Rosimara Zittel
Professora na disciplina de Química no Colégio Realeza, desde 2018. Professora de Química na Instituição de Nível Superior UNICESUMAR, Unidade de Ponta Grossa, desde 2019. Linhas de pesquisa: Avaliação da maturidade de compostos orgânicos. Tratamento de diferentes resíduos orgânicos por meio da compostagem. Estudo de fibras naturais para diferentes aplicações. Projeto de extensão em escolas: compostagem e Educação Ambiental.
Especialização em Engenharia Ambiental e Sanitária (UNOPAR - 2022). Especialização em Educação Ambiental (Faculdade Unina - 2020). Doutorado em Química (2019) - Área de concentração: Química Analítica, Programa Associado em Pós-Graduação em Química - UEL/UEPG/UNICENTRO. Mestrado em Química Aplicada (2014) - Área de concentração: Química Analítica (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Graduação em Licenciatura em Química (UEPG, 2011). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Química (PIBID) pela CAPES durante 2010-2011.
Informações coletadas do Lattes em 14/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
2014 - 2019
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Compostagem em reatores de tabaco de cigarros contrabandeados e lodo de ETE industrial: estudo da estabilidade e maturidade
Sandro Xavier de Campos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: tabaco de cigarros contrabandeados; lodo de ETE; nicotina; reatores.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: analítica.
Mestrado em Química Aplicada
2012 - 2014
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Tratamento de Resíduos Orgânicos Domésticos, Tabaco de Cigarros Contrabandeados e Resíduos de Madeira em Bioreator
, Ano de Obtenção: 2014.Sandro Xavier de Campos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: reator facultativo; tabaco de cigarros; monitoramento; caracterização do composto.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.
Especialização em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico
2021 - 2022
Universidade Norte do Parana
Título: Tratamento de resíduos orgânicos
Graduação em Licenciatura em Química
2008 - 2011
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Estudo da unidade de Eletrquímica com enfoque CTSA através da temática pilhas e baterias
Orientador: Leila Inês Follmann Freire
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: analítica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: química ambiental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.
Organização de eventos
ZITTEL, R. . IX Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG- Química a favor da Saúde: Discussões e Perspectivas. 2017. (Outro).
ZITTEL, R. . VIII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG. 2016. (Outro).
ZITTEL, R. . VII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG. 2015. (Outro).
ZITTEL, R. . Ciclo de Palestras Sobre Inclusão e Diversidade. 2010. (Outro).
ZITTEL, R. . II Simpósio de Graduação e Pós-graduação em Química da UEPG - Tema: A Química do Futuro. 2010. (Congresso).
Participação em eventos
XI Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e IV Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.Comparação entre os tratamentos químico e natural de fibra de bananeira para produção de acessórios de moda. 2022. (Outra).
11 Fórum Internacional de Resíduos Sólidos.Utilização de composto produzido por meio de compostagem em reator de cigarro contrabandeado e lodo de esgoto na remoção de cromo. 2020. (Outra).
1 Simpósio On-line de Obesidade e Metabolismo da UNICESUMAR. 2020. (Simpósio).
Estratégias Didáticas Assimétricas - UNICESUMAR. 2019. (Outra).
IV WORKSHOP DO C-LABMU/UEPG: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO. 2017. (Oficina).
18 Encontro Nacional de Química Analítica.CARACTERIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE RESÍDUOS DE TABACO DE CIGARROS CONTRABANDEADOS EM REATOR FACULTATIVO UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA DE UV/Vis. 2016. (Encontro).
VIII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG.UV-Vis e teores de cinzas aplicados à verificação da maturação de composto obtido pelo tratamento de tabaco de cigarros contrabandeados e de lodo. 2016. (Simpósio).
VIII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG.Caracterização Espectroscópica na Região do Infravermelho (IV) de Ácidos Húmicos (AH) isolados de composto em diferentes fases de maturação. 2016. (Simpósio).
VIII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG.Tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos Gerados no Restaurante Universitário da UEPG: Proposta de Compostagem em Reator Facultativo. 2016. (Simpósio).
VIII Simpósio de Graduação e Pós- Graduação em Química da UEPG.Bioacumulação de Cádmio e Chumbo em plantas de tabaco. 2016. (Simpósio).
III Workshop do C-LABMU:.Técnicas Avançadas de Caracterização. 2015. (Outra).
VII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG. 2015. (Simpósio).
VII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG.Tratamento de Cigarros Contrabandeados e Lodo Industrial por Degradação Aeróbia. 2015. (Simpósio).
VII Encontro Nacional de Química Ambiental.Concentração de metais em Geophagus brasiliensis: relação entre peso corporal, tamanho e gênero da espécie. 2014. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Química Ambiental.Utilização da Espectroscopia na Região do Infravermelho para verificação do grau de maturação da compostagem de lodo de ETE e cigarros contrabandeados. 2014. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Química Ambiental.Ensino de Química e Educação Ambiental por meio da utilização de um IQA didático: projeto valor à vida. 2014. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Química Ambiental.Determinação das concentrações de íons metálicos e verificação da fitotoxicidade na compostagem de lodo de ETE e cigarros contrabandeados. 2014. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Química Ambiental.Bioconcentração e bioacumulação de metais em Geophagus brasiliensis. 2014. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Química Ambiental.Mini Curso: Química do Solo e sua Relação com a Poluição Ambiental. 2014. (Outra).
VI Simpósio de Graduação e Pós-Graduação de Química - UEPG.Estudo da Fitotoxicidade de Composto Produzido em Reatores no Tratamento de Tabaco de Cigarros Contrabandeados. 2014. (Simpósio).
VI Simpósio de Graduação e Pós Graduação em Química - UEPG.Determinação de metais em compostos obtidos a partir do tratamento de cigarros contrabandeados em reator. 2014. (Simpósio).
V Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG.A Educação Ambiental na Visão dos Alunos e Professores do Curso de Licenciatura em Química da UEPG. 2013. (Simpósio).
Capacitação Projeto Pró-Multiplicar - Uso Portal de Periódicos CAPES. 2012. (Outra).
Ciclo de Palestras Prof. Jesuan Henrique Rupel 15/06. 2012. (Outra).
Ciclo de Palestras Prof. Jesuan Henrique Rupel 19/04. 2012. (Outra).
Ciclo de Palestras Prof. Jesuan Henrique Rupel 21/06. 2012. (Outra).
Ciclo de Palestras Prof. Jesuan Henrique Rupel 23/03. 2012. (Outra).
Mini-curso "Espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica". 2012. (Outra).
VI ENQAmb - Encontro Nacional de Química Ambiental. 2012. (Encontro).
34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. PIBID da Licenciatura em Química da UEPG: primeiros resultados. 2011. (Congresso).
34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Ensino de Eletroquímica: algumas dificuldades de estudantes. 2011. (Congresso).
34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Água e Ensino de Química: relato de uma atividade Pibid. 2011. (Congresso).
34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Mudanças sentidas pelos professores colaboradores do PIBID/LICQUIM da UEPG. 2011. (Congresso).
3 Congresso Internacional de Educação ? Tema: Educação: Saberes para o século XXI. Relação família-escola: o que pensam os pais de estudantes de um colégio de Ponta Grossa. 2011. (Congresso).
3 Congresso Internacional de Educação ? Tema: Educação: Saberes para o século XXI, 2011. Participação na vida escolar dos filhos: o que os pais entendem e fazem. 2011. (Congresso).
Encontro de Educação em Química da UEPG - ( EDUQUI/UEPG).Estudo da Unidade de Eletroquímica com enfoque CTSA através da Temática Pilhas e Baterias. 2011. (Encontro).
Fórum das Licenciaturas da UEPG. 2011. (Outra).
Fórum de Licenciaturas da UEPG.Preparação de estratégias didáticas para o Ensino de Química. 2011. (Outra).
II Ciclo de Palestras Tema: ?Política de cotas na UEPG?. 2011. (Outra).
III Seminário Institucional do Pibid - Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2011. (Seminário).
III Simpósio de Graduação e Pós-graduação de Química da UEPG.Representações mentais de alunos do ensino médio sobre a transferência de elétrons em reações de oxirredução. 2011. (Simpósio).
III Simpósio de Graduação e Pós-graduação de Química da UEPG.Elaboração de materiais didáticos para o Ensino de Química em atividade integradora do curso em Licenciatura em Química da UEPG. 2011. (Simpósio).
XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental.Oficina Pedagógica Ambiental em um Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. 2011. (Encontro).
Ciclo de Palestras Sobre Inclusão e Diversidade. 2010. (Outra).
II Seminário Institucional do Pibid - Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2010. (Seminário).
II Simpósio de Graduação e Pós-graduação de Química da UEPG ? Tema: ?A Química do Futuro?, 2011, Ponta Grossa, PR..Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência do Curso de Licenciatura em Química. 2010. (Simpósio).
II Simpósio de Graduação e Pós-graduação em Química da UEPG - Tema: A Química do Futuro. 2010. (Simpósio).
I Seminário Institucional do Pibid - Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2010. (Seminário).
I Simpósio de Graduação e Pós-graduação em Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2009. (Simpósio).
XIV Semana de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2008. (Simpósio).
Participação em bancas
OLIVEIRA, T. L.;ZITTEL, R.; MARTINS, L. M.. Pneumonias bacterianas associadas a ventilação mecânica em consequência a COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Maringá.
Orientou
Técnicas de Biologia Molecular e Genética que auxiliam em Casos Criminais; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - UNICESUMAR - Ponta Grossa; (Orientador);
Estudo da produção orgânica de hortaliças para o curso de Gastronomia utilizando composto orgânico de compostagem em reator; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - UNICESUMAR - Ponta Grossa, UNICESUMAR - Ponta Grossa; (Orientador);
Comparação entre os tratamentos químico e natural de fibra de bananeira para produção de acessórios de moda; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Administração) - UNICESUMAR - Ponta Grossa, UNICESUMAR - Ponta Grossa; (Orientador);
Estudo da sensibilidade de diferentes sementes como parâmetro biológico para avaliação da maturidade de composto orgânico; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - UNICESUMAR - Ponta Grossa, UNICESUMAR - Ponta Grossa; (Orientador);
Evolução dos Exames Hematológicos da Covid-19: Uma Revisão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Rosimara Zittel;
Uso de compostagem em reator para tratamento de resíduos de alimentos de uma instituição de caridade de Ponta Grossa-PR: uma proposta sustentável; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Rosimara Zittel;
Estudo das condições de armazenamento, uso e descarte de medicamentos em domicílios de moradores do município de Palmeira/PR; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Fundamental e Médio) - Colégio Realeza; Orientador: Rosimara Zittel;
Estudo da Remoção da Nicotina por Compostagem utilizando CG/MS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ministério da Educação; Orientador: Rosimara Zittel;
Monitoramento da toxicidade no tratamento de resíduos provinientes de cigarros contrabandeados por bioreatores; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosimara Zittel;
Produções bibliográficas
-
DE ALMEIDA, THIAGO EDUARDO ; PINTO DA SILVA, CLEBER ; ZITTEL, ROSIMARA ; POTMA GONÇALVES, DANIEL RUIZ ; XAVIER DE CAMPOS, SANDRO . COMPOSTING OF SEIZED CIGARETTE TOBACCO AND INDUSTRIAL SEWAGE SLUDGE WITH SAWDUST OR GARDEN PRUNING. REVISTA AIDIS DE INGENIERÍA Y CIENCIAS AMBIENTALES , v. 14, p. 1094-1108, 2021.
-
ZITTEL, ROSIMARA ; DA SILVA, CLEBER PINTO ; DOMINGUES, CINTHIA ELOISE ; SEREMETA, DANIELE CRISTINA HASS ; DA CUNHA, KARINE MARCONDES ; DE CAMPOS, SANDRO XAVIER . Availability of nutrients, removal of nicotine, heavy metals and pathogens in compounds obtained from smuggled cigarette tobacco compost associated with industrial sewage sludge. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT , v. 699, p. 134377, 2020.
-
CAMPOS, SANDRO XAVIER DE ; DA SILVA, CLEBER PINTO ; ZITTEL, ROSIMARA . Compostagem em reator de tabaco de cigarro contrabandeado e resíduo orgânico doméstico: estudo físico, químico e espectroscópico. REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE , v. 16, p. 56-68, 2020.
-
SEREMETA, DANIELE CRISTINA HASS ; DA SILVA, CLEBER PINTO ; ZITTEL, ROSIMARA ; DE CAMPOS, SANDRO XAVIER . Pb2+ adsorption by a compost obtained from the treatment of tobacco from smuggled cigarettes and industrial sewage sludge. Environmental Science and Pollution Research , v. 26, p. 797-805, 2019.
-
ZITTEL, R. ; SILVA, C. P. ; DOMINGUES, C. E. ; STREMEL, T. R. O. ; ALMEIDA, T. E. ; DAMIANI, G. V. ; CAMPOS, S. X. . Treatment of smuggled cigarette tobacco by composting process in facultative reactors. WASTE MANAGEMENT , v. 71, p. 115-121, 2018.
-
STREMEL, TATIANA R. DE O. ; DOMINGUES, CINTHIA E. ; ZITTEL, ROSIMARA ; SILVA, CLEBER P. ; WEINERT, PATRICIA L. ; MONTEIRO, FRANCIELE C. ; CAMPOS, SANDRO X. . Development, validation and matrix effect of a QuEChERS method for the analysis of organochlorine pesticides in fish tissue. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND HEALTH PART B-PESTICIDES FOOD CONTAMINANTS AND AGRICULTURAL WASTES , v. 53, p. 246-254, 2018.
-
ZITTEL, ROSIMARA ; DA SILVA, CLEBER PINTO ; DOMINGUES, CINTHIA ELOISE ; SEREMETA, DANIELE CRISTINA HASS ; ESTRADA, RUBEN AUCCAISE ; DE CAMPOS, SANDRO XAVIER . Composting of smuggled cigarettes tobacco and industrial sewage sludge in reactors: Physicochemical, phytotoxic and spectroscopic study. WASTE MANAGEMENT , v. 79, p. 537-544, 2018.
-
MARCONDES DA CUNHA, KARINE ; ZITTEL, ROSIMARA ; DA SILVA PINTO, CLEBER ; VIEIRA DAMIANI, GISLAINE ; DA SILVA DE SOUZA, THAINÁ APARECIDA ; DOS SANTOS, JOÃO VITOR GREGÓRIO ; DE CAMPOS, SANDRO XAVIER . TREATMENT OF SMUGGLED CIGARETTE TOBACCO AND FOOD SOLID WASTE IN A 2000 L FACULTATIVE REACTOR. Detritus , v. In Press, p. 1, 2018.
-
SILVA, C. P. ; ALMEIDA, T. E. ; ZITTEL, R. ; DOMINGUES, C. E. ; STREMEL, T. R. O. ; BARBOLA, I.F ; CAMPOS, S. X. . Determination of Smuggled Cigarette Characteristics in Brazil and Their Potential Risk to the Human Health. Orbital: the Electronic Journal of Chemistry , v. 8, p. 127-137, 2016.
-
SILVA, CLEBER PINTO DA ; VOIGT, CARMEN LUCIA ; DE ALMEIDA, THIAGO E. ; ZITTEL, ROSIMARA ; DE OLIVEIRA STREMEL, TATIANA R. ; DOMINGUES, CINTHIA E. ; CAMPOS, SANDRO XAVIER DE . Determinação de metais, umidade, cinzas e pH do tabaco de cigarros consumidos no Brasil. Semina. Ciências Exatas e Tecnológicas (Online) , v. 37, p. 23-32, 2016.
-
DA SILVA, CLEBER PINTO ; DE ALMEIDA, THIAGO E. ; ZITTEL, ROSIMARA ; DE OLIVEIRA STREMEL, TATIANA R. ; DOMINGUES, CINTHIA E. ; KORDIAK, JANUÁRIO ; DE CAMPOS, SANDRO XAVIER . Translocation of metal ions from soil to tobacco roots and their concentration in the plant parts. Environmental Monitoring and Assessment (Print) , v. 188, p. 663, 2016.
-
DE CAMPOS, S. X. ; RESSETI, R. R. ; ZITTEL, R. . Monitoring and characterization of compost obtained from household waste and pine sawdust in a facultative reactor by conventional and spectroscopic analyses. Waste Management and Research , v. 32, p. 1186/12-1191, 2014.
-
CAMPOS, S. X. ; FREIRE, L. I. F. ; SCHEFFER, E. W. O. ; MILARE, T. ; MARTINS, P. H. M. L. ; ZITTEL, R. . Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização do software Google Earth em um curso técnico integrado em meio ambiente. Educar em Revista , v. 40, p. 35-50, 2011.
-
CAMPOS, SANDRO XAVIER DE ; ZITTEL, ROSIMARA ; Cunha, Karine Marcondes da ; Colares, Luciléia Granhern Tavares . Home Composting Using Facultative Reactor. Solid Waste Management in Rural Areas. 1ed.: InTech, 2017, v. , p. 103-121.
-
MILARE, T. ; PAIVA, C. ; CARVALHO, C. ; SANTOS, G. S. ; GALDENCIO, J. S. ; PACHECO, M. R. ; GALVAO, D. S. ; ZITTEL, R. . Participação na vida escolar dos filhos: o que os pais entendem e fazem. In: Leila Inês Follmann; Tathiane Milaré. (Org.). Participação na vida escolar dos filhos: o que os pais entendem e fazem. 1ed.Ponta Grossa: UEPG, 2013, v. 1, p. 23-33.
-
ZITTEL, R. . O estudo de eletroquímica com enfoque CTSA através da temática pilhas e baterias. In: Leila Inês Follmann Freire; Tathiane Milaré. (Org.). O estudo de eletroquímica com enfoque CTSA através da temática pilhas e baterias. 1ed.Ponta Grossa: UEPG, 2013, v. 1, p. 107-124.
-
MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. ; ZITTEL, R. ; GALDENCIO, J. S. ; JACUMASSO, T. ; SCHWEIGARDT, R. ; GALVAO, D. S. . Relação família-escola: o que pensam os pais ou responsáveis por estudantes de um colégio de Ponta Grossa. In: Leila Inês Follmann Freire; Tathiane Milaré. (Org.). Relação família-escola: o que pensam os pais ou responsáveis por estudantes de um colégio de Ponta Grossa. 1ed.Ponta Grossa: UEPG, 2013, v. 1, p. 35-54.
-
ZITTEL, R. ; GALDENCIO, J. S. ; JACUMASSO, T. ; SCHWEIGARDT, R. ; GALVAO, D. S. . Relação família-escola: o que pensam os pais de estudantes de um colégio de Ponta Grossa. In: 3 Congresso Internacional de Educação ? Tema: Educação: Saberes para o século XXI, 2011, Ponta Grossa, PR. ZITTEL, R.; GAUDÊNCIO, J. S.; JACUMASSO, T.; SCHWEIGARDT, R.; GALVÃO, D. S. Relação família-escola: o que pensam os pais de estudantes de um colégio de Ponta Grossa In: 3 Cong. Internacional de Educação ? Tema: Educação: Saberes para o século XXI,2011., 2011.
-
ZITTEL, R. ; SANTOS, G. S. ; PAIVA, C. ; CARVALHO, C. ; MILARE, T. . Participação na vida escolar dos filhos: o que os pais entendem e fazem. In: 3 Congresso Internacional de Educação ? Tema: Educação: Saberes para o século XXI, 2011, Ponta Grossa, PR.. ZITTEL, R.; SANTOS, G. S.; PAIVA, C.; CARVALHO, C.; MILARÉ, T. Participação na vida escolar dos filhos: o que os pais entendem e fazem. In: 3 Congresso Internacional de Educação ? Tema: Educação: Saberes para o século XXI, 2011., 2011.
-
GALVAO, D. S. ; GALDENCIO, J. S. ; ZITTEL, R. ; MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. . Elaboração de materiais didáticos para o Ensino de Química em atividade integradora do curso em Licenciatura em Química da UEPG. In: III Simpósio de Graduação e Pós-graduação de Química da UEPG, 2011, Ponta Grossa, PR.. GALVÃO, D. S.; GAUDÊNCIO, J. S.; ZITTEL, R.; MILARÉ, T.; FREIRE, L. I. F. Elaboração de materiais didáticos para o Ensino de Química em atividade integradora do curso em Licenciatura em Química da UEPG. In: III Simpósio de Graduação e Pós-graduação de Quí, 2011.
-
GALDENCIO, J. S. ; MATSUSHITA, A. F. Y. ; ZITTEL, R. ; MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. . Representações mentais de alunos do ensino médio sobre a transferência de elétrons em reações de oxirredução. In: III Simpósio de Graduação e Pós-graduação de Química da UEPG, 2011, Ponta Grossa, PR.. GAUDÊNCIO, J. S.; MATSUSHITA, A. F. Y.; ZITTEL, R.; MILARÉ, T.; FREIRE, L. I. F. Representações mentais de alunos do ensino médio sobre a transferência de elétrons em reações de oxirredução. In: III Simpósio de Graduação e Pós-graduação de Química da UEPG, 2011.
-
ZITTEL, R. ; MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. . Ensino de Eletroquímica: algumas dificuldades de estudantes. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis, SC. ZITTEL, R.; MILARÉ, T.; FREIRE, L. I. F. Ensino de Eletroquímica: algumas dificuldades de estudantes. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011., 2011.
-
CARVALHO, C. ; ZITTEL, R. ; GALVAO, D. S. ; GLUGOSKI, L. P. ; PAIVA, C. ; KRAUSHAAR, A. ; MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. . Água e Ensino de Química: relato de uma atividade PIBID. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis, SC. CARVALHO, C.; ZITTEL, R.; GALVÃO, D. S.; GLUGOSKI, L. P.; PAIVA, C.; KRAUSHAAR, A.; MILARÉ, T.; FREIRE, L. I. F. Água e Ensino de Química: relato de uma atividade PIBID. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011., 2011.
-
ZITTEL, R. ; PAIVA, C. ; CANTO, P. O. H. ; CARVALHO, C. ; GALVAO, D. S. ; SANTOS, G. S. ; GLUGOSKI, L. P. ; JACUMASSO, T. ; KRAUSHAAR, A. ; MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. ; CARNEIRO, M. M. . Mudanças sentidas pelos professores colaboradores do PIBID/LICQUIM da UEPG. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis, SC.. ZITTEL, R.; PAIVA, C.; CANTO, P. O. H.; CARVALHO, C.; GALVÃO, D. S.; SANTOS, G. S.; GLUGOSKI, L. P.; JACUMASSO, T.; CARNEIRO, M. M.; KRAUSHAAR, A.; MILARÉ, T.; FREIRE, L. I. F. Mudanças senti In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011., 2011.
-
CARVALHO, C. ; CANTO, P. O. H. ; PAIVA, C. ; GLUGOSKI, L. P. ; GALVAO, D. S. ; JACUMASSO, T. ; SANTOS, G. S. ; ZITTEL, R. ; MILARE, T. ; CARNEIRO, M. M. ; KRAUSHAAR, A. ; CAMPOS, S. X. ; FREIRE, L. I. F. . PIBID da Licenciatura em Química da UEPG: primeiros resultados. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis, SC.. CARVALHO, C.; CANTO, P. O. H.; PAIVA, C.; GLUGOSKI, L. P.; GALVÃO, D. S.; JACUMASSO, T.; SANTOS, G. S.; ZITTEL, R.; MILARÉ, T.; CARNEIRO, M. M.; KRAUSHAAR, A.; CAMPOS, S. X. FREIRE, L. I. F. PIBID In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
MARTINS, P. H. M. L. ; ZITTEL, R. ; CAMPOS, S. X. ; FREIRE, L. I. F. ; MILARE, T. . Oficina Pedagógica Ambiental em um Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2011, Ponta Grossa, PR.. MARTINS, P. H. M.; ZITTEL, R.; CAMPOS, S. X.; FREIRE, L. I. F. Oficina Pedagógica Ambiental em um Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2011., 2011.
-
PAIVA, C. ; CARVALHO, C. ; GALVAO, D. S. ; SANTOS, G. S. ; OLIVEIRA, J. A. S. ; GALDENCIO, J. S. ; GLUGOSKI, L. P. ; PACHECO, M. R. ; CANTO, P. O. H. ; SCHWEIGARDT, R. ; ZITTEL, R. ; JACUMASSO, T. ; CARNEIRO, M. M. ; KRAUSHAAR, A. ; SHENEGOSKI, V. ; MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. . Preparação de estratégias didáticas para o Ensino de Química. In: Fórum de Licenciaturas da UEPG, 2011, Ponta Grossa, PR.. PAIVA, C.; CARVALHO, C.; GALVÃO, D. S.; SANTOS, G. S.; OLIVEIRA, J. A. S.; GAUDÊNCIO, J. S.; GLUGOSKI, L. P.; PACHECO, M.R.; CANTO, P. O. H.; KRAUSHAAR, A.; SCHWEIGARDT, R.; ZITTEL, R.; JACUMASSO, T.; CARNEIRO, M. M.; SHENEGOSKI, V.; MILARÉ, T.; FREIRE,P, 2011.
-
GALVAO, D. S. ; PAIVA, C. ; CARVALHO, C. ; ZITTEL, R. ; JACUMASSO, T. ; FREIRE, L. I. F. ; CAMPOS, S. X. . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência do Curso de Licenciatura em Química. In: II Simpósio de Graduação e Pós-graduação de Química da UEPG ? Tema: ?A Química do Futuro?, 2010, Ponta Grossa, PR.. GALVÃO, D. S.; PAIVA, C.; CARVALHO, C.; ZITTEL, R.; JACUMASSO, T.; FREIRE, L. I. F; CAMPOS, S. X. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência do Curso de Licenciatura em Química. In: II Simpósio de Graduação e Pós-graduação de Química da UEPG, 2010.
-
CAMPOS, S. X. ; ZITTEL, R. . Compostagem em reator de tabaco de cigarro contrabandeado e resíduo orgânico doméstico: Estudo físico - químico e espectroscópico. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Daniele C. H. S. ; SILVA, C. P. ; ZITTEL, R. ; Campos, S.X . Aplicação do composto obtido de tabaco de cigarros contrabandeados na adsorção de cádmio em solução aquosa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZITTEL, R. ; ALMEIDA, T. E. ; Colares, Luciléia Granhern Tavares . Caracterização espectroscópica na região do Infravermelho (IV) de ácidos húmicos (AH) isolados de composto em diferentes fases de maturação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ZITTEL, R. ; SILVA, C. P. ; Campos, S.X ; Cinthia E. Domingues . Estudo da humificação de composto produzido em reator a partir de tabaco de cigarros ilegais e lodo de ETE por meio de análises de CTC e de RMN-13C. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ZITTEL, R. ; Karine M. C. ; SILVA, C. P. ; CAMPOS, S. X. . ESTUDO DA HUMIFICAÇÃO NA COMPOSTAGEM EM REATOR DE LODO DE ETE INDUSTRIAL E TABACO DE CIGARROS CONTRABANDEADOS POR MEIO DE ANÁLISES DE IG, CTC E RMN-13C. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZITTEL, R. ; Colares, Luciléia Granhern Tavares ; CAMPOS, S. X. . Tratamento de resíduos sólidos orgânicos gerados no restaurante universitário da UEPG: proposta de compostagem em reator facultativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, C. P. ; Thiago Eduardo Almeida ; ZITTEL, R. ; STREMEL, T. R. O. ; Cinthia E. Domingues ; CAMPOS, S. X. . Bioacumulação de Cádmio e Chumbo em plantas de tabaco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Thiago Eduardo Almeida ; SILVA, C. P. ; ZITTEL, R. ; Campos, S.X . UV-Vis e teores de cinzas aplicados à verificação da maturação de composto obtido pelo tratamento de tabaco de cigarros contrabandeados e de lodo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ZITTEL, R. ; Thiago Eduardo Almeida . Caracterização espectroscópica na região do Infravermelho (IV) de ácidos húmicos (AH) isolados de composto em diferentes fases de maturação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
REIS, A. C. ; André L K ; ZITTEL, R. . Tratamento de Cigarros Contrabandeados e Lodo Industrial por Degradação Aeróbia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ZITTEL, R. . Utilização de composto orgânico proviniente de resíduos de indústrias de alimentos por meio da técnica de compostagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GALVAO, D. S. ; GALDENCIO, J. S. ; ZITTEL, R. ; MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. . Elaboração de materiais didáticos para o Ensino de Química em atividade integradora do curso em Licenciatura em Química da UEPG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GALDENCIO, J. S. ; MATSUSHITA, A. F. Y. ; ZITTEL, R. ; MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. . Representações mentais de alunos do ensino médio sobre a transferência de elétrons em reações de oxirredução. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ZITTEL, R. ; MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. . Ensino de Eletroquímica: algumas dificuldades de estudantes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, C. ; ZITTEL, R. ; GALVAO, D. S. ; GLUGOSKI, L. P. ; PAIVA, C. ; KRAUSHAAR, A. ; MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. . Água e Ensino de Química: relato de uma atividade PIBID. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZITTEL, R. ; PAIVA, C. ; CANTO, P. O. H. ; CARVALHO, C. ; GALVAO, D. S. ; SANTOS, G. S. ; GLUGOSKI, L. P. ; JACUMASSO, T. ; CARNEIRO, M. M. ; KRAUSHAAR, A. ; MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. . Mudanças sentidas pelos professores colaboradores do PIBID/LICQUIM da UEPG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, C. ; CANTO, P. O. H. ; PAIVA, C. ; GLUGOSKI, L. P. ; GALVAO, D. S. ; JACUMASSO, T. ; SANTOS, G. S. ; ZITTEL, R. ; MILARE, T. ; CARNEIRO, M. M. ; KRAUSHAAR, A. ; CAMPOS, S. X. ; FREIRE, L. I. F. . PIBID da Licenciatura em Química da UEPG: primeiros resultados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZITTEL, R. ; GALDENCIO, J. S. ; JACUMASSO, T. ; SCHWEIGARDT, R. ; GALVAO, D. S. . Relação família-escola: o que pensam os pais de estudantes de um colégio de Ponta Grossa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZITTEL, R. ; SANTOS, G. S. ; PAIVA, C. ; CARVALHO, C. ; MILARE, T. . Participação na vida escolar dos filhos: o que os pais entendem e fazem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, P. H. M. L. ; ZITTEL, R. ; CAMPOS, S. X. ; FREIRE, L. I. F. ; MILARE, T. . Oficina Pedagógica Ambiental em um Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZITTEL, R. . Estudo da Unidade de Eletroquímica com Enfoque CTSA através da Temática Pilhas e Baterias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAIVA, C. ; CARVALHO, C. ; GALVAO, D. S. ; SANTOS, G. S. ; OLIVEIRA, J. A. S. ; GALDENCIO, J. S. ; GLUGOSKI, L. P. ; PACHECO, M. R. ; CANTO, P. O. H. ; SCHWEIGARDT, R. ; ZITTEL, R. ; JACUMASSO, T. ; CARNEIRO, M. M. ; KRAUSHAAR, A. ; SHENEGOSKI, V. ; MILARE, T. ; FREIRE, L. I. F. . Preparação de estratégias didáticas para o Ensino de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GALVAO, D. S. ; PAIVA, C. ; CARVALHO, C. ; ZITTEL, R. ; JACUMASSO, T. ; FREIRE, L. I. F. ; CAMPOS, S. X. . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência do Curso de Licenciatura em Química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
ZITTEL, R. ; DOMINGUES, C. E. ; CAMPOS, S. X. . Pesquisadores da UEPG encontram destinação para cigarros apreendidos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ZITTEL, R. ; Campos, S.X . Cigarro apreendido pode virar adubo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ZITTEL, R. ; ALMEIDA, T. E. ; Campos, S.X . Pesquisa Cigarros. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ZITTEL, R. ; CAMPOS, S. X. . Pesquisa mostra presença de insetos e fungos nos cigarros. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ZITTEL, R. ; DOMINGUES, C. E. ; DE CAMPOS, SANDRO XAVIER . Pesquisadores da UEPG transformam cigarro contrabandeado em adubo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ZITTEL, R. ; CAMPOS, S. X. ; SILVA, C. P. . UEPG estuda produzir adubo com cigarros contrabandeados. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ZITTEL, R. ; CAMPOS, S. X. . Oficina de compostagem doméstica em reator - UEPG. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ZITTEL, R. . Princípios de Química Geral e Analítica Aplicados às Práticas Laboratoriais - UNICESUMAR. 2019. .
ZITTEL, R. . Princípios de Analítica e Técnicas Instrumentais Aplicados às Práticas Laboratoriais - UNICESUMAR. 2019. .
ZITTEL, R. . Química Ambiental e a Importância do Processo de Compostagem no Tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos gerados em Indústrias de Alimentos: Uma alternativa Sustentável. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2011
Prêmio Prof. Dr. José Caetano Zurita da Silva - categoria pôster - III Simpósio de Graduação e Pós-graduação de Química da UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
2011
Prêmio Prof. Dr. José Caetano Zurita da Silva - categoria oral - III Simpósio de Graduação e Pós-graduação de Química da UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
Centro Universitário de MaringáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 10
Atividades
-
03/2022
Pesquisa e desenvolvimento, UNICESUMAR - Ponta Grossa.,Linhas de pesquisa
2018 - Atual
Colégio RealezaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 15
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosimara Zittel e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?