No cenário da globalização, a importância da informação tecnológica para o setor produtivo. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUZ, G. M. S. ; Redes de Informação para o atendimento ao empresário: o papel das bibliotecas técnicas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LUZ, G. M. S. ; Financiamento de bibliotecas universitárias: o Subprograma de Informação em Ciência e Tecnologia - ICT do Programa de Apoio ao Desenvolvimento científico e Tecnológico - PADCT. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUZ, G. M. S. ; Potencialidades e uso da informação no desenvolvimento industrial e comércio exterior . 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LUZ, G. M. S. ; A informação Tecnológica no Brasil: o papel da Rede de Núcleos de Informação Tecnológica. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LUZ, G. M. S. ; A integração de serviços bibliotecários e de informação em redes e sistemas. 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LUZ, G. M. S. ; Parâmetros e Indicadores na área de Informação e Bibliotecas. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUZ, G. M. S. ; Biblioteca Universitária. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LUZ, G. M. S. ; No cenário da globalização, a importância da informação tecnológica para o setor produtivo 1997 (Palestra proferida).

  • LUZ, G. M. S. ; Redes de Informação para o atendimento ao empresário: o papel das bibliotecas técnicas 1997 (Palestra proferida).

  • LUZ, G. M. S. ; Financiamento de bibliotecas universitárias: o Subprograma de Informação em Ciência e Tecnologia - ICT do Programa de Apoio ao Desenvolvimento científico e Tecnológico - PADCT. 1996 (Palestra proferida).

  • LUZ, G. M. S. ; Potencialidades e uso da informação no desenvolvimento industrial e comércio exterior 1995 (Painelista).

  • LUZ, G. M. S. ; As Escolas de Biblioteconomia e a Promoção da Profissão 1990 (Painelista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LUZ, G. M. S. ; Projeto para a implantação do Centro de Transferência de Tecnologia de Londrina. 2013.

RIBEIRO, I. O. V. ; MELLO, F. ; WEIGERT, P. R. ; LUZ, G. M. S. . Aumento da capacidade competitiva de uma empresa do setor de confecções do Paraná. 1995.

LUZ, G. M. S. ; CHIARA, I. G. ; PRAZERES, Y. M. P. C. . Situação atual das bibliotecas nos estabelecimentos oficiais de ensino de 1,2,e 3 graus do Estado do Paraná. . 1984.

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . Açougue certificado / Taurinus Friboi. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . Loja de cosméticos / Cativa Natureza. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . Restaurante orgânico / Ohana. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . Resíduos que são uma jóia / Alarcon. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . Ecofábrica reaproveita. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . Reciclagem de óleo/ Ambiental Santos. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . StArte-up (Flexiv). 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . Design e Inovação (tec Design). 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . Revista Geração Sustentável. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . Incubadoras Tecnológicas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . O que é inovar (Ecoheater). 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . Cidades inovadoras. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JAKOBIAK, M. J. ; LUZ, G. M. S. . Agentes Locais de Inovação (Olaria). 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

LUZ, G. M. S. ; OLIVEIRA, S. M. M. . MEMORIAL DESCRITIVO DA PESQUISA DO ESTUDO DE OFERTA E DEMANDA POR SERVIÇOS LABORATORIAIS DE ENSAIOS E CALIBRAÇÃO. 2007. (Relatório de pesquisa).

LUZ, G. M. S. ; OLIVEIRA, S. M. M. . Estudo da Infra-estrutura tecnológica e das competências para avaliação da conformidade no agronegócio, no Brasil. 2006. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 1999 - 2001

    Estudo da Oferta e da Demanda Nacional por Serviços Tecnológicos., Descrição: Estudo da oferta de demanda nacional por serviços tecnológicos, visando a identificação dos serviços ofertados pelas instituições tecnológicas, bem como levantamento e análise da demanda das empresas por esses serviços.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador / Sonia Maria Marques de Oliveira - Integrante / Tereza Cristina Mendes - Integrante / Rosangelis Vizoni Azanha de Ornelas - Integrante / Luiz Carlos Barbosa - Integrante / Suzana Kakuta - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2010

    Projeto de Parceria SEBRAE/IBQP para a troca de conteúdos e integração de portais, Descrição: Projeto de compartilhamento de conteúdos e conhecimentos com foco em empreendedorismo, inovação, qualidade e produtividade, que visa consolidar um canal de difusão da cultura empreendedora na Internet por meio de parcerias para a divulgação, produção e troca de conteúdos. De forma integrada a Internet se converterá, neste Projeto, num espaço para múltiplas ações. A integração das mídias se dará com a modernização da TV SEBRAE, a troca de conteúdos de vídeo entre os parceiros e a criação de um canal para disponibilizar os conteúdos de parceiros dentro da TV SEBRAE e TV Inovação do IBQP. O compartilhamento de conteúdos aqui proposto tem a vantagem de reunir esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos para uma ação de atendimento e disseminação da cultura da inovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Cooperação.

  • 2006 - 2009

    Estudo da Oferta e Demanda por Serviços Laboratoriais de Ensaio e Calibração, Descrição: O Estudo da Oferta e Demanda por Serviços Laboratoriais e Ensaios e calibração faz parte do Projeto Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica - ENTIB - Fase II, coordenado pela Sociedade Brasileira de Metrologia SBM em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia INMETRO e conta com o apoio financeiro da FINEP/MCT. Este estudo tem por objetivos: a) Mapear a demanda por serviços laboratoriais de ensaios e calibração no parque industrial brasileiro nos seguintes setores contemplados na PITCE e no PBAC: Bens de Capital/ Máquinas e Equipamentos, Biocombustível, Materiais (Semicondutores), Agronegócio, e de Química/ Farmoquímicos/ Farmacêuticos/ Material Plástico b) Mapear o parque laboratorial brasileiro através da identificação da oferta de serviços laboratoriais de ensaios e calibração, incluindo especificação dos ensaios, grandezas, faixas de medição e incertezas de medição inerentes. Espera-se como resultado final do Estudo, além do mapeamento da Oferta e da Demanda por Serviços Laboratoriais de Ensaios e Calibração, que este possa fornecer subsídios aos tomadores de decisão nas entidades prestadoras de serviços, formuladores de políticas governamentais e usuários de serviços de ensaios e calibração, mediante a apresentação de um conjunto de recomendações para o aprimoramento da oferta em relação às necessidades da demanda, especialmente aos requerimentos exigidos para os produtos brasileiros nos mercados internos e externos. O Estudo da Oferta e Demanda por Serviços Laboratoriais e Ensaios e calibração faz parte do Projeto Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica - ENTIB - Fase II, coordenado pela Sociedade Brasileira de Metrologia SBM em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia INMETRO e conta com o apoio financeiro da FINEP/MCT. Este estudo tem por objetivos: a) Mapear a demanda por serviços laboratoriais de ensaios e calibração no parque industrial brasileiro nos seguintes setores contemplados na PITCE e no PBAC: Bens de Cap. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Integrante / Celso Romero Kloss - Coordenador.

  • 2003 - 2005

    Projeto: Serviço Brasileiro de Resposta Técnica SBRT, Descrição: Projeto para a pesquisa e implantação, no país, do Serviço Brasileiro de Respostas técnicas, que tem por objetivo proporcionar soluções de caráter técnológico para as micro e pequenas empresas brasileiras por meio de portal na web. O projeto conta com a participação de 9 instituições parceiras as quais, em rede, atenderão as demandas das empresas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador / Vera Harcar - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2002 - Atual

    Sistema de Informação em Tecnologia Industrial Básica SISTIB, Descrição: Implantação de um Sistema de Informação em Tecnologia Industrial Básica o qual ofertará informações sobre serviços tecnológicos ofertados tais como: calibração, ensaios, certificação, inspeção, propriedade intelectual e informação tecnológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador / Ana Cristina Francisco - Integrante / Sonia Maria Marques de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Rede de Tecnologia e Inovação do Paraná RITEC, Descrição: Implantação de uma rede de cooperação na web para o desenvolvimento e melhoria das empresas paranaenses mediante participação das universidades estaduais. A rede visa ofertar soluções tecnológicas para as empresas e viabilizar o contato com especialistas para o desenvolvimento de atividades de extensão tecnológica. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador / Ana Cristina Francisco - Integrante / Sonia Maria Marques de Oliveira - Integrante / Rosangelis Vizoni Azanha de Ornelas - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2000 - 2002

    Prossiga Paraná: Portal Estadual de Informação em C&T. Ministério da Ciência e Tecnologia, Descrição: Portal de informação em Ciência e Tecnologia que inclui entidades atuantes em C&T, pesquisadores, eventos entre outras informações relevantes para a comunidade científica e para os tomadores de decisão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Projeto de Parceria SEBRAE/IBQP para a troca de conteúdos e integração de portais, Descrição: Projeto de compartilhamento de conteúdos e conhecimentos com foco em empreendedorismo, inovação, qualidade e produtividade, que visa consolidar um canal de difusão da cultura empreendedora na Internet por meio de parcerias para a divulgação, produção e troca de conteúdos. De forma integrada a Internet se converterá, neste Projeto, num espaço para múltiplas ações. A integração das mídias se dará com a modernização da TV SEBRAE, a troca de conteúdos de vídeo entre os parceiros e a criação de um canal para disponibilizar os conteúdos de parceiros dentro da TV SEBRAE e TV Inovação do IBQP. O compartilhamento de conteúdos aqui proposto tem a vantagem de reunir esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos para uma ação de atendimento e disseminação da cultura da inovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Cooperação.

  • 2006 - 2009

    Estudo da Oferta e Demanda por Serviços Laboratoriais de Ensaio e Calibração, Descrição: O Estudo da Oferta e Demanda por Serviços Laboratoriais e Ensaios e calibração faz parte do Projeto Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica - ENTIB - Fase II, coordenado pela Sociedade Brasileira de Metrologia SBM em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia INMETRO e conta com o apoio financeiro da FINEP/MCT. Este estudo tem por objetivos: a) Mapear a demanda por serviços laboratoriais de ensaios e calibração no parque industrial brasileiro nos seguintes setores contemplados na PITCE e no PBAC: Bens de Capital/ Máquinas e Equipamentos, Biocombustível, Materiais (Semicondutores), Agronegócio, e de Química/ Farmoquímicos/ Farmacêuticos/ Material Plástico b) Mapear o parque laboratorial brasileiro através da identificação da oferta de serviços laboratoriais de ensaios e calibração, incluindo especificação dos ensaios, grandezas, faixas de medição e incertezas de medição inerentes. Espera-se como resultado final do Estudo, além do mapeamento da Oferta e da Demanda por Serviços Laboratoriais de Ensaios e Calibração, que este possa fornecer subsídios aos tomadores de decisão nas entidades prestadoras de serviços, formuladores de políticas governamentais e usuários de serviços de ensaios e calibração, mediante a apresentação de um conjunto de recomendações para o aprimoramento da oferta em relação às necessidades da demanda, especialmente aos requerimentos exigidos para os produtos brasileiros nos mercados internos e externos. O Estudo da Oferta e Demanda por Serviços Laboratoriais e Ensaios e calibração faz parte do Projeto Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica - ENTIB - Fase II, coordenado pela Sociedade Brasileira de Metrologia SBM em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia INMETRO e conta com o apoio financeiro da FINEP/MCT. Este estudo tem por objetivos: a) Mapear a demanda por serviços laboratoriais de ensaios e calibração no parque industrial brasileiro nos seguintes setores contemplados na PITCE e no PBAC: Bens de Cap. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Integrante / Celso Romero Kloss - Coordenador.

  • 2003 - 2005

    Projeto: Serviço Brasileiro de Resposta Técnica SBRT, Descrição: Projeto para a pesquisa e implantação, no país, do Serviço Brasileiro de Respostas técnicas, que tem por objetivo proporcionar soluções de caráter técnológico para as micro e pequenas empresas brasileiras por meio de portal na web. O projeto conta com a participação de 9 instituições parceiras as quais, em rede, atenderão as demandas das empresas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador / Vera Harcar - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2002 - Atual

    Sistema de Informação em Tecnologia Industrial Básica SISTIB, Descrição: Implantação de um Sistema de Informação em Tecnologia Industrial Básica o qual ofertará informações sobre serviços tecnológicos ofertados tais como: calibração, ensaios, certificação, inspeção, propriedade intelectual e informação tecnológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador / Ana Cristina Francisco - Integrante / Sonia Maria Marques de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Rede de Tecnologia e Inovação do Paraná RITEC, Descrição: Implantação de uma rede de cooperação na web para o desenvolvimento e melhoria das empresas paranaenses mediante participação das universidades estaduais. A rede visa ofertar soluções tecnológicas para as empresas e viabilizar o contato com especialistas para o desenvolvimento de atividades de extensão tecnológica. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador / Ana Cristina Francisco - Integrante / Sonia Maria Marques de Oliveira - Integrante / Rosangelis Vizoni Azanha de Ornelas - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2000 - 2002

    Prossiga Paraná: Portal Estadual de Informação em C&T. Ministério da Ciência e Tecnologia, Descrição: Portal de informação em Ciência e Tecnologia que inclui entidades atuantes em C&T, pesquisadores, eventos entre outras informações relevantes para a comunidade científica e para os tomadores de decisão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Projeto de Parceria SEBRAE/IBQP para a troca de conteúdos e integração de portais, Descrição: Projeto de compartilhamento de conteúdos e conhecimentos com foco em empreendedorismo, inovação, qualidade e produtividade, que visa consolidar um canal de difusão da cultura empreendedora na Internet por meio de parcerias para a divulgação, produção e troca de conteúdos. De forma integrada a Internet se converterá, neste Projeto, num espaço para múltiplas ações. A integração das mídias se dará com a modernização da TV SEBRAE, a troca de conteúdos de vídeo entre os parceiros e a criação de um canal para disponibilizar os conteúdos de parceiros dentro da TV SEBRAE e TV Inovação do IBQP. O compartilhamento de conteúdos aqui proposto tem a vantagem de reunir esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos para uma ação de atendimento e disseminação da cultura da inovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Cooperação.

  • 2006 - 2009

    Estudo da Oferta e Demanda por Serviços Laboratoriais de Ensaio e Calibração, Descrição: O Estudo da Oferta e Demanda por Serviços Laboratoriais e Ensaios e calibração faz parte do Projeto Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica - ENTIB - Fase II, coordenado pela Sociedade Brasileira de Metrologia SBM em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia INMETRO e conta com o apoio financeiro da FINEP/MCT. Este estudo tem por objetivos: a) Mapear a demanda por serviços laboratoriais de ensaios e calibração no parque industrial brasileiro nos seguintes setores contemplados na PITCE e no PBAC: Bens de Capital/ Máquinas e Equipamentos, Biocombustível, Materiais (Semicondutores), Agronegócio, e de Química/ Farmoquímicos/ Farmacêuticos/ Material Plástico b) Mapear o parque laboratorial brasileiro através da identificação da oferta de serviços laboratoriais de ensaios e calibração, incluindo especificação dos ensaios, grandezas, faixas de medição e incertezas de medição inerentes. Espera-se como resultado final do Estudo, além do mapeamento da Oferta e da Demanda por Serviços Laboratoriais de Ensaios e Calibração, que este possa fornecer subsídios aos tomadores de decisão nas entidades prestadoras de serviços, formuladores de políticas governamentais e usuários de serviços de ensaios e calibração, mediante a apresentação de um conjunto de recomendações para o aprimoramento da oferta em relação às necessidades da demanda, especialmente aos requerimentos exigidos para os produtos brasileiros nos mercados internos e externos. O Estudo da Oferta e Demanda por Serviços Laboratoriais e Ensaios e calibração faz parte do Projeto Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica - ENTIB - Fase II, coordenado pela Sociedade Brasileira de Metrologia SBM em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia INMETRO e conta com o apoio financeiro da FINEP/MCT. Este estudo tem por objetivos: a) Mapear a demanda por serviços laboratoriais de ensaios e calibração no parque industrial brasileiro nos seguintes setores contemplados na PITCE e no PBAC: Bens de Cap. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Integrante / Celso Romero Kloss - Coordenador.

  • 2003 - 2005

    Projeto: Serviço Brasileiro de Resposta Técnica SBRT, Descrição: Projeto para a pesquisa e implantação, no país, do Serviço Brasileiro de Respostas técnicas, que tem por objetivo proporcionar soluções de caráter técnológico para as micro e pequenas empresas brasileiras por meio de portal na web. O projeto conta com a participação de 9 instituições parceiras as quais, em rede, atenderão as demandas das empresas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador / Vera Harcar - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2002 - Atual

    Sistema de Informação em Tecnologia Industrial Básica SISTIB, Descrição: Implantação de um Sistema de Informação em Tecnologia Industrial Básica o qual ofertará informações sobre serviços tecnológicos ofertados tais como: calibração, ensaios, certificação, inspeção, propriedade intelectual e informação tecnológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador / Ana Cristina Francisco - Integrante / Sonia Maria Marques de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Rede de Tecnologia e Inovação do Paraná RITEC, Descrição: Implantação de uma rede de cooperação na web para o desenvolvimento e melhoria das empresas paranaenses mediante participação das universidades estaduais. A rede visa ofertar soluções tecnológicas para as empresas e viabilizar o contato com especialistas para o desenvolvimento de atividades de extensão tecnológica. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador / Ana Cristina Francisco - Integrante / Sonia Maria Marques de Oliveira - Integrante / Rosangelis Vizoni Azanha de Ornelas - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2000 - 2002

    Prossiga Paraná: Portal Estadual de Informação em C&T. Ministério da Ciência e Tecnologia, Descrição: Portal de informação em Ciência e Tecnologia que inclui entidades atuantes em C&T, pesquisadores, eventos entre outras informações relevantes para a comunidade científica e para os tomadores de decisão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Graça Maria Simões Luz - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Londrina, Agência de Inovação Tecnológica. , Rod. Celso Garcia Cid, s/n, Jardim Botânico, 86051-990 - Londrina, PR - Brasil, Telefone: (43) 33715812, Fax: (43) 33715812, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Diretora Presidente, Carga horária: 16

  • 2006 - 2009

    Sociedade Brasileira de Metrologia

    Vínculo: Outro (especifique) consultora, Enquadramento Funcional: serviços contratados, Carga horária: 4

  • 2005 - 2007

    Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 40

    Atividades

    • 02/2005

      Direção e administração, Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.

    • 02/2005

      Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

  • 2000 - 2002

    Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Parana

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 8

  • 2011 - Atual

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor Especial, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Assessora Especial da Agência de Inovação Tecnológica - AINTEC

  • 1973 - 2000

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/1983

      Ensino, Ciências de Alimentos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Normalização Bibliográfica

    • 01/1990

      Ensino, Medicina e Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Normalização Bibliográfica

    • 10/1990 - 12/1992

      Direção e administração, Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Núcleo de Inovação Tecnológica.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 02/1973 - 12/1992

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Catalogação, Classificação, Metodologia da Pesquisa em Biblioteconomia, Organização e Administração de Bibliotecas, Redes e Sistemas de Informação, Referência, Técnica de Pesquisa Bibliográfica

    • 03/1975 - 08/1992

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Ciências da Informação.,Linhas de pesquisa

    • 08/1978 - 08/1986

      Direção e administração, Biblioteca Central, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

    • 01/1983

      Ensino, Histologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Normalização Bibliográfica

    • 12/1974 - 12/1976

      Direção e administração, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Ciências da Informação.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

    • 12/1974 - 12/1976

      Direção e administração, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Ciências da Informação.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 03/1973 - 11/1975

      Direção e administração, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Ciências da Informação.,Cargo ou função, Outro.

  • 2014 - Atual

    Instituto de Tecnologia do Paraná

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assessor Especial, Carga horária: 8

  • 1993 - 2005

    Instituto de Tecnologia do Paraná

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Fazia, concomitantemente, parte do quadro de pessoal da Universidade Estadual de Londrina.

    Atividades

    • 01/2000 - 01/2005

      Direção e administração, Presidência, Grupo de Projetos Especiais.,Cargo ou função, Gerente de Projeto.

    • 01/2000 - 01/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Presidência, Grupo de Projetos Especiais.,Linhas de pesquisa

    • 01/1993 - 12/1999

      Direção e administração, Diretoria Técnica, Núcleo de Informação e Extensão Tecnológica.,Cargo ou função, Cargo administrativo.

    • 01/1993 - 12/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria Técnica, Núcleo de Informação e Extensão Tecnológica.,Linhas de pesquisa

    • 01/1993 - 12/1999

      Serviços técnicos especializados , Diretoria Técnica, Núcleo de Informação e Extensão Tecnológica.,Serviço realizado, .

  • 2007 - 2011

    Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 40