Andreia Santos Santana

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui bacharelado em Direito pelo Centro Universitário Estácio da Bahia (2018) e licenciatura em Letras pela Universidade Salvador (2007). É especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atua na Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), na Superintendência de Políticas para Educação Básica (SUPED), junto à Diretoria de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais (DEP), desenvolvendo atividades de formação docente, elaboração de materiais pedagógicos e assessoramento técnico. É professora formadora na Ação Saberes Indígenas na Escola (Núcleo UFBA). Tem experiência na educação básica, com ênfase em educação escolar indígena, políticas públicas educacionais, educação antirracista, letramento racial crítico, relações étnico-raciais, inclusão e diversidade. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE Bahia) e do Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais (GEEPE), vinculado ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

2020 - Atual

Universidade do Estado da Bahia
Título: Direitos Sociais, Diversidade Cultural e Justiça Educacional na EJA Indígena:uma Proposta de Intervenção Pedagógica na Aldeia Tupinambá de Olivença, Ano de Obtenção:
Orientador: Edite Maria da Silva de Farias

Especialização em andamento em História e Cultura Afro-brasileira

2022 - Atual

Grupo Prominas Educação Tecnológica

Especialização em ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS

2010 - 2011

Universidade Federal da Bahia
Título: Ensino-aprendizagem de gêneros textuais
Orientador: Professora Drª Rosauta Maria Galvão Fagundes Poggio

Aperfeiçoamento em curso de aperfeiçoamento em Políticas Públicas relativas aos Povos Indígena

2024 - 2024

Universidade de Brasília, UnB
Título: Direitos Sociais, Diversidade Cultural e Justiça Educacional na EJA Indígena:uma Proposta de Intervenção Pedagógica na Aldeia Tupinambá de Olivença. Ano de finalização: 2024
Orientador: Edite Maria da Silva de Farias

Graduação em DIREITO

2012 - 2018

Estácio Bahia, Estácio Bahia
Título: O POLICIAMENTO COMUNITÁRIO: UMA FORMA DE CONTROLE SOCIAL DA CRIMINALIDADE E VIOLÊNCIA NA CIDADE DE SALVADOR.
Orientador: Fernando da Alvarenga Barbosa

Graduação em letras

2002 - 2006

Universidade Salvador
Título: Texto dissertativo:a delimitação de temas
Orientador: Vera Lúcia Nascimento Britto

Curso técnico/profissionalizante em Magistério

1997 - 1999

caxiense

Formação complementar

2024 - 2024

curso POLÍTICAS PÚBLICAS RELATIVAS AOS POVOS INDÍGENAS. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2021 - 2021

Semana da Educação Integral - curso de formação. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.

2010 - 2010

aluna especial do Mestrado em Letras. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística,Letras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito.

Participação em bancas

Aluno: Wellington Luis

SANTANA, A. S.. AULAS DE PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.

Produções bibliográficas

  • SANTANA, A. S. . DIREITO E LINGUAGEM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, A. S. . Documento Curricular Referencial da Bahia DCRB Volume 2. Salvador: Publicado pela Secretaria da Educação, 2022 (Educação Básica).

  • SANTANA, A. S. . Cadernos de Apoio à Aprendizagem. Salvador: Publicado pela Secretaria da Educação, 2021 (Educação Básica).

Outras produções

SANTANA, A. S. . TRABALHOS ACADÊMICOS DIVERSOS. 2018.

SANTANA, A. S. . como Mediador (a) na Mesa de Avaliação da 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia - FECIBA. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

SANTANA, A. S. . Documento Curricular Referencial da Bahia DCRB Volume 2. 2022. (Educação Básica).

SANTANA, A. S. ; SANTANA, A. S. . CADERNO DE APOIO E APRENDIZAGEM. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PEDAGÓGICA).

SANTANA, A. S. . Cadernos de Apoio à Aprendizagem. 2021. (Educação Básica).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Coordenação de Educação Integral. , 5ª Avenida Centro Administrativo da Bahia, Centro Administrativo da Bahia, 41745004 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31151401, Ramal: 9190, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Direitora de Povos e Comunidades Tradicioais, Carga horária: 40

2023 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Educação Escolar Indígena, Carga horária: 40

2018 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenação da Educação Integral - CEDI, Carga horária: 40

2018 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Superintendência de Políticas da Educação, Carga horária: 30

Atividades

  • 08/2018

    Serviços técnicos especializados , Coordenação de Educação Integral.Serviço realizado, Técnica / assessoramento.