Eudes Santos Andrade

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Pós-graduado em Computação Distribuída e Ubíqua pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Atualmente é Analista de Sistemas do SERPRO - Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal. Tem experiência como Arquiteto de Software JEE, Instrutor e Consultor de Tecnologia. Dentre as principais áreas de interesse destacam-se: Arquitetura de Software, Sistemas Self-adaptive, Computação Distribuída, Métodos Formais, Reuso e Linhas de Produto, Desenvolvimento de Jogos, Desenvolvimento para Dispositivos Móveis, Desenvolvimento Ágil e Software Livre. Possui experiência com desenvolvimento de frameworks e toolkits para soluções JEE, desenvolvimento para Android (OpenGL, LibGDX), desenvolvimento de soluções Distribuídas (SOAP, REST), desenvolvimento para Web (HTML5, JQuery, AngularJS, Ruby on Rails), práticas ágeis, administração de servidores Unix-Like e Containers JEE.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Computação Distribuída e Ubíqua

2014 - 2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Título: Planejamento Regional Adaptativo em Sistemas Self-Adaptive de Larga Escala
Orientador: Sandro Santos Andrade

Graduação em Ciência da Computação

2001 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: Aplicação de Teoria do Controle no Gerenciamento de Energia em Processadores com Suporte a Restrições Temporais
Orientador: Luciano Porto Barreto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Noções Básicas de Android. (Carga horária: 16h). , Globalcode, GC, Brasil.

2013 - 2013

Melhores Práticas em Demoiselle 2. (Carga horária: 32h). , Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.

2012 - 2012

Oracle Weblogic Server 11g: Diagnostic and Trouble. (Carga horária: 40h). , ORACLE DO BRASIL SISTEMAS LTDA, OBS_FORN, Brasil.

2012 - 2012

JSF - 2.0. (Carga horária: 40h). , Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.

2012 - 2012

Noções Avançadas de Android. (Carga horária: 16h). , Globalcode, GC, Brasil.

2012 - 2012

Oracle Weblogic Server 11g: Monitor and Tune Perfo. (Carga horária: 40h). , ORACLE DO BRASIL SISTEMAS LTDA, OBS_FORN, Brasil.

2012 - 2012

Demoiselle 2 Para Colaboradores. (Carga horária: 32h). , Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.

2010 - 2010

Gerência de Projetos. (Carga horária: 8h). , Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.

2005 - 2005

Desenvolvimento para o KDE - QT. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2005 - 2005

KDevelop 3. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2004 - 2004

UML. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2004 - 2004

Java-WEB. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2004 - 2004

Design Patterns. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2004 - 2004

EJB. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2004 - 2004

Java. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Jogos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento para Dispositivos Móveis.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Distribuídos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Reuso e Linhas de Produto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

FISL 14 - Fórum Internacional Software Livre. 2013. (Congresso).

JustJava 2013. Demoiselle JAVA EE 6, Organização da comunidade. 2013. (Congresso).

Workshop de Reuso e Arquitetura. 2013. (Congresso).

FISL 13 - Fórum Internacional Software Livre. 2012. (Congresso).

Workshop da Comunidade Demoiselle. Demoiselle Para Colaboradores. 2012. (Congresso).

RiSE Summer School on Software Reuse. 2007. (Congresso).

Wire ? III Workshop para Introdução de Reuso em Empresas. 2006. (Congresso).

XXI ENECOMP - Encontro Nacional dos Estudantes de Computação. 2003. (Congresso).

XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

George Marconi de Araújo Lima

Barreto, Luciano PortoMacêdo, R. J. A.LIMA, George. Aplicação da teoria do controle no gerenciamento de energia em processadores com suporte a restrições temporais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Allan Edgard Silva Freitas

SA, Alírio S.FREITAS, A. E. S.Andrade, Sandro S.. Planejamento Regional Adaptativo em Sistemas Self-Adaptive de Larga Escala. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Distribuída e Ubíqua) - Instituto Federal da Bahia.

Alirio Santos de Sá

ANDRADE, Sandro Santosde SÁ, Alirio SantosFREITAS, ALLAN EDGARD SILVA. Planejamento Regional Adaptativo em Sistemas Self-Adaptive de Larga Escala. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Distribuída e Ubíqua) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciano Porto Barreto

Aplicação de Teoria do Controle em DVS para Gerenciamento deEnergia com Suporte a Restrições Temporais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luciano Porto Barreto;

Sandro Santos Andrade

Planejamento Regional Adaptativo em Sistemas Self-Adaptive de Larga Escala; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Computação Distribuída e Ubíqua) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia; Orientador: Sandro Santos Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, E. S. ; SOUSA, G. F. ; ANDRADE, S. S. . Planejamento Regional Adaptativo em Sistemas Self-Adaptive de Larga Escala. In: Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva, 2016, Porto Alegre. Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2016, 2016. p. 1076-1085.

  • ANDRADE, E. S. ; SOUSA, G. F. ; ANDRADE, S. S. . Planejamento Regional Adaptativo. In: Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação ? WTICGBASE ? ERBASE, 2016, Salvador. Anais do XVI Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2003 - 2004

    InfraVIDA - Infraestrutura de Vídeo Digital para Aplicações de Telemedicina, Descrição: O projeto InfraVIDA visa o desenvolvimento de um sistema de telediagnóstico e segunda opinião médica baseado na Internet. Ele integra os sistemas HealthNet, DynaVideo e Ambiente Brasileiro de Aprendizagem (ABRA), sobre uma infra-estrutura que envolve qualidade de serviço (QoS), através da aplicação da tecnologia de serviços diferenciados (DiffServ). O InfraVIDA é uma parceria entre UFPE, UFBA, UFRN, UNIFACS e UFPB, envolvendo também o Real Hospital Português (RHP) de Recife, a Faculdade de Medicina (FAMED) da UFBA e o Hospital das Clínicas da UFPE. Conta ainda com o apoio do CNPq/RNP, tendo sido aprovado no Edital de Redes Avançadas CNPq 10/2001 ProTeM/RNP 01/2001 com apoio do FINEP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eudes Santos Andrade - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2002 - 2002

    LED (Laboratório de Ensino à Distância / UFBA) - i-mat: Ambiente para Ensino a Distância, Descrição: Manutenção (corretiva/extensiva) de um ambiente de Ensino à Distância Administração de sistemas GNU/Linux, AIX. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eudes Santos Andrade - Coordenador / Wilton Oliver - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2010

    Sistema de Controle Ambiental para Áreas de Interesse Estratégico / SISCAE - EDZA, Descrição: Sistema de Controle Ambiental para Áreas de Interesse Estratégico SISCAE-EDZA: O SISCAE é um produto baseado em software livre para ambiente WEB que foi selecionado para receber recursos da FINEP no Edital de Seleção Pública MCT/FINEP - Subvenção Econômica à Inovação - 01/2007, sendo um dos 3 projetos do Estado da Bahia aprovados na Área 1 (Inovações nas áreas de tecnologias da informação e comunicação e nanotecnologia), sendo sua ênfase focada no desenvolvimento de sistemas de software para governo/governança eletrônica em parceria com entidades usuárias finais da aplicação. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de controle ambiental para monitorar, disponibilizar informações e subsidiar o gerenciamento ambiental de áreas de zonas costeiras, com validação a ser efetivada no Recôncavo baiano, permitindo uma melhor governância e transparência para os diversos setores da sociedade quanto à qualidade do meio ambiente da região, com características que viabilizem sua utilização em outras áreas assemelhadas cujo controle ambiental seja de importância estratégica para o nosso país. SISCAE - O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de controle ambiental para monitorar, disponibilizar informações e subsidiar o gerenciamento ambiental de áreas de borda marítima, com validação a ser efetivada em Projeto Piloto no Recôncavo Baiano, permitindo um maior controle e transparência para a população quanto à qualidade do meio ambiente da região, com características que viabilizem sua utilização em outras áreas assemelhadas cujo controle ambiental seja de importância estratégica para o nosso país. O banco de dados será disponibilizado para domínio público via internet assim como versões simplificadas de construção de cenário para fins tutoriais e lúdicos serão disponibilizados na internet, o sistema completo de controle ambiental será repassado sem custo para o Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia (NIMA) para fins de pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2009

    CENSARE, Descrição: SISTEMA DE CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE CENÁRIOS SÓCIO-AMBIENTAIS EM REGIÕES DE INTERESSE ESPECIAL - CENSARE O projeto visa desenvolver um sistema informatizado para construção de cenários sócio-ambientais para regiões de interesse especial, apresentando tendências, permitindo reconhecimento e priorização de ameaças e identificando as oportunidades para amenização e/ ou reversão de situações de risco, tomando o caso do Recôncavo Baiano como região piloto. Esse projeto permitirá uma melhor tomada de decisão sobre o futuro em termos de qualidade e sustentabilidade sócio-ambiental de regiões específicas por diversos setores da sociedade, particularmente instituições governamentais e empresas e servirá de base para introdução de técnicas de ensino onde a construção de cenários futuros serve de base para decisões. Na Web serão disponibilizados: o banco de dados de evoluções, para domínio público, e versões simplificadas de construção de cenários sócio-ambientais para fins tutoriais e lúdicos. Uma licença de uso por tempo indeterminado do CENSARE será cedida para o Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente (NIMA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para fins educacionais, de pesquisa e de extensão não comercial, sendo de competência única da EDZA a sua comercialização para o mercado corporativo e governamental. Objetivos específicos - O projeto terá como objetivos específicos selecionados com base nos maiores riscos para a sustentabilidade de uma região: 1 - Estruturação da informação do banco de dados existente sobre as evoluções sócio-ambientais para domínio público; 2 - Construção de cenários compostos de identificação de tendências, ameaças e oportunidades de reversão da qualidade da atmosfera, solo, água, fauna e flora; 3 - Construção de cenários compostos de identificação de tendências, ameaças e oportunidades de reversão sobre a integridade física dos ecossistemas sob risco: recifes de corais, manguezais, florestas nativas; 4 - Construção de cenários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2004 - 2006

    Metrópolis Web, Descrição: Sistemas de Gestão Municipal na Web: O Metrópolis Web é um produto baseado em software livre que concorreu ao Programa Bahia Inovação PAPPE 001/2003, que recebeu recursos da FINEP e Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia FAPESB (órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), para o seu desenvolvimento, ao ser contemplado no certame de idéias então promovido. A EDZA desenvolveu o produto em 2005/2006, em ambiente multiplataforma J2EE e com baixo requisito de investimento em hardware, sendo o mesmo composto nesta etapa por 6 (seis) Módulos Integrados essenciais para a administração pública municipal: 1. Gestão Tributária; 2. Gestão Contábil; 3. Gestão de Recursos Humanos; 4. Protocolo; 5. Segurança; 6. Cadastro Geral.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2010

    Sistema de Controle Ambiental para Áreas de Interesse Estratégico / SISCAE - EDZA, Descrição: Sistema de Controle Ambiental para Áreas de Interesse Estratégico SISCAE-EDZA: O SISCAE é um produto baseado em software livre para ambiente WEB que foi selecionado para receber recursos da FINEP no Edital de Seleção Pública MCT/FINEP - Subvenção Econômica à Inovação - 01/2007, sendo um dos 3 projetos do Estado da Bahia aprovados na Área 1 (Inovações nas áreas de tecnologias da informação e comunicação e nanotecnologia), sendo sua ênfase focada no desenvolvimento de sistemas de software para governo/governança eletrônica em parceria com entidades usuárias finais da aplicação. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de controle ambiental para monitorar, disponibilizar informações e subsidiar o gerenciamento ambiental de áreas de zonas costeiras, com validação a ser efetivada no Recôncavo baiano, permitindo uma melhor governância e transparência para os diversos setores da sociedade quanto à qualidade do meio ambiente da região, com características que viabilizem sua utilização em outras áreas assemelhadas cujo controle ambiental seja de importância estratégica para o nosso país. SISCAE - O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de controle ambiental para monitorar, disponibilizar informações e subsidiar o gerenciamento ambiental de áreas de borda marítima, com validação a ser efetivada em Projeto Piloto no Recôncavo Baiano, permitindo um maior controle e transparência para a população quanto à qualidade do meio ambiente da região, com características que viabilizem sua utilização em outras áreas assemelhadas cujo controle ambiental seja de importância estratégica para o nosso país. O banco de dados será disponibilizado para domínio público via internet assim como versões simplificadas de construção de cenário para fins tutoriais e lúdicos serão disponibilizados na internet, o sistema completo de controle ambiental será repassado sem custo para o Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia (NIMA) para fins de pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2009

    CENSARE, Descrição: SISTEMA DE CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE CENÁRIOS SÓCIO-AMBIENTAIS EM REGIÕES DE INTERESSE ESPECIAL - CENSARE O projeto visa desenvolver um sistema informatizado para construção de cenários sócio-ambientais para regiões de interesse especial, apresentando tendências, permitindo reconhecimento e priorização de ameaças e identificando as oportunidades para amenização e/ ou reversão de situações de risco, tomando o caso do Recôncavo Baiano como região piloto. Esse projeto permitirá uma melhor tomada de decisão sobre o futuro em termos de qualidade e sustentabilidade sócio-ambiental de regiões específicas por diversos setores da sociedade, particularmente instituições governamentais e empresas e servirá de base para introdução de técnicas de ensino onde a construção de cenários futuros serve de base para decisões. Na Web serão disponibilizados: o banco de dados de evoluções, para domínio público, e versões simplificadas de construção de cenários sócio-ambientais para fins tutoriais e lúdicos. Uma licença de uso por tempo indeterminado do CENSARE será cedida para o Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente (NIMA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para fins educacionais, de pesquisa e de extensão não comercial, sendo de competência única da EDZA a sua comercialização para o mercado corporativo e governamental. Objetivos específicos - O projeto terá como objetivos específicos selecionados com base nos maiores riscos para a sustentabilidade de uma região: 1 - Estruturação da informação do banco de dados existente sobre as evoluções sócio-ambientais para domínio público; 2 - Construção de cenários compostos de identificação de tendências, ameaças e oportunidades de reversão da qualidade da atmosfera, solo, água, fauna e flora; 3 - Construção de cenários compostos de identificação de tendências, ameaças e oportunidades de reversão sobre a integridade física dos ecossistemas sob risco: recifes de corais, manguezais, florestas nativas; 4 - Construção de cenários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2004 - 2006

    Metrópolis Web, Descrição: Sistemas de Gestão Municipal na Web: O Metrópolis Web é um produto baseado em software livre que concorreu ao Programa Bahia Inovação PAPPE 001/2003, que recebeu recursos da FINEP e Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia FAPESB (órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), para o seu desenvolvimento, ao ser contemplado no certame de idéias então promovido. A EDZA desenvolveu o produto em 2005/2006, em ambiente multiplataforma J2EE e com baixo requisito de investimento em hardware, sendo o mesmo composto nesta etapa por 6 (seis) Módulos Integrados essenciais para a administração pública municipal: 1. Gestão Tributária; 2. Gestão Contábil; 3. Gestão de Recursos Humanos; 4. Protocolo; 5. Segurança; 6. Cadastro Geral.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2010

    Sistema de Controle Ambiental para Áreas de Interesse Estratégico / SISCAE - EDZA, Descrição: Sistema de Controle Ambiental para Áreas de Interesse Estratégico SISCAE-EDZA: O SISCAE é um produto baseado em software livre para ambiente WEB que foi selecionado para receber recursos da FINEP no Edital de Seleção Pública MCT/FINEP - Subvenção Econômica à Inovação - 01/2007, sendo um dos 3 projetos do Estado da Bahia aprovados na Área 1 (Inovações nas áreas de tecnologias da informação e comunicação e nanotecnologia), sendo sua ênfase focada no desenvolvimento de sistemas de software para governo/governança eletrônica em parceria com entidades usuárias finais da aplicação. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de controle ambiental para monitorar, disponibilizar informações e subsidiar o gerenciamento ambiental de áreas de zonas costeiras, com validação a ser efetivada no Recôncavo baiano, permitindo uma melhor governância e transparência para os diversos setores da sociedade quanto à qualidade do meio ambiente da região, com características que viabilizem sua utilização em outras áreas assemelhadas cujo controle ambiental seja de importância estratégica para o nosso país. SISCAE - O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de controle ambiental para monitorar, disponibilizar informações e subsidiar o gerenciamento ambiental de áreas de borda marítima, com validação a ser efetivada em Projeto Piloto no Recôncavo Baiano, permitindo um maior controle e transparência para a população quanto à qualidade do meio ambiente da região, com características que viabilizem sua utilização em outras áreas assemelhadas cujo controle ambiental seja de importância estratégica para o nosso país. O banco de dados será disponibilizado para domínio público via internet assim como versões simplificadas de construção de cenário para fins tutoriais e lúdicos serão disponibilizados na internet, o sistema completo de controle ambiental será repassado sem custo para o Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia (NIMA) para fins de pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2009

    CENSARE, Descrição: SISTEMA DE CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE CENÁRIOS SÓCIO-AMBIENTAIS EM REGIÕES DE INTERESSE ESPECIAL - CENSARE O projeto visa desenvolver um sistema informatizado para construção de cenários sócio-ambientais para regiões de interesse especial, apresentando tendências, permitindo reconhecimento e priorização de ameaças e identificando as oportunidades para amenização e/ ou reversão de situações de risco, tomando o caso do Recôncavo Baiano como região piloto. Esse projeto permitirá uma melhor tomada de decisão sobre o futuro em termos de qualidade e sustentabilidade sócio-ambiental de regiões específicas por diversos setores da sociedade, particularmente instituições governamentais e empresas e servirá de base para introdução de técnicas de ensino onde a construção de cenários futuros serve de base para decisões. Na Web serão disponibilizados: o banco de dados de evoluções, para domínio público, e versões simplificadas de construção de cenários sócio-ambientais para fins tutoriais e lúdicos. Uma licença de uso por tempo indeterminado do CENSARE será cedida para o Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente (NIMA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para fins educacionais, de pesquisa e de extensão não comercial, sendo de competência única da EDZA a sua comercialização para o mercado corporativo e governamental. Objetivos específicos - O projeto terá como objetivos específicos selecionados com base nos maiores riscos para a sustentabilidade de uma região: 1 - Estruturação da informação do banco de dados existente sobre as evoluções sócio-ambientais para domínio público; 2 - Construção de cenários compostos de identificação de tendências, ameaças e oportunidades de reversão da qualidade da atmosfera, solo, água, fauna e flora; 3 - Construção de cenários compostos de identificação de tendências, ameaças e oportunidades de reversão sobre a integridade física dos ecossistemas sob risco: recifes de corais, manguezais, florestas nativas; 4 - Construção de cenários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2004 - 2006

    Metrópolis Web, Descrição: Sistemas de Gestão Municipal na Web: O Metrópolis Web é um produto baseado em software livre que concorreu ao Programa Bahia Inovação PAPPE 001/2003, que recebeu recursos da FINEP e Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia FAPESB (órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), para o seu desenvolvimento, ao ser contemplado no certame de idéias então promovido. A EDZA desenvolveu o produto em 2005/2006, em ambiente multiplataforma J2EE e com baixo requisito de investimento em hardware, sendo o mesmo composto nesta etapa por 6 (seis) Módulos Integrados essenciais para a administração pública municipal: 1. Gestão Tributária; 2. Gestão Contábil; 3. Gestão de Recursos Humanos; 4. Protocolo; 5. Segurança; 6. Cadastro Geral.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2014 - 2015

    Framework Demoiselle, Descrição: O Demoiselle Framework é uma solução para apoio à construção de aplicações Java EE. É um Framework de integração de várias tecnologia e padrões de desenvolvimento JAVA, ao mesmo tempo que implementa uma arquitetura de referência.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudes Santos Andrade - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Sistema de Controle Ambiental para Áreas de Interesse Estratégico / SISCAE - EDZA, Descrição: Sistema de Controle Ambiental para Áreas de Interesse Estratégico ? SISCAE-EDZA: O SISCAE é um produto baseado em software livre para ambiente WEB que foi selecionado para receber recursos da FINEP no Edital de Seleção Pública MCT/FINEP - Subvenção Econômica à Inovação - 01/2007, sendo um dos 3 projetos do Estado da Bahia aprovados na Área 1 (Inovações nas áreas de tecnologias da informação e comunicação e nanotecnologia), sendo sua ênfase focada no desenvolvimento de sistemas de software para governo/governança eletrônica em parceria com entidades usuárias finais da aplicação. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de controle ambiental para monitorar, disponibilizar informações e subsidiar o gerenciamento ambiental de áreas de zonas costeiras, com validação a ser efetivada no Recôncavo baiano, permitindo uma melhor governância e transparência para os diversos setores da sociedade quanto à qualidade do meio ambiente da região, com características que viabilizem sua utilização em outras áreas assemelhadas cujo controle ambiental seja de importância estratégica para o nosso país. SISCAE - O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de controle ambiental para monitorar, disponibilizar informações e subsidiar o gerenciamento ambiental de áreas de borda marítima, com validação a ser efetivada em Projeto Piloto no Recôncavo Baiano, permitindo um maior controle e transparência para a população quanto à qualidade do meio ambiente da região, com características que viabilizem sua utilização em outras áreas assemelhadas cujo controle ambiental seja de importância estratégica para o nosso país. O banco de dados será disponibilizado para domínio público via internet assim como versões simplificadas de construção de cenário para fins tutoriais e lúdicos serão disponibilizados na internet, o sistema completo de controle ambiental será repassado sem custo para o Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia (NIMA) para fins de pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudes Santos Andrade - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    CENSARE, Descrição: SISTEMA DE CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE CENÁRIOS SÓCIO-AMBIENTAIS EM REGIÕES DE INTERESSE ESPECIAL - CENSARE O projeto visa desenvolver um sistema informatizado para construção de cenários sócio-ambientais para regiões de interesse especial, apresentando tendências, permitindo reconhecimento e priorização de ameaças e identificando as oportunidades para amenização e/ ou reversão de situações de risco, tomando o caso do Recôncavo Baiano como região piloto. Esse projeto permitirá uma melhor tomada de decisão sobre o futuro em termos de qualidade e sustentabilidade sócio-ambiental de regiões específicas por diversos setores da sociedade, particularmente instituições governamentais e empresas e servirá de base para introdução de técnicas de ensino onde a construção de cenários futuros serve de base para decisões. Na Web serão disponibilizados: o banco de dados de evoluções, para domínio público, e versões simplificadas de construção de cenários sócio-ambientais para fins tutoriais e lúdicos. Uma licença de uso por tempo indeterminado do CENSARE será cedida para o Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente (NIMA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para fins educacionais, de pesquisa e de extensão não comercial, sendo de competência única da EDZA a sua comercialização para o mercado corporativo e governamental. Objetivos específicos - O projeto terá como objetivos específicos selecionados com base nos maiores riscos para a sustentabilidade de uma região: 1 - Estruturação da informação do banco de dados existente sobre as evoluções sócio-ambientais para domínio público; 2 - Construção de cenários compostos de identificação de tendências, ameaças e oportunidades de reversão da qualidade da atmosfera, solo, água, fauna e flora; 3 - Construção de cenários compostos de identificação de tendências, ameaças e oportunidades de reversão sobre a integridade física dos ecossistemas sob risco: recifes de corais, manguezais, florestas nativas; 4 - Construção de cenários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudes Santos Andrade - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    Metrópolis Web, Descrição: Sistemas de Gestão Municipal na Web: O Metrópolis Web é um produto baseado em software livre que concorreu ao Programa Bahia Inovação ? PAPPE 001/2003, que recebeu recursos da FINEP e Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia ? FAPESB (órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), para o seu desenvolvimento, ao ser contemplado no certame de idéias então promovido. A EDZA desenvolveu o produto em 2005/2006, em ambiente multiplataforma J2EE e com baixo requisito de investimento em hardware, sendo o mesmo composto nesta etapa por 6 (seis) Módulos Integrados essenciais para a administração pública municipal: 1. Gestão Tributária; 2. Gestão Contábil; 3. Gestão de Recursos Humanos; 4. Protocolo; 5. Segurança; 6. Cadastro Geral.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudes Santos Andrade - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Serviço Federal de Processamento de Dados, Regional Salvador. , Av. Luiz Vianna Filho, 2.355, Paralela, 41820021 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 21027800, Ramal: 2109, Fax: (71) 21027855, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Serviço Federal de Processamento de Dados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Outras informações:
Arquiteto de Sistemas Instrutor

2007 - 2009

CPM Braxis Outsourcing

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sênior, Carga horária: 44

Outras informações:
Arquiteto de Sistemas JEE e J2ME Instrutor JEE, Design Patterns, Hibernate 3, Struts, JSF Membro da equipe de Administração de Componentes Construção/Manutenção de Frameworks JEE Construção/Manutenção de Componentes Reutilizáveis

2005 - 2006

DBA - Inteligência em Tecnologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno, Carga horária: 44

Outras informações:
Suporte a equipe de Arquitetura Suporte a equipe de Análise Suporte a equipe de Desenvolvimento Implantacao/Adequação de Processos no Escopo da Fábrica de Programa Desenvolvedor JEE

2007 - 2008

SysDesign - Consultoria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 10

Outras informações:
Instrutor JEE - Desenvolvimento de Aplicações Web com Java Instrutor OOP - Programação OO com Java Instrutor J2SE - Programador Java

2006 - 2006

SysDesign - Consultoria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Outras informações:
Instrutor JEE - Desenvolvimento de Aplicações Web com Java Instrutor OOP - Programação OO com Java Instrutor J2SE - Developer Java Programmer Arquiteto de Sistemas Manutenção corretiva/extensiva de Frameworks JEE (JSF, STRUTS, Hibernate, TopLink, API de tagLibs)

2004 - 2005

SysDesign - Consultoria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 30

Outras informações:
Consultor de Tecnologia Definição de arquiteturas de sistemas Especificação e implantação de processos de outsourcing Análise, Projeto e Modelagem de aplicações Desenvolvedor JEE

2009 - 2010

EDZA ? Planejamento, Consultoria e Informatica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de Tecnologia, Carga horária: 40

Outras informações:
Consultor de Tecnologia Arquiteto de Sistemas

2006 - 2007

EDZA ? Planejamento, Consultoria e Informatica

Vínculo: Consutor, Enquadramento Funcional: Consutor de Tecnologia, Carga horária: 30

Outras informações:
Arquiteto de Sistemas Construção de Framework JEE Administrador de Servidores Linux Administrador de Banco de Dados PostgreSQL Suporte às equipe de desenvolvimento e análise Especificação/Implantação de processos para projetos JEE (instância RUP) Treinamentos internos em Tecnologia JEE

2003 - 2003

Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvedor JEE e PHP. Modelagem em UML.

2006 - 2008

Imedia Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 10

Outras informações:
Instrutor JEE - Desenvolvimento de Aplicações Web com Java Instrutor OOP - Programação OO com Java Instrutor J2SE - Developer Java Programmer

2004 - 2006

Intercon Cursos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 10

Outras informações:
Instrutor JEE (EJB) Instrutor Struts

2003 - 2004

Unimed Metropolitana de Salvador

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Web, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvedor Web (PHP, MySQL) e Administrador de servidores GNU/Linux, FreeBSD, WINDOWS NT, Apache, Ipfw, Squid, Samba.

2003 - 2004

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor/Programador, Carga horária: 20

Outras informações:
PROJETO INFRAVIDA: ­Parceria entre UFPE, UFBA, UFRN, UNIFACS. Projeto que visa ao desenvolvimento de um sistema de telediagnóstico e segunda opinião médica baseado na Internet.