Felipe Marcelo Pimentel

É Licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus II, Alagoinhas, desde 2006. Mestre em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC, também pela UNEB, desde 2009. No momento, tem se aventurado no campo de Ensino de História, cursando o Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, com pesquisa voltada para Lugares de Memória e Ensino de História.. Atua nas áreas relacionadas com História, Ensino de História, Educação e Políticas Públicas.

Informações coletadas do Lattes em 15/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação e Contemporaneidade

2007 - 2009

Universidade do Estado da Bahia
Título: Educação Pública Mercantilizada: novas estrategias de gestão na atuação da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Ano de Obtenção: 2009
Ronalda Barreto Silva.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Educar para Vencer; Políticas Públicas em Educação; Fundação Luís Eduardo Magalhães.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Ensino de História

2024 - Atual

Universidade do Estado da Bahia
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Marilécia Oliveira Santos

Graduação em Licenciatura Plena em História

2002 - 2006

Universidade do Estado da Bahia
Bolsista do(a): Programa de Iniciação Científica, PICIN/UNEB, Brasil.

Formação complementar

2009 - 2009

Dialética em Marx. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Metodologia da História. , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2000 - 2000

Basic I - Inglês básico. (Carga horária: 54h). , FISK - English courses, FISK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Organização de eventos

PIMENTEL, F. M. . A Arquitetura Universitária Brasileira em Debate: a proposta da Universidade Nova.. 2007. (Outro).

PIMENTEL, F. M. ; SILVA, R. B. . Oficina Metodológica Didático da EJA. 2007. (Outro).

SILVA, R. B. ; PIMENTEL, F. M. . Seminário: Socialização dos Resultados da Avaliação do PNQ.. 2007. (Outro).

PIMENTEL, F. M. . III Simpósio da Reforma Protestante - Reforma do Entendimento: Corpo e Espiritualidade.. 2003. (Outro).

PIMENTEL, F. M. . II Simpósio Teológico da Reforma Protestante: O pensamento protestante - 485 anos de reforma. 2002. (Outro).

Participação em eventos

II Colóquio Internacional Aprendizagem e Avaliação da História Escolar: tecnologias e fontes de inovação.. 2024. (Outra).

II Simpósio Internacional de Didática da História - Por uma Didática da História Latino-Americana. 2024. (Simpósio).

Palestra Paul Ricouer e a Didática da História: Narrativa de Histórias Difíceis. 2024. (Seminário).

19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN.O Programa "Educar para Vencer" e o Direito a Educação: Implementação de Políticas Públicas ou Estratégias de Exclusão?. 2009. (Encontro).

Simpósio de Educação Básica.A atuação da FLEM no Programa Educar para Vencer: as novas estratégias de gestão e o seu significado para a educação das maiorias. 2008. (Simpósio).

A Arquitetura Universitária Brasileira em Debate: a proposta da Universidade Nova. 2007. (Seminário).

Oficina Metodológica do Material Didático da EJA. 2007. (Oficina).

Planejamento e Prática Docente no Ensino Superior: reflexões sobre o tirocínio docente.. 2007. (Seminário).

Socialização dos Resultados da Avaliação PNQ. 2007. (Seminário).

II Encontro Nacional de Agendas 21 locais. 2005. (Encontro).

I Seminário Internacional de Agenda 21. 2005. (Seminário).

IX Jornada de Iniciação Científica da UNEB..A Atuação do Banco Mundial na Bahia: Regularização do Fluxo Escolar. 2005. (Outra).

VII Seminário do Nucleo de Estudos da Subalternidade. 2004. (Seminário).

48º Congresso da UNE. 2003. (Congresso).

I Seminário do Núcleo em História, Linguagem, Educação e Lazer - Mobilidade Teórica e Experiência Multidisciplinar. 2003. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • PIMENTEL, F. M. ; SILVA, R. B. . A Atuação da Fundação Luís Eduardo Magalhães - FLEM no Programa Educar para Vencer: as novas estratégias de gestão e os seu significado para a educação das maoirias.. In: MUTIM, Avelar Bastos; AMORIM, Antônio.. (Org.). Democratização, Gestão Escolar e Trabalho docente na Educação Básica. 1ed.Salvador, BA: EdUneb, 2012, v. , p. 125-140.

  • PIMENTEL, F. M. ; SILVA, R. B. . A Atuação do Banco Mundial na Bahia: Regularização do Fluxo Escolar. In: IX Jornada de Iniciação Científica da UNEB., 2005, Salvador. IX Jornada de Iniciação Científica, 2005.

  • PIMENTEL, F. M. . O Programa "Educar para Vencer" e o Direito a Educação: Implementação de Políticas Públicas ou Estratégias de Exclusão?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL, F. M. . A atuação da FLEM no Programa Educar para Vencer: as novas estratégias de gestão e o seu significado para a educação das maiorias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

PIMENTEL, F. M. . Relatório parcial tecnico-científico de iniciação científica. 2005. (Relatório de pesquisa).

PIMENTEL, F. M. . Relatório Final de iniciação científica. 2005. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Educação Pública Mercantilizada: novas estratégias de gestão na atuação da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Descrição: O projeto se constitue em estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - Mestrado, na linha Gestão, Educação e Desenvolvimento Sustentável, que tem como foco central a investigar de que forma a Fundação Luís Eduardo Magalhães implementou a lógica de mercado na educação pública baiana através do Programa Educar para Vencer.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Marcelo Pimentel - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Colégio Estadual em Tempo Integral Professor Pedro Paulo Marques e Marques. , Avenida São Cristóvão, São Cristóvão, 41510333 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 984382782

Experiência profissional

2012 - 2022

Colégio Estadual Helena Matheus

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2009 - 2009

Escola Estadual Professor Ignácio Lunelli

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação nas disciplinas História e Geografia em turmas do Ensino fundamental.

2008 - 2008

Colégio Versailles

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Colaboração e atuação na disciplina história da 5ª à 8ª Séries.

2007 - 2008

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Tirocínio Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Docente proporcionado pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC. O Estágio foi realizado na turma de Pedagogia, com a disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II, com orientação da Profª. Drª. Ronalda Barreto Silva (Professora da Disciplina), e, supervisionado pelo Profº. Drº. Elizeu Clementino (Coordenador do Tirocínio Docente no PPGEduC).

2005 - 2006

Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho

Vínculo: Estagiário/Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação no núcleo da UNITRABALHO na UNEB (Universidade do Estado da Bahia), Campus II - Alagoinhas.

Atividades

  • 09/2005 - 11/2006

    Estágios , Universidade do Estado da Bahia.Estágio realizado, Avaliação do Plano Nacional de Qualificação - Planteq/BA 2005.

2003 - 2004

Colégio Acadêmico

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação na Educação Básica, na disciplina História.

2023 - Atual

Colégio Estadual em Tempo Integral Professor Pedro Paulo Marques e Marques

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2015 - Atual

Centro Educacional Darcy Ribereiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40