Andreia Santos Santana
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui bacharelado em Direito pelo Centro Universitário Estácio da Bahia (2018) e licenciatura em Letras pela Universidade Salvador (2007). É especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atua na Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), na Superintendência de Políticas para Educação Básica (SUPED), junto à Diretoria de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais (DEP), desenvolvendo atividades de formação docente, elaboração de materiais pedagógicos e assessoramento técnico. É professora formadora na Ação Saberes Indígenas na Escola (Núcleo UFBA). Tem experiência na educação básica, com ênfase em educação escolar indígena, políticas públicas educacionais, educação antirracista, letramento racial crítico, relações étnico-raciais, inclusão e diversidade. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE Bahia) e do Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais (GEEPE), vinculado ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Bahia.
Informações coletadas do Lattes em 30/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
2020 - Atual
Universidade do Estado da Bahia
Título: Direitos Sociais, Diversidade Cultural e Justiça Educacional na EJA Indígena:uma Proposta de Intervenção Pedagógica na Aldeia Tupinambá de Olivença, Ano de Obtenção:
Orientador: Edite Maria da Silva de Farias
Especialização em andamento em História e Cultura Afro-brasileira
2022 - Atual
Especialização em ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS
2010 - 2011
Universidade Federal da Bahia
Título: Ensino-aprendizagem de gêneros textuais
Orientador: Professora Drª Rosauta Maria Galvão Fagundes Poggio
Aperfeiçoamento em curso de aperfeiçoamento em Políticas Públicas relativas aos Povos Indígena
2024 - 2024
Universidade de Brasília, UnB
Título: Direitos Sociais, Diversidade Cultural e Justiça Educacional na EJA Indígena:uma Proposta de Intervenção Pedagógica na Aldeia Tupinambá de Olivença. Ano de finalização: 2024
Orientador: Edite Maria da Silva de Farias
Graduação em DIREITO
2012 - 2018
Estácio Bahia, Estácio Bahia
Título: O POLICIAMENTO COMUNITÁRIO: UMA FORMA DE CONTROLE SOCIAL DA CRIMINALIDADE E VIOLÊNCIA NA CIDADE DE SALVADOR.
Orientador: Fernando da Alvarenga Barbosa
Graduação em letras
2002 - 2006
Universidade Salvador
Título: Texto dissertativo:a delimitação de temas
Orientador: Vera Lúcia Nascimento Britto
Formação complementar
2024 - 2024
curso POLÍTICAS PÚBLICAS RELATIVAS AOS POVOS INDÍGENAS. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2021 - 2021
Semana da Educação Integral - curso de formação. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2010 - 2010
aluna especial do Mestrado em Letras. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística,Letras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito.
Participação em bancas
SANTANA, A. S.. AULAS DE PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
Produções bibliográficas
-
SANTANA, A. S. . DIREITO E LINGUAGEM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, A. S. . Documento Curricular Referencial da Bahia DCRB Volume 2. Salvador: Publicado pela Secretaria da Educação, 2022 (Educação Básica).
-
SANTANA, A. S. . Cadernos de Apoio à Aprendizagem. Salvador: Publicado pela Secretaria da Educação, 2021 (Educação Básica).
Outras produções
SANTANA, A. S. . TRABALHOS ACADÊMICOS DIVERSOS. 2018.
SANTANA, A. S. . como Mediador (a) na Mesa de Avaliação da 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia - FECIBA. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SANTANA, A. S. . Documento Curricular Referencial da Bahia DCRB Volume 2. 2022. (Educação Básica).
SANTANA, A. S. ; SANTANA, A. S. . CADERNO DE APOIO E APRENDIZAGEM. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PEDAGÓGICA).
SANTANA, A. S. . Cadernos de Apoio à Aprendizagem. 2021. (Educação Básica).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Coordenação de Educação Integral. , 5ª Avenida Centro Administrativo da Bahia, Centro Administrativo da Bahia, 41745004 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31151401, Ramal: 9190, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Direitora de Povos e Comunidades Tradicioais, Carga horária: 40
2023 - Atual
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Educação Escolar Indígena, Carga horária: 40
2018 - Atual
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenação da Educação Integral - CEDI, Carga horária: 40
2018 - Atual
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Superintendência de Políticas da Educação, Carga horária: 30
Atividades
-
08/2018
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Educação Integral.Serviço realizado, Técnica / assessoramento.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andreia Santos Santana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?