Sinomar Ferreira da Fonseca Junior
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Mestrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2007). Experiência em Ecologia, com ênfase em Dinâmica de Áreas Alagáveis na Amazônia. De 2008 a 2012 foi Técnico em Pesquisas e Monitoramento Ambiental no Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS). De 2013 a 2015 atuou como Diretor do Departamento de Áreas Protegidas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) da Prefeitura de Manaus. Atuou em consultoria ambiental com Conservação da Natureza e Gestão em Áreas Protegidas. De 2016 a 2017 foi professor de empreendedorismo regional no curso de Tecnologia em Alimentos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente é estudante de doutorado na Universidade da Florida em Gainesville, Florida, Estados Unidos.
Informações coletadas do Lattes em 27/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior
2005 - 2007
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: Crescimento arbóreo de Tabebuia barbata (Bignoniaceae) e Vatairea guianensis (Fabaceae), em florestas alagáveis de igapó e várzea, na Amazônia Central, por métodos dendrocronológicos,Ano de Obtenção: 2007
Maria Teresa Fernadez Piedade.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Pulso de inundação; Dendrocronologia; Manejo florestal; Incremento radial; idade arbórea.Grande área: Ciências Biológicas
Graduação em Ciências Biológicas
1999 - 2003
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Análise da Cromatina de Melipona scutellaris pela DNAse I
Orientador: Ana Maria Bonetti
Formação complementar
2014 - 2014
Fotografia Básica. (Carga horária: 16h). , Digital Fine Art & Photo, FAZZ.ART, Brasil.
2013 - 2013
Gestão de Projetos. (Carga horária: 60h). , Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional, FESPI, Brasil.
2013 - 2013
Usina de ideias. (Carga horária: 80h). , Artemisia Negócios Sociais, ARTEMISIA, Brasil.
2012 - 2012
TEEB/ISE. (Carga horária: 32h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2012 - 2012
Análise e solução de problemas. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentavel do Amazonas, SDS, Brasil.
2012 - 2012
Programa Cozinha Brasil. (Carga horária: 10h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Amazonas, SESI/AM, Brasil.
2012 - 2012
SisQuelônios: Manejo de quelônios amazônicos. (Carga horária: 16h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2011 - 2011
Programa 8S. (Carga horária: 12h). , Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentavel do Amazonas, SDS, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação dos gestores UC BR 319. (Carga horária: 26h). , Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentavel do Amazonas, SDS, Brasil.
2008 - 2008
Introdução de Gestão de Unidades de Conservação. (Carga horária: 80h). , Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.
2004 - 2004
Formação e Reciclagem - CVE. (Carga horária: 16h). , Infraero, INFRAERO, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Propagação Plantio e Aproveitamento de Es. (Carga horária: 16h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Dinâmica de Áreas Alagavéis.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gestão de Áreas Protegidas.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Organização de eventos
FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da ; LEMOS, P. F. ; LEITAO, P. H. ; AGUIAR, D. P. P. ; OLIVEIRA, R. G. . 1a Oficina de Avaliação de Resultados do ProBUC - RDS Uatumã. 2012. (Outro).
FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da ; CARLOS, H. S. A. ; LEMOS, P. F. ; TELES, D. V. ; MORAIS, A. A. ; LIMA, L. . IV Oficina de Avaliacao do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservacao Estaduais do Amazonas (ProBUC). 2009. (Outro).
FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da ; NOVELLE, S. M. ; LEMOS, P. F. ; ANJOS, C. . III Oficina de Avaliacao do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservacao Estaduais do Amazonas (ProBUC). 2008. (Outro).
Marinelli, C. E ; CARLOS, H. S. A. ; Bianchini, M. C ; Figueiredo, L. ; FERNANDES, R. B. ; NOVELLE, S. M. ; PANTOJA, D. L. ; FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da . Seminario Mercado de Oportunidades para o Conhecimento das Unidades de Conservacao do Estado do Amazonas. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia - Uninorte.Gestão Ambiental de Unidades de Conservação. 2015. (Outra).
1o Seminario de Proteção Animal do Amazonas. 2014. (Seminário).
III Workshop de Tecnologia Social - Participação social e desenvolvimento regional na Amazônia. 2014. (Oficina).
IX Forum de Gestão Ambiental, Empreendedorismo Ambiental e Sustentavel.Desafios do empreendedorismo na gestão ambiental municipal. 2014. (Outra).
Planejamento Operacional para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.Representacao institucional. 2014. (Outra).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: A Uninilton Lins socializando o conhecimento.Oportunidades de C, T & Inovação na Gestão Ambiental Municipal. 2014. (Outra).
Workshop Hora do Planeta: o desafio das cidades, desenvolvimento urbano de baixo carbono e relatoria ao cCCR.Representacao institucional. 2014. (Oficina).
Workshop Sauim de Coleira.Áreas Protegidas no municipio de Manaus, foco nas RPPN. 2014. (Oficina).
II Conferência Municipal do Meio Ambiente.III eixo - Geração de Emprego e Renda. 2013. (Outra).
IV Conferência Estadual do Meio Ambiente. 2013. (Outra).
Novos conceitos de cooperação: a pós-graduação do INPA como um laboratório para Politicas Públicas para a Amazônia.Dendrocronologia nas áreas alagáveis amazônicas e sua importância na formulação de políticas públicas. 2013. (Simpósio).
Políticas Públicas voltadas à comercialização dos produtos da agricultura familiar no Baixo Rio Negro. 2013. (Seminário).
Reunião Técnica de Avaliação do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidade de Conservação Estaduais do Amazonas (ProBUC). 2013. (Outra).
I Conferência de Informação sobre Inovação e Tecnologia para o Desenvolvimento Regional. 2012. (Outra).
Plano de Ação Nacional para a Conservação do Cachorro Vinagre (Speothos venaticus).Programa de Monitoramento da Biodiversidade e Uso de Recursos Naturais do Amazonas (informações Speothos venaticus). 2012. (Oficina).
Seminário de Capacitação, Avaliação e Planejamento para Gestores de Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas.Pesquisa, Monitoramento Ambiental e Ferramentas para a Gestão em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas. 2012. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação e do III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza. Programa de Monitoramento da Biodiversidade e Uso de Recursos Naturais no Estado do Amazonas. 2012. (Congresso).
Workshop sobre Compensações Ambientais no Brasil. 2012. (Oficina).
II Semana de Geografia Física da Amazônia.Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas - Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade. 2011. (Outra).
I Oficina WCS - Monitoramento da Biodiversidade em Unidades de Conservação no Amazonas de forma participativa.Monitoramento participativo em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas. 2011. (Oficina).
I Reunião de Apresentação da Proposta de Desenvolvimento dos Trabalhos de TCCs em Projetos Direcionados às Necessidades Municipais. 2011. (Outra).
I Workshop de Estratégias para Conservação da Amazônia: Proteção de Praias.Monitoramento de Quelônios em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas. 2011. (Outra).
Projeto Coletivos Educadores Manaus.Noções de Áreas Protegidas e Biodiversidade. 2011. (Outra).
Seminário: Experiências Institucionais na Implementação das Câmaras Estaduais de Compensação Ambiental no Brasil. 2011. (Seminário).
VIII Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarrollo Por el respeto y los derechos de nuestra Tierra.Monitoramento participativo em Unidades de Conservação (UC) na Amazônia Brasileira: Avanço, Desafios e Perspectivas. 2011. (Outra).
V Semana de Engenharia Florestal - Nossas Florestas e as Necessidades Urbanas.Importância da Biodiversidade - ProBUC. 2011. (Outra).
V Seminário Brasileiro Sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social - V SAPIS.ProBUC: Monitoramento participativo em Unidades de Conservação do Amazonas. 2011. (Seminário).
Congreso Internacional Sobre Manejo de Fauna Silvestre en La Amazonia Y America Latina. A Gestao Participativa do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservacao Estaduais do Amazonas (ProBUC), Reserva de Desenvolvimento Sustentavel de Uacari, Amazonas, Brasil. 2010. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas. 2010. (Congresso).
I Seminario de Manejo Florestal Comunitario em Areas de Varzea no Amazonas. 2010. (Seminário).
Oficina de Planejamento Estratégico do CEUC e Capacitação para a Gestão. 2010. (Oficina).
Monitoramento da Biodiversidade: Construção de uma proposta para unidades de conservação da Amazônia. 2009. (Seminário).
VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservacao. 2009. (Congresso).
Questões Fundiárias relativas à presença humana em unidades de conservação: Aspectos conceituais, jurídicos e metodológicos. 2008. (Seminário).
I Simpósio Brasileiro da Anatomia da Madeira.Crescimento arbóreo de Tabebuia barbata (Bigoniaceae) e Vatairea guianensis (Fabaceae), em florestas alagáveis do igapó e várzea, na Amazônia Central, por métodos dendrocronológicos. 2007. (Simpósio).
Semana de Ciência e Tecnologia.A Água e a Paisagem das Áreas Alagáveis Amazônicas. 2007. (Outra).
Seminário Anual de Pesquisa do IDSM.Avaliação do crescimento da madeira das espécies arbóreas Tabebuia barbata (Bignoniaceae) e Vatairea guianensis (Fabaceae), em florestas alagáveis do igapó (RDSA) e várzea (RDSM) por métodos dendrocronológicos. 2007. (Seminário).
57° Congresso Nacional de Botânica. Crescimento da madeira de Vatairea guianensis Aubl. (Fabaceae) em Florestas Alagáveis de Igapó e Várzea, na Amazônia Central, por métodos dendrocronológicos. 2006. (Congresso).
III Simpósio de Ecologia Comportamental e de Interações. 2003. (Simpósio).
II Semana do Conhecimento PET/Biologia. 2003. (Outra).
I Seminário de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nos cursos de Formação de Professores. 2003. (Seminário).
XVIII Semana Científica de Estudos Biológicos. 2003. (Outra).
XXI Encontro Anual de Etologia. 2003. (Encontro).
1° Encontro de Biologia de Ouro Preto. 2002. (Encontro).
2° Encontro de Biólogos do CRBio4. 2002. (Encontro).
4° Encontro Nacional de Biólogos. 2002. (Encontro).
V Congresso Aberto aos estudantes de Biologia. 2001. (Congresso).
III Semana das Áreas. 2000. (Outra).
XVI Semana Científica de Estudos Biológicos. 2000. (Outra).
XVI Semana Científica de Estudos Biológicos. 1999. (Outra).
Participação em bancas
BORGES, S. H.; ANTONIO, A. C.;FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da. Crimes Ambientais em Unidades de Conservação Estaduais da Região Metropolitana de Manaus, junto à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente do Amazonas, no período de 2008 a 2012. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Áreas Protegidas na Amazônia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
FORSBERG, M. C.; MESQUITA, M.;FONSECA-JUNIOR, SINOMAR FONSECA. Interação animal-planta em oito espécies vegetais em área de sucessão secundária no Parque Estadual Sumaúma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.
FORSBERG, M. C.; MESQUITA, M.;FONSECA-JUNIOR, SINOMAR FONSECA. Relações de parasitismo entre espécies vegetais em área de sucessão secundária no Parque Estadual Sumaúma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.
MESQUITA, M.;FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da; MAGALHAES, L. C.. INVASÃO BIOLÓGICA POR Leucaena leucocephala (Lam.) NO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO MINDU E PARQUE ESTADUAL SUMAÚMA EM MANAUS ? AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.
FORSBERG, M. C.; Oda, W.;FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da. Invasão Biológica vegetal de espécies exóticas de duas áreas protegidas da cidade de Manaus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.
FORSBERG, M. C.; Oda, W.;FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da. Concepção dos gestores sobre espécies vegetais exóticas invasoras em duas unidades de conservação em Manaus - AM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.
FORSBERG, M. C.; Oda, W.;FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da. Educação além dos muros da escola: Aulas práticas de campo em espaços não formais no Ensino de Ciências e Biologa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.
FORSBERG, M. C.; Oda, W.;FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da. Serviços ambientais ecossistêmicos em quatro fragmentos florestais na área urbana de Manaus - AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.
FONSECA, R.; BARBOSA, R.;FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da. Validação da Base de Dados do ProBUC para a fauna da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Amazonas.
FORSBERG, M. C.; BUHRNHEIM, C. M.;FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da. Composição, utilização do habitat, riqueza e distribuição de anuro no Parque Estadual Samaúma, Manaus, Amazonas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.
Orientou
Validação da Base de Dados do ProBUC para a fauna da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sinomar Ferreira da Fonseca Junior;
Produções bibliográficas
-
2015 Schöngart, Jochen ; GRIBEL, ROGÉRIO ; FERREIRA DA FONSECA-JUNIOR, SINOMAR ; HAUGAASEN, TORBJØRN . Age and Growth Patterns of Brazil Nut Trees ( Bertholletia excelsa Bonpl.) in Amazonia, Brazil. Biotropica (Lawrence, KS) , v. 47, p. 550-558, 2015.
-
2015 CAMPOS-SILVA, JOÃO VITOR ; DA FONSECA JUNIOR, SINOMAR FERREIRA ; DA SILVA PERES, CARLOS AUGUSTO . Policy reversals do not bode well for conservation in Brazilian Amazonia. Natureza & Conservação , v. 13, p. 193/10.1016/j.n-195, 2015.
-
2013 MARIONI, B. ; BOTERO-ARIAS, R. ; FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da . Local community involvement as a basis for sustainable crocodilian management in Protected Areas of Central Amazonia: problem or solution?. Tropical Conservation Science , v. 6, p. 484-492, 2013.
-
2012 CONSTANTINO, PEDRO DE ARAUJO LIMA ; CARLOS, HENRIQUE SANTIAGO ALBERTO ; RAMALHO, EMILIANO ESTERCI ; ROSTANT, LUKE ; MARINELLI, CARLOS EDUARDO ; TELES, DAVI ; FONSECA-JUNIOR, SINOMAR FONSECA ; FERNANDES, RÔMULO BATISTA ; VALSECCHI, JOÃO . Empowering Local People through Community-based Resource Monitoring: a Comparison of Brazil and Namibia. Ecology and Society: a journal of integrative science for resilience and sustainability , v. 17, p. 22, 2012.
-
2011 Leoni, J. M. ; FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da ; SCHONGART, Jochen . Growth and population structure of the tree species Malouetia tamaquarina (Aubl.) (Apocynaceae) in the central Amazonian floodplain forests and their implication for management. Forest Ecology and Management , v. 261, p. 62-67, 2011.
Outras produções
Fonseca Junior, Sinomar Fonseca . Proposta de uma educação ambiental na Conservação de quelônios no Baixo rio Negro e a avaliação do seu impacto. 2015.
FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da ; LEMOS, P. F. ; TELES, D. V. ; SILVA, M. C. ; MORAIS, A. A. ; FERNANDES, R. B. ; CARLOS, H. S. A. ; Freitas, C. C. . Curso de Capacitacao de Monitores da Biodiversidade do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservacao Estaduais do Amazonas (ProBUC). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARLOS, H. S. A. ; FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da ; NOVELLE, S. M. ; ANJOS, C. . Curso de Capacitacao de Monitores da Biodiversidade do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservacao Estaduais do Amazonas (ProBUC). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FONSECA JUNIOR, Sinomar Ferreira da ; ARRUDA, R. S. . Levantamento rápido de produtos florestais madeireiros e não madeireiros do setor leste da Reserva Extrativista do Baixo Juruá. 2007. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2005 - 2010
Criação e implementação de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas, Descrição: Projeto elaborado pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, financiado pela Fundação Gordon & Betty Moore, com apoio da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera. 1a fase. Nesse projeto passaram mais de 30 bolsistas de graduados a doutores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sinomar Ferreira da Fonseca Junior - Coordenador / Carlos Eduardo Marinelli - Integrante / Henrique Santiago Alberto Carlos - Integrante / Rita Mesquita - Integrante / Domingos Macedo - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2017
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado - EMPREEND. REGIONAL, Carga horária: 24
Outras informações:
Aulas ministradas no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Universidade do Estado do Amazonas / UEA, disciplina EMPREENDEDORISMO REGIONAL - 90h, no período de 06 a 31 de março de 2017, turno matutino no Núcleo de Ensino Superior de Humaitá - UEA.
2017 - 2017
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: Professor contratado - EMPREEND. REGIONAL, Carga horária: 24
Outras informações:
Aulas ministradas no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Universidade do Estado do Amazonas / UEA, disciplina EMPREENDEDORISMO REGIONAL - 90h, no período de 11 de abril a 13 de maio de 2017, turno matutino no Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo - UEA.
2017 - 2017
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor contratado - EMPREEND. REGIONAL, Carga horária: 20
Outras informações:
Aulas ministradas no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Universidade do Estado do Amazonas / UEA, disciplina EMPREENDEDORISMO REGIONAL - 90h, no período de 28 de Junho a 24 de Julho de 2017, turno matutino no Núcleo de Ensino Superior de Manacapuru - UEA.
2016 - 2016
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações:
Aulas ministradas no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Universidade do Estado do Amazonas / UEA, disciplina EMPREENDEDORISMO REGIONAL - 90h, de maio a junho de 2016, turno vespertino no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara - Amazonas, Brasil
2016 - 2016
Centro Universitário do NorteVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 10
Outras informações:
Foi ministrado a disciplina de Gerenciamento de Recursos Hídricos no curso de Pós Graduação de Recursos Naturais e Meio Ambiente, em carga horária total de 30 horas entre setembro a 01 de outubro de 2016.
2015 - 2015
University of FloridaVínculo: Exchange Visitor Program, Enquadramento Funcional: Visitant, Carga horária: 40
Outras informações:
He went to University of Florida to know the faculty members, opportunities to do his PhD and to improve the English language. During that time he participated in activities from the Tropical Conservation Development Program and Latin American Studies - Latam. He studied for one month in English Language Institute (ELI).
2013 - 2015
Secretaria Municipal do Meio Ambiente e SustentabilidadeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Áreas Protegidas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuou em cargo comissionado como Diretor de Áreas Protegidas.
2010 - 2012
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Departamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2010
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do AmazonasVínculo: Colaborador - Bolsista, Enquadramento Funcional: Tecnico em Pesquisa e Monitoramento Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Iniciou como técnico de campo, atuou como lider de equipe no Programa de Monitoramento e por fim atuou como Coordenador no Departamento de Pesquisas e Monitoramento Ambiental no CEUC/SDS
2007 - 2007
Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do estado do AmazonasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nenhum
Outras informações:
Colaborador em curso de Gestão Ambiental em cidades no sul do Estado do Amazonas. Ministrando sobre "Oportunidades de Conservação da Floresta, com enfoque em Manejo Florestal".
2004 - 2004
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais RenováveisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Biólogo Colaborador, Carga horária: 14
Atividades
-
05/2004 - 11/2004
Estágios , Superintendência Estadual de Minas Gerais, Escritório Regional de Uberlândia Mg.,Estágio realizado, Palestrante em assuntos ambientais, aprendizado em Legislação Ambiental, acompanhamento na fiscalização, tratamento de animais apreendidos.
-
05/2004 - 11/2004
Serviços técnicos especializados , Superintendência Estadual de Minas Gerais, Escritório Regional de Uberlândia Mg.,Serviço realizado, Palestras educativas em assentamentos, escolas públicas e atendimento ao público.
-
07/2004 - 07/2004
Serviços técnicos especializados , Superintendência Estadual de Minas Gerais, Escritório Regional de Uberlândia Mg.,Serviço realizado, Palestra no curso Manejo e Conservação de Solos na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia.
2004 - 2005
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Biólogo, Enquadramento Funcional: Programa de Controle Ambiental, Carga horária: 40
Outras informações:
Esse estágio como Biólogo abrageu atividades de identificação de espécies arbóreas nativas no campo, técnicas de coleta de frutos e técnicas de separação de sementes em laboratório, para condução de testes de germinação, armazenamento e produção d mudas em viveiro.
2004 - 2004
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Biólogo Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações:
Voluntário no trabalho de iniciação científica no Parque Municipal Victório Siquierolli
1999 - 2003
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 0
Atividades
-
10/2004 - 02/2005
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Ciências Biomédicas.,Atividade realizada, Programa de Controle Ambiental de Salvamento do Germoplasma e Coleta de Sementes para a Produção de Mudas, dos Aproveitamentos Hidro-Elétricos Capim Branco I e II.
-
02/2004 - 03/2004
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Ciências Biomédicas.,Atividade realizada, Biólogo Voluntário no Levantamento Floristíco e Fitossociológico no Parque Victório Siquierolli, Uberlândia, MG..
-
03/2003 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Genética e Bioquímica.,Linhas de pesquisa
-
06/2002 - 11/2003
Estágios , Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Genética e Bioquímica.,Estágio realizado, Genética Comportamental.
-
07/2003 - 07/2003
Estágios , Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Ecologia.,Estágio realizado, Inventário Faunístico e Florístico da Estação de Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental de Galheiro / CEMIG, município de Perdizes, MG..
-
10/2001 - 10/2001
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão Cultura e Assuntos Estudantis, Diretoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Programa de Formação Continuada em Educação Popular.
-
05/2000 - 07/2000
Estágios , Faculdade de Medicina Veterinária, Laboratório de Tecnologia e Inspenção de Produtos de Origem Animal.,Estágio realizado, Microbiologia.
2003 - 2003
Instituto Internacional de EcologiaVínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40
Outras informações:
O presente estágio envolveu treinamentocom nocões básicas em Limnologia, Recursos Hídricos e Educação Ambiental
Atividades
-
03/2003 - 03/2003
Estágios , Instituto Internacional de Ecologia, .,Estágio realizado, Limnologia, Recursos Hídricos e Educação Ambiental.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sinomar Ferreira da Fonseca Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?