Vãnia CArvalho Santos
Doutorado em Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, UFBA-ISC (CAPES 7) 2015.Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe.Graduação em Psicologia (Universidade Federal de Sergipe - 2000) Graduação em Licenciatura em Psicologia (Universidade Federal de Sergipe - 1999). Graduação em Serviço Social (Universidade Federal de Sergipe - 1985).Professora associada da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia, atua principalmente nos temas: políticas públicas, saúde, inclusão social, direitos humanos e gênero.Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental de 2019 a 2024.
Informações coletadas do Lattes em 19/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Coletiva
2011 - 2015
Universidade Federal da Bahia
Título: Utilização de serviços hospitalares e comunitários no atendimento de saúde mental infanto-juvenil no estado de Sergipe- Brasil
, Ano de obtenção: 2015. Darci Neves Santos. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
2004 - 2006
Universidade Federal de Sergipe
Título: 'Percepções de Portadores de Hanseníase sobre a Doença, seu Tratamento e as Repercussões em seu Ambiente:um estudo no Município de Nossa Senhora do Socorro, Ano de Obtenção: 2006
Maria Benedita Lima Pardo.Palavras-chave: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; MEIO AMBIENTE.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social. Setores de atividade: Outro.
Especialização em VII Curso de Produção de Material de Comunicação A
1994 - 1994
Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação
Título: PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO
Orientador: ABEACI DOS SANTOS
Especialização em Metodologia do Ensino Superior
1993 - 1994
Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Aracaju
Título: O ENSINO SUPERIOR EM SERGIPE
Orientador: ICLEA LAGES DE MELO
Especialização em II Curso de Planejamento Agroeconômico Em Áreas de
1987 - 1987
Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento
Título: O Processo de Colonização Agrícola em Sergipe
Orientador: Servy Madureira
Formação complementar
2009 - 2009
OFFICE OF INTERNATIONAL HEALTH. (Carga horária: 23h). , Centre for Addiction and Mental Health, CAMH, Canadá.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Serviço Social Aplicado.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Fundamentos do Serviço Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: SAÚDE MENTAL.
Organização de eventos
SANTOS, Vânia Carvalho . A Reforma psiquiátrica no Brasil:atores em cena. 2017. (Outro).
SANTOS, Vânia Carvalho . Atividade saúde Teatral :Grupo teatral Vidas em Cena do CAPS Jael. 2017. (Outro).
CARVALHO, Vânia S. . V EPESS - Encontro de Pesquisa & Seminários de Estágio e Extensão do Serviço Social da UFS - ?Universidade Pública no Brasil em Cenário de Crise: limites e desafios para a formação e o exercício profissional do Serviço Social?. 2016. (Outro).
SANTOS, Vânia Carvalho . Cooordenação Mesa: Serviço Social, arte e educação. 2009. (Outro).
SANTOS, Vânia Carvalho . Coordenação da Sessão de Comunicação: "Educação e Cultura" na Semana de Extensão "Extensão e Cultura". 2009. (Outro).
SANTOS, Vânia Carvalho . Coordenação da Comunicação Coordenada. 2006. (Outro).
SANTOS, Vânia Carvalho . Seminário Estadual Reforma Agrária em Discussão. 2003. (Outro).
SANTOS, Vânia Carvalho . Curso Metodologia de Incubação. 2003. (Outro).
Participação em eventos
18º ENPESS.INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS DE PESSOAS ALCOOLISTAS EM ARACAJU NO PERÍODO DE 2013 A 2023. 2024. (Encontro).
A dinâmica da violência no contexto familiar. 2024. (Oficina).
Curso Atenção a homens e mulheres em situação de violência por parceiro íntimo.Atenção a homens e mulheres em situação de violência por parceiro íntimo. 2024. (Outra).
Curso Comunicação Inclusiva: inclusão em ambiente digital e presencial.Comunicação Inclusiva: inclusão em ambiente digital e presencial. 2024. (Outra).
Curso Princípios da Gestão da Qualidade Total aplicados à UFS.Curso Princípios da Gestão da Qualidade Total aplicados à UFS. 2024. (Outra).
Rede de atenção as pessoas em situação de violência por parceiro íntimo.Rede de atenção as pessoas em situação de violência por parceiro íntimo. 2024. (Oficina).
V CONGRESSO ONLINE INTERNACIONAL: SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS DAS POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS. SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA EM ARACAJU/SE: CONSULTÓRIO NA RUA COMO ESTRATÉGIA DO CUIDADO. 2024. (Congresso).
Violência por parceiro íntimo e perspectiva relacional de gênero. 2024. (Oficina).
21º Congresso Brasileiro de Sociologia. Acesso da Pessoa com Deficiência à Rede de Educação Pública Estadual em Sergipe no período de 2016 a 2020. 2023. (Congresso).
XXIII Seminário ALAEITS. 2022. (Seminário).
12º Encontro da Pós Graduação UFS.O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE EM SERGIPE NO PERÍODO DE 2015 a 2018. 2020. (Encontro).
12º Encontro da Pós Graduação UFS. 2020. (Encontro).
7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Saúde Mental da população LGBTQI+ da CasAmor de Aracaju/SE. 2020. (Congresso).
As redes sociais e os seus impactos na saúde.Debate sobre o documentário "O dilema das Redes Sociais". 2020. (Outra).
Lançamento E-book sobre Trabalho,Diversidade e Consumo.Lançamento E-book sobre Trabalho,Diversidade e Consumo. 2020. (Outra).
Live 12 Anos GEPAD.Viver ou não viver....Eis a Questão. 2020. (Outra).
16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). O SURGIMENTO DO SISTEMA CAPITALISTA E A GÊNESE DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL. 2019. (Congresso).
4º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental. 2019. (Outra).
4º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental.Suicídio entre Universitários no Brasil no período de 2010 a 2018. 2019. (Outra).
4º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental.Atenção psicossocial pública para crianças e adolescentes. 2019. (Outra).
XIII Colóquio Nacional e VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico: ?Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo?,.EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE BARBÁRIE E DISTOPIAS: UM OLHAR PARA O SUICÍDIO, DROGAS E GÊNERO. 2019. (Outra).
XIII Colóquio Nacional e VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico: ?Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo?,. 2019. (Outra).
XXXII Congreso Internacional ALAS Perú 2019: Hacia un nuevo horizonte de sentido histórico de una civilización de vi. Suicídio entre Agricultores Brasileiros. 2019. (Congresso).
XXXII Congreso Internacional ALAS Perú 2019: Hacia un nuevo horizonte de sentido histórico de una civilización de vi. 2019. (Congresso).
XXXII Congreso Internacional ALAS Perú 2019: Hacia un nuevo horizonte de sentido histórico de una civilización de vida. TENTATIVAS DE SUICÍDIO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM UM ESTADO DO NORDESTE DO BRASIL NO PERÍODO DE 2015 A 2017. 2019. (Congresso).
Ciclo de debates em comemoração aos 10 anos do GEPAD.Políticas de Drogase de tratamento. 2018. (Outra).
Conferência Internacional de Estudos QUEER.GARANTIA DOS DIREITOS DOS ASSISTENTES SOCIAIS TRANS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DO CFESS. 2018. (Outra).
Encuentro Cientifico Intermedio del Comite de la FES de Sociologia del Genero.Tentativas de Suicídio em um estado do Nordeste do Brasil. 2018. (Encontro).
Encuentro Cientifico Intermedio del Comite de la FES de Sociologia del Genero.Representações Sociais dos adictos sobre o uso de drogas. 2018. (Encontro).
Encuentro Cientifico Intermedio Del Comite de la FES de Sociologia del Gene roro. 2018. (Encontro).
Prioridades,problemas e pesquisa dos mercados de trabalho e da educação em saúde:uma perspectiva global para os sistemas nacionias de saúde. 2018. (Outra).
XX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero. 2018. (Encontro).
13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 ? ?Transformações, Conexões, Deslocamentos. A violência vivenciada pelas profissionais do sexo em Aracaju. 2017. (Congresso).
27º Encontro de Iniciação Científica EIC.PESQUISA DE CAMPO SOBRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA EM SERGIPE: OS AUTORES EM CENA. 2017. (Encontro).
27º Encontro de Iniciação Científica EIC.REFORMA PSIQUIÁTRICA EM SERGIPE: A NARRATIVA DOS ATORES. 2017. (Encontro).
27º Encontro de Iniciação Científica EIC.A REFORMA PSIQUIÁTRICA EM ARACAJU: ALGUNS APONTAMENTOS DOS AUTORES. 2017. (Encontro).
27º Encontro de Iniciação Científica - EIC.A REFORMA PSIQUIÁTRICA EM SERGIPE: OS ATORES EM CENA. 2017. (Encontro).
INTERPSI.Comunicação de Más Noticias. 2017. (Encontro).
Oficina Regional da Associação Brasileira de Ensino e pesquisa em Serviço Social. 2017. (Oficina).
XI Colóqui Internacional "Educação e Contemporaneidade".A Reforma Psiquiátrica em Aracaju: Contribuições dos Atores. 2017. (Outra).
XI Colóqui Internacional "Educação e Contemporaneidade".Contribuições da Educação em Saúde para a Operacionalização da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem. 2017. (Outra).
22nd IUHPE World Conference on Health Promotion..ATUAÇÃO DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS EM SAÚDE MENTAL PARA A POPULAÇÃO INFANTO JUVENIL EM UM ESTADO DO NORDESTE DO BRASIL. 2016. (Outra).
Semana Acadêmica da Universidade Federal de Sergipe.Mini curso Reforma Psiquiátrica no Brasil: Atores em cena. 2016. (Outra).
V EPESS - Encontro de Pesquisa & Seminários de Estáfgio e Extensão do Serviço Social da UFS - ?Universidade Pública no Brasil em Cenário de Crise limites e desafios para a formação e o exercício profissional do Serviço Social?.A reforma psiquiátrica em Sergipe. 2016. (Encontro).
11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2015. (Congresso).
1º Congresso Ibero-Americano de Psicologia Forense. No apagar das luzes..... 2014. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Hospitalização de Crianças e Adolescentes com Transtornos Mentais em Sergipe. 2014. (Congresso).
XXV Congresso da ALASS (Association Latine pour I?Analyses de Systémens de Santé). Perfil epidemiológico das Internações Psiquiátricas de Crianças e Adolescentes em Sergipe ? Brasil no período de 1998 a 2012. 2014. (Congresso).
8º Congreso Internacional de Salud Pública em Salud Justicia Social, Derechos Humanos y Equidad em Saúdeúde. Relações de Gênero, Prostituição e DST?S. 2013. (Congresso).
8º Congreso Internacional de Salud Pública em Salud Justicia Social, Derechos Humanos y Equidad em Saúdeúde. Prostituição, Saúde e Violência. 2013. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Centro de Atenção Psicossocial:desafios e perspectivas para uma atuação interdisciplinar em CAPSI. 2013. (Congresso).
Convención Internacional de Salud Pública Cuba 2012. Salud Mental de Los Niños y Adolescentes, un examen de literatura brasileña. 2012. (Congresso).
XX Seminario Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social."Sexo Seguro em Corpo Inseguro". 2012. (Seminário).
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Eatudo do Tratamento Hemodiálico com Homens. 2011. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Violências Nossas de Cada Dia. 2011. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Hospitalização em Saúde Mental em Aracaju. 2011. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. A Saúde Mental Infanto-Juvenil na Rede de Aracaju. 2011. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS e I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. PROGRAMA DST E A PROSTITUIÇÃO. 2010. (Congresso).
II Simpósio Sergipano de Pesquisadoras (es) sobre a Mulher e Relações de Gênero.participante. 2009. (Simpósio).
I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE ENSINO - SERVIÇO EM SAÚDE. 2009. (Seminário).
19ª Conferência Mundial de Serviço Social. 2008. (Outra).
XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL ?ENPESS. 2008. (Congresso).
12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. 2007. (Congresso).
X Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. 2006. (Encontro).
III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Hum,anas em Saúde. 2005. (Congresso).
Curso de Extensão na Abordagem Gestáltica. 2004. (Outra).
IX Seminário Regional integrador e V Encontro de Mestres. 2004. (Seminário).
Seminário Questão Social, Políticas Públicas e Serviço Social. 2004. (Seminário).
XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais /III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. 2004. (Congresso).
9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO TÉCNICO DA UNITRABALHO. 2003. (Encontro).
ENCONTRO NACIONAL UNIVERSIDADE, TRABALHO E INCLUSÃO SOCIAL. 2003. (Encontro).
FÓRUM AMBIENTAL PETROBRÁS; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DIREITO AMBIENTAL. 2003. (Outra).
XI ENCONTRO DA REDOR E I SIMPÓSIO SERGIPANO DE PESQUISADORES SOBRE A MULHER E RELAÇÕES DE GÊNEROS.XI ENCONTRO DA REDOR E I SIMPÓSIO SERGIPANO DE PESQUISADORES SOBRE A MULHER E RELAÇÕES DE GÊNEROS. 2002. (Encontro).
10 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. 2001. (Congresso).
Curso de Cooperativismo Popular. 2001. (Outra).
Curso de Nivelamento de DLIS e Capacitação do Informativa. 2001. (Outra).
CURSO DE CAPACITAÇÃO E NIVELAMENTO PARA INSTITUIÇÕES CAPACITADORAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL. 2000. (Outra).
Curso de direitos da Criança e do Adolescente: Lei e Realidade. 2000. (Outra).
I Seminário de Extensão Acadêmica da UFS. 2000. (Outra).
8º CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. 1995. (Congresso).
I ENCONTRO DE PESQUISA SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA NOS TABULEIROS COSTEIROS DE SERGIPE. 1995. (Encontro).
7º CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. 1992. (Congresso).
XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA. 1992. (Congresso).
II CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES PARA GESTÃO EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO. 1991. (Outra).
1º ENCONTRO BAIANO DE DIREITO FUNDIÁRIO. 1990. (Encontro).
I CURSO ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DA CAPACITAÇÂO. 1989. (Outra).
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. 1989. (Congresso).
Participação em bancas
CARVALHO, Vânia S.; LEITE, M. C. T.; LOPES, F. A. M.; SANTOS, P. R. F.. Acesso da pessoa com deficiência à rede de Educação Pública em Sergipe. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; LEITE, M. C. T.; OLIVEIRA, C. N.; SILVA, N. F.. TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE (2019-2022). 2023. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; OLIVEIRA, C. N.; LEITE, M. C. T.; SANTOS, P. R. F.. NEGLIGÊNCIA/ABANDONO CONTRA A PESSOA IDOSA EM ARACAJU/SE (2018 - 2021). 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; SANTOS, J. S.; NUNES, C. A. S.; SANTOS, T. F.. EXPRESSÕES DO RACISMO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO SANTA MARIA EM ARACAJU-SE. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; SANTOS, R. M.; ARANHA, M. L. M.; LEHER, R.. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA UFS; AVANÇOS E DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA A PARTIR DA VISÃO DOS/DAS RESIDENTES. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; SANTOS, V. N.; SILVA, R. J. V.; PINHEIRO, . L. F.. SERVIÇO SOCIAL, (DES)PATOLOGIZAÇÃO DA VIDA E RELIGIOSIDADE EM SAÚDE MENTAL. 2020. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Vânia Carvalho; MARTA, F. E. F.;BERTONI, L. M.. Entre a Fala e a Pílula; Memórias e Representações Sociais de Estudos de Psicologia acerca da medicalização. 2020. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Memória:Linguagem e S ociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
CARVALHO, Vânia S.GONCALVES, M. C. V.; SANTANA, A. M.. O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE EM SERGIPE (2015 A 2019). 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; ROSA, L. C. S.;BORGES, J. L. J.. A HOSPITALIZAÇÃO PSIQUIÁTRICA NO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DE 2008 A 2019. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
BERTONI, L. M.CARVALHO, Vânia S.SANTOS, J. D. F.. Falando sobre drogas:memórias e representações sociais de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Memória:Linguagem e S ociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
BERTONI, L. M.CARVALHO, Vânia S.SANTOS, J. D. F.. (Des) criminalização das drogas ilícitas:memórias e representações sociais de operadores do direito. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Memória:Linguagem e S ociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
CARVALHO, Vânia S.; LEITE, M. C. T.;BORGES, J. L. J.GONCALVES, M. C. V.. A Judicialização da Saúde como uma Via Dupla para a Garantia de Direitos: Uma análise a partir dos assistentes sociais inseridos na rede hospitalar pública do município de Aracaju/SE.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.BERTONI, L. M.; SILVA, N. F.;BORGES, J. L. J.. Educação Domiciliar no Brasil:Trajetória e Organização a partir de 1990. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; ARANHA, M. L. M.; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida; SILVA, W. B.. A atuação dos assistentes sociais nos centros de atenção psicossocial (CAPS) em Sergipe. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; ARANHA, M. L. M.;GONCALVES, M. C. V.. Transversalidade da Dimensão Investigativa na Formação profissional:análise dos projetos políticos. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
LEITE, M. C. T.;CARVALHO, Vânia S.; SANTOS, V. N.. Os Serviços de Saúde Utilizados pela População em Situação de Rua. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida;ARANHA, Maria Lúcia Machado. A Produção do Conhecimento do Serviço Social: Para além da academia. 2016. Dissertação (Mestrado em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; RIBEIRO, C. V.; MACIEL JUNIOR, A.; PEREIRA, T. H.;BERTONI, L. M.. Dependência Digital:memória e representações sociais dos usuários de redes sociais. 2024. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
BERTONI, L. M.CARVALHO, Vânia S.; ALVES, A. E. S.; MELLO, .. F. M.; CRUZ, R. M.. MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ELETRICISTAS SOBRE O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS. 2022. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
CARVALHO, Vânia S.BERTONI, L. M.; MARTA, F. E. F.. DEPENDÊNCIA DIGITAL:MEMÓRIAS E REPRESENTAÇ~ES SOCIAIS NOS ESPAÇOS VIRTUAIS. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
CARVALHO, Vânia S.; SANTOS, T. F.; LOPES, F. A. M.; MELO, F. A. L.. ATENÇÃO E CUIDADO AS MULHERES NO CICLO PENAL:O QUE HÁ DE NOVO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; LEITE, M. C. T.; SANTOS, P. R. F.; OLIVEIRA, C. N.. NEGLIGÊNCIA/ABANDONO CONTRA A PESSOA IDOSA EM ARACAJU/SE (2018 - 2021). 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; LEITE, M. C. T.; SILVA, N. F.; OLIVEIRA, C. N.. A Interface entre a Tuberculose e a população em situação de rua no Município de Aracaju/SE (2019 a 2022). 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; SILVA, N. F.;MARTINS, T. C. S.; GOIS, M. N.. GRADUAÇÃO E A PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NA UFS: pesquisa e produção do conhecimento com foco na Reforma Agrária Popular no Brasil sob a diretriz analítica marxista/marxiana. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.BERTONI, L. M.; MARTA, F. E. F.. ?Memórias e representações sociais de mulheres em situação de cárcere?. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
CARVALHO, Vânia S.BERTONI, L. M.; MARTA, F. E. F.. Entre a fala e a pílula; memórias e representações sociais de estudantes de psicologia acerca da medicalização. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Memória:Linguagem e S ociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
CARVALHO, Vânia S.GONÇALVES, Maria da Conceição Vasconcelos; SILVA, N. F.; SANTANA, A. M.. O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE EM SERGIPE (2015 A 2019).. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.BERTONI, L. M.; CUNHA, T. R. A.. "Violência contra a mulher em contextos de abuso de bebidas alcoólicas: memórias e representações sociais. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
CARVALHO, Vânia S.; SANTOS, R. M.; SILVA, N. F.; SILVA, A. M.. Serviço Social e intersetorialidade:um estudo sobre a atuação dos/as assistentes sociais inseridos nas unidades de saúde da família no município de Aracaju/SE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; SILVA, N. F.;GONCALVES, M. C. V.Nascimento, A.P.L. O TRABALHO DO ASSISTENTTE SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE EM SERGIPE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.BERTONI, L. M.; FERNANDES, A. V. M.. Adolescentes em situação de vulnerabilidade social:memórias e representações sociais sobre drogas. 2018 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
CARVALHO, Vânia S.BERTONI, L. M.; SILVA, N. F.. Educação para além da escola:trajetória e organização do movimento de educação domiciliar no Brasil a partir de 1990. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.GONÇALVES, Maria da Conceição Vasconcelos; SILVA, N. F.; LEITE, M. C. T.. A via dupla entre a consolidação e o retrocesso do direito ao SUS; um estudo sobre a judicialização da saúde no município de Aracaju/SE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; ARAUJO, L. A.; MEDEIROS, J. M. M.. SAÚDE MENTAL DAS MULHERES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DE CLASSE SOCIAL E GÊNERO. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional em Saude Mental) - Hospital universitário de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; ARAUJO, L. A.; SANTOS, T. F.. ATUAÇÃO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL COM FAMILIARES DOS USUÁRIOS EM ARACAJU DE 2017 A 2022. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional em Saude Mental) - Hospital universitário de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; ARAUJO, L. A.; RIBEIRO, A. O.. SERVIÇO SOCIAL NO CONSULTÓRIO NA RUA EM ARACAJU (2018 a 2021). 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional em Saude Mental) - Hospital universitário de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; PANTALEAO, S. M. S.. COVID.19 em Aracaju/SE no Período de marco de 2020 a outubro de 2021. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Saúde Mental) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; PANTALEAO, S. M. S.. ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM HOSPITAL ESCOLA NO PERÍODO DE MAR/2020 ? FEV/2022. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional em Saude Mental) - Hospital universitário de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; SILVA, M. A. S.; ALVES, D. R.. O Estado da Arte da Produção sobre Saúde Mental do Curso de Serviço Social na Universidade Federal de Sergipe. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Saúde Mental) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
GONÇALVES, Maria da Conceição Vasconcelos; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida;SANTOS, Vânia Carvalho. Um Olhar sobre a Família do Adolescente Envolvido na Prática de Ato Infracional:uma análise sócio-econômica". 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
GONÇALVES, Maria da Conceição Vasconcelos; BARRETO, Liliádia da Silva Oliveira;SANTOS, Vânia Carvalho. O Programa Bolsa Família sob a Perspectiva dos Beneficiários Atendidos no CRAS Dr. Franklin de Oliveira Ribeiro. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Josiane SoaresSANTOS, Vânia CarvalhoARANHA, Maria Lúcia Machado. A Intersetorialidade no Campo Sociojurídico. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
GONÇALVES, Maria da Conceição VasconcelosSANTOS, Vânia Carvalho; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida. Politicas públicas de Educação e assistência Social:um olhar diferenciado das adolescentes privadas de liberdade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida;SANTOS, Vânia Carvalho; COUTO, Raquel Rodrigues de Souza Silva. O Impacto do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI junto aos Adolescentes Assistidos pelo CRAS Porto D'Anta. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida;SANTOS, Vânia Carvalho; RIBEIRO, Ana Carla Andrade. As Ações de Saúde na Prática Sindical Rural e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário:um Estudo do Pólo Sindical Centro-Sul-Sergipe. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida;SANTOS, Vânia Carvalho; DINIZ, Nadja Leite. O Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher sob a ótica das Usuárias: o caso da Unidade de Saúde da Família Renato Mazze Lucas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. Trabalho e Inclusão Social - perspectiva do Projeto de Vida dos Adolescentes em Conflito com a Lei". 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. "O Controle Social na Gestão da Política de Assistência Social no Município de Aracaju (2008-2009). 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. "O Abusador Sexual na Perspectiva das Meninas do CREAS São João de Deus". 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. "Atuação do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do Município de Nossa Senhora da Glória-SE. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; ARAUJO, L. A.; SANTOS, T. F.; SILVA, J. L. L.. POLÍTICAS SOCIAIS PARA PESSOAS SURDAS NO BRASIL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; SANTOS, T. F.; SANTOS, T. R. F. R.. CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ESTRUPO NO MUNICÍPIO DE UMBAÚBA NO PERÍODO DE 2019 A 20223BBAÚBA NO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; SANTOS, T. F.;MENDONCA, I. P.. O SUICÍDIO EM ARACAJU DE 2012 a 2022. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
Araujo, M N S; SANTOS, R. M.;CARVALHO, Vânia S.. Produção em Serviço Social sobre Saúde Mental no período de 2010 a 2019. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; LEITE, M. C. T.; SILVA, A. M.. TENTATIVAS DE SUICÍDIO NO PRIMEIRO ANO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM ARACAJU. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; SILVA, N. L.; CAVALCANTE, I. G.. MORTALIDADE MATERNA DE MULHERES EM IDADE FÉRTIL, NO ANO DE 2016 EM SERGIPE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; SILVA, N. F.;SANTANA, A. M.. Feminicídio no Brasil no período de 2006 a 2016. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida; ANDRADE, D. C.. A POPULAÇÃO NEGRA COM HIV E AIDS EM SERGIPE:RECORTES DA DESIGUALDADE RACIAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.GONCALVES, M. C. V.; COSTA, L. R. S. T.. ALCOOLISMO E O IDOSO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; SILVA, N. F.;SANTANA, A. M.. ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA EM ARACAJU/SERGIPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.GONCALVES, M. C. V.; SANTOS, P. R. C.. FEMINICÍDIO - QUANDO SE MORRE POR SER MULHER: UMA ANÁLISE DOS CASOS REGISTRADOS EM SERGIPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
ARANHA, Maria Lúcia MachadoCARVALHO, Vânia S.; SANTOS, L. G.. Meritocracia e Culpabilização do Indvíduo: Rebatimentos na Saúde Mental dos Trabalhadores em Situação de Desemprego. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; CARVALHO, C. A.; SILVA, E. M.. As condições de saúde dos/das assistentes sociais atuantes em um hospital de referência do estado de Sergipe. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SILVA, N. F.; SANTOS, L. G. G.;CARVALHO, Vânia S.. Cunha,Riane M.dos Santos,Rosãngela B. Oliveira.A atuação do Assistente Social no Centro de Oncologia de um Hospital de Referência no Estado de Sergipe. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho; SILVA, E. M.;Nascimento, A.P.L. Escolha profissional e gênero: um estudo sobre as escolhas profissionais dos estudantes da Universidade Federal de Sergipe. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.BORGES, J. L. J.; BEZERRA, C. A. A.. Participação e Controle Social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.BORGES, J. L. J.; SANTOS, R. M.. Saúde Mental e afetividade:Relatos dos filhos cuidadores de mães com transtornos mentais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.BORGES, J. L. J.Rosângela Marques dos SANTOS. A dimensão investigativa no cotidiano profissional dos Assistentes Sociais das unidades básicas de saúde de Aracaju. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida. A população em situação de rua aendida pela casa de passagem estadual:recortes de uma vida de exclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Vânia Carvalho; SILVA, N. L.;GONÇALVES, Maria da Conceição Vasconcelos. Estudo da Percepção de Pessoas Idosas sobre a relação: sexualidade e envelhecimento humano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Vânia Carvalho; SILVA, N. L.; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida. Atenção Primária em Aracaju a partir da visão dos usuários de uma unidade hospitalar: Um estudo no Hospital de Urgência de Sergipe ? HUSE.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Vânia CarvalhoARANHA, Maria Lúcia Machado; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida. Ensino Superior Noturno: Uma Análise da Formação Profissional de Estudantes Trabalhadores e não trabalhadores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; FREITAS, M S;BORGES, J. L. J.. Reordenamento do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes em Aracaju. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.MARTINS, T. C. S.; LOPES, F. A. M.;GONÇALVES, Maria da Conceição Vasconcelos. Os impactos do fim da reserva de vagas para os estudantes com deficiência no instituto Federal e Sergipe - Campus Aracaju". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.MARTINS, T. C. S.GONÇALVES, Maria da Conceição Vasconcelos. O Cotidiano do Assistente Social do Ministério Público de Sergipe. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Vânia Carvalho; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida; ANDRADE, KÉRCIA ROCHA. O Trabalho das Pessoas em Situação de Rua no Centro de Aracaju: Uma Vida de Exclusão e Negação da Cidadania. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida; COSTA, Ana Karla Góes. Cotidiano e Trabalho das pessoas em Tratamento Hemodialítico Assistidas pela Nefroclínica:uma análise acerca das transformações na vida dos pacientes e a partir do afastamento do trabalho.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho; CARVALHO, C. A.; GUIMARÃES, Danielle Souza. M. Abud.O Ato de Adotar na Perspectiva dos Pretendentes à Adoção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia CarvalhoSANTOS, Josiane SoaresRosângela Marques dos SANTOS. Farias, Ildete L. Aquino e Luís P. F. Almeida.O Trabalho do Assistente Social Junto aos Pacientes em tratamento Dialítico no Estado de Sergipe. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida;SANTOS, Vânia Carvalho; Mary Nadja Aragão Oliveira. A Atuação do Serviço Social na Oncologia Pediátrica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. Santos,Izis N.. O. Pereira, Stephany S.Pereira."A Visão dos Técnicos do Tribunal de Justiça de Sergipe acerca da Homoparentalidade". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. Leal, Maria Aparecida da C. G. Campos.A Educação Permanente e a Humanização no Trabalho no Hospital de Urgência de Sergipe". 2009.
SANTOS, Vânia Carvalho. Santos.Cirurgia Bariática: a expectativa dos pacientes em relação a cirurgia e as mudanças ocorridas no cotidiano com o pós-operatório". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. A relação entre Estresse Ocupacional e as Atividades Desenvolvidas pelas Asssistentes Sociais e psicólogas nos CRAS de Aracaju. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. Viana,Juliana C.Cavalcanti , Viviane M. Santos.?A Morte e o Trabalho do Serviço Social?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe.
Maria Benedita Lima Pardo;SANTOS, Vânia Carvalho. Percepções de cuidadores de alcoolistas sobre o alcoolismo e o tratamento:um estudo no CAPS AD Primavera. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho; Maria Benedita Lima Pardo; Ribeiro, A. C. A.. O Tratamento Ambulatorial de Egressos de Medida de Segurança nos CAPES no Município de Aracaju sob o contexto da Reforma Psiquiátrica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; Araujo, M N S; SANTOS, J. S.; SILVA, J. L. L.; RIBEIRO, S. P. F.. BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO PARA PROFESSOR EFETIVO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL. 2023. Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, R. M.;CARVALHO, Vânia S.; SILVA, N. F.. Comissão para redistribuição de docentes. 2019. Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho; Cebalos Albanita; Santos Daniel. Saúde Coletiva/bases Psicossociais da Saúde/Educação em saúde/Saúde,Meio Ambiente e Sociedade/Gestão da Organização do trabalho. 2017. Universidade Federal do Oeste da Bahia.
GONÇALVES, Maria da Conceição VasconcelosSANTOS, Vânia Carvalho; SANTOS, V. N.. Comissão de Redistribuição de docentes. 2017. Universidade Federal de Sergipe.
GONÇALVES, Maria da Conceição VasconcelosSANTOS, Vânia Carvalho; SANTOS, V. N.. Comissão de Redistribuição de docentes. 2017. Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; NUNES, C. A. S.;MARTINS, T. C. S.. PROFESSOR SUBSTITUTO DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL. 2024. Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, C. A.;CARVALHO, Vânia S.Rosângela Marques dos SANTOS. Professor Substituto - Fundamentos Históricos. 2016. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Vânia Carvalho; Maria Benedita Lima Pardo. I Concurso de Monografia da Assistência Social. 2008. Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
SANTOS, Vânia Carvalho; CARVALHO, C. A.; SANTOS, R. M.. Banca Examinadora Seleção Pública Professor Substituto Questão Social. 2008. Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. Banca Examinadora Seleção Pública Professor Substituto Questão Social e Movimentos Sociais. 2008. Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. Elaboração da Prova para o Cargo de Assistente Social. 2007. Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe.
SANTOS, Vânia Carvalho. Seleção do Curso de Especialização em Política Social e Serviço Social. 2007. Departamento de Serviço Social- Centro de Ciências Sociais Aplicadas- UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. Professor Substituto - Política Social e Serviço Social. 2007. Departamento de Serviço Social- Centro de Ciências Sociais Aplicadas- UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. Professor Substituto - Trabalho e Sociabilidade. 2006. Departamento de Serviço Social- Centro de Ciências Sociais Aplicadas- UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. Professor Substituto - Serviço Social Aplicado II Política Setorial V. 2004. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Vânia Carvalho. Banca Examinadora Seleção Pública Professor Substituto - Desenvolvimento de Comunidade. 2004.
SANTOS, Vânia Carvalho. Professor Substituto - Teoria do Serviço Social e Metodologia do Serviço Social. 2003. Departamento de Serviço Social- Centro de Ciências Sociais Aplicadas- UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. Professor Substituto - Serviço social Aplicado II e política Setorial V. 2003. Departamento de Serviço Social- Centro de Ciências Sociais Aplicadas- UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. Professoe Substituto - Teoria do Serviço Social e Metodologia do serviço Social. 2003. Departamento de Serviço Social- Centro de Ciências Sociais Aplicadas- UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. Professor Substituto - Desenvolvimento de Comunidade. 2002. Departamento de Serviço Social- Centro de Ciências Sociais Aplicadas- UFS.
CARVALHO, Vânia S.; SILVA, J. L. L.; ARAUJO, L. A.; ALVES, H. M. R.. BANCA EXAMINADORA APROVEITAMENTO DE ESTUDOS. 2025. Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; LEITE, M. C. T.; LOPES, F. A. M.. PROJETO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DE SERGIPE. 2024. Departamento de Serviço Social- Centro de Ciências Sociais Aplicadas- UFS.
CARVALHO, Vânia S.; NUNES, C. A. S.; SANTOS, P. R. F.. SELECAO DE ALUNOS ESPECIAIS MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL. 2024. Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; OLIVEIRA, C. N.; SILVA, N. F.; SANTOS, S. A.. Processo seletivo para alunos regulares mestrado Serviço Social. 2023. Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; OLIVEIRA, C. N.; NUNES, C. A. S.;MARTINS, T. C. S.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Discentes Especiais. 2022. Universidade Federal de Sergipe.
CARVALHO, Vânia S.; SILVA, N. L.; SANTOS, V. N.; OLIVEIRA, C. N.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Alunos Especiais. 2021. Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; SANTOS, J. S.; SILVA, N. F.; SILVA, N. L.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Alunos Especiais. 2020. Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida; SILVA, N. F.. Processo Seletivo para Alunos Especiais PROSS. 2019. Universidade Federal de Sergipe UFS.
Rosângela Marques dos SANTOS; SILVA, N. F.;CARVALHO, Vânia S.. Processo seletivo para alunos regulares mestrado Serviço Social. 2019. Universidade Federal de Sergipe UFS.
CARVALHO, Vânia S.; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida; SANTOS, V. N.. Avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica. 2018. Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida; Araujo, M N S. Seleção Aluno Especial Mestrado PROSS. 2017. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Vânia Carvalho; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida;ARANHA, Maria Lúcia Machado; SANTOS, R. M.. Seleção Aluno Mestrado PROSS. 2017. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Vânia Carvalho. Avaliação de Projetos de pesquisa da UFS. 2017. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Vânia Carvalho. COMITE DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A EXTENSÃO - PIBIX. 2008. Universidade Federal de Sergipe UFS.
SANTOS, Vânia Carvalho. MEMBRO DO COMITE DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A EXTENSÃO - PIBIX. 2007. Universidade Federal de Sergipe.
Orientou
Raízes da Luta pela Terra: Análise Histórica e Política da Reforma Agrária em Sergipe; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
Pessoas em Situação de Rua e Saúde; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS DE PESSOAS ALCOOLISTAS EM ARACAJU NO PERÍODO DE 2015 A 2023; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
ATENÇÃO E CUIDADO ÀS MULHERES NO CICLO PENAL; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
A Atuação dos/as Assistentes Sociais no Centro de Referência IST/HIV/AIDS do Município de AracajuSE; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
A Desospitalização da Saúde Mental no Nordeste; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
Home Schoolno Brasil; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Gênero e Políticas Públicas; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
A CONSOLIDAÇÃO E O RETROCESSO DO DIREITO AO SUS: UMA ANÁLISE SOBRE A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
IMPLICAÇÕES SOCIOECONÔMICAS DO PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO PARA FAMILIARES ACOMPANHANTES NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ARACAJU/SE; Início: 2025; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL SAÚDE DO ADULTO E IDOSO) - Hospital Universitário da UFS/Ebserh, EBSERH; (Orientador);
Atendimentos no CAPS AD III Primavera em Aracaju no período entre 2023 e 2024; ; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
Urgências psiquiátricas em Sergipe: Um estudo sobre os perfis dos usuários entre 2020 e 2024; ; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
A atuação do assistente social no Centro de Oncologia em um Hospital de Referência no Estado de Sergipe; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
A atuação do assistente social no Centro de Oncologia em um Hospital de Referência no Estado de Sergipe; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS/AS ASSISTENTES SOCIAIS ATUANTES EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
TENTATIVAS DE SUICÍDIO COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA EM SERGIPE: ANÁLISES DO PÚBLICO INFANTO-JUVENIL; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
A atuação do assistente social no Centro de Oncologia em um Hospital de Referência no Estado de Sergipe; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
TENTATIVAS DE SUICÍDIO COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA EM SERGIPE: ANÁLISES DO PÚBLICO INFANTO-JUVENIL; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Condições de Saúde do Trabalhador; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Pessoas em Situação de Rua; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
O Serviço Social no CAPS AD; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
O Serviço Social no CAPS AD; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Saúde da Criança na Rede de Urgência de Aracaju; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Saúde da Criança na Rede de Urgência de Aracaju; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
A saúde pública em Sergipe; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Condições de Saúde do Trabalhador; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Pessoas em Situação de Rua; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
Automutilações e tentativas de suicídio; Início: 2020 - Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
Tentativas de Suicídio no Brasil no período de 2010 a 2019; Início: 2020 - Universidade Federal de Sergipe UFS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Análise Comparativa entre os Serviços Públicos Ofertados; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
A utilização dos Serviços Hospitalares e Comunitários para Cuidados em Saúde Mental Infanto juvenil; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Residência em Saúde Mental Aracaju; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
Residência em Saúde Mental em Sergipe; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
Residência em saúde Mental em Sergipe; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Sergipe UFS; (Orientador);
O Serviço Social na UBS "Dono Jovem"; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Atuação do serviço Social no CAPS; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Atuação do serviço Social no setor de Oncologia do HUSE; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
O Serviço Social no Pronto Socorro do HUSE; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
O Serviço Social no Pronto Socorro do HUSE; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
O Serviço Social na UBS Cândida Alves"; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
O Serviço Social no Pronto Socorro do HUSE; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
NEGLIGÊNCIA/ABANDONO CONTRA A PESSOA IDOSA EM ARACAJU/SE (2018-2021); 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS, ; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE (2019-2022); 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS, ; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
ACESSO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA À REDE DE EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL EM SERGIPE; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS, ; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
POPULAÇÃO COM HIV E AIDS: TRAÇOS DA REALIDADE SOCIOEPIDEMIOLÓGICA EM ARACAJU/SE; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS NO NORDESTE BRASILEIRO E O DESMONTE DA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS, ; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA UFS; AVANÇOS E DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA A PARTIR DA VISÃO DOS/DAS RESIDENTES; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS, ; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE EM SERGIPE (2015 A 2019); 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS, ; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Educação Domiciliar no Brasil:Trajetória e Organização a partir de 1990; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS, Fundação de Apoio a Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
A Judicialização da Saúde como uma Via Dupla para a Garantia de Direitos: Uma análise a partir dos assistentes sociais inseridos na rede hospitalar pública do município de Aracaju/SE; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
SERVIÇO SOCIAL NO CONSULTÓRIO NA RUA EM ARACAJU (2018 a 2021); 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional em Saude Mental) - Hospital universitário de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
ATUAÇÃO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL COM FAMILIARES DOS USUÁRIOS EM ARACAJU DE 2017 A 2022; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional em Saude Mental) - Hospital universitário de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM HOSPITAL ESCOLA NO PERÍODO DE MAR/2020 ? FEV/2022; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Saúde do Adulto e do Idoso) - Hospital universitário de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
COVID; 19 em Aracaju/SE no Período de marco de 2020 a outubro de 2021; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Saúde do Adulto e do Idoso) - Hospital universitário de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Rede de Saúde Mental; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional em Saude Mental) - Hospital universitário de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
O Abusador Sexual na Perspectiva das Meninas do CREAS São João de Deus; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Trabalho e Inclusão Social; Perspectiva do Projeto de Vida dos Adolescentes em Conflito com a Le i; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
O Controle Social no Município de Aracaju/SE; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Social e Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Atuação do Centro de Referência de Assistência Social ? CRAS do Município de Nossa Senhora da Glória?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Departamento de Serviço Social- Centro de Ciências Sociais Aplicadas- UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
A relação entre Estresse Ocupacional e as Atividades Desenvolvidas pelas Assistentes Sociais e psicólogas nos CRAS de Aracaju; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Departamento de Serviço Social- Centro de Ciências Sociais Aplicadas- UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
A Família dos Usuários do Programa; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Departamento de Serviço Social- Centro de Ciências Sociais Aplicadas- UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
I; Santos, Márcia V,R; Lima, Sheila S; S; Rocha; Concepções das Famílias dos Portadores de Transtornos Mentais sobre a Doença e o Tratamento; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Departamento de Serviço Social- Centro de Ciências Sociais Aplicadas- UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
O SUICÍDIO EM ARACAJU DE 2012 a 2022; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ESTRUPO NO MUNICÍPIO DE UMBAÚBA NO PERÍODO DE 2019 A 20223BBAÚBA NO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
POLITICAS SOCIAS PARA PESSOAS SURDAS NO BRASIL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
As Condições de Saúde dos/as Atuantes em um Hospital de Referência do Estado de Sergipe; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
A Atuação do Assistente Social no Centro de Oncologia de um Hospital de Referência no Estado de Sergipe; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
A Atuação do Assistente Social no Centro de Oncologia de um Hospital de Referência no Estado de Sergipe; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
A Atuação do Assistente Social no Centro de Oncologia de um Hospital de Referência no Estado de Sergipe; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Tentativas de Suicídio como um Problema de Saúde Pública em Sergipe: Análises do Público Infantojuvenil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Tentativas de Suicídio como um Problema de Saúde Pública em Sergipe: Análises do Público Infantojuvenil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
A Atuação dos CAP'S AD em Sergipe; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
A Visão dos Pais sobre a Escola de Educação Especial "João Cardoso do Nascimento Júnior"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
"Cirurgia Bariática: a expectativa dos pacientes em relação a cirurgia e as mudanças ocorridas no cotidiano no pós-operatório"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
"Influências do Projovem na vida de seus participantes: um estudo no CRAS Risoleta Neves"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
"Atuação do estado na Condução das Medidas de Abrigamento no Centro de Estudos e Observação (CEO); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
"Relação dos Participantes do CRAS 1 Miguel Alves dos Santos com suas familias e com os aprticipantes do Projeto"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
"Trabalho precoce: um estudo do PETI no CRAS Dr; Carlos Fernandes de Melo"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
"O Olhar Tridimensional sobre o Projeto Recriar"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
'Ação do Serviço Social no Programa Neonatal do HU'; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Figueiredo; Representações Sociais dos ais dos Alunos da Escola Especial João Cardoso" Graduação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Concepções dos Alunos da UFS sobre Tentativas de Suicídio; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Concepções dos Alunos da UFS sobre Tentativas de Suicídio Campus Lagarto; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Análise comparativa entre os serviços públicos ofertados; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
A utilização dos serviços hospitalares e comunitários para cuidados em saúde mental infantojuvenil; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
A Reforma Psiquiátrica em Sergipe ?Atores em Cena?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Estágio supervisionado em Serviço Social; 2016; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Estágio Supervisionado em Serviço Social; 2016; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Estágio Supervisionado em Serviço Social; 2016; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Estágio Supervisionado em Serviço Social; 2016; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Estágio Supervisionado em Serviço Social; 2016; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Estágio Supervisionado em Serviço Social; 2016; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Estágio Supervisionado em Serviço Social; 2016; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Visão dos Pacientes de Hemodiálise sobre o Tratamento; 2008; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Estágio Supervisionado I, II,III e IV; 2008; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Sergipe UFS; Orientador: Vânia Carvalho Santos;
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, Vânia S. ; OLIVEIRA, L. E. S. ; SANTOS, L. G. R. . Aspectos Socioeconômicos das Tentativas de Suicídio em Sergipe (Brasil). REVISTA EM PAUTA , v. 20, p. 201-216, 2022.
-
CARVALHO, Vânia S. ; Souza, Izadora Rodrigues . Internações psiquiátricas decorrentes do uso de substâncias psicoativas em Sergipe ? Brasil no período de 2016 a 2018. Debates contemporâneos sobre drogas, violência e saúde , v. 1, p. 68-79, 2019.
-
Maria Benedita Lima Pardo ; CARVALHO, Vânia S. . Hanseníase: o peso do seu histórico. Cadernos UFS. Serviço Social , v. IX, p. 91-112, 2007.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Percepções de portadores de hanseníase sobre a doença, seu tratamento e as repercussões em seu cotidiano: Um estudo em Nossa Senhora do socorro - Sergipe. Revista Saúde e Ambiente (UNIVILLE) , v. 7, p. 30-38, 2006.
-
CARVALHO, Vânia S. ; AVELINO, M. L. B. . Vulnerabilidades Sociais em Tempos de Pandemia. 1. ed. Brasília: technopolitik, 2022. v. 01. 224p .
-
CARVALHO, Vânia S. ; SANTOS, R. M. (Org.) . Temáticas sobre Saúde & Serviço Social. 1. ed. SÃO CRISTÓVÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, 2020. v. 1. 260p .
-
CARVALHO, Vânia S. ; Souza, Izadora Rodrigues . Debates Contemporaneos sobre Drogas,Violência e Saúde. 1. ed. São Luís: EDIFMA, 2019. v. 1. 177p .
-
CARVALHO, Vânia S. ; GONCALVES, M. C. V. (Org.) ; SANTOS, R. M. (Org.) ; MARTINS, T. C. S. (Org.) . Temas de Gênero,Saúde e Violência. 1. ed. SÃO CRISTÓVÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, 2017. v. 1. 188p .
-
CARVALHO, Vânia S. ; MENDONCA, I. P. . Sistemas de Informação em Saúde e o Trabalho do Assistente Social na Atenção Básica. In: Vânia Carvalho Santos; Rosangela Marques dos Santos;Josefa Lusitânia de Jesus Borges. (Org.). Debates sobre a Saúde na Contemporaneidade. 1ed.Curitiba: , 2021, v. 1, p. 9-158.
-
CARVALHO, Vânia S. ; Nascimento, R.F . Impactos do neoliberalismo na política de saúde: demandas pela judicialização do SUS no município de Aracaju (SE). In: Vânia Carvalho Santos;Rosangela Marques dos Santos. (Org.). Temáticas sobre Saúde & Serviço Social. 1ed.SÃO CRISTÓVÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, 2020, v. 1, p. 1-193.
-
CARVALHO, Vânia S. ; MAGALHAES, V. P. ; BORGES, J. L. J. . Religião, formação profissional e trabalho em saúde: reflexões sobre um recalque do Serviço Social brasileiro. In: Vânia Carvalho Santos;Rosangela Marques dos Santos. (Org.). Temáticas sobre Saúde & Serviço Social. 1ed.SÃO CRISTÓVÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, 2020, v. 1, p. 1-193.
-
CARVALHO, Vânia S. ; Souza, Izadora Rodrigues ; FEITOZA, J. P. M. . Saúde dos Assistentes Sociais Atuantes em um Hospital de Referência em Sergipe. In: Maria Madalena Souza dos Anjos Neta; Mariana Domitila Padovani Martins. (Org.). Trabalho, Diversidade e Consumo: Um Percurso pela Sociedade Contemporânea. 1ed.Maringá/Paraná: UNIEDUSUL, 2020, v. 1, p. 42-55.
-
CARVALHO, Vânia S. ; SANTOS, R. M. ; SILVA, N. F. . Serviço Social e políticas sociais para as mulheres em Sergipe: elementos para debate.. In: Denise Bomtempo Birche de Carvalho ; Inez Stampa ; Joana Valente Santana ; Maria Liduína de Oliveira e Silva. (Org.). PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL E TEMAS CONTEMPORÂNEOS. 1ed.São Paulo: Cortez, 2020, v. 1, p. 89-100.
-
CARVALHO, Vânia S. . Uso de drogas por pessoas em situação de rua em Aracaju. In: Luci Mara Bertoni; Ângela Viana Machado Fernandes. (Org.). Memória álcool e drogas contribuições ao debate. 1ed.Brasília: Technopolitik, 2019, v. 1, p. 99-112.
-
SOUZA, I. R. ; CARVALHO, Vânia S. . Internações psiquiátricas decorrentes do uso de substâncias psicoativas em Sergipe ? Brasil no período de 2016 a 2018............................................................................... In: Luci Mara Bertoni ; Williane de Fátima Vieira Batista. (Org.). Debates contemporâneos sobre drogas, violências e saúde. 1ed.São Luís: Instituto Federal do Maranhão, 2019, v. 1, p. 68-79.
-
BERTONI, L. M. ; CARVALHO, Vânia S. ; MEIRELES, R. T. B. . Prevenção de drogas entre profissionais do sexo. In: Rita Radl Philipp;Maria Begonã Gómez Vázquez. (Org.). Formas extremas de violencia contra las mujeres:escenarios de prostitución,violencia y explotación sexual. 1ed.Santiago de Compostela - espan: Universidade de Santiago de Compostela, 2019, v. 1, p. 69-82.
-
CARVALHO, Vânia S. . Efeitos da Reforma Psiquiátrica no Atendimento Infanto Juvenil em Sergipe. In: Maria Lúcia T.Garcia;Mirian C.V.Basílio Denadai. (Org.). Família,Saúde Mental e Política de Drogas Temas Contemporâneos. 1ed.São Paulo: Annablume, 2018, v. 01, p. 161-194.
-
CARVALHO, Vânia S. . Atendimentos Psiquiátricos de Crianças e Adolescentes em Sergipe. In: Vania Carvalho Santos; Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves Maria Helena Santana Cruz Rosangela Marques dos Santos Tereza Cristina Santos Martins. (Org.). TEMAS DE GÊNERO, SAÚDE E VIOLÊNCIA. 1ed.São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe - UFS, 2017, v. 01, p. 128-158.
-
Souza, Izadora Rodrigues ; CARVALHO, Vânia S. . A REFORMA PSIQUIÁTRICA EM ARACAJU: ALGUNS APONTAMENTOS DOS AUTORES. Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação - REVIPI, São Cristóvão, p. 634 - 634, 20 nov. 2017.
-
ALMEIDA, L. L. ; CARVALHO, Vânia S. . REFORMA PSIQUIÁTRICA EM SERGIPE: A NARRATIVA DOS ATORES. Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação - REVIPI, São Cristóvão, p. 650 - 650, 20 nov. 2017.
-
MORAES, M. A. ; CARVALHO, Vânia S. . PESQUISA DE CAMPO SOBRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA EM SERGIPE: OS AUTORES EM CENA. Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação - REVIPI, São Cristóvão, p. 652 - 652, 20 nov. 2017.
-
GOMES, M. S. ; CARVALHO, Vânia S. . A REFORMA PSIQUIÁTRICA EM SERGIPE: OS ATORES EM CENA. Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação - REVIPI, São Cristóvão, p. 652 - 652, 20 nov. 2017.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; GONÇALVES, Maria da Conceição Vasconcelos ; Vera Núbia Santos ; Márcia Santana Tavares . I Encontro Intersetorial de Assistência Social. I Encontro Intersetorial de Assistência Social, ARACAJU, p. 9 - 91, 02 out. 2006.
-
CARVALHO, Vânia S. ; JESUS, L. T. . INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS DE PESSOAS ALCOOLISTAS EM ARACAJU NO PERÍODO DE 2013 A 2023. In: 18º ENCONTRO DE PESQUISADORES E PESQUISADORAS EM SERVIÇO SOCIAL, 2024, FORTALEZA. 18º ENCONTRO DE PESQUISADORES E PESQUISADORAS EM SERVIÇO SOCIAL. BRASILIA: ABEPESS, 2024. v. 1. p. 72-81.
-
CARVALHO, Vânia S. ; Souza, Izadora Rodrigues . V CONGRESSO ONLINE INTERNACIONAL: SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS DAS POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS. In: V CONGRESSO ONLINE INTERNACIONAL: SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS DAS POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS, 2024. V CONGRESSO ONLINE INTERNACIONAL: SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS DAS POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS. MARÍLIA: CENAT, 2024. p. 17-18.
-
CARVALHO, Vânia S. ; SOUZA, C. A. . POPULAÇÃO COM HIV E AIDS: CENÁRIO SOCIOEPIDEMIOLÓGICO EM UMA CAPITAL DO NORDESTE. In: XXIII Seminario de ALAEITS, 2022, Montevideo. XIII Seminário de ALAEITS. Montevideo: ALAEITS, 2022. v. 1. p. 67-69.
-
CARVALHO, Vânia S. ; Souza, Izadora Rodrigues . A covid-19 em tempos de neoliberalismo: caso brasileiro. In: XXIII Seminário ALAEITS, 2022, Montevideo. XXIII Seminário ALAEITS. Montevideo: ALAEITS, 2022. v. 1. p. 14-16.
-
CARVALHO, Vânia S. ; AVELINO, M. L. B. . INVISÍVEIS E INDESEJADOS: POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA, ESPAÇO URBANO E COVID-19 EM ARACAJU-SERGIPE/BRASIL. In: XXIII Seminario de ALAEITS, 2022, Montevideo. XXIII Seminario de ALAEITS. Montevideo: ALAEITS, 2022. v. 1. p. 45-47.
-
CARVALHO, Vânia S. ; SOUZA, L. S. . Questão Social? e Saúde: Notas sobre o trabalho do Assistente Social no âmbito hospitalar. In: XXIII Seminário ALAEITS, 2022, Montevideo. XXIII Seminário ALAEITS. ALAEITS: ALAEITS, 2022. v. 1. p. 12-14.
-
CARVALHO, Vânia S. ; CARVALHO, I. F. . Suicídio entre Agricultores Brasileiros. In: XXXII Congreso Internacional ALAS Perú 2019: Hacia un nuevo horizonte de sentido histórico de una civilización de vida, 2019, Lima - Peru. XXXII Congreso Internacional ALAS Perú 2019: Hacia un nuevo horizonte de sentido histórico de una civilización de vida. Lima: Universidade San Marco, 2019. v. 1.
-
CARVALHO, Vânia S. ; COSTA, T. D. ; GOMES, M. S. . Tentativas de Suicídio de Crianças e Adolescentes em um Estado do Nordeste do Brasil no período de 2015 a 2017. In: XXXII Congreso Internacional ALAS Perú 2019: Hacia un nuevo horizonte de sentido histórico de una civilización de vida, 2019, Lima. XXXII Congreso Internacional ALAS Perú 2019: Hacia un nuevo horizonte de sentido histórico de una civilización de vida. Lima - Peru: Universidade San Marco, 2019. v. 1.
-
MENDONCA, I. P. ; CARVALHO, Vânia S. . FUNDAMENTOS E HISTÓRIA: O SURGIMENTO DO SISTEMA CAPITALISTA E A GÊNESE DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL. In: 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS ), 2019, Brasília. 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). Brasília: Conselho federal de Serviço Social, 2019.
-
CARVALHO, Vânia S. ; MENDONCA, I. P. . O Trabalho do assistente social na atenção básica em saúde em Sergipe no período 2015 a 2018. In: 11º Encontro de Pós Graduação, 2019, SÃO CRISTÓVÃO. 11º Encontro de Pós Graduação, 2019.
-
CARVALHO, Vânia S. . Representações Sociais dos adictos sobre o uso de drogas. In: Encuentro Cientifico Internacionnal e Intermedio Del Comite de Sociologia de Genero - Federação Espanhola de Sociologia de Genero, 2018, Valencia - Espanha. Encuentro Cientifico Internacionnal e Intermedio Del Comite de Sociologia de Genero - Federação Espanhola de Sociologia de Genero. Valencia - Espanha: Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Valencia, 2018. v. 1. p. 99-100.
-
CARVALHO, Vânia S. . Tentativas de Suicídio em um estado do Nordeste do Brasil. In: Encuentro Cientifico Internacionnal e Intermedio Del Comite de Sociologia de Genero - Federação Espanhola de Sociologia de Genero, 2018, Valencia - Espanha. Encuentro Cientifico Internacionnal e Intermedio Del Comite de Sociologia de Genero - Federação Espanhola de Sociologia de Genero. Valencia - Espanha: Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Valencia, 2018. v. 1. p. 77-77.
-
CRUZ, J. ; VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida ; CARVALHO, Vânia S. . Garantia dos Direitos dos Assistentes Sociais Trans: uma análise a partir de publicações do CFESS. In: Conferência Internacional de Estudos QUEER, 2018, ARACAJU. Conferência Internacional de Estudos QUEER. ARACAJU: estudos CONQUEER, 2018. v. 1. p. 01-12.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . A violência vivenciada pelas profissionais do sexo em Aracaju. In: 13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 ? ?Transformações, Conexões, Deslocamentos, 2017, Florianópolis. 13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 ? ?Transformações, Conexões, Deslocamentos. Florianópolis: UFSC, 2017. v. 1. p. 154-155.
-
Souza, Izadora Rodrigues ; COSTA, T. D. ; CARVALHO, Vânia S. . A Reforma Psiquiátrica em Aracaju: Contribuições dos Atores. In: XI Coloquio Internacional ' Educação e Contemporaneidade', 2017, São Cristóvão. Anais EDUCON-SE. São Cristóvão: UFS, 2017. v. 11. p. 01-10.
-
NASCIMENTO, E. L. ; CARVALHO, Vânia S. . Contribuições da Educação em Saúde para a Operacionalização da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem. In: XI Coloquio Internacional ' Educação e Contemporaneidade', 2017, São Cristóvão. Anais EDUCON-SE. São Cristóvão: UFS, 2017. v. 11. p. 01-06.
-
CARVALHO, Vânia S. . Perfil epidemiológico das Internações Psiquiátricas de Crianças e adolescentes em Sergipe - Brasil no período de 2008 a 2012. In: 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion, 2016, Curitiba. Summary of Abstracts 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion Promoting Health and Equity. Curitiba: IUPE, 2016. v. 1. p. 1554-1554.
-
CARVALHO, Vânia S. . Atuação dos Serviços Substitutivos em Saúde Mental para a População Infanto Juvenil em um Estado do Nordeste do Brasil. In: 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion, 2016, Curitiba. Summary of Abstracts 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion Promoting Health and Equity. Curitiba: IUHPE, 2016. v. 1. p. 1450-1450.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; SANTOS, D. N. ; SANTOS, C. A. S. T. . Perfil epidemiológico das Internações Psiquiátricas de Crianças. In: XXV Congresso da ALASS (Association Latine pour I?Analyses de Systémens de Santé), 2014, Granada - Espanha. XXV Congresso da ALASS. Barcelona: ALASS, 2014. v. 1. p. 24-25.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Sexo seguro em um Corpo Inseguro. In: XX SLATS- Seminário Latino Americano de Trabajo Social, 2012, Córdoba. XX SLATS- Seminário Latino Americano de Trabajo Social. Costa Rica: ALAETS. v. 01. p. 161-172.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . "Enquanto as Mulheres Silenciam, a AIDS Pronuncia-se". In: SIMPÓSIO SERGIPANO DE PESQUISADORAS (ES) SOBRE A MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO, 2009, SÃO CRISTÓVÃO - SE. SIMPÓSIO SERGIPANO DE PESQUISADORAS (ES) SOBRE A MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO, 2009. v. 01.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . A Prevenção da AIDS Começa na Cabeça. In: 19ª Conferência Mundial de Serviço Social, 2008, Salvador. 19ª Conferência Mundial de Serviço Social, 2008. v. 1.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . A Educação em Saúde no Tratamento da Hanseníase. In: 12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, 2007, Foz do Iguiaçu. 12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. Brasília: ABEPSS, 2007. v. 1.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Educação em Saúde:juntando pedaçõs, construindo cidadania. In: X ENPESS, 2006, Recife. X ENPESS Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Recife: Associação Brasileira de ensino e Pesquisa em serviço Social, 2006.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . A Hanseníase revelando identidades. In: IX Seminário Regional Integrador e V Encontro de Mestres, 2004, João Pessoa. IX Seminário Regional Integrador e V Encontro de Mestres. João Pessoa: UFPB, 2004. v. I. p. 10-11.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, C. A. . Cuidando do Meio Ambiente, Sustentando Vidas. In: XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais /III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, 2004, Fortaleza. XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais /III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. Fortaleza, 2004. v. I.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . O Aborto provocado: revelando histórias. In: II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social, 2003, João Pessoa. II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social. João Pessoa: UFPB, 2003. v. I. p. 7-7.
-
CARVALHO, Vânia S. ; MORAES, M. A. . DEBATE SOBRE A SAÚDE MENTAL LGBTQIA+ A PARTIR DAS VIOLAÇÕES DE DIREITOS. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE SEXUAL, ÉTNICO-RACIAL X CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE SEXUAL, ÉTNICO-RACIAL, 2021, Recife. X CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE SEXUAL, ÉTNICO-RACIAL X CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE SEXUAL, ÉTNICO-RACIAL, 2021. v. 1. p. 13-17.
-
CARVALHO, Vânia S. . POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL NO BRASIL. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONALSOBRE ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS, 2020. III SIMPÓSIO INTERNACIONALSOBRE ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS. TERESINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. v. 1. p. 25-30.
-
CARVALHO, Vânia S. ; CARVALHO, I. F. . Política de Saúde Mental Atenção Psicossocial Crianças e Adolescentes. In: 4º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, 2019, Salvador - Bahia. Anais do 4º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, 2019. v. 1.
-
CARVALHO, Vânia S. ; BERTONI, L. M. . Os discursos de gênero e as práticas de saúde entre as profissionais do sexo. In: XX Encontro Internacional da Rede Feminista norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e relações de gênero - REDOR, 2018, Salvador. XX Encontro Internacional da Rede Feminista norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e relações de gênero - REDOR. Salvador: UFBA, 2018. v. 01.
-
CARVALHO, Vânia S. ; SOUZA, I. R. . Adoecimento ocupacional das assistentes sociais trabalhadoras em um hospital de urgência em Sergipe. In: XX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR), 2018, Salvador. XX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR). Salvador: UFBA, 2018. v. 01.
-
GOMES, M. S. ; COSTA, T. D. ; CARVALHO, Vânia S. . Tentativa de suicídio como problema de saúde pública em Sergipe. In: XX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR), 2018, Salvador. XX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR), 2018. v. 01.
-
MENDONCA, I. P. ; CARVALHO, Vânia S. . Feminicídio: as produções científicas no quinquênio 2013 a 2018. In: XX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR), 2018, Salvador. XX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR), 2018. v. 01.
-
CARVALHO, Vânia S. ; SANTOS, D. N. . Hospitalizações Psiquiátricas de Crianças e Adolescentes Antes e Após a Implantação dos Serviços Substitutivos no Estado de Sergipe, Brasil. In: 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2015, Goiânia. 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2015. v. 1. p. 27-27.
-
CARVALHO, Vânia S. ; SANTOS, D. N. . Atendimento Comunitário em Saúde Mental para Crianças e adolescentes usuários do SUS em Sergipe, Brasil.. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2015. v. 1. p. 38-38.
-
SANTOS, D. N. ; SANTOS, C. A. S. T. ; CARVALHO, Vânia S. . Hospitalização de Crianças e Adolescentes com Transtornos Mentais em Sergipe. In: IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014, Vitória - Espírito Santo. IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2014. v. 1. p. 2201-27.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Prostituição, Saúde e Violência. In: 8° Congreso Internacional de Salud Pública Justicia Social,Derechos Humanos y Equidad en Salud, 2013, Medellín. 8° Congreso Internacional de Salud Pública Justicia Social,Derechos Humanos y Equidad en Salud. Medellín: universidad de Antioquia Faculdad Nacional de Salud Pública, 2013. v. 1. p. 122-122.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, I. F. ; LIMA, J. V. . Relações de Gênero, Prostituição e DST?S. In: 8° Congreso Internacional de Salud Pública Justicia Social,Derechos Humanos y Equidad en Salud, 2013, Medellín. 8° Congreso Internacional de Salud Pública Justicia Social,Derechos Humanos y Equidad en Salud. Medellín: Universidad de Antioquia Faculdad Nacional de Salud Pública. v. 1. p. 27-27.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . ?Pelas Ruas que Andei?. In: SANTOS, Vânia C. ?Pelas Ruas que Andei? In: Anais XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL ?ENPESS, 2008, São Luís-/MARANHÃO. XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL ?ENPESS ?. MARANHÃO: CFESS - CRESS, 2008. v. 01. p. 65-66.
-
CARVALHO, I. F. ; SOUTO, C. C. V. ; SANTOS, D. G. ; ALVES, M. C. ; CARVALHO, Vânia S. . 'No apagar das luzes...'. In: 1º Congresso Ibero-Americano de Psicologia Forense, 2014, Curitiba. Anais 1º Congresso Ibero-Americano de Psicologia Forense. Curitiba: Juruá, 2014. v. 1. p. 122.
-
SANTOS, D. N. ; SANTOS, C. A. S. T. ; CARVALHO, Vânia S. . Utilização de Servilços substitutivos de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes em Sergipe. In: IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014, Vitória - Espírito Santo. IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2014. v. 1. p. 37-37.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; SANTOS, D. N. ; SANTOS, C. A. S. T. . O cuidado em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes em Sergipe ? Brasil. In: XXV Congresso da ALASS (Association Latine pour I?Analyses de Systémens de Santé), 2014, Granada - Espanha. XXV Congresso da ALASS. Barcelona: ALASS, 2014. v. 1. p. 29-29.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, I. F. ; LIMA, J. V. . Centro de Atenção Psicossocial:desafios e perspectivas para uma atuação interdisciplinar em CAPSI. In: VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2013, Rio de Janeiro. VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2013. v. 1. p. 466-466.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; SANTOS, D. N. . Salud Mental de Los Niños y Adolescentes, un examen de literatura brasileña. In: Convención Internacional de Salud Pública 'Cuba 2012', 2012, Havana. Convención Internacional de Salud Pública "Cuba 2012". Havana: Convención Internacional de Salud Pública "Cuba 2012", 2012. v. 01. p. 11-11.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Atenção a Saúde Mental Infanto-Juvenil na Rede de Aracaju. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. São Paulo: ABRASCO, 2011. v. 1.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Hospitalização em Saúde Mental em Aracaju. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. São Paulo: ABRASCO, 2011.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Violências Nossas de Cada Dia. In: V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2011, São Paulo. V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. São Paulo: ABRASCO, 2011.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; VIANNA, Ana Paula C. R . Estudo do Tratamento Hemodiálico com Homens. In: V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2011, São Paulo. V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. São Paulo: ABRASCO, 2011.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Relações de Gênero, Prostituição e DST'S. In: VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST'S e AIDS/ I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, 2010, Brasília. VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST'S e AIDS/ I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Programa de DST'S e a Prostituição. In: VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST'S e AIDS/ I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, 2010, Brasília. VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST'S e AIDS/ I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Representações Sociais de portadores de Hanseníase sobre a Doença. In: XVI Encontro de Iniciação Científica II Encontro de Pós-Graduação, 2006, Aracaju. Representações Sociais de portadores de Hanseníase sobre a Doença, 2006.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Profissionais do Sexo e a Prevenção das DST's. In: Semana Acadêmica da UFS, 2006, São Cristóvão. Semana Acadêmica da UFS. São Cristóvão: UFS, 2006. v. 1.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . O Semi-árido In:Reunião Anual da SBPC, 2005.FORTALEZA P.22. In: Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. Reunião Anual da SBPC. Fortaleza: SBPC, 2005. v. 01. p. 22-22.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; Maria Benedita Lima Pardo . Percepção de hansenianos sobre a doença e sua influêcia no cotidiano. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Florianópolis. III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2005. v. 1.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CONCEIÇÃO, M. V. A. N. . Espelho, Espelho Meu.... In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas Em Saúde, 2005, Florianópolis. III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas Em Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2005. v. 1.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; OLIVEIRA, G. S. ; CARVALHO, C. A. . A EFAL - Escola Família Agrícola de Ladeirinhas Plantando Perspectivas no Campo Sergipano. In: CONGRESSO DA CIDADE, 2003, ARACAJU. CONGRESSO DA CIDADE. ARACAJU, 2003.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, C. A. . Tecendo Redes, Construindo Cidadania. In: II Encontro Regional de Pesquisadores em serviço Social, 2003, João Pessoa. II Encontro Regional de Pesquisadores em serviço Social. João Pessoa: UFPB, 2003.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, C. A. . O Aborto provocado: rediscutindo vidas. In: II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social, 2003, João Pessoa. II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social. João Pessoa: UFPB, 2003. v. I. p. 6-6.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, C. A. ; CONCEIÇÃO, M. V. A. N. . Ler e Crescer. In: II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO ACADÊMICA DA UFS, 2002, SÃO CRISTÓVÃO. II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO ACADÊMICA DA UFS. SÃO CRISTÓVÃO: UFS, 2002. v. 1. p. 82-82.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . DLIS (Desenvolvimento Local Integrado) em Capela. In: II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO ACADÊMICA DA UFS, 2002, SÃO CRISTÓVÃO. II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO ACADÊMICA DA UFS. SÃO CRISTÓVÃO: UFS, 2002. v. 1. p. 82-82.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, C. A. . O Meio Ambiente Espelhando Vidas. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2002, PETROLINA. XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA. PETROLINA: UFPE, 2002. v. 1. p. 430-431.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, C. A. ; OLIVEIRA, G. S. . EFAL - Escola Família Agrícola de Ladeirinhas e a Inclusão Social no Campo Sergipano. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2002, PETROLINA. XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA. PETROLINA: UFPE, 2002. v. 1. p. 405-406.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, C. A. . Folhas de Hera: Um projeto de desenvolvimento sustentável e educação ambiental. In: LES SYSTÈMES AGROALIMENTAIRES LOCALISÉS: PRODUITS, ENTREPRISES ET DYNAMIQUES LOCALES, 2002, MONTPELLIER. LES SYSTÈMES AGROALIMENTAIRES LOCALISÉS: PRODUITS, ENTREPRISES ET DYNAMIQUES LOCALES. MONTPELLIER, 2002. v. 1. p. 82-82.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, C. A. ; CRUZ, M. E. . (RE) Descobrindo a História da Comunidade em que Moramos. In: 54ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2002, GOIÂNIA. 54ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. GOIÂNIA, 2002. v. 1.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . O Aborto Provocado Revelando Histórias. In: XI ENCONTRO DA REDE FEMINISTA NORTE E NORDESTE DE ESTUDOS EM PESQUISAS SOBRE A MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO, 2002, ARACAJU. XI ENCONTRO DA REDE FEMINISTA NORTE E NORDESTE DE ESTUDOS EM PESQUISAS SOBRE A MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO. SALVADOR, 2002. v. 1. p. 29-29.
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, C. A. ; CONCEIÇÃO, M. V. A. N. . Ler e Crescer. In: 10 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 2001, RIO DE JANEIRO. INFANCIA E JUVENTUDE. RIO DE JANEIRO: UFRJ, 2001. v. 1. p. 40-40.
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Perfil Epidemiológico das Internações Psiquiátricas de Crianças e Adolescentes em Sergipe ? Brasil no período de 2008 a 2012. Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , 2016.
-
CARVALHO, Vânia S. ; LEITE, M. C. T. . ?Setembro amarelo nas escolas e cuidado em saúde mental?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, Vânia S. ; OLIVEIRA, M. N. A. . Negligência/Abandono contra a Pessoa Idosa em Aracju/ Sergipe. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, Vânia S. ; SILVA, A. . Acesso da Pessoa com Deficiência à Rede de Educação Pública Estadual em Sergipe no período de 2016 a 2020. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, Vânia S. ; SANTOS, L. G. R. . AUTOVIOLÊNCIA ENTRE JOVENS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, Vânia S. ; ARAUJO, L. A. ; SANTOS, P. R. F. . DEBATE SOBRE O FILME 'O CORTE'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, Vânia S. . Minidocumentário 'Setembro Amarelo'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, Vânia S. ; MORAES, M. A. ; SANTOS, S. A. . 'Saúde Mental da população LGBTQI+ da CasAmor de Aracaju/SE'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, Vânia S. . Educação em Tempos de Bárbarie e Distopias: Um Olhar para o Suicídio, Drogas e Gênero. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; Rosângela Marques dos SANTOS . As Principais Doenças Vinculadas às Mulheres. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, Vânia S. . Políticas de drogas e de tratamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, Vânia S. . Políticas de Drogas e Tratamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, Vânia S. . ?Utilização de Serviços Hospitalares e Comunitários no Atendimento de Saúde Mental Infantojuvenil no Estado de Sergipe - Brasil'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, I. F. ; LIMA, J. V. . Centro de Atenção Psicossocial:desafios e perspectivas para uma atuação interdisciplinar em CAPSI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, I. F. ; LIMA, J. V. . Relações de Gênero, Prostituição e DST?S. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; CARVALHO, I. F. ; LIMA, J. V. . Prostituição, Saúde e Violência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Programa DST'S e a Prostituição. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Relações de Gênero, Prostituição e DSTS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Vânia Carvalho . "Percepções de portadores de hanseníase sobre a doença, seu tratamento e as repercussões em seu cotidiano:um estudo no município de Nossa Senhora do Socorro". 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Vânia Carvalho ; SANTOS, Vânia Carvalho . A Prevenção da AIDS Começa na Cabeça. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Vânia Carvalho . Ações Regionais e Locais da UNITRABALHO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CARVALHO, C. A. ; LEITE, M. C. T. ; Rosângela Marques dos SANTOS ; SANTOS, Josiane Soares ; Vera Núbia Santos ; TANEZINI, T. C. Z. ; CARVALHO, Vânia S. . Comissão de Estágio Curricular DSS. 2016.
SANTOS, Vânia Carvalho . Repensar as Deficiências. 2007.
CARVALHO, Vânia S. . EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE BARBÁRIE E DISTOPIAS: UM OLHAR PARA O SUICÍDIO, DROGAS E GÊNERO. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, Vânia S. ; BERTONI, L. M. . Políticas de Drogas e de tratamento. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, Vânia S. ; OLIVEIRA, L. E. S. ; SANTOS, L. G. R. . Tentativas de Suicídio no Brasil no período de 2010 a 2019. 2020. (Relatório de pesquisa).
CARVALHO, Vânia S. ; SANTOS, L. G. R. ; OLIVEIRA, L. E. S. . Automutilações e Tentativas de Suicídio. 2020. (Relatório de pesquisa).
CARVALHO, Vânia S. . Elaboração e Gestão de Projetos. 2017. .
SANTOS, Vânia Carvalho . III SEMINÁRIO REGIONAL DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ABEPSS/NE. 2009. (Editoração/Anais).
SANTOS, Vânia Carvalho . A Seguridade Social no Contexto das Reformas Neoliberais. 2008. .
MELO, RICARDO O. L. ; SANTANA, JOSÉ RICARDO ; MARTINS, MARIA CRISTINA ; SANTOS, Vânia Carvalho ; OLIVEIRA, ITAMAR F. . JCPM: Investimento em Programas Sociais na Serra do Machado. 2008. (Relatório de pesquisa).
SANTOS, Vânia Carvalho . Ciclo de Palestras para os Formandos do CTSP (Curso Técnico em Segurança Pública). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, Vânia Carvalho . Oficina: Afetividade e Interação. 2007. .
SANTOS, Vânia Carvalho . Análise Sócio-econômica dos Alunos Integrantes das Escolas do SESI. 2007. (Relatório de pesquisa).
SANTOS, Vânia Carvalho . CAPACITAÇÃO DE GESTORES E CONSELHEIROS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2006. .
SANTOS, Vânia Carvalho . 25ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2006. .
SANTOS, Vânia Carvalho . Capacitação de Gestores e Conselheiros da Assistência Social. 2006. .
SANTOS, Vânia Carvalho . Ferramentas para o Trabalho Social. 2006. .
SANTOS, Vânia Carvalho . Caderno do Estudante. 2006. (Editoração/Periódico).
SANTOS, Vânia Carvalho . Performance, Ritual e Política. 2006. (Coordenação de Comunicação Coordenada).
SANTOS, Vânia Carvalho . "Como realizar uma oficina". 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Vânia Carvalho . "Ações regionais e Locais da UNITRABALHO". 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Vânia Carvalho . Curso de Formação de Lideranças. 2004. .
SANTOS, Vânia Carvalho . Encontro e Oicina de Gestão Compartilhada da Divisão Técnica da SR-23. 2004. .
SANTOS, Vânia Carvalho . "Cooperativismo e Associativismo". 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Vânia Carvalho . "Metodologia de Incubação". 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Vânia Carvalho . "Seminário Estadual de Reforma Agrária". 2003. .
SANTOS, Vânia Carvalho . Serviço Social e Ação Profissional: Relato de Experiências. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, Vânia Carvalho . Oficina Dinâmica de Grupo. 2003. .
SANTOS, Vânia Carvalho . Serviço Social de Grupo. 2003. .
SANTOS, Vânia Carvalho . "Experiência com Crianças Portadoras de Necessidades Especiais". 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Vânia Carvalho . "Auto-Estima com o Grupo de Egressos do Sistema Penitenciário". 2001. .
SANTOS, Vânia Carvalho . "Oficina de Agrária". 2001. .
SANTOS, Vânia Carvalho . Membro da Comissão de Estágio do Curso de Serviço Social -Conselho e Centro de Ciências Sociais Aplicadas da. 2008.
SANTOS, Vânia Carvalho . Membro do Conselho e Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe.. 2007 (ADMINISTRATIVA) .
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
POLÍTICAS SOCIAIS DE SAÚDE PARA AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA, Descrição: Abordar sobre a População em Situação de Rua (PSR) envolve diversos aspectos e âmbitos da vida social, como subjetividade, materialidade, direito de escolha, direito a cidade, medicalização, saúde mental, entre outros. Circunda abordagem acerca de territorialidade, família, (des)emprego, vulnerabilidade social, violências (principalmente racial) e políticas públicas. O aumento de PSR nas últimas décadas é maior que o aumento da população em geral, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para o instituto, este segmento populacional cresceu em dez anos 211. De acordo com Ministério dos Direitos Humanos, em 2022 haviam 236.400 PSR inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, isso significa dizer que um em cada 1.000 pessoas no Brasil estava em situação de rua, ranqueamento liderado por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul (Brasil, 2023).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / Izadora Rodrigues de Souza - Integrante.
-
2024 - Atual
Atendimentos no CAPS AD III Primavera em Aracaju no período entre 2023 e 2024., Descrição: OBJETIVO GERAL: Realizar a caracterização socioeconômica, demográfica e geográfica dos usuários atendidos pelo CAPS AD III Primavera em Aracaju entre 2023 e 2024, analisando os perfis individuais e coletivos dos atendimentos prestados, bem como os principais fatores que influenciam a busca por tratamento.OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar o perfil demográfico dos usuários, considerando variáveis como idade, gênero, raça/etnia, estado civil, escolaridade e antecedentes. Mapear a distribuição geográfica dos usuários atendidos, analisando por bairros e regiões da cidade, e sua possível relação com a oferta e acessibilidade dos serviços de saúde mental. Analisar os principais fatores que levam os usuários a procurarem atendimento no CAPS AD III Primavera, como demanda espontânea, encaminhamentos de outras instituições ou intervenção familiar(?) Investigar a relação entre a Reforma Psiquiátrica e o modelo atual de atendimento oferecido no CAPS AD, considerando avanços e desafios na atenção a saúde mental e do uso abusivo de álcool e drogas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / JOANA YASMIN BARRETO DOS SANTOS - Integrante.
-
2023 - 2024
Elaboração do Diagnóstico da situação Infanto Juvenil da Cidade de São Cristóvão, Descrição: O Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente da cidade de São Cristóvão foi uma atividade contratada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de São Cristóvão à Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe, em novembro de 2023, com autorização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e financiamento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O objetivo da contratação foi [...] subsidiar as instâncias governamentais e não governamentais na formulação e execução das políticas públicas [...]. As atividades desenvolvidas trouxeram como perspectiva de trabalho a percepção dos sujeitos envolvidos nas ações voltadas para crianças e adolescentes no município. Percebeu-se que o município de São Cristóvão possui uma gama de serviços expressos nos documentos oficiais disponibilizados para acompanhamento, o que sugere uma estrutura capacitada para atender aos direitos de todos os cidadãos, bem como às demandas da comunidade no tocante ao segmento infantojuvenil. Ainda que as condições políticas, econômicas, sociais, culturais, ambientais etc, apresentem elementos conjunturalmente desfavoráveis, a defesa de direitos das crianças e dos adolescentes deve ser tomada como central na sociedade: família, comunidade, sociedade e Poder Público, pois são sujeitos fundamentais nesse processo. Sinaliza-se, todavia, e em razão da direção que toma este Diagnóstico, que na perspectiva dos direitos humanos, o compromisso com o protagonismo de crianças e adolescentes na definição das políticas, programas e serviços deve ser considerado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Integrante / Vera Núbia Santos - Coordenador / Marcelo de Almeida Ferreri - Integrante / Liliana Aragão de Araújo - Integrante / Kely Nascimento de Souza - Integrante / Camila Gama de Mello - Integrante / Andrei Henrico Alves Santos - Integrante.
-
2023 - Atual
Raízes da Luta pela Terra: Análise Histórica e Política da Reforma Agrária em Sergipe, Descrição: A questão agrária no Brasil remonta ao período imperial, quando as políticas de terra priorizavam a proteção das elites, prejudicando a situação sem poder aquisitivo. Essa desigualdade estrutural está ligada ao papel periférico do Brasil na divisão internacional do trabalho, iniciada com a colonização portuguesa voltada para a expansão do capitalismo mercantil. Atualmente, o agronegócio domina a economia nacional, afetando pequenos produtores e agricultores familiares, especialmente em regiões como Lagarto, Boquim e Salgado, em Sergipe, onde a produção familiar é sua. Historicamente, o Brasil favoreceu os interesses das elites rurais por meio de políticas autoritárias e assistencialistas, tratando a reforma agrária como uma ação compensatória para mitigar a pobreza, sem alterar a estrutura fundiária. Esse cenário se agravou com a modernização conservadora e a expansão do agronegócio, intensificando a concentração de terras e a exploração do trabalho rural. Em resposta, movimentos sociais como o Movimento de Reivindicação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) emergiram como formas de resistência, redistribuindo terras e melhores condições para o acesso à terra. Sob os governos neoliberais, as políticas emergenciais e compensatórias se intensificaram, enquanto o agronegócio recebeu incentivos estatais e o Estado passou a se afastar da regulação do setor rural. O poder público foi progressivamente substituído por grandes corporações transnacionais, que passaram a controlar os mercados agrícolas, aprofundando as desigualdades. Esse modelo econômico reforça a violência no campo, com disputas por terra e água, especialmente em regiões agrícolas exportadoras. Apesar disso, as comunidades camponesas resistem, reivindicando a preservação dos recursos naturais, como os conflitos no oeste da Bahia, onde a luta pela água se tornou central na defesa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / LARAH NATALY FONTES - Integrante.
-
2022 - 2024
SERVIÇO SOCIAL NO CONSULTÓRIO NA RUA EM ARACAJU (2018 a 2021), Descrição: Trabalho de Conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde Mental. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / Izadora Rodrigues de Souza - Integrante.
-
2022 - 2024
Atuação dos Assistentes Sociais nos Centros de Atenção Psicossocial com Familiares dos Usuários em Aracaju (2017 a 2022)), Descrição: Trabalho de Conclusão de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / ELIZELY GUSMÃO DE SIQUEIRA - Integrante.
-
2022 - Atual
ATENÇÃO E CUIDADO ÀS MULHERES NO CICLO PENAL, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar o que há de novo na atenção e cuidado às mulheres no ciclo penal, tendo como base o contexto punitivo a serviço do capital e as normativas que antecederam a Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional. Partindo da descrição das normativas entre os anos de 2014 a 2023, que versem sobre mulheres no ciclo penal e quais espaços de cuidado no processo de saída do sistema prisional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / ROBERTA SANTOS CRUZ - Integrante.
-
2022 - Atual
INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS DE PESSOAS ALCOOLISTAS EM ARACAJU NO PERÍODO DE 2015 A 2023, Descrição: A saúde mental é um campo da política de saúde mental que envolve vários ramos da ciência e abrange as análises sobre a relação que o homem/a mulher estabelece consigo mesmo/a e com os outros, bem como o modo que ele/ela interage nos ambientes sociais em que se insere. Durante várias décadas, a Psiquiatria exerceu hegemonia sobre esse campo, contribuindo para o engessamento das formas de atenção e cuidado das pessoas com transtornos mentais e comportamentais. Em virtude disso, as pessoas com transtornos mentais foram submetidas a diferentes formas de assistência que iam da repressão à exclusão social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / LETICIA TORRES DE JESUS - Integrante.
-
2021 - 2023
ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM HOSPITAL ESCOLA NO PERÍODO DE MAR/2020 FEV/2022, Descrição: Trabalho de Conclusão da Residência em Saúde do Adulto e do Idoso. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / Luana Santana Souza - Integrante.
-
2021 - 2023
NEGLIGÊNCIA/ABANDONO CONTRA A PESSOA IDOSA EM ARACAJU/SE (2018-2021), Descrição: A Organização Mundial de Saúde OMS define violência contra a pessoa idosa como um ato único ou repetitivo ou mesmo a omissão, o qual pode ser tanto intencional como involuntário, que cause dano, sofrimento ou angústia. A mesma pode ser praticada de forma interna ou externa ao ambiente doméstico, por algum membro da família ou ainda por pessoas que exerçam uma relação sobre ela. Negligência refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. O presente estudo teve por objetivo descrever os dados de negligência/abandono às pessoas idosas no município de Aracaju (SE), no período de 2018 a 2021. O universo foi composto pelos casos notificados no Sistema de Informação de Agravos Notificados (SINAN) do Ministério da Saúde (MS). Trata-se de estudo descritivo. Foram notificados 278 casos de violência em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A negligência/abandono foi o principal tipo de violência no período analisado (48,2), seguida pela física (26,6) psicológica/moral (10,4), financeira (8,1) e outros tipos de violência (5,7). Os resultados revelaram a notificação de 125 casos de negligência/abandono à pessoa idosa em Aracaju/SE, evidenciada principalmente contra as mulheres negras (58) e com ensino fundamental incompleto (14,4). Os principais agressores foram: filhos (68), irmãos(ãs) (14,4), cônjuges (8), outros (15,2), cuidadores (2,4) e desconhecidos (1,6). Destaca-se a repetição em 61,6 e a lesão autoprovocada em 1,6. Os casos ocorreram na própria residência (95,2) e comércio/serviços (2,4). Considerações: É necessário considerar que a violência intrafamiliar e os maus-tratos, precisam ser analisados no contexto da violência social/estrutural ao qual os idosos estão inseridos, enquanto expressão das construções sociais acerca do gênero, da velhice e das relações entre as gerações. É fundamental analisar as mudanças dos arranjos familiares e o papel da mulher, vista como principal e/ou exclusiva pessoa voltada aos cuidados. Nesse sentido, reafirma-se que as mulheres idosas sofrem riscos elevados em virtude do processo de envelhecimento. A violência é um problema de saúde pública e sua notificação permite encaminhar a vítima aos órgãos competentes, para garantir a proteção, o rompimento do ciclo de violência, assegurar seus direitos à vida, saúde e bem-estar assim como a elaboração de políticas públicas de prevenção e promoção da saúde para essa população. É essencial a revisão dos compromissos com o bem-estar dessa população, tanto em relação ao Estado, como também da sociedade e da família de maneira que sejam garantidos os cuidados necessários para a preservação da saúde desse contingente populacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / Mary Nadja Aragão Oliveira - Integrante.
-
2021 - 2023
TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE (2019 A 2022), Descrição: Este trabalho teve como objetivo identificar a prevalência da tuberculose na população em situação de rua em Aracaju entre os anos 2019 a 2022, a partir de levantamento realizado em sítios institucionais. A pesquisa desenvolvida foi a descritiva, com base em dados qualitativos e quantitativos, recorrendo-se aos procedimentos de pesquisa de revisão de literatura sobre as temáticas abordadas e levantamento de dados através de pesquisa documental nos sítios do Ministério da Saúde, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), e da Secretária de Saúde de Aracaju. A análise da pesquisa está pautada pelo método Materialista Histórico-dialético, em virtude da possibilidade de apreensão crítica dos fenômenos da realidade. O estudo traçou, portanto, um panorama acerca da configuração da Política Social na sociedade capitalista e seus rebatimentos para os segmentos mais vulneráveis; descrever o perfil sociodemográfico das pessoas em situação de rua de Aracaju; e verificar a relação entre a prevalência dos casos de Tuberculose na população em situação de rua de Aracaju e o contexto de restrição de direitos no qual se encontra submetida, comparando com a ocorrência geral de casos da doença no município. Em linhas gerais, os resultados finais da coleta demonstraram que Aracaju registrou no SINAN, o total de 2081 casos confirmados de Tuberculose entre 2019 e 2022, destes casos 4,22 estavam marcados como pessoas em situação de rua e 1,48 sinalizados como situação ignorada/branco. Do número geral de pessoas em situação de rua com tuberculose, observa-se que 82,95 são pretas/pardas e 4,54 brancas, 85,22 são do sexo masculino e faixa etária predominante de 25 a 44 anos (59) e 45 a 64 anos (32), predominando novos casos (53) e reingressos após abandono de tratamento (34) e 98 do tipo pulmonar, alto índice de alcoolistas (73,8), de tabagistas (67) e usuários de drogas ilícitas (65,9), sendo a porcentagem de encerramento por cura (27,2) pouco significativa em relação ao abandono do tratamento (25). Esses resultados ratificaram o perfil sociodemográfico das pessoas em situação de rua com tuberculose, que possui predominância em homens negros e altos percentuais de reingresso e recidiva após abandono do tratamento, resultando nos piores desfechos possíveis para o cuidado em saúde desses usuários. Foi possível ainda confirmar a hipótese que o índice de cura contra a tuberculose nas pessoas em situação de rua é reduzido em comparação a população em geral que apresenta a doença, considerando que as expressões da questão social exclusão, pobreza, invisibilidade, desigualdade, preconceito e violência vivenciadas pelas pessoas em situação de rua, intensificam sua condição de vulnerabilidade a tuberculose. Por fim, considera-se que são necessárias pesquisas para fundamentar e ampliar as discussões sobre tuberculose e as pessoas em situação de rua, dando visibilidade ao problema de saúde pública e subsidiando decisões para implementação de políticas sociais pelos gestores. Ainda precisam ser avaliadas as condições que têm se formado no Brasil e os impactos na saúde de modo geral e em específico quanto à tuberculose, visto o aumento significativo nos últimos anos, aliando-se ao pauperismo que influi na disseminação de patologias relacionadas às condições precárias de vida da sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / MARIA DE LOURDES BARROS AVELINO - Integrante.
-
2021 - 2023
ACESSO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA À REDE DE EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL EM SERGIPE NO PERÍODO DE 2016 A 2020, Descrição: Teve como objetivo geral analisar o acesso da pessoa com deficiência à rede de educação pública estadual em Sergipe e como objetivos específicos: investigar aspectos da educação especial em Sergipe; especificar os elementos sociodemográficos da população com deficiência matriculada no ensino médio público estadual em Sergipe (gênero e raça/cor); identificar se há predominância de determinado tipo de deficiência em relação ao número de matrículas de estudantes no ensino médio público estadual em Sergipe. Para o alcance desses objetivos o estudo foi desenvolvido com abordagem quanti-qualitativa para dimensionar e entender os aspectos que caracterizam o acesso da pessoa com deficiência à rede de educação pública estadual em Sergipe. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. O estudo teve como universo de investigação matrículas de pessoas com deficiência na rede pública estadual em Sergipe e, como amostra, matrículas no ensino médio. O marco temporal da pesquisa foi de 2016 a 2020. Por ser o ano de 2016 o período em que a Lei n 146/15 Lei Brasileira de Inclusão - LBI (Estatuto da Pessoa com Deficiência) entrou em vigor e 2020 ser ano de publicação do decreto n 10502 que institui a Política Nacional de Educação Especial com a proposta de uma educação inclusiva, equitativa e com aprendizado ao longo da vida. Para a coleta de informações foram utilizados dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência - SISDEF. Ao considerar os resultados constatados com o desenvolvimento da pesquisa, pondera-se que o acesso das pessoas com deficiência à rede de educação pública estadual em Sergipe ainda é restrito, considerando-se o total da população com deficiência residente no Estado e o número de matrículas de estudantes com deficiência no ensino médio da rede pública estadual em Sergipe, apesar de haver um certo avanço em relação às ações do poder estatal para com a ampliação do acesso dessa população ao sistema educacional de ensino estadual como pode ser observado com a criação do Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso do Nascimento Júnior e o CREESE - Centro de Referência em Educação Especial que oferecem suporte especializado para estudantes com deficiência matriculados na rede estadual de educação. E por o Estado de Sergipe apresentar um percentual satisfatório, maior que a média nacional, em relação à infraestrutura escolar para adaptação dos estudantes com deficiência em todas as etapas da educação básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / ANTONELLA MOURA DA SILVA - Integrante.
-
2020 - 2022
POPULAÇÃO COM HIV E AIDS: TRAÇOS DA REALIDADE SOCIOEPIDEMIOLÓGICA EM ARACAJU/SE, Descrição: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), infecção ocasionada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), enquanto questão complexa de saúde pública mundial, é marcada por transformações, preconceitos, contradições e tensionamentos sociais em seu enfrentamento. Em tempos de ofensiva do capital, são adotadas estratégias que beneficiam a política macroeconômica, com implicações na esfera do direito e nas políticas sociais. Esse cenário, no Brasil, tem conformado tendências para a política de saúde que destoam dos princípios e diretrizes constitucionais, com reflexos nas respostas contra o vírus através de inclinações que focalizam os recursos nas intervenções biomédicas, retiram investimentos nas ações preventivas e desmobilizam as atividades desenvolvidas pela sociedade civil. Diante disso, esta investigação teve como objeto de estudo a população que vive com HIV e AIDS em Aracaju-Sergipe, no período de 2016 a 2020. O objetivo geral foi analisar a ocorrência da infecção ao HIV e os diagnósticos de AIDS no munícipio de Aracaju, a partir de dados da Secretaria do Estado da Saúde de Sergipe (SES). Como objetivos específicos, foram definidos: 1) Caracterizar os aspectos sociodemográficos (escolaridade, sexo designado ao nascer, faixa etária e o quesito raça/cor) das pessoas com HIV e dos indivíduos diagnosticados com AIDS; 2) Averiguar as formas de transmissão; 3) Identificar os casos de gestantes com HIV e AIDS; 4) Verificar os registros de HIV e AIDS por ano de diagnóstico e casos de óbitos. Ao desvelar a realidade deste segmento populacional, esta pesquisa trouxe para o debate elementos importantes que possibilitam refletir sobre essas mudanças em âmbito nacional e local, sempre em articulação entre contexto, realidade e os sujeitos. No que toca aos aspectos metodológicos, tratou-se de um estudo de caráter exploratório com abordagem qualitativa-quantitativa, fundamentado no método materialista histórico-dialético, e que utilizou as pesquisas bibliográfica e documental. Constatou-se a ocorrência de 1073 casos de HIV na capital aracajuana, com predominância nos seguintes indicadores: 76,0 são homens; faixa etária de 20 a 34 anos (58,1); 79,2 são negros (73,3 pardos e 5,9 pretos); ensino médio completo (30,5); heterossexuais (43,9, destes, 0,3 faz uso de drogas injetáveis); residentes na zona urbana (97,5); 4,7 são gestantes e o percentual de óbitos foi de 1,3. Quanto à AIDS, verificou-se um total de 691 casos, com prevalência nos seguintes indicadores: 78,1 são homens; entre 20 a 34 anos (42,4); 85,0 são negras (79,8 pardos e 5,2 pretos); ensino médio completo (25,0); heterossexuais (51,8, destes, 1,0 usam drogas injetáveis); moram na área urbana (97,6); 1,0 são gestantes e houve 12,9 de óbitos. Tal ambiência, ainda que apresente singularidades, reflete a situação epidêmica em nível nacional, a qual indica a necessidade de compreender esses indivíduos na teia das múltiplas determinações imbricadas na suscetibilidade ao vírus e ao desenvolvimento da patologia, que se relaciona, entre outros fatores, às relações desiguais de classe, gênero e raça/etnia e desproporcionalidade na concentração de renda; como também sinaliza a importância de garantir o acesso ao direito e a assistência à saúde de forma equânime e intersetorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / Cleverton Alves de Souza - Integrante.
-
2019 - 2021
A ATUAÇÃO DO CONSULTÓRIO NA RUA EM ARACAJU-SE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, Descrição: O contexto pandêmico da COVID-19 representa um momento singular na história da humanidade, fazendo-se necessário repensar as formas de conviver em sociedade e os cuidados que devem ser adotados para preservação da vida humana. Atualmente nenhum país do mundo possui uma vacina contra o vírus causador da doença que tenha passado pela fase de testes , e as medidas que possuem um custo-efetividade para conter sua disseminação consistem no distanciamento social, na higienização adequada das fontes que podem contaminar e no uso de equipamentos de proteção individual.A depender dos projetos de sociedade adotados pelos governantes dos países possuem as medidas de distanciamento social podem ganhar um caráter de afrouxamento ou endurecimento e embora toda a humanidade esteja passando por esse momento pandêmico, há segmentos populacionais que estão mais vulneráveis, ou seja, o contexto de desigualdade social vigente no sistema capitalista deixa claro que nem todas as pessoas tem acesso aos meios adequados de cuidado em saúde e/ou conseguem manter o distanciamento social sem que comprometa seus meios de sobrevivência diária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / MARIA DE LOURDES BARROS AVELINO - Integrante.
-
2019 - 2021
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA DISCENTE NOS CAMPI DA UFS., Descrição: teve como objetivo geral analisar a visão dos/as discentes residentes dos campi São Cristóvão/SE e Aracaju/SE sobre o Programa de Residência Universitária (PRU) da Universidade Federal de Sergipe (UF), como uma alternativa à permanência na universidade, no contexto de contrarreforma do Estado. Neste sentido, a discussão acerca do cenário contemporâneo da educação superior sob a lógica da mercantilização, ancorada no ajuste neoliberal, torna-se fundamental para entender a configuração atual da assistência estudantil nas universidades públicas brasileiras. Na última década, a demanda por assistência estudantil tem registrado um expressivo aumento, em decorrência de um conjunto de medidas adotadas nos governos Lula e Dilma (2003-2016), sobretudo da política de expansão do ensino superior, o que provocou uma mudança no perfil socioeconômico estudantil, mediante uma maior participação das classes subalternas no acesso às instituições de ensino superior federais. Todavia, o acesso aos bancos universitários dessa população historicamente alijada dos bens e serviços sociais não garante a efetivação do seu direito à educação, haja vista que, para os/as estudantes conseguirem concluir sua graduação, faz-se necessário também criar condições que possibilitem a sua permanência por meio do provimento de suas condições materiais, físicas e psicológicas, dentre outras. O estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizou-se como uma pesquisa documental e de campo, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Utilizou-se como fontes de análise: relatórios de gestão, anuários estatísticos, publicações sobre desempenho acadêmico, livros, artigos científicos, dissertações, teses e lives. Para a coleta de dados aplicou-se questionário virtual com perguntas abertas e fechadas, mediante o envio do instrumento denominado Formulário Google. O universo constituiu-se dos/as estudantes da UFS inseridos/as no PRU, dos campi de São Cristóvão e Aracaju, os quais no período da coleta de dados perfaziam um total de 335 residentes, sendo 324 correspondentes ao primeiro campus e 11 ao último. A amostra foi definida a partir do critério de renda per capita familiar, com o envio de 176 questionários. Como principais resultados, por meio da análise de 76 respondentes, destacamos que o PRU, embora se configure como um programa que atende de forma parcial e insatisfatória às demandas estudantis, no contexto de redução de direitos sociais da agenda neoliberal, é um mecanismo de inclusão educacional e social fundamental para a contribuição da permanência na UFS dos/as discentes das classes populares. Verificouse que o PRU se operacionaliza de forma precarizada, dada a incapacidade de suprir integralmente as demandas de alimentação e moradia, bem como prover uma assistência de forma ampliada, a exemplo de ações voltadas para a saúde, o esporte e a cultura. Nesta perspectiva, conclui-se que esforços institucionais precisam ser realizados para a alteração desse quadro, a fim de superar o cariz histórico da assistência estudantil focalizado, bolsificado e centralizado nos programas de moradia, renda e alimentação, reconhecendose, no entanto, os limites de uma assistência estudantil integral, no contexto de expansão do ensino superior e no marco da sociedade burguesa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / TATIANE CAMPOS NASCIMENTO PLINIO - Integrante.
-
2018 - 2020
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE EM SERGIPE (2015 A 2019), Descrição: No Brasil a saúde é um direito garantido pelo Estado e assegurado pela Constituição Federal de 1988 através do Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentado pela Lei 8.080/1990. Historicamente a década de 1990 foi marcada também pela entrada do neoliberalismo no país, fato que trouxe impactos para a área da saúde, resultando numa recessão dos direitos adquiridos pela sociedade. Paralelamente a esses acontecimentos a globalização ganhou destaque no cenário mundial, integrando os diferentes países através de uma rede de sistemas de tecnologia e comunicação. Os reflexos da globalização foram sentidos nos variados setores e políticas. A exemplo da saúde pública com o uso das tecnologias para a operacionalização da gestão descentralizada dos seus serviços. Atualmente o Ministério da Saúde está executando as denominadas: Estratégias de Saúde Digital, com o objetivo de implementar e aprimorar a gestão dos atendimentos na área. O Governo Federal vem investindo nos sistemas de informação em saúde. Nesse sentido, visa qualificar a Política de Saúde através do trabalho desde a base do SUS, utilizando para tanto as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Na atenção primária a saúde, os sistemas do SISAB e do SIA/SUS são responsáveis também por comunicar sobre o processo de trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde. Diante dessa constatação, esse estudo objetivou: analisar sobre o trabalho do assistente social na atenção básica em saúde em Sergipe no período de 2015 a 2019, a partir dos relatórios de produção fornecidos pelos bancos de dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) e do Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (SIA/SUS). E constou de pesquisa de caráter descritivo, empírico, exploratório, com abordagem quali-quantitativa, através do método materialismo histórico-dialético. Quanto aos resultados, foram utilizadas sete variáveis de análise que comunicaram sobre o trabalho do assistente social, estando entre os principais resultados: a região de saúde de Aracaju que apresentou os maiores índices (94) de registros de atuação desse profissional; a educação em saúde (90) que predominou no eixo da forma de organização do trabalho; o espaço da UBS (86) que se destacou quanto ao local de atendimento e, dentre os procedimentos de trabalho, as ações de promoção e prevenção em saúde foram as mais constantes (90). Concluiu-se que os sistemas de informação em saúde são importantes ferramentas de gestão e controle social, com capacidade de captar a produção do trabalho do assistente social na atenção básica em saúde e, disponibilizar para toda a sociedade, como dado oficial do Estado brasileiro, contribuindo assim para a construção da imagem social da profissão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / Isabelle Pinto Mendonça - Integrante.
-
2017 - 2019
EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO BRASIL: TRAJETÓRIA E ORGANIZAÇÃO A PARTIR DE 1990, Descrição: A prática conhecida como educação domiciliar ou homeschooling tem se evidenciado na cena pública brasileira. O tema suscita fortes implicações para o debate educacional, aparecendo como solução para alguns ou como preocupação para outros, ao passo que se contrapõe à instituição escolar e questiona as políticas educacionais públicas. Em vista disso, este estudo teve como objetivo analisar a trajetória sócio-histórica e as formas de organização da mobilização em prol desta modalidade no Brasil, a partir de 1990. Dada a natureza do objeto, adotou-se a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, utilizando diferentes fontes de informação: a) pesquisa bibliográfica, como base principal; b) análise documental, como fonte complementar e c) pesquisa empírica junto à Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED), empregando entrevista semiestruturada. A aproximação com a ANED teve espaço privilegiado, tendo em vista ser esta a principal entidade representativa da mobilização no país, e se deu com a finalidade de conhecer a história, características organizativas, objetivos e estratégias da associação. Constata-se que o neoliberalismo se apresenta como uma das bases teóricas mais determinantes da educação domiciliar e que esta encontra na classe média sua principal influência. Desse modo, passa a ser crescentemente vinculada às pautas conservadoras, a exemplo do programa Escola sem Partido, ainda que a crescente mobilização em prol da regulamentação da modalidade possa ser analisada a partir de diferentes padrões interpretativos, a depender da perspectiva teórica que se utilize. Os resultados revelam profícua discussão e apontam para uma mobilização de caráter internacional que possui história, projeto coletivo e força organizatória que não apresenta indícios de arrefecimento em que pesem as atuais condições legais que lhe são desfavoráveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / MAYARA LUSTOSA SILVA PESSOA - Integrante.
-
2017 - 2019
JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ASSISTENTES SOCIAIS INSERIDOS NA REDE HOSPITALAR PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE, Descrição: A trajetória da política de saúde no Brasil é marcada por um processo de mobilização política e consubstanciada, enquanto direito, a partir da década de 1980 com a Constituição Federal Brasileira de 1988 e leis subsequentes, como a Lei 8.080/90. Por outro lado, a década de 1990 marcou o processo de contrarreforma no Estado brasileiro por meio da política neoliberal, que atingiu sobremaneira a área social, sobretudo no que diz respeito às políticas sociais. Neste sentido, a atual conjuntura da saúde apresenta recorrentes situações marcadas pela falta de efetividade dos direitos garantidos por lei. Esta pesquisa objetivou analisar, sob a perspectiva dos assistentes sociais, a estratégia da judicialização da saúde para a reivindicação de direitos no âmbito da rede hospitalar pública do município de Aracaju/SE. O estudo perpassa a análise de que esta estratégia evidencia um impasse entre a garantia e a negação desses direitos, uma vez que, embora se constitua uma possibilidade para se buscar a efetividade no acesso a bens e serviços da saúde, atua de forma pontual, não acarretando mudanças mais profundas e estruturais na política de saúde. Trata-se de uma pesquisa empírica, do tipo exploratória e de abordagem qualitativa, cuja análise está fundamentada no materialismo histórico dialético. A pesquisa baseou-se na análise de fontes bibliográfica e documental, além da técnica de entrevistas semiestruturadas junto aos assistentes sociais inseridos na rede hospitalar pública do município de Aracaju, e a amostra constituiu-se de 17 entrevistados. Os dados construídos com base nos documentos da Câmara de Litígios da Saúde da DPE-SE apontaram que a judicialização da saúde, neste município, decorre de necessidades que vão desde a alta até a baixa complexidade, a exemplo das solicitações de medicamentos, procedimentos cirúrgicos e exames, que seguem uma tendência nacional e corrobora com o fato de que a política estruturante neoliberal traz profundas consequências para a manutenção de serviços básicos e essenciais no SUS. A respeito da perspectiva dos assistentes sociais quanto ao tema, observou-se que a maioria a compreende como uma estratégia legítima para a reivindicação de direitos, porém não identificou quais os fatores que estão por trás desse processo na atual conjuntura. Os sujeitos da pesquisa se autodeclararam como um dos principais agentes que orientam os usuários a recorrerem à judicialização da saúde, confirmando o comprometimento deste profissional com os direitos dos usuários, independentemente se este processo aponta uma fragilidade na política de saúde. Acerca dos impactos da judicialização da saúde sobre o exercício profissional do assistente social, a maioria dos entrevistados não identificou tais aspectos, evidenciando a necessidade de que estes profissionais tenham espaços de reflexão que possibilitem a compreensão da realidade além de sua imediaticidade, levando à análise das contradições capitalistas e sua incidência sobre seus processos de trabalho. Concluiu-se que, apesar de a judicialização da saúde ser uma alternativa legítima e extremamente importante na garantia e manutenção dos direitos no âmbito do SUS, a mesma opera em certa superficialidade com resoluções pontuais e muitas vezes individualizadas dos problemas coletivos de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / Regiane Freitas do Nascimento - Integrante.
-
2012 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde - GEPS, Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) tem como objetivos produzir e difundir conhecimento científico no campo da saúde; contribuir com o processo de formação profissional em saúde e áreas afins; possibilitar a formação de pesquisadores e qualificar recursos humanos para o exercício de atividades de pesquisa, para o Sistema Único de Saúde e para a docência em ensino superior contemplando o conceito ampliado de saúde; além de propiciar estudos que contribuam para o redesenho das políticas de saúde, seus espaços e formas de gestão, a partir da discussão sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde. Os integrantes do GEPS vem desenvolvendo atividades pertinentes a extensão, produção de conhecimento, palestras, publicações, e participação em bancas examinadoras, conforme comprovação no currrículo lattes das pesquisadores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Integrante / SANTOS, Rosângela Marques dos - Coordenador / Maria Cecilia Tavares Leite - Integrante / Noemia Lima Silva - Integrante / Theresa Cristina Zavaris Tanezini - Integrante.
-
2007 - Atual
Planejamento e Gestão Ambiental, Descrição: Objetivo: Compreender estudos sobre os processos produtivos e prospecção dos recursos e serviços e suas inter-relações e adaptações dos nichos biofísicos, econômicos e culturais, fundamentados na sustentabilidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / PARDO, M.B.L - Integrante.
-
2006 - Atual
Educação Ambiental e Interação Homem ambiente, Descrição: Pesquisar aspectos da interação homem-ambiente, entendendo essa relação como historicamente determinada, a fim de fornecer o conhecimento necessário para as intervenções ambientais. essas intervenções são propostas como uma forma de prevenção de danos ambientais consequentemente danos sociais para as comunidades atendidas. Capaciatr as comunidades para o desenvolvimento social sustentável utilizando a educação ambiental como instrumento de intervenção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vânia Carvalho Santos - Coordenador / PARDO,M.B.L - Integrante.
Prêmios
2024
História dos 70 Anos do Curso de Serviço Social, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
2021
5º Lugar Prêmio Destaque (Ciências Sociais) no 31º Encontro de Iniciação Científica, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social. , Av Marechal Rondon S/N, Jardim Rosa Elze, 49100000 - São Cristóvão, SE - Brasil, Telefone: (79) 31956777, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - 2024
Hospital Universitário de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TUTORA, Carga horária: 40
1997 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2008
Estágios , Departamento de Serviço Social.,Estágio realizado, Comissão de Estágio.
-
03/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Ufs.,Linhas de pesquisa
-
11/2002
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe.,Atividade realizada, Membro do Núcleo de estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero.
-
01/2002
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, serviço social de comunidade, serviço social de grupo, serviço social aplicado V
-
10/2001
Estágios , Universidade Federal de Sergipe.,Estágio realizado, projeto com crianças portadoras de necessidades especiais.
-
09/2001
Extensão universitária , Departamento de Serviço Social, Escola Familia Agricola de Ladeirinhas.,Atividade de extensão realizada, SUPERVISÃO DO PROJETO FOLHAS DE HERA.
-
01/2001
Serviços técnicos especializados , Ufs, Noaps.,Serviço realizado, ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO.
-
06/2000
Extensão universitária , Ufs, Instituto Joanna de Angelis.,Atividade de extensão realizada, COORDENAÇÃO DO PROJETO LER E CRESCER.
-
07/1997
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, administração em serviço social, estágio supervisionado I, serviço social de comunidade
-
04/2017 - 04/2019
Direção e administração, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do Programa de Pós graduação em Serviço Social.
-
01/2015 - 06/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Serviço Social I, Laboratório de Ensino da Prática II, Oficina de Instrumentalidade Profisssional I; Trabalho de Conclusão de Curso I, Oficina e Instrumentalidade Profissional I, Oficina II, Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso, Serviço Social de Grupo
-
01/2015 - 01/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO DE CENTRO.
-
03/2005 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Saúde de Nosssa Senhora do Socorro.,Cargo ou função, Consultoria ao Projeto Belas da Noite.
-
01/2004 - 01/2009
Extensão universitária , Universidade Federal de Sergipe.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto Brincar e Criar.
-
06/2008 - 07/2008
Ensino, Políticas Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seguridade Social
-
01/2004 - 01/2008
Extensão universitária , Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho.,Atividade de extensão realizada, Supervisão dos Empreedimentos Solidários.
-
02/2007 - 03/2007
Direção e administração, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
03/2004 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Colegiado do Curso de Serviço Social.
-
12/2004 - 06/2005
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso II, Serviço Social Aplicado V
-
01/2004 - 01/2005
Extensão universitária , Universidade Federal de Sergipe.,Atividade de extensão realizada, Coordenação da Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares.
-
08/2001 - 08/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Serviço Social, Unitrabalho Sergipe.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DA UNITRABALHO.
-
05/2002 - 05/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Estadual de Assistência Social.,Cargo ou função, Membro.
-
11/2003 - 02/2004
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Serviço Social Aplicado V, Serviço Social de Comunidade, Serviço Social de Grupo
-
11/2002 - 12/2003
Extensão universitária , Universidade Federal de Sergipe.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto Ler e Crescer.
-
07/2002 - 06/2003
Extensão universitária , Universidade Federal de Sergipe.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável.
-
01/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho.,Atividade de extensão realizada, Supervisão de Empreendimentos Solidários.
-
01/2002 - 11/2002
Extensão universitária , Universidade Federal de Sergipe.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável - DLIS.
-
04/2001 - 01/2002
Extensão universitária , Universidade Federal de Sergipe.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto Ler e Crescer.
-
01/2001 - 12/2001
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, serviço social de comunidade, serviço social de grupo, estágio supervisionado I e II
-
03/2001 - 04/2001
Serviços técnicos especializados , Ufs, Departamento de Serviço Social.,Serviço realizado, ELABORAÇÃO DE PLANOS DE DESENVOLVIMENTO DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA.
-
03/2001 - 04/2001
Serviços técnicos especializados , Universidade Federal de Sergipe.,Serviço realizado, Elaboração de planos de Desenvolvimento dos Assentamentos de Reforma Agrária - PDAs.
-
01/1999 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Sergipe.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Institucional do Curso de Serviço Social.
-
01/1998 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Serviço Social.
-
08/1998 - 08/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Colegiado do Curso de Serviço Social.
-
09/1998 - 01/1999
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, serviço social de comunidade, serviço social de grupo, estágio supervisionado I
-
04/1998 - 08/1998
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, administração em serviço social, estágio supervisionado II, serviço social de comunidade
1986 - 1997
Secretaria de Estado da Agricultura - SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor público, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vãnia CArvalho Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?