Pyter Rodrigues
Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência bolsista CAPES no subprojeto intitulado Jogo Performativo e o Teatro/Educação: Dimensões Politicas, Poéticas e Estéticas na Formação de Artista/Educador/Pesquisador da Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança (2012/2015) e no subprojeto Dispositivo Sorobô: Procedimentos para uma pedagogia do Olhar orientado pela professora Dr Cristiane Barreto (2015/2016). Foi um dos integrantes do Grupo de Teatro e Pesquisa Olaria GTPO, Grupo de pesquisa vinculado aos estudos da performatividade na cena contemporânea, da construção do Corpo Cênico, das Teorias Gerais do Jogo e dos Procedimentos de Criação Compartilhada, coordenado pelo professor Dr Roberto Ives Abreu Schettini. Em 2013 ganhou prêmio de Investigação em Performance durante a 10 edição do Festival de Peças Curtas de Sumaré/SP e em 2014 foi premiado no mesmo festival na categoria Incentivo à Pesquisa.Foi professor supervisor do programa PIBID na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no período de 01/09/2018 a 31/01/2020 e Professor Preceptor do Programa Residência Pedagógica na mesma universidade no período de 01/11/2020 a 31/07/2021. Professor efetivo na secretaria de Educação do estado de Minas Gerais de 2021 a 2024 e atualmente é Analista de Cultura Jr na empresa Serviço Social do Comercio - SESC/ MG , na unidade Almenara.
Informações coletadas do Lattes em 28/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Programa de Pos-graduação em Artes
2025 - Atual
Universidade Federal do Sul da Bahia
Orientador: SOUZA, LEONARDO SILVA
Especialização em andamento em Educação do/no Campo
2017 - Atual
Especialização em Especialização em Pedagogia das Artes: Linguagens Artísticas e Ação Cultur
2019 - 2021
Universidade Federal do Sul da Bahia
Título: O imaginário Presente na Esmola de São Benedito em Arraial D'Ajuda e suas Encruzilhadas
Orientador: TASSIO FERREIRA SANTANA
Graduação em LICENCIATURA EM TEATRO
2012 - 2016
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Rastro Poético Performativo: A Performance como Prática Pedagógica na Construção do Artista/Docente
Orientador: Professor Ms. Hayaldo Copque Fraga
Graduação interrompida em 2012 em Licenciatura em Matemática
2011 - Atual
Faculdade Nossa Senhora de Lourdes
Ano de interrupção: 2012
Formação complementar
2017 -
Extensão universitária em Gênero, Raça e Diversidade Sexual. (Carga horária: 180h). , Orgão De Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Culturas Afro-brasileira, ODEERE, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ARTE EDUCAÇÃO.
Organização de eventos
RODRIGUES, P. S. . III Mostra I.P. Mostra Nacional de Videos Intervenções e Performances. 2015. (Exposição).
RODRIGUES, P. S. . Engenho de Composição - VI Mostra Cênica e Didática do Curso de Licenciatura em Teatro e em Dança da UESB. 2013. (Exposição).
Participação em eventos
Mesa Redonda: Gênero e Diversidade Sexual na Atualidade. 2017. (Outra).
Dramaturgia do Ator.SESC Dramaturgias ministrado pelo ator, diretor e professor Camilo Scandolara. 2016. (Oficina).
I Encontro Nacional de Etnocenologia. 2016. (Encontro).
Mesa redonda - A questão da Presença na Filosofia e nas artes cênicas.Realizada durante o ABRACE 2016. 2016. (Outra).
Mesa Redonda - Imersão Cristal: Princípios, Recorrências e Reverberações.Realizado Durante o Congresso da ABRACE 2016. 2016. (Outra).
Mesa redonda Performances Culturais hibridismos e interdisciplinaridades.Realizada durante o ABRACE 2016. 2016. (Outra).
Mesa Redonda - Políticas do Espaço: Desordens e emergências da performance.Realizado durante o Congresso da ABRACE 2016. 2016. (Outra).
Rodas de Conversas - Observatório de Grupos de Pesquisa e Criação - Diálogos Latino americano s.Realizado durante o Congresso da ABRACE 2016. 2016. (Outra).
Dramaturgia Latino Americana.SESC Dramaturgia ministrado pelo encenador, ator, produtor Carlos Alberto Ferreira. 2015. (Oficina).
Escrita Dramatúrgica para Teatro.SESC Dramaturgias Ministrada pela dramaturga e roteirista Renata Mizrahi. 2015. (Oficina).
I Seminário de Pesquisa em Teatro. 2015. (Seminário).
Oficina Performance : Corpo - Experiência.ministrado pelo Coletivo ES3 do Rio Grande do Norte. 2015. (Oficina).
Workshop com o Coletivo LigadoCorpo.Ministrado pelo Coletivo Liga do Corpo. 2015. (Oficina).
Corpo-Criação - Performance-Interferência (Módulo II).PROCENA ministrada pela professora Mestre Morgana Gomes. 2014. (Oficina).
O Sagrado na Dramaturgia.SESC Dramaturgia ministrada por Adelice Souza. 2014. (Oficina).
Pole Dance.Programa de extensão Artes Circenses em movimento. 2014. (Oficina).
Programa de Extensão Engenho de Composição.Crítica ao espetáculo Hamlet Machine. 2014. (Outra).
Corpo-Criação-Performance-Interferencia.Performance artes. 2013. (Oficina).
Corpo e Ruptura.Performance artes. 2013. (Oficina).
Treinamento Para o Encontro da Corporeidade Híbrida do Ator.PROCENA ministrada pela Professora Ms Fabiana Monsalú. 2013. (Oficina).
Oficina de Canto Popular.Ministrado pela cantora Ana Paula Albuquerque. 2012. (Oficina).
Oficina de Produção de Projetos Culturais.ministrado pelo Núcleo VAGAPARA. 2012. (Oficina).
Teatro Fisíco : Corpo como Meio Expressivo.Teatro fisico. 2012. (Oficina).
Estratégia Pedagogica para o Ensino da Matemática.ministrada durante a semana de iniciação científica. 2011. (Oficina).
II Semana de Iniciação Cientifica- Redes de Conhecimento e Significações Identidade , Cultura e Cotidiano.Realizado na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. 2011. (Seminário).
Vivência Brincando de Cantar na Escola III.ministrado por Lú Chamusca (Tia Lú). 2010. (Oficina).
Programa de Formação Integrada Rede Pitagoras. Oferecida pela REDE Pitágoras. 2009. (Congresso).
Oficina de Tecnica do Espetáculo/ Maquiagem.Ministrada pela Maquiadora Marie Thauront. 2008. (Oficina).
Programa de Formação Integrada Rede Pitagoras.Realizado pela REDE PITÁGORAS. 2008. (Simpósio).
Programa de Formação Integrada Rede Pitagoras.Organização REDE PITÁGORAS. 2007. (Simpósio).
Vivência Brincando de Cantar na Escola II.Ministrada pela arte Educadora Lú Chamusca. 2007. (Oficina).
Oficina de Trabalho do Ator.Ministrada por Elisa Mendes. 2006. (Oficina).
Vivência Brincando de Cantar na Escola I.Ministrada pela Arte Educadora Lú Chamusca. 2006. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, P. S. . (Des)Program(ação): Uma possibilidade para a autonomia do Performer. In: IX Congresso da ABRACE, 2016, Uberlândia /MG. Caderno de Resumos. Uberlândia, 2016. v. 01. p. 429-430.
-
RODRIGUES, P. S. . Cartografias Afetivas: Noção de Grupalidade em Processo de Criação de espetáculo em Oficinas de Jogos Performativos. In: 8º Congresso da Abrace, 2014, Belo Horizonte / MG. Memoria Abrace. Belo Horizonte, 2014. v. 01.
-
RODRIGUES, P. S. . (Des) Program(ação): Uma Possibilidade para a Autonomia do Performer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, P. S. ; GOMES, J. O. ; XAVIER, M. S. . Cartografias Afetivas: noções de grupalidade em um processo de criação de espetáculos em oficina de jogos performativos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, N. J. ; MIRANDA, L. R. ; RODRIGUES, P. S. ; BRITO, A. F. ; SCHETTINI, R. I. A. . Pratica de Jogos Performativos com estudantes do ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, P. S. ; ALMEIDA, N. J. ; NASCIMENTO, V. C. . Jogo Performativo Zero 1- Antopotério. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, P. S. . Teatro Invisível: Projeto Grupo de Estudos de Teatro da FNSL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, P. S. . Rastros Performativos: A Performance Como Prática Pedagógica na construção do Artista/Docente 2016 (Monografia apresentado como trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro).
Outras produções
RODRIGUES, P. S. . Curso de Teatro da Uesb oferece múltipla formação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RODRIGUES, P. S. . Oficina de Teatro Performativo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, P. S. . Espelhos Partidos. 2014. Teatral.
RODRIGUES, P. S. . Bola pra Frente. 2014. Teatral.
RODRIGUES, P. S. . Algaravias - O Marujeiro da Lua. 2014. Teatral.
RODRIGUES, P. S. . 11º Edição do Festival de Peças Curtas de Sumaré. 2014. Teatral.
RODRIGUES, P. S. . Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia. 2014. Teatral.
RODRIGUES, P. S. . Ostara Sagrações em Primavera. 2013. Coreográfica.
RODRIGUES, P. S. . Entre o Sagrado e o Profano. 2013. Teatral.
RODRIGUES, P. S. . 10º edição do Festival de Peças Curtas de Sumaré. 2013. Teatral.
RODRIGUES, P. S. . Algaravias o Marujeiro da Lua. 2012. Performática.
RODRIGUES, P. S. . Roda Mundo. 2012. Teatral.
RODRIGUES, P. S. . Telenovela Paraiso Tropical. 2007. Audiovisual.
RODRIGUES, P. S. . Performance Inter- Relação. 2015. Performance.
RODRIGUES, P. S. . 15ª Amostra Sesc Cariri de Cultura. 2013 (Edital).
Prêmios
2016
Membro do Colegiado de Gestão Participativa do Centro de Cultura ACM / Jequié - BA, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - Secult / BA.
2015
Artista de outro Estado _ Convergência Mostra de Performance Arte do SESC, SESC/ Palmas Tocantins.
2014
Premio de Incentivo á Pesquisa, Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Sumaré/SP.
2013
Investigação em Performance, Secretaria de Cultura e Prefeitura de Sumaré/SP.
2013
Artes Visuais 15º mostra Sesc Cariri, Sesc Juazeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - 2011
CENTRO DE EDUCAÇÃO BEIJA-FLORVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de teatro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2002 - 2005
Cia de Teatro Clarice LispectorVínculo: Serviço, Enquadramento Funcional: Produtor Cultural, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Coletivo Nós - Coletivo de Pesquisa em ações PerformativasVínculo: Serviço, Enquadramento Funcional: Produtor de Projetos Culturais, Carga horária: 20
2013 - 2015
Ginásio Municipal Drº Celi de FreitasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da Oficina de Teatro, Carga horária: 10
2006 - 2007
Arte Bahia Produções de Eventos LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produtor Cultural, Carga horária: 40
2008 - 2009
IP Cardoso Pró Eventos EducacionaisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Produtor Cultural, Carga horária: 20
2020 - 2021
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Preceptor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Preceptor da Residência Pedagógica da Curso de Teatro e Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
2018 - 2020
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor, Carga horária: 10
Outras informações:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto DANTE (Teatro e Dança) coordenado pela professora Vânia Oliveira Professora do Curso de Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
2014 - 2016
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação a Docência, Carga horária: 10
2012 - 2014
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação a Docência, Carga horária: 10
2017 - 2019
Secretaria Municipal de Educação de JequiéVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes - Teatro (REDA 2017), Carga horária: 20
2017 - 2019
Centro Educacional Ministro Simões FilhoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Dança, Carga horária: 15
2010 - 2017
Centro de Educação Farias Rodrigues LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócio Administrador, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Empresa aberta em 01/02/2010, Centro de Educacao Farias Rodrigues LTDA - ME (Centro de Educacao Farias Rodrigues Cefar) com o número de CNPJ 11.590.802/0001-15 e endereço em R Santa Maria, Loteamento São Jose, Bairro Arraial Dajuda, no município de Porto Seguro / BA.
Natureza Jurídica: 206-2 - Sociedade Empresária Limitada
Capital Social: 20000.00
Quadro de Sócios
Sócio: RIVANIA FARIAS DO CARMO 49-Sócio-Administrador
Sócio: PEDRO SANTOS RODRIGUES 49-Sócio-Administrador
Atividade Principal: 85.12-1-00 - Educação infantil - pré-escola
Atividade Secundária: 85.13-9-00 - Ensino fundamental
2018 - 2021
Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tec da InformaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: REDA 2018, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do Curso Técnico em Teatro
2022 - 2024
Federação das Indústrias do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes da escola SESI, Carga horária: 17
2024 - 2025
SESC Departamento Regional Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Cultura Jr, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pyter Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?