Adrieli Silva dos Santos
Biomédica (2013), Especialização na área de Diagnóstico por Imagem pela Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde, do convênio Hospital da Cidade, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Faculdade Maria Milza. Tem experiência na área de análises clínicas, aleitamento materno e saúde coletiva, englobando políticas públicas e epidemiologicas. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde- NUPES/UEFS e do Núcleo de Estudos e pesquisas em atividade física e saúde- NEPAFIS/UEFS. Integrante do projeto de nivelamento de química para ciências biomédicas da Faculdade Nobre.
Informações coletadas do Lattes em 03/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização - Residência médica
2014 - 2016
Hospital da Cidade
Residência médica em: DIAGNOSTICO POR IMAGEMNúmero do registro: . Bolsista do(a): MINISTÉRIO DA SAÚDE, MS, Brasil.
Graduação em Biomedicina
2009 - 2013
Faculdade Nobre
Título: Avaliação da Cepa de Staphylococcus aureus em leite materno doado no Banco de Leite de um Hospital Público de Feira de Santana-Ba.
Orientador: Mariana Ribeiro dos Reis
Formação complementar
2014 - 2014
Mini Curso Técnicas de Imunodiagnóstico. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
I Curso de Verão em Imunologia. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso Técnicas de Coleta Micológica. (Carga horária: 8h). , Faculdade Nobre, FAN/BA, Brasil.
2013 - 2013
Metabolismo de fármacos e interações medicamentosa. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Extensão Teórico-prático em biologia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Manejo de Lactação e Amamentação. (Carga horária: 20h). , Hospital Geral Cleriston Andrade, HGCA, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Processamento e Controle de Qualidade LHO. (Carga horária: 40h). , Secretária de Saúde do Estado da Bahia, SESAB, Brasil.
2011 - 2011
Curso de capacitação de Mediadores de Aprendizagem. (Carga horária: 56h). , Escola Estadual de Saúde Pública, EESP, Brasil.
2011 - 2011
Mediadora de aprendizagem, da 4º edição do Estágio de Vivências no SUS, pro. (Carga horária: 80h). , Escola Estadual de Saúde Pública, EESP, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Agentes da Pastoral. (Carga horária: 20h). , Pastoral da AIDS, PASTORALAIDS, Brasil.
2009 - 2009
MINI-CURSO MEDICINA NUCLEAR. (Carga horária: 4h). , FACULDADE MARIA MILZA FAMAM, FAMAM, Brasil.
2009 - 2009
MINI-CURSO ACUPUNTURA. (Carga horária: 4h). , FACULDADE MARIA MILZA FAMAM, FAMAM, Brasil.
2009 - 2009
MINI-CURSO BIOIMAGEM. (Carga horária: 4h). , FACULDADE MARIA MILZA FAMAM, FAMAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análises Clínicas.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia de alimentos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Aleitamento materno.
Organização de eventos
SANTOS, A. S. . I Simpósio de biomedicina da Faculdade Nobre. 2010. (Outro).
Participação em eventos
3° Ação Nobre. 2013. (Exposição).
III Ciclo de Palestras do Hermes Pardini sobre Teste do Pezinho. 2013. (Encontro).
V Seminário Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde. 2013. (Seminário).
Dia de Ação Social na Escola Ruy Barbosa. O biomédico inserido na promoção de saúde. 2012. (Olimpíada).
III Oficina de Acolhimento do Programa de Estágios " O Cotidiano do SUS Enquanto Princípio Educativo"Edu. 2012. (Oficina).
Oficina de acompanhamento pedagógico do programa de estágio: O SUS enquanto princípio educativo. 2012. (Oficina).
Oficina de pós-vivência da 4° Edição do Estágio de Vivências do SUSS do. 2012. (Oficina).
VIII ENCONTRO DE PESQUISA. 2012. (Encontro).
XIII Congresso Brasileiro de Biomedicina 2012 e I CONGRESSO INTERNACIONAL. 2012. (Congresso).
Curso de introdução á Hemoterapia.. 2011. (Seminário).
Forum Científico XXI - Congresso Internacional de Doenças Cardiovasculares. 2011. (Congresso).
"Não ao ato médico". 2010. (Encontro).
Ação Nobre. O biomédico inserido na promoção de saúde. 2010. (Exposição).
I Semana de Biomedicina da FAMAM. 2009. (Simpósio).
V Encontro de Pesquisa FAN. 2009. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
COSTA, M. S. F. ; SANTOS, A. S. ; SANTOS, B. I. ; ALMEIDA, I. C. F. . Mastite e aleitamento materno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, A. S. ; COSTA, M. S. F. ; ALMEIDA, I. C. F. ; SANTOS, B. I. . Os micro-organismos e o câncer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, A. S. ; VASCONCELOS, P. L ( Pollyana Lima Vasconcelos) ; FRANÇA, T. de B. (Talita de Barros França) . Projeto de Implantação do Sistema de reuso da água de resfriamento do destiladora do LABFAN química de Feira de Santana-Ba.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, A. S. . Estágio de vivências no SUS e a sua reorientação na formação profissional de saúde: um relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, A. S. . Promoção da saúde e qualidade de vida de trabalhadores de empresa do ramo de confecções em Feira de Santana/BA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, A. S. ; SANTOS, B. I. . Acupuntura para tratamento da infertilidade humana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, A. S. ; VASCONCELOS, P. L ( Pollyana Lima Vasconcelos) ; FRANÇA, T. de B. (Talita de Barros França) . Reuso da água de resfriamento o destilador do LABFAN química da Faculdade Nobre de Feira de Santana/ BA.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
REIS, M. R. ; SANTOS, A. S. ; ARAUJO, F. M. . SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO. 2013. (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - BANCO DE LEITE HUMANO DO HGCA).
REIS, M. R. ; SANTOS, A. S. ; ARAUJO, F. M. . REENVASE DO LEITE HUMANO ORDENHADO. 2013. (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - BANCO DE LEITE HUMANO DO HGCA).
REIS, M. R. ; SANTOS, A. S. ; ARAUJO, F. M. . COLETA DE LEITE HUMANO ORDENHADO NO DOMICÍLIO. 2013. (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - BANCO DE LEITE HUMANO DO HGCA).
REIS, M. R. ; SANTOS, A. S. ; ARAUJO, F. M. . COLETA DE LEITE HUMANO ORDENHADO NO BLH/HCGA. 2013. (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - BANCO DE LEITE HUMANO DO HGCA).
REIS, M. R. ; SANTOS, A. S. ; ARAUJO, F. M. . PASTEURIZAÇÃO. 2013. (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - BANCO DE LEITE HUMANO DO HGCA).
REIS, M. R. ; SANTOS, A. S. ; ARAUJO, F. M. . DISTRIBUIÇÃO DO LEITE HUMANO ORDENHADO. 2013. (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - BANCO DE LEITE HUMANO DO HGCA).
REIS, M. R. ; SANTOS, A. S. ; ARAUJO, F. M. . CONTROLE MICROBIOLÓGICO DO LEITE HUMANO PASTEURIZADO. 2013. (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - BANCO DE LEITE HUMANO DO HGCA).
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Monitoramento digital do Consumo Alimentar e dos Hábitos de Atividade Física de Escolares de 7 a 10 anos de idade, Descrição: A atividade física e a alimentação são dois comportamentos relacionados ao desenvolvimento da obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e outras condições. Existem evidências de que comportamentos de proteção e de risco para a saúde se estabelecem cada vez mais precocemente na vida das pessoas. Nesse contexto, o grupo de pesquisa em comportamento alimentar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) elaborou e validou o Questionário de Alimentação do Dia Anterior (QUADA) e Questionário de Atividade Física do Dia Anterior (QUAFDA) para ser utilizado como um instrumento de coleta de dados dos hábitos alimentares e de atividade física de crianças de 7 a 10 anos de idade. A partir destes questionários foi desenvolvido o instrumento Consumo Alimentar e Atividade Física de Escolares (CAAFE) adaptado para o meio digital, com a perspectiva futura de generalização do uso do instrumento em todo o território nacional, por ser uma alternativa viável e de baixo custo e que utiliza os recursos de informatica acessíveis de disponíveis nas escolas. Assim, este projeto tem o objetivo de adaptar e validar o sistema de monitoramento digital elaborado na UFSC para a realidade da cidade de Feira de Santana, Bahia. O monitoramento do consumo alimentar das crianças permitirá a discriminação das fontes alimentares, a avaliação da adesão ao guia alimentar da população brasileira, a identificação dos itens consumidos no ambiente escolar (PNAE). O monitoramento dos padrões de atividade física permitirá verificar a adesão às recomendações diárias. A presente proposta é subdividida em três principais etapas: a de adaptação; a de validação; e a de desenvolvimento e avaliação de um sistema de monitoramento computadorizado do consumo alimentar e da atividade física de escolares. Espera-se que o instrumento apresente bons índices de usabilidade, clareza, validade de conteúdo e de fidedignidade, bem como seja uma estratégia viável para monitorar estes comportamentos de maneira periódica. As informações obtidas disponibilizadas à gestão escolar e da educação municipal, poderão assim, fornecer subsídios para futuras intervenções em educação, e saúde pública neste grupo populacional específico, bem como auxiliar na avaliação de políticas governamentais e legislações já estabelecidas, tais como o PNAE e as leis que regulam a venda de alimentos no contexto escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Adrieli Silva dos Santos - Integrante / FILLIPE MENDES DE ARAUJO - Integrante / Gilmar Mercês de Jesus - Coordenador / Daiene Rosa Gomes - Integrante / Maria Alice Altenburg de Assis - Integrante / Auricéia Jesus dos Santos Silva - Integrante / Francielle Magalhães Souza Silva - Integrante / Kessya Cristine Cerqueira Brito - Integrante / Laiz de Oliveira Almeida - Integrante / Nayara Melo Mota - Integrante / Roseane de Jesus Santos - Integrante.
-
2010 - Atual
Núcleo de estudos multidisciplinar em ciências biomédicas, Descrição: O Núcleo de Estudos Multidisciplinar em Ciências Biomédicas é responsável por coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão dos diversos Cursos e disciplinas da Faculdade Nobre de Feira de Santana- FAN por meio de programas, projetos, cursos e eventos. Reconhecendo o ensino, a pesquisa e a extensão como indissociáveis, as ações implementadas pelo Núcleo de estudos, abrangem grandes campos do saber - o da Arte e Cultura e o da Ciência e Tecnologia - e compreendem a disseminação desses saberes. Tem como objetivo promover a integração entre a Faculdade-FAN e a sociedade na troca de experiências, técnicas e metodologias, permitindo ao aluno uma formação profissional com responsabilidade social, dando ao professor oportunidade de legitimar socialmente sua produção acadêmica e elevando a FAN ao patamar de uma universidade cidadã, voltada para os grandes problemas da sociedade contemporânea. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Adrieli Silva dos Santos - Coordenador / FRANÇA, T. de B. (Talita de Barros França) - Integrante / Maria das Neves Moreira Carneiro - Integrante / MARCOS MAXSUEL A.S. DO AMARAL - Integrante.
Prêmios
2010
? Premiada com o projeto ?Reuso da água do destilador do laboratório de química da Faculdade Nobre de Feira de de Santana Bahia., FAN.
2009
Premiada com o título de Aluna Pesquisadora Biomedicina da Faculdade Nobre de Feira de Santana- Ba, FAN.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2013
Faculdade NobreVínculo: Monitoria de bioquímica geral, Enquadramento Funcional: Aprovação na Monitoria de bioquímica geral
Outras informações:
Monitoria de Bioquímica aplicada a Biomedicina para o curso de Biomedicina no período de 04/09/2010 a 04/08/2013, com carga horária semanal de 04 horas.
2010 - 2013
Faculdade NobreVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Processo seletivo, Carga horária: 4
Outras informações:
Projeto de Nivelamento para Ciências Biomédicas
2012 - 2012
Faculdade NobreVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Selecionada em processo seletivo, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor do VIII Encontro de Pesquisa da Faculdade Nobre com o tema "Compartilhando Saberes: A Ciência e a Sociedade em busca de um Mundo Sustentável, realizada na Faculdade Nobre, nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2012, com carga horária de 20 horas.
Atividades
-
08/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade Nobre, .,Linhas de pesquisa
2011 - 2012
Pastoral da AIDSVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Mediante capacitação pela pastoral AIDS/FSA, Carga horária: 4
Outras informações:
Trabalho voluntário na Campanha de Diagnóstico Precoce do HIV/AIDS, promovida pela Arquidiocese de Feira de Santana, com duração total de 60 horas.
2014 - Atual
Hospital da CidadeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Processo Seletivo Residência Multiprofissiona, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aluna da Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde, do convênio Hospital da Cidade, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Faculdade Maria Milza.
2013 - 2013
Associação Desportiva do Bahia de FeiraVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Processo seletivo, Carga horária: 12
Outras informações:
Aluna pesquisadora do Projeto de Extensão Saúde Esportiva: Interpretação de exames laboratoriais e de imagem dos atletas da Associação Desportiva Bahia de Feira
2012 - 2013
Hospital Geral Clériston AndradeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Selecionada em processo seletivo EESP, Carga horária: 20
Outras informações:
Processo seletivo: Programa de estágio não obrigatório da Escola Estadual de Saúde Publica: O cotidiano do SUS enquanto princípio educativo, na área de Biomedicina, com carga horária de 960 horas. Funções: Controle de qualidade em Banco de Leite Humano no Hospital Geral Clériston Andrade.
2013 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário
Outras informações:
Pesquisadora voluntária do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana. Linha de pesquisa: Epidemiologia e saúde da população de grupos específicos. Colaborando na área de aleitamento materno e nutrição infantil.
Atividades
-
08/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde - NUPES, .,Linhas de pesquisa
-
08/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde, .,Linhas de pesquisa
-
08/2013 - 01/2014
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde - NUPES, Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde - NUPES.,Atividade realizada, Coleta de dados do projeto intitulado: Efeitos do desmame sobre o hábito alimentar e o crescimento infantil..
2014 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Selecionada em processo seletivo, Carga horária: 40
Outras informações:
I Semana de estágio do I Curso de Verão em Imunologia, no laboratório de Imunofarmacologia e Biologia Molecular- ICS, realizado pelo Programa de pós-graduação em Imunologia pela UFBA.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adrieli Silva dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?