Daiane Marcelino do Carmo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018/2020), Membro do grupo de Estudos e Pesquisas "PRAPES": Praticas de pesquisas, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ . Perita Social no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ( 2018/2021), Assistente social no Sistema de Administração Penitenciaria do Estado de São Paulo ( 2022 - 2024), Professora Facilitadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo- UNIVESP, (2019/ 2021), funcionária pública municipal coordenadora/ assistente Social do CREAS de 2020/2021 e Secretária Municipal de Assistência Social no município de Guará/SP 2021/2022. Atualmente assistente social no Centro dia Ignez Mendonça desde 2023.ORCID https://orcid.org/0000-0003-3528-1845

Informações coletadas do Lattes em 15/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Serviço Social

2018 - 2020

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Antes e depois do Estatuto da Criança e do Adolescente: Uma análise da institucionalização de crianças e adolescentes no Brasil
, Ano de Obtenção: 2021.Neide Aparecida de Souza Lehfeld.

Especialização em andamento em especialização na educação a distancia em ensino superior

2020 - Atual

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Graduação em Serviço Social

2014 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CONTEXTO NEOLIBERAL E A SITUAÇÃO DE VIDA DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM INSTITUIÇÃO CASA LAR
Orientador: Maria José Oliveira Lima

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 1999

Fundação Alta Mogiana

Formação complementar

2019 - 2019

A AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E DE INTERVENÇÃO NO C. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2019 - 2019

Qualidade do Acolhimento de Crianças e Adolescentes. (Carga horária: 16h). , Associação dos Pesquisadores de Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança, NECA, Brasil.

2019 - 2019

Ensino e Aprendizagem Colaborativo na Educação a Distância. (Carga horária: 30h). , Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.

2019 - 2019

Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2019 - 2019

Medição Pedagógica na Educação a Distância. (Carga horária: 30h). , Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.

Participação em eventos

Aula Magna do PPG em Serviço Social- Formação Profissional e pesquisa uma relação necessária isa. 2019. (Outra).

Aula Magna "Ensino Superior mercantilizado, tendência expansionista e os impactos na formação profissional "ctos. 2018. (Outra).

IX MOSTRA DE PESQUISA DA INICIAÇÃO CIENTIFICA A POS GRADUAÇÃO.GESTÃO DA POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL NO CONTEXTO NEOLIBERAL E A SITUAÇÃO DE VIDA DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM CASA LAR. 2018. (Outra).

IX MOSTRA DE PESQUISA DA INICIAÇÃO CIENTIFICA A POS GRADUAÇÃO.MESA REDONDA EDUCAÇÃO, CRIANÇA, ADOLESCENTE, ENVELHECIMENTO E FAMILIA. 2018. (Outra).

Mesa Redonda Educação, Criança e Adolescente, Envelhecimento e familias. 2018. (Outra).

Mini Curso "Objeto de pesquisa: Delimitar é preciso. 2018. (Outra).

FAMÍLIAS EM DEBATE. 2017. (Outra).

Derruição dos direitos sociais e os impactos para a classe trabalhadora. 2015. (Outra).

IV FÓRUM DE SUPERVISÃO EM SERVIÇO SOCIAL. 2015. (Outra).

DIA DO ASSISTENTE SOCIAL. 2014. (Congresso).

II Feira de Profissões. II Feira de Profissões. 2014. (Feira).

IV Congresso Internacional de Serviço Social .... 2014. (Congresso).

Minicurso Famílias e Políticas Públicas. 2014. (Outra).

Produções bibliográficas

  • TELLES, D. M. C. ; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza ; FREITAS, J. C. ; MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro . Acolhimento institucional: o debate sobre a questão educacional de crianças e adolescentes. In: Maria Cristina Piana e Nayara Hakime Dutra Oliveira. (Org.). Voz e Vez : Reflexões sobre a infância e a adolescência no Brasil. 1ed.BAURU-SP: CANAL 6, 2018, v. , p. 1-206.

  • TELLES, D. M. C. ; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza ; OLIVEIRA, J. J. A. ; FERNANDES, V.B . O PLÁGIO E A ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA. In: JOSIANI JULIÃO ALVES DE OLIVEIRA E MARIA CRISTINA PIANA. (Org.). TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE PESQUISA. 1ed.BAURU-SP: CANAL 6, 2018, v. , p. 1-152.

  • TELLES, D. M. C. ; GOMES, K.S . GESTÃO DA POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL NO CONTEXTO NEOLIBERAL E A SITUAÇÃO DE VIDA DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM CASA LAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TELLES, D. M. C. ; JULIAO, J. . A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2020

    Antes e depois do estatuto da criança e adolescente: uma análise sobre a institucionalização de crianças e adolescentes no Brasil, Descrição: este estudo se propõe a compreender e descrever a história da institucionalização de crianças e adolescentes no Brasil. a pesquisa revisitou a historia social e jurídica no Brasil da institucionalização de crianças e adolescentes e a ruptura com a cultura menorista e por conseguinte os avanços da legislação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daiane Marcelino do Carmo - Coordenador / NEIDE APARECIDA LEHFELD - Integrante.

  • 2017 - 2017

    GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CONTEXTO NEOLIBERAL E A SITUAÇÃO DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS EM INSTITUIÇÃO CASA LAR, Descrição: O estudo tem como tema central a ?Gestão da Política de Assistência Social no contexto neoliberal e a situação de vida de crianças e adolescentes atendidos em instituição Casa Lar?, e objetiva compreender o processo de gestão da Política de Assistência Social na esfera municipal e sua relação com o acolhimento institucional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daiane Marcelino do Carmo - Coordenador / Kalita Souza Barbosa Gomes - Integrante / Maria José Oliveira Lima - Integrante.

  • 2015 - 2016

    A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daiane Marcelino do Carmo - Integrante / JOSIANI JULIAO - Coordenador., Financiador(es): PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - 2017

    A PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL NA REGIÃO SUL 2 DA ABEPSS, Descrição: A PRESENTE PESQUISA PRETENDE DESCOBRIR COMO A PESQUISA SE DESENVOLVE NA REGIÃO SUL 2 DA ABEPSS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daiane Marcelino do Carmo - Coordenador / JOSIANI JULIAO - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2021

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Vínculo: PERICIA SOCIAL, Enquadramento Funcional: PERITA SOCIAL, Carga horária: 20

2015 - 2017

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Vínculo: ESTAGIARIA, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO, Carga horária: 9

2019 - 2023

Prefeitura Municipal de Guará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE SOCIAL, Carga horária: 30

2019 - 2020

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR- FACILITADOR, Carga horária: 8

2022 - 2024

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE SOCIAL, Carga horária: 30

2023 - Atual

Fundação Judas Iscariotes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE SOCIAL, Carga horária: 30

2023 - Atual

Fundação Judas Iscariotes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE SOCIAL, Carga horária: 30

2023 - Atual

Fundação Judas Iscariotes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE SOCIAL, Carga horária: 30

2023 - Atual

Fundação Judas Iscariotes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE SOCIAL, Carga horária: 30