ROSELI APARECIDA CACAO FONTANA

Possui graduação em Pedagogia (Administração Escolar) pela Universidade Estadual de Campinas(1977), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(1997). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Formação de Professores.

Informações coletadas do Lattes em 24/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1994 - 1997

Universidade Estadual de Campinas
Título: Como nos tornamos professoras? Aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação
Orientador: Profª Drª. Ana Luiza B. Smolka
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1987 - 1991

Universidade Estadual de Campinas
Título: A elaboração conceitual na dinâmica das relações de ensino,Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Profª Drª. Ana Luiza B. Smolka
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Pedagogia (Administração Escolar)

1971 - 1977

Universidade Estadual de Campinas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores/Especialidade: Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores/Especialidade: Saberes Docentes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.

Participação em eventos

Seminário Estadual de formação de professores, educação básica e educaão física:política, intervenção e investigação.Formação de pofessores, Ensino Fundamental, Educação Física. 2010. (Seminário).

XV ENDIPE.Contribuições de Lev Vygotsky e de Mikhail Bakhtin paa pensar o trabalho pedagógico. 2010. (Encontro).

17º Congresso de Leitura do Brasil. O corpo rememorado - sentidos da corporeidade da professora nas lembranças de ex-alunas. 2009. (Congresso).

III Seminário do DEPRAC: produção de projetos de Estágios. 2009. (Seminário).

VIII Encontro de estudantes de Graduação dos Cursos de formação de professores da UNICAMP. 2009. (Encontro).

II Seminário do DEPRAC sobre Carga Didática. 2008. (Seminário).

XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Do relatóro à descrição e análise de episódios de sala de aulas: o que uda com o gênero?. 2008. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.não informado. 2008. (Encontro).

II Jornada Pedagógica Educação Básica.Ensinar é preciso: Vygotsky e amediação pedagógica. 2008. (Encontro).

Repensando o Currículo: compartilhando conhecimentos e experiências.Reflexõe iniciais. 2008. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Ensino de Arte e Educação Física.Projeto Político-pedagógico da escola: o compromisso do professor. 2008. (Encontro).

16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Ler o corpo qu ensina - uma aproximação dos sentidos dos gestos de proximidade corporal entre professoras e crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2007. (Congresso).

Educação Nutricional:Concepçãoe norteadoras de intervenções.Histórias à mesa: a alimentação como compreensaõ de vida. 2007. (Oficina).

VII Encontro Regional Sudeste de História Oral - Memória e Política. 2007. (Encontro).

III Semana do Curso de Pedagogia da Faculdade salesiana Dom Bosco.Ensinar é preciso: o desafio da democratização do saber na escoal. 2007. (Encontro).

II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica - CIPA. Participou do II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica - CIPA. 2006. (Congresso).

II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica - CIPA. Participou como Coordenadora do Painel de Comunicação no II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica - CIPA. 2006. (Congresso).

III Congresso Internacional de Leitura Infantil e Juvenil do Oeste Paulista. Participou do III Congresso Internacional de Leitura Infantil e Juvenil do Oeste Paulista. 2006. (Congresso).

Congresso Paulistano de Educação Física Escolar - CONPEFE. Educação e Educação Física. 2005. (Congresso).

28ª Reunião Anual da ANPED. tRABALHO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: A PRÀTICA DE ENSINO- APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS. 2005. (Congresso).

15º Congresso de Leitura do Brasil. Leitura e escrita na formação de professores: diálogos com a literatura. 2005. (Congresso).

Congresso nacional de Educação: Compromissos, perspectivas e desafios. Ensinar é preciso. 2005. (Congresso).

15º INPLA. A constituição do ser profissional as narrativas de jovens professoras acerca de sua iniciação. 2005. (Congresso).

Forum Permanente desafios do Magistério.A cultura do professor e a transmissão do conhecimento. 2005. (Seminário).

15º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - Tema Linguagem: desafios e Posicionamentos.Participou como Debatedora no Simpósio Discurso, educação e mídia: a formação do leitor, no 15º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - Tema Linguagem: desafios e Posicionamentos. 2005. (Simpósio).

4º Encontro Regional de Educação CENECISTA.A prática pedaagógica no contexto da diversidade ed a inclusão. 2005. (Encontro).

II Simpósio de práticas educativas naeducação básica - a ação educativa no centro das reflexões.Síntese analítica - um pensar sobre a escola. 2004. (Simpósio).

II Seminário Integrado da Diretoria de Educação Fundamental "Asvozes e os sentidos da prática pedagógica".O sucesso escolar. 2004. (Encontro).

14º COLE. Mocinha, Dona Maria, Dona Maria do Ó: as mulheres professoras e a inicição escriturística do menino no patriarcalismo rural brasileiro. Uma leitura a partir de Infância de GRACILIANO RAMOS. 2003. (Congresso).

14º COLE. As meninas leitoras e o menino leitor em "Infância". 2003. (Congresso).

III Simpósio de Dissertações e Teses.Participou como Coordenadora de Mesa no III Simpósio de dissertações e Teses. 2003. (Simpósio).

I Simpósio de práticas Educativas na educação básica -a ação educativa no centro das reflexões.A professora pesquisa em sala de aula?. 2003. (Simpósio).

7º Simpósio Internacional Processo civilizador: História , civilização e educação.Lembranças da vida e da morte: pensando com Elias acerca do que contamos às crianças. 2003. (Simpósio).

XI Jornada de Educadores.Com nos tornamos educadoras: lembranças, memórias, registros.. 2003. (Encontro).

Congreso Corpo I - O corpo torturado. A educação no corpo - as torutras da infância. 2002. (Congresso).

XI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e de Prática de Ensino.Exercícios de aprender:dos modos de ver, dos modos de ler, dos modos de dizer por escrito o ofício de professor/a nas exeperi~encias da formação. 2002. (Encontro).

V Encontro Nacional de Educação.Avaliando a formação de professores. 2002. (Encontro).

I Ciclo de estudos do Cead de Rio das Pedras.Participou do I Ciclo de Estudos do CEAD. 2002. (Outra).

XII Encontro Imagem, meio, reflexo: a sala de leitura e a formação do cidadão leitor.A sala de leitura e a formação do cidadão leitor. 2001. (Encontro).

1ª Jornada pedagógica Nacional.Relacionamento professor aluno no cotidiano escolar. 2001. (Encontro).

XII Semana de Educação.A avaliação em uma perspectiva sócio-cultural. 2001. (Encontro).

24ª Reunião Anual da ANPED.A inclusão dos professores na educação inclusiva. 2001. (Outra).

23ª Reunião Anual da ANPED. Currículo em ação: anotações sobre os usos da avaliação no cotidiano da prática pedagógica. 2000. (Congresso).

III Congresso Internacional de Educação. A constituição da subjetividade na dinãmica das relçaões de ensino vividas na sala de aula. 2000. (Congresso).

III Conference for Sociocultural Research. Análises de práticas discursivas na sala de aula como oportunidade de ensino-aprendizagem para construção do conhecimento compartilhado: explorações das noções de contexto e dialogia. 2000. (Congresso).

III Conference for Sociocultural Research. A constituição do ser profissional no trbalho - rituais de iniciação de jovens professoras. 2000. (Congresso).

23[ Reunião naula da ANPED. Experienciando a narração: relato d euma prática. 2000. (Congresso).

Seminário: Tecendo Rede de Saberes nos Grupos. 2000. (Seminário).

Seminário: A escola como polifonia: uma complsição a partir de narrativas do cotidiano escolar. 2000. (Seminário).

Seminário de Pesquisa do GEPEC. 2000. (Seminário).

Seminário: Pesquisa Ação. 2000. (Seminário).

Seminário: Produção de saberes numa perspectiva pós-moderna. 2000. (Seminário).

V Seminário de Educação Infantil do Município de Porto Alegre.ios que se entrelaçãm na relação com o outro. 2000. (Seminário).

VII Simpósio de Educação.Como nos tornamos professoras. 2000. (Simpósio).

XXIV Symposium of Brasil-USA Binational Centers.Participou do XXIV Symposium of Brazil-USA Binational Centers. 2000. (Simpósio).

X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Coordenação e apresentação do painel -Possibilidades e limites da pesquisa em educação. 2000. (Encontro).

X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Professora pesquisadoraou das possibilidades de aportar em 'ilhas desconhecidas' no cotidiano familiar da sla de aula. 2000. (Encontro).

I Encontro de Estudantes de Graduação em Cursos de Formação de Professores da Unicamp.Coordenou a sessão de comunicação oral no I Encontro de Estudantes de Graduação em Cursos de Formação de Professores da Unicamp. 2000. (Encontro).

I EDIPE/FE - Encontro de Didática e Prática de Esnino da Faculdade de Educação da Unicamp.A pesquisa como dalogia. 2000. (Encontro).

X ENDIPE.Professores e estagiários - sujeitos de uma complexa relação de ensianar e aprender. 2000. (Encontro).

Mesa Redonda: Fundamentos da Educação - Educação não formal - não escolar.Coordenou a Mesa Redonda: Fundamentos da Educação - Educação não formal - não escolar. 2000. (Outra).

XII Congresso de Leitura - I Seminário sobre leitura e produção no ensino superior. Participou como Coordenadora na Sessão de Comunicação no I Seminário sobrfe Leitura e Produção no Ensino Superior, realizado no XII COLE. 1999. (Congresso).

VI Congresso Sul Brasileiro de Qualidade na Educação. Participou do VI Congresso Sul Brasileiro de Qualidade na Educação. 1999. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa da Faculdade de Educação da UNICAMP.Participou do II Seminário de Pesquisa da Faculdade de Educação da UNICAMP. 1999. (Seminário).

Seminário Avançado: A articulação narrativa da idéia de formação.Participou do Seminário Avançado: A articulação narrativa da idéia de formação, ministrado pelo Prof. Dr. Jorge Larrosa da Universidade de Barcelona. 1999. (Seminário).

Seminário: Pesquisa-Ação: relações outras na Educação Continuada.Participou do Seminário: Pesquisa-Ação: relações outras na Educação Continuada. 1999. (Seminário).

I Seminário sobre Leitura e Produção no Ensino Superior XII Congresso de Leitura no Brasil.Participou da Comissão Organizadora do I Seminário sobre leitura e Produção no Ensino Superior. 1999. (Seminário).

Seminário Avançado: A articulação narrativa da idéia da formação.Participou do Seminário Avançado: A articulação narrativa da idéia da formação, ministrado pelo Prof. Dr. Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona. 1999. (Seminário).

III Encontro sobre Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência no 12º COLE.Participou do III Encontro sobre Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência no 12º COLE. 1999. (Encontro).

22ª Reunião Anual da ANPED.Participou da 22ª Reunião Anual da ANPED. 1999. (Outra).

22ª Reunião Anual da ANPED.Participou do Minicurso: As categorias na pesquisa em história da educação, oferecido pela Profa. Dra. Eliane Marta Teixeira Lopes (UFMG), durante a 22ª Reunião Anual da ANPED. 1999. (Outra).

Seminário Bakhtin.Coordenou o Seminário Bakhtin, ministrado pelo prof. Dr. João Wanderley Geraldi. 1998. (Seminário).

IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Participou do IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - IX ENDIPE. 1998. (Encontro).

I Encontro de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Nordeste.Participou do I Encontro de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Nordeste. 1998. (Encontro).

III Encontro de Núcleo da-Ci-Campinas (dance and the Child International - UNESCO).Participou do III Encontro de Núcleo daCi-Campinas(dance and the Child International - UNESCO. 1998. (Encontro).

I Encontro Nacional de Estágios.Participou do I Encontro Nacional de Estágios. 1997. (Encontro).

I Encontro Nacional de Estágios.Participou como expositor do painel: A co-participação como princípio orientador do Estágio Supervisionado na formação de professores: um relato de experiencia - Unicamp. 1997. (Encontro).

Oficinas de reciclagem de educadores.Coordenou a preparação e execução de oficinas de reciclagem de educadores. 1997. (Outra).

4º Encontro de Educação de Paulínia.Participou como Monitor de Curso no 4º Encontro de Educação de Paulínia. 1994. (Encontro).

1ª Semana do Magistério.Participou da 1ª Semana do Magistério . 1994. (Outra).

12th Biennial Meetings of International Society for the Study of Behavioural Development.Participou do12th Biennial Meetings - Internatonal Society for the Study of Behavioural Development. 1993. (Encontro).

3º Encontro de Educação de Paulínia.Participou do 3º Encontro de Educação de Paulínia. 1993. (Encontro).

I Simpósio de neuropsicologia.Participou do I Simpósio de Neuropsicologia. 1990. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Elisângela de Fátima Pedroso Braga

PADILHA, Anna Maria Lunardi;FONTANA, R. A. C.; CUNHA, R.C.O. Barrichelo. Escola Pública: que escola é essa?. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Viviane Lousada Cracel

SILVA, F.K.M. da;FONTANA, R. A. C.; LASTORIA, A.C.. A importância do mapa na construção do conhecimento geográfico: uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Clarisse Hendges Stürmer

DICKEL, Adriana; GRANDO, N.I.;FONTANA, R. A. C.. A escrita na sala de aula: situando o papel da interação verbal na produção de textos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Edson Toledo do Amaral

SOUZA, J.M.de; DARÓS, S.C.P.;FONTANA, R. A. C.; CRUZ, M. N.. O professor de Ensino Médio e o seu olhar sobre a leitur e a escrita em sua disciplina. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Aline Shiohara

FONTANA, R. A. C.; JUNQUEIRA FILHO, G. A.; ALBANO, A. A. M.. O registro como mediação criadora de possibilidades. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sarah Cristina Peron Kopcak

FONTANA, R. A. C.; DICKEL, Adriana;PINTO, Ana Lúcia Guedes. No encontro, os sentidos: efeitos da formação de monitores de educação infantil. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ADRIANA FILIPPI

DICKEL, Adriana; ESQUINSANI, R. S. S.;FONTANA, R. A. C.. Exame de Qualificação: A (re)construção de uma prática alfabetizadora frente aos desafios da inclusão da criança de seis anos de idade no ensino fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Heloisa Machado Tozzi

OLIVEIRA, Ivone Martins de; SIMÕES, R. H. S.;FONTANA, R. A. C.. O Percurso de Constituição de professores do CEFET-ES: de oficinas, de ofício, de formação acadêmica. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Sariane da Silva Pecoits

JUNQUEIRA FILHO, G. A.; BARBOSA, Maria Carmem S;FONTANA, R. A. C.; PEREIRA, M.V.; SALLES, C.A.. Querido diáro? Um estudo sobre registro e formação de professores. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Martha Maria Joly

PADILHA, Anna Maria Lunardi;FONTANA, R. A. C.; BOAVENTURA, E.; MONTEIRO, M. I. B.. Exame de Qualificação: Conhecimento e as relações de ensino/aprendizado em sala de aula do ensino fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Keli Cristina Conti

CARVALHO, D. L.; SILVA, C. B.;FONTANA, R. A. C.PINTO, Ana Lúcia Guedes. Exame de Qualificação: O papel da Estatística na inclusão de alunos da Educação de Jovens e Adultos em atividades letradas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernanda Theodoro Roveri

SOARES, Carmem Lúcia;FONTANA, R. A. C.; ALTMANN, H.; DANAILOF, K.. Barbie - Tudo o que você quer ser....Ou considerações sobre a educação de meninas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniela Resende de Faria

FONTANA, R. A. C.. A paisagem como tema de estudo na quinta série do ensino fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Eugênia Ribeiro D'Elia

PINTO, Ana Lúcia Guedes; KLEIMAN, Angela;FONTANA, R. A. C.. O texto do professor no texto do aluno: intenções e significados. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Aparecida Monte Tabor dos Santos

REIS, Renato Hilário dos;FONTANA, R. A. C.; SOARES, L. J. G.; MUNIZ, C. A.. Fatores de permanência na educação de jovens e adultos: o caso de uma escola pública de Brazlândia - DF. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leila Maria de Jesus

REIS, Renato Hilário dos; SOARES, L. J. G.;FONTANA, R. A. C.; MARTINS, L. C.. A repercussão da atuação de educadoras/es egressos da educação popular na rede ´pública de ensino do Paranoá - DF. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rosângela Hanel Dias

DICKEL, Adriana; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar;FONTANA, R. A. C.; LONGHI, Solange Maria. Alfabetização e letramento: um estudo com professoras alfabetizadoras acerca da apropriação de novos enfoques teóricos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Andre Betti

KULAIF, Yara; NEGRAO, O. B. M.;FONTANA, R. A. C.. O encontro entre a Disciplina de História e as Geociências no Ensino Fundamental - o Professor na construção do conceito de tempo. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernanda Theodoro Roveri

SOARES, Carmen Lucia;FONTANA, R. A. C.; ALTMANN, H.; DANAILOF, K.. Exame de Qualificação: Barbie - Breve história de um brinquedo. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Aline Shiohara

FONTANA, R. A. C.; JUNQUEIRA FILHO, G. A.; ALBANO, A. A. M.; FURGERI, D. K. P.. O registro com o mediação criadora. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vera Lucia Spezi Pereira

CRUZ, Maria Nazaré da;FONTANA, R. A. C.; SOUZA, J. M.; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Aproximações e distanciamentos: a tecnologia digital no cotidiano de leitura de professores de Língua Portuguesa. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Martha Maria Joly

FONTANA, R. A. C.; BOAVENTURA, E.; MONTEIRO, M. I. B.. Exame de Qualificação: Conhecimento e as relações de ensino/aprendizado em uma sala de aula do ensino fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Cristina Decico

FONTANA, R. A. C.. O encanto do encontro: o jogo de faz-de-conta nas relações de ensino. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lilyan Pereira de Lima

PADILHA, Anna Maria Lunardi;FONTANA, R. A. C.; FERREIRA, Maria Cecília Carareto; GÓES, Maria Cecília Rafael de. Ocupar, resistir e produzir também na educação: uma análise da configuração textual de um material didático produzido pelo movimento dos trabalhadores rurais sem terra. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Izilda Aurichio Brusselmans

CRUZ, Maria Nazaré da;FONTANA, R. A. C.; PADILHA, Anna Maria Lunardi. O que dizem os professores sobre o Diretor de Escola? Um estudo das significações elaboradas por professores sobre a direção escolar e sua relação com o trabalho docente. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Kleber Peixoto de Souza

REIS, Renato Hilário dos;FONTANA, R. A. C.; CÓRDOVA, Rogério de Andrade; RODRIGUE, Maria Alexandra Militão. Relações sociais em classe de aceleração-alfabetização: uma exercitação curricular baseada na ação-constituinte-mútua. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Eugênia Ribeiro D'Elia

PINTO, Ana Lúcia GuedesFONTANA, R. A. C.; KLEIMAN, Angela; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Exame de Qualificação: O texto do professor no texto do aluno: intenções, significados e resultados. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Michelle Guidi Gargantini Presta

AYOUB, Eliana;FONTANA, R. A. C.; SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. Atividades rítmicas e gênero na educação física escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andre Betti

FONTANA, R. A. C.. Exame de Qualificação: O encontro entre a Disciplina de História e as Geociências no Ensino Fundamental - o Professor na construção do conceito de tempo. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandre Randi

ALBANO, A. A. M.;FONTANA, R. A. C.; ZAN, J. R.; OSTETTO, L. E.. Exame de Qualificação: Palco, Academia e Periferia: a dissonante polifonia da banda Bate Lata na (trans)formação de um educador. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto

FONTANA, R. A. C.; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão; GÓES, Maria Cecília Rafael de. A Produção de textos nas séries iniciais do ensino fundamental: as mediações da professora e o desenvolvimento da reflexividade nas crianças. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Patrícia Carreira Nogueira

PADILHA, Anna Maria Lunardi;FONTANA, R. A. C.; MOTTA, Denise Giacomo da;PINTO, Ana Lúcia Guedes. Membro da Banca Examinadora de Defesa Pública. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Fabiana Furlanetto de Oliveira Pavanelli

FONTANA, R. A. C.; SOUZA, Renata Junqueira de; PADILHA, Anna Maria Lunardi;PINTO, Ana Lúcia Guedes; CRUZ, Maria Nazaré da. Urdidura e trama: tecendo a significação da formação e da docência com um grupo de professoras. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Marcos Donizetti Forner leme

FONTANA, R. A. C.PINTO, Ana Lúcia Guedes; LIMA, Maria Emilia Caixeta de Castro; SOARES, Carmen Lucia. Agora, o que eu faço com vocês? A constituição recíproca professor e alunos nas relações de ensino. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Célia Elero Dias

FONTANA, R. A. C.; AYOUB, Eliana; CRUZ, Maria Nazaré da. Histórias para professoras. Fracasso escolar e mediação pedagógica: um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de histórias de não sucesso. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leila Cristina Borges da Silva

PINTO, Ana Lúcia GuedesFONTANA, R. A. C.; GRILLO, Sheila Vieira de Camargo; FERREIRA, Norma S de Almeida. Práticas de leitura na infância: do limite à transgressão. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marta Maria da Silva Assis

PADILHA, Anna Maria Lunardi;FONTANA, R. A. C.; SILVA, Flávio Caetano da. Pedagogia da cooperação: que pedagogia é essa?. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Roberto Antonio Marques

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis;FONTANA, R. A. C.; FERREIRA, Ana Cristina; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Professoras dos primeiros ciclos do ensino fundamental: a compreensão de si mesmas como educadoras matemáticas. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rita de Cássia Cristofoleti

FONTANA, R. A. C.PINTO, Ana Lúcia Guedes; PADILHA, Anna Maria Lunardi; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. O que se sabe, o que se aprende, o que se ensina. Uma leitura das relações de ensino cotidianas a partir dos lugares sociais ocupados por seus protagonistas . 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Elmarene Silva Athayde

FONTANA, R. A. C.; PADILHA, Anna Maria Lunardi; TOMAZELLO, Maria Guiomar Carneiro; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. Educação sexual para professores: desvelando a sexualidade numa perspectiva histórico cultural . 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maristela Schmitt Pinto da Cunha

DICKEL, Adriana;FONTANA, R. A. C.; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. O (re)conhecimento do professor-alfabetizador e os dizeres da prática como universo de pesquisa. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Adriana Bragagnolo

FONTANA, R. A. C.; DICKEL, Adriana; LONGHI, Solange Maria. A aquisição da linguagem escrita na educação infantil: as concepções presentes nos meios acadêmicos. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Maria Aparecida Lima

FERREIRA, Maria Cecilia Carareto;FONTANA, R. A. C.; LIMA, Emília Freitas de. O Projeto político-pedagógico na percepção dos profissionais que atuam na escola . 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maria Aparecida Corazza

MAZZILLI, Sueli;FONTANA, R. A. C.; SOUZA, Luiz Carlos Duarte de. Universidade e Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso sobre o Programa de Alfabetização Solidária . 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Marissol Prezotto

FONTANA, R. A. C.. A professora e os usos de si: entre o trabalho prescrito e o trabalho real na sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: João Raimundo Alves dos Santos

PRADO, Guilherme Do Val Toledo;FONTANA, R. A. C.; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; MAZZILLI, Sueli. A mediação entre os saberes na formação docente em exercício na região do Bico do Papagaio - TO. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Claudia de Souza Rosenburg

FONTANA, R. A. C.. Lugares de experiência formativa e a produção da necessidade de mudança no trabalho docente. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ZILDA BORGES DA SILVA

FONTANA, R. A. C.. Negociações de destino: a escola pública como espaço de constituição de jovens e professores. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Letícia de Lourdes Curado Teles

REIS, Renato Hilário dos;FONTANA, R. A. C.; BOAS, Benigna Maria de Freitas Villas; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de. Constituição de professoras (es) em educação de jovens e adultos numa escola pública do Distrito Federal: completude na incompletude? Ou incompletude na completude?. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Franciana Carneiro de Castro

FONTANA, R. A. C.. Aprendendo a ser professor(a) naprática: estudo de uma experiência em Prática de Ensino de Matemática e estáagio Supervisionado. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nilza Alves de Souza

FONTANA, R. A. C.. Daqui se vê o mundo: imagens, caminhos e reflexões. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nilza Alves de Souza

FONTANA, R. A. C.. Daqui se vê o mundo: imagens, caminhos e reflexões. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Franciana Carneiro de Castro

FONTANA, R. A. C.. Aprendendo a ser professor (a) na prática: estudo de uma experiência em prática de ensino de matemática e estágio supervisionado. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Kátia Danailof

SOARES, Carmem Lúcia;FONTANA, R. A. C.; VAGO, Tarcísio Mauro; ROCHA, Heloisa Helena Pimenta. Corpos e cidades - lugares da educação. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Lúcia Queiroz Guimarães Hernandes

FONTANA, R. A. C.. Autonomia: do clichê aos paradoxos da prática pedagógica. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Christina de Araújo Abreu Lima

FONTANA, R. A. C.. Aprendizagem mútua em relações sociais em sala de aula: o desafio da aprendizagem no contexto da não aprendizagem. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Benigno Barreto Filho

FONTANA, R. A. C.. Atividades práticas na 8a. série do Ensino Fundamental: luz numa abordagem regionalizada. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Denise Krahenbuhl Padula Furgeri

FONTANA, R. A. C.. Do enorme ao pequeno, do dizer à escuta, do prescrever à leitura: exercícios de constituição de uma orientadora pedagógica. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Romualdo Hernandes

FONTANA, R. A. C.. O teatro de José de Anchieta. Arte e Pedagogia no Brasil Colônia. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Irineu Tamaio

FONTANA, R. A. C.. A mediaçã do professor na construção do conceito de natureza: uma experiencia de Educação Ambiental na Serra da Cantareira e favela FLamengo - São Paulo - SP. 2000. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosa Maria Alves da Silva

FONTANA, R. A. C.. Em busca de sentidos: alfabetizandos adultos frente à linguagem escrita. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maria Valéria Padilha Fernandes

FONTANA, R. A. C.. Na periferia do sonho-crônicas de uma experiência de formação de professoras. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira

PARK, Margareth Brandini;FONTANA, R. A. C.; ABRAMOVICH, Anete; RAMOS, Maurício Carvalho. De classes de aceleração à reinserção no ensino regular - a transição. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciencias e Praticas Educativas) - Universidade de Franca.

Aluno: Valda Inês Fontenelle Pessoa

FONTANA, R. A. C.. As vozes das professoras sobre suas formações - estudo realizado com professoras do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da periferia da cidade de Rio Branco - Acre.. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ADELINA OKIYAMA

FONTANA, R. A. C.. Os processos discursivos numa sala pré-escolar. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Cristina Silva Tempesta

FONTANA, R. A. C.. Um estudo sobre a participação do aluno na constituiçãodo conhecimento do adulto-professor sob o prisma das relações inter-subjetivas no contexto educacional. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Miriam Darlete Seade Guerra

FONTANA, R. A. C.. A reflexão de um processo vivido em estágio supercisionado: dos limites às possibilidades. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

FONTANA, R. A. C.; SOARES, M. B.; SENA, M. G. C.; MOTIMER, E. F.. A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: MARIA DO PILAR CUNHA E SILVA

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante;FONTANA, R. A. C.; SILVA, Lilian Lopes Martin da; FIAD, Raquel Salek. Os modos de compreensão e a leitura na escola. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vilma Aparecida Franco de Souza Toneloto

BAGNATO, Maria Helena Salgado; SÁ, Jeanete Liasch Martins de;FONTANA, R. A. C.; SORDI, Mara Regina Lemes de; COCCO, Maria Inês Monteiro. Mulheres de meia idade que frequentam a universidade. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniele Henrique Silva Ferreira

GÓES, Maria Cecília Rafael de;FONTANA, R. A. C.; CARLO, Marysia M R; SOUZA, Regina Maria de. O brincar e a linguagem: um estudo do jogo faz-de-conta em crianças surdas. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rejane Maria Ghisolfi da Silva

FONTANA, R. A. C.. A possível contribuição da aprendizagem escolar sobre conceitos de Química no desenvolvimento intelectual das crianças das séries iniciais. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Moraes e Silva

SOARES, Carmen Lucia; VAZ, A.F.; TERRA, V. D. S.; GALLO, S.D. de O.;FONTANA, R. A. C.. Novos modos de olhar, outras maneiras de se comportar: a emergência do dispositivo esportivo da cidade de Curitiba (1889-1918). 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto

FONTANA, R. A. C.; ASSOLINI, F.E.P.; PAYER, M.O.; AYOUB, Eliana; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. A leitura no processo de formação de professores: um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina FundamentosMetodológicos de Lingua Portuguesa, do curso de Pedagogia. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marlene Seica Goldenstein

BRYAN, N. A. P.; MOURA, M. O.; PINTO, U. A.; ARAUJO, E. S.;FONTANA, R. A. C.; EVELYN, S. S.. Produção de conhecimento e atividade formativa: uma proposta para educadores. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cristina da Silva Tempesta

PINTO, Ana Lúcia Guedes; SANTOS, C. B.; KLEIMAN, A. C. B. R.;FONTANA, R. A. C.. Os vários modos de professores se referirem ao conhecimento pedagógico no exercício da profissão. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paula Cristina da Costa Silva

AYOUB, Eliana; ROBLE, O. J.; TERRA, V. D. S.;FONTANA, R. A. C.; CASTELLANI FILHO, L.. Reflexões e propostas para o ensino-aprendizado da Capoeira nas aulas de educação física. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lourdes Missio

BAGNATO, Maria Helena Salgado; COCCO, Maria Inês Monteiro; BATISTA, S. H. .S. S.;FONTANA, R. A. C.; GALZERANI, M. C. B.. O entrelaçar dos fios ma construção da identidade docente dos professores do curso de enfermagem da UEMS. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cinthia Lopes da Silva

DAOLIO, J.; MAGNANI, J. G. C.;FONTANA, R. A. C.; CARVALHO, Y. M.; SOARES, Carmem Lúcia. A vida na aula: compreensão dos discursos da mídia no trabalho junto a professores-estudantes de educação física no Brasil e em Portugal. 2008. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Claúdio Borges da Silva

FONTANA, R. A. C.; MENDONÇA, Joseli Maria Nunes; REIS, Rento Hilário dos; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; GIUBILEI, Sonia. Eu tive uma vida que foi bem mais que uma escola! Agora só falta estudar! Elaboração de conhecimentos e de subjetividades na educação de Jovens e Adultos. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Denise Krahenbuhl Padula Furgeri

FONTANA, R. A. C.; PESSOA, A. E. S.; LIMA, Maria Emilia Caixeta de Castro;PINTO, Ana Lúcia Guedes; ZAN, D. D. P.. Sentidos da proximidade. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Raimundo Nonato de Olveira Falabelo

FONTANA, R. A. C.PINTO, Ana Lúcia Guedes; OLIVEIRA, Ivone Martins de; GÓES, Maria Cecília Rafael de; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A indissociável inter-relação afetividade e cognição nos processos de leitura e escrita na Educação de Jovens de Adultos. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Rosa Maria Alves da Silva

FONTANA, R. A. C.PINTO, Ana Lúcia Guedes; GÓES, Maria Cecília Rafael de; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão; CRUZ, Maria Nazaré da. E o caminho se fez asssim. Análise de experiência de formação docente inicial e continuada. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Anterita Cristina de Sousa Godoy

FONTANA, R. A. C.PINTO, Ana Lúcia Guedes; PADILHA, Anna Maria Lunardi; SCHNETZLER, Roseli Pacheco; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão. Aprendendo a ser formadora. Ensinando a ser professora. A prática de ensino como trabalho e investigação no processo de formação de professores da educação básica. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Irton Milanesi

FONTANA, R. A. C.; FREITAS, Luiz Carlos de; SORDI, Mara Regina Lemes de; CAMARGO, Dulce Maria Pompeo de; BOAS, Benigna Maria de Freitas Villas; MALAVAZI, Maria Márcia Sigrist. A interdisciplinaridade no cotidiano dos professores: avaliação de uma proposta curricular de estágio. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Dalva Eterna Gonçalves Rosa

SCHNETZLER, Roseli Pacheco;FONTANA, R. A. C.; MARIN, Alda Junqueira; CUNHA, Maria Isabel da; MAZZILLI, Sueli. Investigação-ação colaborativa sobre práticas docentes na formação continuada de formadores . 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Nilda de Oliveira Bentes

GÓES, Maria Cecilia Rafael de;FONTANA, R. A. C.PINTO, Ana Lúcia Guedes; TOREZAN, Ana Maria; PADILHA, Anna Maria Lunardi. Sanção educativa e aprendizagem nas relações díalógicas da sala de aula . 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: RENATA ANASTÁCIO PINTO

FONTANA, R. A. C.; NACARATO, A.; FIORENTINI, Dario; MENDONÇA, M. C. D.; OLIVER, T.. Quando professores de Matemática tornam-se produtores de textos escritos. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Katia Regina Moreno Caiado

BAUMEL, Roseli Cecília Rocha de Carvalho;FONTANA, R. A. C.; JANNUZZI, Gilberta Sampaio de Martino; BRUNO, Lúcia Emília Nuevo Barreto; SORDI, Mara Regina Lemes de; FISCHMANN, Roseli. Lembranças da escola: histórias de vida de pessoas deficientes visuais . 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana Dickel

FONTANA, R. A. C.; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; SOARES, M.; LUDKE, M.; FREITAS, H. L.. Inventário de sentidos e práticas- o ensino na periferia sob o olhar de professoras-pesquisadoras em formação . 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Dickel

FONTANA, R. A. C.. Inventário de sentidos: o ensino na periferia sob o olhar de professoras-pesquisadoras em formação. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marilia Vilela de Oliveira

FONTANA, R. A. C.. Formação continuada: espaço de construção do projeto de escola e do desenvolvimento profissional do professor. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maria do Perpetuo Socorro de Menezes

FONTANA, R. A. C.. O discurso pedagógico: a construção/desconstrução/reconstrução do conhecimento escolar na 4a. séire. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: LUCIANA MARIA TEIXEIRA CASTRILLON ANDREAZZI

FONTANA, R. A. C.. A escuta do discurso instrucional - recurso na formação docente. 2000. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Maria Leila Alves

FONTANA, R. A. C.. Educação continuada comprometida com a transormação social. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Geralda Macedo

FONTANA, R. A. C.. Flagrantes discursivos: estudo de caso com crianças do Primeiro Ciclo do Ensino fundamental. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sílvia Nogueira Chaves

FONTANA, R. A. C.. Tensões entre o pensar e o agir: a construção coletiva de uma prática de formação de professores. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adair Mendes Nacarato

FIORENTINI, Dario;FONTANA, R. A. C.; MOURA, Anna Regina Lanner de; LORENZATO, Sérgio Apparecido; SOUZA, Antonio Carlos Carrera de; KEIM, Ernesto Jacob. Educação continuada sob a perspectiva da pesquisa-ação: currículo em ação de um grupo de professoras ao aprender ensinando geometria. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: CELY DO SOCORRO COSTA NUNES

FONTANA, R. A. C.; FREIRAS, Helena Costa Lopes de; SAVIANI, Nereide; FUSARI, José Cerchi; SORDI, Mara Regina Lemes de; AMARAL, Ivan Amorosino Do; LEITE, Sérgio Antonio da Silva. Os sentidos da formação contínua. O mundo do trabalho e a formação de professores no Brasil. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Myrtes Dias da Cunha

LEITE, Sérgio Antonio da Silva;FONTANA, R. A. C.; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; AZZI, Roberta Gurgel; NEVES, Wanda Maria Junqueira; REY, Fernando Luis Gionzalez. Constituição de professores no espaço-tempo da sala de aula. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Archangelo Guimarães

SILVA, Ezequiel Theodoro da;FONTANA, R. A. C.; BITTENCOURT, Agueda Bernardete; ROSA, Miriam Debieux; SANFELICE, José Luis; LAJOLO, Marisa Philbert. O amor e o ódio na vida do professor: passo e presente na busca de elos perdidos. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria de Lourdes Spazziani

COLLARES, Cecília Azevedo Lima;FONTANA, R. A. C.; LEITE, Luci Banks; MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso; BAGNATO, Maria Helena Salgado; PARK, Margareth Brandini. Ouvindo Vigotski - dialogando com crianças - possibilidade de uma nova prática pedagógica para o ensino da saúde na escola. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcelo Moraes e Silva

SOARES, Carmen Lucia; TERRA, V. D. S.;FONTANA, R. A. C.. Novos modos de olhar,outras maneras de se comportar: a emergência de um dispositivo pedagógico esportivo na cidade de Curitiba (1899-1923). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcos Donizetti Forner leme

FONTANA, R. A. C.; SOARES, Carmen Lucia; FURGERI, D. K. P.. Quem faz o mundo é a gente - As singularizações das relações de hierarquia e poder no cotidiano escolar. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fabiana Furlanetto de Oliveira

FONTANA, R. A. C.; PAYER, M.O.; BORGES, Z. P.; AYOUB, Eliana; OLIVEIRA, C. de. Sentidos da Supervisão: aproximações mediadas pela leitura de termos de visita. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosangela MAria Mazzieiro Mourão

FONTANA, R. A. C.SMOLKA, A. L. B.; BAGNATO, Maria Helena Salgado; ASSOLINI, F.E.P.; PAYER, M.O.. A leitura de textos profissionais por professoras alfabetizadoras em processo de formação continuada. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leila Cristina Borges da Silva

GUEDESPINTO, A. L.;FONTANA, R. A. C.; BUNZEN, C.; TEMPESTA, Maria Cristina da Silva. Processos de aprendizado profissional e o uso dos dispositivos de escrita na escola. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Denise Krahenbihl Padula Furgeri

FONTANA, R. A. C.; GRILLO, Sheila Vieira de Camargo; SOARES, Carmem Lúcia;PINTO, Ana Lúcia Guedes. A formação como páthos de proximidade. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernanda Keila Marinho da Silva

FONTANA, R. A. C.. Rastros de um processo formativo... em foco, o Projeto Geociências e a Formação Continuada de Professores em Exercício no Ensino Fundamental. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernanda Kelia Marinho da Silva

FONTANA, R. A. C.. Rastros de um processo formativo... Em foco, o Projeto Geociências e a Formação Continuada de Professores em exercício no Ensino Fundamental. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lívia Tenório Brasileiro

AYOUB, Eliana; VAGO, Tarcísio Mauro;FONTANA, R. A. C.; HERNÁNDEZ, Márcia Maria Strazzacappa; SOARES, Carmen Lucia. Dança e Educação Física: saberes necessários à prática pédagógica da dança na escola. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cristina da Silva Tempesta

PINTO, Ana Lúcia Guedes; MATÊNCIO, M. L. M.;FONTANA, R. A. C.; ZAN, D. D. P.; FURGERI, Denise Krabenbuhl Padula. Os caminhos da produção do conhecimento no exercício da profissão docente. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Flávia Anastácio de Paula

FONTANA, R. A. C.PINTO, Ana Lúcia Guedes; BAGNATO, Maria Helena Salgado; AYOUB, Eliana. Usos do Tempo na sala de aula: uma alfabetizadora considerada bem sucedida. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Romualdo Hernandes

FONTES JÚNIOR, Joaquim Brasil;FONTANA, R. A. C.; MIRANDA, Eveline Borges Itapura de; CAMARGO, Ana Maria Faccioli de. O Teatro Meraviglia de José de Anchieta. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lourdes Missio

BAGNATO, Maria Helena Salgado;FONTANA, R. A. C.; BUFFA, Ester; CAMPOS, Maria Amélia; FIORENTINI, Dario. Trajetórias dos docentes do curso de enfermagem da UEMS: suas repercussões para o ensino da enfermagem. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sônia Cristina Pavanelli Daros

FONTANA, R. A. C.; PERRONI, Maria Cecilia; GÓES, Maria Cecília Rafael de. Oralidade: uma perspectiva de ensino. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Cinthia Lopes da Silva

FONTANA, R. A. C.. Linguagem e mídia: texto e contexto da educação física no ensino médio. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marilia da Piedade Marinho Silva

FONTANA, R. A. C.. Interação entre professor ouvinte/aluno surdo em aula de aquisição da escrita. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosa Maria Alves da Silva

FONTANA, R. A. C.; GÓES, Maria Cecília Rafael de; CRUZ, Maria Nazaré da. E o caminho se fez assim. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Anterita Cristina de Souza Godoy

FONTANA, R. A. C.; SCHNETZLER, Roseli Pacheco; PADILHA, Anna Maria Lunardi;PINTO, Ana Lúcia Guedes. Aprendendo a ser formadora, ensinando a ser professora. A prática de ensino como trabalho e investigação no processo de formação de professores da educação básica . 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Magda Carmelita Sarat Oliveira

GEBARA, Ademir;FONTANA, R. A. C.; OLINTO, Beatriz Anselmo; SANTANA, Cláudia da Silva; KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. HIstórias de Estrangeiros no Brasil: memória, infância e educação. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Filomena Maria Formaggio

ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de;FONTANA, R. A. C.; GEBARA, Ademir. Leitura: a voz docente . 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Adriana Regina Isler Pereira Leite

GÓES, Maria Cecília Rafael de;FONTANA, R. A. C.; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. O lugar da imaginação na prática pedagógica da educação infantil . 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Lenice Heloísa de Arruda Silva

SCHNETZLER, Roseli Pacheco; GÓES, Maria Cecília Rafael de;FONTANA, R. A. C.; GALVÃO, Viviane Souza. Modos de mediação na produção de conhecimentos profissionais docentes na Licenciatura em Ciências/Biologia . 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Raimundo Nonato de Olveira Falabelo

FONTANA, R. A. C.; OLVEIRA, Ivone Martins de; GÓES, Maria Cecília Rafael de; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Vidas em aberto: a dimensaão afetiva nas realções de leitura e escrita na sala de aula . 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Eliana Aparecida Pires da Costa

FONTANA, R. A. C.. Tempo de ser professora e tempo de formação de professores organização do trabalho coletivo na escola. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo César de Almeida Raboni

FONTANA, R. A. C.. Atividades práticas de ciências naturais na formação de professores para as séries iniciais. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marilia Vilela de Oliveira

FONTANA, R. A. C.; SCHNETZLER, Roseli Pacheco; FERREIRA, Júlio Romero. Formação Continuada: espaço de construção do projeto de escola e do desenvolvimento profissional do professor. . 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Priscilla Larocca

FONTANA, R. A. C.. Um professor no espelho: reflexões sobre o sentido da Psicologia na prática docente. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosa Maria Barros Ribeiro

FONTANA, R. A. C.; GERALDI, C. M.; PETRONILHA; HENRIQUE; PRADO, Guilherme Do Val Toledo. Contextos Educacionais e etnias em presençca: um processo de construção identitária. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Leila Alves

COLLARES, Cecília Azevedo Lima;FONTANA, R. A. C.; MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso; GERALDI, João Wanderley. Educação Continuada Comprometida. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adair Mendes Nacarato

FONTANA, R. A. C.; FIORENTINNI, D.; MOURA, A. R.; LORENZATTO, S.; GERALDI, C. M.. Reflexões e conflitos de um grupo de professoras ao tentar aprender e ensinar geometria. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nilza Alves de Souza

FONTANA, R. A. C.. Referências culturais no cotidiano expressivo de crianças e adolescentes numa experiência de educação naâo escolar. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Arte e Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Silvia Paula Fabri Pereira

FONTANA, R. A. C.. A transformaão de uma licencianda em Educação Artística em um aprofessora do ensino de Artes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carolina Rodrigues de Magalhães

FONTANA, R. A. C.. Jogando e aprendendo: a importãncia dos jogos dramáticos na construção do conhecimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patricia Ottoni da Silva

FONTANA, R. A. C.. O não-lugar da professora auxiliar:alguns apontamentos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Hildegardes Rodrigues

FONTANA, R. A. C.. Caminho das Pedras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Garcia Mariano

FONTANA, R. A. C.. A relação teoria e prática no trabalho pedagógico coletivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Francisca Cordeiro de A

FONTANA, R. A. C.. Machado.Na escuta das crianças o re-planejar da professora: os sentidos em circulação no processo de apropriação do conhecimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Hanna Talita G

FONTANA, R. A. C.. Pereira de Araujo.A elaboraação coletiva da memória: narrativas e lembranças de uma quarta série. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vanessa Portioli

FONTANA, R. A. C.. A inclusão de alunos surdos e a formação do professor: um estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rachel Machado Coelho Oliveira

FONTANA, R. A. C.. A relação de reciprocidade entre a estagiária e os sujeitos na escola: um processod e construção de conhecimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leila Aparecida Ramos

FONTANA, R. A. C.. Produção de texto com crianças na fase inicial da alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristina Ferreira de Moraes

FONTANA, R. A. C.. Professores e práticas pedagógicas: O trabalho coletivo em questão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Antonia Shirley Rovere

FONTANA, R. A. C.. Formação de leitores em uma escola pública de valinhos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alessandra Ap

FONTANA, R. A. C.. Ramalho Camarotto.Formação de leitores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucinéia Ap

FONTANA, R. A. C.. Mendes.Crianças pré-escolares e a apropriação de conceitos matemáticos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Ap

FONTANA, R. A. C.. da Silva Pedro.A mediação pedagógica através de projetos didáticos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patricia Donizete Bernardo

FONTANA, R. A. C.. Sala de aula: espaço de elaboraão de conhecimentos por alunos e professora. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nádia Izumi Yamaguti

FONTANA, R. A. C.. Corpo baldio. Narrativas sobre a constituição corporal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniela P

FONTANA, R. A. C.. de Moraes.LUDUS - o teatro de bonecos em sala de ala.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Laís Pereira de Oliveira

FONTANA, R. A. C.. A prática da leitura na biblioteca e suas relações no processo de alfabetização dos alunos da 1a. série. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Laís Pereira de Oliveira

FONTANA, R. A. C.. A prática da leitura na biblioteca e suas relações no processo de alfabetização dos alunos da primeira série de Ensino Fundamental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniela Pereira de Moraes

FONTANA, R. A. C.. LUDUS: o teatro de bonecos em sala de aula. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Kelly C

FONTANA, R. A. C.. Pesanha Santos.O negro na obra de Monteiro Lobato: o livro e a televisão. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patrícia Mendes Reinato

FONTANA, R. A. C.. Cenas de leitura com crianças. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Aline Moelas Caetano

FONTANA, R. A. C.. Práticas escolares com crianças de educação infantil segundo a proposta Freinet. A aprendizagem da cultura escolar por crianças de 2 a 3 anos de idade. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sílvia Martinelli Ramos

FONTANA, R. A. C.. O cotidiano de uma classe de alfabetização de adultos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marta Raquel de Araújo Lima

FONTANA, R. A. C.. Subjetividade e Memória. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gustavo Scolfaro Caetano

FONTANA, R. A. C.. Uns corpos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: TATIANA P

FONTANA, R. A. C.. Marcolino.Conhecendo uma escola para todos: caminhos pedagógicos da inclusão. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sílvia Martinelli Ramos

FONTANA, R. A. C.. O cotidiano de uma casse de alfabetização de adultos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcio Ferro

FONTANA, R. A. C.. O aprendizado da língua de sinais - alunos ouvintes de uma professora surda. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elaine Martiniuk

FONTANA, R. A. C.. papel da linguagem de sinais na vida do surdo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paula Marcelle Roque

FONTANA, R. A. C.. Manifestaações do pensamento de classificação por crianças pré escolares em atividades lúdicas. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciane Grandin

FONTANA, R. A. C.. A importância da formação específica doprofessor no trabalho docente com alunos adultos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mara Glauce G

FONTANA, R. A. C.. da Silva.Análise comparativa entre duas propostas de educação de adultos - telesalas e classes regulares. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniela Ferreira Mendonça

FONTANA, R. A. C.. O conceito de deficiência nos livros infanto-juvenis e os modos de percepção das crianças frente ao tema. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Heloyse Sant'Anna Chaves

FONTANA, R. A. C.. Processos de desenvolvimento dA LINGUAGEM NA CRIANÇA DEFICIENTE MENTAL INSERIDA NO ENSINO REGULAR. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Regina Maria Seco de Miranda Valverde

FONTANA, R. A. C.. A língua materna na aprendizagem de noções matemáticas de crianças pré-escolares. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sandra Moraes Gianotti

FONTANA, R. A. C.. A influência da linguagem na resolução de problemas matemáticos.. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Simone Cristina Camargo

FONTANA, R. A. C.. O furto do imagináro da criança em sala de aula. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Melissa P

FONTANA, R. A. C.. P. da Silva.A formação do cidadão na educação de adultos. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucina Regina Zaniratto

FONTANA, R. A. C.. Tecendo a escrita - a dinâmica (inter) ativa entre crianças na sala de aula. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Kelynn Midori Alves

FONTANA, R. A. C.. Querem o que o meu corpo quer?. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Angela Cristina Silvatti

FONTANA, R. A. C.. A aprendizagem da língua escrita: um esboço de trabalho com livros de imagem sem texto. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristiane C

FONTANA, R. A. C.. Batagine.A formação do cidadão na educação de jovens e adultos. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Flávia F

FONTANA, R. A. C.. Cantarelli.Pedagogia: representando-a em outras áreas do conhecimento. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucina Levanteze

FONTANA, R. A. C.. O estágio do Curso de Pedagogia - uma ação no processo de alfabetização do Ciclo Básico. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fabiana Furlanetto de Oliveira Pavanelli

FONTANA, R. A. C.; PADILHA, Anna Maria Lunardi; SOUZA, Renata Junqueira de. Retratos e (Re)tratos de professoras: significados e sentidos da docência em formação. 2005. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Tatiana Lança

FONTANA, R. A. C.; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de; BAROLLI, Elisabeth; ASSIS, André Koch Torres. Leituras de divulgação e mediação da Professora: as leis de Newton no Ensino Médio. 2005. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mary Fátima Gomes Rodrigues

PADILHA, Anna Maria Lunardi;FONTANA, R. A. C.; FERREIRA, Júlio Romero; SANTOS, Marisa Aparecida Pereira. Cartas dos adolescentes internos da FEBEM: o que revelam e o que ocultam? . 2005. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Michelle Guidi Gargantini Presta

AYOUB, Eliana;FONTANA, R. A. C.; SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de; HERNÁNDEZ, Márcia Maria Strazzacappa. Atividades rítmicas e gênero na educação física escolar. 2005. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristina Decico

HERNÁNDEZ, Márcia Maria Strazzacappa;FONTANA, R. A. C.; REILY, Lucia Helena; AYOUB, Eliana. O encanto do encontro: o jogo de faz-de-conta nas relações de ensino. 2005. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lilyan Pereira de Lima

PADILHA, Anna Maria Lunardi;FONTANA, R. A. C.; FERREIRA, Maria Cecília Carareto; GÓES, Maria Cecília Rafael de. Ocupar, resistir e produzir também na educação: uma análise da configuração textual de um material didático produzido pelo movimento dos trabalhadores rurais sem terra. 2005. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Geisa Genaro Gomes

PINTO, Ana Lúcia GuedesFONTANA, R. A. C.; RIBEIRO, Vera Masagão; SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes Von. Com a palavra as professores de EJA: aspectos da realidade educacional do município de Campinas. 2005. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Moema Crisóstomo Guimarães Vargas

CRUZ, Maria Nazaré da;FONTANA, R. A. C.; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Mudança nas condições de produção de reuniões pedagógicas: um estudo de caso de processos de formação em serviço. 2005. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Mariany Almeida Montino

FONTANA, R. A. C.. A construção da prática docente. Professoras das séries iniciais. 2004. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Célia Ellero Dias

FONTANA, R. A. C.; CRUZ, Maria Nazaré da;PINTO, Ana Lúcia Guedes; ALMEIDA, Maria José P Monteiro de. Modos de atuação docente no processo de constituição de História de não sucesso. 2004. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcos Donizeti Forner Leme

FONTANA, R. A. C.. E agora, o que eu faço com vocês? A co-constituição recíproca professor/aluno nas relações de ensino. 2004. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elmarene Silva Athayde

FONTANA, R. A. C.; PADILHA, Anna Maria Lunardi; TOMAZELLO, Maria Guiomar Carneiro. Educação sexual para professores: onde a sexualidade se esconde?. 2004. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Patrícia Correia Nogueira

PADILHA, Anna Maria Lunardi;FONTANA, R. A. C.; MOTTA, Denise Giacomo da. Nutricionista Educador: indícios dos sentidos atribuídos por alunos concluintes do Curso de Nutrição quanto ao seu papel de educadores no atendimento clínico ambulatorial . 2004. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maristela Schmidtt Pinto da Cunha

DICKEL, Adriana;FONTANA, R. A. C.; ROSSATO, Ricardo; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. O (re)conhecimento do professor alfabetizador e os dizeres da prática pedagógica como universo de pesquisa . 2004. Outra participação, Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Adriana Bragagnolo

DICKEL, Adriana;FONTANA, R. A. C.; LONGHI, Solange Maria; ROSSATO, Ricardo. A aquisição da linguagem escrita na educação infantil: as concepções presentes nos meios acadêmicos . 2004. Outra participação, Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Claudia de Souza Rosenburg

FONTANA, R. A. C.. A produção da necessidade de mudança no trabalho pedagógico : análise do processo de constituição de uma professora. 2003. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ZILDA BORGES DA SILVA

FONTANA, R. A. C.. A escola como negociação de destinos. 2003. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rita de Cássia Cristofoleti

FONTANA, R. A. C.; PADILHA, Anna Maria Lunardi; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A constituição da subjetividade e a elaboração do conhecimento nas relações de ensino produzidas na sala de aula. 2003. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento

FONTANA, R. A. C.PINTO, Ana Lúcia Guedes; GÓES, Maria Cecília Rafael de. A prática da produção de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental: as mediações da professora e o desenvolvimento da reflexividade nas crianças. 2003. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Marta Maria da Silva Assis

PADILHA, Anna Maria Lunardi;FONTANA, R. A. C.; SILVA, Flávio Caetano da. Pedagogia da Cooperação: Que Pedagogia é essa?. 2003. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Rosa Maria Albiero

PADILHA, Anna Maria Lunardi;FONTANA, R. A. C.; CRUZ, Maria Nazaré da. Interações na sala de aula - indícios dos sentidos produzidos no processo de ensinar e aprender. 2003. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Marissol Prezotto

FONTANA, R. A. C.. A constituição da professora nas relações com seus pares. 2003. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Lúcia Queiroz Guimarães Hernandes

FONTANA, R. A. C.; PADILHA, Anna Maria Lunardi; GIUBILEI, Sonia. Autonomia: do clichê aos paradoxos da prática pedagógica. 2002. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Aparecida Lima

FONTANA, R. A. C.. O projeto político pedagógico: o desafio da mudança no cotidiano da escola. 2002. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Letícia Aparecida Pires

FONTANA, R. A. C.. O isolamento no contexto escolar: um estudo sobre as condições da dinâmica interativa na sala de aula de alunos isolados. 2002. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Marly Aparecida Giraldelli Marsulo

FONTANA, R. A. C.; FAVETTA, Leda Rodrigues de Assis; ARAGÃO, Rosalia Maria Ribeiro de. Um processo de ensino reflexivo sobre o corpo humano no ensino fundamental. 2002. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maria Aparecida Corazza

FONTANA, R. A. C.. Universidade e Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso sobre o Programa de alfabetização solidária. 2002. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Ivanda Alexandre Pereira

FONTANA, R. A. C.. Criança pobre não aprende mesmo - um olhar desprovido de investigação. 2002. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Christiane Miller do Amaral Andrade

FONTANA, R. A. C.. Construindo novas significações para os impasses de cotidiano escolar através da formação de um grupo de professoras em parceria com uma psicóloga. 2002. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Romualdo Hernandes

FONTANA, R. A. C.; FONTES, J. B.. O teatro de José de Anchieta. Arte e pedagogia no Brasil Colônia. . 2001. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Denise Krahenbul Padula Furgeri

FONTANA, R. A. C.. Do enorme ao pequeno, do dizer à escuta, do prescrever à leitura: lugares de constituição de uma orientadora educacional. 2001. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Franciana Carneiro de Castro

FONTANA, R. A. C.. A prática de ensino de matemática e estágio supervisionado como experiência formadora de professores: o caso da Unicamp. 2001. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nilza Alves de Souza

FONTANA, R. A. C.. Daqui se vê o mundo: as múltiplas relações em uma experiência de educação não-formal. 2001. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Kátia Danailof

FONTANA, R. A. C.. O corpo e a educação física na década de 40. 2001. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Simone Cristina Camargo

FONTANA, R. A. C.. Alfabetização para a leitura do mundo. 2001. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Edilene Aparecida Ropoli

FONTANA, R. A. C.. O trabalho com projetos e o uso da informática na educação de adultos - uma análise do programa integral. 2001. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Benigno Barreto Filho

FONTANA, R. A. C.. Atividade prática e linguagem na 8a série do ensino fundamental: luz numa abordagem regional. 2000. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Valéria Padilha Fernandes

FONTANA, R. A. C.. Vai da valsa e vendaval - crônicas de uma experiência de formação de professoras. 2000. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Miriam Darlete Seade Guerra

FONTANA, R. A. C.. A reflexão de um processo vivido em estágio supervisionado: dos limites às possibilidades. 1999. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eliana Nunes da Silva

FONTANA, R. A. C.. As tentativas de mudança da prática pedagógica vistas através da trajetória de uma professora do ensino fundamental de uma escola pública. 1999. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Irineu Tamaio

FONTANA, R. A. C.. Imagem da Serra da Cantareira: um estudo do papel mediador do Professor na construção do conceito da natureza por alunos de 5a série. 1999. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lúcia Maria de Carvalho

FONTANA, R. A. C.. Os caminhos do professor na superação da dicotomia teoria/prática. 1998. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniele Henrique Nunes

GÓES, Maria Cecília Rafael de; SOUZA, Regina Maria de; PRADO, Marysia Mara Rodrigues;FONTANA, R. A. C.. A construção de papéis no jogo de faz-de-conta de crianças surdas. 1998. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valda Inês Fontenele Pessoa

FONTANA, R. A. C.. As vozes das professoras sobre suas formações. 1998. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cristina Silva Tempesta

FONTANA, R. A. C.. Uma investigação sobre a construção do conhecimento do adulto sob o prisma das relações intersubjetivas no contexto educacional. 1998. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

FONTANA, R. A. C.; GUEDES, M. D.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para contratação de Professor Assistente Doutor, em RDIDP, na disciplina Pesquisa Pedagógica, no Departamento de Didática. 2009. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FONTANA, R. A. C.. Membro Titular Da Comissão Juladora do Concurso de Professor Doutor na área. 2009. Universidade de São Paulo.

FONTANA, R. A. C.. Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Assistente Doutor nas Disciplinas: Expressão Oral e escrita na Educação Infantil, Alfabetizãção nos anos inciais do ensino fundamental, conteúdos e metodologia do ensino da língua portuguesa, alfabetização de jovens e adultos, atividades lúdicas e literatura infantil, do Departamento de Educação. 2008. Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP.

FONTANA, R. A. C.. Membro titular da banca de Seleção Pública de Docentes para o Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação/Unicamp. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

FONTANA, R. A. C.. Presidente da Comissão Julgadora da Seleção Pública de Provas e Títulos na Área de Metodologia do Ensino Fundamental, na disciplina EP 153 - Metodologia do Ensino Fundamental, do Departamento de Metodologia de Ensino da FE/Unicamp. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

FONTANA, R. A. C.. Membro da Comissão Julgadora da Seleção Pública de Provas e Títulos na Área de Metodologia do Ensino Fundamental, na disciplina EP 152 - Didática - Teoria Pedagógica, do Departamento de Metodologia de Ensino da FE/Unicamp. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

FONTANA, R. A. C.. Concurso para provimento de cargo de professor assistente doutor na área de Metodologia de Ensino - Educação Física. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

FONTANA, R. A. C.. Concurso para provimento de cargo de professor assistente doutor na área de Metodologia de Ensino - Educação Artísitica. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

FONTANA, R. A. C.. Membro titular da banca examinadora do Processo de Seleção de Candidatos no Concurso Interno do Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação/Unicamp, na área: Metodologia de Ensino: Teoria Pedagógica. 1997. Universidade Estadual de Campinas.

Orientou

Juliana Scarazzatto

Educação Física e cultura corporal: sentidos em circulação e elabaoração nas aulas de Prática de Ensino; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Michele Schlögl

A sistematização do aprendizado da escrita - o monitoramento do professor; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Fabiana Furlanetto de Oliveira Pavanelli

Fabiana Pavanelli; Início: 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Marcos Donizetti Forner leme

Marcos Forner Leme; Início: 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Rosangela MAria Mazzieiro Mourão

Rosângela Mourão; Início: 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Thaís Daros Carneiro

O exra-classe como um espaço de alegria na escola; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Aline Shiohara

O registro como mediação criadora de possibilidades; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Sarah Cristina Peron Kopcak

No encontro, os sentidos: efeitos da formação de monitores de educação infantil; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento

A Produção de textos nas séries iniciais do ensino fundamental: as mediações da professora e o desenvolvimento da reflexividade nas crianças; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Marcos Donizete Forner Leme

Agora, o que eu faço com vocês? A constituição recíproca professor e alunos nas relações de ensino; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Ana Célia Elero Dias

Histórias para professoras - fracasso escolar e mediação pedagógica: um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de histórias de não sucesso; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Fabiana Furlanetto de Oliveira Pavanelli

Urdidura e trama: tecendo a significação da formação e da docência com um grupo de professoras; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Rita de Cássia Cristofoletti

O que se sabe, o que se aprende, o que se ensina; ; ; Uma leitura das relações de ensino cotidianas a partir dos lugares sociais ocupados por seus protagonistas; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Elmarene Silva Athayde

Levantamento do perfil do professor como co-responsável na construção da sexualidade do adolescente; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Maria Lúcia Queiroz Guimarães Hernandes

Autonomia - do clichê aos paradoxos da prática pedagógica; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

ZILDA BORGES DA SILVA

A escola como espaço de negociação de destinos; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Claudia de Souza Rosemburg

anos iniciais de docência; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Denise Krahembul Padula Furgeri

Do enorme ao pequeno, do dizer a escuta, do prescrever a leitura- lugares de constituição de uma oreintadora educacional; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Maria Valéria Fernandes Padilha

Na periferia do sonho - crônicas de uma experiência de formação de professoras; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto

A leitura no processo de formação de professores: um estu- do de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos Teórico- Metodológicos de língua portuguesa, do curso de Pedagogia; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Claúdio Borges da Silva

Eu tive uma vida que foi bem mais que uma escola! Agora só falta estudar! Elaboração de conhecimentos e de subjetividades na educação de Jovens e Adultos; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Denise Krahembul Padula Furgeri

Sentidos da proximidade; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Cláudia Beatriz de Castro N

Ometto; Cláudia Beatriz; 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Anterita Cristina de Souza Godoy

Aprendendo a ser formadora; Ensinando a ser professora; A prática de ensino como trabalho e investigação no processo de formação de professores da educação básica; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Rosa Maria Alves da Silva

E o caminho se fez asssim; Análise de experiência de formação docente inicial e continuada; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

A indissociável inter-relação afetividade e cognição nos processos de leitura e escrita na Educação de Jovens de Adultos; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Isabel Cristina Rossi Mattos

O desenvolvimento humano e a inclusão da criança portadora de deficiência nas classes regulares de ensino; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Eduarda maria Normaton Ladeira

Inclusão de deficientes mentais no ensino regular: um desafio, se não for enganosa e constitutiva, se for mediada; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Milena Campos

A leitura como experiência: os livros preferidos dos leitores; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Tatiana Paulino

Eu continuo não aprendendo nada Eu continuo não aprendendo nada; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Fernanda Barbosa Ciluzzo

Como a criança desenvolve a escrita segundo os pressupostos de Luria; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Priscila Freitas Rodrigues

Ensino da norma culta: emancipação ou castração lingüística? Ensino da norma culta: emancipação ou castração lingüistica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Patricia Marques Trombini

A Condição humana segundo Hanna Arendt: a relação entre aprendizagem e sobrevivência; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Michele Langoni Dias

Os reflexos da invisibilidade social na Educação Pública; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Marciene Aparecida Santos Reis

A prática de estágio para os professores em formação: sentidos dessa experiência A prática de estágio para os professores em formação: sentidos dessa experiência; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Denise da Silva Campos

A relação família e escola - uma análise semiótica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Aracéli Eliane Venancio Rossi

Experiência e aprendizado: a apro~priação e elaboração dos modos de ensinar a língua escrita por uma professora alfabetizadora; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Rita de Cássia Montedioca de F

Artigozo; A construção de um arquivo escolar: possibilidades para o ensino da História e para a formação de professores; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Priscila Dutra Pires

A construção da escrita pela criança na perspectiva de Vygotsky; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Mariana Cristina Pedrassa

Quando a professora e os alunos enfrentam o fracasso escolar: aprendendo a ler e a escrever; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Luciana Renata Espírito S

D; Rodrigues; Pedagogia Hospitalar - um campo de atuação do pedagogo na área de saúde; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Julia Verginassi

Educação Infantil: como se enunciam as mulheres que ocupam funções nesse universo?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Talita Bernardes Pinheiro

Com a câmera nas mãos: um relato de experiência sobre a leitura e produção de imagens por alunos do Ensino Fundamental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Elisangela dos Santos

Entre choros, risos e fraldas; ; ; Um olhar sobre o cotidiano dos bebês na creche através do trabalho da monitoria; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Aparecida Damaris Pozzan Camerlingo

Porque e como aprendo História?; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Eliane Testa Pavan

Como alfabetizar 100% da classe; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Silvana Paula de Souza

Por que professores têm medo de alfabetizar?; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Ana Lúcia Chiarini Pena

A produção textual na fase inicial da aquisição da escrita: um relato de experiência; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Renata Algarte

Rememorando as trajetórias de leitura de sujeitos inseridos em um programa educativo destinado a Jovens e Adultos; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Priscila Dayane Ribeiro

Organização do processo de ensino: a inserção de uma jovem professora no Ensino Fundamental; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Paula Alexania Alves

Tem o exercício docente correspondido às expectativas de professores e professoras?; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Natália Peres Correia

Ensino de Inglês: uma experiência em Educação não-formal; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Eliane Testa Pavan

Crianças que não aprendem ou aprendem de outros modos?; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Ana Lúcia Chiarini Pena

A mediação da professora na produção de textos; Um estudo com alunos na fase inicial da escrita; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Aparecida Damaris Carmelingo

A elaboração do conceito de história - um estudo com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Silvana de Paula Souza

Por que as professoras têm medo de alfabetizar?; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Simone de Oliveira Santos

O sucesso escolar: o que pensam disso professoras bem sucedidas; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Eliana Pereira Rollo

Narrativas de experiência: inquietações e aprendizados de uma professora iniciante as voltas com a Turma da Recreação; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Cibele Aparecida Rodrigues

A constituição profissional da professora iniciante; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Daniele Sebastiana de Oliveira

Na sala de aula - as relações que constituem o olhar e o fazer; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Simone Andrade Hofstatter

No teatro das sombras: a bronca como possibilidade de significação; ; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Michele Schlögl

Aprendendo a ensinar a ler e escrever - uma professora em três atos; ; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Shalimar Silvia dos Santos Maximo

Escola e família - tensões e ambiguidades de uma relação historicamente produzida; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Gislene Machado de Carvalho

As relações de autoridade : bordados, ambivalências e dilemas do cotidiano escolar; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Aline Shiora

Possibilidades - um ensaio fotográfico sobre a plasticidade das relações de ensino; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Tania Andrade Magalhães

Lições do fazer - saberes docentes elaborados nas relações compartilhadas de trabalho; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Fernanda Soares Victor

Nó na garganta- uma breve história sobre os processos de controle na formação docente; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Aline Cristina Leme

Fracasso escolar: de quem? para quem?por quê? Algumas considerações sobre o fracasso escolar a partir das vozes das professoras; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Juliana Rocha Nogueira

O que os olhos não vêem: a produção de sentidos pela fotografia; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Leila Cristina Borges da Silva

As práticas deleitura e esscrita vivenciadas pelas csrianaças: a escola, a família e outros personagens; ; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Lisandra Cristina Gonçalves de Freitas

Ser professora: narrativa de um processo de constituição; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Rozeli Lemos de Melo

O tempo nosso de cada dia; Os modos de significação do tempo na escola; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Monica Raineri Martin

Coreografias da Exclusão; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Roberta Barreto Freire

Ensinando através de jogos: a (re) conquista da auto-estima; Uma atuação com atividades matemáticas; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Daniela Aroni

História da completude; pela incompletude; Um estudo da dinâmica das relações de ensino como professora-pesquisadora; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Elisângela Cristina Zanutim

Re-aprendendo a brincar com a criança: um estudo dos modos de participação da professora-pesquisadora na brincadeira de faz-de-conta; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Kátia Maria Moreto de Souza

Aprendendo a ouvir a criança que aprende: as relações entre saberes no contexto escolar; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Marissol Prezotto

Formação de professores - entretecendo teoria e prática; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Andréia Cristina do Carmo

A co-participação na escola: um desafio possível; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Talita Cristiane Possobom

A proximidade física entre professora e alunos nas relações de ensino; ; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana;

Produções bibliográficas

  • FONTANA, R. A. C. ; O corpo também ensina mediações da linguagem não verbal no trabalho docente. Espaço Pedagógico , v. 18, p. 9-22, 2011.

  • FONTANA, R. A. C. ; Resenha do livro: Pesquisas sobre o corpo: ciências humanas e educação. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 20, p. 274-255, 2009.

  • FONTANA, R. A. C. ; SILVA, C. B. . O aprendizado da docência - vozes em composição e disputa na constituição da experiência da profissionalidade. Educar em Revista (Impresso) , v. 34, p. 1-10, 2009.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . Apontamentos teórico-metodológicos sobre a prática de ensino na formação inicial. Educação em Revista (UFMG) , Belo Horizonte, v. 1, n.44, p. 69-87, 2006.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . As mulheres professoras, as meninas leitoras e o menino leitor: a iniciação no universo da escrita no patriarcalismo rural brasleiro. Uma leitura a partir de Infância de Graciliano Ramos. Cadernos do CEDES (UNICAMP) , Campinas/SP, v. 24, n.63, p. 165-191, 2004.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . A educação no corpo: as torturas da infância. Breve análise dos corpos produzidos pelo patriarcalismo brasileiro na obra Infância de Graciliano Ramos. Resgate (UNICAMP) , Campinas/SP, v. 12, p. 85-100, 2003.

  • FONTANA, R. A. C. ; Sobre a aula: uma leitura pelo avesso. Presença Filosófica , Belo Horizonte, v. 7, n.39, p. 31-37, 2001.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . Professoras e estagiários - sujeitos de uma complexa e velada relação de ensinar e de aprender. Pro-Posições (Unicamp) , Campinas, v. 12, n.35-36, p. 141-152, 2001.

  • FONTANA, R. A. C. ; Trabalho e subjetividade. Nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora.. Cadernos do CEDES (UNICAMP) , Campinas, v. 20, n.50, p. 103-119, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; A constituição social da subjetividade. Educação e Sociedade , Campinas, v. 21, n.71, p. 221-234, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; Descobrindo o gosto de ser professora. Presença Pedagógica , Belo Horizonte, v. 6, n.35, p. 5-17, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; FONTANA, R. A. C. . A co-participação como princípio orientador do Estágio Supervisionado na formação de educadores: um relato de experiência. Anais do I Encontro Nacional de Estágios de Curitiba, Curitibal, 1997.

  • FONTANA, R. A. C. ; SMOLKA, A. L. B. ; LAPLANE, A. L. F. ; CRUZ, M. N. . A questão dos indicadores de desenvolvimento: apontamentos para discussão. Carderno de Desenvolvimento Infantil da Pastoral da Criança, CNBB, v. 1, 1994.

  • FONTANA, R. A. C. ; Construindo a alfabetização. Pro-Posições (Unicamp) , UNICAMP - FE, v. II, n.8, 1992.

  • PINTO, Ana Lúcia Guedes ; SILVA, Leila Cristina Borges da ; TEMPESTA, Maria Cristina da Silva ; SHIOHARA, Aline . Alfabetização e linguagem - A organização do tempo pedagógico e o planejamento do ensino. 1. ed. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2006. v. 1. 31p .

  • Mediação pedagógica na sala de aula. 4a. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2005. v. 1. 176p .

  • Como nos tornamos professora?. 3a. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005. v. 1. 206p .

  • Como nos tornamos professora?. 2a. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000. v. 1. 200p .

  • Mediação pedagógica na sala de aula. 3a.. ed. Campinas: Autores Associados, 2000. 170p .

  • PINTO, Ana Lúcia Guedes (Org.) . De professores e alunos inesquecíveis - textos e lembranças que dão a pensar e escrever. 1. ed. Campinas: FE - UNICAMP, 2000. v. 1.

  • CRUZ, M. N. . Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

  • FONTANA, R. A. C. . A mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 1996.

  • Afinal de contas, o que é esse tal de projeto pedagógico? Contribuições da abordagem enunciativa de Bakhtin para a compreensão dos processos de produção de sentidos sobre a docência na formação inicial de professores. In: Padilha, A,M,L;Oetto, C.B. de C.N. (Org.). Trabalho em Educação - processos, olhares, práticas, pesquisas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, v. , p. 13-27.

  • Memórias da Formação nas Experiências de Iniciação à Ddocência. In: Sílvia Nogueira Chaves; Maria dos Remédios de Brito. (Org.). Formação e docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belem: CEJUP, 2011, v. , p. 79-105.

  • Estágio: do labirinto ao frágeis fios de Ariadne. In: Gonçalves, A.V.; Pinheiro, A.S., Ferro,M.E.. (Org.). Estágio Supervisionado e p´raicas educativas: Diálogos interdisciplinares. 1ed.Dourados: Editora UEMS, 2011, v. 1, p. 19-31.

  • Considerações da abordagem enunciativa de Bakhtin para a compreensão das elaborações dos sentidos da docência nos processos de formação inicial de professores.. In: DICKEL, Adriana.; TEIXEIRA, Adriano Canabarro.; ORMEZZANO, Graciela René; GRANDO, Neiva Ignês.. (Org.). Processos educativos e linguagem: teorias e práticas.. Passo Fundo ;Ijuí: UPF Editora; Editora da Unijuí, 2010, v. , p. 129-152.

  • Vygotsky: Uma Abordagem Histórica E Social Da Formação De Professores. In: Francismara Neves de Oliveira; Paula Mariza Zedu Alliprandini; Silvia Márcia Ferreira Meletti. (Org.). Educação em reflexão: contribuição teórica, atuação docente e pesquisa. Londrina: EDUEL, 2010, v. , p. 5-14.

  • Escrevendo e lendo na escola: a mediação como príncipio da organização do trabalho pedagógico. In: BOSCo, Zelma Regina. (Org.). ENSAIOS: Perspectivas e pressupostos para uma discussão curricular na Rede Municipal de Campinas. Campinas: Set Gráfica Editora, 2009, v. , p. 118-137.

  • GUEDESPINTO, A. L. . Trabalho Escolar e Produção do Conhecimento. In: Shigunov Neto, A.;Maciel, L.S.B. (Org.). Desatando os Nós da Formação Docente. 2ed.Porto Alegre: Mediação, 2009, v. , p. 5-22.

  • A professora em silêncio: fragmentos de um processo singular de constituição. In: Shigunov Neto, A.;Maciel,l.S.B. (Org.). Desatando os nós da formação docente. 2ed.Porto Alegre: Mediação, 2009, v. , p. 49-64.

  • Memórias da iniciação - um estudo das narrativas de jovens professores acerca de sua integração à docência. In: PERES,E.;TRAVERSINI,C.;EGGERT,E;BONIN,I.. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. , p. 595-615.

  • FURGERI, D. K. ; PASSOS, L. V. L. . Cenas cotidianas de inclusão: sentidos em jogo. In: Góes, M. C. R. de; Lapalne, A. F. de. (Org.). Políticas e práticas de educação inclusiva. 2ed.Campinas: Autores Associados, 2007, v. 1, p. 149-165.

  • Contar a vida - possibilidades e contribuições dos relatos de experiencia e das histórias de vida para o estudo dos processos de formação de professores. In: Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS/EDUNEB, 2006, v. 1, p. 225-237.

  • FURGERI, Denise Krabenbuhl Padula ; PASSOS, Lorena Valsani Lemes . Cenas cotidianas de inclusão: sentidos em jogo. In: Maria Cecília Rafael de Góes; Adriana Lia Friszman de Laplane. (Org.). Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. 1ed.Campinas/SP: Autores Associados, 2004, v. 1, p. 149-165.

  • De que tempos a escola é feita?. In: Maria dos Anjos Viella. (Org.). Tempos e espaços de formação. 1ed.Chapecó/SC: Editora Universitária Argos, 2003, v. 1, p. 119-142.

  • PINTO, Ana Lúcia Guedes . Trabalho escolar e produção do conhecimento. In: ALEXANDRE SHIGUNOV NETO; LIZETE S. BOMURA MACIEL. (Org.). Desatando os nós da formação docente. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2002, v. 1, p. 5-22.

  • A professora em silêncio: fragmentos de um proccesso singular de constituição. In: Alexandre Shigunov Neto; Lizete S. Bomura Maciel. (Org.). Desatando os nós da formação docente. 1a.ed.Porto Alegre: Mediação, 2002, v. , p. 49-64.

  • O corpo aprendiz. In: Yara maria de Carvalho; Katia Rubio. (Org.). Educação Física e Ciências Humanas. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2001, v. 1, p. 41-53.

  • Nas relações de ensino, o aprendizado da escuta. In: Maria José de P. M. de Almeida; Henrique César da Silva. (Org.). Textos de palestras e sessões temáticas: III Encontro Linguagens, leituras e ensino de ciências.115. 1ed.Campinas: FE- UNICAMP, 2000, v. 1, p. 115-129.

  • SMOLKA, A. L. B. ; LAPLANE, A. L. F. . The collective process of knowledge construction: voices within voices. In: ROSA, Alberto; VALSINER,J.. (Org.). Explorations in-Social Cultural estudies. Historical and Theoretical Discourse. Madrid: Fundacion Infancia y aprendizage, 1994, v. , p. -.

  • A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: Ana Luiza B. Smolka; Maria Cecilia R. de Góes. (Org.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a contrução do conhecimento. Campinas: Papirus, 1983, v. , p. -.

  • FONTANA, R. A. C. ; Contribuições de Lev Vygotski e de Mikhail Bakhtin para pensar o trabalho pedagógico. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE _ Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

  • FONTANA, R. A. C. ; Memórias da iniciação - um estudo das narrativas de jovens professores acerca de sua integração à docência. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Anais do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008. v. 1. p. 1-21.

  • FONTANA, R. A. C. ; Do relatório à descrição e análise de episódios de sala de aula: o que muda com o gênero?. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. CD Rom do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008. v. 1. p. 1-08.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . Trabalho docente na formação inicial: a prática de ensino - apontamentos teórico-metodológicos. In: 28ª Reunião Anual da ANPED, 2005, Caxambu. CD Rom da 28ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu/MG: ANPED, 2005. v. 1. p. 1-20.

  • FONTANA, R. A. C. ; Exercícios de aprender: dos modos de ver, dos modos de ler e de dizer por escrito o ofício de professor/a nas experiencias de formação. In: XI ENDIPE, 2002, Goiânia. Igualdade e diversidade na educação. Goiânia, 2002.

  • FONTANA, R. A. C. ; A inclusão dos professores na educação inclusiva. In: 24 Reunião Anual da ANPED, 2001, Caxambu. Anais da 24 Reunião Nacional da ANPED, 2001.

  • FONTANA, R. A. C. ; Professora pesquisadora ou das possibilidades de aportar em ilhas desconhecidas no cotidinao escolar. In: X Encontro Nacional de Diática e Prática de Ensino, 2000, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro de Didática e Prática de Ensino, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . Professoras e estagiários - sujeitos de uma complexa e velada relação de ensinar e aprender. In: X Encontro Nacional de Didática e de Prática de Ensino, 2000, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro Nacional de Didática e de Prática de Ensino, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . Experienciando a narração: relato de uma prática. In: 23 Reunião Anual da ANPED, 2000, Caxambu. Anais da 23 Reunião Nacional da ANPED, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; Currículo em Ação: anotações sobre os usos da avaliação no cotidiano escolar. In: 23 Reunião Anual da ANPED, 2000, Caxambu. Anais da 23 Reunião Anual da ANPED, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; Lendo a criança que lê - o papel do mediador. In: IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso, 2011, Belo Horizonte. CADERNO DE RESUMOS & PROGRAMAÇÃO. Belo Horizonte, 2011. p. 7-7.

  • FONTANA, R. A. C. ; O corpo rememorado - sentidos da corporeidade da professora nas lembranças de ex-alunas. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Caderno de Resumos do 17º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2009. v. 1. p. 536-536.

  • FONTANA, R. A. C. ; Do relatório à descrição e análise de episódios de sala de aula: o que muda com o gênero?. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Livro de Resumos do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008. v. 1. p. 78-78.

  • FONTANA, R. A. C. ; Processos de Integração à docência nas narrativas de jovens professoras. In: VII Encontro Regional Sudeste de História Oral - Memória e Política, 2007, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro Regional Sudeste de História Oral - Memória e Política. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2007. v. 1. p. 90-90.

  • FONTANA, R. A. C. ; Contar a vida: possibilidades e contribuições dos relatos de experiencia e das histórias de vida para o estudo dos processos de formação de professores. In: II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica - CIPA, 2006, Salvador. Anais do II CIPA. Salvador: UEBa, 2006. v. 1. p. 53-53.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . Literatura no processo de formação inicial do professor. In: III Congresso Internacional de Leitura Infantil e Juvenil do Oeste Paulista, 2006, Presidente Prudente. Anais do III Congresso Internacional de Leitura Infantil e Juvenil do Oeste Paulista. Presidente Prudente: UNESP, 2006. v. 1. p. 107-108.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . Trabalho docente na formação inicial: a prática de ensino - apontamentos teórico-metodológicos. In: 28ª Reunião Anual da ANPED, 2005, Caxambu. Anais da 28ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu/MG: ANPED, 2005. v. 1. p. 247-247.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . Leitura e escrita na formação de professores: diálogos com a literatura. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. Anais do 15º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas/SP: Associação de Leitura do Brasil, 2005. v. 1. p. 306-306.

  • FONTANA, R. A. C. ; Leitura e escrita no processo de formação de professores na Universidade: Exercícios de aprender - dos modos de ler e de dizer por escrito o ofício de professor/a nas experiências de formação. In: XI ENDIPE, 2002, Goiânia. XI ENDIPE - Igualdade e diversidade na Educação. Goiânia, 2002. p. 330-331.

  • FONTANA, R. A. C. ; Avaliando a formação de professores. In: V Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos e Debates., 2002, Ijuí. Avaliando a avaliação: pesquisa e formação de professores.. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002. p. 15-16.

  • FONTANA, R. A. C. ; GUEDESPINTO, A. L. . A educação no corpo: as torturas da infância.. In: O corpo torturado, 2002, São Leopoldo, 2002.

  • FONTANA, R. A. C. ; POSSOBOM, T. C. . Proximidade Física entre Professora e Alunos nas Relações de Ensino. In: IX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2001, Campinas. Anais do IX COngresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2001.

  • FONTANA, R. A. C. ; A constituição da identidade profissional na narrativa de jovens professoras acerca de seus rituais de iniciação docente. In: Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2001, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do Simpósio Nacional Discurso, identidade e Sociedade, 2001.

  • FONTANA, R. A. C. ; Professora-pesquisadora ou das possibilidades de aportar em ilhas desconhecidas no cotidiano familiar da sala de aula.. In: X Encontro Nacional de Diática e Prática de Ensino, 2000, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Rio de Janeiro, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . Professoras e estagiários -sujeitos de uma complexa e velada relação de ensinar e aprender. In: X Encontro Nacional de Diática e Prática de Ensino, 2000, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; Possibilidades e limites da participação na pesquisa em Educação. In: X Encontro Nacional de Diática e Prática de Ensino, 2000, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . Experienciando a narração- relato de uma prática. In: 23 Reunião Anual da ANPED, 2000, Caxambu. Anais da 23a. Reunião Anual da ANPED, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; Que professoras temos sido? Refelxões sobre a constituição social da subjetividade. In: VII Simpósio de Educação, 2000, Rio Claro. Anais do VII Simpósio de Educação, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . A produção da criança como fonte de indícios para o trabalho docente. In: X Encontro de Educação de Paulínia, 2000, Paulínia. Anais do X Encontro de Educação de Paulínia, 2000.

  • FONTANA, R. A. C. ; A constituição do ser profissional no trabalho: rituais de iniciação de jovens professoras. In: III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural., 2000, Campinas. Anais da III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural, 2000.

  • PINTO, Flávia Manzara ; FONTANA, R. A. C. ; LEME, Marcos Donizete Forner ; RUIZ, Luciane ; LADEIRA, Caroline ; PAULO, Carla Daniela de ; SILVA, Alessandra Vicente ; SILVA, Adriana Alves da . Conquistando espaços dentro da escola: a importância do trabalho coletivo na resignificação do lugar da estagiária. In: I Encontro de Estudantes de Graduação em Cursos de Formação de Professores da Unicamp, 2000, Campinas. Anais do I Encontro de Estudantes de Graduação em Cursos de Formação de Professores da Unicamp. Campinas: Faculdade de Educação, 2000. v. 1. p. 19-19.

  • MORUZZI, Andréa Braga ; FONTANA, R. A. C. . Uma experiência vivida como professora, uma experiência com jovens e adultos. In: I Encontro de Estudantes de Graduação em Cursos de Formação de Professores da Unicamp, 2000, Campinas. Anais do I Encontro de Estudantes de Graduação em Cursos de Formação de Professores da Unicamp. Campinas: Faculdade de Educação, 2000. v. 1. p. 22-22.

  • FONTANA, R. A. C. ; A constituição do ser profissional na mulher professora. In: Anais do IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 1998, Águas de Lindóia - SP, 1998.

  • FONTANA, R. A. C. ; Como nos tornamos professoras?. In: Anais do II Seminário dos Grupos de Pesquisa da Faculdade de Educação da UNICAMP, 1998, Campinas, 1998.

  • FONTANA, R. A. C. ; A constituição do ser professora no trabalho coletivo. In: XII COLE - Congresso de Leitura, 1998, Anais do XII COLE, 1998.

  • FONTANA, R. A. C. ; How do we become teachers? Aspects of the constitution of the subject as a teacher. In: II nd Conference for Socio-Culural Research (Vygotsky - Piaget), 1996, Genebra. Anais da II nd Conference for Socio-Culural Research (Vygotsky - Piaget). Genebra: Université de Genève, 1996. v. 1.

  • FONTANA, R. A. C. ; SMOLKA, A. L. B. ; LAPLANE, A. L. F. . Exploring the cultural formation of mind. In: International Society for the study of Behavioural Development, 1993, Recife. Anais da International Society for the study of Behavioural Development. Recife, 1993. v. 1.

  • FONTANA, R. A. C. ; Contribuições de Lev Vygotski e de Mikhail Bakhtin para pensar o trabalho pedagógico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; O corpo rememorado - sentidos da corporeidade da professora nas lembranças de ex-alunas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; Painel: Do relatório à descrição e análise de episódios de sala de aula: o que muda com o gênero?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; Projeto Político-Pedagógico da Escola: o compromisso do professor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Memórias da iniciação - um estudo das narrativas de jovens professores acerca de sua integração à docência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FONTANA, R. A. C. ; Ensinar é Preciso: Vygotsky e a mediação pedagógica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Ler o corpo que ensina - uma aproximação dos efeitos de sentido dos gestos de proximidade corporal entre professoras e crianças das séries iniciais do ensino fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; Ensinar é preciso: o desafio da democratização do saber na escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Histórias na mesa: alimentação como compreensão de vida. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Processos de integração à docência nas narrativas de jovens professoras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; Alfabetização e Letramento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Formação do Professor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Contar a vida: possibilidades e contribuições dos relatos de experiencia e das histórias de vida para o estudo dos processos de formação de professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; PINTO, Ana Lúcia Guedes . Literatura no processo de formação inicial do professor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; A constituição do ser profissional nas narrativas de jovens professoras acerca de sua iniciação no simpósio Discurso, educação e mídia: a formação do leitor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; A pesquisa no ensino: uma abordagem histórico cultural . 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Educação e Educação Física. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Trabalho docente na formação inicial: a prática de ensino - apontamentos teórico-metodológicos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; Leitura e escrita na formação de professores: diálogos com a literatura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; A prática pedagógica no contexto da diversidade e da inclusão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Compromissos, perspectivas e desafios. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; A cultura do professor e a transmissão do conhecimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; A cosntituição do ser profissional nas narrativas de jovens professoras acerca de sua iniciação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; A prática produção de textos nas séries iniciais do ensino fundamental: as mediações da professora e o desenvolvimento da reflexividade nas crianças. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; As vozes e os sentidos da prática pedagógicas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Síntese analítica: um pensar para a escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Painel: Cultura da participação e a participação da cultura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Debatedora do trabalho: Lembranças da vida e da morte: pensando com Elias acerca do que contamos às crianças. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FONTANA, R. A. C. ; Mocinha, Dona Maria, Dona Maria do Ó: as mulheres professoras e a iniciação escriturística do menino no patriarcalismo rural brasileiro. Uma Leitura a partir de infância de Graciliano Ramos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; As meninas leitoras e o menino leitor em Infância, possíveis mediadoras de uma relação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; A Professora pesquisa em sala de aula?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Como nos tornamos Educadoras: lembranças. memórias. registros. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; GUEDESPINTO, A. L. . Mocinha, Dona Maria, Dona Maria do Ó: as mulheres professoras ea iniciação escriturística do menino no patriarcalismo rural brasileiro. Uma leitura a partir de Infância de Gracilaino Ramos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUEDESPINTO, A. L. ; FONTANA, R. A. C. . As meninas leitoras e menino leitor em "Infâncai". 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; Exercícios de aprender: dos modos de ver, dos modos de ler e de dizer por escrito o ofício de professor/a nas experiências de formação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; A educação no corpo - as torturas da infância. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Avaliando a formação de professores. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Os desafios da educação escolar de crianças com dificuldades acentuadas para aprender. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; GUEDESPINTO, A. L. . A educação no corpo- as torturas da infância. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; Exercícios de aprender: dos modos de ver, dos modos de ler, dos modos de dizer por escrito o oficio de professor/a nas experiências da formação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; A sala de leitura e a formação do cidadão leitor. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Relacionamento Professor-Aluno no cotidiano escolar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; A avaliação numa perspectiva sócio-cultural. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Produção de texto: uma abordagem Histórico-Cultural. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Professora-pesquisadora ou das possibilidades de aportar em ilhas desconhecidas no cotidiano familiar da sala de aula. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Pôster: Professores e estagiários - sujeitos de uma complexa e velada relação de ensinar e aprender. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Como nos tornamos professoras. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Pôster: Experenciando a narração: relato de uma prática. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Pôster: Currículo em ação: anotações sobre os usos avaliação no cotidiano da prática pedagógica.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Paper: A constituição do *ser profissional* no trabalho: rituais de iniciação de jovens professoras. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, R. A. C. ; A escola como polifonia: uma complsição a partir de narrativas do cotidiano escolar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FONTANA, R. A. C. ; Sobre a aula: sentidos possíveis no cotidiano da prática docente. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; A pesquisa como dialogia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Relação professor-aluno e a mediação do conhecimento. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Estratégias de ensino-aprendizagem: a perspecitva de Vygotsky. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; A produção da criança como fonte de indícios para o trabalho docente. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Zona de desenvolvimento proximal e avaliação escolar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Fios que se entrelaçam na relação com o outro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Professora pesquisadora ou das possibilidades de aportar em 'ilhas desconhecidas' no cotidiano familiar da sala de aula. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; GUEDESPINTO, A. L. . Professores e estagiários - sujeitos d euma complexa e velada relaão de ensinar e aprender. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUEDESPINTO, A. L. ; FONTANA, R. A. C. . Experienciando a narração: relato d euma prática. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; A pesquisa como dialogia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; A constituição do ser professora no trabalho coletivo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; GERALDI, Corinta Maria Grisolia . A produção do conhecimento no cotidiano escolar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; A produção do fracasso dos (nos) professores. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; As contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a Educação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; A pesquisa em Educação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Como nos tornamos professoras? Trabalho, Gênero e Subjetividade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Leitura e produção: uma proposta para o ensno. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Constituição da subjetividade e trabalho docente. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Como se constitui o ser educador?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; As relações de conhecimento na escola: práticas e possiibilidades. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Poster: A constituição do ser profissional na mulher professora . 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, R. A. C. ; Trabalho pedagógico na escola. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Apresentação de pesquisa concluída: Como nos tornamos professoras? Aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Professor de Dança: quem é ele?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Como nos tornamos professoras? Aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; O que se constitui o ser Educador?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; O registro do fazer pedagógico como possibilidade de reflexão e pesquisa. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Vida - espaço, tempo e movimento. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, R. A. C. ; PREZZOTTO, Marissol . Utilização de histórias e contos de fadas no trabalho educativo com crianças. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FONTANA, R. A. C. ; O corpo na escola: o papel da estagiária de dança. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Avaliando os conhecimentos e seu percurso de elaboração. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Comportamento na sala de aula de dança. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Da produção de texto à história temática. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; As práticas na sala de aula - a produção da escrita. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, R. A. C. ; Processo de produção do conhecimento nas séries iniciais. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; O desenvolvimento da inteligência na criança - uma análise na perspectiva histórico-cultural. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, R. A. C. ; O processo de conceitualização nas relações de ensino. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAYER, M.O. ; ASSOLINI, F.E.P. ; DICKEL, Adriana ; DRESH, M. ; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar ; CASSIANI, S. ; OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de ; ALMEIDA, Maria José P Monteiro de ; SORPRESO, T. P. ; BADIA, M. C. . Histórias e sentidos da leitura para professores em formação 2011 (Organização dossiê).

  • "Histórias e sentidos da leitura para professores em formação", 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Prefácio à 1ª edicação da coletânea Formação Continuada de professores- processos formativos e investigativos. Ribeirão Preto, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Escrevendo e lendo na escola: a mediação como princípio da organização do trabalho pedagógico. Campinas: SME/DEPE e CEFIEL/IEL/UNICAMP, 2007 (Caderno Temático de Formação: O Ensino Fundamental de Nove Anos e o ciclo de alfabetização: teorias).

  • Prefácio à quarta edição do livro Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Prefácio à terceira edição do livro: Como nos tornamos professora?. Belo Horizonte, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Prefácio do Livro: Na periferia do sonho - crônicas de uma experiência de formação de professoras. Belo Horizonte/MG, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Prefácio à 3a. edição do livro Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

FONTANA, R. A. C. ; Revista Comunicações. 2009.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Teoria e Prática da Educação. 2004.

FONTANA, R. A. C. ; Consultoria à Comissão de Livros da Editora da UNIMEP. 2003.

FONTANA, R. A. C. ; Assessoria Técnico-Científica à Fundação Editora da UNESP. 2000.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de 2º leitor sobre o Trabalho de Conclusão de Curso de Carolina Rodrigues de Magalhães. 2010.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de 2º leitor sobre o Trabalho de Conclusão de Curso de Silvia P. Fabri Pereira. 2010.

FONTANA, R. A. C. ; Educação e Pesquisa. 2010.

FONTANA, R. A. C. ; Revista Poiesis pedagógica. 2010.

FONTANA, R. A. C. ; Revista de Educação. 2010.

FONTANA, R. A. C. ; Revista Proposições. 2009.

FONTANA, R. A. C. ; Educação:Teoria e Prática. 2009.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de 2º leitor sobre o Trabalho de Conclusão de Curso de Patrica Ottoni. 2008.

FONTANA, R. A. C. ; Revista Eletrônica Ciência e Ensino. 2008.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Teoria e Prática da Educação. 2007.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer sobre a Dissertação intitulada: Alfabetização e letrameto: um estudo com professoras alfabetizadoras acerca da apropriação de novos enfoques teóricos. 2007.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araújo. 2007.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Ana Francisca Cordeiro de A. Machado. 2007.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Juliana Garcia Mariano. 2007.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Maria Hildegardes Rodrigues. 2007.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Leila Aparecida Ramos. 2006.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer sobre os artigos Lês figures du lien dans lês récits de formation: liens formateurs, deformateurs et transformateurs. 2006.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Rachel Machado Coelho Oliveira. 2006.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Vanessa Paula Portioli. 2006.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Antonia Shirley Rovere Capellato. 2005.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Alessandra Aparecida Ramalho Camarotto. 2005.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Lucinéia Aparecida Mendes. 2005.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Maria Aparecida da Silva Lopes Pedro. 2005.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Pro-Posições. 2005.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Simone de Oliveira Santos. 2005.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Cristina Ferreira de Moraes. 2005.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Pro-Posições. 2004.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Editora Autores Associados Ltda. 2004.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). 2004.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Patrícia Donizete Bernardo . 2004.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Nádia Izumi Yamaguti. 2004.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Teoria e Prática da Educação. 2003.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Teoria e Prática da Educação. 2002.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Comunicações. 2002.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Laís Pereira de Oliveira. 2002.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Daniela Pereira de Moraes. 2002.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Kelly Cristina Pessanha Santos. 2002.

FONTANA, R. A. C. ; Parecer de Segundo Leitor do TCC de Tatiana Picarelli Marcolino. 2002.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Teoria e Prática da Educação. 2001.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Ciência & Ensino. 2001.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Teoria e Prática da Educação. 2000.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Teoria e Prática da Educação. 1999.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Educação & Sociedade . 1998.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Teoria e Prática da Educação. 1998.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Educação & Sociedade . 1997.

FONTANA, R. A. C. ; Parecerista da Revista Educação & Sociedade . 1996.

A produção da leitura no processo de formação inicial de professores: uma aproximação enunciativo discursiva. 2010. (Relatório de pesquisa).

Relatório das atividades desenvolvidas durante o semestre sabático usufruído no período de setembro de 2009 a março de 2010. 2010. (Relatório de pesquisa).

FONTANA, R. A. C. ; Mini-curso: Identidade profissional e formação continuada. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Produção do ensino, saberes cotidianos e científicos no imaginário de estudantes universitários. 2008. (Relatório de pesquisa).

FONTANA, R. A. C. ; Curso de Formação de Professores Tutores : Pró-Letramento de Alfabetização e Linguagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; Modos de Olhar para a produção escolar do aluno: alguns possíveis educativos, no 13º Encontro Nacional de Educadores de Paulínia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; Psicogênese de Língua Escrita. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou o módulo Reflexões sobre as idéiasde Piaget e de Vygotsky, na disciplina EL 785, na modalidade Licenciatura em Educação Física. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; Teoria e Prática em Alfabetização I. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou curso: Alfabetização e Letramento na disciplina Pressupostos Psicológicos da Alfabetização, do 28º Programa de Pós-Graduação lato sensu. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTANA, R. A. C. ; A elaboração de conceitos na escola. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou aula junto à Disciplina EL 785 - Prática de Ensino de Educação Física e Estágio Superivisionado I, sobre o tema Princípios gerais sobre as idéias de Piaget e Vygotsky. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou aula na disciplina RM 229 - A, sobre o tema: Desenvolvimento Cognitivo, para médicos residentes. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou aula na disciplina RM 229 - A, sobre o tema: Desenvolvimento no Primeiro Ano de Vida, para médicos residentes. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou aula na disciplina Pressupostos Psicológicos da Alfabetização, do 21º Programa de Pós-Graduação lato sensu. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou aula na disciplina Pressupostos Psicológicos da Alfabetização, do 23º Programa de Pós-Graduação lato sensu. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou aula na disciplina Pressupostos Psicológicos da Alfabetização, do 24º Programa de Pós-Graduação lato sensu. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou aula na disciplina Pressupostos Psicológicos da Alfabetização, do 25º Programa de Pós-Graduação lato sensu. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou aula na disciplina Pressupostos Psicológicos da Alfabetização, do 26º Programa de Pós-Graduação lato sensu. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou aula junto à Disciplina EL 785 - Prática de Ensino de Educação Física e Estágio Superivisionado I, sobre o tema Princípios gerais sobre as idéias de Piaget e Vygotsky. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou aula na disciplina RM 229 - A, sobre o tema: Desenvolvimento Cognitivo, para médicos residentes. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou a disciplina Metodologia do Trabalho Científico, módulo V, no Curso de Especialização em Educação Especial. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTANA, R. A. C. ; O desenvolvimento humano segundo Vygotsky. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONTANA, R. A. C. ; Minicurso: O brinquedo e o jogo na escola infantil e primeiras séries. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou aula na disciplina RM 229 - A, sobre o tema: Desenvolvimento Cognitivo, para médicos residentes. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; Ministrou aula na disciplina RM 229, sobre o tema: Desenvolvimento Cognitivo, para médicos residentes. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; O desenvolvimento da escrita na criança - uma abordagem histórico-cultural.. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; A criança na cultura e o papel da escola, para as professoras da Pré escola da Rede Municipal. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTANA, R. A. C. ; O processo de conceitualização na criança em uma perspectiva histórico-cultural. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; Desenvolvimento cognitivo. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, R. A. C. ; A elaboração conceitual na dinâmica das relações de ensino, no 2º ENEP. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Processos de criação no trabalho docente, Descrição: A proposta desta pesquisa é focalizar os percursos criativos que se produzem no movimento de construção do trabalho docente, tendo em vista compreender o que torna possíveis sua emergência e desenvolvimento e os mecanismos que sustentam essa produção. Para tanto, pretendemos analisar situações de sala de aula, por nós documentadas, através da reunião e da análise semiótica dos documentos de processo (Salles, 2004) a elas relativos e de conversas com os professores-autores sobre esses documentos e sobre o trabalho produzido. Definidos por Salles como registros materiais, de natureza diversa (tais como rascunhos, esboços, esquemas gráficos, roteiros, apontamentos, diários, anotações, reflexões, planejamentos, correspondências, resumos), produzidos pelos criadores, os documentos de processo indiciam o armazenamento de informações feito por eles e suas experimentações, que são dois elementos constitutivos de todo e qualquer percurso criativo, ainda que vividos sob diferentes formas. Por sua vez, as conversas com os professores-autores, segundo Salles, são também documentos que oferecem dados importantes para o estudo dos percursos criativos, mas têm um caráter retrospectivo que os coloca fora do momento mesmo da criação No cotejamento entre esses indicadores diversos pretendemos nos aproximar da gênese e do desenvolvimento dos percursos criativos, ainda na singularidade do trabalho de alguns professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Roseli Aparecida Cação Fontana - Coordenador / Aline Shiora - Integrante / Marcos Forner Leme - Integrante / Denise Krabenbuhl Padula Furgeri - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O corpo que ensina, Descrição: Situado nas interfaces da história cultural, da antropologia, da linguagem e da psicologia, o presente estudo inscreve-se entre aqueles que, interessados em compreender os processos de escolarização produzidos em passado recente, buscam aproximar-se da experiência efetiva dos sujeitos que deles participaram, buscando em seus relatos e memórias elementos que permitam questionar a naturalização dos sentidos atribuídos a tais processos. O corpo que ensina , nele abordado, passou a despertar minha atenção à medida que eu constatava na produção literaria e no trabalho de formação de professores, o quanto a corporeidade da professora é destacada nas memórias e relatos dos tempos de escola. Silenciados em grande parte dos estudos relativos ao ensino e suas práticas, os corpos das professoras, em sua gestualidade, postura, movimentos e vestimentas, sobrepunham-se, naqueles relatos, à lembrança dos conteúdos e das habilidades escolares deliberadamente ensinados por elas. Referidos como corpos reais, que respiravam, tinham cheiro, eram acessíveis ao aluno ou distantes dele, aceitavam e opunham-se às regras de contenção, os corpos docentes rememorados levaram-me a indagar sobre o que teriam ensinado, ainda que não deliberadamente, de modo a serem lembrados 30 a 40 anos depois, por aqueles que relatam suas experiências escolares como alunos. Ancorada nos estudos da história cultural sobre a educação do corpo (Revel,1991; Vigarello,1978; Haroche, 1998), nos estudos de Bakhtin sobre a linguagem e na abordagem da História Oral, tomando como referência a perspectiva dos estudos de Portelli, procura-se apreender, neste estudo indicadores dos sentidos de que a corporeidade, tal qual vivida por aquelas professoras no desempenho de suas atividades, se revestiu na memória de seus alunos; das formas de sociabilidade que tais comportamentos corporais instauraram na dinâmica da vida escolar e dos problemas e valores de que os gestos e posturas daquelas professoras foram portadores para a. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roseli Aparecida Cação Fontana - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    A Produção Da Leitura No Processo de Formação Inicial de Professores: Uma Aproximação Enunciativo-Discursiva., Descrição: Este projeto propõe-se a documentar e analisar a produção da leitura na formação inicial de professores. O interesse por essa investigação enraíza-se nos embates que se tecem em torno das condições em que a leitura tem sido produzida na escola básica; nas próprias dificuldades enfrentadas, como docentes, para instaurar e sustentar a leitura, em um contexto em que, reconhecidamente, as práticas de leitura entre estudantes universitários se modificaram, mesmo nas carreiras das humanidades, em que a fronteira entre a leitura fruição e a leitura de trabalho é mais difusa; nos efeitos da tendência utilitarista dos saberes que vem transformando a leitura na busca de informação e no reconhecimento das mediações da cibercultura sobre os modos de ler. Consideradas essas condições e o fato de que a leitura na formação inicial de professores não é apenas mediadora do acesso aos conhecimentos relativos ao ensino, à organização da escola e às práticas profissionais, mas uma prática constitutiva de uma identidade como leitor e como professor, que é mediada pelos gestos de leitura do formador, optou-se neste estudo por indagar pelas condições de leitura possibilitadas nas disciplinas teórico-práticas da formação (Prática de Ensino, Metodologia do Ensino, Didática, Estágio Supervisionado), elegendo como foco as relações de ensino compartilhadas com os estudantes. Assumindo a centralidade da atividade discursiva, como princípio de pesquisa, o estudo assenta-se em uma concepção de linguagem segundo a qual esta se funda em e é constitutiva das relações sociais. Tal concepção de linguagem é tributária das contribuições de Bakhtin em que se compreende a leitura como prática social constitutiva de sujeitos capazes de inteligir o mundo e de nele atuar, instauradora de diálogos em várias dimensões espaciais e temporais. Nessa perspectiva, o trabalho de análise implica a compreensão do discurso produzido em sua relação com outros discursos que o constituem e aos quais ele remete, na dinâmic. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Roseli Aparecida Cação Fontana - Coordenador / Adriana Dickel - Integrante / Claudio Borges da Silva - Integrante / Maria José P Monteiro de Almeida - Integrante / Tatiana Bolivar Lebedeff - Integrante / Fabiana Furlanetto de Oliveira Pavanelli - Integrante / Maria Emilia Caixeta de Castro Lima - Integrante / Odisséa Boaventura de Oliveira - Integrante / Suzani Cassiani de Souza - Integrante / Claudia Beatriz de castro nascimento Ometto - Integrante / Carlos Toscano - Integrante / Filomena Elaine Paiva Assolini - Integrante / Flavia Anastácio de Paula - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Produção do ensino, saberes cotidianos e científicos no imaginário de estudantes universitários, Descrição: Preocupados com as formas pelas quais as chamadas "disciplinas das licenciaturas" e as disciplinas de conteúdo têm sido trabalhadas na Universidade e como têm participado do processo de formação profissional dos estudantes licenciados e de outros cursos, os pesquisadores envolvidos neste projeto propõem-se à realização de um conjunto de estudos de caso centrados nas condições concretas de produção do ensino em disciplinas sob sua responsabilidade, considerando os múltiplos aspectos que interferem na elaboração e na preparação dos conteúdos pelo professor, nos procedimentos para mediação desses conteúdos e como os estudantes apropriam-se, prática, discursiva e cognitivamente dos conhecimentos postos em circulação nas aulas e os elaboram. Dado que tais aspectos envolvem as especificidades das ciências e de seu ensino, a valorização social das diferentes profissões e das ciências envolvidas em sua formação, os currículos que orientam a formação e o valor atribuído às disciplinas que os compõem, as teorias relativas ao ensino-aprendizado e as relações concretas que se produzem na dinâmica da aula entre professor, alunos e materiais de ensino, procura-se, no estudo proposto, focalizar a aula como lócus de um complexo processo de produção de sentidos, instaurado, materializado, constituído e mediado pela linguagem, cuja aproximação analítico-interpretativa pode ser feita com as contribuições da análise do discurso (Orlandi, 1987 e Pêcheux, 1988), da teoria da enunciação (Bakhtin,1986) e da concepção de mediação semiótica formulada por Vygotsky (1989,1984). De acordo com esses referenciais, os processos envolvidos na aula são examinados do ponto de vista do fluxo das enunciações, considerando-se a posição de poder dos sujeitos nelas envolvidos, o jogo de imagens recíprocas estabelecido entre os interlocutores, as formações discursivas (Orlandi, 1987), a dialogia e os gêneros de discurso (Bakhtin, 1992) nelas inscritos. Com base nessas considerações, foram definidos como. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Roseli Aparecida Cação Fontana - Coordenador / Maria José Pereira Monteiro de Almeida - Integrante / Pedro da Cunha Pinto Neto - Integrante / Henrique César da Silva - Integrante / Maurício Compiani - Integrante / Pedro Wagner Gonçalves - Integrante / Yara Kulaif - Integrante / Denise Bacci - Integrante / Salete Linhares Queiroz - Integrante / Dulcemeire Zanon - Integrante / Roberto Nardi - Integrante / Odisséa Boaventura de Oliveira - Integrante / Suzani Cassiani de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2006

    Rituais de Iniciação Docente, Descrição: O projeto de pesquisa em andamento, nasceu do interesse em adensar a compreensão da constituição do "ser profissional" em mulheres professoras, na especificidade de suas condições sociais de produção nas relações de trabalho. Nele tenho me voltado para os anos iniciais do exercício do magistério, tomando-os como locus de investigação dos aspectos rituais que marcam a integração de jovens mulheres à docência. Entendendo o ritual como histórias que a sociedade conta sobre si própria (Geertz,1978) re-significando fatos do domínio da vida cotidiana e ordinária de forma a enfatizar alguns aspectos das relações sociais em detrimento ou em complementaridade a outros, expondo-os enquanto alternativas para a vida social, tanto no sentido da sua legitimação, quanto da veiculação de contestações a ela (Turner, 1974; da Matta, 1979), tenho procurado apreender: - que sentidos, normas, padrões e valores relativos à atividade docente são fortalecidos, neutralizados ou invertidos no processo de incorporação das professoras iniciantes ao magistério; - como as professoras iniciantes têm vivido esses ritos de passagem e que possibilidades de sentido têm produzido, em sua experiência singular frente à personagem-professora paradigmática; O percurso metodológico tem se caracterizado pelo registro de narrativas que professoras iniciantes compartilham comigo acerca de seu noviciado profissional, considerando que nessas hitórias que contamos ao outro, contamo-nos a nós mesmos, dando a ver histórias de nós mesmos que nos chegam através do outro e que são constitutivas de nossa identidade. O acesso a essas narrativas foi-se edificando sobre a comunidade de vida e de discurso existente entre as narradoras e sua ouvinte (Benjamin,1987). Além de sermos mulheres-professoras, uma intersecção produziu-se entre nossas vidas -fui (ou ainda) sou professora dessas jovens professoras na universidade. Nessa relação, temos compartilhado as dificuldades e ansiedades de nossa iniciação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roseli Aparecida Cação Fontana - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Contribuições da formação inicial e continuada na construção da epistemologia da prática docente, Descrição: O projeto, iniciado em maio de 2002, reúne 5 pesquisadores e 18 estudantes agrupados em três linhas de pesquisa: - a pesquisa do professor: estudos desenvolvidos por professores, no âmbito das escolas de ensino fundamental e médio, que examinam a produção da própria prática docente, na peerspectiva da investigação ação. - desenvolvimento profissional: estudos que analisam os processos através dos quais os professores de diferentes níveis de ensino se apropriam das propostas de inovação curricular e as elaboram em suas práticas - produção de saberes: estudos que examinam os processos de elaboração/construção de conhecimentos sobre as especificidades dos saberes docentes que se produzem nas interações da prática pedagógica desenvolvida por professores nos cursos de formação inicial e nas parcerias entre professores do ensino fundamental e educação infantil, no âmbito da educação continuada. Com esse trabalho, pretende-se colocar em discussão e aclarar o conceito de epistemologia da prática, dele derivando princípios metodológicos para a reconfiguração dos processos de formação inicial e continuada, bem como orientações temático-metodológicas para as pesquisas relativas à formação docente. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Roseli Aparecida Cação Fontana - Integrante / Roseli Pacheco Schnetzler - Coordenador / Sueli Mazzillli - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais. , Rua Bertrand Russel, 801, Barão Geraldo, 13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6120, Telefone: (19) 35215640, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - 2004

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor doutor III, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2002 - 03/2004

    Pesquisa e desenvolvimento Programa de Pós Graduação Em Educcação.,Linhas de pesquisa

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Alfabetização

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Formação Docente, Seminários do Núcleo de Formação de Professores, Educação e Interdisciplinaridade, Tópicos especiais - aportes da teoria da encunciação para apesquisa em educação

  • 04/2002 - 04/2002

    Serviços técnicos especializados Programa de Pós Graduação Em Educcação.,Serviço realizado, Parecerista da Revista Comunicações.

2004 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2004

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 2002

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.

  • 07/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pro-Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do Comitê da Pró-Reitoria de pesquisa e da Pró-Reitoria da Graduaçãopara o programa PIBIC/CNPq.

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 153 Metodologia do Ensino Fundamental

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 200 Estágio Supervisionado I - turmas A e D

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ED 418 Modos de Olhar a Produção Escolar, ED 492 Atividades Programas de Pesquisa de Doutorado I

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 159 Prática de Ensino nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 200 Estágio Supervisionado I

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 200 Estágio Supervisionado I

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FP 153 Metodologia do Ensino Fundamental

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ED 490 Atividades Programas de Pesquisa de Mestrado I, ED 417 A produção das relações de ensino - sujeitos, tempo, espaço

  • 08/2004 - 11/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FP 152 Didática - teoria pedagógica

  • 03/2004 - 06/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FP 159 Prática de Ensino nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

  • 08/2003 - 11/2003

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ED 493 Atividades Programadas de Pesquisa de Doutorado II

  • 08/2003 - 11/2003

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ED 417 A produção das relações de ensino - sujeitos, tempo, espaço

  • 08/2003 - 11/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FP 152 Didática - teoria pedagógica

  • 03/2003 - 06/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FP 153 Metodologia do Ensino Fundamental

  • 08/2002 - 11/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 200 Estágio Superivisionado

  • 03/2002 - 06/2002

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ED 492 Atividades Programadas de Pesquisa de Doutorado I

  • 03/2002 - 06/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FP 153 Metodologia do Ensino Fundamental

  • 02/2000 - 04/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.

  • 01/1994 - 04/2002

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.,Atividade de extensão realizada, Cursos ministrados a professores do Ensino Fundamental por solicitação de Secretarias Municipais de Educação.

  • 01/2001 - 12/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.,Atividade realizada, Parecerista do periódico Ciência e Ensino - publicado pelo GEPCE - FE.

  • 08/2001 - 11/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 153 Metodologia do Ensino Fundamental

  • 08/2001 - 11/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 153 Metodologia do Ensino Fundamental

  • 05/2001 - 10/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.,Cargo ou função, Presidente da Comissâo Especial de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação.

  • 03/2001 - 06/2001

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ED 490 Atividades Programadas de Pesquisa de Mestrado I

  • 03/2001 - 06/2001

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ED 491 Atividades Programadas de Pesquisa de Mestrado II

  • 03/2001 - 06/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 159 Prática de Ensino nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

  • 08/2000 - 11/2000

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ED 493 Atividades Programadas de Pesquisa de Doutorado II

  • 08/2000 - 11/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 200 Estágio Superivisionado

  • 01/1998 - 07/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.

  • 03/2000 - 06/2000

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ED 404 - Métodos do Trabalho Docente

  • 03/2000 - 06/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 159 Prática de Ensino nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

  • 03/2000 - 06/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 172 Organização do trabalho cotidiano da sala de aula

  • 01/1998 - 12/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.,Cargo ou função, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Continuada - GEPEC.

  • 08/1999 - 11/1999

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, FE 190 - Seminário de Pesquisa I - Saberes Docentes

  • 08/1999 - 11/1999

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, FE 902 Atividades Programadas de Pesquisa

  • 08/1999 - 11/1999

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 153 Metodologia do Ensino Fundamental

  • 09/1998 - 08/1999

    Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.,Cargo ou função, Coordenadora Associada do Curso de pedaagogia.

  • 03/1999 - 06/1999

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ED 404 - Métodos do Trabalho Docente

  • 03/1999 - 06/1999

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 152 Didática - teoria pedagógica

  • 03/1999 - 06/1999

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 159 Prática de Ensino nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

  • 09/1998 - 06/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.,Cargo ou função, Membro da Sub-comissão PROIN.

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Especialização Em Educação Especial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do trabalho científico

  • 08/1998 - 11/1998

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EP 208 Pesquisa Pedagógica II, EP 209 Seminário de Pesquisa Pedagógica II

  • 03/1998 - 08/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.,Cargo ou função, Membro da comissão de Graduação, representante do DEME - Curso de Pedagogia.

  • 03/1998 - 06/1998

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado

  • 08/1997 - 11/1997

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado

  • 03/1994 - 11/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.,Linhas de pesquisa

  • 03/1997 - 06/1997

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Fundamental, Didática

  • 08/1996 - 11/1996

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Fundamental

  • 03/1996 - 06/1996

    Ensino, Ciência Arte e Prática Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Concepções e organização do trabalho pedagógico

  • 08/1995 - 11/1995

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Fundamental, Didática

  • 03/1995 - 06/1995

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Fundamental, Didática

  • 08/1994 - 11/1994

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Fundamental, Didática

  • 03/1994 - 06/1994

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Metodologia do Ensino Fundamental, Prática de Ensino na Escola Fundamental, Estágio Supervisionado na Escola Fundamental, Pesquisa Pedagógica, Organização do Trabalho Docente no cotidiano da sala de aula, Estágio Supervisionado - Ensino Fundamental

1993 - 1994

Colégio Ave Maria Campinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0

Outras informações:
Professora do Curso de 2º Grau - Habilitação para o Magistério

1993 - 1994

Colégio Ave Maria Campinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 0

Outras informações:
Assessoria pedagógica junto à equipe de Coordenadores de Área e de Curso do Colégio Ave Maria (Campinas)

1992 - 1992

Colegio Anglo de Campinas

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0

Outras informações:
Professora das séries iniciais do 1º Grau

1988 - 1992

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0

Outras informações:
Professora do Departamento de Estudos Especializados

Atividades

  • 01/1988 - 12/1992

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Profissional Supervisonada II

  • 11/1991 - 12/1991

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação

1985 - 1992

Escola Municipal de 1o Grau Prof Ciro Exel Magro

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 0

Outras informações:
Aprovada em concurso público realizado em setembro de 1984

1983 - 1985

Colégio Notre Dame de Campinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Primária, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora das séries iniciais do 1º Grau

1983 - 1983

Colégio Notre Dame de Campinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 0

Outras informações:
(em caráter de substituição).

1980 - 1982

Centro de Re Educação de Campinas

Vínculo: Autonoma, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 0

1978 - 1983

Escola Comunitária de Campinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0

Outras informações:
Professora auxiliar das séries iniciais do 1º Grau de maio de 1978 a janeiro de 1979; Professora das séries iniciais do 1º Grau de janeiro de 1979 a janeiro de 1983.