Ana Tereza de Andrade

Doutora em Ciência da Literatura (UFRJ), com atuação em ensino e pesquisa. Experiência em ensino a distância, elaboração de material didático, treinamentos, metodologia de pesquisa e orientação acadêmica. Áreas de interesse: educação; ensino de português e português para estrangeiros; surdez; literatura; teatro.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)

2008 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Em cena aberta: a infiltração do trickster na comédia e na vida
Helena Gomes Parente Cunha. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: arquétipos; comédia; teatro.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Letras

2003 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Do teatro medieval à cena contemporânea: o jogo do trickster no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna,Ano de Obtenção: 2005
Carlinda Fragale Pate Nuñez.Palavras-chave: comédia; idade média; jogo; teatro.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

1997 - 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Arnaldo Antunes: o quebra-cabeça sem peças
Orientador: Cláudio Cezar Henriques
Bolsista do(a): Uerj, PIBIC UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Recursos e mat. para o ens. de Port. para al. surd. (Carga horária: 27h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Metodologia do ensino superior. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Cultura e prática teatral em Brecht. , Centro Cultural Banco do Brasil - RJ, CCBB, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em A tragédia grega em múltiplos aspectos. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Cultura e prática teatral em Shakespeare. , Centro Cultural Banco do Brasil - RJ, CCBB, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Contadores de história. (Carga horária: 2000h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Contadores de história. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em O Surrealismo. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em O imaginário mítico na Grécia Antiga. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em A grandeza humana. , Centro Cultural Banco do Brasil - RJ, CCBB, Brasil.

1995 - 1999

Profissionalizante Artes Cênicas. , Colégio Estadual de Teatro Martins Pena, CETMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação a distância.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Semana de Letras da Universidade Estácio de Sá.A obra de Ariano Suassuna. 2012. (Outra).

Evento de Extensão Colóquio Memória, Literatura e Filosofia em Walter Benjamin. 2011. (Outra).

II Seminário de Estudos Literários UERJ.A voz dos excluídos: João Grilo e Chicó. 2011. (Seminário).

II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. João Grilo: a voz dos excluídos. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rodrigo dos Santos Barros

ANDRADE, A. T.; SOARES, Vanessa; JANOARIO, Ricardo de Souza. O teatro como proposta pedagógica no contexto de formação bilíngue. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Aluno: Rebecca Gonçalves Machado

MORAES, Fernanda Beatriz Caricari; CRUZ, Osilene Maria de S. e Siilva;ANDRADE, A. T.. A aquisição da Língua Portuguesa como Segunda Língua por Crianças Surdas em uma Escola da Baixada Fluminense. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helena Gomes Parente Cunha

PARENTE CUNHA, H.. Em cena aberta: a infiltração trickster na comédia e na vida. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Victor Hugo Adler Pereira

CUNHA, H. P.; NUNEZ, C. F. P.;PEREIRA, V. H. A.; GOES, F.; ALKMIN, M.. Em cena aberta: a infiltração do trickster na comédia e na vida. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Martha Alkimin de Araújo Vieira

ALKIMIN, Martha. Doutorado em Letras (Ciência da Literatura). 2010 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Frederico Augusto Liberalli de Goes

CUNHA, Helena Parente;GOES, F. A. L.; ALKIMIN, M.; NUNES, C. P.; PEREIRA, Victor Hugo A.. Em cena aberta: a infiltração do trickster na comédia e na vida. 2013. Tese (Doutorado em Ciância da Literatura) - Faculdade de Letras UFRJ.

Maria do Amparo Tavares Maleval

MALEVAL, M. A. T.; Carlinda Nuñez; GOMES, S. C.. DO TEATRO MEDIEVAL À CENA CONTEMPORÂNEA. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Simone Caputo Gomes

GOMES, S. C.; MALEVAL, Maria Do Amparo Tavares; PATE, Carlinda Fragale. Do teatro medieval à cena contemporânea: o jogo do trickster no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna.. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlinda Fragale Pate Nuñez

NUNEZ, C. F. P.; MALEVAL, Maria Do Amparo Tavares; GOMES, Simone Caputo. Do Teatro Medieval à Cena Contemporânea: O jogo do Trickster no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carlinda Fragale Pate Nuñez

CUNHA, H. P.;NUNEZ, C. F. P.; VIEIRA, Martha Alkimin de Araújo; PEREIRA, Victor Hugo Adler; GÓES, Frederico Liberalli de. Em cena aberta: A infiltração do TRICKSTER na comédia e na vida. 2013. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cinthia de Oliveira Ramos

A importância da afetividade no letramento de pessoas surdas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos; Orientador: Ana Tereza de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helena Gomes Parente Cunha

Do teatro medieval à cena contemporânea: o jogo do trickster no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna (provisório); Início: 2008; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Helena Gomes Parente Cunha

Em cena aberta: a infiltração do trickster na comédia e na vida; 2013; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Gomes Parente Cunha;

Carlinda Fragale Pate Nuñez

rO jogo do trickster no Auto da Compadecidade Ariano Suassuna; 2005; 139 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carlinda Fragale Pate Nunez;

Carlinda Fragale Pate Nuñez

O Cômico, o riso e o risível; 2001; 15 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlinda Fragale Pate Nunez;

Carlinda Fragale Pate Nuñez

O Imaginário grotesco na dramaturgia de Carlos Henrique Escobar; 2000; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlinda Fragale Pate Nunez;

Carlinda Fragale Pate Nuñez

Propriedades antropólogicas da máscara trágica em Pedreira das almas de Jorge Andrade; 1999; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Carlinda Fragale Pate Nunez;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, A. T. . O jogo das máscaras em Pedreira das Almas. Anais do Congresso de Lingüística e Filologia da Uerj, 2000.

  • ANDRADE, A. T. ; CUNHA, H. P. ; SILVA FILHO, O. S. ; BARBOSA, A. M. A. ; FERNANDES, A. O. ; RAMALHO, C. B. ; FAGUNDES, I. ; ARAO, L. ; CARVALHO, M. ; FONTES, M. A. R. ; TORRES, M. G. ; SANTANA, P. M. S. . Caminhos da violência em busca da visão compartilhada: interpretação e comentários de textos de autoria feminina. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015. v. 1. 336p .

  • ANDRADE, A. T. . O jogo das máscaras em Pedreira das Almas de Jorge Andrade. Revista Principia, Rio de Janeiro, 01 nov. 2000.

  • ANDRADE, A. T. . João Grilo: a voz dos excluídos. In: II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2010, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2010.

  • ANDRADE, A. T. ; SILVA, J. S. . Medéia e Joana: duas concretizações do trágico. In: IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos/XII Reunião da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 2001, Ouro Preto (MG). Anais do IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos, 2001.

  • ANDRADE, A. T. . O jogo das máscaras em Pedreira das Almas, de Jorge Andrade. In: Congresso de Ling6uística e Filologia da Uerj, 2000, Rio de Janeiro. Anais do Congresso de Filologia e Lingüística da Uerj, 2000.

  • ANDRADE, A. T. . Do teatro medieval à cena contemporânea: o jogo do trickster no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna 2005 (Dissertação de Mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ANDRADE, A. T. ; PAES, D. R. ; Valladares, H.C. P. . Literatura Brasileira IV. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    Instituto Nacional de Educação de Surdos

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor do ensino superior, Carga horária: 40

    Atividades

    • 06/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , INES, .,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Instituto Informa de Pesquisa

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de pesquisas em análise do discurso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2013

    Fundação Roberto Marinho

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de projetos educacionais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2010

    Universidade Estatal de Moscou

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Leitora, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2007

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenhista instrucional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2007

    Colégio/curso Prisma Bahiense

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de LP, Redação e Lit. Bras., Carga horária: 20

  • 2007 - 2007

    Faculdade CCAA, Faculdade CCAA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenhista instrucional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2007

    Fundação Getúlio Vargas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenhista instrucional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2006

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2006

    Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

    Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: revisora/desenhista instrucional, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2016 - Atual

    Sebrae

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Orientadora do Programa ALI, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisadora Orientadora do Programa ALI, parceria do Sebrae com o CNPq. Atribuições: orientação de agentes locais de inovação em pesquisa e escrita acadêmica; elaboração de artigos; avaliação de trabalhos acadêmicos.