Daniela Tonizza de Almeida

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Atualmente é Gerente do Centro de Convivência Carlos Prates/Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, álcool e outras drogas; trabalho, sociabilidade e saúde; direitos humanos.

Informações coletadas do Lattes em 29/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia

2015 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Trabalhar no fio da navalha: desafios de conciliar urgência e referência em saúde mental em tempos de precarização do trabalho e desmonte da reforma psiquiátrica brasileira
, Ano de obtenção: 2019. Vanessa Andrade Barros.

Mestrado em Engenharia de Produção

2010 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Análise do trabalho de uma equipe multiprofissional em um Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas
, Ano de Obtenção: 2012.Eliza Helena de Oliveira Echtemacht.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Terapia Ocupacional com ênfase em Saúde Mental

2007 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O Papel do Terapeuta Ocupacional no contexto atual da Saúde Mental no Brasil
Orientador: Regina Céli Ribeiro

Graduação em Terapia Ocupacional

1994 - 1997

Universidade Federal de São Carlos

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Curso de Prevenção ao Suicídio. (Carga horária: 65h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em SAúde Coletiva e Saúde Mental. (Carga horária: 30h). , Fundação Oswaldo Cruz (BH), FIOCRUZ BH, Brasil.

2015 - 2015

Devemos propor uma análise da atividade ou an. do trabalho como atividade?. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Atenção às situações de Crise em Saúde Mental. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Experiência e subjetivação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2014 - 2014

Oficina de novas tecnologias em sala de aula. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Minas, FAMINAS, Brasil.

2014 - 2014

Oficina Trabalho Interdisciplinar Supervisionado. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Minas, FAMINAS, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Linhas de desenvolvimento da abordagem Ergológica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Monitoramento de Locais de Privação de Liberdade. (Carga horária: 16h). , Associação para Prevenção da Tortura, APT, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Classificação Internacional de Funcionalidade. (Carga horária: 90h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2012 - 2012

Curso Básico de Saúde Mental. (Carga horária: 36h). , Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, PBH, Brasil.

2012 - 2012

Abordagem Ergológica do Trabalho. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Trabalho e Saúde. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2010 - 2010

Introdução à Análise Ergonômica do Trabalho. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Clínica e História de Vida. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Famílias e grupos - teoria sistêmica. (Carga horária: 72h). , Centro Universitário Municipal de Franca, Uni-FACEF, Brasil.

1999 - 2001

Formação em Coordenação de Grupo Operativo. (Carga horária: 678h). , Instituto Pichon Rivière, IPR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: TERAPIA OCUPACIONAL.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: SAÚDE MENTAL.

Organização de eventos

ALMEIDA, D. T. . II Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho. 2015. (Congresso).

ALMEIDA, D. T. . I Encontro de Alunos, docentes e egressos do Curso de Terapia Ocupacional da Unipac Lafaiete. 2010. (Outro).

ALMEIDA, D. T. . Encontro da Rede Internacional Ergologia, Trabalho e Desenvolvimento. 2010. (Outro).

ALMEIDA, D. T. . Semana de Intercâmbio Acadêmico UNIPAC/Lafaiete - Universidade de Bufallo/USA. 2010. (Outro).

ALMEIDA, D. T. . Semana de Terapia Ocupacional UNIPAC. 2009. (Outro).

ALMEIDA, D. T. . X Semana de Estudos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 1995. (Outro).

Participação em eventos

Conferência Livre de Saúde Mental. 2018. (Outra).

Drogas: a construção das políticas públicas e seus efeitos sociais. 2018. (Seminário).

II Colóquio Consultório de Rua: Redução de Danos pelas ruas da cidade. 2018. (Seminário).

II Seminário Nacional Direitos Humanos como projeto de sociedade.Desafios atuais para a Reforma Psiquiátrica Brasileira: as disputas nas estruturas do Estado com relação às políticas públicas e a precarização do trabalho. 2018. (Seminário).

I Mostra de cinema Trabalho EnCena. 2018. (Outra).

Simpósio Cuidado Compartilhado: reflexões acerca da prática.Cuidado Compartilhado: reflexões acerca da prática. 2018. (Simpósio).

XXVII Jornada do Centro Mineiro de Toxicomania. 2018. (Seminário).

Conferência livre de Saúde Mental. 2017. (Outra).

Se o encanto me encontrar, dessa vez deixo ele entrar: uma homenagem a Marcus Viníciuse a luta antimanicomial. 2017. (Simpósio).

Tecendo redes da saúde mental; Rosimeire presente!. 2017. (Outra).

XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Pesquisar o trabalho trabalhando: desafios éticos e metodológicos. 2017. (Encontro).

Conferência: O conceito da atividade no princípio de cooperação transdiciplinar II. 2016. (Outra).

O Conceito de atividadeno princípio da cooperação transdisciplinar II. 2016. (Outra).

Seminário "A construção da rede de atenção a mulheres e adolescentes usárias de álcool e outras drogas e seus filhos recém-nascidos. 2016. (Seminário).

II Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho. Drogas: Paradoxos no campo do trabalho. 2015. (Congresso).

V Congresso Internacional sobre Drogas. Análise do trabalho de uma equipe multiprofissional em um Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas. 2015. (Congresso).

VI Ciclo de Palestras e Celebrações de Terapia Ocupacional.Terapia Ocupacional: desafios contemporâneos. 2015. (Seminário).

VI Simpósio Comitê de Ética em Pesquisa. 2015. (Simpósio).

VI Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental e I Encontro internacional de Grupos de Pesquisa e intervenção.Relato de Experiência de Formação de residentes em SAúde Mental e em Psiquiatria no CERSAM Leste. 2015. (Simpósio).

35 anos de Basaglia no Brasil: a marca de uma prática revolucionária. 2014. (Seminário).

I Encontro de Trabalhadores da Rede de Saúde Mental de BH. 2014. (Encontro).

Metodologias Participativas: conscientização, mobilização e empoderamento popular. 2014. (Seminário).

II Seminário do Observatório Nacional do Sistema Prisional.O trabalho na trajetória de vida de um preso e nas condições de encarceramento: reflexões a partir de um relato de experiência. 2013. (Seminário).

Seminário Drogas e Cidades: pensamentos para uma prática cidadã. 2013. (Seminário).

I Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho.A Penosidade da Clínica de Redução de Danos: análise do trabalho multiprofissional em um CAPS ad. 2012. (Outra).

IV SITRE: Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, educação e Identidade.Análise do trabalho de uma equipe multiprofissional em um CAPS ad: Desafios da Clínica de Redução de Danos. 2012. (Simpósio).

V Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental.Ergonomia: Uma Proposta metodológica para análise do trabalho interdisciplinar em Saúde Mental. 2011. (Simpósio).

Encontro da Rede Internacional de Pesquisa Ergologia, Trabalho e Desenvolvimento.A estruturação das competência no trabalho coletivo de atenção à saúde do usuário de álcool e drogas. 2010. (Encontro).

I encontro de alunos, docentes e egressos do curso de Terapia Ocupacional da UNIPAC Lafaiete.Grupo de Trabalho: Terapia Ocupacional em Saúde Mental e Campo Social. 2010. (Encontro).

I encontro de alunos, docentes e egressos do curso de Terapia Ocupacional da UNIPAC Lafaiete.O perfil profissional do Egresso do curso de Terapia Ocupacional da UNIPAC. 2010. (Encontro).

III SITRE: Simpósio Internacional de Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.A Ergologia como ferramenta pedagógica: uma experiência com agentes penitenciários. 2010. (Simpósio).

Seminário Saúde Mental: marcos conceituais e campos de prática. 2010. (Seminário).

Semana Academica de Terapia Ocupacional.Politicas de Saude, Saude Mental e Assitencia Social. 2009. (Seminário).

XIII Colóquio de Psicossociologa e Sociologia Clínica.Análise e discussão do perfil sóco-demográfico das crianças e adolescentes abrigados em Conselheiro Lafaiete. 2009. (Outra).

XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica.Ofiina de Laboterapia na Apac: reedição de estratégias maicomiais de disciplina e controle no campo social. 2009. (Outra).

I Semana Integrada da Saúde.A intervenção da Terapia Ocupacional com adolescentes em Enfermaria Psiquiátrica. 2008. (Oficina).

XI Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional. 2008. (Encontro).

III SEMINÁRIO DE TERAPIA OCUPACIONAL.O PAPEL DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NO CONTEXTO ATUAL DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. 2007. (Seminário).

I SIMPÓSIO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA FACULDADE DE CIÊCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS. 2007. (Simpósio).

V MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNIPAC.TEATRO TERAPÊUTICO: UMA NOVA POSSIBILIDADE. 2007. (Outra).

CONFERÊNCIA:ORIGEM E MODO DE CONSTRUÇÃO DAS MOLÉSTIAS DA MENTE (PSICOPATOGÊNESE) - A PSICOPATOGÊNESE QUE PODE ESTAR CONTIDA NAS RELAÇÕES FAMILIARES. 2005. (Outra).

IX Encontro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Franca. 2005. (Seminário).

Jornada Psiquiatrica. 2003. (Outra).

A clínica psicanalítica: Conversando com José Américo Junqueira de Mattos. 2002. (Seminário).

1a. Conferência Regional de Saúde Mental. 2001. (Outra).

Conferência: Palavragesto. 2001. (Outra).

Fórum de saúde Mental 2001. 2001. (Outra).

II Simpósio Transtorno de Humor. 2001. (Simpósio).

VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. 1999. (Congresso).

V Congresso Brasileiro e IV Simpósi Latino Americano de Terapia Ocupacional. 1997. (Congresso).

XI Semana de Estudos de terapia Ocupacional da UFSCar. 1997. (Encontro).

20o. ENAF- Encontro Internacional de Atividade Física. 1996. (Encontro).

A luta antimacomial no Brasil. 1996. (Outra).

A arte no contexto terapêutico. 1995. (Outra).

III Congresso de Iniciação científica da UFSCar. 1995. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. 1995. (Congresso).

X Semana de Estudos de Terapia Ocupacional. 1995. (Encontro).

II Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 1994. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ana Carolina De Freitas Campos

Almeida, Daniela Tonizza de; GARCIA, D.; ARRUDA, D. P.; GRILLO, C. F. C.. Arte-educação: a ampliação da vida de sujeitos que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. 2022. Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: MARINA ZIVIANI TEIXEIRA

ALMEIDA, D. T.; AMARAL, T. V. F.. A internação compulsória como medida de confinamento para tratamento do uso de álcool e outras drogas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Direitos Humanos e Cidadania) - Instituto DH.

Aluno: Valéria Betriz Barroso

ALMEIDA, D. T.; MITRE, S. M.; FERREIRA, A. S. D.. Comunicação, Educação e informação: A criança e a Escola como ferramentas essenciais para diminuir o índice de recusa familiar no processo de doação de órgãos e tecidos em Minas Gerais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Saúde) - Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.

Aluno: Lucilia Ferreira Guimarães

ALMEIDA, D. T.; MITRE, S. M.; FERREIRA, A. S. D.. Comunicação em Redes de Atenção à Saúde. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Saúde) - Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.

Aluno: Cátia dos Santos Carvalho Cunha

ALMEIDA, D. T.; MITRE, S. M.; AQUINO, G. S.. Estratégias de prevenção de quedas em idosos: uma revisão de literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas.

Aluno: Eva Silva Mourão Pedrosa

ALMEIDA, D. T.; MITRE, S. M.; AQUINO, G. S.. Comunicação para pessoas com transtorno de Espectro autista: um estudo de revisão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas.

Aluno: Daniela Fernandes Ribeiro

ALMEIDA, D. T.; MITRE, S. M.; AQUINO, G. S.. O impacto da residência terapêutica para seus moradores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas.

Aluno: Gabriela Bruni Mariano

ALMEIDA, D. T.; MITRE, S. M.. Acolhimento no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS e as possíveis contribuições da Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas.

Aluno: Paula Emanuelle Rezende

ALMEIDA, D. T.; MITRE, S. M.. As oficinas no contexto da saúde mental e a Terapia Ocupacional: um estudo de revisão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas.

Aluno: Ana Elisa de Lima

FORTINI, I. F.;ALMEIDA, D. T.; FREITAS, L. F. C.. A Lei de Cotas e a inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas.

Aluno: Daiana Queiroz Leal Oliveira

MITRE, S. M.;ALMEIDA, D. T.; FREITAS, L. F. C.. A abordagem de grupo em Terapia Ocupacional na atenção às pessoas com transtornos mentais: um estudo das obras de Rui Chamone. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas.

Aluno: Aparecida Isidora de Andrade

MITRE, S. M.;ALMEIDA, D. T.; FREITAS, L. F. C.. A Terapia Ocupacional e o indivíduo com transtorno esquizofrênico: a atividade como recurso terapêutico nas perspectivas de Rui Chamone Jorge e de Maria José Benetton. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas.

Aluno: Diane Pereira e Costa Alves

MITRE, S. M.;ALMEIDA, D. T.; FREITAS, L. F. C.. A equipe interdisciplinar e as contribuições da terapia ocupacional com pacientes submetidos à hemodiálise: uma revisão bibliográfica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas.

Aluno: Andrea Luzia Alves de Almeida e Radimilla Aleska Conton de

ALMEIDA, D. T.. Separação do lixo hospitalar até o destino final. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Adelaide D

ALMEIDA, D. T.. Oliveira, Lucimara S. Moreira; Omar D. Oliveira.Ação do Enfermeiro na Educação em saúde sobre verminoses. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Daniela B

ALMEIDA, D. T.. Adriano; Fernanda M. Silva; Gisele F.Santos.Os cuidados da Enfermagem em pacientes mastectomizadas no ambiente hospitalar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Daniela Rocha; Flávio souza; Hélio Nascimento Filho

ALMEIDA, D. T.. O profissional de enfermagem na Estratégia de Saúde da Família e sua atuação em relação ao Diabetes tipo 2. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Celma S

ALMEIDA, D. T.. P. OLIVEIRA E ÂNGELA MARIA R. F. PEIXOTO.TERAPIA OCUPACIONAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A DESACELERAÇÃO DO PROCESSO DE SENESCÊNCIA HUMANA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: JOICE MARA DIAS E RENATA CÉZAR TAGLIATI

ALMEIDA, D. T.. COMO A TERAPIA OCUPACIONAL UTILIZA O BRINCAR COM A CRIANÇA HOSPITALIZADA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: SINARA GOMES FARIA

ALMEIDA, D. T.. A INFORMÁTICA APLICADA NA ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DISFUNÇÃO NEUROMOTORA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: TAMIRIS RODRIGUES CAMPOS LAZZARINI E VIVIANE C

ALMEIDA, D. T.. C. COELHO.A CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE IDOSOS COM DEPRESSÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: ALINE FERREIRA FALCONI E MÁRCIA GABRIELLE DA SILVA

ALMEIDA, D. T.. A CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NO DESEMPENHO LÚDICO DA CRIANÇA DE TRÊS A SEIS ANOS HOSPITALIZADA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Marcela de Oliveira Louveira

ALMEIDA, D. T.. A Terapia Ocupacional no desenvolvimento motor de crianças com Paralisia Cerebral através da Equoterapia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: DÉBORA FILARDI

ALMEIDA, D. T.. IMPORTÂNCIA DO BRINCAR DA TERAPIA OCUPACIONAL NA SEGUNDA INFÂNCIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: HELENICE DE SOUZA C

ALMEIDA, D. T.. F. LEÃO E MARIZA N. M. R. LIMA.A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE OURO BRANCO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: ÁGUIDA LORENA COSTA E SUELEN VIEIRA DA SILVA

ALMEIDA, D. T.. A CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA COMUM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Mariana Possas Fernandes

ALMEIDA, D. T.. Oficinas Terapêuticas em Saúde Mental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: RNATO MARZANO JÚNIOR E EVANR HENRIQUES MOREIRA

ALMEIDA, D. T.. O TRABALHO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA DE PRESSÃO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: ELIZABETH BARROS, IOLANDA MARTINS, RENATA V

ALMEIDA, D. T.. ESPIRITO SANTO.A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NA ADESÃO DO PACIENTE SORO POSITIVO AO TRATAMENTO E A TERAPIA ANTI-RETROVIRAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Natalia M

ALMEIDA, D. T.. QUINTAO, PATRICIA S. D. VEDOVA, SONIA R. CHAVES.ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR A VÍITIMA DE QUEIMADURA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Maria do Socorro M

ALMEIDA, D. T.. Machado; Marcilene A. Braga.Cuidados da Enfermagem com idosos acometidos por depressão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: GRAZIELE CAROLINA DE ALMEIDA E TALITA FERREIRA GONÇALVES

ALMEIDA, D. T.. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EM ESCOLAS REGULARES E OS FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DESTE PRROCESSO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2008 - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: RENATO MARQUES DE OLIVEIRA; ROSEMEIRY RAMALHO CORDEIRO

ALMEIDA, D. T.. O PAPEL DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NAS OFICINAS TERAPÊUTICAS EM SAÚDE MENTAL. 2008 - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: ELISANGELA FÁTIMA DA ROCHA LEOCÁRDIO; JUSSARA ALVES DE SOUZA

ALMEIDA, D. T.. O SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO COMO FATOR INTEGRANTE DA REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DE PESSOAS EM PROCESSO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO. 2008 - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: LUCIELLE RIBEIRO AZEVEDO; PATRÍCIA CARLA ALVES SANTOS

ALMEIDA, D. T.. AS TRILHAS INTERPRETATIVASTIVAS PODEM SER UTILIZADAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA?. 2008 - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Geraldo Eustáquio Teixeira

ALMEIDA, D. T.. ABORDAGENS UTILIZADAS COM FAMILIARES DOS USUÁRIOS DO CAPS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: MARNEY ANTÔNIO VIEIRA DA COSTA E TATIANA NUNES GONÇALVES

ALMEIDA, D. T.. A INTERVENÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL COM CRIANÇAS NA TERCEIRA INFÂNCIA EM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: JURANDIR MACIEL DE OLIVEIRA FILHO

ALMEIDA, D. T.. QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE E POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL. 2008 - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: FÁTIMA IZABEL MOREIRA E CAMILA LOSCHI DE ANDRADE

ALMEIDA, D. T.. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA TERAPIA OCUPACIONAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: ESTÉR APARECIDA DA SILVA E PATRÍCIA APARECIDA J

ALMEIDA, D. T.. N. PEREIRA.o SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO OPERANDO NO SENTIDO DA DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DE SEUS MORADORES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: ALINE APARECIDA NUNES DA SILVA E ROSANE MARIA DA SILVA

ALMEIDA, D. T.. PERFIL SÓCIO DEMOGRÁFICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TDAH DO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: CAROLINE ARANTES ROCHA; RÉGIS NEPOMUCENO PEIXOTO

ALMEIDA, D. T.. A OFICINA TERAPÊUTICA COMO RECURSO POSSIBILITADOR DA REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL EM SAÚDE MENTAL. 2007 - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: FABIANA MONTEIRO COELHO; THALITA FERNANDES VIEIRA DE AZEVEDO

ALMEIDA, D. T.. A INTERVENÇÃO DA TERAPI A OCUPACIONAL COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS. 2007 - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Bruna Dias Araújo

ALMEIDA, D. T.. ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE SAÚDE DO TRABALHADOR. 2007 - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Orientou

Izabel Domingues

Clínicas do Trabalho: ferramentas para a Educação Permanente em Saúde; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia do Trabalho) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Thais Gomes Costa

O ambiente social do adolescente e o consumo de drogas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Paula Lúcia de Moura Pinto

A atuação da Terapia Ocupacional com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Juliana Luciene de Assis

Modelo de Redução de Danos: avanços e desafios na atenção à saúde de usuários de álcool e outras drogas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Isabel Cristina Fortunato

Impactos da violência na vida da mulher, praticada por parceiro íntimo: uma revisão integrativa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Hilda Aparecida Souza Santos

Terapia Ocupacional em Saúde Mental: análise das publicações brasileira no período de 2009 a 2014; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Minas; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Mauro José Marques

A atividade de operadores de caixa no supermercado de Conselheiro Lafaiete: um estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Eduardo José Marcos Aaraão

; Ergonomia em obras de restauração de bens culturais e artísticos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Andreza B

RODRIGUES E MAIARA CRISTINA C; CAGNONI; O impacto da maternidade no cotidiano de adolescentes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

INDIANARA FREIRE COSTA E MARIA MARTA BARBOSA

TERAPIA OCUPACIONAL NA PROMOÇÃO DE SAÚDE DO IDOSOS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

FABRÍCIA PANZERA CELESTINO E JULIANA M

F; NEVES; DESAFIOS ENFRENTADOS PELO EGRESSO DO SISTEMA PRISIONAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Danielle C

D; GOMES E MARIA FÁTIMA NASCIMENTO; EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS E PSICOSSOCIAIS DO USO PROLONGADO DE ÁLCOOL E FORMAS DE TRATAMENTOS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Karine Gonçalves do Reis; Monique A

Carvalho; ANOREXIA NERVOSA: COMPORTAMENTO PSICOSSOCIAL E FATORES DESENCADEANTS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Daniela Miranda e Souza; Geyse Poliane de Paula

; Atuação daTerapia Ocupacional em Saúde Mental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Katrine Graziele Siqueira de Souza

; A Sexualidade da Pessoa com Transtorno Psicótico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Daniele Maia Magalhães; Natália Aparecida Possas

; Atuação da Terapia Ocupacional na Reabilitação Psicossocial da pessoa com Dependência Química através das Dinâmicas de Grupos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Elenice Leila de Souza; Raquel de Oliveira Maciel

; Reabilitação Psicossocial do Adolescente com Transtorno Mental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Marli Aparecida da Paula; Patrícia Aparecida da Silva

; As implicações de Acidente Vascular Encefálico no contexto familiar; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

LAIS NEVES DA COSTA, RENATA DIAS COSTA

A intervenção da Terapia Ocupacional no atraso do desenvolvimento neuropsicomotor da criança com hidrocefalia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

JAQUELINE DEBORAH ANDRADE, JULIANA TAROCO CAMPOS

A intervenção da Terapia Ocupacional na hospitalização do idoso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

JORDANA LOUREDO RODRIGUES, MELISSA WILKE DUARTE

Estudo de Caso de Intervenção de Terapia Ocupacional no desenvolvimento da criança com má-formação congênita; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

LETICIA LOUISE T

PAULA, NATALIA FERNANDA DOS SANTOS; Intervencao da Terapia Ocupacional atraves da Psicomotricidade na escola; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Daniel Augusto Fonseca

O reconhecimento dos idosos enquanto grupo: um estudo no Lar Frederico Ozanan; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

GLEICIMARA DEL-VECHIO;SONALY CRISTINA BAETA MARTINS STARLING

O SERVIÇO SUBSTITUTIVO EM INTERFACE COM A REFORMA PSIQUIÁTRICA: UMA PESQUISA QUANTITATIVA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

CRISTIANE PARMA DE OLIVEIRA; LÍVIA MARIA CURCIO LOURENÇO

O TRABALHO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE REINSERÇÃO PSICOSSOAIL NO SISTEMA PENITENCIÁRIO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

MARIA ANGÉLICA ARAÚJO ALVES; LILIANE DE SOUZA OLIVEIRA

O TEATRO COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA TERAPIA OCUPACIONAL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

JULIANA MEDEIROS BORGES; SILVIA RENATA FRANÇA

PERFIL SÓCIO DEMOGRAFICO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABRIGADOS NO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

LUIZA DUATE DE ALMEIDA; ELIS DRESSA

a UTILIZAÇÃO DO TEATRO COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA SAÚDE MENTAL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

CRISTINA PAULA OLIVEIRA; TATIANE PAULA CRUZ SILVA

O PAPEL DO CAPS NA INSERÇÃO SOCIAL DE PESSOAS COM TRANSTORNO MENTAL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Daniela Tonizza de Almeida;

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, D. T. ; TREVISAN, E. R. ; BARROS, V. A. . O trabalho de terapeutas ocupacionais em um Centro de Atenção Psicossocial: para além das fronteiras disciplinares. Revista Interinstitucional brasileira de Terapia Ocupacional , v. 7, p. 1735-1751, 2023.

  • ALMEIDA, D. T. ; ARRUDA, A.E. . Fronteiras permeáveis e suas implicações no cuidado em saúde mental: a experiência de um serviço aberto e territorial. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS , v. 14, p. 1-12, 2019.

  • ALMEIDA, D. T. ; BARROS, V. A. . O caso do sequestro do bebê: a violência do Estado e as possibilidades de resistir. CADERNOS BRASILEIROS DE SAÚDE MENTAL , v. 9, p. 148-176, 2017.

  • ALMEIDA, D. T. ; AMARAL, T. V. F. . Drogas: paradoxos no campo do trabalho. PSICOLOGIA EM REVISTA (ONLINE) , v. 23, p. 374-386, 2017.

  • ALMEIDA, D. T. ; ECHTERNACHT, E.H.O. . New guidelines for health care for alcohol and drug users and the real work: possible contributions of ergonomics to the restructuring of work and competence development. WORK , v. 41, p. 5505-5507, 2012.

  • Almeida, Daniela Tonizza de ; Trevisan, Érika Renata . Estratégias de intervenção da Terapia Ocupacional em consonância com as transformações da assistência em saúde mental no Brasil. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 15, p. 299-308, 2011.

  • ALMEIDA, D. T. ; AMORIM, G. C. F. (Org.) ; PAIVA, M. (Org.) ; BOAVENTURA, S. (Org.) . Vida em comum:: fundamentos, cotidiano e encontros dos Centros de Convivência com a cidade. 1. ed. Belo Horizonte: Ramalhete, 2022. v. 1. 382p .

  • ALMEIDA, D. T. ; NOGUEIRA, M. T. G. (Org.) . Attraversiamo: saberes e experiências sobre o trabalho em Saúde Mental. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Instituto DH, 2018. v. 1. 128p .

  • ALMEIDA, D. T. . Oficinas: a convivência que se constrói a partir de um fazer junto. In: Daniela Tonizza de Almeida; Giselle C. F. Amorim; Maira Paiva; Sandro Boaventura. (Org.). Vida em comum:: fundamentos, cotidiano e encontros dos Centros de Convivência com a cidade. 1ed.Belo Horizonte: Ramalhete, 2022, v. 1, p. 62-71.

  • ALMEIDA, D. T. ; AMORIM, G. C. F. . 'Eles passarão... Nós passarinho!': Uma análise dos desafios atuais para a luta antimanicomial. In: Daniela Tonizza de Almeida; Giselle C. F. Amorim; Maira Paiva; Sandro Boaventura. (Org.). Vida em comum:: fundamentos, cotidiano e encontros dos Centros de Convivência com a cidade. 1ed.Belo Horizonte: Ramalhete, 2022, v. 1, p. 337-348.

  • AMORIM, G. C. F. ; ALMEIDA, D. T. ; NOVAES, A. P. ; BRANDAO, I. C. S. ; ZACCHE, K. C. ; GUIMARAES, M. B. L. ; VASCONCELO, M. E. ; SANTOS, M. H. ; SOARES, M. ; RIBEIRO, W. S. . Projeto de inserção no mercado formal de trabalho: a experiência dos Centros de Convivência de Belo Horizonte. In: Daniela Tonizza de Almeida; Giselle Freitas Amorim; Maíra Paiva; Sandro Boaventura. (Org.). Vida em Comum: fundamentos, cotidiano e encontros dos Centros de Convivência com a cidade. 1ed.Belo Horizonte: Editora Ramalhete, 2022, v. 1, p. 276-285.

  • ALMEIDA, D. T. ; BOAVENTURA, S. ; BOARI, H. . Sobre-vivências na pandemia: a vida convida a viver outra vez. In: Thiago Benedito Livramento Melicio ; Ariadna Patricia Esteves Alvarez. (Org.). Centro de Convivência: Arte, Cultura e Trabalho potencializando a vida. 1ed.Rio de Janeiro: Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, 2021, v. 1, p. 416-436.

  • TREVISAN, E. R. ; ALMEIDA, D. T. . Reflexões sobre a terapia ocupacional a partir do projeto terapêutico. In: Luma Carolina Câmara Gradim, Tamara Neves Finarde, Débora Couto de Melo Carrijo. (Org.). Práticas em terapia ocupacional. 1ed.Barueri: Manole, 2020, v. , p. 116-122.

  • ALMEIDA, D. T. ; MARQUES, M. G. . Desafios da formação para o trabalho em Saúde Mental. In: Daniela Tonizza de Almeida; Maria Tereza Granha Nogueira. (Org.). Attraversiamo: saberes e experiências sobre o trabalho em Saúde Mental. 1ed.Belo Horizonte: Editora Instituto DH, 2018, v. 1, p. 105-114.

  • ALMEIDA, D. T. ; AMARAL, T. V. F. ; BARROS, V. A. . Considerações sobre trabalho e cárcere. In: Fernando Fidalgo; Nara Fidalgo. (Org.). Sistema Prisional: Teoria e Pesquisa. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017, v. , p. 413-435.

  • SILVA, A. P. ; BARROS, C. R. ; ALMEIDA, D. T. ; BARROS, V. A. . Ergologia e Direitos Humanos: relato de experiência com Agentes Penitenciários de Minas Gerais. In: João Batista Moreira Pinto; Carolyne Reis Barros. (Org.). Desafios para os direitos Humanos e socio-ambientais: análises multidiciplinares. 441ed.Belo Horizonte: Instituto DH, 2016, v. , p. 27-38.

  • ALMEIDA, D. T. ; ECHTERNACHT, E.H.O. . A penosidade da Clínica de Redução de Danos: análise do trabalho multiprofissional em um CAPS ad. In: I Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho, 2012, Belo Horizonte. Elaborações atuais de pesquisa e intervenção, 2012. v. 1.

  • ALMEIDA, D. T. ; ECHTERNACHT, E.H.O. . O trabalho de uma equipe multiprofissional de um CAPS adno tratamento de usuários de álcool e outras drogas: desafios da clínica de Redução de Danos. In: IV Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2012, Belo Horizonte. IV Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2012.

  • ALMEIDA, D. T. ; Barros, Caroline Reis ; PACHECO, Aline ; Barros, Vanessa Andrade . A Ergologia como ferramenta pedagógica: uma experiência com agentes penitenciários. In: III SITRE: Simpósio Internacional de Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2010, Belo Horizonte. III SITRE: Simpósio Internacional de Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2010.

  • ALMEIDA, D. T. ; TREVISAN, E. R. . O perfil do egresso do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Presidente Antônio Carlos - Conselheiro Lafaiete-MG. In: XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, 2010, Curitiba. Terapia Ocupacional e Docência: articulação e Gestão nos desafios e conquistas. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, 2010. v. v.8. p. 195-207.

  • ALMEIDA, D. T. ; FRANÇA, S.A ; BORGES, J.M. . Análise e Discussão do Perfil Sócio-demográfico de Crianças e Adolescentes Abrigados em Conselheiro Lafaiete. In: XIII Colóquio de Psicossociologia e Sociologia Clínica, 2009, Belo Horizonte. Homenagem à Eugene Enriquez, 2009.

  • ALMEIDA, D. T. . Oficina de Laborterapia na APAC: reedição de estratégias manicomiais de disciplina e controle no campo social. In: XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica, 2009, Belo Horizonte. Homenagem a Eugene Enriquez, 2009.

  • ALMEIDA, D. T. ; ECHTERNACHT, E.H.O. . Ergonomia: Uma Proposta metodológica para análise do trabalho interdisciplinar em Saúde Mental. In: V Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental, 2011, Belo Horizonte. Caminhos e Descaminhos da Reforma Psiquiátrica Brasileira, 2011.

  • ALMEIDA, D. T. ; Barros, Vanessa Andrade . Pesquisar o trabalho trabalhando: desafios éticos e metodológicos. In: XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2017, Uberlândia. Democracia participativa, Estado e laicidade: Psicologia Social e enfrentamentos em tempos de exceção, 2017. p. 328-328.

  • ALMEIDA, D. T. ; ECHTERNACHT, E.H.O. . Análise do trabalho multiprofissional em um Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas. In: V Congresso Internacional sobre Drogas, 2015, São João Del Rei. Drogas e Direitos Humanos, 2015.

  • TREVISAN, E. R. ; PEREIRA, A.R. ; ALMEIDA, D. T. ; GONCALVES, J. R. L. ; PEREIRA, P. E. . Atenção Integral à saúde de usuários de um Centro de Atenção psicossocial álcool e drogas: experiência interdisciplinar do programa de educação pelo trabalho.. In: V Congresso Internacional sobre drogas, 2015, São João Del Rei. Drogas e Direitos Humanos, 2015.

  • DIAS, J. L. A. ; ALMEIDA, D. T. . Modelo de Redução de Danos: avanços e desafios na atenção à saúde do usuário de álcool e outras drogas.. In: V Congresso Internacional sobre Drogas, 2015, São João Del Rei. Drogas e Direitos Humanos, 2015.

  • TREVISAN, E. R. ; PEREIRA, A.R. ; ARAGAO, A. S. ; Almeida, Daniela Tonizza de ; GONCALVES, J. ; SILVA, L. C. C. M. ; PEREIRA, P. E. ; CASTRO, C. S. . Centro de Referência para formação permanente dos profissionais que atuam com usuários de drogas e seus familiares da Universidade Federal do Triangulo Mineiro.. In: V Congresso Internacional sobre Drogas, 2015, São João Del Rei. Drogas e Direitos Humanos, 2015.

  • ALMEIDA, D. T. ; MARQUES, M. G. ; PEREIRA, P. B. ; NOGUEIRA, M. T. G. . A formação de residentes em Saúde mental e em psiquiatria na prática com sujeitos psicóticos usuários de drogas no CERSAM Leste. 2015.. In: VCongresso Internacional sobre drogas, 2015, São João Del Rei. Drogas e Direitos Humanos, 2015.

  • MEDRADO, A. T. ; ALMEIDA, D. T. ; MARQUES, M. G. ; RESENDE, I. ; PEREIRA, P. B. ; NOGUEIRA, M. T. G. . Relato de experiência de formação de Residentes em Saúde Mental e em Psiquiatria no CERSAM Leste. In: VI Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental e I Encontro internacional de Grupos de Pesquisa e intervenção, 2015, Belo Horizonte. A formação, a pesquisa e a intervenção no agir em Saúde Coletiva e Saúde Mental, 2015.

  • ALMEIDA, D. T. . O TRABALHO NA TRAJETÓRIA DE VIDA DE UM PRESO E NAS CONDIÇÕES DE ENCARCERAMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: II Seminário de Pesquisa do Observatório Nacional do Sistema Prisional, 2013, Belo Horizonte. O Universo Prisional e a (Re)integração de egressos em debate, 2013. p. 51-52.

  • Almeida, Daniela Tonizza de ; BOAVENTURA, S. . Laço social: o que a arte tem a ver com isso?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, D. T. ; SANTOS, D. . Diálogos sobre o Cárcere. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, D. T. . A reforma psiquiátrica e seus efeitos no processo de trabalho e na saúde mental dos trabalhadores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, D. T. . Cuidado compartilhado: reflexões acerca da prática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, D. T. ; BARROS, V. A. . Desafios atuais para a Reforma Psiquiátrica Brasileira: as disputas nas estruturas do Estado com relação às políticas públicas e a precarização do trabalho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, D. T. ; Barros, Vanessa Andrade . Pesquisar o trabalho trabalhando: desafios éticos e metodológicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TREVISAN, E. R. ; PEREIRA, A.R. ; PEREIRA, P. E. ; SILVA, N. C. ; ALMEIDA, D. T. . O Consultório de Rua no cuidado de usuários de substâncias psicoativas: avanços e desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, D. T. . Terapia Ocupacional: desafios contemporâneos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, D. T. ; ECHTERNACHT, E.H.O. . Análise do trabalho multiprofissional em um Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TREVISAN, E. R. ; PEREIRA, A.R. ; ALMEIDA, D. T. ; GONCALVES, J. R. L. ; PEREIRA, P. E. . Formação profissional na atenção integral à saúde de usuários de um Centro de Atenção psicossocial álcool e drogas: experiência interdisciplinar do programa de educação pelo trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, D. T. ; DIAS, J. L. A. . Modelo de Redução de Danos: avanços e desafios na atenção à saúde do usuário de álcool e outras drogas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TREVISAN, E. R. ; PEREIRA, A.R. ; ARAGAO, A. S. ; ALMEIDA, D. T. ; GONCALVES, J. R. L. ; SILVA, L. C. C. M. ; PEREIRA, P. E. ; CASTRO, C. S. . Centro de Referência para formação permanente dos profissionais que atuam com usuários de drogas e seus familiares da Universidade Federal do Triangulo Mineiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, D. T. ; MARQUES, M. G. ; PEREIRA, P. B. ; NOGUEIRA, M. T. G. . A formação de residentes em Saúde mental e em psiquiatria na prática com sujeitos psicóticos usuários de drogas no CERSAM Leste. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDRADO, A. T. ; ALMEIDA, D. T. ; MARQUES, M. G. ; PEREIRA, P. B. ; NOGUEIRA, M. T. G. . Relato de experiência de formação de residentes de Saúde Mental e Psiquiatria no CERSAM Leste. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, D. T. . A contribuição dos profissionais de saúde para a garantia de Direitos Humanos no Sistema Prisional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, D. T. . O trabalho na trajetória de vida de um preso e nas condições de encarceramento: reflexões a partir de um relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TREVISAN, E. R. ; GONCALVES, J. ; PEREIRA, P. E. ; ALMEIDA, D. T. . Formação profissional na atenção integral à saúde dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas: experiência do Progrma de Educação pelo trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, D. T. ; ECHTERNACHT, E.H.O. ; SILVA, E. ; Mendes, D. P. . O trabalho em serviços de saúde mental do Sistema Único de Saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, D. T. ; ECHTERNACHT, E.H.O. . O trabalho da equipe multiprofissional de um CAPS ad: Desafios da Clínica de Redução de Danos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, D. T. ; ECHTERNACHT, E.H.O. . Ergonomia: uma proposta metodológica para pesquisas sobre o trabalho interdisciplinar em saúde mental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, D. T. . A estruturação das competências no trabalho coletivo de atenção à saúde do usuário de álcool e drogas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, D. T. . O perfil do egresso do curso de Terapia Ocupacional da UNIPAC Lafaiete. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Aline Pacheco ; ALMEIDA, D. T. ; Barros, Caroline Reis ; Barros, Vanessa Andrade . Precarização do Trabalho do Agente Penitenciário de Minas Gerais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PACHECO, Aline ; Barros, Caroline Reis ; Barros, Vanessa Andrade ; ALMEIDA, D. T. . A Ergologia como ferramenta pedagógica: uma experiência com agentes penitenciários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, D. T. . Terapia Ocupacional em Saúde Mental e Campo Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, D. T. . Oficina de Laborterapia: reedição de estratégias manicomiais de disciplina e controle no campo social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, D. T. . Análise discussão do perfil sócio-demográfico das crianças e adolescentes abrigados em Conselheiro Lafaiete. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, D. T. . Terapia Ocupacional em Políticas de Saúde, Saúde Mental e Assistência Social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, L. D. ; ALMEIDA, D. T. . Teatro terapêutico: uma nova possibilidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, D. T. . O papel do Terapeuta Ocupacional no contexto atual da Saúde Mental no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, D. T. ; AMORIM, G. C. F. ; PAIVA, M. ; BOAVENTURA, S. . Apresentação. Belo Horizonte, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ALMEIDA, D. T. ; NOGUEIRA, M. T. G. . Apresentação. Belo Horizonte, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

ALMEIDA, D. T. . Comissão Científica VI Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental e I Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa e Intervenção. 2015.

ALMEIDA, D. T. . Comissão Científica do II Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho. 2015.

ALMEIDA, D. T. ; SANTOS, D. . A atenção aos usuários de drogas no SUS: a disputa pelas políticas públicas, os impasses para a sustentação dos Direitos Humanos e a construção do cuidado em saúde. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Almeida, Daniela Tonizza de . Sofrimento mental e rede de acolhimento. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, D. T. ; MELO, G. F. ; AMARAL, T. V. F. . Drogas: Paradoxos no campo do trabalho. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Almeida, Daniela Tonizza de . Atualização em Atenção Integral aos usuários de crack e outras drogas: para profissionais atuantes em Hospital Geral. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, D. T. . Curso de Capacitação em Direitos Humanos para Agentes Penitenciários e Sócio-Educativo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, D. T. . Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Presidente antônio Carlos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico).

ALMEIDA, D. T. . Opção pela Arte: intervenção de Terapia Ocupacinal com adolescentes em Enfermaria psiquiátrica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Saberes e afetos em movimento: as atividades dos Técnicos de Referência em Saúde Mental, Descrição: O projeto busca compreender como os afetos são mobilizados nas situações de trabalho, como interferem no potencial para agir e sua relação com os saberes e valores que orientam as atividades dos técnicos de referência em um Centro de Atenção Psicossocial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniela Tonizza de Almeida - Integrante / Vanessa Andrade Barros - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7

  • 2010 - 2015

    O trabalho no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, Descrição: Projeto de pesquisa e cooperação acadêmica que pretende reunir atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas à produção de saberes e competências pluridisciplinares para a abordagem preventiva do trabalho patogênico no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, tendo-se como referência epistemológica comum o ponto de vista da atividade humana de trabalho. Agrega pesquisadores inseridos na Engenharia de Produção e Faculdade de Educação da UFMG e na Engenharia de Saúde e Segurança da UNIFEI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Daniela Tonizza de Almeida - Integrante / Eliza Helena de Oliveira Echternacht - Coordenador / Marcelle La Gardia Lara de Castro - Integrante / Daisy Moreira Cunha - Integrante.

Prêmios

2011

Professora Homenageada formandos de Terapia Ocupacional 2010/02, UNIPAC.

2010

Professora Homenageada formandos de Terapia Ocupacional 2009/02, Unipac.

2009

Professora Homenageada formandos de Terapia Ocupacional 2008/02, Unipac- Conselheiro Lafaiete.

2008

Paraninfa dos formandos de Terapia Ocupacional 200702, UNIPAC.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente - Centro de Convivência Carlos Prates, Carga horária: 40

2012 - 2020

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Superior de Saúde - Ter. Ocupacional, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2014

    Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Preceptoria de Residência Multiprofissional de Saúde Mental do Hospital Odilon Behrens

  • 11/2012 - 08/2020

    Serviços técnicos especializados , Centro de Referência em Saúde Mental Leste.,Serviço realizado, Técnica de Referência em Saúde Mental - Urgência Psiquiátrica.

2009 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

  • 03/2015 - 05/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 08/2010 - 11/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Engenharia.,Linhas de pesquisa

  • 08/2009 - 08/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Participação no projeto de extensão e pesquisa Culthis do Laboratório de Psicologia do Trabalho na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado sob a supervisão da Prof. Vanessa A. Barros.

2018 - Atual

Instituto DH

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Professora do curso de Pós-Graduação lato sensu em Direitos Humanos e Cidadania.

Atividades

  • 01/2018

    Ensino, Pós-Graduação lato sensu em Direitos Humanos e Cidadania, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Saúde Mental e Direitos Humanos

2013 - 2014

Faculdade de Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta

Atividades

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Terapia Ocupacional em Saúde Mental II

  • 02/2014 - 08/2014

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Profissional, Supervisão de Estágio, Terapia Ocupacional em Saúde Mental I

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Terapia Ocupacional na Saúde do Adulto e do Idoso, Terapia Ocupacional Social

  • 08/2013 - 12/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Minas, Faculdade de Minas.,Atividade realizada, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

2006 - 2011

CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora assistente

Atividades

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Relações Humanas no Trabalho

  • 08/2010 - 06/2011

    Ensino, Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ergonomia

  • 08/2009 - 06/2011

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Mental

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atuação em Terapia Ocupacional, Dinâmica e Atividades Grupais e Institucionais, Fundamentos de Terapia Ocupacional, Projeto de Conclusão de Curso

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade, Terapia Ocupacional aplicada em Saúde do Trabalhador, Ergonomia e REabilitação Profissional, Terapia Ocupacional baseada em Evidência

  • 06/2009 - 02/2010

    Direção e administração, FATEC- UNIPACLAFAIETE.,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Terapia Ocupacional.

  • 03/2007 - 02/2010

    Outras atividades técnico-científicas , FATEC- UNIPACLAFAIETE, FATEC- UNIPACLAFAIETE.,Atividade realizada, Supervisão de estágio em Saúde Mental e Campo Social.

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Terapia Ocupacional, Orientação para Pesquisa de Conclusão de Curso, Terapia Ocupacional aplicada à Condições Sociais, Terapia Ocupacional aplicada em Saúde Mental

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Psiquiatria, Atividades e Recursos Terapêuticos II, Atividades de Vida diária e Adaptação Ambiental, Terapia Ocupacional aplicada à Saúde do Trabalhador, Ergonomia e Reabilitação Profissional

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Terapia Ocupacional aplicada em Condições Sociais

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais II

  • 02/2006 - 12/2008

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica e atividade Grupais e Institucionais em Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional aplicada em Hospital, Tópicos de Terapia Ocupacional

  • 02/2006 - 07/2008

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades e Recursos Terapêuticos II, Fundamentos de Psiquiatria

2000 - 2006

Hospital Allan Kardec

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30

Outras informações:
Intervenção em processos de desinstitucionalização, reabilitação psicossocial e atenção à crise em Hospital Dia, Lar Abrigado e Enfermaria Psiquiátrica; Tratamento e Reabilitação de pessoas com necessidades associadas ao consumo de álcool e outras drogas; Coordenadora da equipe de Terapia Ocupacional no Hospital Psiquiátrico

2000 - 2000

consultório

Vínculo: sócio-administrador, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional

1998 - 1999

Lar Criança Feliz

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: terapeuta ocupacional, Carga horária: 30

Outras informações:
Intervenção com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social

1998 - 1998

APAE Guaxupé

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: terapeuta ocupacional, Carga horária: 16

Outras informações:
promoção do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com deficiência

1997 - 1997

Centro de Controle e Investigação Imunológica Dr. A. C. Corsini

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: estagiária de Terapia Ocupacional, Carga horária: 20

Outras informações:
Intervenções clínicas com pessoas portadoras de HIV/AIDS; intervenção em Abrigo infantil para crianças portadoras de HIV/AIDS

1997 - 1997

Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: estagiária de Terapia Ocupacional, Carga horária: 20

Outras informações:
Intervenção em processos de desinstitucionalização; reabilitação psicossocial e Atenção à crise em Hospital Dia

1997 - 1997

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: monitora da Disc. Dinâmica Grupal e Instituc.

1997 - 1997

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: LIVRE, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO, Carga horária: 10