Maria Regina Namura
Doutorado e Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular Aposentada: Universidade de Taubaté, Coordenadora de TCC e Assistente da Direção do Curso de Psicologia UNITAU, participou como pesquisadora do NEPPS/UNITAU: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais e do GT-3 ANPEPP: A Psicologia Sócio-Histórica e o contexto brasileiro da desigualdade social, participação atual como convidada. Criou e coordenou o Curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro de Atividades Desenvolvimento e Estudos - CADE, credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia. É Consultora em empresas públicas e privadas com experiência em Diagnóstico Organizacional, Avaliação de Competências, Gestão de Pessoas, Saúde Mental no Trabalho com fundamentos teórico-metodológicos da Psicologia Social Crítica. Participação especial no Projeto de Pesquisa e Extensão no ITA/Departamento de Humanidades financiado pela FAPESP pelo Programa de Melhoria do Ensino Público.
Informações coletadas do Lattes em 25/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)
1998 - 2003
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O sentido do sentido em Vygotsky
Bader Burihan Sawaia. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Sentido; Estética; Subjetividade; subjetividade/sujeito/emancipação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Educação Superior.
Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)
1994 - 1996
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A interiorização do discurso da mudança e a constituição do sujeito gerente - uma análise psicossocial,Ano de Obtenção: 1996
Bader Burihan Sawaia.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Psicologia social; Constituição do sujeito-gerente; Discurso da mudança.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social. Setores de atividade: Outros Setores; Educação.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Arte.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Fatores Humanos no Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: ANÁLISE CRÍTICA DAS CATEGORIAS DA PSICOLOGIA SOCIAL.
Organização de eventos
NAMURA, M. R. ; VIDEIRA, Edna Maria ; Régis de Toledo Souza ; Cecilia Pescatore . X ENCONTRO REGIONAL DA ABRAPSO. 2010. (Congresso).
BARBAGALLO, Leonardo ; BRISOLA, Elisa Maria Andrade ; NAMURA, M. R. . Encontro das Instituições sem-fins lucrativos de Taubaté. 2006. (Outro).
Participação em eventos
I Encontro De Psicologia Social ABRAPSO VALE DO PARAÍBA.ESTÉTICA E PSICOLOGIA SOCIAL. 2010. (Encontro).
Semana da Psicologia da Universidade de Taubaté.Competências nas Diretrizes Curriculares do Curso de Psicologia. 2010. (Encontro).
XII Simpósio da ANPEPP.O significado do termo Sócio-Histórica e sua relação com a Psicologia Social. 2008. (Simpósio).
II Colóquio de Psicologia da Arte.O aporte da estética na categoria sentido no pensamento de Vygotski. 2007. (Outra).
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão. Diagnóstico Organizacional: identificando necessidades de desenvolvimento. 2006. (Congresso).
Hacia una psicologia sin fronteras. 30o. Congresso Interamericano de Psicologia. 2005. (Congresso).
O artigo científico: escrevê-lo, avaliá-lo, publicá-lo. 2005. (Oficina).
Questões sobre o método materialista-histórico-dialético. 2005. (Seminário).
XXVI Semana da Psicologia.Segurança no Trabalho e Psicolgia: uma análise dejouriana. 2005. (Encontro).
I CIBRAPEQ. 1a.Conferência Internacional do Brasil de Pesquisa Qualitativa. 2004. (Congresso).
VI SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Unifmu.Psicologia Organizacional e do Trabalho: Função Social, Campo de Trabalho, Estudo e Pesquisa. 2004. (Simpósio).
Instituições Concretas: Práticas Subjetivantes.As práticas da Psicologia nas Organizações: uma análise crítica. 2003. (Simpósio).
XXVIII - Congresso Interamericano de Psicologia. Humilhação, Solidão e Culpa - uma análise do sofrimento ético-político. 2001. (Congresso).
Novas Condições de produção de conhecimento: globalização e práticas sociais.. 2000. (Congresso).
V Encontro de Iniciação Científica da UNITAU.Reestruturação Produtiva, Trabalho e Subjetividade. 2000. (Encontro).
I seminario do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho.Mercado informal, empregabilidade e cooperativismo: as transformações das relações no mundo contemporâneo. 1999. (Seminário).
X Encontro Nacional da Abrapso.Emoções na Dialética Inclusão/Exclusão: um enfoque Ético-Político. 1999. (Encontro).
XVII Congresso Interamericano de Psicologia. Empregabilidade: uma estratégia de exclusão sustentada no meno e na culpabilização do indivíduo para manter a ordem social.. 1999. (Congresso).
XXVII Congresso Interamericano de Psicologia. Congreso Interamericano de Psicologia. 1999. (Congresso).
II Seminário do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho. 1998. (Seminário).
Las nuevas epistemologias de la complexidad. 1997. (Seminário).
A questão social no contexto da globalização.Seminário Internacional: A Questão Social no contexto da globalização. 1996. (Seminário).
Participação em bancas
NAMURA, M. R.; Ozella, Sérgio; Spink, Mary Jane Paris. O Sentido de Adolescência numa perspectiva sócio-histórica: um estudo com um profissional que utiliza a Arte-Educação no trabalho com Adelescentes. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
NAMURA, M. R.. A FELICIDADE PÚBLICA NO ENFRENTAMENTO AO HOMO FELIX - OU BUSCA DO SENSUS COMMUNIS. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
NAMURA, M. R.. Estruturação de uma Técnica Projetiva de Interesses para Orientação Profissional de Adolescentes. 2004 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CASTRO, P.F.;NAMURA, M. R.. Vulnerabilidade ao estresse e habilidades sociais em funcionários públicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
Cecilia Pescatore;NAMURA, M. R.; Régis de Toledo Souza. O Fracasso Escolar na visão de Professores do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
Cecilia Pescatore;NAMURA, M. R.. Programa Municipal Antidrogas de SJCampos- Políticas Públicas com foco no indivíduo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
FREITAS, L.A.;NAMURA, M. R.. Identidade Profissional: construindo a hist vida prof frente aos desafios do Merc Trab no 3o.Mile. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
FREITAS, L.A.;NAMURA, M. R.. A construção da identidade profissional do portador de Síndrome Down e proc inc/exc mercado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
Régis de Toledo Souza;NAMURA, M. R.; Cecilia Pescatore. O brincar na sociedade contemporânea: uma análise das propagandas da Barbie. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
NAMURA, M. R.. Trabalho Feminino no setor produtivo de uma indústria automobilística. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
Cecilia Pescatore;NAMURA, M. R.; Régis de Toledo Souza. Metamorfoses ambulantes: um estudo de identidade de um morador de rua. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
Cecilia Pescatore;NAMURA, M. R.. A concepção de fracasso escolar para alunos da educação de jovens e adultos - EAJ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
Regis Toledo;NAMURA, M. R.. O segredo do "O Segredo": uma análise discursiva.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
Regis Toledo;NAMURA, M. R.; COBRA, C.M.. "O Monge e o Executivo" - uma análise crítica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
Regis Toledo;NAMURA, M. R.; Cecilia Pescatore. Violência Doméstica: apontamentos sobre a questão da Mulher. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
TADEUCCI, M de Sá;NAMURA, M. R.. Assédio Moral no ambiente de trabalho:implicações sobre a saúde psíquica do trabalhador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
TADEUCCI, M de Sá;NAMURA, M. R.. Habilidades Gerenciais: expectativas sobre o comportamento de um lider.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
Regis Toledo; Cecilia Pescatore;NAMURA, M. R.. Sindicalismo e Alteridade: a demarcação do "Eles" dentro do "Nós".. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté.
NAMURA, M. R.. Concurso Público para provimento de Professor Assistente de Psicologia Social. 2005. Universidade de Taubaté.
NAMURA, M. R.. Avaliaçào Adhoc de artigo em periódicos. 2005. Universidade São Marcos.
RAMOS, Carlos Eduardo;NAMURA, M. R.. A Constituição da Ciência Moderna e o surgimento da Psicologia. 2005. Universidade de Taubaté.
NAMURA, M. R.. Qual o significado do sucesso profissional: um estudo qualitativo com grupos. 2005. Universidade de Taubaté.
NAMURA, M. R.. Estresse Ocupacional: um estudo psicossocial com trabalhadores industriais. 2005. Universidade de Taubaté.
NAMURA, M. R.. Movimentos Sociais: da constituição do sujeito à formação da subjetividade. 2005. Universidade de Taubaté.
NAMURA, M. R.. A atuação da energia arquetípica nas mulheres que trabalham em uma delegacia da mulher. 2005. Universidade de Taubaté.
NAMURA, M. R.. Banca de seleção de professor em Psicologia do Trabalho. 2002. Universidade São Marcos.
Orientou
Trabalhando com o Lazer; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia nas Organizações, Processos de Trabalho) - Centro de Atividades Desenvolvimento e Estudos; Orientador: Maria Regina Namura;
A Relação entre Cultura e Comunicação nas Organizações; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia nas Organizações, Processos de Trabalho) - Centro de Atividades Desenvolvimento e Estudos; Orientador: Maria Regina Namura;
Planejamento e Desenvolvimento de Carreira; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia nas Organizações eProcessos de Trabalho) - Centro de Atividades, Desenvolvimento e Estudos; Orientador: Maria Regina Namura;
A Subjetividade do trabalhador e os processos de gestão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
Atuação do Psicólogo no Terceiro Setor - uma análise crítica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
O movimento de recusa dos sequestrados do setor bancários; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
Mídia e Arte na produção de sentido; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
Coach - uma leitura crítica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
O sistema prisional na perspectiva dos Agentes Penitenciários do Município de Taubaté; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
O processo de construção da Identidade de um deficiente visual; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
Psicologia do Trânsito e a Psicologia Social; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
O processo de constituição de identidade de um deficiente visual a partir das atividades profissionais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
Homossexualidade na mídia: um estudo sobre preconceito, exclusão e reprodução; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
The Wall: a constituição do sentido; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
Análise Crítica e Desenvolvimento dos Processos de Avaliação de Desempenho; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
Qualificação Profissional e o Mercado de Trabalho; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
Qualificação Profissional: a subjetividade do trabalhador e a condição cidadã; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
Os processos de subjetivação do trabalhador excluído do mercado formal de trabalho; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Taubaté, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Regina Namura;
A (re)construção da subjetividade do trabalhador excluído do mercado formal de trabalho; 2001; Iniciação Científica - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Regina Namura;
Produções bibliográficas
-
NAMURA, M. R. ; BRISOLA, Elisa Maria Andrade ; BARBAGALLO, Leonardo . Notas sobre as tensões entre a modernidade e modernização conservadora na Assistência Social: relações entre organizações filantrópicas e Estado no âmbito local. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional , v. 03, p. 39-58, 2007.
-
NAMURA, M. R. ; BARBAGALLO, Leonardo ; BRISOLA, Elisa Maria Andrade . Perfil do metalúrgico desempregado e o processo de reestruturaçào produtiva.. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional , v. 1, p. 44-69, 2005.
-
NAMURA, M. R. . Por que Vygotsky se centra no sentido: uma breve incursão pela história do sentido na psicologia. Psicologia da Educação , São Paulo, v. 19, p. 91-117, 2004.
-
NAMURA, M. R. . Dialetica exclusão/inclusão, reflexões metodológicas e relatos de pesquisa na perspectiva da Psicologia Social Crítica. 1a.. ed. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 2002. v. 1500. 260p .
-
NAMURA, M. R. . A Constituição do Sujeito-Gerente e o processo de inclusão/exclusão dos novos modelos de gestão.. In: Sawaia, B. B. ; Namura, M.R.. (Org.). Dialética exclusão/inclusão - reflexões metodológicas e relatos de pesquisa na perspectiva da Psicologia Social Crítica. 1a.ed.Taubaté: Cabral Editora Universitária, 2002, v. unico, p. 202-.
-
NAMURA, M. R. . De Fato. Revista da ADUMC - Associação dos Docentes da Universidade Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, p. 14 - 15, 10 out. 2000.
-
FRANCHITO, Raquel ; NAMURA, M. R. . Mídia e Arte na produção de sentido: da passividade à emancipação do homem pela criação. In: Arteterapia no Século XXI - Diversidade e Profissionalização, 2010, São Paulo. Anais do IX Congresso Brasileiro de Arte Terapia. São Paulo: Associação de Arte Terapia do Estado de São Paulo, 2010. v. 01. p. 729-744.
-
NAMURA, M. R. . O aporte da estética na categoria sentido do pensamento de Vigotski. In: II Colóquio de Psicologia da Arte, 2007, São Paulo. Anais do II colóquio de psicologia da arte, 2007.
-
NAMURA, M. R. ; BRISOLA, Elisa Maria Andrade ; BARBAGALLO, Leonardo . A Experiência do Desemprego e os Processos de Subjetivação do Sujeito. In: X ENPESS Encontro Nacional de Pesquisa Serviço Social, 2006, Pernambuco. Crise Contemporânea, Emancipação Política e Emancipação Humana, 2006. v. unico.
-
NAMURA, M. R. ; BRISOLA, Elisa Maria Andrade ; BARBAGALLO, Leonardo . Perfil doTrabalhador desempregado da indústria metalúrgica de São José dos Campos. In: IX Encontro de Pesquisadores em Serviço Social, 2004, Porto Alegre. IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2004. v. 01.
-
NAMURA, M. R. . Arte e Estética: A gênese do Sentido em Vygotsky. In: 1a. Conferência Internacional do Brasil e Pesquisa Qualitativa, 2004, Taubaté. I CIBRAPEQ, 2004.
-
ARAUJO, J. M. ; NAMURA, M. R. . O brinquedo/jogo como mediação da produção de significados de trânsito e políticas públicas. In: XII Encontro de Iniciação Científica, 2007, Taubaté. Linguagem e Sonhos: a pesquisa como projeto do humano, 2007.
-
NAMURA, M. R. ; RAMOS, Larissa Pessanha . Os Processos de Subjetivação do Trabalhador Excluído do Mercado Formal de Trabalho. In: X Encontro de Iniciação Científica e VI Mostra de Pós-Graduação, 2005, Taubaté. Construção do Conhecimento: acumulação ou ruptura?. Taubaté, 2005. v. 1. p. 80-80.
-
NAMURA, M. R. ; RAMOS, Carlos Eduardo . Qualificação Profissional: a subjetividade do trabalhador e a condição cidadã. In: X Encontro de Iniciação Científica, 2005, Taubaté. Construção do Conhecimento: acumulação ou ruptura?. Taubaté: Grafica da Universidade de Taubaté, 2006. v. único.
-
NAMURA, M. R. . Significado e Sentido para o receptor da arte. In: X Encontro de Iniciação Científica, 2005, Taubaté. Construção do Conhecimento: acumulação ou ruptura?. Taubaté: Grafica da Universidade de Taubaté, 2005. v. unico. p. 81-81.
-
NAMURA, M. R. . O sentido em Vygotsky: uma aproximação com a estética e a ontologia do ser social de Lukács. In: X Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico ANPEPP, 2004, Florianópolis. Anais do X Simpósio de Pesquisa ANPEPP, 2006.
-
NAMURA, M. R. . Empregabilidade uma estratégia de exclusão sustentada no medo e na culpabilização do indivíduo para manter a ordem social. In: X Encontro Nacional Abrapso, 1999, São Paulo. A Psicologia Social Brasileira e o Contexto Latino-Americano. São Paulo: Fapesp/Abapso, 1999. v. 01. p. 23-23.
-
NAMURA, M. R. . A configuração da consciência do Trabalhador-Gerente. In: IX Encontro Nacional ABRAPSO, 1997, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Nacional da Abrapso, 1997. v. 1. p. 39-39.
-
NAMURA, M. R. . A produção de significação na análise de discurso: uma reflexão do processo de inclusão/exclusão. In: Emancipação ou Barbárie? Contribuições da Psicologia Social, 1996, São Paulo. Anais do VI Encontro Regional da ABRAPSO/SP, 1996. v. 1. p. 50-51.
Outras produções
NAMURA, M. R. ; VIDEIRA, Edna Maria . Avaliação de Competências para Planejamento de Carreira. 2005.
NAMURA, M. R. ; VIDEIRA, Edna Maria . Manual de Orientação para Avaliação de candidatos em concurso público. 2007.
NAMURA, M. R. ; VIDEIRA, Edna Maria . Psicologia nas Organizações na Perspectiva da Psicologia do Trabalho. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
NAMURA, M. R. . Workshop: Arte, Estética e Psicologia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NAMURA, M. R. ; VIDEIRA, Edna Maria . Psicologia nas Organizações: Possibilidades e Limites. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NAMURA, M. R. ; VIDEIRA, Edna Maria . Psicologia do Trabalho e nas Organizações. 2005 (Coordernação de curso de extensão e especializa'~ao) .
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2010
O significado do termo Sócio-Histórica e sua relação com a Psicologia Social, Descrição: Realizar um levantamento e uma análise das concepções em uso da Psicologia Sócio-Histórica, no sentido de se explicitar as compreensões promover uma reflexão sobre elas. A sócio-histórica como uma abordagem da Psicologia, como uma perspectiva epistemológica, como uma perspectiva ontológicapois se caracteriza fundamentalmente por uma forma de abordar a realidade que garante a apreensão dos fenômenos em seu movimento e constituição, sempre articulados na sua historicidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Regina Namura - Coordenador.
-
1997 - 2005
Trabalho, Subjetividade e Cidadania, Descrição: O NEPPS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais - tem como eixo central a investigação sobre as políticas sociais no Vale do Paraíba. As transformações econômicas, sociais e políticas em curso incidem sobre a questão social e abre vertentes para a investigação das razões e tendências desse processo no Vale do Paraíba. Dessa forma, os estudos e pesquisas objetivam avaliar o impacto da reestruturação produtiva, da relação emprego/desemprego- trabalho formal e informal, das configurações do cenário urbano, rural e suas múltiplas manifestações, do processo de miséria e exclusão social na constituição dos sujeitos coletivos, dos movimentos sociais, suas lutas e subjetividades. Para tal, necessita identificar o perfil e as demandas às políticas sociais e categoria de trabalhadores sociais, o papel do Estado e as políticas setoriais, programas e projetos sociais no enfrentamento da questão social no Vale do Paraíba. Dessa forma, o NEPPS objetiva não só aprofundar as explicações acerca da realidade social brasileira e em especial a do Vale do Paraíba, como apontar as tendências e alternativas que visem o enfrentamento e minimização das desigualdades sociais.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Regina Namura - Integrante / Maria Teresa dos Santos - Integrante / Elisa Maria Andrade Brisola - Coordenador / Leonardo Barbagallo - Integrante., Financiador(es): Universidade de Taubaté - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro de Atividades, Desenvolvimento e Estudos. , Rua Atibaia, 200, Jardim Apolo I, 12030180 - São José dos Campos, SP - Brasil, Telefone: (12) 39218680, URL da Homepage:
Experiência profissional
1988 - Atual
centro de atividades desenvolvimento e estudosVínculo: Sócia-proprietária, Enquadramento Funcional: consultoria psicologia organizacional, Carga horária: 20
Atividades
-
11/1987
Outras atividades técnico-científicas , Empresarial, Empresarial.,Atividade realizada, Avaliação e Desenvolvimento de Recursos Humanos.
1997 - 2011
Universidade de TaubatéVínculo: Concurso Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora Aposentada. Ex-Coordenadora Científico-Pedagógica, Professora e Supervisora de Estágio e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas e Sociais.
Atividades
-
03/2007
Direção e administração, Departamento de Psicologia, .,Cargo ou função, Coordenadora Científica e Pedagógica.
-
03/1998
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Trabalho
-
03/1997
Estágios , Departamento de Psicologia, .,Estágio realizado, Supervisão de Estagio em Psicologia Organizacional e do Trabalho.
2005 - 2005
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Convidado
Outras informações:
Disciplina Eletiva: Pesquisando a dimensão subjetiva na Dialética Inclusão/Exclusão Social. Nível Mestrado/Doutorado.
1998 - 2004
Universidade São MarcosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 12
Atividades
-
01/1998 - 12/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas e Recursos humanos, Supervisão de Estágio
1975 - 1978
Universidade de Mogi das CruzesVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 0
1974 - 1978
Universidade de Mogi das CruzesVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 0
1973 - 1975
Universidade de Mogi das CruzesVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino, Carga horária: 8
Atividades
-
01/1974 - 12/1975
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social
1985 - 1987
Indústria Aeroespacial S AVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Supervisão técnica, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1985 - 12/1987
Serviços técnicos especializados , Indústria Aeroespacial S A, .,Serviço realizado, Avaliação de Potencial e promoção do nivel gerencial.
1980 - 1985
Panasonic do Brasil LtdaVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga Ocupacional, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1980 - 12/1985
Serviços técnicos especializados , Psicologia Ocupacional, Recursos Humanos.,Serviço realizado, Psicóloga do setor de Psicologia Ocupacional.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Regina Namura e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?