Patrícia dos Santos Andrade

Professora substituta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde leciona disciplinas de mecânica dos solos 1 e 2, fundações, barragens e Taludes e contenções. Professora, também, na Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (FATEC), onde leciona disciplinas relacionadas a estruturas e geotecnia, como concreto 1, Concreto 2, barragens, Gestão das construções, construções em madeira, estruturas de aço e madeira e estruturas de concreto armado, nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura. Professora temporária em curso de Leitura e interpretação de projetos pela Concretta. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental, com foco na área de estruturas na Universidade Estadual de Feira de Santana (03/2018-03/2020).Atualmente, realiza especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Estácio (2019-2021). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2017) e graduação em Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014). Onde foi voluntária, bolsista Fapesb e Capes de iniciação cientifica. Tem experiência na área de materiais de construção, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: reologia de pastas de cimento com resíduos de agroindústria, argamassas com substituição parcial de resíduos da indústria calçadista. Possui experiência em planejamento e controle de obras; projetos, em especial, de instalações hidrossanitárias, incêndio, drenagem urbana, impermeabilização, terraplanagem; vistoria, emissão de laudos e fiscalização de obras públicas.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental

2018 - 2020

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Influência doo comprimento na capacidade portante de perfis de aço formados à frio, sob flambagem distorcional, Ano de Obtenção: 2020
Mônica Batista Leite.Coorientador: Koji de Jesus Nagahama.

Especialização em andamento em Engenharia de segurança do trabalho

2019 - Atual

Estácio Bahia, Estácio Bahia

Graduação em Engenharia Civil

2015 - 2017

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: Requisitos para projeto de uma instalação hidrossanitária
Orientador: Carlos Frederico Macedo Cortês

Graduação em Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas

2011 - 2014

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: Estudo das propriedades reológicas de pastas de cimento com adição de cinzas de cascas de amendoim
Orientador: Renê Medeiros de Sousa

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Centro Educacional Irineu Barbosa

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Curso de formação em tutores. (Carga horária: 95h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia, FATEC/BA, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em REVIT. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2019 - 2019

QI Elétrico. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2019 - 2019

Naviswork. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2019 - 2019

TQS. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Gerenciamento de projetos com o MS Project. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2017 - 2017

Inglês avançado. (Carga horária: 50h). , FISK- Centro de Ensino, FISK, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Patologia das Construções. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Introdução ao Eberick. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2016 - 2016

Inglês intermediário. (Carga horária: 50h). , FISK- Centro de Ensino, FISK, Brasil.

2016 - 2016

Inglês intermediário. (Carga horária: 50h). , FISK- Centro de Ensino, FISK, Brasil.

2015 - 2015

Introdução ao uso do software de análise estrutural SAP 2000. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2015 - 2015

II Ciclo de Formação Empreendedora. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2015 - 2015

Inglês Intermediário. (Carga horária: 50h). , FISK- Centro de Ensino, FISK, Brasil.

2015 - 2015

Inglês básico. (Carga horária: 50h). , FISK- Centro de Ensino, FISK, Brasil.

2014 - 2014

Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.

2014 - 2014

Introdução à Projetos. (Carga horária: 72h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2014 - 2014

Lógica e Criatividade. (Carga horária: 72h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2014 - 2014

Higiene e Segurança. (Carga horária: 12h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.

2013 - 2013

P. de Inst. Hidráulicas para pequenas residências. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas de Concreto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Instalações elétricas de baixa de tensão.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Processos Construtivos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Materiais e Componentes de Construção.

Organização de eventos

ANDRADE, P. dos S. ; SOUZA, J. S. ; FONTES, M. D. . I SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DA FATEC - BA - SAEF. 2022. (Outro).

ANDRADE, P. dos S. ; SENA, M. . Aula Magna: Desafio da Engenharia do futuro. 2020. (Outro).

Participação em eventos

CILAMCE. Determination of the critical length of elastic buckling by distortion in Z-profiles stiffened under centered compression using artificial neural networks. 2022. (Congresso).

CILAMCE. DETERMINATION OF THE CRITICAL LENGTH EQUATION OF DISTORTIONAL BUCKLING. 2019. (Congresso).

I Encontros de estudantes de Engenharia Civil da Bahia.Pastas de cimento com adição de cinzas de amendoim: propriedades reológicas. 2015. (Encontro).

IX Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação da UFRB e III Seminário estudantil de pesquisa, inovação e pós-graduação. 2015. (Seminário).

O aço como integração estrutural. 2015. (Simpósio).

1º Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Concreto Armadoado. 2014. (Encontro).

1º Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Concreto Armadoado.Estudo das propriedades reológicas de pastas de cimento com adição de cinzas de cascas de amendoim. 2014. (Encontro).

1º SEC: Seminário de Engenharia Civil de Sergipe. 2014. (Seminário).

III Torneio da Ponte Treliçada do Recôncavo. 2014. (Outra).

III Simpósio de física e I Simpósio de Química da UFRB. 2013. (Simpósio).

I Semana de Engenharia Civil e Mecânica do Recôncavo. 2013. (Seminário).

I Seminário de Engenharia Civil e Mecânica do Recôncavo da Bahia. 2013. (Seminário).

I Workshop em Ciência e Engenharia: Interdisciplinaridade, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. 2013. (Oficina).

Palestra: Gerenciamento de Obras e Projetos. 2013. (Outra).

Workeng: Workshop de Engenharia Civil. 2013. (Oficina).

II Fórum Internacional 20 de Novembro. 2012. (Outra).

II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia. 2012. (Seminário).

I Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia. 2011. (Outra).

I Simpósio de Engenharia e Inovação da Matriz Industrial do Recôncavo da Bahia. 2011. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: MIKAELE SILVA SANTOS

TORRES, C. J. F.;ANDRADE, P. dos S.; ALMEIDA, R. A. S.. ANÁLISE COMPARATIVA DA RESOLUÇÃO CNRH N° 143/2012 DE CLASSIFICAÇÃO DE BARRAGEM COM SUA ATUALIZAÇÃO PELA RESOLUÇÃO CNRH Nº 241/2024: ESTUDO DE CASO BARRAGEM JOANES II- BA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Brendon Alex Dos Santos Cerqueira /Maicon Anunciação Ribeiro

SOUZA, J. S.;ANDRADE, P. dos S.; FONTES, M. D.. RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO: DESDOBRAMENTOS CAUSADOS PELO SEU DESCARTE IRREGULAR EM MUNICIPIOS BAIANOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: Ariane Silva Santos

ANDRADE, P. dos S.; FONTES, M. D.; SOUZA, J. S.. ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE NAS CALÇADAS NO ENTORNO DO TERMINAL COLETIVO DE ALAGOINHAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: EBERTO ROQUE DOS SANTOS NASCIMENTOS

SOUZA, J. S.; FONTES, M. D.;ANDRADE, P. dos S.. ESTUDO DAS CAUSAS E METODOS CORRETIVOS E PREVENTIVOS: CORROSÃO INCIDÊNCIA NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO. 2022 - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: JOÃO VITOR DE JESUS SILVA SANTOS e MARCOS BARONY SANTANA DOS

FONTES, M. D.; SOUZA, J. S.;ANDRADE, P. dos S.. ANÁLISE DO CONTROLE TECNOLÓGICO E RASTREABILIDADE DO CONCRETO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: MAGHIL MOREIRA DA SILVA/ INGRID SOUZA SILVA SCRAVELLA

FONTES, M. D.; SOUZA, J. S.;ANDRADE, P. dos S.. PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS PRODUZIDAS COM RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: JOSÉ SERGIO DE JESUS ANDRADE JEFFERSON ANUNCIAÇÃO DOS SANTOS

SOUZA, J. S.; FONTES, M. D.;ANDRADE, P. dos S.. ANÁLISE COMPARATIVA DE VEDAÇÕES EM BLOCO CERÂMICO E DRYWALL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: DYOGO DE ALMEIDA BISPO JOSEVALDO CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO

MELO, D.;ANDRADE, P. dos S.; SOUZA, J. S.. APLICAÇÕES DO BAMBU NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: JEANE BARROS DANTAS

FONTES, M. D.; MELO, D.;ANDRADE, P. dos S.. A GESTÃO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: LELIANE ROLEMBERG SCHRAMM

QUEIRES, G. D.;ANDRADE, P. dos S.; MELO, D.. A IMPORTÂNCIA DA APLICABILIDADE DO PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: Pedro Carlos Ramos Júnior

FONTES, M. D.; SOUZA, J. S.;ANDRADE, P. dos S.. Ronald Soares Brito.Planejamento e controle de obras civis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: Jair dos Santos

ANDRADE, P. dos S.; FONTES, M. D.; MELO, D.. Uso da madeira na construção civil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: Elton José da Silva Junior

MELO, D.;ANDRADE, P. dos S.; FONTES, M. D.. Dimensionamento de um edifício multifamiliar em concreto armado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: Damares Figueredo Silva

FONTES, M. D.;ANDRADE, P. dos S.; SOUZA, J. S.. Erivalson Santos Brito.Estudo sobre a utilização de tubos PEAD no sistema de drenagem pluvial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: CARLOS EDUARDO DA CRUZ NASCIMENTO

FONTES, M. D.;ANDRADE, P. dos S.; SOUZA, J. S.. MELHORIAS DAS CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS E FÍSICAS DO CONCRETO, A PARTIR DA ADIÇÃO DA SÍLICA ATIVA À SUA COMPOSIÇÃO E SEU USO DE FORMA SUSTENTÁVEL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E PESQUISAS INTERNAS EM INDÚSTRIA METALÚRGICA NO ESTADO DA BAHIA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: Rafael Monteiro Costa

ANDRADE, P. dos S.; FONTES, M. D.; MELO, D.. PATOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: FISSURAÇÃO EM PISOS- UM ESTUDO DE CASO DO EDIFICIO DA FATEC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Aluno: Lucas Pires Vila Flor

FONTES, M. D.;ANDRADE, P. dos S.; SOUZA, J. S.. Um Estudo de Caso Referente A CONSOLIDAÇÃO DO SOLO COM INJEÇÃO DE CALDA DE CIMENTO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE, no Município de Alagoinhas BA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

Orientou

Gustavo de Araújo Carvalho Puciuncula Maycon Ramos de Santan

PAVIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL: ANALISE DAS PROPRIEDADES DO RCD COMO SUBSTITUTO DA BGS NO PROCESSO DE PAVIMENTAÇÃO DE VIAS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia; Orientador: Patrícia dos Santos Andrade;

Ginoel Batista de Oliveira e Kayala Florence P

de Oliveira; Avaliação do Gerenciamento de Resíduos de Construção e Demolição na cidade de Alagoinhas-Ba; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia; Orientador: Patrícia dos Santos Andrade;

Ivone Souza Nonato

ANÁLISE DE CUSTOS DE MATERIAIS PARA A IMPLANTAÇÃO DE BIODIGESTOR EM COMUNIDADE DE BAIXA RENDA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia; Orientador: Patrícia dos Santos Andrade;

VICTOR ALAN PINTO TEIXEIRA/ IAGO NASCIMENTO DOS REIS

Estudo comparativo de análise de custo de residências de programas habitacionais utilizando o light steel frame e alvenaria estrutural; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia; Orientador: Patrícia dos Santos Andrade;

MONIELLI ANDRADE DE JESUS LIMA

AVALIAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE ENTRE RIOS - BA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia; Orientador: Patrícia dos Santos Andrade;

LINDIANA RAYLANE SOUZA ANDRADE / LORENA RABELO DE JESUS

AVALIAÇÃO DO NIVEL DE SUSTENTABILIDADE EM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL NA CIDADE DE ALAGOINHAS ? ESTUDO DE CASO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia; Orientador: Patrícia dos Santos Andrade;

Laís Cezar de Jesus

Estudo de caso sobre segurança de trabalho numa obra de pavimentação asfáltica na cidade de Pojuca-BA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia; Orientador: Patrícia dos Santos Andrade;

Thaise de Souza Sampaio

Um estudo de caso sobre fissuras em casas de alvenaria estrutural: causas e tratamentos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia; Orientador: Patrícia dos Santos Andrade;

Produções bibliográficas

  • SOUZA, J. S. ; ANDRADE, P. dos S. ; SILVA, M. M. ; SCRAVELA, I. S. S. . PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS PRODUZIDAS COM RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO. Periodico Cientifico Eletrônico da FATEC , v. 7, p. 1-17, 2022.

  • Pinto Neto, D. O. ; ANDRADE, P. dos S. ; Nagahama, K. J. ; Gádea, A. S. M. ; Leite, M. B. . Determinação da tensão convencional de flambagem elástica por distorção em perfis cartola usando Redes Neurais Artificiais. REVISTA DA ESTRUTURA DE AÇO , v. 10, p. 161-180, 2021.

  • SANTANA, L. F. D. ; CERQUEIRA, P. L. C. D. ; ANDRADE, P. dos S. . Avaliação da acessibilidade no prédio de laboratórios do CETEC, na UFRB campus Cruz das Almas-BA. In: XX ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2024, Maceió. Anais. Porto Alegre: ANTAC, 2024. v. 20.

  • JESUS, J. P. O. ; SOUZA, J. S. ; ANDRADE, P. dos S. . Análise da implantação das metodologias 5S e Ciclo PDCA em um canteiro de obras na cidade de Alagoinhas-BA. In: XX ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2024, Maceio. XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. Porto Alegre: ANTAC, 2024. v. 20.

  • OLIVEIRA, G. B. ; SANTOS, K. F. P. O. ; SOUZA, J. S. ; ANDRADE, P. dos S. . Panorama dos resíduos de construção e demolição na cidade de Alagoinhas/Ba: bases para a proposição de uma gestão diferenciada. In: XX ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2024, Maceió. Anais. Porto Alegre: ANTAC, 2024. v. 20.

  • SILVA, T. S. M. ; ANDRADE, P. dos S. ; Nagahama, K. J. ; Gádea, A. S. M. ; SILVA, L. P. . Determination of the critical length of elastic buckling by distortion in Z-profiles stiffened under centered compression using artificial neural networks. In: CILAMCE XLIII Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2022, Foz do Iguaçu. CILAMCE XLIII Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2022.

  • ANDRADE, P. dos S. ; Nagahama, K. J. ; Leite, M. B. ; Gádea, A. S. M. ; Pinto Neto, D. O. . DETERMINATION OF THE CRITICAL LENGTH EQUATION OF DISTORTIONAL BUCKLING. In: XL CILAMCE Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2019, natal. Proceedings XL Cilamce 2019, 2019.

  • BRANDAO, F. L. S. ; ANDRADE, P. dos S. ; SOUZA, R. M. ; SILVA, F. G. S. . UTILIZAÇÃO DA CINZA PROVENIENTE DE FORNOS DE PADARIAS NA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO PORTLAND EM ARGAMASSA. In: XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e V Encontro de Iniciação à Docência ? Universidade do Vale do Paraíba, 2015, São José dos Campos. Ciência, Luz e Tecnologias, 2015.

  • ANDRADE, P. dos S. ; ANDRADE JUNIOR, J. R. S. ; ARAGAO, J. C. ; SOUZA, R. M. . Estudo das propriedades reológicas de pastas de cimento com adição de cinzas de casca de amendoim. In: 1º Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Concreto Armado, 2014, Salvador. Anais do 1º Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Concreto Armado, 2014. v. 1.

  • ANDRADE, P. dos S. ; Nagahama, K. J. ; Leite, M. B. ; Gádea, A. S. M. ; Pinto Neto, D. O. . Determination of the critical length equation of distortional buckling. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, P. dos S. ; ANDRADE JUNIOR, J. R. S. ; ARAGAO, J. C. ; SOUZA, R. M. . Pastas de cimento com adição de cinzas de amendoim: propriedades reológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

ANDRADE, P. dos S. . XX Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. 2024.

ANDRADE, P. dos S. . -Dimensionamento de Elementos de Microdrenagem urbana. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Grupo de estudo em Resíduos de construção e demolição, Descrição: Os problemas decorrentes da geração de resíduos de construção e demolição (RCD) sempre preocuparam as gestões municipais, e isso se dá em decorrência do grande volume anual gerado e sua posterior destinação, que na maioria das vezes acontece de maneira inadequada. A cidade de Alagoinhas, assim como a maioria dos Municípios brasileiros sofre com os impactos decorrentes desse gerenciamento inadequado. Com base nisso, este trabalho tem o objetivo de realizar o diagnóstico do atual gerenciamento dos RCD no município de Alagoinhas, a fim de fornecer bases para a proposição de uma gestão diferenciada, pautada nas preconizações da resolução CONAMA n 307 (2002). Para tal serão identificados os agentes geradores e coletores de RCD, bem como os locais de disposição irregular destes resíduos e um posterior tratamento desses dados a fim de fornecer fundamentos para a gestão diferenciada. Com a realização deste trabalho pretende-se identificar os componentes envolvidos com a coleta do RCD, as áreas de destinação final e, por fim, propor um plano de gestão diferenciada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Patrícia dos Santos Andrade - Integrante / Juliane Santos Souza - Coordenador / Ginoel Batista de Oliveira - Integrante / Kayala Florence Palma de Oliveira Santos - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Argamassa produzida com resíduos de indústrias calçadistas do recôncavo baiano., Descrição: A construção civil é grande consumidora de recursos minerais. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração ? IBRAM, a areia e a pedra britada, os chamados ?agregados para a construção civil?, são as substâncias minerais mais consumidas no mundo (IBRAM, 2012). Nesse contexto e da crescente preocupação com os danos causados pelo homem ao meio ambiente, tornou-se importante a busca pelo desenvolvimento de materiais de construções alternativos, mas que mantenham ou melhorem as propriedades de argamassas e concretos, oferecendo uma destinação mais adequada aos resíduos. Essa pesquisa tinha o intuito de estudar o uso de Nobuck sintético, um tipo de couro sintético empregado em indústrias calçadistas, como adição parcial ao agregado miúdo em argamassas. Para isso, foram realizados os ensaios de composição granulométrica segundo NM 248, de consistência conforme NBR 13276 e a moldagem dos corpos de prova e o ensaio de flexão realizados de acordo com a NBR 13279. Foram moldados 6 corpos de prova no traço 1:3 (aglomerante: agregado) nos teores 0, 5 10 e 15% de adição em substituição parcial ao agregado miúdo. Os presentes ensaios foram realizados nos Laboratórios de Materiais de Construção 1 e 2 da UFRB-Campus Cruz das Almas, BA. Não se conseguiu tornar a granulometria do material próximo da areia utilizada. Com relação à consistência, notou-se que à medida que se aumentou o percentual de Nobuck empregado foi necessário elevar o teor de água para que argamassa atingir a consistência normal. As argamassas com a adição não obtiveram elevação da resistência à flexão. Com base nesses aspectos, percebe-se que o material utilizado compromete a propriedade mecânica da argamassa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Patrícia dos Santos Andrade - Integrante / Renê Medeiros de Souza - Coordenador / José Humberto Teixeira Santos - Integrante / Fernanda Luzia dos Santos Brandão - Integrante / Adilson de Brito Arruda - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    USO DE RESÍDUOS DE FORNOS DE PADARIAS DE CRUZ DAS ALMAS EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL EM MATRIZES CIMENTÍCEAS, Descrição: Esse trabalho visou analisar a possibilidade de utilização de cinzas de lenha de fornos de padarias em argamassas de assentamento de alvenarias, por meio do estudo da absorção por capilaridade e da resistência à compressão axial. A finalidade desses ensaios foi observar se as cinzas melhoravam propriedades mecânicas e físicas dessas argamassas e se apresentavam indícios de que isso aconteceria pelo efeito filler de preenchimento de poros. Foram feitos seis corpos de prova com traço de 1:2: 8 (cimento: cal: areia média lavada) em massa nos teores de adição de 0, 5, 10 e 15% e nas curas de 7, 14 e 28 dias. Foi feita também uma caracterização granulométrica do agregado miúdo utilizado. Usando-se uma máquina universal, obtiveram-se os resultados das resistências dos corpos de prova. Foi realizado, também, o ensaio de absorção por capilaridade segundo NBR 9779 (ABNT, 2005). Tanto no ensaio de resistência à compressão como no de absorção por capilaridade, notou-se que os corpos de prova com adição de 5% de cinzas de lenhas provenientes de fornos de padarias obtiveram comportamento próximo aos de referência. Podendo, assim, serem utilizados na confecção argamassas em substituição parcial ao cimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Patrícia dos Santos Andrade - Integrante / Renê Medeiros de Souza - Coordenador / Francisco Gabriel Santos Silva - Integrante / José Humberto Teixeira Santos - Integrante / Fernanda Luzia dos Santos Brandão - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Avaliação da potencialidade do uso de cinzas de casca de amendoim como material pozolânico em matrizes cimentíceas, Descrição: o presente projeto de pesquisa, visa estudar a potencialidade das cinzas de casca de amendoim em substituição parcial do cimento, através de analises químicas da casca de amendoim in natura, ensaios pozolânicos e avaliações mecânicas, que serão realizadas em parceria com a UFBA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Patrícia dos Santos Andrade - Integrante / Renê Medeiros de Souza - Coordenador / Francisco Gabriel Santos Silva - Integrante / José Rogério Santos de Andrade Junior - Integrante / Jefferson Cerqueira Aragão - Integrante / José Humberto Teixeira Santos - Integrante / Raildo Alves Fiuza Junior - Integrante.

Prêmios

2025

Aprovação em seleção para docente substituto, Universidade Federal da Bahia.

2023

Aprovação em seleção para docente substituto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2022

Aprovação em seleção para docente substituto, Instituto Federal da Bahia.

2022

Aprovação em seleção para docente substituto, Universidade Estadual do Maranhão.

2014

Vencedora do III Torneio da Ponte Treliçada do Recôncavo, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - 2025

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas lecionadas:-2023.1Mecânica dos solos 1 Mecânica dos solos 2BarragensTópicos especiais em edificações: acessibilidade-2023.2 (semestre especial)Mecânica dos solos 2-2024.1Mecânica dos solos 1Mecânica dos solos 2BarragensTaludes e contenções-2024.2Mecânica dos solos 1Mecânica dos solos 2BarragensFundações

2015 - 2016

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Cnpq, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapesb, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2023

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Barragens, Fundações, Mecânica dos solos 1, Mecânica dos solos 2, Tópicos especiais em edificações, Taludes e Contenções

2015 - 2016

Shock Instalações e Manutenção

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Apoio nas rotinas gerais da área de Engenharia da obra, auxiliando nos planejamentos, controles dos processos inerentes a execução de obras civis. Acompanhamento do cronograma e verificação do projeto executivo (elétrico, civil e hidráulico), emitindo relatórios diários. Revisão de eventuais falhas construtivas, garantindo a qualidade da entrega final do cliente.

2016 - 2017

Chicourel Doval Arquitetura Planejada

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Apoio na confecção de projetos de diversos ramos da engenharia civil, tais como terraplanagem, drenagem urbana, instalações prediais de água fria, esgoto e incêndio entre outros. Apoio em emissão de laudos, na fiscalização de obras públicas e em vistorias nos municípios de Varzedo e Mutuípe.

2019 - 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutora/colaboradora externa, Carga horária: 6

Outras informações:
Ministrar disciplina de empreendedorismo num curso de formação de pedreiros

2020 - Atual

Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas lecionadas:Para o curso de engenharia civil:Concreto 1Concreto 2BarragensAçoConstruções em madeiraGestão das ConstruçõesTopografiapara o curso de arquitetura e urbanismo:Estruturas de concreto armado Estruturas de aço e madeira

Atividades

  • 02/2020

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas de concreto armado, Estruturas de aço

  • 02/2020

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Concreto 1, Concreto 2, Estruturas de aço, Construções em madeira, Topografia, Barragens, Gestão das Construções

  • 08/2023 - 08/2024

    Extensão universitária , FATEC.Atividade de extensão realizada, Avaliação do gerenciamento de resíduos de Construção e Demolição no município de Alagoinhas.

2020 - 2021

CONCRETTA

Vínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 3