ALEXANDRE RICARDO PEREIRA SCHULER
Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e bacharelado em Química Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (1968). Atualmente está aposentado como professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Biocombustiveis, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiesel, controle de processo e cromatografia líquida e gasosa.
Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Química
2008 - 2010
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Processo de transesterificação metílica alcalina de óleos vegetais e e gorduras animais e caracterização quantitativa de biodieseis
Orientador: César Augusto Moraes de Abreu
Palavras-chave: biodiesel; controle de processo; controle de qualidade; transesterificação alcalina.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis.
Mestrado em Química
1970 - 1972
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Fotocicloadição de acetilacetona a 1,4-dioxaspiro[4,5]deca-6-eno,Ano de Obtenção: 1972
Warner Bruce Kover.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fotoquímica.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Biocombustiveis.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Cromatografia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Químicos/Especialidade: Controle Estatistico e de Qualidade.
Organização de eventos
SCHULER, A. R. P. ; DUARTE, M. M. M. B. . 52º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
UFPETRO.Petróleo, Gás e Biocombustíveis. 2012. (Outra).
III Semana de Química da UAST. A Evolução da Química no Brasil.. 2011. (Congresso).
Participação em bancas
SCHULER, A. R. P.. Metal Organic Frameworks: Uso no Possível Desenvolvimento de Tecnologia Avançada para o Tratamento de Resíduos de Quimioterápicos Antineoplásicos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência de Materiais) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Planejamento Operacional e Cinética do Processo Heterogêneo de Transesterificação de Oleaginosas em Biodiesel. 2012. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Influência das condições de cultivo sobre a qualidade e estabilidade dos vinhos tropicais do Vale do Submédio do São Francisco. 2012. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Processo Produtivo do Amido e suas Aplicações na Indústria de Papel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Avaliação de Tratamento Biológico em Efluentes de Filtro Ascendente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.; MARQUES, O. M.. AVALIAÇÃO CINÉTICA FERMENTATIVA ALCOÓLICA DO SORGO SACARINO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.; DANIELSKI, L.. AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE COMBUSTÍVEIS AUTOMOTIVOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Análises Físico-Químicas de Combustíveis Automotivos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Caracterização da Misturas BX dos Biodieseis Produzidos a Partir dos Óleos de Soja e de Canola nos Dieseis S5a e S1800. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Avaliação dos Parâmetros Físico-Químicos de Combustíveis Automotivos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Controle de Qualidade de Acabamentos Imibiliários Líquidos à base de Água Produzidos pela Basf. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Cristalização de Graxos com Ênfase em Produção de Margarinas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Estruturação Organizacional em P&D - Área Técnica Sensorial - sob a Ótica do APQP (Advanced Product Quality Planning). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Redução de BCT em Esmalte Sintético Secagem Rápida: um Projeto DMAIC. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Caracterização Físico-Química dos Biodieseis de Girassol e Milho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.; FREIRE, E. L.. DESENVOLVIMENTO DE DETERGENTE EM PÓ PARA LAVAGEM DOMÉSTICA DE TECIDOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.; DA SILVA, V. L.. GESTÃO AMBIENTAL EM FÁBRICA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.; DA SILVA, V. L.; CALADO, S. C. S.. SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DO FRIGORÍFICO MASTERBOI ALIMENTOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.; LIMA, M. A. G. A.. PROCESSO PRODUTIVO DE CERVEJA DE BAIXA FERMENTAÇÃO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Professor Temporário. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.
SCHULER, A. R. P.. Professor Substituto. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.
Orientou
F; da Silva; Projeto Biodiesel; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; UFPE; (Orientador);
Desenvolvimento do processo de conversão de óleo de fritura em biodiesel; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
PLANEJAMENTO OPERACIONAL E CINÉTICA DO PROCESSO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DE OLEAGINOSAS EM BIODIESEL; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Engª Química) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Processo de Fabricação e Controle de Qualidade de Tintas Imobiliárias; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Gestão da Qualidade no Processo de Laminação de Folhas de Alumínio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DO EFLUENTE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR TRANSESTERIFICAÇÃO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco, ANP/PRH28; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Processo de produção do Ácido Tereftálico purificado e polietieno tereftalato; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Projetos de melhoria focada - redução de rejeição por sobra de produção; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Estudo da viabilidade de aproveitamento do efluente de uma indústria de embutidos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Redução do capital empregado no estoque de itens não produtivos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Amaciante de tecidos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Atividades na área de qualidade com foco em gestão da qualidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Uma metodologia analítica para quantificação de metanol residual em biodiesel; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
AVALIAÇÃO DA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE SÓDIO EM BIODIESEL ATRAVÉS DE FOTOMETRIA DE CHAMA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Estudo da Transferência de Massa dos Sistemas Álcool/Óleo e Glicerina/Biodiesel; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Influência da temperatura e tipo de álcool na produção de biodiesel; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Aplicação de Planejamento Fatorial na Otimização da Produção de Biodiesel de Girassol; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
MODELAGEM CINÉTICA DA TRANSESTERIFICAÇÃO METÍLICA DO ÓLEO DE GIRASSOL PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
de S; R; Lavra; Simulação computacional da transesterificação do óleo de girassol a partir de etanol; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
DETERMINAÇÃO DE TRANS-RESVERATROL EM VINHO TINTO SECO, POR DETECÇÃO ULTRAVIOLETA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Determinação dos Limites de Detecção, Quantificação e Linearidade na Determinação de Ácidos Graxos na Manteiga; 2012; Orientação de outra natureza; (Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Produção de Biodiesel a Partir de Diferentes Matérias-Primas por Transesterificação Alcalina; 2012; Orientação de outra natureza; (Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Sistema de Gestão da Qualidade no Processo de Fabricação de Massas; 2012; Orientação de outra natureza; (Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Estágio Curricular em Química Industrial - Laboratório de Cromatografia Instrumental; 2011; Orientação de outra natureza; (Química Industrial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Ricardo Pereira Schuler;
Produções bibliográficas
-
BARROS, MÁRCIA A. M. F. DE ; ANTONINO, ANTÔNIO C. D. ; SCHULER, ALEXANDRE R. P. ; LIMA, JOSÉ R. DE S. ; GONDIM, MANUELLA V. S. ; LIMA, VALMIR F. DE . Sulfamethoxazole sorption in eutrophic Regolithic Neosol. REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL (IMPRESSO) , v. 22, p. 506-510, 2018.
-
PEREIRA, FRANCISCO S.G. ; GALVÃO, CHESQUE C. ; DE LIMA, VALMIR F. ; DA ROCHA, MÁRCIA F.A. ; SCHULER, ALEXANDRE R.P. ; DA SILVA, VALDINETE L. ; DE LIMA FILHO, NELSON M. . The versatility of the Moringa oleifera oil in sustainable applications. OCL , v. 23, p. 1-7, 2016.
-
LIMA, V. F. ; PEREIRA, F. S. G. ; SCHULER, A. R. P. ; P.F.PALHA, M. L. A. ; SOBRAL, A. D. ; CRUZ FILHO, I. J. ; NASCIMENTO JUNIOR, A. J. . Photolytic Degradation of Herbicide Atrazine by Radiation Ultraviolet (UVC): An Application of Green Chemistry. AMERICAN CHEMICAL SCIENCE JOURNAL , v. 17, p. 1-10, 2016.
-
SCHULER, A. R. P. ; PEREIRA, F. S. G. ; LIMA, V. F. ; CARVALHO, S. L. B. V. ; SOBRAL, A. D. . Chromatographic Characterization of Potential Feedstocks for Biodiesel Production. AMERICAN CHEMICAL SCIENCE JOURNAL , v. 17, p. 1-10, 2016.
-
NASCIMENTO, G. E. ; DUARTE, M. M. M. B. ; SCHULER, A. R. P. ; BARBOSA, C. M. B. M. . SYNTHESIS, CHARACTERIZATION, AND APPLICATION OF THE MESOPOROUS MOLECULAR SIEVE SR-MCM-41 IN THE REMOVAL OF NAPHTHENIC ACIDS FROM A MODEL MIXTURE OF AVIATION KEROSENE BY ADSORPTION. Brazilian Journal of Petroleum and Gas , v. 8, p. 1-13, 2014.
-
SCHULER, A. R. P. ; Frederico A. D. Araújo ; Sonia V. Pereira ; Deivson C. S. Sales ; Cesar A. M. Abreu . Kinetic evaluation of the esterification of fatty acids to biodiesel. REACT KINET MECH CAT , v. 96, p. 1-12, 2012.
-
BURGOS, M. G. P. A. ; SCHULER, A. R. P. ; CABRAL, P. C. . DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO EM ACIDOS GRAXOS DA CARNE DE BOI, DE FRANGO E DE OVO DE GALINHA, CONSUMIDOS NO NORDESTE BRASILEIRO. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia (Impresso) , v. 39, p. 56-61, 1997.
-
SCHULER, A. R. P. ; FEITOSA, M. M. S. ; VILAR, M. S. P. . Ácidos Graxos por CFG: um novo enfoque. Revista Química Industrial, 1993.
-
SCHULER, A. R. P. ; BEZERRA, A. C. . Erros de integração em cromatografia. Revista Química Industrial, 1993.
-
SCHULER, A. R. P. ; VILAR, M. S. P. ; FEITOSA, M. M. S. . Óleo de Mamona: controle de qualidade e de processo. Revista Química Industrial, 1993.
-
SCHULER, A. R. P. ; BEZERRA, A. C. . Otimização da análise cromatográfica para fins quantitativos. Revista Química Industrial, 1993.
-
SCHULER, A. R. P. ; P, V. M. S. ; C, C. L. L. F. ; M, N. A. L. . Álcool iso-Amílico: produção industrial e análise cromatográfica. Revista Química Industrial, 1992.
-
SCHULER, A. R. P. ; NERIS, J. C. ; DUARTE, M. M. M. B. . Biogás: Controle de Processo por Cromatografia a Gás. Revista Química Industrial, 1992.
-
SCHULER, A. R. P. ; CÉSAR, A. C. ; ZIMILIS, N. ; GUIMARÃES, P. ; VILAR, M. S. P. . Furfural do Bambu: Obtenção e quantificação. Revista Química Industrial, 1992.
-
SCHULER, A. R. P. ; VILAR, M. S. P. . Controle de Processo em Destilarias de Álcool. Revista Química Industrial, 1992.
-
SCHULER, A. R. P. . Cromatografia a Gás e a Liquído. 12. ed. CIdade Universitaria: Editora Universitaria, 2011. v. 1. 115p .
-
SCHULER, A. R. P. . Controle Estatístico. 9. ed. Cidade Universitaria: Editora Universitaria, 2011. v. 1. 187p .
-
BURGOS, M. G. P. A. ; SCHULER, A. R. P. ; CABRAL, P. C. . Composição em ácidos graxos de alimentos regionais. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia,.
-
Silva, S. P. ; SOUZA, P. H. ; Bezerra, V. V. L. ; Valentina Nascimento e Melo ; SCHULER, A. R. P. . Determinação dos ácidos graxos do biodiesel de óleo de catolé por cromatografia gasosa. In: 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013, São Paulo. 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013.
-
Silva, S. P. ; Deivson C. S. Sales ; Cesar A. M. Abreu ; SCHULER, A. R. P. . Descrição fenomenológica da evolução cinética do processo de produção de biodiesel. In: 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013, São Paulo. 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013.
-
Valentina Nascimento e Melo ; SILVA NETO, N. C. ; SCHULER, A. R. P. ; PEDROZA, S.S . ESTUDO DA DISSOLUÇÃO DO SISTEMA ÁLCOOL/ÓLEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. In: IV Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de biodiesel e VII Congresso Brasileiro de Plantas oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010, Belo Horizonte. Biodiesel: Inovação Tecnológica e Qualidade. LAVRAS: UFLA, 2010. v. 02. p. 885-886.
-
SILVA NETO, N. C. ; Valentina Nascimento e Melo ; FRANÇA, C.V.F. ; PEDROZA, S.S ; SCHULER, A. R. P. . ESTUDO DA TRANSFERÊNCIA DE MASSA DO SISTEMA GLICEROL/BIODIESEL. In: IV Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de biodiesel e VII Congresso Brasileiro de Plantas oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010, Belo Horizonte. Biodiesel: Inovação Tecnológica e Qualidade. LAVRAS: UFLA, 2010. v. 02. p. 1157-1158.
-
SCHULER, A. R. P. ; MADRUGA, L. M. ; VILAR, M. S. P. . Plano de aceitação de AEHC. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Química, 1993, Fortaleza, 1993.
-
SCHULER, A. R. P. ; SILVA, J. A. V. ; SOUZA, V. L. B. ; LEITÃO, C. S. . Torre para Extração líquido-líquido. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Química, 1993, Fortaleza, 1993.
-
SCHULER, A. R. P. ; VILAR, M. S. P. . Etanol no sangue: uma avaliação estatística. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Química, 1993, Fortaleza, 1993.
-
PEDROZA, S.S ; SCHULER, A. R. P. ; ABREU, C.A.M. . OTIMIZAÇÃO DA TRANSESTERIFICAÇÃO DE ÓLEO DE GIRASSOL PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL, 2011, FLORIANÓPOLIS. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL. FLORIANÓPOLIS, 2011.
-
PEDROZA, S.S ; FRANÇA, C.V.F. ; MELO, B.J.M. ; TEIXEIRA, A.K.R. ; SCHULER, A. R. P. . APLICAÇÃO DE PLANEJAMENTO FATORIAL NA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE GIRASSOL. In: I CONGRESSO QUÍMICO DO BRASIL, 2010, JOÃO PESSOA. PROGRAMAÇÃO I CBQ, 2010.
-
FRANÇA, C.V.F. ; PEDROZA, S.S ; SCHULER, A. R. P. . INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ÁLCOOL:ÓLEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ROTA ETÍLICA. In: I CONGRESSO QUÍMICO DO BRASIL, 2010, JOÃO PESSOA. PROGRAMAÇÃO I CBQ, 2010.
-
PEDROZA, S.S ; FRANÇA, C.V.F. ; SCHULER, A. R. P. ; ABREU, C.A.M. . INFLUÊNCIA DA QUANTIDADE E TIPO DE LAVAGEM NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 2010, FOZ DO IGUAÇU. PROGRAMA FINAL E LIVRO DE RESUMOS. FOZ DO IGUAÇU: EDITORA CUBO, 2010. p. 204.
-
FRANÇA, C.V.F. ; PEDROZA, S.S ; SCHULER, A. R. P. . INFLUÊNCIA DO TEMPO DE REAÇÃO E TEMPO DE DECANTAÇÃO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 2010, FOZ DO IGUAÇU. PROGRAMA FINAL E LIVRO DE RESUMOS. FOZ DO IGUAÇU: EDITORA CUBO, 2010. p. 204.
-
PEDROZA, S.S ; Machado Neto, A. S. ; Valentina Nascimento e Melo ; Silva, A. C. P. F. ; SCHULER, A. R. P. . Relação entre viscosidade cinemática e perfil de biodieseis de óleo residual de frituras misturado a biodieseis de soja, algodão e girassol. In: 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas de Lindóia. 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: SBQ, 2012.
-
PEDROZA, S.S ; TEIXEIRA, A.K.R. ; SCHULER, A. R. P. ; ABREU, C.A.M. . OTIMIZAÇÃO DA TRANSESTERIFICAÇÃO DE ÓLEO DE SOJA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. In: XXXIV REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2011, FLORIANÓPOLIS. QUÍMICA PARA UM MUNDO MELHOR, 2011.
-
Valentina Nascimento e Melo ; SILVA NETO, N. C. ; FRANÇA, C.V.F. ; SCHULER, A. R. P. ; PEDROZA, S.S . ESTUDO DO TEMPO DE DECANTAÇÃO DA GLICERINA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL. In: XXXIV REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2011, FLORIANÓPOLIS. QUÍMICA PARA UM MUNDO MELHOR, 2011.
-
FRANÇA, C.V.F. ; PEDROZA, S.S ; SCHULER, A. R. P. . INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ÁLCOOL/ÓLEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE ÓLEO DE GIRASSOL. In: II SEMINÁRIO BIODIESEL, 2010, RECIFE. FONTE DE ENERGIA DAS OLEAGINOSAS EM PERNAMBUCO: EVOLUÇÃO DO CENÁRIO E NOVAS PERSPECTIVAS NO BRASIL, 2010.
-
PEDROZA, S.S ; TEIXEIRA, A.K.R. ; SCHULER, A. R. P. ; ABREU, C.A.M. . OTIMIZAÇÃO DA TRANSESTERIFICAÇÃO DE ÓLEO DE SOJA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Bezerra, V. V. L. ; SCHULER, A. R. P. ; Silva, S. P. . Caracterização da Água de Lavagem do Processo de Produção de Biodiesel de Óleo de Soja Residual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHULER, A. R. P. . A Evolução da Química no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEDROZA, S.S ; FRANÇA, C.V.F. ; MELO, B.J.M. ; TEIXEIRA, A.K.R. ; SCHULER, A. R. P. . APLICAÇÃO DE PLANEJAMENTO FATORIAL NA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE GIRASSOL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRANÇA, C.V.F. ; PEDROZA, S.S ; SCHULER, A. R. P. . INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ÁLCOOL:ÓLEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ROTA ETÍLICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRANÇA, C.V.F. ; PEDROZA, S.S ; SCHULER, A. R. P. . INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ÁLCOOL:ÓLEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE ÓLEO DE GIRASSOL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA NETO, N. C. ; Valentina Nascimento e Melo ; FRANÇA, C.V.F. ; PEDROZA, S.S ; SCHULER, A. R. P. . ESTUDO DA TRANSFERÊNCIA DE MASSA DO SISTEMA GLICEROL/BIODIESEL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA NETO, N. C. ; Valentina Nascimento e Melo ; FRANÇA, C.V.F. ; PEDROZA, S.S ; SCHULER, A. R. P. . INFLUÊNCIA DA QUANTIDADE E TIPO DE LAVAGEM NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRANÇA, C.V.F. ; PEDROZA, S.S ; SCHULER, A. R. P. . INFLUÊNCIA DO TEMPO DE REAÇÃO E TEMPO DE DECANTAÇÃO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEDROZA, S.S ; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. ; SCHULER, A. R. P. ; ABREU, C.A.M. . INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA FABRICAÇÃO DE BIODIESEL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEDROZA, S.S ; SCHULER, A. R. P. ; ABREU, C.A.M. . ESTUDO CINÉTICO DA TRANSESTERIFICAÇÃO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SCHULER, A. R. P. ; PEDROZA, S.S . Cromatografia Líquida (HPLC): Teoria e Pr. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SCHULER, A. R. P. . Cromatografia Líquida (HPLC): Teoria e Prática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEDROZA, S.S ; SCHULER, A. R. P. . CROMATOGRAFIA LÍQUIDA (HPLC): Teoria e prática. 2011. (CURSO DE CURTA DURAÇÃO MINISTRADO).
Prêmios
2009
Servidor Destaque UFPE 2009, UFPE.
2006
Medalha Paulo Duarte - Químico do Ano, Associação Brasileira de Química - Regional de Pernambuco.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Química. , Rua Artur de Sá, s/n, Laboratório de Cromatografia Instrumental, Cidade Universitária, 50740521 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268712, URL da Homepage:
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ALEXANDRE RICARDO PEREIRA SCHULER e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?