Kaleandra Freitas Sena
Kaleandra Freitas Sena é graduada Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004) com mestrado em Melhoramento e Genética de Plantas pela Universidade Estadual Fluminense Darcy Ribeiro (2008) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz com doutorado sanduiche no Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD)-Montpellier- França (2014). Em 2016 concluiu o Pós-doutorado em Biotecnologia e Genômica pela UESC em parceria com a CEPLAC. Iniciou-se na formação científica como bolsista com participação em cursos, simpósios e congressos. Atualmente é a responsável técnica e coordenadora técnica de produção de mudas de frutíferas, mandioca e espécies florestais no Instituto Biofábrica da Bahia. Na pesquisa atuou em projetos relacionados com estudos aos mecanismos de resistência na interação cacau-Moniliophthora perniciosa; cacau-Ceratocystis cacaofunesta; cacau-Moniliophthora roreri colaborando na coordenação do laboratório de fitopatologia molecular . Orientou alunos de Iniciação Científica e co-orientou alunos de graduação , mestrado e doutorado, bem como participou de bancas em qualificações, seminários e trabalhos de conclusão de curso. Na docência ministrou disciplinas como genética, histopatologia, biologia geral, fitopatologia, metodologia de pesquisa, cultura e produção de cacau, tecnologia da produção e ecologia. É consultora na implementação de viveiros e produção de mudas de cacau, demais fruteiras e espécies florestais bem como na cultura e produção do cacau. Sócia da empresa TeC Cultivos e Serviços Agrícolas e a Cacau Up.Ainda atua como revisora parecerista ad hoc da revista Agrotrópica , do Centro de Pesquisa do Cacau, da revista Ciência Agronômica e Revista Brasileira de Fruticultura RBF. É Membro titular da Comissão de Sementes e Mudas da Bahia e da Comissão Técnica Regional de Prevenção à Moniliase do Cacaueiro Bahia.
Informações coletadas do Lattes em 23/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Genética e Biologia Molecular
2009 - 2014
Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: Análise da reação de diferentes genótipos de Theobroma cacao aos eventos de infecção por Moniliophthora perniciosa
Orientador: em CIRAD- Montpellier ( Jean-Luc Verdeil)
com Karina Peres Gramacho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: mecanismo de resistencia; Moniliophthora perniciosa; theobroma cacao.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia.
Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas
2005 - 2008
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Efeito de Extratos epicuticulares de Frutos de Goiabeira (Psidium guajava) sobre germinação de urediniósporos de Puccinia psidii
, Ano de Obtenção: 2008.Silvaldo Felipe da Silveira.Bolsista do(a): Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF, Brasil. Palavras-chave: patogenicidade; resistencia; Puccinia psidii; Goiaba.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia.
Graduação em Agronomia
2000 - 2004
Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: Caracterização Histopatológica da Interação Cacau-Crinipellis Perniciosa em clones suscetíveis à Vassoura- de -bruxa
Orientador: Arlete Silva
Bolsista do(a): Fundação de Desenvolvimento do Cacau, FUDECAU, Brasil.
Pós-doutorado
2014 - 2015
Pós-Doutorado. , UNIVERSIDADE ESTADUAL DESANTA CRUZ, UESC, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas
Formação complementar
2017 - 2017
Práticas agrícolas na cultura da Bananeira. (Carga horária: 8h). , Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, ADAB, Brasil.
2017 - 2017
Curso em Microscopia Eletrônica Confocal. (Carga horária: 20h). , UNIVERSIDADE ESTADUAL DESANTA CRUZ, UESC, Brasil.
2016 - 2016
Certificado Fitossanitário de Origem. (Carga horária: 40h). , Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, ADAB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Histopatologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitopatologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: produção vegetal.
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2018
Proteômica e transcriptômica dos esporos de Moniliophthora roreri, agente causal da monilíase do cacaueiro, e histopatologia da infecção., Descrição: A monilíase do cacaueiro, doença causada pelo basidiomiceto Moniliophthora roreri, endêmica do Noroeste da América Latina (Colômbia), por atacar somente frutos é considerada uma das mais graves doenças da cacauicultura no mundo. Embora ainda não tenha sido encontrada em território brasileiro, portanto, praga quarentenária ausente, todas as medidas de exclusão e prevenção são importantes. A CEPLAC em conjunto com o Comitê Técnico de Prevenção à Monilíase do Cacaueiro - CTPMC iniciou um programa para excluir, prevenir e retardar a entrada da doença no Brasil. Tal programa foi firmado entre pesquisadores brasileiros (CEPLAC, UESC e outras ICT?s) e de outros países onde a doença ocorre, a exemplo do Peru, a fim de estabelecer um plano de pesquisas preventivas à doença. Infelizmente a doença é pouco estudada e, por conseguinte, diversos aspectos do patógeno e da interação ainda são pouco estudados, a exemplo da germinação dos esporos. Após a germinação dos esporos na superfície dos frutos, o fungo M. roreri invade o tecido iniciando a infecção. Nessas etapas na superfície do fruto e no início da invasão do tecido ocorre uma batalha molecular que pode implicar na suscetibilidade ou na resistência da planta. O conhecimento sobre o metabolismo do fungo durante a fase inicial do seu desenvolvimento pode ser essencial para estabelecer estratégias de controle. Assim, nosso objetivo é analisar a expressão diferencial de transcritos (transcriptoma), bem como seus produtos (proteoma) nos basidiósporos de M. roreri, Além de analisar a histopatologia da infecção. Os basidiósporos serão obtidos de frutos mumificados no PERU, onde os transcritos e os extratos proteicos serão preparados. O padrão de expressão de genes relacionados ao ciclo de divisão celular do fungo durante as primeiras horas após a germinação dos basidiósporos serão analisados por RNAseq. As amostras proteicas de fazes iniciais da germinação serão analisadas pela combinação de separação por 2DEPAGE e identificação por MS/MS. Tecidos dos frutos inoculados no Peru, nos estágios iniciais da infecção, serão coletados, fixados e submetidos às análises microscópicas e ultraestruturais. Com a execução deste projeto, visamos estreitar parceria com pesquisador peruano, visando conhecer as variações do transcriptoma e do proteoma dos basidiósporos do fungo causador da monilíase, bem como estabelecer as variações citológicas e ultraestruturais das fases iniciais da infecção. A partir desses resultados, novos alvos para drogas, bem como estratégias moleculares para o controle da monilíase poderão ser vislumbrados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kaleandra Freitas Sena - Integrante / Michelli,Fabienne - Integrante / Carlos priminho Pirovani - Coordenador / GRAMACHO, K. P. - Integrante / Enrique Arévalo Gardini - Integrante.
-
2009 - 2015
Caracterização anátomo-fenotípica e molecular da interação cacau-Moniliophthora perniciosa, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Karina Peres Gramacho em 04/05/2015., Descrição: Este projeto tem como objetivo geral estudar os eventos de penetração e pré-penetração no patossistema vassoura-de-bruxa-cacau e os genes relacionados a estes. São objetivos específicos: 1. Caracterizar, em padrão temporal, os processos de pré-penetração, penetração e pós-penetração de M. perniciosa em genótipos resistentes e suscetíveis de cacaueiro via histopatologia e molecular; 2. Correlacionar as mudanças estruturais e ultraestruturais com os sintomas da doença apresentado em cada fase do ciclo de vida de M. perniciosa; 3. Determinar temporalmente a mudança do patógeno da fase biotrófica para a necrotrófica; 4. Identificar a existência de possíveis mecanismos de defesa na interação M. perniciosa ? Theobroma cacao, e 5. Identificar e localizar ?in situ? a expressão de genes ligados às fases iniciais da infecção. A qualificação de recursos humanos na área da histopatologia da interação planta-patogeno,quanto ao uso tanto dos técnicas tradicionais de microscopia quanto de técnicas moleculares são impactos científicos do projeto. Meristemas apicais de genótipos resistentes (SCA 6, CCN51, TSH1188) e suscetíveis (SIC 23, ICS 1) foram inoculados artificialmente com suspensão de basidiósporos (5 x 105 sp/mL) em condições de temperatura e umidade controladas. Amostras de cacau em estagio meristemático foram coletadas temporalmente após inoculação para análises em microscopia eletrônica de varredura com amostragem de três repetições por coleta entre meristemas inoculados e sadios. Os resultados mostraram variação na textura da superfície do meristema, na morfologia das ceras epicuticulares e no período de germinação dos basidiósporos entre os diferentes genótipos. Genes relacionados aos eventos da pré-penetração serão obtidos a partir da construção e seqüenciamento de duas bibliotecas subtrativas, uma com genótipo resistente (TSH 1188) e outra com genótipo suscetível (catongo). O projeto foi tema de uma dissertação de mestrado, tese de doutorado e atualmente de trabalhos de iniciação cientifica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Kaleandra Freitas Sena - Integrante / Karina Peres Gramacho - Coordenador / Michelli,Fabienne - Integrante / Carlos priminho Pirovani - Integrante / Yaska Bastos Soares - Integrante.
-
2003 - 2005
Ecologia e Evolução do Crinipellis perniciosa, Descrição: Caracterização à nível Histológico a Anatômico e histoquímico da Interação Cacao-Crinipellis perniciosa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kaleandra Freitas Sena - Integrante / STELA DALVA MIDLEJ - Integrante / REGINA CELLE MACHADO - Integrante / GRAMACHO, K. P. - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Instituto Biofábrica de CacauVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável Tecnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2015
CENTRO DE PEQUISA DO CACAUVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DTI-1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atualmente é DTI-1 no âmbito do programa básico de genética inserido no projeto RENORBRUXA de número processual 380806/2015-0, desenvolvido no Centro de Pesquisa do Cacau ? CEPEC/CEPLAC
2015 - Atual
Comissão Executiva do Plano da Lavoura CacaueiraVínculo: DTI-1, Enquadramento Funcional: DTI-1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2015
Comissão Executiva do Plano da Lavoura CacaueiraVínculo: Pos-doc, Enquadramento Funcional: Pos-doc, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2002 - 2005
Comissão Executiva do Plano da Lavoura CacaueiraVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2013
Faculdade de Tecnologia e CiênciasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Ecologia Básica e Biologia Gera, Carga horária: 45
2007 - 2007
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Bolsista - Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista - mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
As aulas ministradas foram da disciplina fitopatologia I no curso de graduação em Agronomia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, e fizeram parte da avaliação como pré-requisito ao curso de Mestrado em Genética e Melhoramento de plantas da mesma instituição.
2009 - 2009
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: Estudante de doutorado, Enquadramento Funcional: doutorando, Carga horária: 2
Outras informações:
As aulas ministradas fazem parte da matéria fitopatologia I da grade curricular do curso de graduação em agronômia da UESC, como estágio docência do curso de doutorado em genética e biologia molecular da mesma instituição.
2015 - Atual
Faculdade UNIASSELV (Itabuna)Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 8
2012 - 2012
A ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CACAUVínculo: OUTROS, Enquadramento Funcional: CONSULTOR GENETICISTA, Carga horária: 20
Outras informações:
Realizou o diagnóstico das variedades de cacau com potencial para produção de cacau tipo Bahia Superior.
2012 - 2013
ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE CACAU - APCVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Consultora geneticista para acessorar o projeto de Indicação geográfica do cacau sul da Bahia para produção de chocolate fino
2013 - 2014
Prefeitura Municipal de ItabunaVínculo: outros, Enquadramento Funcional: Engenheira Agrônoma, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Itabuna como Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal.
1996 - 1996
Instittuto de Colonizaçaõ e Reforma Agrária/ Escola de Agronomia da UFBAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço
Outras informações:
Participou como coordenadora do I Censo Nacional da Reforma Agrária no Estado da Bahia
Atividades
-
11/1996 - 12/1996
Extensão universitária , CRUB/INCRA/EAUFBA/FFCH.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora de Grupo do I Censo Nacional da Reforma Agrária da Bahia.
2003 - 2003
Banco do Nordeste do Brasil S/AVínculo: CONSULTORIA, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 48
Atividades
-
05/2002 - 05/2002
Serviços técnicos especializados , BNB.,Serviço realizado, Palestrante com o tema Produtor Rural e Meio Ambiente para comunidades Rurais.
2004 - 2005
GRUPO CHAVES AGRÍCOLA S/AVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Agrônoma, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2004 - 01/2005
Estágios , GRUPO CHAVES AGRICOLA S/A.,Estágio realizado, Manejo de apiário para produçaõ de mel.
2002 - 2003
GRUPO DE APOIO AS COMUNIDADES E AO MEIO AMBIENTEVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente e sócia
Atividades
-
01/2002 - 01/2003
Direção e administração, .,Cargo ou função, PRESIDENTE E SÓCIA.
-
01/2002 - 01/2003
Pesquisa e desenvolvimento, ONGS - GACMA.,Linhas de pesquisa
-
01/2002 - 01/2003
Serviços técnicos especializados , ONGS - GACMA.,Serviço realizado, manejo de bacias hidrográficas, agricultura organica,educação ambiental,fitossanidade.
1998 - 1999
Colégio Estadual Anísio TexeiraVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1998 - 12/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, biologia geral, matemática,geografia,história
2002 - 2002
Colégio Estadual Luiz Viana FilhoVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino médio, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Inglês e matemática
Atividades
-
05/2004 - 09/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
2003 - 2004
Colégio Estadual Polivalente de ItajuípeVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor ensino médio, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2003 - 02/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, matemática
2002 - 2002
COLÉGIO MUNICIPAL DE ITAJUÍPEVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2002 - 12/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, INGLÊS E MATEMÁTICA
2008 - 2009
Guedes EducandárioVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professoraensino médio, Carga horária: 20
Outras informações:
As disciplinas lecionadas foram biologia para o 3 ano do ensino médio
2019 - 2021
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do curso de tecnologia de alimentos no programa MEDOTEC
2013 - 2013
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou a disciplina Tecnologia de alimentos no curso Pronatec
2023 - Atual
ATCR ? ASSISTÊNCIA TÉCNICA E CONSULTORIA LTDAVínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Diretora Tecnica, Carga horária: 40
2023 - Atual
TeC Serviços de Cultivos AgrícolasVínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Engenheira Agrônoma, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Kaleandra Freitas Sena e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?